segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Ed. 2071

  1. Mais dólares no mercado
  2. 13º do funcionalismo
  3. Linha de crédito
  4. Lançamento
  5. Novas escolas
  6. Cliente indignada
  7. Cliente indignada II
  8. Cliente indignada III
  9. Linha de crédito II
  10. Foz do Brasil
  11. Gendarmeria
  12. Gerador de energia
  13. Campanha do Desarmamento
  14. Campanha do Desarmamento II
  15. PEC das investigações criminais continua a gerar polêmica
  16. Comissão aprova criação da Semana de Prevenção da Gravidez na Adolescência
  17. Agricultura aprova incentivos para pecuária intensiva e produção orgânica
  18. Cães doados por ONG são submetidos aos maus tratos pelos novos donos
  19. Se AES não operar imediatamente, Estado entrará em colapso
  20. Crianças do Caic participam de evento solidário
  21. Schneider anunciará seu secretariado na quarta-feira
  22. Sobreviventes de câncer de mama
  23. são mais propensas a diabetes
  24. Aumenta número de mortes por doenças cardíacas
  25. Açúcar faz tão mal quanto álcool e cigarro, diz artigo da ‘Nature’
  26. Presos queimam colchões em protesto ao regime
  27. Menina de 14 anos tenta suicídio
  28. Defrec apreende adolescentes infratores
  29. Mais uma morte por afogamento em Uruguaiana
  30. Foragido é preso no Beco do Sapo
  31. Homem acusado de vários crimes volta ao xadrez
  32. Arrombador é preso ao furtar TV na ‘madruga’
  33. Pessoas com deficiência reivindicam acessibilidade nas provas do Enem e do ENADE
  34. Rede estadual conquista 62,5% das medalhas gaúchas na Olimpíada de Matemática
  35. Programa Novos Talentos recebe propostas até dia 25 de janeiro
  36. Maior bilheteria do cinema brasileiro de 2011, De pernas pro ar ganha sequência com ares de 2ª temporada
  37. Piano de filme Casablanca é vendido por R$ 1,25 milhão
  38. “O Hobbit” bate recorde de estreias em dezembro nos EUA
  39. Saúde em Casa: Cuide da sua família com nossas dicas
  40. Se vira nos 30, Roberta! Kiko flagra a mãe e Nando aos beijos
  41. Morena se prepara para primeira noite na boate

Cliente promove “bafão” em empresa de abastecimento

Uma mulher invadiu o escritório da empresa AES Sul na tarde de ontem e indignada promoveu uma verdadeira baderna. Acontece que a cliente estava sem luz há mais de 24 horas, e ao acionar os serviços via 0800 foi informada de que todas as equipes estavam ocupadas. Houve gritaria, objetos jogados no chão e até a Brigada precisou ser acionada. A cliente indignada que invadiu a AESul não foi a única a reclamar dos serviços prestados nos últimos tempos. Sempre que chove ou há vento forte, algum cliente acaba sendo prejudicado. Os moradores da Rua Santos Dumont, imediações a Cidade Alegria, por exemplo, ficaram sem luz das 18h de domingo ás 14h de segunda-feira. Na localidade do Garupa e na divisa com Alegrete, os moradores ficaram quatro dias sem luz na semana passada. Na Cohab II, a falta de energia arrastou-se por 16 horas na semana.

“Índios Charruas": A história dos primitivos é destaque do Sesc

A trajetória dos índios Charruas em Uruguaiana é datada de mais de 10 mil anos. E uma parte desta história pode ser vista na mostra “Índios Charruas – Os Primitivos Habitantes de Uruguaiana”. A mostra, que está à disposição da comunidade até 31 de dezembro, é uma promoção do Sistema Fecomércio-RS/Sesc em parceria com o historiador Dagoberto Alvim Clos. 
O material é fruto de nove anos de pesquisa do historiador e retrata a trajetória dos índios charruas no município de Uruguaiana há 10.800 anos até os dias de hoje. A exposição apresenta nove banners representando mapas, pinturas, desenhos e fotos, além de peças arqueológicas como pontas de flecha e de lança, raspadores e boleadeiras (pedras charruas) encontradas nas margens dos arroios Cacaréu e Salso, confeccionadas e utilizadas pelos charruas. Exímios cavaleiros, habilidosos com as boleadeiras e grandes guerreiros, esses índios viviam da pesca e da caça. Jamais aceitaram a catequese dos padres jesuítas, por isso, foram considerados pelos religiosos como infiéis. A mostra ficará aberta ao público até o dia 31 de dezembro, no Sesc Uruguaiana (Rua Flores da Cunha, 1984), de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 21h, e aos sábados, das 8h às 12h e das 14h às 19h. 
Mais informações sobre esta e outras atividade promovidas pelo Sesc em Uruguaiana podem ser obtidas pelo telefone (55) 3412-4624. 

