quarta-feira, 1 de junho de 2011

Poente

O Edson Pavin é reconhecido, entre muitas "cositas", por sua habilidade culinária, e brinda novamente os uruguaianenses com a lancheria Poente, ali na 15 de Novembro, a poucos metros da Praça do Barão. Além de petiscos de frutos do mar, o "xis" oferecido é algo fenomenal: Ingredientes e temperos na medida exata, e muito sabor. Realmente, uma experiência que vale a pena. Sucesso!!!

Corsan não aceita determinações judiciais e recorre à medida liminar

A Juíza Karina Leonetti Padilha, em medida liminar assinada na última segunda-feira, determinou que a Corsan entregue ao Município de Uruguaiana, os bens reversíveis, necessários à execução do serviço, incluindo os bancos de dados e cadastros, os sistemas, maquinários, tubulações e instalações relacionadas aos Contratos de Concessão de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário, antes mantidos e ora extintos. A entrega deve acontece num prazo de 20 dias. De acordo com o gerente da Corsan, Francisco Fialho, a empresa recorreu a Justiça para suspensão da liminar, interpretando serem ilegítimas as alegações.
Diz a decisão monocrática que houve extinção dos contratos de concessão mantidos entre o Poder Público Municipal e a demandada, o de abastecimento de água em razão do decurso do prazo, e o de Esgotamento Sanitário, por força de Processo Administrativo e de Decreto Municipal de Caducidade de n.º 343/2008. Os autores salientaram que se realizou licitação, sendo vencedora a segunda demandante, o que acarretou a celebração de novo Contrato de Concessão, bem como a publicação de Decreto n.º 158/2011, em que foi determinada a imediata transferência da operação dos Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário à nova Concessionária, bem como sua imediata imissão na posse das instalações e equipamentos relativos à prestação dos serviços relacionados, do que foi notificada a parte demandada, em vão, já que houve recusa por parte da demandada de proceder na disponibilização da estrutura à nova concessionária. Requereram, considerando o esbulho praticado e a essencialidade dos serviços, medida liminar para o fim de que seja concedida a reintegração da parte autora na posse dos bens reversíveis e sua imissão nas instalações utilizadas na execução da concessão e dos dados e cadastros fundamentais à prestação do serviço.

Painel - Ed. 1830

Gangues estudantis
Estudantes continuam promovendo desordem nas esquinas, próximas as escolas da cidade. Apesar da implantação do projeto Patrulha Escolar, os alunos desafiam as autoridades do setor de segurança, e com suas gangues estudantis tiram o sossego de quem de fato quer estudar.

Iluminação
Os moradores da Rua Gregório Beheregaray, próximo a Flores da Cunha, reclamam da escuridão. Os marginais comemoram a falta de luz naquela área da cidade.

Iluminação II
A mesma reclamação vem da Rua Prado Lima, com Bento Gonçalves. Os moradores estão cansados de esperar a reposição de lâmpadas.

Hospital
Uma paciente relatou: a situação do bloco cirúrgico é vergonhosa. Segundo a moça, os registros de água estão até enferrujados. A cerâmica do local é tão antiga, que faz lembrar as primeiras esculturas indígenas apresentadas a Dom Pedro I, ao chegar no Brasil.

Dia do Desafio
Com 32,17% da população mobilizada nas ações em prol da qualidade de vida, o município de Uruguaiana venceu o Dia do Desafio 2011. Ao todo, 40.372 habitantes da cidade participaram da programação que incentiva a prática de atividades físicas por pelo menos 15 minutos organizada pelo Sesc. Já seu oponente, o município de La Serana, do Chile, contou apenas com 2,33% dos seus habitantes no evento. Os demais resultados podem ser conferidos no site http://www.sescsp.org.br/diadodesafio/geral/cidadeXcidade.

Dia do Desafio II
Realizado paralelamente em várias partes do mundo na última quarta-feira de maio, o Dia do Desafio propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem, por pelo menos 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de atividade física. A ação acontece em forma de competição entre duas cidades. O município que mobilizar mais pessoas em relação ao número oficial de habitantes vence. No Rio Grande do Sul, o evento é realizado pelo Sesc/RS em parceria com as prefeituras municipais, Governo do Estado através da Secretaria Estadual do Esporte e Lazer e Assembleia Legislativa.

XX Festival de Corais
O Coral de Uruguaiana realizou no último domingo, mais um evento de sucesso. O XX Festival Uruguaianense de Corais, reuniu participantes do Brasil, Uruguai e Argentina. Os organizadores merecem parabéns.

Aniversário
A esposa do Ten. Coronel Arlindo Rego, Fabiana, esteve aniversariando ontem. A policial que se destaca não só pela a sua atuação como militar, mas também pela postura na condição de esposa do então Comandante, passou a data ao lado da família e dos amigos. Parabéns.

Verdes
Neste domingo, na quadra da escola de samba Os Rouxinóis, acontece o Bingo Verde e Branco com dez rodadas. Os participantes estarão concorrendo a uma ovelha, um fardo de arroz, uma cesta básica, um edredon de casal, um faqueiro de 42 peças, um aparelho de jantar de 20 peças, um secador de cabelos, uma cafeteira, grill, sanduicheira e uma TV Ultra Slim. O bingo inicia às 16h.

Verdes II
A escola de samba Os Rouxinóis realiza no próximo dia 10, o Baile dos Destaques com a apresentação de sua nova diretoria. O evento acontecerá no Clube Caixeral, às 21h. As mesas podem ser adquiridas pelo fone 9611-9356, com Silene Peralta.

