sexta-feira, 1 de abril de 2011

Juízes deixam a Comarca enquanto VEC acumula processos

O Juiz Cassio de Castro, depois de relevantes serviços prestados a Uruguaiana, deixa a cidade. O Juiz entra em férias neste sábado e após o descanso não retorna a esta Comarca. Ontem á tarde, ele visitou o delegado de Polícia Jader Duarte com a intenção de despedir-se. Jader fez questão de elogiar o trabalho de Cassio, que durante estada no município contribui para que o setor de segurança obtivesse sucesso. A Juíza Cristina Lohmann também está de malas prontas. Por enquanto, não foram nomeados substitutos. A Vara de Execuções Criminais está com um número expressivo de processos parados, mesmo após um mutirão ralizado pela Comarca de Santa Maria. Também não há previsão da retomada dos júris.

Polícia prende homem que havia fugido do Albergue

O delegado de Polícia Thiago Albeche coordenou, na manhã de ontem, a operação desencadeada por policiais da Defrec e 1ª Delegacia de Polícia que resultou na prisão de Élbio Teodoro Machado. Élbio havia fugido do Albergue Estadual no mês de fevereiro e estava na condição de foragido desde então. Élbio foi preso na Rua General Vitorino. Ele não reagiu a ação da Polícia e foi encaminhado à Penitenciária Modulada de Uruguaiana.

Uruguaiana terá Delegacia da Mulher no segundo semestre do ano

Silma Bitencourt, coordenadora do Posto da Mulher, disse nesta semana que Uruguaiana contará, a partir do segundo semestre do ano, com a tão esperada Delegacia da Mulher. A notícia teria sido dada a ela pelas integrantes da secretaria estadual de Políticas Voltadas às Mulheres que estiveram em Uruguaiana recentemente participando de eventos voltados a defesa e valorização da "classe feminina". A instalação da Delegacia da Mulher foi autorizada no ano passado pelo Governo Yeda Crusius, porém, vai demorar mais de um ano para ser instalada, desde a data da autorização. Silma Bitencourt comemora a novidade já que “suas mulheres” necessitam de uma atenção especial. Uruguaiana registra mais de dez "casos Maria da Penha" por semana e os números comprovam a necessidade de um trabalho especial voltado a questão.

Painel

Carnaval de bombachas
Não há absolutamente nada no google para se ler a respeito do “Carnaval Cultural do Alegrete”. Tá me cheirando a uma baita picaretagem. Apenas cheirando. Será que os deputados estaduais e federais da região não sabem nada a respeito? Para quem não sabe: O “Carnaval Cultural do Alegrete” foi autorizado a captar (Lei Rouanet), pelo Ministério da Cultura, a quantia de R$ 1.106.150,00. (Prévidi).

Prego amigo
Além de todo o transtorno que a falta de um sambódromo causa para a população, e para o comércio também, diversos motoristas estão sentindo no bolso os efeitos do desmonte da mega-estrutura. Não bastasse aquele borracheiro que costumeiramente espalha pregos pela cidade, a peonada que está trabalhando no desmonte está apressada em concluir a tarefa e deixa pregos e parafusos soltos pelo asfalto. Mui amigos... dos borracheiros.

Era só o que faltava!
A Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais conheceu ontem o trabalho desenvolvido pelo médico uruguaianense Raul Fagundes Valls, denominado “De mãos dadas com a África”. Ele busca apoio do Parlamento e outras instituições para arrecadar fundos para construção de uma escola para crianças carentes da tribo Massai, no Quênia, na África. (Prévidi).

Tucanos
A palavra do leitor publicada na edição da última quinta-feira é de autoria de Walter Brüggemann e não por Eduardo Brüggemann como foi publicado.

Comissão
Estranha a ausência da Comissão de Frente NOTA DEZ d'Os Rouxinóis nos finalistas ao I Prêmio Samba Sul. Para eles, a Comissão de Frente da Marduque, que recebeu duas notas 9,9 no quesito, apresentou um trabalho mais qualificado que a Comissão dos Verdes. Claro.. outro regulamento.. outro prêmio.. outros critérios. Normal. Mas que é estranho, isso é. Mas é assim.. ganha-se uma comissão, perde-se uma bateria.

Ilha do Marduque I
Dia 30 de abril tem eleição na Ilha do Samba e o nome do empresário Oliveira, proprietário da Pampa Serviços, é um dos mais cogitados a assumir o cargo e encarar a bronca de reerguer a escola. Oliveira estaria sendo apoiado por nomes importantes da Ilha, como o do presidente da AFMU, Arlindo Brasil.

Ilha do Marduque II
O nome de Claudio Maidana, um dos diretores da escola e esposo da carnavalesca Rita, também tem sido cogitado.

Os Verdes I
Custe o que custar, a eleição que elegerá a nova presidência da escola tem que acontecer por estes dias. Na ata da eleição de 2009, consta que o mandato de Marielly Abad termina no mês de abril. Poderão votar nesta eleição os membros do Colegiado e ex-presidentes. O nome de Custódio Flores é o mais lembrado.


Os Verdes II
Marielly vai embora deixando para trás uma dívida de mais de 140 mil reais, além dos débitos do barracão. O credor, pelo o que tudo indica, vai embargar toda a receita dos Verdes junto a Prefeitura. Neste caso, nem a Santa salvará os cofres da vice-campeã.

Amigos
O comentário rola solto na cidade e quem viu a cena veste azul e grita Ilha. Jair dos Santos Rodrigues, o "Jaja do samba", ex-presidente dos Verdes, conversou durante meia hora com alguns dos jurados do nosso Carnaval. A conversa aconteceu em frente ao Restaurante River e foi encerrado com um forte aperto de mão e um “tapinha” nas costas. Pelo visto, os jurados de Harmonia não participaram da “conversinha” com "Jaja". Para fins de esclarecimentos, um dos jurados de Harmonia traz na bagagem um problema pessoal com o intérprete dos Verdes.