quinta-feira, 14 de abril de 2011

Bola...

O “Bola Bola”, assim Paulo Roberto Falcão, carinhosamente apelidado pelo torcedor quando ainda corria pelos gramados do Beira Rio, assumiu o Internacional na tarde de terça. Depois de Renato Portalupi chegar ao Grêmio como treinador, agora é a vez do Inter também contratar o seu ídolo maior para dirigir a sua equipe principal. O treinador do Grêmio, todos conhecem. Sempre irreverente e encarando qualquer provocação feita por jornalistas atrás de manchetes Renato não foge às perguntas. Prefere como ele mesmo diz bater de frente e usa sempre para falar de qualquer assunto de muita fraqueza. Quando o tema é muito polêmico, leva para o lado da ironia, da brincadeira, mas nunca deixa uma pergunta sem resposta. Verdadeiramente trata de tudo com bastante serenidade. No caso de Falcão, seguidamente comparado com ele, por causa da mesma função que ambos desempenham agora, Renato aconselha e opina para seu ex-treinador da seleção brasileira, dizendo que só a idolatria não é suficiente para obter sucesso. Ratifica que é preciso garantir, primeiro, resultados. E confirma que a sua garantia é o seu trabalho. Alega que não adianta nada ser ídolo e não conseguir nada para o clube. Se assim é comigo, com certeza será com todos, em todos os lugares. Tá certo. O treinador já garantiu o Grêmio na final do Gauchão assim como garantiu também, matematicamente, a presença do Grêmio na próxima fase da Libertadores. Renato acredita que o torcedor avalia o trabalho do ídolo com uma condescendência maior, e com Falcão não será diferente. Mas, alerta, a cobrança é inevitável. Acreditando nisso, Falcão não deixou por menos. Ao assumir já disse que o negócio é trabalhar e garantir resultados. Assim, o primeiro treino a ser comandado pelo ídolo colorado e agora treinador, foi marcado para as 16h de terça. Grande parte do treino foi ocupada pela primeira conversa de Falcão com o seu elenco principal, onde o novo técnico expôs sua idéia principal: quer time ofensivo, jogando prá frente. A crítica só não gostou quando o time foi para campo, e viu que o treino seria realizado com os portões fechados. Depois se soube que na reunião feita, ele pediu compactação, posse de bola e agressividade ofensiva. Ontem o time voltou a treinar na parte da tarde, e de novo, com portões fechados. E a estreia de Falcão como treinador será sábado, no Beira-Rio, quando o Inter vai enfrentar o Santa Cruz, valendo vaga nas semifinais do returno do Campeonato Gaúcho. Depois, na terça da semana que vem, o Falcão volta a comandar o seu time, no Beira Rio, pela Libertadores contra o Emelec. Também valendo vaga. O cara assumiu embaixo do mau tempo.

Conduta de Felice destoa dos princípios da eficiência e continuidade do serviço público, diz o Poder Judiciário

Juiz determina a continuidade de funcionamento do Incor e da UTI Coronariana

O juiz Guilherme Machado da Silva, titular da 1ª Vara Cível de Uruguaiana, concedeu a antecipação de tutela na Ação Civil Pública proposta pelo Ministério Público de Uruguaiana, “determinando a manutenção da regular prestação de serviços pelo profissional médico Fábio Marcanth da Mota, em observância ao contrato firmado com a CTEV e, por conseguinte, mantendo-se em funcionamento o Instituto do Coração e sua UTI Coronariana”.
Segundo o entendimento do Magistrado, “o procedimento adotado pela municipalidade não atende o melhor interesse público, tampouco aos princípio norteadores da Administração, elencados no art. 37 da Constituição Federal”, vez que a proibição do referido médico de prestar serviços na Instituição decorre de “irresignação” da Comissão Gestora da Santa Casa ante a denuncia feita por este junto ao Conselho Regional de Medicina, dando conta de possíveis irregularidades no comando do nosocômio. Destaca o juiz Guilherme que “na condição de servidor da instituição hospitalar, tem (o médico Fábio mota) o dever de noticiar qualquer conduta irregular por ventura praticada pelo poder público à autoridade competente e ao Ministério Público, a fim de que se apure eventual ato de improbidade. Portanto, na medida em que o profissional não praticou qualquer violação de suas funções, pelo contrário, não ficou omisso ante a fatos dos quais tomou conhecimento, fazendo a devida comunicação ao CREMERS.” Mais além, destaca o Magistrado que “A conduta levada a efeito pelo Chefe do Executivo Municipal no sentido de demitir o profissional, como acima mencionado, destoa dos princípios da eficiência e continuidade do serviço público.” Diz ainda que a rescisão unilateral de contrato administrativo fundada em razões de interesse público de alta relevância deve ser motivada e ter assegurado ao contratado o contraditório e a ampla defesa, com mais prudência deve haver motivo robusto para a revogação do ajustado no caso presente, onde não se denota qualquer violação dos deveres profissionais pelo servidor.

Acusado de estuprar sobrinha de dois anos tem audiência nesta segunda-feira

Na próxima segunda-feira, Erineu Oliveira estará frente a frente com o Promotor de Justiça, Rodrigo Vieira. Ele terá que se explicar sobre as acusações que recaem sobre ele pela prática de crimes hediondos. Trata-se de acusações por estupros de vulneráveis que teriam sido praticados contra duas sobrinhas, uma delas de dois anos de idade. Erineu Oliveira foi preso na manhã do dia 29 de novembro do ano passado, pelos agentes da Delegacia de Proteção a Criança e ao Adolescente (DPCA), em cumprimento a um mandado de prisão expedido pela Justiça de Uruguaiana. A prisão foi feita na Rua Monteiro Lobato.

