quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Enfermeiros prometem parar a Santa Casa contra a federalização

Provedor diz que Presidente do Sindisaúde está agindo a mando do Prefeito Municipal

O advogado Lauro Delgado, provedor do Hospital Santa Casa de Caridade de Uruguaiana, acusou na manhã de ontem o presidente do Sindisaúde, também vereador e empresário, Rogério de Moraes, de manipular os enfermeiros e técnicos de enfermagem do nosocômio, induzindo-os a aderir a uma paralisação por ele organizada. As afirmações foram feitas durante o programa Bom Dia Cidade, da rádio El Shaday. Mais tarde, por telefone, Delgado disse à nossa reportagem que Rogério submete-se a servir de instrumento de Sanchotene Felice, e sua intenção é agitar, enganar, vender uma mentira, aos funcionários da Santa Casa.

Entenda o caso
Um contrato de Gestão entre a Santa Casa de Caridade e a Prefeitura de Uruguaiana estabeleceu que o hospital seria administrado por uma Comissão composta por pessoas indicadas pela Prefeitura e pelo Hospital, dentre elas, o provedor nomeado pela Irmandade Santa Casa de Caridade, representativa dos sócios da instituição. Inicialmente, o contrato foi cumprido e Lauro Delgado, o provedor, participava da Comissão que tinha a frente o vice-prefeito e hoje secretário de Saúde, Luiz Augusto Schneider. Conforme Delgado, após pedir o afastamento da então administradora Ana Maria Del Lito, o Prefeito decretou a extinção da Comissão e nomeou outra sem um representante sequer dos sócios da Entidade Mantenedora. A desobediência ao contrato assinado entre Santa e Casa e PMU revoltou a provedoria que recorreu à Justiça para anular a nova Comissão e os atos por ela praticados. A Justiça atendeu o pleito e a nova Comissão, presidida pelo Procurador do município, foi destituída, sendo reemposada a antiga, presidida pelo vice-prefeito Schneider.

Federalização
Por considerar que saúde é direito de todos, e garanti-la é um dever do Estado, o provedor entende que o melhor a fazer é entregar a Instituição ao Governo Federal ou Estadual. “Por que o Município administrará uma coisa que é de competência do Estado, da Federação? Estão gastando recursos que podiam ser aplicados em outras áreas e até mesmo na saúde. Há 110 anos, quando tínhamos lideranças espetaculares, elas criaram a Santa Casa e por anos ela se manteve com a ajuda da sociedade, da Prefeitura. Hoje, isso não é mais necessário. Ao entregarmos a Santa Casa à União, estaremos exigindo que o quadro funcional seja mantido. Ninguém perderá emprego ou será prejudicado. Pelo contrário. Entre ser funcionário de Felice ou de Dilma, todos querem ser funcionários públicos federais”, sustenta Delgado.

A paralisação e o Sindisaúde
Na última terça-feira houve uma Assembléia Geral do SindiSaúde, onde foi definida a paralisação das atividades a partir de segunda-feira, 9/1, em protesto contra a federalização proposta pela Provedoria. Segundo Rogério de Moraes, apenas serviços essenciais serão mantidos. Rogério destaca que a Santa Casa de Caridade vive um de seus melhores momentos, com salários em dia e boas condições de trabalho, recordando que o Hospital esteve a beira da falência, sem dinheiro sequer para garantir décimo-terceiro salários e indenização aos funcionários. Para o Vereador, entregar a Santa Casa à União ou Estado é tirar de Uruguaiana um patrimônio histórico, além de afastar da administração municipal as destinações de verbas e investimentos, que seriam geridos pelo Governo Federal e Estadual, distanciando a administração da cidade. “Jamais sentaremos com a Dilma ou o Tarso pra discutirmos os problemas da Santa Casa, mas com o Prefeito todos podem dialogar. Se houver a federalização, a situação voltará ao caos”, finalizou. Além da federalização, existe a possibilidade do hospital ser entregue a uma sólida Instituição com sede em Porto Alegre, Capital do Estado.
A diretoria do Sindisaúde convocou nova Assembléia Geral para amanhã, sexta-feira, para avaliar a adesão da classe a uma paralisação das atividades do Hospital que, segundo o Provedor da Instituição, está sendo orquestrada por Sanchotene Felice, através do presidente do Sindicato.