Agenda: 
“A Herança Jesuítica no Município de Uruguaiana” 
Data: Até 31 de dezembro 
Local: Sesc Uruguaiana (Rua Flores da Cunha, 1984) 
Horário: Segunda a Sexta - 8h30 às 21h e Sábados – 8h às 12h e 14h às 19h 
* Entrada franca

Urbano Villela expõe telas em Uruguaiana


As obras do artista plástico uruguaianense Urbano José Pibernat Villela estão expostas desde o dia 10 de dezembro, na Biblioteca Pública Municipal. Responsável pela realização de obras memoráveis como os quadros de todos os presidentes do Senado Federal ou dos ex-prefeitos de Uruguaiana e os presidentes da Câmara Municipal, Villela reside há muitos anos em Brasília, mas costuma vir a sua cidade natal com a família. O filho do artista, que assim como o pai e o avô também se chama Urbano é quem organiza a exposição. Segundo ele, 15 retratos pintados a óleo estarão expostos até o dia 22. A Biblioteca estará aberta a visitação neste sábado, a partir das 8h.

Professor pede que alunos escrevam redação como se fossem suicidas

Um professor francês que pediu que seus alunos escrevessem uma redação como se fossem suicidas, foi suspenso nesta segunda-feira, pela entidade em que lecionava como medida de precaução, enquanto aguarda a conclusão da investigação que foi aberta. 
"Vocês acabam de completar 18 anos e decidiram colocar um fim em suas vidas. A decisão parece irrevogável. Antes deste último impulso, escrevam as razões de seus gestos. Ao fazer um autorretrato, descreva todo o asco que sentem de vocês mesmos. Seus textos lembrarão alguns elementos de suas vidas que causam essa sensação", pediu aos alunos. 
Os estudantes do terceiro ano do instituto Montmoreau receberam o trabalho em 22 de outubro, mas a polêmica ficou conhecida quando os pais de alguns alunos reclamaram para a direção da entidade e mandaram uma cópia da redação ao jornal Charente Libre. 
"É indignante que um professor proponha um tipo de temas destes para crianças de 13 e 14 anos. Não temos costume de questionar o que acontece na escola, mas tudo tem limite. Qual será o próximo tema? O que você vai sentir quando se drogar?", disseram os pais nas cartas. 
O jornal lembra que o suicídio é a segunda causa de mortalidade entre os jovens e aponta que, embora a maioria dos pais acredite que é normal que se trate desses temas em aulas, considera que a forma escolhida não foi adequada. 
Os testemunhos recolhidos entre os alunos oscilam entre a surpresa por terem de escrever sobre um tema que, segundo eles, não foi precedido por debate ou explicações e a atitude daqueles que recorreram à imaginação para cumprir com o pedido. 
"Eu escrevi sobre uma menina que não se sente nada bem consigo mesma, muito gorda, que todo mundo rejeita, inclusive seus pais", disse uma das alunas, que não quis se identificar e que assegurou que o tema não incomodou. 
Antes que o professor fosse suspenso de forma cautelar, o diretor dos serviços departamentais de educação nacional, Jean-Marie Renault, antecipou que um fato deste tipo não pode ser "deixado de lado" e que as denúncias, se confirmadas, terão consequências.