Secretaria de Segurança Pública divulga queda nos índices de criminalidade

Na segunda-feira (11), em Porto Alegre, a Secretaria da Segurança Pública divulgou estatísticas sobre a criminalidade no Rio Grande do Sul, no primeiro trimestre de 2011.Os dados indicam uma queda no número de homicídios, que registrava 497 casos de janeiro a março de 2010 e caíram para 403 no mesmo período deste ano. Outros indicadores também tiveram baixa, o que revela que as ações de policiamento preventivo estão dando resultados positivos. O número de furto de veículos, por exemplo, caiu de 3,9 mil para 3,5 mil no trimestre. Já o roubo de veículos apresentou queda de 3 mil para 2,8 mil casos, neste último trimestre.

Morte de motociclistas aumentou 754% em dez anos

Em dez anos, o número de motociclistas mortos em acidentes de trânsito aumentou 754%. De acordo com complemento do estudo Mapa da Violência 2011, divulgado na quarta-feira pelo Instituto Sangari, em 1998 foram 1.047 mortes de motociclistas no país. Em 2008, esse número subiu para 8.939 mortes.
O pesquisador responsável pelo estudo, Julio Jacobo, atribui o aumento da mortalidade de motociclistas ao crescimento da frota na última década, que foi de 368,8%. “Há 30 anos, as motos representavam uma parcela praticamente insignificante do total de veículos. Era visto como um artigo de luxo e era inacessível à população. A partir da década de 90, houve a popularização das motocicletas.”
Segundo Jacobo, a instalação de indústrias de ciclomotores no país e os fortes incentivos fiscais fizeram da motocicleta uma saída para as pessoas que não podiam comprar um automóvel. “Com o incentivo do governo, começou-se a reduzir o custo da motocicleta e da manutenção. Foi uma maneira de substituir um transporte público, muito problemático, e driblar os problemas do trânsito urbano.”
De acordo com dados do Departamento Nacional de Trânsito, em 1970, em um total de 2,6 milhões de veículos, só existiam registradas 62.459 motocicletas - 2,4% da quantidade de veículos. Em 1998, a quantidade de motocicletas subiu para 2,8 milhões, o que representa 11,5% da frota total do país. Em 2008, o número saltou para 13,1 milhões, representando 24% do total nacional de veículos.
Se, na década estudada, a frota de motos cresceu 368,8%, isto é, mais de quatro vezes e meia, a de automóveis aumentou 89,7%. De acordo com a pesquisa, a taxa de óbito dos motociclistas oscilou de um mínimo de 67,8 mortes a cada 100 mil motocicletas em 1998 a um máximo de 101,1, em 2002. A média da década é de 92,3 óbitos a cada 100 mil motocicletas registradas.
“O risco de um motociclista morrer no trânsito é 14 vezes maior que o de um ocupante de automóvel. Se essa tendência continuar, em 2015 a morte de motociclistas no trânsito vai superar os índices de todos os outros veículos juntos”, afirmou Jacobo.
A pesquisa também indica que o processo inverso ocorreu com os automóveis. A frota aumentou 88%, e as vítimas de acidentes com automóvel, 57%. Entre 1998 e 2008, o número de vítimas de automóvel oscilou de um mínimo de 32,5 em 2008 a um máximo de 41,5 em 1999, com média decenal de 38 mortes por grupo de cada 100 mil automóveis registrados.
A pesquisa Mapa da Violência 2011, divulgada em fevereiro pelo Ministério da Justiça, apontou o aumento dos índices de homicídio no país. As informações complementares apresentadas ontem (13) são referentes às taxas relativas a acidentes de trânsito.

Brigada faz prisão na Barra do Quaraí

Na terça-feira, uma guarnição do Policiamento Ostensivo do 1º BPAF da Barra do Quaraí recebeu a informação de que teriam dois homens armados na Zona Rural e que os mesmos, ofereciam riscos à comunidade. Ao avistar a Polícia, Luiz Carlos Alves Meirelles jogou fora uma bolsa. Suspeito ser produto de roubo, a Polícia recolheu a mochila, encontrando nela um rifle da marca Rossi, calibre 22, com 06 seis munições intactas. O homem foi preso e encaminhado a DPPA de Uruguaiana, onde foi lavrado o flagrante. Ele já possuía outros antecedentes criminais.

PF prende brasileiro e libanês envolvidos em golpe aplicado em Uruguaiana

Agentes das delegacias de Cachoeirinha, Bagé e Dom Pedrito realizaram, na manhã de terça-feira, a Operação Sentinela, em Dom Pedrito. O inquérito iniciou a partir de denúncias de uma loja de departamentos, com a matriz em Cachoeirinha, de que o cartão do estabelecimento poderia estar sendo usado por estelionatários em compras em diversas filiais, com o prejuízo estimado em cerca de 100 mil.
Na ação, que foi o resultado de uma investigação de quatro meses nos municípios de Cachoeirinha, Bagé, Dom Pedrito, Livramento e Uruguaiana, a polícia cumpriu cinco mandados de busca e apreensão e quatro mandados de prisão preventiva. Os mandados resultaram na prisão dois homens, um brasileiro, de 37 anos, e um libanês, de 32 anos, por estelionato. Em Uruguaiana, o golpe teria sido aplicado em duas lojas e uma das vítimas já reconheceu o libanês como sendo o autor da ação.
Na residência do brasileiro, os agentes apreenderam duas armas, uma pistola calibre 7.65; um revólver 32 e mil cartões da loja com nomes falsos que, segundo a polícia, estes estariam sendo usados para concluir o crime. Na casa do libanês, outros três foram encontrados. Um deles, investigado pela Polícia Federal por tráfico de urânio no Amapá e por fazer parte do grupo Hamas, um movimento de resistência islâmica, considerado como um grupo terrorista pelo Canadá, Estados Unidos, Israel, União Européia, entre outros. Este homem também tem mandado de expulsão pela Polícia Federal.
Na mesma residência, a polícia ainda encontrou um comprovante de remessa de dinheiro enviado para o Egito. Os dois presos foram encaminhados ao Presídio de Dom Pedrito e os demais ainda estão sendo investigados.

