quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Os hits eleitorais - Qual você prefere?

As propagandas eleitorais nas ruas começam a esquentar. Mesmo a Internet sendo a ferramenta eleitoral do momento, os candidatos ainda não dispensam o corpo a corpo e os populares. Algumas músicas já dominaram a mente do eleitor. As batidas do arrocha ganharam novas letras e o pagode que embala o romance de “Leleco e Tessalia” na novela da Globo passou de “assim você mata o papai” para “Uruguaiana pode mais”. Outra que chama a atenção é a música da personagem Elen, de Avenida Brasil, já que o som da ‘periguete’ circula pela cidade com nova versão. O mesmo acontece com a trilha de abertura da novela – o candidato colocou vários carros nas ruas ao ritmo do ‘Kuduro’. Já a música Fiorino sugere que votar no candidato é fácil, é mole, é lindo. Enquanto uns recorreram aos 'hits' do momento, outros valorizaram as origens culturais – tem som de gaita e violão, de chamamé e vanerão – vale tudo para ganhar o voto e a mente do povo.
Vale destacar que os candidatos precisam obedecer a regras e horários e que passar com carros de som na frente de escolas, Prefeitura ou Câmara de Vereadores, por exemplo, é proibido. As regras eleitorais e a fiscalização aos candidatos foi justamente o assunto da reunião realizada na manhã de terça-feira, na escola Dom Hermeto. Na oportunidade, o promotor eleitoral Rodrigo Vieira expôs à Brigada Militar, as normas estabelecidas pela Justiça Eleitoral, solicitando a eles a intervenção caso haja desobediência. A comunidade também pode fiscalizar. Todo e qualquer ato irregular deverá ser denunciado.

Caixas eletrônicos: Trégua aos ataques e a volta do suspeito às ruas

Nos últimos dias, Uruguaiana foi alvo de vários ataques a caixas eletrônicos. Além do furto de R$ 2 mil de uma agência bancária, outros casos como o da colocação de dinamite em caixas localizados em um posto de gasolina, chamaram a atenção das autoridades que, através de uma ação conjunta, colocaram vários suspeitos atrás das grades.
O último ataque ocorreu no mês de maio a caixas eletrônicos localizados no posto de saúde central. Três homens chegaram armados ao local, renderam o vigilante e tentaram arrombar os caixas com o uso de um maçarico. Depois disso, fugiram em um veículo com placas de outra cidade, que já havia sido reconhecido por vítimas de outros ataques. Naquela mesma semana, Uruguaiana registrou assaltos a mercearias, padarias e farmácias, entre elas, uma localizada na Presidente Vargas, onde três bandidos armados procederam da mesma forma, ou seja, invadiram o local, renderam funcionários e fugiram num veículo Parati.
Entre os presos, estava Emerson Molina Lorenzi, de 21 anos. Ele foi apontado como o autor dos fatos, tendo o pedido de prisão preventiva decretado, a pedido do titular da Defrec, sendo encaminhado à Penitenciária Modulada. Emerson, ou “Sapo”, como é conhecido, negou a autoria, entregando sua defesa aos advogados Paulo Alferi Barbosa de Paula e Liane Helena da Silva, que patrocinaram a tese de que o acusado não foi reconhecido pelas vítimas e, portanto, não havia prova para mantê-lo preso.
A Juíza da 2ª Vara Criminal de Uruguaiana acatou o pedido de liberdade feito pela defesa, revogando a prisão preventiva na manhã de ontem. Mesmo assim, o delegado Waldemar Tassara informa que ficará de olho no suspeito.

Curso de formação continuada para professores de Uruguaiana e Barra do Quaraí

Professores da rede pública e privada da educação básica nos municípios de Uruguaiana e Barra do Quaraí realizam nos dias 30 e 31 de agosto, o terceiro módulo do curso de formação continuada A ciência como tema gerador para o desenvolvimento de trabalhos interdisciplinares. Oferecidas pelo Grupo de Estudos em Nutrição, Saúde e Qualidade de Vida (Gensq), do Campus Uruguaiana da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), as atividades integram a Rede Nacional de Educação e Ciência, composta por 19 instituições públicas de ensino superior brasileiras. Organizado em quatro módulos, a edição 2012 do curso realizou as atividades iniciais nos dias 27, 28 e 29 de junho com a participação de 80 professores da rede pública. As inscrições estavam abertas a todos os docentes interessados e, conforme relata a acadêmica do PPG Educação em Ciências da Unipampa, Eliziane D'ávila, “a procura foi muito satisfatória, inicialmente foram ofertadas 40 vagas, mas com a grande procura deixamos as inscrições em aberto e conseguimos dobrar o número de inscritos”.

MISSA DE 7º DIA DE FALECIMENTO

"Guardião" da Ilha é assassinado

Um homem foi encontrado morto nas margens do Rio Uruguai, em território Uruguaio a poucos metros da Ilha Brasileira, localizada na Barra do Quaraí.
Alberto Jorge Daniel Neto, de 61 anos era natural de São Francisco de Paula e morava na Ilha já há algum tempo. Desde que seu pai, o ‘Cabo Zé’ faleceu, ele assumiu o título de ‘guardião da Ilha’. O corpo do brasileiro foi encontrado por policiais uruguaios durante ação de rotina, sendo que a vítima apresentava duas perfurações na cabeça, possivelmente provocadas por faca. Além disso, ele foi degolado pelo assassino, alguém que segundo a polícia uruguaia não agiu sozinho. Alberto trabalhava como vigilante e no momento do ataque cuidava de uma draga deixada pelos proprietários às margens do rio. No local, a vítima havia montado um acampamento, já que costumava voltar à Ilha somente aos finais de semana. Do acampamento, segundo a Polícia, os bandidos levaram uma motocicleta, armas e uma importante quantia em dinheiro. Segundo informações, Jorge vinha sendo ameaçado já há algum tempo por bandidos que agem nas imediações, em crimes como abigeato e tráfico de drogas. Foi exatamente no mesmo local onde a Polícia encontrou a vítima, que um carregamento de drogas foi descoberto num passado recente. À época, Jorge foi apontado como “alcaguete” pelos bandidos da cercania, mas destemido, continuou a viver sua vida na Ilha. Os assassinos do brasileiro, segundo informações, são dois traficantes uruguaios.