quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Ed. 2033


  1. Jornalismo em evolução
  2. Mensalão
  3. Prestações de contas
  4. Asfalto
  5. Asfalto II 
  6. Candidatos
  7. Despreendimento
  8. Baixada
  9. Pesquisas
  10. Saúde
  11. Projeto que autoriza free depende da sanção da presidenta Dilma
  12. Gripe A continua matando no RS
  13. Governo elabora mapa da indústria da criatividade no Estado
  14. Centrais sindicais pedem 13% de reajuste para o Piso Regional 2013
  15. Barbará é denunciado por uso da máquina pública
  16. Empresário esclarece denúncia postada contra a Casa do Gaúcho
  17. Promotor diz que vai pra “lamina” com os três candidatos
  18. Projeto Sesc Mais
  19. Leitura chega as escolas de Uruguaiana
  20. Rescisão unilateral de seguro para grupo de idosos é abusiva, diz TJ
  21. Punições dependem de novas definições de dolo e culpa
  22. Ex-dono de carro não responde por dano em acidente
  23. Polícia Civil prende bandido com a ajuda da BM
  24. Novos soldados da Brigada Militar começam o curso de formação
  25. Greve da Polícia Federal expõe “guerra fria” e racha entre agentes e delegados
  26. Kaiser vai a Júri no dia 27
  27. Homem comete furto e é liberado logo em seguida
  28. Caminhão é arrombado no pátio de transportadora
  29. Prova do Enem para unidades prisionais será em dezembro
  30. Após o fim da greve, MEC acompanha calendário de reposição de aulas
  31. Secretarias podem pedir cursos de formação para professores
  32. A cultura gaúcha
  33. A influência do estilo do consumidor contemporâneo na indumentária gauchesca feminina
  34. Moda gaúcha nas passarelas
  35. Deborah Secco sobre interpretar Joelma no cinema: “Quero muito fazer”
  36. As vésperas do UFC 152, Belfort revela que já está no peso: 92kg
  37. Palmeiras não chega a acordo com Falcão e vai tentar Renato Gaúcho
  38. Dagoberto não avança em recuperação e Forlán deve ficar como titular do Inter

Policiais federais suspendem serviços de inteligência

Em greve deflagrada em agosto, agentes, escrivães e papiloscopistas que realizam os serviços de inteligência na Polícia Federal do Rio Grande do Sul decidiram suspender também as investigações de crimes financeiros, desvio de verbas públicas, corrupção, tráfico de drogas, entre outras, como informa o Sindicato dos Policiais Federais do Rio Grande do Sul (Sinpef-RS). A suspensão começou a valer na segunda-feira (17), mas um ato simbólico com a entrega de fones de ouvidos, principal instrumento de trabalho do setor de inteligência, será realizado às 11h de terça-feira (18), na Superintendência da Polícia Federal, em Porto Alegre. Não será mais realizada, segundo o sindicato, a análise de monitoramento telefônico, que dá suporte a operações policiais e alimenta os núcleos operacionais das delegacias, viabilizando a elucidação de crimes de grande repercussão social, a exemplo do Mensalão. Também não são realizados os serviços de atendimento ao público, como oitivas, porte de arma, atendimento a estrangeiros, controle de empresas de vigilância, bancos e produtos químicos. "Toda a parte de inteligência é feita pelos agentes, nós pedimos a reestruturação da carreira, não fomos atendidos, então decidimos parar", disse o presidente do Sinpef-RS e diretor de Estratégia Sindical da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), Paulo Paes. Segundo ele, delegados e peritos podem executar algumas funções com maior urgência. A emissão de passaportes continua apenas para casos emergenciais. A categoria mantém em funcionamento apenas os plantões, as ocorrências em flagrante e custódia de presos. 