Filme premiado em Gramado ganha data de lançamento

Vencedor dos prêmios de melhor atriz (Simone Spoladore), roteiro e fotografia na edição 2010 do Festival de Cinema de Gramado, Não Se Pode Viver Sem Amor irá enfim estrear nos cinemas brasileiros.Terceiro filme dirigido pelo chileno radicado no Brasil Jorge Durán (os anteriores foram A Cor do Destino e É Proibido Proibir), o longa tem lançamento previsto para o dia 6 de maio.
A produção foi exibida ainda no 14º Cine PE, no 4º Festival CineMúsica de Conservatória e em outros eventos em diversas partes do mundo (México, Canadá, Colômbia, Bolívia, Coréia do Sul, Espanha e por aí vai), sempre dividindo opiniões em razão da trama de realismo fantástico.
Caua Reymond (Se Nada Mais Der Certo), Angelo Antonio (2 Filhos de Francisco), Maria Ribeiro (Tropa de Elite), Rogério Fróes (Mauá - O Imperador e o Rei), Babu Santana (Estômago), Fabiula Nascimento (Bruna Surfistinha) e o estreante Victor Navega Motta completam o elenco do longa.

Militares querem tirar novela sobre ditadura do ar

A novela "Amor e Revolução" nem bem estreou e já começa a incomodar. O folhetim, que tem como pano de fundo a época da ditadura militar no Brasil, é alvo de um abaixo-assinado promovido justamente por militares, que exigem a derrubada da atração.
A justificativa é um suposto acordo entre o Governo Federal e o apresentador Silvio Santos. De acordo com o documento, "se trata de um acordo firmado com o empresário Silvio Santos, visando o saneamento do "Banco Panamericano" do próprio empresário".
"O efetivo da Forças Armadas, tanto da ativa como inativos e pensionistas, vem respeitosamente através desse abaixo assinado, como um instrumento democrático, solicitar do digno Ministério Público Federal (...) providências em defesa da normalidade constitucional."
O texto, criado no dia 1º de abril, é de iniciativa de José Luiz Dalla Vecchia, membro da diretoria da Associação Beneficente dos Militares Inativos da Aeronáutica (ABMIGAer), e já conta com quase 300 assinaturas.
Ao lançar a novela, na semana passada, o autor Tiago Santiago comemorava o tom "revolucionário" do tema. "Vamos mostrar o lado terrível da ditadura e o lado lindo e romântico dos anos 60", disse ao Adnews. Segundo ele, "o projeto de repassar a história do Brasil daqueles anos é muito ambicioso e rico em acontecimentos importantes de 1964 a 1972.
Entram no contexto do folhetim prisões, perseguições, torturas, revolução na moda e comportamento, movimento hippie e pacifista e festivais.

UNIPAMPA é contemplada no Edital PIBID 2011 da CAPES

A Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) foi contemplada pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que prevê a concessão de bolsas de iniciação à docência para alunos de cursos de licenciatura e para os coordenadores e supervisores responsáveis. Na proposta aprovada pela UNIPAMPA encontram-se oito subprojetos de diferentes áreas, e os alunos bolsistas do PIBID terão a oportunidade de dar aulas na rede pública de ensino, orientados por professor coordenador da subárea e sob a supervisão de um docente da escola em que desenvolverão suas atividades. “É uma ação que põe em evidência os cursos de licenciatura, ao destinar recurso para bolsas de iniciação à docência e por se preocupar com a qualificação do processo de formação inicial e continuada de professores”, afirma a pró-reitora de Extensão, Ulrika Arns. Ela destaca o papel do projeto de inserir os alunos no cotidiano das escolas da rede pública. “Assim, poderão conhecer potencialidades, dificuldades e funcionamento das escolas. Um espaço para discutir, conhecer, refletir, construir práticas educativas inovadoras, de enfrentar problemas ligados à reprovação, evasão, às dificuldades de ensinar e aprender, e de lidar com as questões da diversidade”, complementa a pró-reitora. Participarão 90 alunos bolsistas, 18 professores das escolas participantes, que atuarão como supervisores, um coordenador institucional, um coordenador de gestão e oito coordenadores das áreas de Ciências da Natureza, Ciências Exatas, Educação Física, Física, Matemática, História, Letras e Pedagogia. Ao total, 14 escolas das cidades da região onde a UNIPAMPA está instalada serão beneficiadas. Todos os docentes e alunos serão selecionados em edital, a ser publicado em breve, e todos eles terão direito a bolsas. A aprovação divulgada recentemente dá continuidade ao trabalho que vem sendo realizado desde 2009, quando a UNIPAMPA recebeu a primeira concessão de bolsas deste gênero. Somados, os programas contemplam todos os cursos de licenciatura da Instituição. A aprovação foi muito comemorada pelas Pró-reitorias de Graduação e de Extensão, envolvidas na proposta, por se tratar de uma conquista para a UNIPAMPA em uma política que articula ações entre a escola e a Universidade. O programa impacta não só a formação de futuros professores, atuais estudantes de licenciaturas, mas também as escolas em que os alunos atuarão, conforme o coordenador institucional do PIBID UNIPAMPA, Márcio Martins. Com assessorias, oficinas e cursos previstos, o programa é um importante instrumento de formação continuada de profissionais do ensino. Ao entrar em contato com os saberes produzidos na Universidade, eles são estimulados à constante reflexão sobre sua prática docente e à proposição e adoção de práticas renovadas, conforme o projeto.