Quarteto de abigeatários é preso pela BM

Quatro pessoas foram presas pela Brigada Militar na noite de quinta-feira, acusadas da prática de abigeato. Segundo a BM, a abordagem aconteceu no Bairro Cabo Luiz Quevedo, onde o veículo GM/Opala foi abordado ao ser identificado como suspeito. Os abigeatários já possuem passagens pelo mundo do crime. É nesta época do ano que aumentam os casos de roubo de gado, já que a comercialização se torna mais fácil em função das festas de final de ano. 

Menores do Case de Uruguaiana estiveram em Porto Alegre

Os adolescentes da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase) estiveram em festa na quinta-feira (13). Durante todo o dia, foi realizado o 2º Festival de Arte e Cultura da Fase. Foram apresentações musicais, de dança, de trabalhos educativos e artesanais das oficinas realizadas na fundação durante o ano. 
Pela manhã, o governador em exercício, Beto Grill, e o secretário da Justiça e dos Direitos Humanos, Fabiano Pereira, realizaram a abertura do festival. "Todos nós já cometemos erros, mas quando os jovens erram a maior responsabilidade é da ausência do Estado que não deu suporte para resgatar quem fraquejou. Hoje, o Estado está dando essas condições para que se aumente a autoestima de todos, para que possam retornar ao convívio social e ter uma vida produtiva", disse Grill. 
Fabiano Pereira lembrou as ações que estão sendo feitas na Fase, como as reformas nas unidades Carlos Santos, POA I e Santa Maria e o concurso público que não era realizado havia dez anos, e elogiou os funcionários pelo trabalho realizado na fundação. "Parabéns a todos os funcionários que são incansáveis para dar uma vida melhor a esses guris e gurias. Trabalhamos para que vocês [funcionários] também tenham cada vez mais espaços com dignidade para trabalhar", afirmou o secretário. 
Ainda pela manhã, ocorreram as apresentações de um grupo de teatro do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Santo Ângelo, dois grupos musicais do Case Santa Maria e um grupo de dança de Uruguaiana. O livro de poesias e poemas Distância = Saudade foi lançado por um dos jovens internos em Uruguaiana. Os internos atendidos pela Case local e que dedicam-se a arte foram entrevistados pelo Jornal CIDADE em reportagem especial feita no mês de novembro. Eles disseram que através da música, da dança, da poesia, que eles encontram forças para superar os problemas. 
Um show do cantor Serginho Moah marcou o encerramento das atividades. 
O 2º Festival de Arte e Cultura da Fase é uma promoção da Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos, da Fase e da Associação dos Magistrados do Trabalho (Amatra).

Bandidos são cercados pela Operação Simultânea

Brigada Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária e Federal deram início ontem a mais uma Operação Simultânea em Área de Fronteira. Trata-se da 22ª edição do trabalho conjunto entre as polícias com o objetivo de combater a criminalidade. A abertura oficial da operação ocorreu na manhã de ontem, ás 10h, no largo da Ponte Internacional. Além das polícias do Brasil, o trabalho também envolve órgãos de segurança da Argentina e Uruguai, que realizam o mesmo trabalho em seus países. Ao longo dos próximos dias serão montadas barreiras e feitas abordagens.

PRF apreende mercadorias contrabandeadas do Uruguai e Argentina

A Polícia Rodoviária Federal realizou inúmeras ações de policiamento e patrulhamento nas rodovias federais no âmbito da 13ª Delegacia. Atividades de fiscalização, orientação de trânsito, e interferência em crime, com ênfase na segurança dos usuários da rodovia. Em Uruguaiana e Alegrete a PRF fiscalizou 110 veículos, sendo que 15 foram autuados. Também foram fiscalizadas 154 pessoas e foi um veículo foi retido. 
No km 714 da BR 290, às 20h, Policiais Rodoviários Federais e Policiais Civis ao fiscalizarem um veículo Fiat/Uno conduzido por um uruguaio de 39 anos, foi constatado que no seu interior havia cerca de 600 peças de roupas de fabricação argentina sem o devido Desembaraço Aduaneiro. 
Mais tarde, às 21h15min, no km 714 da BR 290, foram apreendidas mais 200 peças de roupas de origem Argentina, em um ônibus de linha regular intermunicipal entre Uruguaiana e Porto Alegre. A Mercadoria estava em duas bolsas de viagem sendo de propriedade de um homem de 62 anos que estava transportando a mercadoria para venda ambulante em Porto Alegre. Toda a a mercadoria foi encaminhada à Receita Federal do Brasil.

