quinta-feira, 17 de março de 2011

Missa na Catedral marca primeiro mês da morte de Renan


A morte do jovem Renan Rosado, mestre-sala da escola de samba Os Rouxinóis completa hoje, um mês. Renan morreu vítima de uma descarga elétrica, sofrida por ele enquanto trabalhava num dos carros alegóricos da escola. A comunidade verde e branca convida a todos a participarem na tarde de hoje, a partir das 18h, na Catedral de Sant’Ana, de missa em homenagem ao amigo saudoso.

Apoteose realiza 2º Festival do Chopp nesta sexta-feira

A Apoteose do Samba realiza amanhã (18), o 2º Festival do Chopp e o Encontro de Passistas das Escolas do Grupo Especial. O evento contará com as apresentações das baterias co-irmãs, corte da cidade e passistas. As entradas custam a partir de R$. A participação da comunidade da Apoteose é fundamental, já que o evento em prol do desfile carnavalesco da agremiação. A Apoteose do Samba contará em 2011, com a participação do interprete carioca Leonardo Bessa, ex-Ilha do Marduque.

Deputado Por Um Dia realiza atividade preparatória em Uruguaiana

Deputado Por Um Dia realiza atividade preparatória em Uruguaiana

A Escola Estadual de Ensino Médio Embaixador João Baptista Lusardo recebe amanhã, às 10h30, as atividades preparatórias para o 36º Deputado Por Um Dia, promovido pela Escola do Legislativo Deputado Romildo Bolzan. Alunos e professores poderão conhecer melhor as funções do Legislativo e o papel desempenhado pelos deputados, além de aprender a elaborar projetos de lei. O primeiro Deputado Por Um Dia de 2011 está marcado para 25 de abril e acontecerá na sede do Parlamento gaúcho, em Porto Alegre. Todos os anos, por resolução, esta primeira edição é dedicada às mulheres, numa alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março.
A vice-diretora da Baptista Lusardo, Lara Fátima Rodrigues Vega, diz que a expectativa da comunidade escolar é a melhor possível: “Estamos ansiosos para que aconteça logo essa participação”. Lara afirma que os alunos estão bastante motivados com o Deputado Por Um Dia. “Esta é uma oportunidade de darmos voz a estes jovens. Eles se descobrem quando recebem o direito de falar, muita coisa muda”.
O presidente Escola do Legislativo, deputado Jeferson Fernandes (PT), considera o projeto de extrema importância para a aproximação do Parlamento com a sociedade: “É uma ação prática que contribui para a politização”.

Lixo eletrônico é tema de requerimento e preocupação na Câmara

A preocupação com o destino do lixo eletrônico, a falta de fiscalização e a falta de cumprimento da legislação pertinente foram assuntos que ocuparam a atenção dos vereadores na reunião ordinária da Câmara Municipal na manhã de terça-feira (15).
O tema foi levantado a partir de um requerimento do vereador José Clemente (PT), no qual ele solicita informações à Prefeitura sobre quais as medidas e programas desenvolvidos para o recolhimento do lixo eletrônico e a localização dos postos de coleta para que a comunidade possa ser orientada.
O debate, que se instalou, girou em torno dos malefícios causados ao meio ambiente quando esse tipo de material é descartado de forma inadequada. Os vereadores Rafael Alves(PSDB), Josefina Soares(PSDB) e Neraí Kaufmann(PSDB) somaram-se à iniciativa dizendo que a Secretaria de Meio Ambiente deverá adotar algumas medidas para adequação, além de citarem as leis municipal e federal que disciplinam a matéria, mas que não são observadas em sua totalidade. O ver. Adalberto Silva (PP) disse que fosse estendida a preocupação ao destino do óleo de cozinha utilizado, sugerindo que o caminhão da coleta seletiva tenha recipiente adequado para recolher o produto.
Os vereadores Gilberto Risso (PMDB), Francisco Barbará(PMDB) e o presidente Ronnie Mello(PP) abordaram os danos ambientais irreversíveis que podem ser causados pelos resíduos radioativos lançados na natureza, como é o caso de baterias, pilhas, lâmpadas fluorescentes e peças de aparelhos eletrônicos, como os de tv, e citaram casos notórios de contaminação que em mais de 25 anos não foi cessada.

Vereador suspeita que CC de Felice seja um “vampiro”



Foi aprovado o requerimento de autoria do vereador José Clemente da Silva Corrêa (PT), que solicita ao Poder Executivo informações sobre a forma de contratação do funcionário Paulo Alves, que presta serviço para o banco de sangue do Município, e à Santa Casa de Caridade. Em entrevista, Clemente disse que informações levam a crer que o tal funcionário esteja recebendo conforme a produtividade. Ou seja, quanto mais sangue o Banco arrecadar, mais dinheiro o “CC Vampiro vai ganhar”. O tema gerou a manifestação de outros parlamentares sobre a importância de manter o banco de sangue em Uruguaiana com estoque adequado às necessidades e emergências.
Por sua vez, o vereador Rafael Alves (PSDB) destacou o trabalho que vem sendo realizado, informando que Uruguaiana é uma das três cidades gaúchas que possui o ônibus para coleta itinerante, sendo que todos os bairros já foram visitados e estão sendo efetivadas parcerias com entidades, órgãos públicos e empresas, onde são ministradas palestras dizendo da importância de manter abastecido o banco de sangue e, após, é feita a coleta voluntária. O ver. Rafael disse, ainda, que em dois anos e meio de ativação do banco de sangue em nossa cidade, houve o aumento da doação de sangue do percentual de 17,2 para 86,5% e 38 palestras já foram ministradas, inclusive em escolas da rede municipal, dando seguimento a uma campanha de conscientização junto à comunidade.

Defrec realiza duas novas prisões






Os policiais da Defrec, sob a coordenação do delegado Waldemar Tassara, realizaram duas prisões no dia ontem. Foram presos: Carlos André da Costa – o Pardal e Diego Recoba. Os policiais Anderson, Alex e Requelme, após investigarem os paradeiros dos marginais, deslocaram-se aos endereços apurados pela equipe. Pardal foi preso na Rua Benjamin Constant e Diego Recoba, no Bairro Boa Vista. Segundo o delegado, novas prisões acontecerão nos próximos dias.

Assassino uruguaianense é preso no Paraná

O uruguaianense Dilmar Gomes de Almeida foi preso ontem no estado do Paraná. Ele é acusado de há 15 anos atrás matar sua companheira a tiros. A sua prisão se deu após uma intensa investigação desencadeada pela Defrec de Uruguaiana. Nossos policiais informaram o paradeiro do assassino à Polícia do Paraná, que em seguida o colocou atrás das grades. Dilmar será trazido nesta semana para Uruguaiana.