Diferenciais do PIBID UNIPAMPA
 O coordenador institucional Márcio Martins afirma que essa articulação entre ensino, pesquisa e extensão foi enfatizada pela comissão julgadora da CAPES como um dos diferenciais da proposta da UNIPAMPA, porque prevê a intervenção nas escolas em uma perspectiva investigativa, e não somente de observação. A partir de suas vivências em sala de aula e as pesquisas que desenvolvem, os bolsistas deverão propor construções conjuntas para as escolas.
Tanto a investigação quanto a divulgação da produção entre as diversas cidades ocorrerão com apoio da tecnologia da informação, outro aspecto que mereceu ênfase da comissão julgadora. A comissão ficou bem impressionada, também, com a presença constante da tecnologia da informação no desenvolvimento do programa. O coordenador explica que o sucesso dessa proposta se deve ao fato de que a metodologia do aprender ressoa na metodologia do ensinar, um ganho para os futuros professores que aprendem na graduação a utilizar e ensinar com novas tecnologias.

Conhecer, analisar, interpretar são algumas das habilidades avaliadas no ENEM

Foi-se o tempo em que decorebas e fórmulas mirabolantes para fazer os vestibulandos a lembrarem de itens possíveis de cairem nas provas ajudavam. O ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio, que em 2010, chegou à marca de 4,6 milhões de inscritos, quer saber se o aluno tem capacidades e habilidades. Ou seja, vai além do simples saber. E neste novo cenário de avaliação, a forma de se estudar precisa mudar. Entender, interpretar, avaliar, são algumas das exigências que estão por trás das elaboradas questões. Para atender esta demanda, que parte de alunos e também de professores, é que um grupo de professores curitibanos lançaram na sexta-feira, dia 8, a REVISTA ENEM. O evento aconteceu na Livraria Saraiva, do Shopping Crystal, e quem prestigiou conheceu a primeira publicação feita por professores de diferentes disciplinas e que apresenta um formato e linguagem voltados para este novo ensino: o de desenvolver o raciocínio dos estudantes. Junto a ela, e pensando em mais um novo fator do ensino – tecnologia - , foi criado ainda o site www.revistaenem.com.br. É um braço da revista, porém mais dinâmico já que explora recursos como vídeos, por exemplo, além de apresentar testes complementares e desafios.

Seduc apresenta concepção da proposta de Alfabetização e Letramento nos anos iniciais do Ensino fundamental

Secretário de Educação José Clóvis de Azevedo
Seduc apresentou proposta às Instituições de Ensino Superior

O secretário de Estado da Educação, Prof. Dr. Jose Clovis de Azevedo, e o diretor pedagógico da secretaria, Sílvio Rocha, lançaram na segunda-feira (11) um desafio às Instituições de Ensino Superior (IES) do Estado: participação em um grande movimento de mobilização a favor da alfabetização e do letramento no Rio Grande do Sul, que constituem “prioridade zero” da gestão, segundo Azevedo. Este movimento, destaca o secretário, visa atender às diretrizes nacionais para os anos iniciais: a progressão continuada. “Somos favoráveis à medida, mas para implantá-la, precisamos qualificar o processo na rede estadual”, frisou.
A proposta, apresentada em encontro do Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente, que reúne representantes de Instituições de Ensino Superior (IES), está em formatação para ser aplicada aos três primeiros anos do ensino fundamental de nove anos e nas duas primeiras séries no ensino de oito anos. “Nosso objetivo é formatar um programa que atenda aos alunos que têm necessidades diferenciadas, acompanhando sua progressão. Não se trata de promoção automática”, frisa o diretor pedagógico da secretaria, Sílvio Rocha.

Boas práticas
A formatação do Programa de Alfabetização e Letramento a ser implantado nas escolas de ensino fundamental estaduais resultará do levantamento de Boas Práticas Educativas e, a partir delas, do diálogo com as IES que desejarem ser parceiras. A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) trabalha com dois eixos de ação: um emergencial, para 2011, começando em maio; e outro a ser formatado ao longo deste ano, para o triênio 2012-2014. As IES terão até o final de abril para manifestar o interesse em integrar o Programa. A partir da primeira semana de maio, a Seduc levará a proposta às Coordenadorias Regionais de Educação (CREs).

Estrutura
De acordo com Sílvio Rocha, a proposta em construção busca superar o trabalho nas séries iniciais com as duas áreas, português e matemática. Para isso, a Seduc propõe que os alunos tomem contato – desde o primeiro ano/série – com um conhecimento que articule quatro áreas: as linguagens, a matemática, as ciências naturais e as ciências humanas. Além disso, a ideia é avançar a concepção metodológica, trabalhando o contexto sociocultural dos alunos, regionalmente. Rocha especifica que a organização da metodologia em âmbito estadual pode ser construída em parceria com as IES. A estrutura do trabalho terá a coordenação estadual, a cargo da assessoria da Seduc; uma comissão permanente de estudo, reunindo representação da Coordenadoria Regional da Educação (CRE), dos municípios e IES; 30 multiplicadores, que seriam indicados pelas CREs, e tutores em cada município, a serem indicados pelas IES. Esses tutores seriam responsáveis pelo acompanhamento – pelo menos semanal – das atividades nas escolas, estabelecendo a relação “prática-teoria” entre academia e escola.

A definição da proposta curricular e pedagógica resultará, portanto, da caracterização das boas práticas educativas e do conceito de qualidade social da educação e da formação dos alfabetizadores. “Além disso, é preciso desdobrar as quatro grandes áreas de trabalho no cotidiano desses três primeiros anos de alfabetização e desenvolver uma dinâmica para acompanhar o aluno e as condições em que ele avança na aprendizagem; não se trata de um ‘vai pra frente’ sem trabalho efetivo“, destaca Rocha. O secretário Jose Clovis ressalta que o ciclo de alfabetização deve se constituir como uma política de estado conceitualmente definida a partir da pluralidade cultural do Rio Grande do Sul.

