quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Se com a Brigada o Governo não negocia, para Polícia Civil e Susepe Tarso apresenta nova proposta

O Governo do Estado realizou na manhã desta quinta-feira (1º), nova rodada de negociações com as entidades representativas da Polícia Civil e Susepe. Os secretários da Casa Civil, Carlos Pestana, da Segurança Pública, Airton Michels, da Administração, Stela Farias, e da Coordenação de Assessoramento Superior do Governador, Flávio Koutzii, receberam as direções do Sindicato dos Escrivães, Inspetores e Investigadores de Polícia - RS (Ugeirm), do Sindicato dos Servidores da Polícia Civil do RS (Servipol) e do Sindicato dos Servidores Penitenciários do RS (Amapergs), quando apresentaram uma proposta de reajuste linear de 7% para a categoria.

De acordo com o chefe da Casa Civil, Carlos Pestana, com esse índice o percentual de reajuste somado ao já pago pelo Governo, por meio da matriz salarial dos servidores em março (entre 4,05% e 6,73%), somente em 2011, significa que a categoria teria um reajuste entre 11,35% e 14,20%. Caso a proposta seja aceita, o reajuste entra em vigor já no dia 1º de outubro. "Apresentamos uma proposta de reajuste linear para os servidores e que dialoga com o nosso compromisso de construir uma política de aumento real para a categoria. Cabe ressaltar que este é o maior reajuste oferecido a uma categoria do Executivo este ano e representa um ganho real de cerca de 5%", destacou Pestana.

As entidades representativas destacaram o diálogo estabelecido pelo Governo e o esforço em atender as reivindicações. O índice de 7% será apresentado às categorias e, na próxima semana, deve ocorrer nova reunião para continuar as negociações.

Governo não negocia com PM's enquanto bloqueios de vias forem mantidos

Os secretários da Casa Civil, Carlos Pestana, da Segurança Pública, Airton Michels, da Administração e Recursos Humanos, Stela Farias, e da Coordenação de Assessoramento Superior do Governador, Flávio Koutzii, receberam, na manhã desta quinta-feira (1º), as direções das entidades de classe Associação Beneficente Antonio Mendes Filho (ABAMF) e Associação dos Sargentos Subtenentes e Tenentes da Brigada Militar (ASSTBM) para tratar das negociações salariais dos servidores da Brigada Militar.

Pestana enfatizou que, conforme o acordado no último encontro entre Governo e entidades, a evolução da proposta salarial para a categoria só se daria se os protestos que interrompem rodovias e queimam pneus cessassem. Como estas manifestações não pararam, pelo contrário, se intensificaram, o Governo não apresentará proposta por ora. "Reconhecemos a legitimidade da reivindicação dos brigadianos por melhores salários e estamos dialogando com a categoria a fim de construir uma proposta que atenda às necessidades da categoria. No entanto, o avanço da negociação não pode estar vinculado aos protestos. Não queremos romper o diálogo, mas enquanto houver esse tipo de manifestação, não vamos apresentar proposta", disse.

Um novo encontro entre entidades e o Executivo ficou agendado para o dia 9 de setembro. Até lá, o Governo continuará as investigações para identificar os responsáveis pelos atos de protesto.

Rogério de Moraes barra a Imprensa e proíbe liberação de áudios

Através de uma proposta do vereador Rogério de Moraes, a imprensa foi proibida pela Comissão Parlamentar de Inquérito de ter acesso aos áudios dos depoimentos prestados a CPI da Saúde. O jornalista Everaldo Jacques e vereador Rogério de Moraes batem boca ao vivo pela Rádio El Shaday neste momento. No fim das contas, Rogério se calou e disse que vai rever a decisão. A comunidade precisa saber a verdade e escutar os depoimentos prestados à Comissão.

