quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Valério e Mauro Brum divertem a comunidade

Os vereadores Mauro Brum e Valério Pimpão discutem neste momento, no Plenário da Câmara. Acontece que o vereador Valério criticou os médicos que só atendem mediante ao pagamento da consulta. Pimpão contou que recentemente, um médico da cidade disse a seu paciente que só acompanharia sua cirurgia após o depósito de R$ 2 mil. Mauro Brum criticou o comentário e disse que Valério deve honrar tamanha bondade e como advogado atender seus clientes de graça ou pela doação de galinhas, churrascos e outros presentinhos. Valério debochou dizendo: “Nobre colega, o senhor se esqueceu, mas já lhe atendi de graça quando o senhor não tinha dinheiro para pagar pelos serviços. E na época, eu estava me formando, precisava de dinheiro”. Mauro gritou longe dos microfones: “Mas te levei uma galinha”. A comunidade tem pouco retorno, mas se diverte.

Funcionários municipais ameaçam entrar em greve

Os funcionários municipais lutam por reajuste salarial e busca junto a Câmara de Vereadors, apoio nesta luta. Segundo a vice-presidente do Sindicato dos Municipários (Simur), Andréa Jardim, os funcionários poderão entrar em greve, caso o prefeito Sanchotene Felice não apresente uma proposta de reajuste digna. Os funcionários lotaram o Plenário da Câmara nesta manhã para assistir a discussão sobre o tema.

Delegado inova e recorre às investigações através das redes sociais

O delegado da Polícia Civil, Thiago Albeche, uruguaianense e que hoje é o titular da Delegacia de Pronto Atendimento, utilizou nesta semana, um recurso atípico, mas que pode acabar contribuindo nas investigações da morte da veterinária Sabrina Manoela Rosa de Fraga. Acontece que ao tomar conhecimento do caso, o delegado deixou uma mensagem no Facebook da vítima pedindo aos amigos que tivessem informações sobre o assassinato, que mantivessem contato com ele através da sua página de relacionamentos na Internet ou através do telefone Delegacia. Além de Thiago Albeche, o Comandante da Brigada Militar, Roberto Kraid também aderiu ao sistema moderno de relacionamento e se comunica com policiais militares através do Orkut e do Facebook. As páginas do Comandante também servem para divulgar o trabalho da Brigada ao resto do mundo.

Conquista histórica de Sanchotene Felice será tema de Audiência Pública na Assembleia Legislativa gaúcha

O deputado Valdeci propôs a realização de audiência pública
após fazer leitura da manchete do Jornal CIDADE do dia 28 de julho:
'Foz mostra garras afiadas no primeiro faturamento'

A conta de água da população de Uruguaiana foi a pauta do expediente do deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), na tarde da última terça-feira, na Assembleia Legislativa. O petista destacou os valores exorbitantes cobrados pela empresa Foz do Brasil, que foi contratada pela Prefeitura do município com objetivo principal de reduzir os valores da taxa. Valdeci propôs em conjunto com o deputado estadual Luis Fernando Schimidt (PT), a realização de uma audiência pública para tratar do tema.
Em seu pronunciamento Valdeci leu a manchete do Jornal CIDADE do dia 28 de julho que trazia em sua capa: Foz mostra garras afiadas no primeiro faturamento. O deputado Luís Fernando Schmidt fez questão de mostrar da Tribuna, a Edição aos demais colegas presentes, dizendo que a manchete confirma aquilo que a Corsan vinha alertando, sobre a consequência da privatização do serviço de abastecimento de água na cidade. “A população recebeu a promessa de que os valores seriam reduzidos, mas as contas de água que estão na minha mão, enviadas por moradores de Uruguaiana, contradiz o que foi dito pela Prefeitura. A verdade é que a tarifa teve uma elevação de 70%”, relatou. O deputado ainda revelou que todos os moradores da cidade são obrigados a pagar o serviço de saneamento, mesmo que não tenham esgoto em casa. Segundo o petista, a Prefeitura não informou aos contribuintes que no contrato assinado com a atual concessionária esta previsto uma quantidade mínima de consumo que é de 10m³. “Esta medida penaliza quem economiza no consumo em favor de quem utiliza muita água. Se uma pessoa viajar por 30 dias e nesse período não abrir uma única torneira, assim mesmo terá que pagar o equivalente a 10m³ ao final do mês”, explicou Valdeci. Valdeci ainda falou que a empresa Foz do Brasil justifica-se dizendo que a lei nacional de saneamento estabelece que a cobrança poderá levar em consideração a quantia mínima de consumo. Porém, o deputado petista discorda. “Pura falácia. Porque a lei fala que a empresa poderá levar em consideração a quantia mínima de consumo e que não que deverá levar esta medida em consideração. Além disso, não estabelece o que seria esse consumo mínimo, que nesse caso foi arbitrado pela Prefeitura de Uruguaiana e pela concessionária”, afirmou. Após a reunião de terça-feira com o prefeito Sanchotene Felice, a Foz anunciou que vai remodelar os moldes de cobrança.

Jader Duarte não é mais delegado em Uruguaiana

O delegado regional, João Goulart confirmou ontem á tarde, a transferência do delegado Jader Ribeiro Duarte, até então titular da 2ª Delegacia de Polícia de Uruguaiana. Segundo Goulart, Jader passará a responder pela Delegacia de São Gabriel. A 2ª DP ficará sem delegado por enquanto. Goulart afirma que a substituição será feita nos próximos dias e que o novo delegado virá de outra cidade. Rodrigo Kegler Duarte é um dos possíveis nomes a assumir a 2ª DP. Jader chegou a Uruguaiana em novembro de 2008, quando a cidade enfrentava um dos piores momentos de sua história na área de segurança. De lá para cá, os resultados do seu trabalho junto a Polícia Civil e também a Brigada Militar, que através do então Comandante Arlindo Rego abraçou a causa da integração policial, foram expressivos, resultando na redução da criminalidade e na reafirmação da Polícia como órgão de respeito e credibilidade. Para os criminosos, Jader tornou-se “um calo no pé” e para a sociedade um ponto de referência. Em várias oportunidades falou-se na transferência do delegado, que mesmo não sendo natural de Uruguaiana adotou a cidade como sua terra natal defendendo causas e lutando por melhores condições de trabalho para os policiais. Com a chegada de seis novos delegados em 2010, Jader que respondia pela 1ª Delegacia, foi designado à 2ª DP e Barra do Quarai. Para os que lutam por segurança, a mudança foi interpretada como má fé por parte das autoridades competentes do setor, já que a 1ª Delegacia de Polícia representava o órgão de ação e organização das operações integradas. O delegado Jader deixará a cidade nos próximos dias e a esperança da comunidade é de que as mudanças conquistadas através de seu trabalho permaneçam por aqui. Vale salientar que não houve empenho político para que o delegado permanecesse em Uruguaiana e as causas defendidas por ele, como o Pefron e a Delegacia Regional foram engavetadas pelo Partido dos Trabalhadores, ao qual se depositou expectativa.