sexta-feira, 13 de maio de 2011

Cargas da Toyota, Mercedes Benz e General Motors estão presas no Porto Seco de Uruguaiana

A medida do governo para dificultar as importações de veículos no país já está surtindo efeitos, segundo informações do site do jornal argentino "El Clarín". Segundo a publicação, mais de 2.000 automóveis produzidos no país vizinho já estão parados em portos do Brasil e na aduana de Uruguaiana. Seriam ao todo, 70 caminhões carregados com veículos da empresa Toyota. Desde terça-feira, os carros que chegam ao Brasil dependem de uma licença prévia para a liberação da guia, o que, até então, era feito de forma automática. A medida pode atrasar a entrada dos produtos em até dois meses.
Oficialmente, a mudança foi feita pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior para "monitorar o fluxo de importações" do setor, de acordo com a assessoria de imprensa do órgão.
A medida, no entanto, é uma retaliação do governo brasileiro ao argentino, que dificulta a entrada dos produtos nacionais naquele mercado. De acordo com o Clarín, até o momento, as restrições do governo afetaram o envio de três montadoras para o Brasil: Toyota, General Motors e Mercedes Benz. O jornal afirma, porém, que há vários navios, com automóveis de outras marcas com instalações na Argentina, a caminho de portos no Paraná e no Rio.

Na quinta-feira, a ministra da Indústria argentina, Débora Giorgi, reagiu à notícia das travas brasileiras à importação e afirmou que o Ministério do Desenvolvimento está "atuando de forma intempestiva e sem aviso, afetando 50% do comércio bilateral".

Em nota no site do ministério da Argentina, Giorgi afirmou que que quando a Argentina decidiu fazer alterações em suas licenças, o Brasil foi avisado com 30 dias de antecedência, o que, neste caso, não aconteceu.

"Esse tipo de comportamento atenta contra o diálogo natural dos sócios majoritários do Mercosul e, fundamentalmente, afeta o compromisso que assumiram as presidentes de equilibrar a balança comercial bilateral e conseguir uma industrialização haromônica em ambos os países", disse.

Ana Del Litto pede afastamento

O prefeito Sanchotene Felice disse ontem que a administradora da Santa Casa de Caridade Ana Maria Del Litto, pediu junto ao Executivo Municipal, seu afastamento definitivo das atividades que exerce. Conforme dito pelo Prefeito, Del Litto estaria se sentindo constrangida diante dos últimos acontecimentos e com isso, prefere manter-se longe da administração da Santa Casa. Ela tem sido citada constantemente pelos depoentes da CPI da Saúde como a grande responsável pela crise na Santa Casa de Caridade. Os depoentes disseram que a Administradora ofende colegas, é negligente quanto a compra de materiais e interfere nos procedimentos médicos. O Prefeito rebate as acusações, dizendo que Ana foi contratada para colocar “ordem na casa” e que sua saída trará prejuízos ao que ele considera bom andamento do hospital.
O vereador Kiko Barbará (PMDB), em reunião da Câmara de Vereadores na última terça-feira, sugerio ao Prefeito a nomeação do verador Rogério de Moraes (PSDB) Administrador do nasocomio, equiparando a função ao nível de primeiro escalão do Executivo.

Ego massageado: ALL começa obras e Felice cancela protesto

O prefeito Sanchotene Felice disse que o protesto previsto para acontecer, às 10h de hoje, na Rua Vasco Alves, foi cancelado. Segundo o prefeito, a ALL e o Denit, solicitaram à Prefeitura, um prazo para estudos. No mesmo dia em que solicitou o tal prazo, a empresa responsável pela permanência e manutenção dos trilhos em Uruguaiana, através do seu Gerente de Relações Corporativas e Aduaneiras Miguel Ângelo Evangelista Jorge, informou que a empresa estaria dando inicio a obra de restauração total da via férrea, num espaço de 300 metros, entre a cabeceira da Ponte Internacional e a Escola Paso de los Libres. A obra iniciará na terça-feira, dia 17, e tem prazo de 45 dias para sua conclusão. Na restauração serão substituídos 418 dormentes, 1.254 placas de apoio TR 45 (furo redondo), 5.016 Tirefond 22 mm galvanizado, 145 talas, 435 parafusos, 435 arruelas de pressão, 836 retensores, 750 barras de trilho TR45 e 1.125 metros quadrados de piso intertravado de concreto. O prefeito Felice destacou o empenho da ALL em promover esta melhoria, atendendo munícipes que reivindicam esta obra naquela via urbana. Vale destacar que a grande reclamação da comunidade, tem sido principalente, o horário desrregrado de trânsito das composições.

Polícia vai investigar suicídio de idoso

Um homem de 70 anos de idade foi encontrado morte na tarde de hoje. O fato aconteceu, no Bairro Áreas Verdes, próximo a um supermercado. Segundo informações, o homem morava sozinho e o que os vizinhos acham estranho é que ele tenha se matado com um tiro no peito. O caso será investigado pela Polícia.