quinta-feira, 28 de abril de 2011

Rafael Alves troca seus eleitores por pasta no Executivo

O vereador Rafael Alves (PSDB) comunicou da tribuna da Câmara de Vereadores que estará licenciando-se do Legislativo em atendimento a convite do Prefeito para assumir a pasta de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, no Poder Executivo.
O Vereador manifestou sua satisfação em ter exercido a vereança nesses mais de dois anos, e que foram tempos de aprendizado e experiência.
Assumirá a cadeira no Parlamento o primeiro suplente do PSDB, advogado Valério Pimpão Echeverria, atualmente secretário municipal de Meio Ambiente.

Simers representa contra Felice no Ministério Público do Trabalho

O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) apresentou hoje a tarde ao Ministério Público do Trabalho, representação contra a administração da Santa Casa de Caridade, indicada pelo prefeito Sanchotene Felice em decorrência de convênio firmado entre o Executivo e a entidade mantenedora da Instituição. Segundo o diretor, Edson Prado Machado, os médicos das UTI’s estão sem receber desde fevereiro, assim como os pediatras, que hoje trabalham em obediência a uma decisão liminar da Justiça Estadual em Uruguaiana. Edson negou que os médicos da Santa Casa ganhem quase R$ 16 mil por mês, como sustenta veementemente o prefeito Felice sempre que se manifesta sobre o assunto. O Diretor ironizou dizendo que se um médico da Santa Casa ganhasse isso, estaria se transferindo urgentemente pra Uruguaiana.

Presidente do Cremers depõe na CPI da Saúde

O médico Fernando Weber Matos, presidente do Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul - Cremers, confirmou hoje a tarde, diante da CPI da Saúde, que quando da inspeção realizada na Santa Casa de Caridade de Uruguaiana, foram constatadas inúmeras irregularidades, dentre as quais os dois óbitos já denunciados pelos médicos Fábio Mota e Jorge Ribeiro. Fernando Mattos foi enfático ao dizer que o médico Fábio Mota está sendo demitido por perseguição apenas por que teve a coragem de denunciar a morte de um paciente sob seus cuidados, por falta de material médico necessário ao tratamento, cabendo as autoridades municipais, especialmente aos Vereadores e ao Ministério Público, as ações para que a situação não fique como está. Disse ainda que Uruguaiana está focada na UTI Cardiológica, no entanto, existe um problema ainda maior na UTI Pediátrica: os recém nascidos que necessitam de tratamento intensivo precisam ser transferidos para outras cidades por falta de condições adequadas para atendimento, e se não houver intervenção urgente, mais filhos de uruguaianenses morrerão.
Questionado pelo vereador situacionista Rogério de Moraes acerca da pré-existência dos problemas ora apontandos no sistema de saúde de Uruguaiana, Fernando foi enfático e declarou que nos últimos 10 anos jamais se ouviu falar em óbitos decorrentes de negligência na cidade de Uruguaiana.

Segurança
O presidente da CPI, vereador José Clemente, solicitou a Brigada Militar a garantida de segurança para a normalidade dos trabalhos da CPI, tendo esta deslocado um pequeno efetivo ao plenário da Câmara Municipal.

Delgado
Espera-se para hoje a tarde a decisão sobre o pedido de condução coercitiva do advogado Lauro Delgado até a Câmara de Vereadores a fim de que seja inquirido pela Comissão, vez que até o momento não compareceu para depor, e tampouco justificou sua ausência. Lauro Delgado é o provedor da Santa Casa de Caridade de Uruguaiana e recentemente declarou em debate com o prefeito Sanchotene Felice que o Corpo Clínico da Santa Casa detém o segredo de irregularidades graves que, se de conhecimento público, maculariam sobremaneira a instituição.