terça-feira, 19 de abril de 2011

Anciã morre atropelada por motoqueiro

A marca da tragédia
Leda de Lima Pereira
Rodrigo Araújo dos Santos Fagundes
Uma mulher de 72 anos foi vítima fatal de um acidente ocorrido por volta da 13h de domingo, na Rua Sete de Setembro com General Canabarro. Segundo informações, Leda de Lima Pereira voltada da Missa de Ramos, quando foi surpreendida por uma motocicleta. O motoqueiro que não possuía Carteira de Habilitação, não conseguiu desviar da vítima e acabou a atropelando. Leda foi arremessada a alguns metros. A vítima morreu na hora. O sepultamento de Leda aconteceu na manhã de ontem. Ela morava na Rua Antonio Monteiro e atuou como secretária no consultório do médico Raul Vals.

Agentes da Susupe evitam entrada de celular na Modulada

Uma mulher foi encaminhada ao Plantão da Delegacia de Polícia na tarde do último domingo, após tentar ingressar na Penitenciária Modulada de Uruguaiana, com um aparelho celular escondido na vagina. A ação foi descoberta durante revista íntima. A mulher não foi presa, porém responderá inquérito pelo ato. Sua entrada na Modulada fica proibida diante deste fato.

Na frente do "Ciro Corrêa": Acusado de matar colega tem audiência nesta terça-feira

José Ail Esquivel terá audiência nesta terça-feira, às 15h. Ele foi denunciado pela prática do delito de homicídio qualificado pelo motivo fútil contra a vítima Éder Baltazar Lopes. Consta no processo que no dia 31 de agosto de 2003, por volta das 22h30min, na Rua Marcos Azambuja, em frente ao “bailão Ciro Corrêa”, o denunciado matou Éder Baltazar Lopes, para tanto desferindo-lhe tiros com uma pistola, calibre 22, marca Bersa. Um dos disparos atingiu a vítima na região esterno-cleido-mastóidea esquerda, causando as lesões perfuro-contundentes.
Na ocasião, a vítima bebia em frente ao local citado, quando por ela passou o denunciado, seu conhecido, pois colegas de profissão. A vítima brincou com José Alil, porém não houve retorno por parte desse. Ao notar que o denunciado não havia gostado do que havia sido lhe dito, a vítima foi ao seu encontro pra pedir-lhe desculpas, momento em que o denunciado sacou a pistola, que trazia na cintura, e desferiu tiros na vítima, sendo contida por populares, porém conseguindo desvencilhar-se e pondo-se em fuga. A vítima foi socorrida, porém faleceu antes de dar entrada no hospital. A futilidade da motivação consubstanciou-se no fato de a vítima ter sido morta somente porque brincou com o denunciado e, ao tentar pedir-lhe desculpas, restou alvejada letalmente. A denúncia foi recebida em 11/09/2003.

Araújo é preso pela Defrec

Os policiais da Defrec efetuaram na última sexta-feira, a prisão de Bernardo da Silva Araújo. Ele tinha mandado de prisão expedido pela Vara de Execuções Criminais (VEC) e estava na condição de foragido. Segundo o delegado Thiago Carrijo, o homem se apresentou espontaneamente na Delegacia. Depois de ouvido pelo delegado, ele foi encaminhado à Penitenciária Modulada de Uruguaiana.

Gelson Treieslben é o novo superintendente da Susepe

O novo superintendente da Susepe, Gelson dos Santos Treiesleben, 45 anos, natural de Porto Alegre, é servidor de carreira da Superintendência, ingressou na instituição em 1990 e em 1999 assumiu a direção do Departamento de Segurança e Execuções Penais (Dsep), na gestão de Airton Michels no órgão, durante o governo Olívio Dutra.
Formado em Gestão em Segurança Pública e Privada, Gelson Treiesleben exerceu a função de assessor da direção do Grupo Hospitalar Conceição (GHC) e foi consultor do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), ministrando aulas para agentes. Em 2009, realizou o curso de extensão Operações de Paz e Policiamento Internacional dos Programas Viva Rio e Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

Sá Viana vence Ferro Carril pelo campeonato A Volta da Rivalidade

Jogando em casa, no Estádio Setímio Mandarino, a jovem equipe do Sá Viana venceu o Ferro Carril, na abertura do Campeonato Uruguaianense de Futebol, no domingo, pelo placar de 3x1. Os comandados de Paulinho Vargas marcaram através de Eder, Alex e Rafael. Descontou para o Ferro Carril, o atacante Rodrigo Vinte e Hum, de pênalti. Com o resultado, o Sá Viana assumiu a liderança da “Volta da Rivalidade” com três pontos. A próxima rodada será realizada na quinta (21/04), a partir das 15h30 horas, no Joal de Lima e Silva, quando o Ferro Carril receberá o Esporte Clube Uruguaiana. O primeiro turno encerra no dia 24/04, quando o Uruguaiana receberá o Sá Viana, no Felisberto Fagundes Filho. O Campeonato terá segundo turno, no mês de maio, é organizado pela Direção dos Três Clubes em parceria com o Grupo Uruguaianense de Defesa e Desenvolvimento do Esporte (GUDDE) e tem o apoio da Prefeitura Municipal de Uruguaiana, por meio de sua Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

Polêmica...