Piloto de avião de pequeno porte

Uma perícia médica vai apontar os motivos da morte do piloto Aldemiro Delfino Andrade Lucero. Miro, como era conhecido, tinha 62 anos e segundo os primeiros levantamentos, teve um enfarto após ter decolado o avião agrícola com o qual ele trabalhava. O avião de pequeno porte estava a uma altura de dois metros quando caiu. O acidente ocorreu na Granja Macedo, por volta das 19h. De acordo com o delegado Gustavo Arais, a Polícia Civil esteve no local realizando apontamentos e para esclarecer o caso com precisão, solicitou perícia médica com o intuito de esclarecer se a morte foi natural. As causa dos acidentes devem ser investigadas também pela órgão responsável pelo sistema de aviação.

OPERAÇÃO CLIENTELA: Dirval Naziazeno foi o único a escapar da segunda denúncia

O advogado Dirval Nazianezo foi o único dos envolvidos na operação clientela a não ser citado na segunda denúncia de abuso sexual feita pelo Ministério Público. Segundo informações, todos os demais envolvidos: Kiko Barbará, Abel Salman, Bortolluzzi, Sattini e Kovalik são apontados pelo MP em novos casos de abuso, onde teriam contrato os serviços sexuais de menores de idade. Diante desta segunda ação, os advogados dos presos tiveram prazo estipulado pela Justiça para apresentar defesa. Novos habeas corpus foram negados aos envolvidos da clientela. Não constam novos nomes entre os envolvidos.

Câmara garante incorporação de FG aos celetistas

Os vereadores de Uruguaiana aprovaram na sessão ordinária o projeto de lei relativo às gratificações especiais recebidas mensalmente pelos servidores regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). A proposta dispõe sobre as condições de incorporação de valores de Funções Gratificadas para servidores até o limite de 100%. De acordo com o projeto apreciado, o servidor adquire direito de requerer 20% a cada 12 meses de trabalho efetivo prestado ao município, progressivamente até o limite estabelecido na lei para as FGs. Assim, a aprovação da lei garantiu aos servidores celetistas o direito de requerer incorporação da vantagem levando em consideração o tempo e mérito, tornando desnecessárias reivindicações por ações judiciais como era a prática anterior.

Expectativa de crescimento econômico para 2013: Usina volta a operar

Uruguaiana recebeu uma excelente notícia no fim da tarde de quinta-feira. Conforme nota encaminhada à nossa redação pela Assembleia Legislativa, a Usina Térmica AES voltará a funcionar na segunda quinzena de janeiro e gradativamente viabilizará a entrada em operação de todo o complexo. A reabertura já foi confirmada pelo Ministério de Minas e Energia. O complexo energético não funciona há quatro anos por falta de gás natural que, por contrato, deveria ser fornecido pela Argentina. Pelo acordo firmado agora com o país vizinho, se inicia o período denominado comissionamento. A finalidade é assegurar que os sistemas e componentes da unidade industrial estejam em condições de operar. Para tal, cerca de quarenta pessoas já estão trabalhando. Está prevista para janeiro a entrada em funcionamento da primeira das quatro turbinas que permitirá a geração de 164 megawatts de energia, a partir de gás natural liquefeito que virá de Baia Blanca ou Escobar, na Argentina. O gás a ser enviado para Uruguaiana será transportado de navio até uma das duas usinas argentinas e, de lá, transportado pelo gasoduto até a usina local. A partir daí, as demais turbinas serão reativadas para a geração plena de energia, conforme o projeto origina. A energia ajudará a sanar a escassez existente no Estado”, explicou em nota a assessoria da Assembleia Legislativa.

