sábado, 30 de abril de 2011

Acadêmicos acusados de estupro recebem liberdade provisória

A juíza Cristina Lohmann concedeu liberdade provisória aos jovens Abelardo Pereira Neto, Tales da Silva e Tiago Leal, presos pela Polícia Civil por acusação de estupro de uma menina de 13 anos de idade. Eles conheceram a vítima durante a "Festa dos Bixos" do curso de Veterinária da Unipampa que aconteceu no Piquete dos Marques no último 17 de março. A adolescente recusou submeter-se a exame pericial, mas os acusados, em depoimento à polícia, reconheceram a ocorrência de relações sexuais com a menina.
O pedido de liberdade provisória condicional foi formulado na Defesa Prévia dos acusados, acostada aos autos no último dia 27, pelo advogado Fábio Freitas Dias, que ora os representa. Também foram juntados ao processo provas documentais e declarações de pessoas que conhecem a vítima. A partir dessas provas pré-constituídas anexada, que indiciam a inocência dos acusados, não restava ao juizo razões para sustentar a necessidade da prisão preventiva, razão pela qual a liberdade foi concedida.
Segundo o advogado Fábio Dias, "em nenhum momento os acusados confessaram que mantiveram relações sexuais com a suposta vítima. Não há nos autos do processo nenhuma peça que contenha essa palavra dos acusados, que, cabe registrar, ficaram em silêncio quando depuseram na Polícia."
A decisão foi cumprida na noite de ontem pela Penitenciária Modulada de Uruguaiana.

Postagem revisada em 2/5, às 1h02min.

"Dasapega, Dilma": Marielly se recusa a entregar as chaves do Palácio do Samba

A ex-presidente da escola de samba Os Rouxinóis, Marielly Abad, negou-se a entregar as chaves da sede da agremiação ao Colegiado, que deveria ter sido feita ontem a noite, junto com a prestação de contas da sua Gestão. Segundo o presidente eleito, Custódio Flores, Marielly disse que só entregaria as chaves na presença dos 18 membros do Colegiado. Três pessoas representariam o grupo na reunião. A festa programada para hoje a noite foi cancelada em razão da morte do médico Arthur Delgado Guglielmone, no entanto, a posse aconteceria sem grandes badalações. Diante da atitude de Marielly, Custódio tomará posse em ato simbólico na frente da Escola.

Cheque combustível foi desviado da secretaria de Saúde para pagar enfermeira

A CPI da Saúde ouviu na tarde desta sexta-feira, 29, os auxiliares de enfermagem Luísa Elaine Gutierres Jacques e Rudinei de la Porta da Rosa, que trabalharam na Clínica Renal sob intervenção do Município desde agosto de 2007. Em depoimento, eles afirmaram que trabalharam na Clínica desde a intervenção até outubro de 2009, recebendo pagamentos mensais a título de salário diretamente da Santa Casa de Caridade, porém sem qualquer registro profissional. Também não receberam direitos trabalhistas como 13º salário, férias, FGTS. De outubro de 2009 a junho de 2010, desempenharam suas funções sem perceber qualquer pagamento, até serem dispensados pela secretaria de Saúde. Luísa disse que em outubro de 2009 recebeu dois meses de salário através de cheque administrativo destinado a combustível da secretaria de Saúde, cheque este resgatado por caixa no Banco do Brasil. Ela também declarou à CPI que o ambiente de trabalho na Santa Casa de Caridade é tenso e que algumas das demissões foram motivadas por perseguição a funcionários.
Também depôs a enfermeira Marta Panciera Blanco, chefe da UTI Geral da Santa Casa e do Posto 18, localizado na Profilurb. Inquirida pela CPI, disse que faltam alguns materiais e que, segundo sabe, os pacientes têm conseguido os medicamentos que devem ser fornecidos pelo governo. Sobre o óbito ocorrido, supostamente por falta de material, tem conhecimento de que os procedimentos internos necessários foram adotados, embora não tenha sido efetivada a compra. Não tem maiores informações a prestar vez que se encontrava afastada do trabalho por licença maternidade, tendo retornado há cerca de quinze dias.
O presidente da CPI, ver. José Clemente requisitou documentos comprobatórios do que foi declarado pelos depoentes, e estará solicitando a administração do nosocômio informações sobre o cheque administrativo, recibos de pagamento, pedidos de compra de material, dentre outros documentos importantes.

Verdadeiros ratos: Copetti mostra imagens que provam a calamidade

O médico radiologista Juliano Copetti relatou em seu depoimento à CPI da Saúde no dia de ontem, a forma como fez a ampliação do serviço de radiologia da Santa Casa de Caraidade, para o qual foi contratado, falando sobre os equipamentos adquiridos e o significativo aumento do faturamento do serviço. Também relatou as péssimas condições de trabalho que encontrou, apresentando inclusive imagens que mostram ratos nas salas, além da falta de materiais básicos como papel comum para impressão de resultados, materiais específicos, aventais e outros.
Disse, ainda, que não recebeu por todos os seus serviços prestados, tendo um saldo de R$ 80.000,00 a receber, sendo esse o principal motivo de seu desinteresse na renovação do contrato com o Hospital. O radiologista recebia 30% do faturamento da unidade, a título de remuneração, com um piso de R$ 20 mil/mensais, o que fosse maior, justificando que um profissional que dobra o faturamento com o serviço que realiza não é um profissional caro.
Pelo prefeito, o médico Juliano disse que foi tratado de forma desrespeitosa e mal-intencionada, e contrapõe que seu trabalho foi feito com presteza e retidão.