Estão definidos, desde o final de domingo, os confrontos da dupla grenal para a semifinal do Gauchão 2011. O Internacional, que jogou e venceu no sábado, pelo placar de 1 X 0, o Santa Cruz, vai enfrentar, no Alfredo Jaconi o Juventude. O Grêmio, que no tempo regulamentar apenas empatou com o Ypiranga, vai pegar o Cruzeiro, de POA, a grande sensação do campeonato. A polêmica que se apresenta não são os lances duvidosos nem tampouco as atuações da arbitragem. O foco de toda a altercação é a definição do local onde jogarão Grêmio e Cruzeiro. Se no Passo d’Areia, no Estrelão, ou ainda, no Beira Rio. O certo é que quem decide onde jogar é o Cruzeiro, porque o mando é dele, fruto da boa campanha realizada neste segundo turno, denominado Taça Farroupilha. Segundo se sabe (quem quiser entrar no site da FGF não encontrará por lá, o Regulamento do nosso campeonato), existe um acordo firmado por todos os clubes participantes, que os jogos dos outros clubes com sede em Porto Alegre, contra a dupla grenal, serão realizados no campo do São José. Todos sabem, se trata de um campo com gramado sintético. E, por causa disso, assim que ficou definido que o adversário do Grêmio seria o Cruzeiro e que o jogo seria realizado no campo do Zequinha, Renato “surtou”. Disse que se trata de um absurdo. Que jogadores bem pagos, como os do seu time, podem se machucar gravemente nesse tipo de gramado e que seria, portanto, uma temeridade marcar um jogo importante como esse previsto para o Passo d’Areia. Noveleto, o presidente da FGF, não está nem aí para as reclamações. Afirma que quem decide o local do jogo é o Cruzeiro, porque é assim que ficou estabelecido e pronto. Manda quem pode, obedece quem quiser. Se o fato de jogar contra o time de melhor campanha já era difícil, imaginem agora com essa celeuma toda. Enquanto isso, o Internacional vai até Caxias do Sul enfrentar o Juventude. O time do Interior que mais se destacou no futebol brasileiro nos últimos anos não é mais o mesmo daqueles anos dourados em que conquistou uma Copa do Brasil. Mas igual é um adversário difícil. Todo o cuidado será pouco. Falcão que fez a sua estréia em jogos oficiais do Inter neste seu retorno, saiu feliz do Beira Rio. A vitória não foi contundente, mas garantiu ao novo treinador colorado a vaga para a semifinal. Com isso, Falcão agora vai trabalhar com mais um pouco de tempo para expor suas idéias e exigir de seus jogadores um empenho ainda maior naquilo que ele pensa para o Internacional. Mas a semana começa quente. Lembra os velhos gauchões de outrora. Muita discussão, muita firula, mas os jogos saem no domingo (ou sábado...).

Quem disse que só de Ovos vive a Páscoa?

Se você está achando o preço dos ovos de chocolate meio salgado, ou quer inovar nesta Páscoa, experimente presentear seus entes queridos com bombons ou trufas. Essas delícias de chocolate podem ter os mais variados sabores. Desde os mais comuns, como chocolate ao leite e o meio amargo, até os mais sofisticados, como os recheados com licor, coco, morango, dentre outras maravilhas.Já está ficando com água na boca? E que tal preparar estes quitutes em casa? Vai ser super original e os bombons ou trufas ainda terão o seu toque pessoal. Experimente! Só não vale ir comento enquanto faz, senão não sobra nenhum para presentar no dia da Páscoa.

A tentação dos bombons
As pessoas costumam ter dificuldades da hora de derreter o chocolate. Mas é só picar o chocolate (amargo ou ao leite), colocar em uma tigela. Pegue uma tigela maior. Assim se faz o banho-maria: você coloca a tigela com o chocolate dentro maior, onde deve ser colocada água. Em seguida, as duas vão ao fogo baixo. O segredo é não deixar que a água encoste no fundo da tigela menor, e também que o encaixe dos recipientes seja perfeito, evitando o vazamento de vapor.
Mexa o chocolate com uma espátula até derreter e desligue o fogo antes que a água do banho-maria ferva. Retire o chocolate do banho-maria e tempere. Temperar o chocolate é um termo técnico que significa aquecê-lo a 42-45 graus e resfriá-lo em seguida, sem choques bruscos, até 28-30 graus.
Agora que você já sabe todos os segredos para derreter o chocolate, experimente essas receitas de bombons:
· Bombom de Uva
· Bombom de Morango
· Bombom Maria
· Bombom Beijo
· Bombom Branco
· Bombom Cake
· Bombom de Castanha de Caju
· Bombom de Cereja
· Bombom de Coco
· Bombom de Damasco e Amêndoas

A sofisticação das trufas
Prepare também trufas, que são deliciosos bombons macios e suculentos, com recheios ainda mais tentadores:
 
· Trufas de Framboesa
· Trufas de Nozes
· Trufas de Maracujá
· Trufas Dietéticas
· Trufas com Sorvete
· Trufas de Café
· Trufas de Coco
· Trufas de Chocolate com Abóbora
· Trufas de Laranjas
· Trufas de Especiarias
· Trufas Brancas
· Trufas de Chocolate

Trufas de chocolate
E para os seus bombons e trufas ficarem ainda mais irresistíveis confiram as dicas de embalagens que são um sonho.

Ingredientes:
- 500g de chocolate ao leite picado - 1 lata de creme de leite - 1 colher de sopa de glucose de milho - 3 colheres de sopa de manteiga - 1 colher de café de essência (qualquer sabor)

Modo de preparo:
Leve ao fogo o creme de leite, a glicose e a manteiga. Mexa bem. Tire do fogo e acrescente o chocolate ao leite picado e a essência. Mexa muito bem e deixe esfriar na geladeira ou freezer (no caso do freezer é melhor em recipiente fechado). Depois da massa fria, preferencialmente no dia seguinte, faça bolinhas como desejar e leve novamente para gelar (cerca de 3 a 4 horas). Para a cobertura, usa-se cerca de 300g de chocolate chocolate meio amargo. Derrete o chocolate em banho-maria ou no microondas, esfria em água gelada e banha-se as bolinhas feitas com a massa da trufa. Com o chocolate ainda "brilhando" decora-se a trufa com pedaços de cereja, com castanhas ou amêndoas trituradas, ou invente seu modo! Para usar o chocolate em pó ou açúcar de confeiteiro, espere o chocolate da casquinha endurecer.


Como fazer ovos de páscoa caseiro passo a passo
A páscoa é uma data de extrema importância no mundo todo, pois para quem não sabe a páscoa é uma comemoração cristã sobre a ressurreição de Jesus o Cristo, então se você pensa na páscoa só como uma data para se comer chocolate está esquecendo de uma pessoa muito especial, então nada melhor que fazer uma homenagem no dia, uma oração ou pelo menos lembrar dele.
Ultimamente o preço dos ovos de páscoa estão subindo então muitas pessoas estão optando por fazer seus próprios ovos, então nós do Blog Dicas iremos mostrar a vocês como fazer ovos de páscoa caseiro passo a passo sem dúvida se você fizer corretamente pode ficar muito delicioso assim como um ovo da Cacau Show, confira a seguir.
Esse ovo da páscoa que iremos ensinar você a preparar é muito saboroso e se você fizer do modo que está abaixo sem dúvida será melhor que vários que são vendidos por aí, lembrando que você deve ver a quantidade de acordo de quantos ovos irá fazer.

