quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Ed. 2075

  1. O novo pacote aéreo
  2. Teatro
  3. AES 
  4. Concurso 
  5. Horário especial 
  6. Abono salarial 
  7. Abono salarial II 
  8. Abono salarial V
  9. Abono salarial III 
  10. Abono salarial IV
  11. Terapia de pressão
  12. Temperaturas 
  13. Violência no Trânsito 
  14. Matrículas nas escolas do Estado iniciam dia 3
  15. Médicos terão que repassar dados de pacientes com HIV
  16. Salário mínimo sobe para R$ 678,00
  17. DPVAT para motos tem reajuste
  18. Projeto muda regra para permanência de dependente no plano de saúde
  19. Enfermeiro abandona ambulância e faz compras durante o expediente
  20. Apadrinhados de confiança de Felice embolsaram R$ 300 mil em horas extras
  21. Pagamento do funcionalismo estadual começa nesta quarta-feira
  22. Schneider não confirma os nomes dos secretários
  23. Mais de 8 mil detentos serão monitorados eletronicamente
  24. Projeto de reforma do Código Penal tem mais de mil emendas
  25. Nova lei seca não será eficaz sem severa fiscalização
  26. Policiais partem nos próximos dias
  27. “Flaca” é esfaqueada pela companheira
  28. Comissão aprova inclusão obrigatória de chips em armas de fogo
  29. PRF desenvolve ação especial nas estradas
  30. Tentativa de homicídio na Betânia
  31. Uruguaianense expõe agressões na Internet
  32. Bandidos levam até os cálices da igreja
  33. Jovem é esfaqueado ao ser confundido com integrante de gangue
  34. Os formatos e as metodologias do futuro
  35. Educação de jovens e adultos perde quase 1 milhão de alunos desde 2007
  36. Governo fará ponte entre pesquisador e empresas
  37. Instituições cumprirão medidas para liberar processo seletivo
  38. Menino prodígio já leu mais de 500 livros em menos de um ano
  39. Lista mostra as apostas para a estatueta no Oscar 2013
  40. Fogos de Artifício X Animais
  41. Depois de indiretas, Ivete Sangalo estaria grávida de segundo filho
  42. Atores de “Salve Jorge” querem abandonar a novela
  43. Dirigente do Inter critica Carlos Eduardo: ‘Não somos prêmio de consolação’
  44. Inter faz oferta limite e aguarda o ‘sim’ de Kleber para anunciar renovação
  45. Grêmio cogita desistir de Londrina e repensar logística da pré-temporada

Para Zidane, Brasil é favorito ao título da Copa-2014

Enquanto muitos apostam em Espanha, Alemanha e Argentina, o ex-meia francês Zidane tem uma outra aposta para o título mundial em 2014. Para o ‘três vezes melhor do mundo’, a seleção brasileira será campeã em casa apoiada por seus jovens valores. 
"O Brasil é o país do futebol. Para mim, eles são os favoritos devido à vantagem de jogar em casa, bem como o número de jogadores talentosos que têm", destacou Zizou, que fez menção a dois jogadores que podem fazer a diferença daqui dois anos. "Eles têm imensa qualidade individual. Jovens como Neymar e Lucas, que só têm 20 anos, mas já têm muita experiência, farão a diferença." 
Zidane esteve no Brasil para promover o Jogo Contra a Pobreza, ocorrido na última quarta, na Arena do Grêmio. O amistoso contou, entre outras estrelas com Ronlado, sócio do francês no projeto, Bebeto, Zico, Neymar, Hierro e Roberto Carlos.