Acidente de campanha no brete do Plano Alto

No último domingo, um dos veículos da comitiva do vereador Ronnie Mello, que estava em campanha no Plano Alto, capotou quando retornava à zona urbana, em consequência do estado de conservação da estrada não pavimentada que liga o Distrito à Rodovia BR 290. O automóvel era tripulado por um Frederico, assessor parlamentar de Ronnie, e, além do condutor, transportava três passageiros que foram atendidos no Pronto Socorro municipal, e logo liberados. O candidato não estava no veículo que capotou.
A situação das estradas do interior foi alvo das denúncias apresentadas pelo Vereador/candidato no ano de 2011, no Plenário da Câmara de Vereadores, ocasião em que foram apresentadas fotografias e vídeos denunciando o descaso do Poder Executivo em relação às estradas vicinais. “O descaso continua e prova disso foi o que aconteceu conosco no final de semana”, disse Ronnie. Vale destacar que veículos escolares trafegam pelas estradas vicinais diariamente.

Carrijo vai encarar o capa preta em outubro

O delegado de Polícia Thiago Carrijo, afastado em março deste ano do cargo que ocupava em Uruguaiana desde 2010, estará na cidade no dia 4 de outubro, quando prestará depoimento à Justiça local, onde responde por crime de apropriação indébita.
Na condição de delegado titular da Delegacia Especializada de Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas, Carrijo efetuou diligências no interior do município, revistando a casa de uma moradora e se apropriando de uma televisão de 42 polegadas, que foi presenteada à namorada, a policial Cristiane. Denunciado o crime ao Ministério Público, foi obtido um mandado de busca e apreensão através do qual a Polícia Federal sendo recuperada a televisão. Carrijo ainda é acusado de efetuar disparos contra policiais e de mal tratar animais. A audiência está marcada para às 14h.

Brigada Militar mata homem com um tiro no peito

Um homem de 32 anos perdeu a vida no último fim de semana, após ser baleado por um Policial Militar

Na noite de sábado (15), a Brigada Militar compareceu à Rua 15 de Novembro, entre Rodrigues Portugal e Antonio Monteiro, para intervir em uma ocorrência de desavença familiar.
No local, os policiais foram surpreendidos por Paulo Gilberto da Silva, de 32 anos, que encontrava-se escondido atrás de uma árvore e, armado com uma faca,  investiu contra um dos brigadianos, sendo contido com um tiro no tórax. Encaminhado ao Pronto Socorro em estado grave, o homem faleceu na manhã seguinte.
Populares relataram que ação da Brigada Militar contou com a participação de aproximadamente dez homens, informação contestada pelo comandante do 1º BPaf, major Joni Alvim, que, ante a situação de carência de efetivo que tem vivido a corporação nos últimos anos, apontou um  número bem inferior de policiais destacados para a ação. Foi instaurado um procedimento interno para apurar a conduta do policial envolvido na morte.
Paulo Gilberto era pai de duas filhas que moravam com ele e com o padrasto; ambos enfrentavam dificuldades financeiras. O homem apresentava apenas antecedentes criminais por ameaça e lesão corporal.

Mãe diz: "O médico que quase matou meu filho agora me pede votos"

Lourival responde criticas no Facebook 

Andréia Rolim, mãe de um menino de nove anos de idade e que há dois anos esteve em estado grave da UTI da Santa Casa de Caridade, usou o Facebook para desabafar sua insatisfação a relação ao serviço prestado pelo médico Lourival Gonçalves, bem como em relação á política. No depoimento, Andréia conta que seu filho este em coma e que por pouco não morreu. Ela diz que os problemas foram em razão do atendimento deficiente prestado pelo profissional. “Lourival deu as costas ao meu filho e se ele está vivo hoje é graças a uma enfermeira que é minha amiga e o médico Telson”, disse ele. O caso contado pela mãe em rede social foi acompanhado pela nossa reportagem á época dos fatos. O filho de Andréia machucou-se na escola, foi encaminhado à Santa Casa e depois de cinco dias foi constatado Tétano. Depois disso, o garoto foi internado na UTI, esteve em coma induzido e graças ao atendimento prestado pelo médico Telson, segundo a mãe, superou o drama. A mensagem publicada por Andréia instigou o candidato do PDT. Lourival respondeu à mãe dizendo que jamais abandonou o paciente. Ele destaca que o médico Telson assumiu o caso a seu pedido e que lamenta muito, mas a verdade é que nunca havia se deparado com um caso semelhante. Confira na integra o teor das postagens.