Ingredientes:
Chocolate meio amargo
Forma de ovo de páscoa
Pedaços de chocolate branco
Tabela de conversão de medidas

Modo de Preparo:
Coloque pedaços de chocolate meio amargo em uma tigela e coloque no microondas por 30 segundos, (se não ficar derretido, pode colocar a mais tempo), caso não tenha microondas, derreta em uma panela no fogão por volta de 20 minutos, até ficar cremoso.
Enquanto isso você pega a forma e o chocolate branco.
Quando acabar, bote o chocolate derretido na forma e coloque os pedaços de chocolate branco pelo meio, por baixo e por cima e coloque a outra parte da forma do ovo e depois coloque na geladeira até o dia seguinte.
Depois, pegue o ovo e abra (se não conseguir abrir não arrisque de quebrar ovo, coloque água na forma com o ovo dentro antes de tirar).
Depois que abrir, pegue uma faca afiada e corte em forma de ovo de páscoa normal.
Depois é só comprar o papel para embrulhar e pronto

Google faz homenagem a Monteiro Lobato

Para comemorar o 129º Aniversário de Monteiro Lobato, o Google preparou um Doodle especial para este dia, a imagem traz uma imagem com os dois personagens mais carismáticos criados por Monteiro Lobato, o boneco de sabugo de milho Visconde de Sabugosa e Emília, a boneca de pano. José Bento Renato Monteiro Lobato, mais conhecido apenas por Monteiro Lobato, nasceu em Taubaté no dia 18 de abril. Monteiro Lobato foi um dos mais influentes escritores brasileiros do século XX. Foi um importante editor de livros inéditos e autor de importantes traduções. Seguido a seu precursor Figueiredo Pimentel (“Contos da Carochinha”) da literatura infantil brasileira, ficou popularmente conhecido pelo conjunto educativo de sua obra de livros infantis, que constitui aproximadamente a metade da sua produção literária. A outra metade, consistindo de contos (geralmente sobre temas brasileiros), artigos, críticas, crônicas, prefácios, cartas, um livro sobre a importância do petróleo e do ferro, e um único romance, O Presidente Negro, o qual não alcançou a mesma popularidade que suas obras para crianças, que entre as mais famosas destaca-se Reinações de Narizinho (1931), Caçadas de Pedrinho (1933) e O Picapau Amarelo (1939).

Televisão

A Fazenda IV
A funkeira Suellem Rocha, conhecida como "Mulher Pêra", é uma das famosas a integrar o elenco da quarta temporada do reality show "A Fazenda", da Record. Ela foi procurada pela emissora para participar das edições anteriores, mas não aceitou a proposta por compromissos profissionais, entre eles a tentativa de seguir carreira política. Após muito tempo de assédio por parte da Record, Suellem decidiu encarar o desafio e assinou contrato para participar da próxima temporada do reality, prevista para estrear em junho. Além dela, Cristina Mortágua e Raquel Pacheco, a Bruna Surfistinha, seguem em fortes negociações para integrarem o time de confinados do programa.

Amor e Revolução
A novela estreou com um ibope elevado e assim como a audiência surgiram dores de cabeça para o autor Tiago Santiago. Depois de um abaixo-assinado proposto por um grupo de militares contra a nova novela do SBT alegando que a trama não está retratando a realidade do período militar, o autor teve outra dor de cabeça. O consagrado ator Reinaldo Gonzaga, que interpreta o General Lobo Guerra e atuou em novelas da Globo, Record e Band, se recusou a gravar uma cena do roteiro e causou um mal estar com o autor e também com os outros atores do elenco. A cena não foi divulgada e muito menos os motivos que levaram o artista a agir dessa maneira. Após a recusa, o ator terá seu papel encurtado e seu personagem ficará 'de lado'.
Insensato Coração
No ar como a presidiária malvada Araci, em 'Insensato Coração', a atriz Cristiana Oliveira passou mal durante as gravações do folhetim. A artista se sentiu mal na última quarta (13), em Santo Cristo, Zona Norte do Rio de Janeiro. Ainda segundo a coluna, o motivo teria sido o forte calor que fez na cidade carioca. Atendida, Oliveira afirmou que foi apenas um susto e que teve uma queda de pressão em função do calor. Vale lembrar que a atriz engordou 15 quilos para o papel e teve seu corpo modificado completamente.

Filme de temática gay, "Estamos juntos", estreia a 17 de Junho

O filme de Toni Venturi conta com o galã Cauã Reymond no papel de DJ gay e até rola um beijo com outro homem na tela. A história centra-se em Carmem, um médica interpretada por Leandra Leal que vive uma vida feliz na grande São Paulo longe das amarras da cidadezinha do interior onde nasceu e sempre com o apoio do seu amigo DJ interpretado por Cauã Reymond. Mas quando Carmem descobre que tem uma doença grave decide que quer viver mais, muito mais. Nesse processo apaixona-se por Juan (argentino Nazareno Casero), e o seu amigo DJ também gosta muito de Juan competindo pela sua atenção.
E porque Carmem está numa de viver a vida ao máximo também mantém um relacionamento com o misterioso Lee Thalor. Mas Carmem vai descobrir que juntar estas diferentes facetas da sua vida vai ser mais destruidor do que esperava. No elenco temos também Dira Paes e Débora Duboc.

Cinema nacional recebeu R$ 165 milhões do BNDES em 5 anos

Os desembolsos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para o setor cinematográfico brasileiro nos últimos cinco anos somam mais de R$ 165 milhões, segundo a gerente do Departamento de Cultura, Entretenimento e Turismo do banco (Decult), Patrícia Vieira. O banco cobre todos os elos da cadeia cinematográfica, desde a produção até a exibição. O BNDES apoia o cinema nacional desde 1995 por meio do Edital de Cinema. No ano seguinte, criou um departamento específico para setores da economia da cultura, mudando o enfoque. “Deixou-se um pouco de lado a lógica do patrocínio para um apoio focado no desenvolvimento das cadeias produtivas da economia da cultura”, explicou a gerente. Um dos objetivos do Decult é a criação de instrumentos financeiros para o setor audiovisual. Além da linha de empréstimos normal, existem instrumentos de renda variável por meio do aporte direto às empresas e de participações acionárias pela subsidiária BNDES Participações (BNDESPar) e, também, por meio dos fundos de investimentos (Funcines). Outro mecanismo são os recursos não reembolsáveis para o setor.
Em 2007, o banco criou o Programa para o Desenvolvimento da Economia da Cultura (Procult) que, até novembro de 2009, era dedicado exclusivamente à cadeia produtiva do audiovisual. A partir dessa data, o programa se expandiu para diferentes segmentos da economia da cultura. O Procult abrange todos os segmentos relacionados ao cinema, como salas exibidoras, distribuição, produção audiovisual e empresas prestadoras de serviços e de infraestrutura.
Em parceria com a Agência Nacional do Cinema (Ancine), o banco estruturou em 2010 o programa Cinema Perto de Você.