Greve na Modulada e presos estão a beira de uma rebelião

A partir das 9h da manhã de hoje, os agentes da Susepe, responsáveis pela segurança na Penitenciária Modulada estarão entrando em greve. A classe busca melhores salários e condições de trabalho. Em Uruguaiana, 60 agentes divididos em turnos, garantem a normalidade do Complexo que abriga mais de 500 presos, entre eles, bandidos que agiam internacionalmente. Há duas semanas sem frequentar as aulas, prevendo uma a paralisação da Susepe e consequentemente o fim de algumas atividades, como a saída periódica ao pátio, os presos já falam em rebelião. Ontem á tarde, a esposa de um dos presos fez contato com a redação do Jornal CIDADE. Ela disse que o marido contou a ela que os colegas planejam fazer rebelião, caso as visitas previstas para acontecerem no dia de hoje sejam canceladas. A mulher não disse se o contato feito pelo marido foi por telefone. Ministério Público, Brigada Militar, Polícia Federal, Polícia Civil, Exército, enfim, segmentos da área de segurança foram postos em alerta, em função da paralisação de hoje.

Duas tentativas de homicídio foram registradas na madrugada de ontem

Durante campana na Santos Dumont, delegado Thiago Carrijo encontra vítima caída no chão. Antes disso, um homem quase foi morto quando saia de um bailão

Duas pessoas foram internadas na Santa Casa de Caridade de Uruguaiana, após terem sido vítimas de sérias agressões. O primeiro caso aconteceu na Rua Setembrino de Carvalho, na frente do Bailão da Claudinha. De acordo com a ocorrência policial, Marcos dos Santos foi atingindo por um desconhecido ao sair da festa. Foram desferidos contra ele, dois golpes de facão. A vítima não estava em condições de ser ouvida pela Polícia, no entanto duas pessoas que estavam com ele, prestarão depoimento. No segundo caso, um homem de aproximadamente 30 anos foi socorrido em via pública, na Rua Santos Dumont, pelo delegado de Polícia, Thiago Carrijo. O fato aconteceu por volta da 1h da manhã, quando o delegado fazia campana naquela área da cidade, devido ao aumento do número de ocorrências registrado nos últimos dias, próximo ao Vilage. Segundo o delegado, a vítima contou ter sido assaltada. Os marginais provocaram sérios ferimentos na cabeça da vítima que ontem precisou ser submetida cirurgia. Carrijo disse que a vítima será ouvida, assim que estiver em condições de responder as perguntas. As campanas na Rua Santos Dumont continuarão.

Felice diz que médicos de Uruguaiana intimidaram os novos colegas

A UTI Coronariana não está funcionando e, para o prefeito Felice, a culpa é do médico Fábio Motta e demais profissionais de sua equipe. A afirmação foi feita durante entrevista a uma rádio da cidade, quando Felice disse que os médicos Rafael Alcalde e Luciano Panata foram ameaçados pelos médicos que não gostam dele e, diante disso, dificilmente voltarão a Uruguaiana. Fábio Motta usou o mesmo espaço radiofônico para dizer que os médicos Rafael e Luciano foram embora porque não concordaram com a forma de Felice trabalhar e não confiaram suficientemente no administrador municipal.
Na terça-feira, durante depoimento à CPI da Saúde, a médica Maria Amélia, uma das sócias do projeto Incar, confirmou a intervenção da administradora Ana Delito no trabalho técnico. Ainda a médica disse que não tinha contrato formalizado nos primeiros dois anos de trabalho na Santa Casa, e entende que a atual situação da área de Saúde é responsabilidade do Prefeito municipal, uma vez que ele rescindiu o contrato do médico Fábio Mota sem aparente motivação técnica, o que resultou no fechamento da UTI Coronariana. Além disso, entende que é injustificável o fato de pacientes serem encaminhados a outras cidades quando existe estrutura local apta a atendê-los.