Preço do fumo em negociação

Os problemas de comercialização que resultam em preços abaixo do custo de produção nesta safra pautam reunião entre fumicultores e indústrias, em Santa Cruz do Sul. Conforme a Afubra, o preço médio do quilo é de R$ 4,98, sendo o custo R$ 5,42. No ciclo anterior, o valor era de R$ 6,48.
Segundo o presidente da Afubra, Benício Werner, ainda não surtiu efeito o manifesto para que a compra siga os critérios de classificação da safra passada. Antes do encontro, a Fetag reúne produtores para orientar redução mínima de 10% na área plantada. A Fetag busca alternativas por meio da diversificação.

Crise do arroz em debate da Assembléia Legislativa

A Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa realiza, no dia 25 de abril, às 14h, no Teatro Dante Barone, debate sobre a comercialização do arroz. O requerimento do deputado Chicão Gorski (PP) foi aprovado, ontem, por unanimidade, na reunião ordinária. "Queremos aprofundar esse debate", pontuou.

Arrozeiros podem recorrer à Justiça

Para garantir o pagamento do preço mínimo do arroz, produtores da Fronteira-Oeste podem recorrer à Justiça. O assunto estará em pauta sexta-feira, em audiência pública na Câmara de Vereadores de Itaqui. Na semana passada, conforme a Emater, a saca chegou a ser vendida a R$ 18,00, valor 30,23% abaixo do mínimo (R$ 25,80).
Do encontro, sairá documento com ações, entre elas, a orientação para que entidades busquem o preço mínimo por meio de ações judiciais contra a União. São esperadas mais de 400 pessoas para a audiência.
O objetivo, segundo o presidente do Sindicato Rural de Itaqui, Pedro Monteiro Neto, é encontrar solução para amenizar os prejuízos dos 140 municípios que cultivam o grão na região. De acordo com o presidente, os arrozeiros enfrentam concorrência desleal do Mercosul há 10 anos.
"Isso impede que os mecanismos do governo surtam efeito. Nós tiramos um balde e eles despejam um caminhão." Em 2000, entidades moveram ação pela suspensão das importações do bloco. O mérito não foi julgado. "A situação hoje é bem pior. Na época, vendíamos a 15% abaixo do mínimo."

Operadora VIVO é alvo de críticas na Câmara

Os vereadores estiveram reunidos, na manhã de terça-feira, no plenário da Câmara Municipal, onde vários assuntos foram debatidos. O vereador Adalberto Silva (PP) requereu que seja gestionado, através do deputado estadual Frederico Antunes junto à operadora de telefonia móvel VIVO, a possível instalação de antenas no trecho de BR-472, entre Uruguaiana e a Ponte do Ibicuí, em razão da ausência de sinal telefônico na região. O Vereador destacou que é inadmissível que isso ocorra nos dias de hoje, considerando a tecnologia existente. Em razão desse pedido, o vereador Rafael Alves (PSDB) solicitou que o gerente regional da VIVO seja convidado a comparecer na reunião de quarta-feira (20), da Comissão de Serviços Municipais.

Terminal de ônibus poderá passar por reformas

A reforma do terminal de transporte coletivo urbano de Uruguaiana foi solicitada pelo vereador Rogério de Moraes (PSDB) na última terça-feira, durante reunião na Câmara de Vereadores. Rogério se pronunciou dizendo que após tantas benfeitorias realizadas pelo Prefeito e que embelezaram a cidade, é chegada a hora de dar maior atenção ao terminal, com uma reforma completa, com construção de paredes e aumento de cobertura, além de melhor infra-estrutura, pois além de ser um ponto central, é local que conta com um grande fluxo de usuários. O requerimento será enviado ao Poder Executivo.

Saúde da Mulher: Diagnóstico precoce ajuda no tratamento do câncer de mama e de colo do útero

O câncer de colo de útero, entre todos os tipos da doença, é o que apresenta um dos mais altos potenciais de prevenção e cura, se diagnosticado precocemente. O pico de incidência está em mulheres com idades entre 40 e 60 anos. Para impedir o avanço da doença no Brasil, mulheres com idades entre 25 e 59 anos devem fazer exames de diagnóstico precoce (como o Papanicolaou e exames de confirmação diagnóstica), além do tratamento necessário de acordo com cada caso. A prevenção pode ser feita através do uso de preservativos durante a relação sexual, para evitar o contágio por HPV (vírus do papiloma humano). O vírus tem papel importante no desenvolvimento do câncer de colo de útero e das lesões que o precedem. O exame Papanicolaou também é essencial para prevenção e deve ser feito periodicamente, pois pode detectar a doença na fase inicial.

Câncer de Mama
No Brasil, o câncer de mama é a maior causa de óbitos por câncer na população feminina, principalmente na faixa etária entre 40 e 69 anos.
Um dos fatores que dificultam o tratamento é o estágio avançado em que geralmente a doença é descoberta.
Mulheres com idade acima de 40 anos devem realizar exames médicos anualmente para detectar possíveis tumores.
Entre 50 e 69 anos, a mulher também deve fazer uma mamografia a cada dois anos. O risco de câncer de mama aumenta com a idade.
Não existem evidências científicas conclusivas que justifiquem estratégias específicas de prevenção primária.
Ações de promoção à saúde dirigidas ao controle das doenças crônicas não transmissíveis (o que inclui o câncer de mama) devem focar os fatores de risco, especialmente, a obesidade e o tabagismo.
O Ministério da Saúde oferece, através do Sistema Único de Saúde (SUS), serviços de prevenção e detecção precoce em estágios iniciais da doença, assim como tratamento e reabilitação.