Para amenizar efeitos da altitude, Grêmio viajará uma semana antes para Quito

Antônio Mello nem precisou de um telefonema de Vanderlei Luxemburgo para decidir que a viagem a Quito, local da estreia do Grêmio na primeira fase da Libertadores, será feita com uma semana de antecedência. 
Em meio às férias em Penedo, região serrana do Rio, o preparador físico esboçou a mudança na pré-temporada, forçada pela definição da LDU-EQU como primeiro adversário. 
De 4 a 15 de janeiro, o time irá trabalhar em Londrina, norte paranaense. No dia seguinte, embarca para a capital equatoriana, localizada a 2,8 mil metros. Serão sete dias de treinamento até 23 de janeiro, data do jogo. 
Mello já convive há quase 30 anos com as dificuldades da altitude. O batismo foi em 1983, como preparador da Seleção Brasileira sub-20 campeã mundial no México. 
De tanto viajar para cidades que ficam muito acima do nível do mar, ele aprendeu que um organismo gastaria pelo menos 21 dias para se aclimatar à altitude. Como clube algum dispõe desse tempo, é feito, durante uma semana, um trabalho de adaptação, que permite ao atleta se adequar a dificuldades como maior velocidade da bola e hiperventilação (respiração muito rápida).
— Náusea e mal-estar são sensações muito comuns na altitude. Mas o jogador vai melhorando a cada dia — avalia o preparador. 
Uma das passagens mais recentes pela altitude foi com o Flamengo, na primeira fase da Libertadores deste ano. O time realizou preparação de oito dias nos 4,1 mil metros da boliviana Potosí, antes de enfrentar o Real Potosí. 
A derrota por 2 a 1 não abalou a convicção de Mello quanto aos benefícios de uma viagem antecipada. Sua contabilidade aponta mais vitórias do que derrotas à frente de clubes como Santos, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Palmeiras e Cruzeiro, sem contar seleções.
— Nunca precisamos usar um cilindro de oxigênio — orgulha-se Mello. 
Com títulos de campeão da Libertadores e da Copa Sul-Americana no currículo, a LDU era o adversário mais temido pelo Grêmio no sorteio de grupos. É respeitada mesmo que enfrente um momento de remontagem de time.
— A sorte, no que tange à primeira fase, não favoreceu. Conhecemos a LDU, sabemos do potencial, tem a altitude. Mas é aquela coisa: quem vai com o objetivo de chegar à final e ser campeão não pode escolher adversários — disse o presidente Fábio Koff. 
Para Luxemburgo, só o que resta é colocar a LDU na cabeça e dar início a uma forte preparação. 
— É um jogo difícil, contra um adversário de tradição. Agora realmente começou a Libertadores. Nós caímos no grupo do Fluminense, mas temos que passar pela primeira fase. Não tem moleza — disse o técnico. 
Luxemburgo, Koff e o executivo de futebol Rui Costa tinham viagem de volta à Capital marcada para o início da noite de ontem, no avião de propriedade do treinador.

Após 10 anos, Inter pode ficar de fora de competições internacionais

Ainda sem reforços contratados para 2013, o Inter pode viver uma situação inusitada para quem se acostumou a comemorar títulos de relevância continental nos últimos anos: o de não disputar nenhuma competição internacional no ano que vem. Tal fato não ocorre desde 2002. De 2003 para cá, a equipe sempre disputou ao menos um torneio em nível continental, como Sul-Americana, Libertadores, Mundial ou Recopa. 
No ano que vem, o Colorado poderá disputar a Copa Sul-Americana. Porém, para que isto ocorra, terá que ficar de fora das oitavas de final da Copa do Brasil. Fora da Libertadores, o Internacional disputará apenas o Campeonato Gaúcho até o início de abril, quando a Copa do Brasil terá início. A mudança nos critérios de participação do segundo maior torneio da América do Sul é que pode deixar o time gaúcho de fora. 
Nestes dez anos, o Inter disputou 14 competições internacionais, conquistando seis títulos: o Mundial de 2006, as Libertadores de 2006 e 2010, a Copa Sul-Americana de 2008 e as Recopas de 2007 e 2011. O clube ainda conta dois títulos em torneios não-oficiais recentemente: a Copa Dubai, em 2008, e a Copa Suruga Bank, em 2009. 

As competições internacionais disputadas pelo Inter desde 2003:
Sul-Americana 2003: eliminado na primeira fase
Sul-Americana 2004: eliminado pelo Boca Juniors nas semifinais
Sul-Americana 2005: eliminado pelo Boca Juniors nas quartas de final
Libertadores 2006: campeão, derrotando o São Paulo na final
Mundial 2006: campeão, derrotando o Barcelona na final
Libertadores 2007: eliminado na fase de grupos
Recopa 2007: campeão, derrotando o Pachuca na final
Sul-Americana 2008: campeão, derrotando o Estudiantes na final
Recopa 2009: vice-campeão, perdendo a final para a LDU
Libertadores 2010: campeão, derrotando o Chivas na final
Mundial 2010: 3º colocado, eliminado pelo Mazembe na semifinal
Libertadores 2011: eliminado pelo Peñarol nas oitavas de final
Recopa 2011: campeão, derrotando o Independiente na final
Libertadores 2012: eliminado pelo Fluminense nas oitavas de final

