quinta-feira, 22 de setembro de 2011

"O caso do homem errado": Robert é condenado a 14 anos

Em um Júri tenso, enfrentaram-se o promotor Rodrigo Vieira e o advogado Pacífico Saldanha, acusação e defesa, no julgamento de Robert Mass Claus. Robert, "brigadiano ad hoc" segundo o promotor Vieira, foi condenado a 14 anos de reclusão pelo assassinato de Francisco Gonçalves Filho, o "Ico", no episódio conhecido como "O caso do homem errado", crime que, em conjunto com a execução de Everaldo Silva dos Santos, o "Lau", dá forma sangrenta e macabra a História recente da civilizada de Uruguaiana.
A defesa irá recorrer e, enquanto isso, Robert aguardará em liberdade.

Nota de Esclarecimento - Corpo Clínico HSCC/Uruguaiana

O Corpo Clínico é um conjunto de médicos de uma instituição com a incumbência de prestar assistência aos pacientes que a procuram, gozando de AUTONOMIA profissional, técnica, científica, política e cultural. O Corpo Clínico é responsável pelo tratamento dos pacientes que procuram o hospital, devendo manter alto padrão moral técnico e científico para consecução de suas finalidades.

A ENTIDADE NÃO TEM FINS LUCRATIVOS E NÃO REMUNERA OU DISTRIBUI LUCROS A QUALQUER TÍTULO A SEUS MEMBROS, portanto o enriquecimento ilícito é impossível. Todos os cargos diretivos exercidos por seus membros não contemplam um centavo de prolabore.

Deverá ser respeitado o direito do médico em não participar do atendimento à pacientes que estejam ligados a convênios ou instituições as quais o médico não seja cadastrado ou mantenha relações de trabalho, SALVO AS SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIA.

O Corpo Clínico é um órgão independente, tanto que seus membros respondem civil, penal e eticamente por seus atos profissionais.

O Corpo Clínico nunca participou e nunca interferiu nas administrações da Santa Casa, sempre que teve mais de um médico em mesas gestoras foi representando outras entidades. Os membros do Corpo Clínico não respondem subsidiariamente, pelas obrigações sociais da entidade.

O Corpo Clínico é um órgão ligado diretamente ao Conselho Regional de Medicina e exerce suas funções dentro da preservação da ética e das normas técnicas e administrativas da instituição, tendo o dever de relatar as irregularidades que se relacione com a boa ordem, asseio e a disciplina hospitalar.

Direção Clínica
em exercício até 17.10.2011

Ivoné critica Piquete dos Marques e diz que tradicionalismo precisa ser respeitado

O vice-presidente da Comissão Organizadora da Semana Farroupilha 2011, Ivoné Colpo, disse ontem em entrevista ao Jornal CIDADE que não concorda com a postura de alguns piquetes da cidade, citando o Piquete dos Marques e Martin Fierro como exemplos. O assunto foi abordado quando indagado a Ivoné sobre os motivos que levaram o Piquete dos Marques a encerrar o desfile deste ano, em vez de desfilar na ordem dos piquetes pelo tempo de fundação. Segundo Ivoné, O Piquete dos Marques foi expulso da CTU em razão de problemas ocorridos no ano passado. Durante a Semana Farroupilha de 2010, a Comissão Organizadora constatou que músicas não gauchescas estavam sendo tocadas durante as festas, além do fato de que a programação não apresentava itens importantes para o tradicionalismo. A partir da expulsão, segundo Ivoné, o Piquete ficou ainda menos tradicional, passando a funcionar ao longo do ano como boate. “Não sou contra que trabalhem o ano todo, mas os eventos precisam ser tradicionalistas. Montar-se de piquete para obter privilégios ou garantir bom público na Semana Farroupilha não é cultivar a tradição”, disse Ivoné. Quanto ao Martin Fierro, Ivoné disse que o piquete desrespeitou o que havia sido determinado pela Comissão e desfilou dentro da ordem da CTU, por tempo de fundação. De acordo com o Ivoné, o Martin Fierro, assim como o Piquete dos Marques, deveria ter desfilado ao término do evento por descumprir o Estatuto do Movimento Tradicionalista Gaúcho.
 
Os problemas da Chegada da Chama
Ainda no que diz respeito ao cultivo das tradições, Ivoné lamentou os episódios ocorridos no evento que marcou a chegada da Chama Crioula ao município e disse que além do atraso no inicio do evento, as músicas tocadas pela banda do Exército marcaram negativamente a festa. Ivoné destaca que nunca se passou um roteiro de músicas a ser seguido à banda, mas que se tratando da Semana Farroupilha, não imaginava que fossem tocar outras músicas, a não ser gauchescas. Disse que estes episódios serão apresentados na reunião da Comissão Organizadora, com o objetivo de aprimorar o evento para o próximo ano.

Secretário de Saúde recusa-se a responder questionamentos

O vice-prefeito municipal e secretário de Saúde, Luiz Augusto Schneider, prestou depoimento no final da tarde desta quarta-feira à CPI da Saúde. Inicialmente, trouxe referências à saúde nacional, dizendo que não existe esse caos anunciado em Uruguaiana. O problema é nacional e que nossa cidade está acima da média estadual em investimentos e evolução da saúde pública. Ao ser questionado sobre os pontos que suscitaram a CPI, o secretário recusou-se a responder alegando que todos os assuntos já eram parte de processos junto ao Ministério Público Federal, Estadual ou do Trabalho e que não caberia à Câmara Municipal o trabalho que está sendo realizado pela CPI. Cabe salientar que a Comissão Parlamentar de Inquérito é instrumento fiscalizatório previsto em dispositivos da Constituição Federal que conferem essa competência ao Poder Legislativo. Diante das repetidas negativas em responder aos questionamentos, o presidente da CPI, vereador José Clemente, registrou a forma desrespeitosa como o Poder Legislativo e os vereadores foram tratados, culminando com as declarações do vereador Adalberto Silva de total desagrado ao depoimento do vice-prefeito quando desconsiderou e desqualificou a CPI para tratar dos assuntos levantados. O vereador Adalberto retirou-se, manifestando sua indignação pela falta de respeito da parte do Secretário para com os parlamentares e o Presidente encerrou a reunião, dizendo não aceitar a postura adotada pelo Poder Executivo.
Com informações da Câmara de Vereadores de Uruguaiana.