quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Uruguaiana debate políticas públicas contra a violência a crianças e adolescentes

Os representantes da rede de proteção da infância e da juventude de Uruguaiana estarão reunidos na tarde desta sexta-feira (21) na IX Jornada Estadual contra a Violência e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A atividade ocorrerá no Lions Clube da cidade, a partir das 13h30min, e terá a presença do secretário Estadual da Justiça e dos Direitos Humanos (SJDH), Fabiano Pereira.
Com o tema “O desafio do financiamento e da qualificação dos serviços em rede”, a jornada deste ano centraliza o debate na construção de um modelo semelhante ao Centro de Referência em Atendimento Infantojuvenil (CRAI), implantado há 10 anos no Hospital Presidente Vargas, na Capital.
A ideia, segundo a coordenadora da jornada, a diretora do Departamento de Justiça Rúbia Abs da Cruz, é implantar uma política pública no modelo do CRAI nas cidades que receberão as audiências públicas. Por esse motivo, antes da jornada, haverá uma reunião para apresentação do CRAI por integrantes do Presidente Vargas. No CRAI, há acolhimento dos casos suspeitos de violência contra crianças e adolescentes, são feitos o registro policial e o exame de corpo de delito e apuradas as denúncias. Além disso, o serviço oferece apoio psicológico e psiquiátrico às vítimas. A apresentação ocorrerá na manhã desta sexta-feira, no salão nobre da prefeitura. Rúbia, ainda, destaca que a jornada tem por objetivo sensibilizar a rede sobre a violência e exploração sexual contra crianças e adolescentes. Este ano, é a primeira vez que o governo do Estado participa da organização do evento, que ainda tem como promotores Assembleia Legislativa, Ministério Público e Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho.

Fechou o tempo II

Mauro Brum completou o que disse Risso falando ainda que Rogério prometeu doar metade de seu salário a uma farmácia ou instituição, e que até hoje não se viu sair um real sequer de seu bolso em prol de algum projeto. Neraí também atacou ao vereador Risso. Disse que ele pede voto nos bairros apresentando cópia de requerimento onde solicita asfalto ao prefeito. A rua eventualmente é asfaltada e o vereador, segundo Nerai, sai por ai se vangloriando.

Fechou o tempo na Câmara

O vereador Luiz Gilberto de Almeida Risso disse, durante a reunião ordinária desta manhã, que o colega Rogério de Moraes já esteve na frente da Câmara de Vereadores pedindo redução dos salários dos edis, no entanto, ao assumir uma cadeira no Legislativo, foi o primeiro a votar pelo aumento do salário legislativo. Rogério rebateu e disse que Risso faltou com a verdade, pois, depois de eleito, continuou a defender a redução salarial.

Assassino de Sabrina Manoela estará frente a frente com a Justiça

Confirmado: Segunda-feira, às 14h, Knelmo Alves Filho, acusado de matar a veterinária Sabrina Manoela prestará contas à Justiça.
A primeira audiência do réu promete fortes emoções. Dona Marli, mãe de Sabrina, acompanhará o depoimento do assassino confesso de sua filha.
O promotor Rodrigo Vieira acredita que, dianta das provas existentes, esta triste história terminará com o traficante/assassino condenado.