Conheça os inúmeros benefícios da maçã para a saúde

Recentemente um estudo publicado no Journal of Medicine Food, analisou os efeitos do consumo de maçã e suco de maçã sobre os níveis de LDL oxidado. Conhecido como colesterol ruim, o LDL provoca danos cardiovasculares, e quando oxidado, forma placas ao longo das paredes da artéria coronária, causando a aterosclerose.
Nesse estudo participaram 25 pessoas que durante 12 semanas consumiram cerca de 400ml de suco de maçã (100%) ou duas maçãs diariamente. As variedades das maçãs usadas no estudo foram: Fuji, Golden Delicius, Granny Smith e Red Delicius. Após as 12 semanas, os níveis de oxidação foram avaliados e verificou-se diminuição de 20% em média, nos níveis de LDL oxidado. 
Outro estudo realizado na Universidade de Cornell e que foi publicado em na Revista Nature, mostrou que 100g de maçã fresca pode ser mais benéfico que um comprimido de 1500mg de vitamina C. Os antioxidantes naturais presentes na maçã fresca seriam mais eficazes do que aqueles encontrados em suplementos dietéticos.
Testes laboratoriais também foram realizados e mostraram que extratos retirados da casca da maçã inibiram o crescimento de células cancerígenas em cerca de 43% e os da polpa 29%. Em células de câncer de fígado, os testes foram ainda mais eficazes. Os extratos da casca reduziram o crescimento dessas células em 57% e os da polpa 40%.

Benefícios da maçã:
- Controle/redução do colesterol;
- Redução do risco de inúmeros cânceres;
- Ação antioxidante;
- “Escova de dente natural”:
- Fonte de fibra;
- Baixa caloria;
- Rica em pectina;
- Reduz o risco de doenças cardiovasculares e prisão de ventre.

E o que mais a maçã tem de bom?

São mais de 2500 tipos de maçãs cultivadas só nos Estados Unidos, e dentre essa infinidade de variedades, todas contêm quantidades consideráveis de nutrientes e substâncias benéficas à nossa saúde. A Fuji e a Gala estão no topo do ranking das maçãs mais consumidas no Brasil. Analisadas quanto à capacidade de reduzir o colesterol, a Gala abriu vantagem no páreo. Isso porque essa variedade oferece mais quercetina, um antioxidante que dificulta o acúmulo de gordura nas artérias. Graças a essa substância, que é da família dos flavonoides, a Gala impede com muita eficácia a absorção do colesterol no intestino. Verificou-se que com a ajuda dessa maçã, os excessos da molécula gordurosa são” varridos” do organismo.
Além disso, uma maçã Gala fornece a metade de toda a vitamina C que você precisa ao longo do dia.
Ambas apresentam características muito semelhantes, dificultando esclarecimentos de prós e contras. Por exemplo, a época de colheita é em períodos semelhantes (fevereiro até maio), estão disponíveis no comércio durante o ano inteiro (mesmo em períodos de entressafra, em que são disponibilizadas maçãs armazenadas em câmaras de atmosfera controlada) e apresentam preços próximos também. Ambas apresentam sabor adocicado, no entanto, a variedade Fuji pode apresentar alguma vantagem no que diz respeito ao seu menor teor de acidez.
Sendo essa fruta de baixa caloria, rica em fibras e substâncias antioxidantes, ela atua beneficamente na nossa saúde na redução de doenças. E esse benefício aumenta quando ingerida também a casca da fruta, pois há maior concentração de substâncias ativas.
A pectina é a principal fibra presente na maçã, é uma fibra solúvel (geralmente usada para engrossar gelatinas) e ajuda na redução de doenças cardiovasculares e prevenção de prisão de ventre. Além disso, essa fibra influencia favoravelmente as taxas de colesterol no sangue e funciona como um agente natural contra substâncias tóxicas, incluindo a contaminação por metais tóxicos. Têm sido mostrados ainda os efeitos benéficos da pectina da maçã tanto na redução do chumbo como na do mercúrio no trato gastrintestinal e respiratório.
Estudos investigaram pacientes com risco de doenças cardiovasculares, e eles tiveram uma redução de 7,6% no colesterol plasmático, a partir do consumo de maçã e de sua pectina. E em crianças foi benéfico seu consumo para o combate a diarreia.
Cerca de 100g de maçã encontramos de 1.5 a 2.5 gramas de pectina. Estudos mostraram que o consumo de 5 a 6g por dia dessa fibra é o necessário para se obter efeito na redução do colesterol, pois quantidades inferiores não mostraram efeitos significativos. Uma maçã média pesa entre 180/200g, podemos afirmar que a ingestão de uma unidade por dia fornece cerca de 3 a 5g por dia de pectina.
As substâncias antioxidantes presentes na fruta (casca e polpa), flavonoides e polifenois são capazes de preservar as células dos danos provocados pela ação dos radicais livres; com isso retardam o envelhecimento e protegem o organismo de uma série de doenças, inclusive o câncer.
Outro ponto positivo para a maçã é a presença de frutose, seu açúcar, que é absorvido de forma mais lenta pelo organismo em relação à sacarose (açúcar de cana usado diariamente). Isso beneficia as pessoas diabéticas, pois elas podem comer uma maçã diariamente sem aumentar os níveis de glicose do sangue.
Além de todos os benefícios que citamos, essa fruta pode ainda ser considerada como uma escova de dente natural, ajudando na higiene bucal. Morder e mastigar maçãs estimula as gengivas e aumenta a quantidade de saliva, diminuindo o número de bactérias na boca e ajudando no combate as cáries. Mas isso não significa abandonar a escova de dente, nem tão pouco o fio dental.