Confirmado: Uruguaiana registra o primeiro homicídio do ano

O jovem encontrado hoje pela manhã, na região conhecida como "Vila Betania", com um ferimento de tiro na cabeça, faleceu por volta das 11h. Informações detalhadas no CIDADE, o seu jornal, edição do próximo sábado.

OAB sai em defesa de Lauro Delgado

A OAB/RS - seccional Uruguaiana, em Nota de Esclarecimento Público, saiu em defesa de seu ex-presidente.

O palanque radiofônico está no ar

Sanchotene Felice disse nesta manhã, durante o programa de exaltação de hiper-ego "Uruguaiana Vencerá!": "O Instituto de Cardiologia não está funcionando por que pessoas ali colocadas por nós traíram a comunidade. Eu os denunciei. Eles estavam encaminhando pessoas a cirurgias sem necessidade, então os demiti. Depois, eles ameaçaram uma equipe de médicos que veio a Uruguaiana trabalhar no Incar. Chamaram os médicos para um jantar e os pressionaram. No outro dia os médicos da nova equipe me disseram que não podiam ficar por que estavam sendo ameaçados".

"Bandidos do lacre"

Três caminhões foram arrombados na noite de ontem, ao passarem pelo viaduto da BR 290, de acesso ao Porto Seco de Uruguaiana. Tratam-se dos "bandidos do lacre". Eles sobrem nos baús do caminhões, rompem os lacres e furtam parte das mercadorias. Fatos semelhantes vêm sendo registrados com frequencia na cidade e segundo a Polícia, já existem pistas sobre a autoria dos crimes.

Homem é hospitalizado com tiro na cabeça

Um homem de 22 anos foi encaminhado à Santa Casa de Caridade de Uruguaiana nesta manhã, após ter sido socorrido pela Brigada Militar em via pública. A comunidade fez contato com a Polícia através do 190, informando que um homem estava caído no chão com ferimentos de arma de fogo. Chegando lá, os policiais o localizaram com um tiro na cabeça. O fato aconteceu próximo a empresa ALL.

Ed. 1923


  1. Agentes da impunidade nos três Poderes
  2. Concurso I
  3. Concurso II
  4. Combustível
  5. Trânsito
  6. Matrículas
  7. Bingo
  8. Escolinhas
  9. Susepe
  10. Cantão
  11. Lixão
  12. E eu?
  13. Manhas e monólogo
  14. Telefones
  15. Governo Tarso: 34.288 contratos emergenciais em um só ano
  16. Deputada propõe Sistema Estadual de Internação Compulsória de Dependentes Químicos
  17. Projeto inclui nomeação de parentes entre os atos de improbidade administrativa
  18. Arrecadação do IPVA 2012 antecipado totaliza R$ 540 milhões
  19. Delgado diz Rogério é um manipulador a mando de Felice
  20. Ronnie propõe Ficha Limpa para CC’s
  21. Projeto exige realização de “teste do coraçãozinho” em recém
  22. Morosidade lidera ranking de reclamações dos cidadãos no CNJ
  23. Mãe e filho agredidos por PM serão indenizados
  24. OAB/RS recebe relatório da Comissão da Criança e do Adolescente
  25. MP quer regressão de regime de ‘Papagaio’
  26. STF discute remuneração dos procuradores municipais
  27. Produtores de arroz já sonham com dias melhores
  28. Prazo para recolhimento da Contribuição Rural encerra no dia 31
  29. Departamento de Defesa Agropecuária constata maior conscientização de empresas
  30. Apesar de campanha do governo, passageiros desconhecem lista de produtos que não podem entrar no país
  31. Currículo, a Constituição da educação
  32. ProUni: com oferta de 195 mil bolsas, inscrições iniciam dia 14
  33. Período de matrículas nas Escolas Estaduais encerra dia 10
  34. Projetos literários invadem o mundo dos presos
  35. Público de cinema cai nos Estados Unidos e sobe no Brasil
  36. Decifre os rótulos dos alimentos
  37. Confirmado Estádio do Corinthians vai abrir a Copa
  38. Inter pode acertar como argentino Dátolo para a Libertadores
  39. Douglas não será envolvido em trocas, garante diretoria gremista
  40. Grêmio abre 2012 como o clube que mais investiu entre a elite do Brasil
  41. Quadrilha é presa durante operação da PC de Uruguaiana em Carazinho
  42. Miltinho está de volta a Modulada
  43. Fujão é capturado pela Brigada
  44. Modulada tem até o dia 20 para encaminhar os nomes dos beneficiados
  45. 50 presos voltam às ruas