Seduc debate concepção pedagógica com CRE's

No encontro realizado na sexta-feira (15) pelo Departamento Pedagógico (DP) da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) com coordenadores pedagógicos e das 30 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), no turno da tarde houve debates sobre os eixos de governo e concepção pedagógica e os referenciais teóricos propostos pela Seduc, além de informes gerais do DP.

Eixos e ação
Os trabalhos da tarde foram retomados com debate sobre os eixos norteadores da ação da Seduc nesta gestão. São seis prioridades:
- garantia de uma educação de qualidade social, o que inclui reestruturação curricular, convênios com governo federal visando à formação de educadores, qualificação do ambiente das escolas
- democratização da educação, incluindo realização da Conferência Estadual da Educação e construção do Plano Estadual de Educação, eleição direta de diretores e formação para conselheiros escolares
- valorização dos trabalhadores em educação e relação de respeito e diálogo com o CPERS/Sindicato, melhoria e modernização das condições de trabalho, garantia da formação continuada em serviço e realização de concurso público ainda em 2011
- qualificação dos espaços físicos, segurança nas escolas e criação de políticas que valorizem o esporte
- acesso da comunidade escolar à tecnologia e à cultura, com qualificação e acesso aos ambientes informatizados
- acesso e suporte à permanência e à qualificação do Ensino Médio.

O DP propõe basicamente três grandes programas a serem desenvolvidos: divulgação das Boas Práticas Educativas, qualificação de relacionamentos e processos e formação interativo-reflexiva.
A próxima reunião do DP com coordenadores pedagógicos das CREs será realizada no dia 26. No encontro serão apresentadas e detalhadas as etapas de implantação do Programa de Progressão Continuada na alfabetização e Letramento dos alunos do 1º ao 3º anos de Ensino Fundamental, proposta apresentada em âmbito estadual pelo diretor pedagógico da Seduc, Sílvio Rocha, durante a interiorização do Governo do Estado no município de Lagoão no dia de hoje (15).

Escola Aberta
Em dezembro de 2010, foi encerrado o período de convênio para desenvolvimento do programa em 130 escolas estaduais. De acordo com informe da coordenadora da Divisão de Programas e Projetos Especiais da Seduc, o programa está sendo reestruturado e a continuidade será efetivada a partir de convênio firmado com os Círculos de Pais e Mestres das escolas, atendendo à legislação que regulamenta o programa.

Alimentação Escolar
Estruturação do trabalho. Destaque para a adequação à nova legislação, com iniciativas referentes à montagem do cardápio regionalizado e aquisição de produtos da agricultura familiar.

MEC divulga lista dos cursos que participarão do ENADE em 2011

Portaria do Ministério da Educação publicada no Diário Oficial na edição de segunda-feira (18) informa que a prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) deste ano será aplicada no dia 6 de novembro, às 13h (horário de Brasília). As inscrições começarão no dia 18 de julho e vão até o dia 19 de agosto. Serão avaliados estudantes dos cursos de arquitetura e urbanismo, engenharia, biologia, ciências sociais, computação, filosofia, física, geografia, história, letras, matemática, química, pedagogia, educação física, artes visuais e música. Alunos de cursos de tecnólogo em alimentos, construção de edifícios, automação industrial, gestão da produção industrial, manutenção industrial, processos químicos, fabricação mecânica, análise e desenvolvimento de sistemas, redes de computadores e saneamento ambiental também deverão fazer as provas. De acordo com a portaria, estão dispensados do Enade 2011 os estudantes dos cursos listados que colarem grau até o dia 31 de agosto deste ano ou que estiverem matriculados e cursando atividades curriculares fora do Brasil na data do exame. Quem estuda outro curso que não está relacionado na portaria do ministério não precisará fazer o Enade.

Prova do Enade será no dia 6 de novembro, informa portaria do MEC

Portaria do Ministério da Educação publicada no Diário Oficial na edição de segunda-feira (18) informa que a prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) deste ano será aplicada no dia 6 de novembro, às 13h (horário de Brasília). As inscrições começarão no dia 18 de julho e vão até o dia 19 de agosto. Serão avaliados estudantes dos cursos de arquitetura e urbanismo, engenharia, biologia, ciências sociais, computação, filosofia, física, geografia, história, letras, matemática, química, pedagogia, educação física, artes visuais e música. Alunos de cursos de tecnólogo em alimentos, construção de edifícios, automação industrial, gestão da produção industrial, manutenção industrial, processos químicos, fabricação mecânica, análise e desenvolvimento de sistemas, redes de computadores e saneamento ambiental também deverão fazer as provas. De acordo com a portaria, estão dispensados do Enade 2011 os estudantes dos cursos listados que colarem grau até o dia 31 de agosto deste ano ou que estiverem matriculados e cursando atividades curriculares fora do Brasil na data do exame. Quem estuda outro curso que não está relacionado na portaria do ministério não precisará fazer o Enade.

Brasil perde dinheiro com exportação agrícola, aponta Ipea

Um estudo divulgado na quarta, dia 13, pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), indica que o Brasil tem perdido dinheiro ao exportar produtos agrícolas de baixo valor agregado.
Ao avaliar a relação comercial do Brasil com a China, Índia e Rússia, o Ipea constatou que as vendas externas estão concentradas em commodities agrícolas. O país é competitivo na produção agrícola, com saldo na balança comercial, mas esse tipo de comercialização tem o lado negativo.
– O problema está no médio e longo prazo. Você estrutura essa primarização da pauta comum à necessidade de você ter uma estrutura diversificada. Não só da sua pauta exportadora, mas, principalmente, da sua estrutura interna produtiva – afirma André Calixtre, técnico de Planejamento e Pesquisa do Ipea.
Outro estudo do Ipea, ainda em fase de elaboração, vai apontar quanto o Brasil deixa de ganhar por exportar produtos agrícolas em detrimento dos industrializados. A viagem da presidente Dilma com empresários brasileiros à China tem esse objetivo: conseguir a abertura do mercado chinês para produtos brasileiros com maior valor agregado.
A China é o principal destino das vendas externas brasileiras, representando 15% do total das exportações do país.