Chefe da UTI Pediátrica revela altas taxas de mortalidade infantil

Na tarde da última sexta-feira, 29, depôs na CPI da Saúde o chefe e coordenador da UTI Pediátrica da Santa Casa de Caridade, médico Luiz Menegaz.
Menegaz fez revelações muito sérias sobre o atendimento pediátrico na UTI relatando a precariedade dos equipamentos e materiais, destacando o trabalho solitário realizado pelos médicos que não contam pessoal qualificado e tampouco com o apoio da administração do Hospital. Ele também revelou que as taxas de natimortos e de mortalidade infantil em Uruguaiana são elevadas e assustadoras.
Visivelmente emocionado, Menegaz relatou que é preocupante o descaso da Administração Pública municipal e da Administração do Hospital com o atendimento pediátrico em Uruguaiana. Por não permitir interferência administrativa no setor que coordena, suas solicitações sequer são respondidas, e tampouco recebe recursos para a manutenção de equipamentos ou compra de materiais.
A CPI decidiu que o médico Luiz Menegaz poderá ser convocado novamente, inclusive para acareações, se necessário.

“Pai trocínio"

Retornando de uma pequena viagem ao Chile para comprar alguns eletrônicos e vinhos, e a Buenos Aires roupas de inverno para minha esposa, filhos e claro, para mim um bom casacão ¾ super fashion, que antigamente chamavam de sobretudo, abro o estojo de meu imponente, majestoso, guerreiro, festeiro e amigo Pandeiro e antes mesmo de tê-lo em minhas mãos saudosas e impertinentes para usá-lo acompanhando alguns ritmados sambas que vertiam de meu Smartphone, ou por vezes do meu novo BlackBerry, recém adquiridos no Chile, contrastava com a curiosidade de uma anotação que eu mesmo havia deixado dentro do “castelo aveludado” onde repousa sempre meu fiel escudeiro e amigo Pandeiro. Trata-se de um assunto que há muito me incomoda, e pelas reclamações do povo que lida nestas festas de Momo, também, que é o tal de PROFISSIONALISMO no carnaval. Pois bem, vejamos os exemplos de nossas Escolas de Samba, onde quaisquer Amaros da Silva, ou da Luz, ou de Souza ou mesmo de Deus, se aproximam daquela que diz ser a “SUA” Escola pra ajudar. Aquela “pessoinha” parece ser para os Presidentes, um anjo caído do céu, e que “ELE”, a partir de então, vai solucionar todos os problemas do seu carnaval. A princípio não imagina que, além de aprender quase todas as funções que ele nunca soube fazer, lá adiante, ainda vai colocar na Justiça do Trabalho a sua própria Escola de Samba, pois se acha no direito de cobrar pelos serviços que prestou por vontade própria. Isso deve-se muito pelas atitudes desses falsos ajudantes que acabam vendo outros PSEUDOS-PROFISSIONAIS além de cobrarem por entenderem ser eles maestros nisso ou naquilo, ou ainda quando se acham insubstituíveis em todos setores do carnaval dessa Entidade. Aquele ANJO DE ARAQUE pega esses exemplos e abre um rombo no caixa da Instituição.

Outro dia, estive conversando com 3 presidentes e tratei de dar-lhes a sugestão de uma saída para angariarem altos valores em detrimento dos baixos proventos recebidos para colocarem suas Agremiações na Avenida e o sofrimento seja amenizado, e muito menos sejam comprometidos valores pessoais, ou até mesmo a perda de parte ou de tudo aquilo que é patrimônio físico e cultural do samba daquela Entidade, como imóveis, por exemplo.

Falava eu, que não era exclusividade minha a fórmula, mas que é o nicho que as Escolas de Samba do Rio de Janeiro adotaram há algum tempo e que começa a se expandir pelos carnavais do Brasil, ou seja, CARNAVAL PATROCINADO. Pega-se uma bela idéia ou um belo produto ou uma empresa em potencial, ou um Estado Brasileiro, ou... Bem, estou apenas dando dicas e não os verdadeiros segredos de como fazer, pois isto tem valor e custa caro, me perdoem os necessitados. Daí, se oferece a quem for o escolhido, uma ótima mídia em troca e tudo que um bom marketing pode fazer em retribuição a esta ou aquela empresa que venha fazer parte desse POOL de cultura, entretenimento, alegrias e muita festa. Agora: - todo cuidado é pouco! Não basta sair por aí com um papel rabiscado sem “eira nem beira” a estragar uma dessas idéias e colocar tudo a perder. Pra quem vier a fazer, lembre-se sempre: tem que ter projetos bem feitos, planejamento, credibilidade, bom trânsito empresarial e expressão dentro desse ou daquele setor envolvido. Estamos realmente falando de pessoas que tenham CONHECIMENTO DE CARNAVAL e de como se coloca na avenida uma Escola de Samba pra ganhar o Título, mas falamos em poucas palavras para não dar a entender que sabemos mais que os verdadeiros administradores do samba, caso contrário, exerçam as atribuições recebidas com cada estilo, mas que sejam coroadas de êxito para um Carnaval regido por melhores espetáculos, brilhos, repercussões, sucessos, enfim, vindo coroar e estigmatizar realmente como UM DOS MELHORES CARNAVAIS DO BRASIL, e quiçá, o Terceiro como tanta gente propaga por aí. Se não se alertarem para TEMAS PATROCINADOS, vamos estar sempre pagando o que não temos e sendo sempre: “PAI TROCINADORES”.

Até outro ensaio, Amaro do Pandeiro!