quarta-feira, 25 de abril de 2012

Ed. 1969 - Painel

Ministro
Do discurso de posse do novo presidente do STF, Ayres Britto: “A Constituição é primeira e mais importante voz do Direito aos ouvidos do povo. Donde o seu caráter estruturante do Estado e da própria sociedade, a um só tempo. Certidão de nascimento e carteira de identidade do Estado, projeto de vida global da sociedade.”

Ministro II
Ainda do discurso do Ministro: “Democracia que toma o nome de Federação, quando vista sob o ângulo da divisão espacial do poder político; o nome de República, já sob o prisma da tripartição independente e harmônica dos Poderes estatais. Daí esses dois anéis de Saturno que são a indissolubilidade de laços e a autonomia política, em se tratando do condomínio federativo. Daí os princípios da eletividade dos governantes, da temporariedade dos respectivos mandatos, da responsabilidade jurídica pessoal, individual, de todo e qualquer agente público, do controle externo a que todos eles se submetem, em se tratando de República. Democracia, enfim, repito, que mantém com a “plena liberdade de informação jornalística” uma relação de unha e carne, de olho e pálpebra, de veias e sangue.”

Ministro III
Por fim: “Numa frase, se ao Direito cabe ditar as regras do jogo da vida social, mormente as que mais temerariamente instabilizam a convivência humana (o Direito é o próprio complexo das condições existenciais da sociedade, como ensinava Rudolf Von Ihering), o Poder Judiciário é que detém o monopólio da interpretação e aplicação final do sistema de normas em que esse Direito consiste. É a definitiva âncora de cognição e aplicabilidade vinculativa do Direito, como uma espécie de luz no fim do túnel das nossas mais acirradas e até odientas confrontações (derramamento de bílis não combina com produção de neurônios). É o Poder que não pode jamais perder a confiança da coletividade, sob pena de esgarçar o próprio tecido da coesão nacional.”

Corais
Acontece amanhã, às 20h, no Centro Cultural Dr. Pedro Marini, o coquetel de lançamento do XXI Festival Uruguaianense de Integração de Corais. O Coral de Uruguaiana tem na regência Helena Patschkowski Mohr, e tem como presidente Antônio Carlos de Almeida Alves.

Carmelitas
Uruguaiana está recebendo 25 freis carmelitas que se reúnem no Encontro (Assembleia) Nacional dos Freis Carmelitas, que marca o encerramento do centenário da chegada dos Freis ao Brasil, por Uruguaiana. O Encontro desenvolve-se durante todo o dia no Centro de Pastoral da Diocese, e sempre, às 18h30min, eles participam de Missa na Igreja do Carmo.

PSDB x PP
Sexta-feira será julgada a ação movida pelo PSDB contra o PP que busca recuperar o mandato da vereadora Josefina Soares, por desfiliação partidária.

Boxe
Os boxeadores de Uruguaiana que foram à Córdoba no final de semana, não se deram bem. Os três uruguaianenses foram derrotados por pontos durante a competição.

Bingo
Na quinta-feira, a diretoria do Clube Caixeiral, em parceria da UPPE- Filantrópicas realizará um grande Bingo. O evento inicia às 20h. Serão dez rodadas, onde os participantes concorrerão à cesta básica, espremedor de frutas, panela de pressão, ferro elétrico, entre outros brindes.

Jantar Dançante
No dia 12 de maio, haverá um Jantar dançante comemorativo ao Dia das Mães, no Clube Caixeiral. O som será por conta de Kanela e Grupo. No cardápio: leitão à califórnia, frango à quatro queijos, arroz branco e à grega, mix de saladas e sobremesas. Valor R$ 20,00. Mesas por ordem de chegada.

Liga I
A reunião secreta que deu a Marcelo Luzardo, a presidência da Liga das Escolas de Samba de Uruguaiana (Liesu) por mais dois anos, segue dando o que falar. O Conselho Deliberativo da Liga esclareceu ontem, após declarações públicas de Luzardo sobre a tal reunião, que conforme o Artigo 62 do Estatuto - é vedado encaminhar à assembleia geral, qualquer alteração cuja competência originária seja do Conselho Deliberativo. Com isso, Marcelo alterou os estatutos sem ter colocado à apreciação do Conselho. A alteração estatutária feita por ele, não tem nem um valor, mesmo tendo Luzardo registrado a alteração em Cartório. Segundo o Conselho, ele não seguiu o ritmo jurídico do Estatuto em vigência. Com isso, o Conselho exige a nulidade de todos os atos que não passaram pela apreciação dos conselheiros.

Liga II
A Liga Independente das Escolas de Samba de Uruguaiana elegerá sua nova presidência no dia 13 de abril. As chapas poderão ser inscritas até 72 horas antes do processo eleitoral. Os sócios e membros do Conselho Deliberativo devem comparecer às urnas que estarão expostas no Clube Caixeiral. O advogado Erni Woullenhaupt é um dos candidatos ao cargo de presidente.

Voz do Brasil I
Tramita na Câmara o Projeto de Lei 3612/12, do deputado Rogério Carvalho (PT-SE), que altera o Código Brasileiro de Telecomunicações para estabelecer que o programa a Voz do Brasil será veiculado de acordo com o horário local do ouvinte. Atualmente, o programa é veiculado em todo o País às 19 horas de Brasília.

Voz do Brasil II
Ou seja, vai ao ar uma ou duas horas mais cedo nos estados que têm fuso horário diferente ou que não adotam o horário de verão. “A Voz do Brasil desempenha um papel fundamental de integração nacional em comunidades longínquas, divulgando, por exemplo, informações sobre recursos liberados pela União”, explica Carvalho. Ele lembra que essas informações permitem aos conselhos municipais de saúde e educação acompanhar a aplicação e uso desses recursos.

Amor Bruxo I
Em abril, Uruguaiana segue recebendo as sessões de cinema gratuitas do projeto CineSesc. Com o objetivo de facilitar o acesso da comunidade ao cinema, até o dia 28 de abril o município vai receber exibições de clássicos do cinema nacional, cinema em dança, cinema trash terror, além dos gêneros de comédia e drama. No dia 28, em “A Casa dos Maus Espíritos”, um clássico de terror, Frederick Loren, o dono de uma mansão oferece muito dinheiro para que seus inimigos aceitem dormir uma noite em seu patrimônio mal assombrado.

Amor Bruxo II
inda no dia 28, “O Pequeno Nicolau”, mostra um menino que vive com seus pais e está rodeado de amigos. Porém, certo dia ouve uma conversa e entende que sua mãe está grávida. O pequeno garoto passa a viver em pânico com medo de ser abandonado na floresta após o nascimento do novo membro da família. O filme será exibido ao ar livre, no Centro Esportivo Nova Esperança, às 20h, com entrada franca.
Concurso II
Foi divulgada na manhã de sexta-feira, a data em que serão realizadas as novas provas para os candidatos que tiveram problemas durante o concurso do magistério estadual em Uruguaiana. Cerca de 500 concorrentes que estavam inscritos para a disputa na área 1 — Linguagens e suas Tecnologias — que inclui Educação Física, Letras e Artes — terão de refazer a prova em 3 de junho, mesmo que não tenham tido erros em seus questionários no dia 15.

Concurso II
A informação foi divulgada por meio de nota na manhã desta sexta-feira. Conforme a Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH), 527 candidatos estavam inscritos para as provas nesta área em Uruguaiana, mas apenas os que compareceram à disputa no dia 15 poderão participar desse novo concurso — a FDRH ainda não tem o número exato de concorrentes habilitados.