IPTU Aprovado projeto que garante maior isenção de imposto

A partir da aprovação de projeto alterando o Código Tributário do Município, foi atualizado o valor de isenção do pagamento de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) aos proprietários de um único imóvel utilizado como residência. Depois de janeiro de 2013, para os beneficiados, como viúvas, menores órfãos, pessoas com idade acima de 65 anos, pessoas portadoras de doenças crônicas de caráter irreversível e incapazes para o trabalho, será considerado o valor de 400 URMs como renda máxima para usufruir da isenção. 
Atualmente é praticado o valor de 300 URMs, equivalentes a R$ 643,62, para concessão do benefício. A correção acompanha a evolução do salário mínimo nacional que passa a vigorar em 2013. O projeto foi aprovado na sessão ordinária no dia 13/12/12.

Criação da Guarda é aprovada, porém sem novos contratos

A instituição da Guarda Escolar Municipal foi aprovada na última quinta-feira pelo Poder Legislativo de Uruguaiana, porém com algumas restrições ao projeto original. A princípio o projeto de lei vinculado à Secretaria Municipal de Educação determinava a contratação de 60 pessoas através de contratos temporários e concurso público, porém a condição a ser analisada foi rejeitada pelo Legislativo Municipal. Os vereadores da oposição consideram desnecessária a realização de concurso especifico, já que existem dezenas de aprovados na seleção a guarda que continuam esperando convocação. 
Outro argumento utilizado é a ilegalidade da proposta, em razão do período de 180 dias que impede a criação de cargos no final do mandato do Executivo. 
Quanto aos demais itens, como a vinculação da criação a Secretaria de Educação, tão criticada e debatida, a mesma foi aprovada. A criação da guarda escolar busca inibir a criminalidade entre os jovens.

Secretário afirma que enfermeiros que participaram de “festinha” em horário de expediente já foram punidos

O secretário de Saúde Diego Roque confirmou a informação de que enfermeiros da Samu teriam sido flagrados participando de uma janta entre amigos, numa quadra esportiva, ao longo deste ano. A festa, segundo as informações, teria sido regada a cerveja, sendo que os enfermeiros estavam inclusive vestindo os uniformes da Samu. Diego destacou que o caso ocorreu no primeiro semestre do ano e que os envolvidos já foram advertidos. Se por um lado a farra do primeiro semestre foi alvo de denúncias da comunidade, por outro, os enfermeiros foram elogiados através de rede social. Segundo postado por internautas, eles agiram rapidamente no caso do Fiesta capotado nesta semana, na BR 290, evitando que as vítimas fossem submetidas ao risco de morte.

Schneider e Nerai, TRE mantém condenação, mas alivia valores

O Tribunal Regional Eleitoral condenou no mês de outubro, os candidatos eleitos Luiz Augusto Schneider e Neraí Kauffman ao pagamento de uma multa milionária em função do uso inadequado da máquina pública. Acontece que o Ministério Público Eleitoral flagrou a utilização do ônibus do Banco de Sangue na campanha dos candidatos do PSDB. Diante da condenação, os candidatos recorreram e na última quinta-feira, o TRE julgou o pedido. O Tribunal considerou o pedido parcialmente, mantendo a condenação, porém reduzindo as multas de 75 e 50 mil UFIRs para 10 e 20 mil UFIRs. Coube a Schneider o valor maior. Á época o presidente do PSDB, prefeito e mentor da campanha de Schneider, Sanchotene Felice, tentou alegar que o veículo pertencia a Santa Casa e não a Prefeitura.

Humor


Painel

Convênio 
O projeto de lei do Poder Executivo que autoriza o município a firmar convênio com a Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado do Rio Grande do Sul (AGERGS) foi aprovado pela Câmara Municipal de Uruguaiana hoje, dia 13. A proposta refere-se à exigência da habilitação legal do município para delegar as competências de regulamentação do serviço de transporte municipal de passageiros no município. 

Convênio II 
Entre as atribuições da AGERGS está a fixação de tarifas, as demais normas aplicáveis ao serviço, os contratos de concessão e o zelo pela qualidade do serviço previsto entre município e empresa. Em Uruguaiana, o processo licitatório da concessão do transporte coletivo de passageiros está em andamento e o serviço de regulação a cargo da Agência será executado a partir da assinatura do convênio previsto no projeto de lei aprovado no plenário da Casa Legislativa pelos parlamentares. 

