terça-feira, 22 de março de 2011

“Mosquito” – mestre sala da Império da Tijuca, diz que Galáctica é melhor que as baterias do Rio


O mestre sala da escola de samba Império da Tijuca falou agora a pouco durante entrevista ao programada do comunicador Magrão Solon, que a bateria Galáctica é melhor que qualquer bateria do Rio de Janeiro. A opinião do carnavalesco já circula pela cidade. Se depender de Mosquito, a Galáctica já ganhou dez.
Enquanto isso, a porta-bandeira Jalaña elogiou o médico Augusto Conte, anfitrião do casal, que cozinha, segundo ela, como ninguém. Depois do elogio, ela pediu aos farmaceuticos da cidade a doação de Sibutramina, alegando que engordou pelo menos dois quilos desde sua chegada.

Deu zebra na Chucha

Por telefone, um componente da escola de samba Deu Chucha na Zebra confirmou os boatos que circulam pela cidade. A namoradinha da Estação Férrea estaria enfrentando sérios problemas e as fantasias que viriam do Rio de Janeiro não virão mais. O motivo: falta de pagamento.

Promessas do PT: Chefe da Polícia será o “testa de ferro” na hora de responder as perguntas

O chefe da Polícia Civil do Estado estará amanhã, quarta-feira, em Uruguaiana. Pela manhã, ele participa de uma reunião com os policiais da cidade, no salão de atos da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL). Mais tarde, receberá a imprensa local, quando terá a oportunidade de responder à população algumas das muitas perguntas que surgem a partir do não cumprimento de promessas feitas pelo Governador Tarso Genro e sua equipe de trabalho, durante as campanhas eleitorais. Além de Uruguaiana, o Delegado Ranolfo Vieira Júnior visitará também outras cidades da região.

Os problemas

Faltam policiais – Pelo menos cinco policiais se aposentaram nos últimos tempos e outros muitos foram transferidos. São os próprios policiais que pedem para sair de Uruguaiana e isso não acontece porque a cidade não é acolhedora ou porque eles estão muito longe de suas casas. Trata-se de falta de reconhecimento por parte do Governo do Estado. Há muito não houve falar que um policial de Uruguaiana tenha sido promovido. Da última vez que se falou em promoção nesta cidade foi para trazer a tona o caso da policial passada para trás na lista de promovidos. O nome que aparecia depois do seu foi promovido, e ela não. Durante a temporada de verão, o plantão da DPPA funcionou aos trancos e barrancos. Os policiais revezaram-se de forma heróica e os delegados, com a falta de pessoal, tiveram que assumir papéis de agentes e sair às ruas para prender bandidos.

Delegacia Regional - Pronto a mais de um ano, o terceiro andar da Delegacia de Polícia, aguarda pela possível ou impossível instalação da Delegacia Regional de Polícia – promessa do PT, promessa de Tarso quando esteve em Uruguaiana. Para a recuperação do terceiro andar foi preciso um empenho extraordinário dos delegados Jader Duarte, Ana Pippi e Marcelo Chiara que estavam na cidade na época das obras. Marcelo e Ana foram embora, não viram sequer o resultado do esforço empenhado. Uruguaiana continua sendo uma das cidades mais violentas da região, com o maior fluxo de traficantes, um dos principais centros de prostituição do Mercosul devido ao Porto Seco, possui altos índices de acidentes de trânsito, registra dezenas, senão centenas de casos de violência doméstica todas as semanas e mesmo assim, não é vista pelas autoridades, a não ser, em época de eleição.

O Pefron – Tarso Genro, durante campanha eleitoral, esteve em Uruguaiana três vezes e em todas elas falou sobre o Pefron. Sempre atento aos problemas relacionados a segurança pública, ele comprometeu-se a colocar em prática o projeto “Polícia de Fronteira” no Estado e disse sem pestanejar que Uruguaiana seria beneficiada. Tarso disse que o Pefron seria assinado em seu primeiro dia de Governo. Estamos fechando o primeiro trimestre do ano e até agora nada se sabe sobre o Pefron. Há quem diga, que ele foi guardado na gaveta depois dos cortes feitos por Dilma em seu Governo.

Delegacia da Mulher – Quando Yeda prometeu, o PT se posicionou e disse que também era sua prioridade a instalação da Delegacia da Mulher em Uruguaiana. O projeto não saiu do papel ainda e cerca de 50 casos de agressão a mulher são registrados por semana. Não existe um atendimento especifico as vítimas e elas são atendidas no próprio plantão, ás vezes ao lado do agressor. O PT também falhou com as mulheres.

Mudanças na operacionalidade - Sem motivo certo, por corte orçamentário ou capricho de alguém, a operacionalidade da Delegacia de Pronto Atendimento mudou e o trabalho que antes tinha um delegado chefe, está sem coordenação. Desde que as volantes foram implantadas, cada uma sob a chefia de um delegado, e os grupos coordenados por um chefe geral, o sucesso esteve garantido. A 1ª Delegacia de Polícia está parada e os inquéritos do ano passado engavetados. O motivo, talvez seja a falta de policiais. Os pedófilos e estupradores que foram presos nos últimos tempos, foram capturados pela Brigada Militar e Delegacia de Pronto Atendimento. A DPCA não tem feito nada e a culpa não é dos policiais que sem inquérito concluído não podem sair às ruas. No ano passado, a mesma equipe de policiais, sob a coordenação da Delegada Ana Pippi, efetuou a prisão de mais de 30 estupradores, pedófilos, além de menores infratores.