Brasileiros terão vacina contra dengue antes de vencer problema de saneamento básico, prevê secretário

Cientistas esperam que a população brasileira possa, daqui a cinco anos, ser imunizada contra os quatro tipos de vírus da dengue. O prazo para resolver o problema epidemiológico é bem inferior ao tempo de que o país precisa para universalizar o saneamento básico, apontado como uma das causas para a prevalência da dengue. Segundo o governo federal, apenas em 2030, todos os brasileiros terão água encanada e rede coletora de esgoto em suas casas.
– Um dos problemas da dengue e outras doenças negligenciadas é que elas cresceram onde não há infraestrutura adequada. As pessoas têm que armazenar água, as prefeituras não conseguem recolher o lixo. Isso vai levar anos, talvez décadas para que a gente consiga resolver completamente – afirma o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa.
– Muitas dessas doenças negligenciadas são de pessoas negligenciadas – assinala Barbosa, ao lembrar da incidência de tuberculose, hanseníase e de doenças parasitárias entre as pessoas que vivem em domicílios com pouco espaço e muitos moradores.
– São pessoas que vivem em condições insalubres – acrescenta, ao dizer que o tratamento médico gratuito não é suficiente para melhorar a vida das pessoas.
Na avaliação do secretário, a situação social torna a pesquisa em saúde ainda mais importante. Barbosa lembra que a pesquisa pode oferecer boas ferramentas de prevenção e controle de doenças.
– Quando olhamos o panorama de doenças tropicais negligenciadas, as que persistem são aquelas em que as ferramentas disponíveis não são as melhores. E, por isso, o desenvolvimento científico e tecnológico é muito importante.
– O desafio é desenvolver estratégias capazes de aumentar o acesso à saúde. Para isso, a gente também precisa de pesquisa operacional para ver qual a melhor estratégia para ver a maneira daquela população ser alcançada.
Um quarto da pesquisa científica feita no Brasil é na área de saúde, o que torna o país referência mundial.
– Temos desde pesquisas para buscar a modificação genética do mosquito da dengue até pesquisa para infectá-lo com um microrganismo que não faz mal para as pessoas e reduz a capacidade dele de se infestar com vírus da dengue – diz o secretário de Vigilância em Saúde.
Segundo Barbosa, o país faz pesquisa básica, desenvolve ferramentas para atendimento à população, cria kits de diagnóstico, produz novos medicamentos e participa de testes e pesquisas operacionais para avaliar e implementar estratégias de imunização.
– O Brasil tem um papel importante no campo da pesquisa de doenças tropicais. O país está procurando desenvolver sua vacina e está ajudando a testar a vacina que não é produzida aqui, mas, seguramente, será muito útil para o programa brasileiro de controle da dengue – atesta Barbosa.
A pesquisa mais adiantada envolve o Núcleo de Doenças Infectocontagiosas da Universidade Federal do Espírito Santo, que participa dos testes clínicos de uma vacina desenvolvida pelo laboratório francês Sanofi Pasteur em 11 países tropicais. Além dessa pesquisa, o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos Bio-Manguinhos, ligado à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro; e o Instituto Butantan, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, trabalham na produção de vacinas em parceria com laboratórios internacionais.

Campanha do Detran/RS pede atenção dos motoristas no feriado de Páscoa

Veiculação de 3 mil inserções de spots, desde ontem, em cerca de 120 emissoras da Capital, do Interior e comunitárias envolvidas e distribuição de 172 mil volantes em 20 praças de pedágio cobrindo todo o Estado. Todo esse esforço do Governo do Estado e do Detran/RS se resume a alertar os condutores que estarão circulando nas rodovias neste feriadão de Páscoa com a mensagem de que, com cuidados básicos, é possível preservar a vida e a integridade de toda a família.
O material a ser entregue nos pedágios no próximo dia 20, a partir das 17h, enfatiza a necessidade concentrada de atenção do condutor na estrada, respeitando os limites de velocidade e deixando o celular desligado ou fora do alcance. Sem esquecer também de, antes de dar a partida, evitar ingerir bebidas alcoólicas e conferir se todos os ocupantes do veículo estão usando cinto de segurança. Atitudes que podem salvar vidas.
Com essas e outras medidas, a expectativa do Detran/RS é reduzir as tragédias anunciadas dos feriadões, tal como ocorreu no último Carnaval, quando o número de vítimas foi reduzido em 30% em relação a 2010.

Chefe do Legislativo comemora o Dia do Idioma Espanhol

O vereador Ronnie Mello (PP), presidente da Câmara Municipal, esteve presente no sábado (16), na Escola Municipal de Ensino Fundamental localizada no CAIC, participando de evento comemorativo ao “Dia do Idioma Espanhol”. No Estado do RS, a escola foi pioneira na participação do Projeto Escolas Interculturais Bilingues de Fronteira, criado em 2005 para fomentar o uso dos idiomas espanhol no Brasil e português na Argentina.
Pelo projeto, em Uruguaiana, é feito o intercâmbio docente com a Escola 667 “Vicente Eladio Verón”, de Paso de Los Libres e são desenvolvidas atividades sistemáticas de bilinguismo e interculturalidade em todas as séries do ensino fundamental. Neste ano, foi também realizado exposição de trabalhos, apresentações artísticas e o lançamento de um blog do projeto para que alunos dos dois países interajam através de temas propostos. O presidente da Câmara destacou a importância das ações desenvolvidas e afirmou o apoio da Casa ao projeto.

Corte de R$ 1,5 milhão ameaça trabalho da PRF na fronteira gaúcha

A tesourada que o governo federal determinou em despesas com diárias, passagens e locomoção, há cerca de um mês, está tendo reflexos nas atividades da Polícia Federal (PF). Por conta da contenção de gastos, postos de fronteira da PF no Estado estão sob ameaça de fechamento. Além disso, as regras do decreto governamental estariam interferindo numa das principais características do trabalho dos federais: o sigilo.
O corte tirou R$ 1,5 bilhão do orçamento de 4,2 bilhões previsto para o Ministério da Justiça, pasta à qual a PF está subordinada. Logo que a medida foi anunciada, postos da PF na fronteira chegaram a ser fechados, pois o deslocamento de agentes lotados em outras cidades para o trabalho dependia de autorização de Brasília. Contornado o problema imediato, agora o foco é mesmo falta de dinheiro.