Ataque a escola leva Governo a antecipar campanha de desarmamento

O Governo brasileiro decidiu antecipar a campanha de desarmamento para maio por causa do ataque que ocorreu há uma semana na Escola Municipal Tasso da Silveira, Rio de Janeiro, anunciou o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.
Antes do ataque, que causou 12 mortos, o Governo brasileiro pretendia iniciar a campanha de desarmamento em Junho ou Julho.
Em declarações à imprensa brasileira, o ministro da Justiça disse ainda que vai ser formado um conselho para coordenar a campanha com representantes do Governo e da sociedade civil. "Vamos convidar várias entidades e iremos definir o funcionamento da campanha", disse José Eduardo Cardozo. O Ministério da Justiça deverá convidar a Ordem dos Advogados, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e o Conselho Nacional de Justiça a integrar o conselho. "Da parte do Governo, deverão participar representantes da Secretaria dos Direitos Humanos e do Ministério da Defesa. Deputados e senadores também serão incluídos no grupo".
O conselho vai definir, por exemplo, como será feita a entrega de armas e o valor a pagar por elas.
Na última das três campanhas já organizadas pelo Governo, o pagamento variava entre 100 reais (43,7 euros) e 300 reais (131,1 euros). O Governo tem um orçamento de 10 milhões de reais (4,37 milhões de euros) para pagar pelas armas entregues voluntariamente.
Segundo o ministro, foram recolhidas cerca de 500 mil armas brancas e de fogo nas três campanhas já realizadas.

Uruguaiana já faz parte do Proesci

As principais diretrizes do Programa Estadual de Segurança Pública com Cidadania, Proesci, foram apresentadas, para o governador Tarso Genro. A essência do programa está em trabalhar as políticas de segurança pública por meio da integração entre ações sociais e policiais, estabelecendo parcerias entre municípios, Estado e União. Para isso, o Proesci opera com três eixos estratégicos: prevenção, transversalidade e gestão.
A prevenção é o ponto de partida de implantação do programa. Inicialmente são desenvolvidas ações de combate à violência e à criminalidade nas comunidades mais vulneráveis, transformando-as em Territórios da Paz.
A transversalidade será desenvolvida a partir do trabalho conjunto entre secretarias estaduais e municipais, e também com o Governo Federal, que por intermédio de diagnósticos da realidade local desenvolverão programas sociais. Os jovens de 12 a 24 anos, são o foco dessa etapa do Proesci.
Segundo dados da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, 45,13% das crianças e adolescentes em situação de rua têm entre 12 e 15 anos, e cerca de 30,4% desses jovens são usuários de álcool ou outras drogas. O que reafirma a necessidade de que esses jovens sejam atendidos por programas de capacitação e desenvolvimento social antes que o crime se apresente como única alternativa de renda.
A ação das polícias civil e militar deve ser integrada com atividades de repressão qualificada e de policiamento comunitário. Ao eixo da gestão caberá diagnosticar as características de cada comunidade e dessa forma desenvolver o planejamento estratégico e o acompanhamento dos programas e projetos desenvolvidos pelo Proesci/RS.
O Proesci/RS tem como áreas prioritárias iniciais a Região Metropolitana, Serra, Fronteira Oeste, Litoral Norte, Costa Doce e Litoral Sul. As cidades escolhidas são : Alvorada, Bagé, Cachoeirinha, Canoas, Caxias do Sul, Gravataí, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Rio Grande, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Uruguaiana, Viamão, Guaíba, Esteio, Cruz Alta, Santa Rosa, São Borja, Taquara, Vacaria, Venâncio Aires. Além de dois consórcios públicos que reúnem 44 municípios.

Creches da cidade: Risso questiona sobre turno único

O vereador Gilberto Risso (PMDB) está questionando o Poder Executivo sobre a limitação do atendimento das creches municipais, sendo que os pais só podem deixar seus filhos em um dos turnos, manhã ou tarde, o que dificulta muito a atividade laboral das mães, que não podem trabalhar em horário integral. O vereador lembrou também que o horário de saída das crianças, no turno da tarde, é às 17h, quando o comércio ainda funciona. Ele destaca que os horários tornam inviável a possibilidade das mães trabalharem enquanto seus filhos estudam.

Policiais discutem Segurança Pública nesta sexta-feira

A Associação Beneficente Antônio Mendes Filho – dos servidores de Nível Médio da Brigada Militar (Abamf), promove amanhã, a partir das 8h30min, o VI Seminário de Segurança Pública. O evento será realizado nas dependências da Câmara de Vereadores e faz parte da programação especial alusiva a Semana do Policial. Serão palestrantes no Seminário: Leonel Lucas Lima (Diretor Presidente da Associação Nacional das Policias e Bombeiros do Brasil e Diretor da Abamf SMN/BM-RS); Romeu Karnikowski (advogado, professor de sociologia e teoria do estado); Sidney Bastos Xavier (Presidente do Sindiguardas RS); Clovis Eduardo Pereira (Secretário de Segurança de Sapucai do Sul); Jorge Luiz Vieira (Comandante da Guarda Municipal de Porto Alegre); Isaac Ortiz (Presidente da União Gaúcha dos Escrivães, Inspetores e Investigadores de Polícia Civil); Sérgio de Abreu (Comandante Geral da Brigada Militar); Rodrigo Vieira (Promotor de Justiça); Evandro dos Santos (Presidente da Federação Profissional dos Trabalhadores em Segurança Privada); Flávio Bastos (Vice-Presidente da Associação dos Monitores e Agentes Penitenciários do RS); Ranolfo Vieira Junior (Chefe da Polícia Civil do Estado). Ainda como parte da programação, às 15h, haverá Rústica Livre. A saída será defronte ao Quartel dos Bombeiros e a chegada na sede da Abamf. Dia 19, a partir das 20h, haverá sessão solene alusiva a Tiradentes, patrono das policias, na Câmara de Vereadores.

