quinta-feira, 14 de julho de 2011

Dupla de motocicleta tenta executar um homem na Barragem Sanchuri

Jeferson Henrique Lucas Rodrigues, de 21 anos, foi alvejado com 3 tiros desferidos por uma dupla tripulando uma motocicleta.

A tentativa de homicídio aconteceu por volta das 19h30min, quando o jovem e sua companheira Lúcia aguardavam um ônibus que a levaria até a cidade de Itaqui, onde residem seus parentes, bem como seu ex-marido, com o qual mora a filha de ambos.

Embora já mantenha relacionamento há quase 1 ½ ano, Lúcia suspeita do ex-marido do qual se separou há 2 anos e tem temperamento agressivo, embora até o momento, mantivesse com ele um convívio amigável. O ex-companheiro foi preso momentos atrás pela Polícia de Itaqui portando uma arma de fogo.

A Brigada Militar está na caçada da moto utilizada no crime.

Acidente manda 30 crianças para o Pronto Socorro

Dois ônibus que transportavam crianças da Barragem Sanchuri para Uruguaiana, para participarem da formatura do Proerd - Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência, desenvolvido pelo 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira, colidiram por volta das 14h de hoje, vitimando aproximadamente 30 crianças, das quais quatro encontram-se hospitalizadas com escoriações. Os dois veículos viajavam juntos, mas o segundo não observava uma distância segura. colidindo com o veículo que tomava a dianteira do deslocamento, após uma freada inesperada.
A formatura do Proerd ocorreu hoje, no ginásio da Escola Dom Hermeto, e reuniu aproximadamente 1.000 crianças.

Mesa Diretora quer transferir Santa Casa para a Unipampa

A Mesa Diretora da Santa Casa de Caridade de Uruguaiana se reunirá na próxima segunda-feira, 18, na Câmara de Dirigentes Lojistas, para preparar a convocação de uma Assembleia Geral Especial onde buscará a autorização para gestionar a transferência do nosocômio para a Unipampa.

Mesmo sem autorização da Assembleia Geral, o provedor, advogado Lauro Delgado, informou que já foram iniciados contatos com a reitora da Unipampa, profª. Maria Beatriz Luce, e restam poucos pontos a serem definidos para que a administração do Hospital seja retirada do Executivo Municipal, com a rescisão do convênio hoje vigente que já se mostra inviável, vez que a população necessita de um advogado antes de receber muitos dos atendimentos essenciais à vida.

Segundo o Provedor, “a lógica torna real esta ação, pois a Unipampa possui seu pólo de saúde estabelecido em Uruguaiana e, nada mais natural, que este pólo seja complementado pela estrutura de um hospital, o que permitirá o atendimento de todos os interesses envolvidos, sobretudo, o da população, que vê os serviços de saúde cada vez mais distantes de seu alcance, além de servir para a formação de profissionais de saúde e, também, viabilizar a implantação de uma Faculdade de Medicina que atenderá toda a região”.

A transferência para a Unipampa abre caminho para a Instituição receber o status de Hospital Universitário Federal que, se não a solução dos incontáveis problemas existentes, ao menos servirá para a captação de novos recursos federais, além de trazer para Uruguaiana médicos engajados no atendimento a população.


Amadorismo e politicagem

“É responsabilidade da Mesa Diretora garantir que a Instituição cumpra seus princípios, que são basicamente os de garantir o atendimento qualificado para as necessidades da população de Uruguaiana e região, algo que está cada vez mais distante de acontecer pelo atual modelo, que politizou a Instituição e transformou o Hospital em ferramenta de atendimento de interesses políticos, antes dos interesses da sociedade”, alfineta o Provedor, completando que “as necessidades de saúde de uma população inteira não podem ficar mais ao cargo de gestões amadoras e comprometidas com interesses que não são públicos, por isso vamos dar à Santa Casa, a possibilidade de evoluir e se expandir na mesma velocidade com que a população aumenta em número e em necessidades.”