Os cortes
Em reunião na quinta-feira com líderes regionais, em Porto Alegre, o superintendente da PF, Ildo Gasparetto, afirmou que por enquanto haverá uma redução de pessoal na Fronteira e que as operações estarão mantidas até o final de abril. — Vamos manter apenas um agente e, os demais, de prontidão, caso seja necessário. Hoje, teremos reunião com representantes do Pronasci e vamos negociar recursos.
A possibilidade de fechamento dos postos de Porto Mauá e Porto Xavier, municípios que fazem divisa com a Argentina, preocupa as autoridades locais. Atualmente, cada posto conta com dois agentes, que se deslocam de Santo Ângelo para as duas cidades, recebendo diárias pelo serviço.
No ano passado, a mesma situação foi vivida pelos dois municípios. Em julho, após muita negociação, o governo federal prometeu manter as operações pelo menos até o final do ano. Agora, os municípios buscam uma solução definitiva.

Aduana projeta movimento anual, pela primeira vez acima de R$ 1 bilhão

Em meio a protesto de caminhoneiros, em razão das filas que passaram a acontecer no lado argentino da Aduana de Dionísio Cerqueira, a Receita Federal divulgou os dados do movimento da Aduana, e com base na média dos três primeiros meses de 2011, pela primeira vez na história do porto seco cerqueirense, o movimento anual poderá ultrapassar a casa do R$ 1 bilhão. As filas no lado argentino acontecem, basicamente, em função do próprio aumento no movimento de cargas e à ótima safra da cebola no país vizinho, boa parte dela exportada para o Brasil. O protesto dos caminhoneiros é porque não há um local para os caminhões ficarem enquanto aguardam o acesso à Aduana, ficando enfileirados no acostamento. O problema é que as filas são longas e não há infraestrutura de apoio aos motoristas, que não têm um local para fazer suas necessidades, além da carga, e dos próprios motoristas, ficarem vulneráveis a roubos e a outros fatores. Voltando ao movimento, em março deste ano, a corrente financeira (importações mais exportações), somou US$ 59.207.975,00 (cerca de R$ 100 milhões). O crescimento foi de 23,142% em relação a fevereiro de 2010, que somou US$ 48,080 milhões.O total acumulado de 2011 soma US$ 153.392.672,00 (cerca de R$ 260 milhões), valor 29,408% maior que o valor do mesmo período de 2010, que somou US$ 118.533.809,00. Mantendo-se esta média, o movimento total de 2011 ficaria na casa de US$ 613 milhões (cerca de R$ 1,042 bilhão). O valor seria 5,035% maior que os US$ 583,6 milhões de 2010, e pela primeira vez na história da Aduana, ultrapassaria a casa dos R$ 1 bilhão. Quanto ao volume de cargas, em março deste ano, 2.001 caminhões passaram pela Aduana. Em fevereiro, o total foi de 1,671 caminhões. Foi a primeira vez na história da Aduana que o volume mensal de cargas ultrapassou a dois mil caminhões. De janeiro a março deste ano, 5.310 caminhões passaram pela Aduana, o equivalente a 7,359% maior que o total dos três primeiros meses de 2010, que foi de 4.946 caminhõesMantendo-se a atual média, ao final de 2011, cerca de 21.240 carretas teriam passado pelo porto seco. Quanto aos papéis de importação e exportação, em março foram 1.866 documentos. Em fevereiro, haviam sido 1.557 papéis. O total acumulado de 2011 é de 4.937 documentos, 12,562% a mais que o total do mesmo período de 2010, que foi de 4.386 documentos desembaraçados pela Receita Federal local. Mantendo-se esta média, ao final de 2011, a Receita Federal teria desembaraçado 19.747 documentos pela Aduana cerqueirense.

Uruguaiana e Paso de Los Libres firmarão acordos para funcionamento da Cotecar

Autoridades e lideranças brasileiras e argentinas do transporte rodoviário de cargas compareceram à sede do 7º Esquadrão de Paso de Los Libres para reunião bilateral entre Argentina / Brasil, dos representantes dos organismos da área de controle integrado Paso de Los Libres – Uruguaiana.
O coordenador local da Secretaria do Interior, Raul Rolando Rivero, comandou a mesa dos trabalhos que teve como temas discutidos: a resolução que será aplicada nos trabalhos da Cotecar; propostas técnicas de fronteiras e a formação da comissão técnica para a regulamentação do funcionamento da Cotecar, no qual a ABTI estará inserida.
Esta importante participação da ABTI na comissão de projeção de regras do funcionamento da Cotecar servirá para que sejam determinados acordos e regulamentações que entrarão em vigência após serem finalizadas as obras no Terminal de Cargas.
Estiveram presentes na reunião Adm. Javier Bach da AFIPI, Gal. Sergio Claria do 7º Esquadrão de P. de Los Libres, Carlos Miguel da Seção da Ponte Internacional, Dr. Cristian Alarcon, Tomas Legarreta da Unidade Sanitária, Del. Jorge Hergessel e Del. Gabriela Becker da Receita Federal; Flavio Gallucci da empresa Transtec; Dr. Miguel Arias do SENASA; Flavio Evaristo e Jorge Silva da EADISUL; Jorge Frizzo do Sindimercosul; José Carlos Becker, José Mario, Paulo Silveira, Luis Garcia, Dr. Tadeu Campello da ABTI; Brenno da Luz do Sdaergs e Gladys Vinci da Cootranscau.