Assembléia Legislativa deve votar criação de fundo para pessoas com deficiência e altas habilidades

Três matérias devem ser apreciadas pelos deputados na sessão plenária de terça-feira (12):
o PL 61 2011, do Executivo, que propõe a criação do Fundo Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Altas Habilidades;
o PL 94 2011, também do Executivo, que altera a lei do Programa Estadual de Eletrificação Rural a fim de adequá-lo à legislação federal, e
o PL 73 2011, do deputado Catarina Paladini (PSB), que exige dos clubes de futebol a garantia de que os seus jogadores com menos de 18 anos estejam matriculados em instituições de ensino. A pauta de votações foi definida no final da manhã, em reunião do Colégio de Líderes, na sala da Presidência.

Fundo Estadual
O PL 61/2011 define como "pessoas com deficiência" aquelas com impedimentos de natureza física, intelectual ou sensorial que possam obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade, e como "pessoas com altas habilidades", os indivíduos que, por suas habilidades evidentes, são capazes de alto desempenho em relação a uma média nos campos do saber ou fazer. De acordo com o texto, o fundo servirá para financiar projetos que promovam os direitos, a emancipação e a inclusão social dessas pessoas, a realização de estudos para a eliminação de barreiras arquitetônicas que dificultem o acesso aos bens e serviços da comunidade e a avaliação do cumprimento da legislação sobre o tema, entre outros fins. Ainda segundo o texto, caberá à Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos a gestão da matéria, e à Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas Portadoras de Deficiência e Pessoas Portadoras de Altas Habilidades (Faders), o assessoramento técnico. Na justificativa anexada ao projeto, o governo informa que aproximadamente 16% da população possui algum tipo de deficiência. A legislação federal assegura o direito ao trabalho para essa parcela da população, no entanto, muitas empresas não cumprem a lei alegando a falta de qualificação das pessoas com deficiência para ocuparem as vagas oferecidas. O fundo deverá ser constituído por recursos provenientes das multas aplicadas a essas empresas e de recursos de organismos federais e internacionais. Hoje, ainda de acordo com a justificativa, os valores arrecadados com as multas são remetidos ao caixa único do Estado, sem um direcionamento específico à temática da deficiência e das altas habilidades.

Embrapa vai realizar práticas de colheita de soja

As Unidades Clima Temperado (Pelotas/RS) e Soja (Londrina/PR) da Embrapa vão oferecer treinamentos de colheita de soja nesta semana a agricultores de Turuçu/RS e Pedro Osório/RS. O controle da qualidade das sementes, as perdas de grãos durante a colheita e os sistemas e regulagens das colhedoras serão abordados.
Em Turuçu, a prática será realizada amanhã – 13 de abril – e está agendada para as 9h, na Escola de Ensino Médio João Simões Lopes Neto. A Emater/RS também participa da organização do evento, destinado a produtores rurais integrantes do projeto de “Capacitação de produtores da agricultura familiar na produção de cultura agroenergética, produção de sementes e uso dos coprodutos do processamento”.
Em Pedro Osório, o treinamento será realizado um dia depois, na quinta-feira – 14 de abril. Marcado para as 9h30 em uma propriedade rural às margens da BR 116 – km 572 –, a prática será aberta a todos os agricultores e técnicos da região interessados em participar do evento.

Vereadores debatem a segurança nas escolas de Uruguaiana

Após o noticiado massacre que ocorreu em escola da cidade de Realengo – RJ, os vereadores iniciaram um debate, na reunião ordinária desta manhã, tratando sobre o assunto.
Na tribuna da Câmara, o vereador Rafael Alves (PSDB) falou sobre o fato ocorrido no Rio de Janeiro e pela forma como agiu o criminoso. Destacou as medidas que foram adotadas pelo Secretário Estadual de Educação do RS, principalmente a que exige o cumprimento da legislação sobre a prática do “bullying”, citando que o agressor carioca, segundo as notícias, foi vítima dessa violência quando era estudante e isso pode ter contribuído para a sua personalidade criminosa. Rafael, que disse já ter realizado diversas palestras nas escolas sobre o assunto, salientou a importância de que seja posto em prática o combate ao “bullying” em nosso Município, através da observância da lei, de sua iniciativa, aprovada no ano passado e que visa coibir essa violência. Disse, ainda, que estará participando de reunião com o Prefeito Felice e o Secretário de Educação Delmar Kaufmann para tratarem sobre a implantação nas escolas municipais de uma comissão formada por pais, alunos e professores, que deverão tratar do assunto de forma global, indicando ações para identificar e combater qualquer prática de “bullying” que possa vir a ocorrer na instituição de ensino.
Em aparte, o vereador José Clemente Corrêa (PT) citou fato trazido à Comissão de Direitos Humanos da Câmara sobre a ocorrência de uma situação de “bullying” em escola de Uruguaiana.
O ver. Rogério de Moraes (PSDB) abordou ainda a questão do acesso à internet sem um controle eficaz da família ou dos responsáveis o que pode levar à prática de diversos tipos de violência utilizando como ferramenta as redes sociais da internet. Também disse que enviará ao Poder Executivo, a título de sugestão, a ideia de implementar nas escolas municipais o uso indistinto do uniforme pelos alunos.