CPI da Saúde
Moccelin afirma que trabalha sem contrato e que profissionais que falarem a verdade serão demitidos
Na tarde de terça-feira, a CPI da Saúde ouviu os médicos Diego Kleinubing, Maria Amélia e José Vitorio Moccelin.
Durante depoimento, o médico Diego Kleinubing afirmou não ter conhecimento sobre os três primeiros pontos investigados pela CPI, manifestando-se somente quando questionado sobre a formalização de contrato de trabalho. Disse que seu contrato foi feito recentemente, tendo o profissional trabalhado por mais de dois anos sem contrato e recebendo por RPA - Recibo de Pagamento Autônomo, afirmando ter conhecimento de que outros colegas encontram-se na mesma situação. O último depoente da tarde, o médico Moccelin, disse ter participado da implantação do Incar, não sabendo sobre questões financeiras, tampouco participando da alocação de verbas. Relatou fatos já conhecidos quanto a substituição do médico Fábio Mota, solicitada pelo Prefeito, mas não aceita pela empresa que mantinha o contrato para o funcionamento do Incar e que, após várias situações de conflito, culminou na paralisação de algumas áreas de atendimento da Santa Casa, dificultando a realização de procedimentos. Falou ainda sobre a retirada de Fábio Mota da coordenação da UTI Coronariana, a qual não mais funcionou por decisão dos médicos plantonistas que se julgaram impossibilitados de trabalhar até que houvesse a reposição do coordenador com capacitação. Atualmente, considera a situação obscura porque não se sabe o que está acontecendo com a hemodinâmica do Instituto. “Por vezes é dito que estão vindo médicos para trabalhar, por vezes, a informação é diferente”, disse ele.
Quanto à regularização de contratações, Moccelin falou que trabalha sem contrato, nem carteira assinada desde 1992 e recebe por depósito bancário, sendo-lhe posteriormente, enviado um recibo com informação de recolhimento de imposto de renda, entretanto recebeu notificação da Receita Federal por não ter sido realizado o devido recolhimento pela Santa Casa, no seu entender, configurando apropriação indébita. Ao final, disse que funcionários que não possuem estabilidade, caso venham à CPI depor e contar os fatos como realmente acontecem, certamente serão demitidos ao retornarem ao hospital, dada a política administrativa implantada na Santa Casa.

“Ele se acha o dono do mundo e quer mandar na Câmara”, diz vereador

Na manhã de terça-feira, o vereador Ronnie Mello voltou a manifestar indignação em relação a atitudes do prefeito Sanchotene Felice. Irritado com a interferência que José Francisco exerce em relação as opiniões dos vereadores do PSDB, Ronnie disse que não está na Câmara para receber ordens de ninguém, a não ser os anseios do povo. “O Prefeito não me deu os votos que recebi. Ele se acha o dono do mundo e quer mandar na Câmara”, disse em alto e bom tom o vereador Presidente.

Na última semana, após reunião a portas fechadas com Felice, os vereadores da bancada do PSDB publicaram nota dizendo que votariam contra a proposta apresentada pela Mesa Diretora sugerindo que a Câmara passasse a contar com 15 vereadores já a partir das próximas eleições. Para chefe do poder Legislativo, a posição da bancada foi decorrente de ordem do chefe do poder Executivo, que se empenha em aniquilar qualquer possibilidade de ter que enfrentar uma oposição mais forte no futuro.

Ronnie disse que, por respeito e consideração, não citaria os nomes dos cinco colegas do PSDB que se submetem às ordens do Executivo. No ano passado, os vereadores da oposição acusaram o vereador licenciado Rafael Alves de manter o chefe do Executivo informado em tempo real, através de mensagens de celular, do que estava ocorrendo nas reuniões do Legislativo, recebendo instruções de como deveria a bancada proceder, se posicionar, e decidir nas questões municipais.

"Protesto brigadiano" chega a Uruguaiana

A onda de protestos que se desenvolve há mais de duas semanas, atribuída aos Policiais Militares em todo o Estado, chegou a Uruguaiana na madrugada desta quinta-feira. Na Rodovia BR 472, próximo a empresa Zaelli Alimentos, houve a típica queima de pneus que também aconteceu na Av. Mauá, na Capital gaúcha.
A Abamf reivindica um aumento de salário dos soldados, dos atuais R$ 1,2 mil, para R$ 3,2 mil, escalonado ao longo de quatro anos. Alegando fatores econômicos que fogem do controle do governo, o petista Tarso Fernando recusa a se comprometer com um aumento a ser cumprido em anos seguintes. O Piratini se compromete a concecer um aumento de 16% (descontando 6,32% já concedidos) até março do ano que vem.
Tarso Fernando repudiou a tática, que considera criminosa, de bloquear estradas: "É uma mancha no bom prestígio da Brigada Militar com a sociedade. Um exemplo de como não se deve comportar uma corporação mediante negociação. Eu até desconfio que quem está fazendo isso está afim de sabotar as negociações que o governo do Estado está fazendo com a corporação."
Em Uruguaiana, o correligionário e Brigadiano reformado por incapacidade para o serviço, presidente da Abamf e também vereador no município, Clemente da Silva, diz ter tomado conhecimento dos protestos apenas pela Imprensa, e desconhece a articulação de qualquer ação dessa natureza.