PPA: Regiões da Campanha e Fronteira Oeste registram maior público do Participativo

Antiga sede do Colégio Marista Santanense,
hoje sede da Unipampa em Santana do Livramento
Com o auditório completamente lotado, além de outras quatro salas improvisadas para acomodar os participantes, ocorreu no sábado (16), na sede da Unipampa de Santana do Livramento, o debate do PPA Participativo das regiões da Campanha e Fronteira Oeste, reunindo um total de 628 pessoas. Entre as propostas apresentadas em pronunciamentos, houve a solicitação da criação de um hospital regional. Foram amplamente citadas também questões relacionadas à habitação e agricultura familiar. O vice-governador Beto Grill avaliou que é necessário acelerar o processo de desenvolvimento do Estado e disse ter plena certeza de que o PPA neste Governo vai ser eficiente. "Existe uma mudança completa do nosso setor produtivo, empresarial e estamos também com outra visão das universidades. Com equilíbrio e com participação, vamos construir uma região melhor de se viver", acrescentou Beto Grill. O secretário de Planejamento, Gestão e Participação Cidadã, João Motta, lembrou que, de acordo com os números do último orçamento, o Rio Grande do Sul é o Estado que menos investe em saúde no Brasil. "O PPA é para o Governo do Estado a possibilidade de recolocar o RS entre os principais investidores do País em políticas públicas. Para nós, o Plano Plurianual não é uma peça de ficção, e sim a base do orçamento, e nós temos como meta alcançar um grande número destas demandas", afirmou Motta.
O presidente do Corede da Campanha, João Sérgio Machado, disse sentir-se prestigiado em contribuir com propostas para o desenvolvimento da região. O presidente do Corede Fronteira Oeste, Hugo Marques Chimenes, lembrou que os Conselhos tem sido parceiros desde a criação do Orçamento Participativo e de todos os governos para mobilização e proposição. "Desta parceria podemos citar a criação da Unipampa, que foi o sonho do passado e hoje é uma realidade", concluiu Chimenes.
Entre as prioridades citadas nas 22 manifestações, além da do pedido da construção de um hospital regional, também foram destacas durante o seminário:

- Políticas de Segurança Pública e Habitação;
- Revitalização da UERGS, com a nomeação de professores por concurso público ou emergencial;
- Criação de cursos técnicos estaduais;
- Políticas Públicas para as mulheres, com atendimento à mulheres camponesas;
- Infra estrutura na área da de produção, principalmente na RS 176 e RS 566;
- Políticas públicas para a cultura;
- Investimentos na agricultura familiar;
- Manutenção da rede de distribuição de água estatal, sem privatização;
- Centro de Referência para dependentes químicos, idosos e deficientes;
- Inclusão de tradutor intérprete nas universidades;
- Inclusão digital.

Caravana do CDES-RS
O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES-RS) realiza, paralelamente aos seminários do PPA, as Caravanas do CDES pelas regiões do interior. Assessores do Conselho entregam formulários para recolher sugestões da população. O Secretário Executivo do CDES, Marcelo Danéris, elogiou o trabalho da
secretária Adjunta, Mari Machado, que auxiliou na coordenação da mobilização regional. Ainda participaram da mesa de abertura do evento a reitora da Unipampa, Maria Beatriz Luce, o prefeito de Santana do Livramento, Wainer Machado, e a secretária do Meio Ambiente, Jussara Cony.

Conselho do PPA
Durante o seminário de Santana do Livramento, foram definidos os conselheiros da região para o Conselho do PPA. Pelo Corede da Campanha, foram indicados Eduardo Leitão (titular), e Paulo Agostinho (suplente), e eleitos João Couto (titular) e Marilei Garcez (suplente). Pela Fronteira Oeste, o Corede indicou Léo Augusto (titular) e Jorge Luis (suplente), e foram eleitos pela plenária Sergio Soares (titular) e Dagberto Reis (suplente).

Diretório Municipal do PP realiza encontro em Uruguaiana

Frederico Antunes com os vereadores do partido em
Uruguaiana, prestigiado pelos presidentes da ABTI e CDL
A Executiva Municipal do Partido Progressista em Uruguaiana realizou reunião de trabalho no último sábado. O Plenário da Câmara Municipal recebeu dezenas de filiados e convidados, na reunião de mobilização que serviu para debater a atuação do PP na cidade. Durante o evento, foi organizada a convenção municipal e realizada novas filiações. Na abertura do evento, o presidente Filinto Repiso e Silva agradeceu a presença de todos e disse que aquele momento era de reflexão, visando o sucesso do Partido nos próximos anos.
O vice-presidente da Assembléia Legislativa, Deputado Frederico Antunes participou do evento. Além dele, estiveram presentes os vereadores Adalberto Silva e Ronnie Mello. O deputado enfatizou que o Partido cresceu muito nos últimos anos e para que haja um crescimento ainda maior é preciso a integração e dedicação de todos os progressistas. Na reunião, os presentes explanaram sobre as próximas eleições municipais, dizendo que está na hora do PP apresentar seu candidato a Prefeitura de Uruguaiana. O nome de Frederico Antunes, mais uma vez foi cogitado. No entanto, o deputado não confirmou ser candidato. Ele disse que há muito que se discutir e avaliar. As eleições que definirão a nova presidência do Partido acontecem no dia 21 de maio.

Painel

Insatisfeito
Um leitor e “blogueiro” do CIDADE não se conforma com a tal de “rivalidade” entre os clubes de nossa cidade. Além de se mostrar irritado com essa “estória”, desancou críticas afirmando que Uruguaiana não é Buenos Aires. Que somos uma cidade com apenas 120 mil habitantes. Adiante pergunta: como manter três clubes assim? Ele mesmo responde: está na hora de união e de se fazer um time só que represente (e bem) Uruguaiana. Tá no blog. Confira. E tá certo.

Fogo
Tá pegando fogo essa briga entre o Executivo e o INCAR. Parece que a cada mexida no caldo, metem mais gasolina na fogueira. A última foi a declaração do médico responsável pelo Instituto, na CPI da Saúde. Quando este começou a falar, tremeram os alicerces do paço municipal que seus habitantes pensaram em tsunami. E dizem que ele não falou tudo.

Fogo II
No seu depoimento à CPI da Saúde, o medico responsável pelo INCAR distribui críticas à tudo e a todos. Preservou seus colegas de profissão. O resto foi fuzilado pela metralhadora meticulosamente armada para “defenestrar” o serviço prestado à saúde em Uruguaiana. Além disso tudo, não satisfeito, deu nome aos bois.

Curiosidade
De toda essa celeuma da saúde de Uruguaiana, que se estende há mais de um mes, de forma pública, a única dúvida da população é saber quem está de que lado. Sabe-se que a briga é entre o Executivo e o INCAR. Mas tem gente que antes era de um lado, e hoje, está em outro. E vice-versa. Dizem as más línguas que tem gente que não era de nenhum lado mas está na briga aproveitando o momento.

Secreto
Muita gente ainda não esqueceu a manifestação pública, em debate acontecido em veículo de comunicação muito ouvido, na qual se dizia que “existem segredos de fatos graves que aconteceram na Santa Casa, que uma vez tornados públicos, abalariam estruturas a credibilidade da Instituição. Agora que está acontecendo a CPI da Saúde, bem que os edis poderiam tentar descobrir que fatos secretos e graves são esses?