Valor nutricional da maçã


Nutrientes                  Quantidade

Calorias                         63,3 Kcal

Água                             84,4g

Carboidratos                 15,0g

Proteínas                       0,4g

Gordura                        0,4g

Fibras                            2,7g

Vitamina A                    *40UI

Tiamina (B1)                  45ug

Riboflavina (B2)            100ug

Niacina (B5)                 0,5mg

Vitamina C                    8mg

Potássio                        127mg

Fósforo                         12mg

Sódio                            11mg

Magnésio                       8mg

Enxofre                          7mg

Cálcio                            7mg

Ferro                             1mg

Fitoserol                        12mg

por Jocelem Salgado

Resultado do Enem 2012 será divulgado daqui uma semana

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) prevê para daqui uma semana, no dia 28 de dezembro, a divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012. Mais de 4 milhões de pessoas aguardam a publicação das notas. As notas do Enem 2012 poderão ser usadas para concorrer as vagas do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2013 ou de processos seletivos das instituições de ensino superior, para obter certificado de conclusão do ensino médio, disputar as bolsas de estudo do Programa Universidade para Todos (ProUni) e solicitar financiamento pelo Fies. Quem optou no ato de inscrição do Enem 2012 em obter o certificado de conclusão do ensino médio terá que conseguir, no mínimo, 450 pontos em cada uma das quatro provas objetivas do exame nacional e 500 na redação. Aqueles que obtiverem a pontuação necessária terão que procurar a instituição certificadora escolhida para a emissão do certificado. As regras do ProUni 2013 ainda não foram divulgadas, mas se continuarem as mesmas os interessados em concorrer às bolsas de estudo parciais (50%) e integrais em faculdades particulares precisarão de 400 pontos na média das cinco provas do Enem 2012, sem que a redação tenha sido zerado. Além disso, existem os critérios de renda. O financiamento pelo Fies pode ser solicitado por todos os participantes do Enem 2012 com renda familiar até 20 salários mínimos, sendo que apenas estudantes com renda familiar até 10 salários mínimos poderão solicitar o financiamento total da mensalidade. As inscrições para o primeiro SiSU de 2013 devem começar em janeiro, com a participação de mais de 90 instituições de ensino superior, incluindo universidades federais e estaduais e institutos e centros federais de educação, ciência e tecnologia. O cronograma do SiSU 2013 deve ser divulgado logo após o resultado do Enem 2012.

Brigada captura foragido

Na sexta-feira, na Vila Julia, policiais da Brigada Militar prenderam o sujeito de iniciais M.M.S., de 31 anos. Ele estava foragido do sistema carcerário desde 27 de novembro. O homem preso possui antecedentes por roubo a pedestre, roubo de veículo e porte ilegal de arma de fogo, foi recolhido à Penitenciária.