Brigada Mirim
O Projeto Brigada Mirim realiza neste domingo, no Grêmio Tiradentes, bingo beneficente. Entre os prêmios estão: TV 14”, forno micro ondas e aparelho DVD. As cartelas custam R$ 5. O evento inicia às 16h.

Pedalando
No próximo domingo, a partir das 9h, acontecerá o 2º Pedalando Trinacional. O evento reunirá ciclistas do Brasil, Uruguai e Argentina. A saída será do Porto de Bella Unión, rumando até o parque do Espinilho, onde após o término, será servido um lanche. O pedalando tem como objetivo protestar contra o abandono do Parque Estadual do Espinilho, que conta hoje somente com uma Bióloga para cuidar dos 1.617,14ha. Até esta data, o Plano de Manejo ainda não foi publicado no Diário Oficial, e está pronto desde março de 2010. O parque não conta com vigilância patrimonial, não possui guardas-parque, não possui telefone instalado, setor administrativo funcionando ou trilhas demarcadas.

Ed. 1830

  1. Fraca resposta para o crime
  2. Encapuzados
  3. Quermesse
  4. Verdes
  5. Verdes II
  6. Truco I
  7. XX Festival de Corais
  8. Brigada Mirim
  9. Bingo
  10. Truco II
  11. Pedalando
  12. Hospital
  13. Gangues estudantis
  14. Aniversário
  15. Dia do Desafio
  16. Dia do Desafio II
  17. Iluminação
  18. Iluminação II
  19. Vereadores buscam incluir Uruguaiana na disputa por grandes empresas
  20. Assembleia Legislativa aprova reajuste dos professores
  21. Senado aprova ampliação de direitos para habitantes da fronteira Brasil-Argentina
  22. Ana Amélia estará em Uruguaiana na próxima semana
  23. Vereadores discutem sobre os famosos tachões
  24. Audiência debate parcerias público-privadas
  25. Trabalho infantil e Cacau lotado: crianças são vítimas dos pais e da sociedade
  26. Ação Social dá início a Campanha do Agasalho 2011
  27. Audiência debate parcerias público-privadas
  28. Alegria e emoção marcam os 30 anos da Sicredi Itaqui RS
  29. Corsan não aceita determinações judiciais e recorre à medida liminar
  30. Mercado Público de Uruguaiana é reinaugurado
  31. Audiência Pública apura aumento considerável nas dívidas municipais
  32. Mudam as regras para o uso do cartão de crédito
  33. Incêndio provoca prejuízos à Usina de Asfalto
  34. Probabilidade do surto da bactéria E.coli chegar ao Brasil é pequena
  35. Leite: preço médio real é o mesmo de maio de 2010
  36. Secretaria da Fazenda prorrogará incentivo à avicultura
  37. Voluntários on-line (Educador)
  38. Inscrições para o Parlamento Jovem Brasileiro vão até 20 de junho
  39. Assédio moral no ambiente escolar é tema de encontro
  40. Livro do MEC não preconiza erro gramatical, afirma Haddad
  41. Educação Infantil segue negociação após duas reuniões
  42. Cinema nacional supera a censura
  43. Fotoproteção no inverno
  44. Cuide-se do sol no inverno!
  45. Proteger os olhos é necessário também no inverno
  46. Lutadores uruguaianenses foram vencedores na noite de gala do boxe
  47. Uruguaiana perde mais uma partida
  48. Vem aí o Torneio da Dupla dos 100 anos
  49. Procurador oferece denúncia de racismo contra o Grêmio
  50. Falcão (Sabe Tudo)
  51. Gangue que agia em Serro Largo é presa em Uruguaiana
  52. Alegrete recebe videomonitoramento, Uruguaiana não
  53. Tráfico de drogas em Uruguaiana serve de inspiração para filme
  54. Cavalinho da Proficar é preso pela BM
  55. Governador concede aumento nas diárias

Senado aprova ampliação de direitos para habitantes da fronteira Brasil-Argentina

O Senado aprovou nesta terça-feira (31) oito projetos de decreto legislativo que ratificam acordos bilaterais. A informação é da Senadora Ana Amélia Lemos (PP/RS), em contato com o deputado estadual Frederico Antunes (PP). Entre eles, está o PDS 104/11, que aprova o texto do Acordo sobre Localidades Fronteiriças Vinculadas, celebrado por Brasil e Argentina em 30 de novembro de 2005. Todas as propostas seguem agora para promulgação.

O acordo aprovado pelo PDS 104/11 permite que brasileiros e argentinos que vivem em cidades na região da fronteira entre os dois países frequentem escolas e hospitais dos dois lados. O texto também estabelece que os residentes em cidades localizadas na fronteira terão direito a uma "carteira de trânsito vicinal fronteiriço".
De posse do novo documento, os nacionais dos dois países poderão exercer a profissão ou ofício do outro lado da fronteira, com iguais direitos trabalhistas e previdenciários. Terão ainda direito ao ensino público e aos serviços públicos de saúde "em condições de gratuidade e reciprocidade".
Da mesma forma, os portadores da carteira poderão requerer que seus veículos automotores de uso particular sejam identificados especialmente e possam circular livremente dos dois lados da fronteira. Os dois países comprometem-se, ainda segundo o acordo, a promover intercâmbio de professores, alunos e materiais educativos.
Em parecer favorável à aprovação da matéria na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), a relatora ad hoc, senadora Ana Amélia (PP-RS), avalia que, além da integração governamental e macroeconômica, o Mercosul necessita ter a dimensão da integração dos povos dos países-membros, especialmente em localidades fronteiriças.