Conselho de Saúde 
A Câmara Municipal de Uruguaiana aprovou o projeto de lei que estrutura o Conselho Municipal de Saúde de acordo com a resolução emitida pelo Conselho Nacional de Saúde em 2003. A partir da sanção do projeto, a distribuição das vagas será efetivada com 50% de entidades de usuários, 25% de entidade de trabalhadores da saúde e 25% de representação do governo, de prestadores privados, conveniados ou sem fim lucrativos, totalizando 24 conselheiros e seus respectivos suplentes. 

Conselho de Saúde II 
Dessa forma, os órgãos indicam através de ofício dirigido à Diretoria Executiva do Conselho Municipal um membro titular e outro suplente que serão homologados por ato do Chefe do Poder Executivo após deliberado em plenário. A lei regulamenta que a representação terá como critério a abrangência, a representatividade e a complementariedade do conjunto de forças sociais onde atua o CMS. 

Sindimercosul 
O Sindimercosul abordará em vídeos diversos assuntos que buscam aumentar a segurança na viagem. A primeira edição do vídeo disponibilizada no site do Sindicato traz dicas de segurança relacionadas ás condutas dos motoristas na estrada, com o Chefe do Núcleo de Policiamento e Fiscalização da 13° Delegacia da P.R.F, Jorge Vargas. 
Sindimercosul II 
Os vídeos abordarão diversos aspectos ligados à direção segura e à prevenção de acidentes, como também a questão da Lei do descanso dos trabalhadores. Outro ponto interessante que será abordado diz respeito às técnicas para evitar problemas ligados à violência. O primeiro vídeo esta disponibilizado no site- www.sindimercosul.com.br

Serviço médico 
O Sindimercosul oferece aos seus sócios através de convênio, serviço médico pré-agendado. O atendimento é excelente. Entre os serviços, merece destaque os odontológicos. 

Piscinas do Caixeiral
O Clube Caixeiral deu inicio ontem a sua temporada de piscinas. O Camping está aberto aos sócios em dia e aos convidados que forem apresentados na secretaria do Clube no centro. Vale destacar, que conforme acertado em assembleia geral, os sócio remido pagará uma taxa anual de manutenção de R$ 120. 8h30min ás 11h30min e das 14h ás 18h. Os exames podem ser feitos de segunda a sábado. 

Uruguaianense no carnaval carioca 
A Império da Tijuca, do Rio de Janeiro realiza ensaio geral e coração de Carla Conte neste sábado, às 17h, em sua quadra. A musa, natural de Uruguaiana, desfila há três anos na agremiação tijucana e começou no mundo do samba como madrinha de bateria e destaque da escola Os Rouxinóis, tendo abandonado a escola por não concordar com a forma com a qual a escola vem sendo conduzida. Carla disse em entrevista que não desfilará no Carnaval de Uruguaiana, porém fala-se na participação da musa no desfile da Império Serrano. 

Almoço da Cova 
A ala coreografada da Cova da Onça realiza almoço promocional neste domingo. O cardápio será risoto com salada de maionese. Cada prato custa R$ 7. 

Escola Agrícola 
Foi inaugurada nesta semana, a escola agrícola de Uruguaiana, localizada na antiga Fepagro. A princípio, segundo a direção, será formada uma turma de alunos, sendo que outra será formada no segundo semestre. Os inscritos a uma vaga serão submetidos uma prova classificatória. O processo de inscrição ainda não tem data prevista para começar.

Exposição 
A biblioteca municipal Luiz Guilherme do Prado Veppo , instala a exposição com obras inéditas do artista plástico uruguaianense Urbano José Pibernat Villela. O artista iniciou na pintura em 1960, dedicando-se exclusivamente a óleo sobre tela. Responsável pela realização de obras memoráveis como os quadros de todos os presidentes do Senado Federal ou dos ex-prefeitos de Uruguaiana e os presidentes da Câmara Municipal. Radicado há 30 anos em Brasília como funcionário público federal do Ministério das Comunicações. A divulgação do conjunto de obras que reúne quadros com paisagens dos campos gaúchos está a cargo do marchand Urbano Villela, filho do artista. A exposição vai até o dia 22, sendo que neste sábado a biblioteca abre suas portas para visitação das 8h30min às12h.