Trinta presos voltaram às ruas para o Natal

Trinta presos da Penitenciária de Uruguaiana foram liberados nesta segunda-feira para passar as festas de Natal em casa. Eles retornam à Penitenciária somente no dia 31. No ano passado, a Justiça concedeu a dispensa a 70 presos, sendo que a redução dos números pode ter sido influenciada pelo princípio de rebelião ocorrido na semana passada. Quanto aos presos do Instituto Penal, todos os do semiaberto serão liberados na véspera da festa e recolhidos no dia seguinte aos dias 25 e 31. Após a dispensa, resta a expectativa para saber quem serão os beneficiados pelo Indulto Natalino. Trata-se do benefício concedido anualmente, através de decreto publicado pela presidência do País. A publicação é divulgada geralmente no mês de janeiro. 

Cuidados especiais 
Apesar dos presos estarem em regime avançado e prestes a receberem liberdade, o retorno temporário às ruas, preocupa nossas autoridades da área de segurança. Na semana passada, os delegados da Polícia Civil reuniram representantes da Brigada Militar, PRF e Susepe para tratar a respeito do monitoramento a estes presos. Segundo o delegado Thiago Albeche, as polícias estarão atentas e as ações criminosas serão inibidas. As polícias também manifestam preocupação e arquitetam maior repressão aos crimes cometidos pelos presos do regime domiciliar e semiaberto. “As três forças de segurança estarão fazendo a fiscalização de presos que cumprem pena no regime semiaberto e em prisão domiciliar para que seja assegurado que os apenados efetivamente estejam no trabalho ou em sua residência. Os apenados que não estiverem em seu local de trabalho ou residência serão imediatamente recolhidos à Penitenciária Modulada de Uruguaiana”, disse Albeche. Em 2012 tivemos dois presos do regime semiaberto assassinados ao chegarem ou saírem de suas casas.

Motorista morre em Caxias do Sul

O corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) confirmaram a morte de uma pessoa em um acidente na rua Ludovico Cavinato, no bairro São José, em Caxias do Sul. Segundo informações, um Chevrolet Classic capotou na subida para os pavilhões da Festa da Uva. Morreu o motorista, de 29 anos.

Carro que vinha para Uruguaiana capota e cai em riacho

Na BR-285, em São Luiz Gonzaga, na Região Noroeste, um motorista morreu após capotar e cair com o carro em um riacho. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o veículo com placas de Chapecó-SC seguia para Uruguaiana quando aquaplanou na pista. Morreu o motorista, de 29 anos. Uma mulher, que era passageira do veículo, foi resgatada e passa bem.

Veículo que vinha para Uruguaiana capota provocando a morte do motorista

Um acidente entre um carro e uma caminhonete deixou duas pessoas mortas e uma criança ferida na tarde desta sexta-feira (21) na BR-471, em Rio Pardo, na Região Central do Rio Grande do Sul. A colisão ocorreu por volta das 14h30, perto do distrito de Rincão Del Rey. Segundo a Brigada Militar, um Fiat Palio Weekend fazia a conversão para entrar em um posto de combustíveis quando foi atingido por uma caminhonete. Morreram dois ocupantes do automóvel: um homem, de 59 anos, e uma mulher, de 42 anos. Um menino de 7 anos foi socorrido e levado ao Hospital dos Passos, em Rio Pardo. O motorista do outro veículo não se feriu.

Trio é preso por tráfico de drogas

Três homens foram presos na quinta-feira por tráfico de drogas. Segundo a ocorrência feita pela Brigada Militar, os suspeitos fugiram ao avistar uma viatura, levanto suspeitas. Abordados, eles foram flagrados com importante quantia em drogas. Entre os produtos, crack. O trio foi apresentado na Delegacia de Polícia e encaminhado à Penitenciária de Uruguaiana, onde passarão pelo menos o Natal.