Presidente exige reativação imediata de Conselho de Cultura

Após reunião com a Deputada Estadual Juliana Brizola, presidente da Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa do RS, e com seu assessor professor José Afonso, o presidente Ronnie Mello (PP) assumiu o compromisso de buscar, com a devida urgência, que seja reativado o Conselho Municipal de Cultura.
A importância dessa medida é dada pela legislação que estabeleceu os conselhos como forma de materializar a participação da comunidade nas decisões e nos investimentos a serem feitos pelo poder público em cada área de atuação, e essa é uma exigência legal para que entidades, que possuem projetos beneficiando a comunidade, recebam recursos públicos vinculados.
O vereador Ronnie disse que “em Uruguaiana, a reativação do Conselho Municipal de Cultura significa proporcionar, por exemplo, à Califórnia da Canção Nativa, ao Carnaval, à Festa Campeira, à Elba – Escola de Belas Artes, às Escolas de Dança e de Teatro, que possam apresentar projetos e programas para receber incentivos e recursos do governo estadual e federal”.
Com esta afirmação, o presidente do Legislativo assegurou que vai envidar todos os esforços necessários para ver em pleno funcionamento o Conselho Municipal de Cultura de nossa cidade e passará a exigir a reativação, alicerçado na legislação que determina ao poder público a criação de diversos conselhos municipais.

Painel

Inspeção
Na quarta-feira (13), o Comando da 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada realizou visita ao quartel da 3ª Seção de Combate a Incêndio de Uruguaiana. Na ocasião, o Coronel Paulo Caetano Martins de Oliveira, Chefe do Estado Maior, juntamente com o Major Leo Ivar Flores Junior, verificou e tomou conhecimento da situação, das possibilidades e efetivo da Corporação de Bombeiros, visando também o estreitamento das relações entre os órgãos.

Inspeção II
Compareceu também aos trabalhos, o Capitão Iber Augusto Lesina Giordano, representando o 10º Comando Regional de Bombeiros. Foram entregues aos representantes da 2ª Brigada C MEC, no encerramento da avaliação, lembranças, pelo Sargento Geminiano Pinto Bassualdo (Comandante dos Bombeiros em Uruguaiana) e os Bombeiros Mirins que auxiliaram nos trabalhos.

Precatórios
Na primeira reunião da Comissão Especial dos Precatórios Judiciais no Rio Grande do Sul, realizada na tarde de quarta-feira (13), os integrantes conheceram o plano de trabalho e aprovaram a realização de audiências públicas. O órgão técnico, que tem como objetivo efetivar e agilizar o pagamento dos precatórios e das requisições de pequeno valor no Estado definiu no encontro as quatro bases que orientarão o trabalho. Primeiramente ocorrerá a busca de informações pertinentes, em seguida a realização de um seminário, depois as audiência públicas e, por fim, as visitas técnicas no interior do estado.

Jantar dançante
A Escola de Samba Bambas da Alegria, 3ª colocada no Carnaval deste ano, realiza amanhã, jantar dançante em comemoração aos resultados obtidos pela agremiação. O evento será no Grêmio Recreativo Tiradentes.

Jantar dançante II
Na noite de 20 de abril, a comunidade da Escola de Samba Ilha do Marduque realiza jantar dançante em comemoração a Páscoa. O evento será na sede da escola, a partir das 21h.

Lar da Criança
O Lar da Criança promove nesta sexta-feira, o jantar do reencontro. O evento acontece no salão de festas do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros. Os ingressos custam RS 30.

Bingo
Nesta sexta-feira, os alunos do Instituto Laura Vicunã realizam grande bingo. Entre os prêmios, cesta básica e cafeteira. O evento será realizado no salão paroquial da Igreja São Miguel.

Bingo II
A Comunidade Católica Santa Rita também realiza bingo nesta sexta-feira. As cartelas custam R$ 10. Serão dez rodadas e entre os prêmios estão cobertores, lençóis e 10 quilos de costela.

Bingo III
O Beira Rio Futebol Clube realiza bingo neste sábado, na Casa do Peixe. Os participantes concorrerão a 15 quilos de arroz, kit chimarrão, panela de pressão e cafeteira.

Visita
O candidato a presidência da Escola de Samba Os Rouxinóis, Custódio Flores, visitou a redação do Jornal CIDADE na última terça-feira. Ele falou dos projetos que pretende colocar em prática, entre eles, o projeto Verde Esperança. O processo eleitoral ocorre na próxima segunda-feira.

Inauguração
Foi inaugurada ontem pela manhã, a Escola Municipal de Ensino Médio Marília Sanchotene Felice. A escola que leva o nome do prefeito Sanchotene Felice, atenderá mais de 1.200 alunos.

Luan Santana
Hoje, a partir das 18h, a imprensa estará reunida nas dependências do Iate Club Tamandaré, quando será conhecida a data do show do cantor Luan Santana em Uruguaiana. A data ainda nem foi anunciada, e as fãs do cantor já estão “enlouquecidas” para saber onde os ingressos serão vendidos.

Energia elétrica
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou na terça-feira (12), reajuste das tarifas das concessionárias Hidroelétrica Nova Palma e AES Sul Distribuidora Gaúcha de Energia. O efeito médio a ser percebido pelos consumidores de cada uma das empresas será de 6,47% e 7,56%, respectivamente. A nova tarifa entrará em vigor a partir de 19 de abril, diz a Aneel.

Energia elétrica II
No caso da AES Sul, o impacto para os consumidores de alta tensão será de 8,82% e para baixa tensão, de 6,36%. A distribuidora atende 1,184 milhão de unidades consumidoras em 118 municípios, entre eles, Uruguaiana.

Diocese
A Diocese de Santa Maria foi homologada na quarta-feira como Arquidiocese do município após a chegada de um comunicado oficial de Roma. Além dela, a de Pelotas e Passo Fundo também receberam o título. Dessa forma, Arquidiocese de Santa Maria coordenará as Dioceses de Uruguaiana, Cachoeira do Sul, Santo Ângelo, Santa Cruz do Sul e Cruz Alta. O Bispo Dom Hélio Rubert passa a ser o primeiro arcebispo da Arquidiocese de Santa Maria.