Páscoa
Incontáveis torcedores do GRÊMIO, que se reúnem no BAR DO ALEMÃO sempre que o seu time joga, denominado "BORRACHOS DE URUGUAIANA", fez a doação de cestas de páscoa para as crianças do programa COAS - Auxílio das famílias com Pessoas Soro Positivo. O gesto, elogiável, serve de exemplo para outras ações desse tipo. Existem centenas de Instituições que abrigam ações de apoio aos necessitados, que precisam de ajuda. Basta ter vontade. E todos ficam mais felizes.

CDL 12 HS
Rudson Borges estará presente o próximo CDL 12 HORAS, programado para a quarta-feira, 27, na próxima semana. Rudson está entre os palestrantes “trinta mais do Brasil”, e seu tema será “TRANSCENDENDO LIMITES”.

Lions
No próximo 29 de abril, no salão nobre do Colégio Marista Santana, acontece a 49ª Convenção do Distrito LD-4 do Lions Internacional, governado por José Sbicigo.

Na cabeça
“São Custódio” 12 x 4 Santa Catarina. Nem a Santa, nem o vice-campeonato mantiveram Marielly Abad a frente da sexagenária.

Reprodutores
A Cabanha Umbu já está anunciando suas “Vendas Diretas”, que acontecerão no próximo 15 de maio, no encerramento da Expo-outono de Uruguaiana. Neste ano a Umbu volta a ofertar ventres Angus e Brangus em condições de receber serviço já neste outono. Animais, valores e regulamentos a partir de 3 de maio, no site umbu.com.br.

Sinuelo
O Conselho de Vaqueanos do Sinuelo do Pago está abrindo processo para escolha da nova (ou velha) patronagem. A eleição será em 7 de maio próximo, e o prazo para inscrições de chapas vai até o dia 30 de abril.

Tafetá
No meio da rua tinha um asfalto. No meio da rua tem um buraco. Dentro do buraco tem pedregulho. Fazendo o asfalto tem incompetência, demagogia, desperdício, safadeza, descaramento, mentira....

Rouxinol fortalecido
A goleada foi tão grande no escore da Eleição nos Verdes que “tonteou” um bando de passarinhos eleitores da “Dilma do Samba” que se achavam com o papinho cheio de alpiste, digo, votos, e venceriam. Na hora da apuração, começaram a murchar topetes e caírem biquinhos de muitos que parecia até um Tsunami esverdeado no Palácio do Samba. Agora tá provado: A Santinha não ajudou a ex-presidenta. Amémmmm! (Amaro do Pandeiro).

Não dou, não dou, não dou!
Mesmo com Edital proclamado na imprensa e afixado na parede da Sede mandando dar posse até 30 minutos após a apuração, e com vencedor “IN CONTEST”, a ex-Dama do Samba bradou: NÃO DOU POSSE, NÃO DOU POSSE, NÃO DOU POSSE! Rei Jajá votou e ajudou eleger São Custódio – O SALVADOR - e ordenava que se levasse a sério o Edital e empossasse o “Santo Salvador” da Verdosa da presidente Vargas. O que se sabe é que ele já fez sua parte e agora só torcedor será. Eu falei, Será! Será? (AP)

Prestigio Ritmado
A Bateria Galáctica mostrou ser ritmada até nos momentos da vida cotidiana da Escola pois estava lá, muito bem representada, levando apóio ao presidente Custódio com uma faixa enorme com dizeres: Com Custódio e Galáctica, dá Samba! Prestigio é pra quem faz por merecer. Dizem os Galácticos na sua maioria, que ficaram QUASE PELADOS por dois anos, pois na gestão Marielly as fantasias, como em 2010 e 2011, não vieram na totalidade nem pra um chá. (AP).

Abandono
Porque teriam os marujos abandonado o barco da presidente Marielly? Com apenas 4 votos a favor, é de afirmar-se que realmente quem ganhou (e perdeu no desempate no quarto quesito), foi realmente a família Rouxinóis com seus componentes e torcida, com a bênção vinda do Céu em forma de chuva de prata pelo anjo Renan, fazendo um Rouxinol vibrante na avenida! E a pergunta que não quer calar: A Santinha aquela não ajudou? (AP).

Mulher ao celular provoca acidente na Domingos de Almeida

O uso indevido do aparelho celular no trânsito provocou um acidente de trânsito agora há pouco em Uruguaiana. O fato aconteceu na Rua Domingos de Almeida, esquina com Dr. Maia. A professora Josiele, ao falar ao celular, não viu que o sinal havia fechado. Ela acabou batendo num veículo que deslocava-se pela Dr. Maia. Houveram apenas danos materiais.

Policiais serão homenageados pela Câmara de Vereadores

Estará sendo realizada, hoje, às 19h, no plenário da Câmara Municipal, a sessão solene alusiva a Tiradentes – O Patrono das Polícias.
No evento, serão homenageados com a Medalha Tiradentes 2011 os senhores:
  • Guarda Municipal - Edson Eixter Marques
  • Sargento Bombeiro - Newton Nero Alves
  • Soldado Bombeiro - Rodrigo Moreira Silva
  • Tenente do Pelotão Ambiental - Moisés Gomes Goulart
  • Soldado da Base Aeropolicial - Enedir Marques
  • Inspetores de Polícia Civil - Odone Simundi Martins Júnior e Sérgio Pinto de Souza
  • Policiais Rodoviários Federais - Alex Almeida Cavalcante da Silva e Marcelo Vinícius Pereira.
Os policiais homenageados foram escolhidos pelos integrantes de cada unidade policial em eleição realizada na Câmara Municipal.

A Saúde está doente: Médicos definem realização de greve hoje a noite

Os médicos que realizam o plantão nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) na Santa Casa de Uruguaiana se reúnem logo mais, às 19h30, em assembléia para definir uma possível paralisação das atividades, em protesto ao atraso nos pagamentos. A reunião acontece na sede da Delegacia do Sindicato Médico do RS (SIMERS) - Rua Domingos de Almeida, 3.668, sala 303.De acordo com o representante do sindicato, Edson Machado, os cerca de 20 profissionais que atuam nas unidades adulta, pediátrica e cardiológica do hospital buscam também melhores condições de trabalho e a formalização do vínculo empregatício. “Os médicos lutam pelos seus direitos. Estão cansados de serem desvalorizados e culpados por problemas causados por uma má gestão na Saúde”, reforça Machado.