Homem que matou sobrinho pela herança familiar vai a Júri

Cipriano Almeida Quiroga, conhecido como Bico, vai a Júri no dia 22 de janeiro. Diz no processo ao qual ele responde que no dia 07.03.2009, por volta das 10h, na Rua Homero Tarragó, o denunciado, mediante disparos de arma de fogo, matou Márcio Quiroga Silva. Na ocasião dos fatos, o denunciado estava na frente de sua residência e ao avistar que a vítima se aproximava pela rua em uma bicicleta, armou-se com um revólver e saiu em direção a Márcio. 
Ao notar que o denunciado estava armado, a vítima largou a bicicleta na calçada e adentrou num pátio, já gritando e suplicando: “não faça isso tio, pelo amor de Deus!”, no intuito de que Cipriano não atirasse. Em que pese essa rogativa, o denunciado atirou pelas costas na vítima, a qual veio tombar permanecendo completamente inerte, momento no qual o denunciado alvejou novamente a cabeça da vítima. Posteriormente, o denunciado fugiu do local. Márcio foi socorrido, mas não resistiu à gravidade dos ferimentos. O motivo do crime foi torpe, motivado por uma rixa familiar causada pela disputa de um terreno deixado de herança à mãe da vítima e irmãos daquela. O Júri inicia às 9h.

Governo federal investirá no aeroporto de Uruguaiana

O Programa de Investimentos em Logística – Aeroportos, anunciado na quinta-feira pelo governo federal, beneficiará 44 aeroportos nos três Estados da região sul. O aporte chega a quase R$ 1 bilhão e inclui desde a construção de terminais até a reativação de aeroportos regionais. Em todo o Brasil, serão investidos R$ 7,3 bilhões em 270 terminais de pequenas e médias cidades nos próximos três anos. 
Entre os estados do sul, Santa Catarina é o que receberá o maior montante. Serão investidos R$ 363,8 milhões em 13 aeroportos, para obras de reforma e construção de pistas, melhorias em terminais de passageiros e ampliação de pátios, por exemplo. Serão contempladas as cidades de Florianópolis, Joinville, Navegantes, Jaguaruna, Forquilhinha, São Joaquim, Lages, Correia Pinto, Caçador, Joaçaba, Concórdia, Chapecó e São Miguel do Oeste.
O Paraná receberá R$ 319,9 milhões, que serão divididos entre 16 cidades: Curitiba, Londrina, Bandeirantes, Campo Mourão, Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Maringá, Paranaguá, Pato Branco, Ponta Grossa, Telêmaco Borba, Toledo e Umuarama. 
Aos municípios gaúchos serão destinados R$ 310,8 milhões para a reforma de 13 aeroportos e a construção de outros dois, em Caxias do Sul e Santa Vitória do Palmar. Os demais municípios contemplados são Alegrete, Bagé, Erechim, Gramado, Passo Fundo, Pelotas, Rio Grande, Santa Cruz, Santa Maria, Santa Rosa, São Borja, Santo Ângelo e Uruguaiana.

Moedas de R$ 0,50 centavos que tem inscrição 5 centavos devem ser trocadas

O Banco Central divulgou na quinta-feira as regras para troca de moedas de R$ 0,50 que apresentam a denominação cinco centavos.—Por falha de produção fabril na Casa da Moeda do Brasil, podem ter entrado em circulação moedas de R$ 0,50 (cinquenta centavos) que apresentam, no reverso, a denominação 5 centavos. Em razão desse problema de fabricação, essas moedas não têm curso legal — disse em nota a instituição. Segundo o BC, as instituições financeiras deverão efetuar a troca dessas moedas de imediato, quando solicitado por qualquer pessoa, por valor equivalente a R$ 0,50 por unidade. Os bancos devem encaminhá-las, posteriormente, ao Departamento do Meio Circulante do BC para fins de ressarcimento. As demais características da moeda são iguais às de R$ 0,50: coloração prateada, valor de cinco centavos, inscrição 2012 no reverso e figura do Barão do Rio Branco. Segundo a Casa da Moeda, até 40 mil moedas podem apresentar o defeito, o que equivale a duas horas de produção de um único equipamento. O defeito foi descoberto depois que uma moeda de cinquenta centavos foi recebida como troco na cidade do Rio de Janeiro com o reverso estampado com a denominação de cinco centavos. Exame pericial concluiu tratar-se de defeito de fabricação. 

Empresas colocam ônibus extras para atender a demanda de viajantes

A entrada e saída de pessoas de Uruguaiana através das linhas intermunicipais de ônibus aumentaram em 40% nos últimos dias. Nesta segunda-feira o aumento deverá atingir 60%. Segundo Ricardo Lima, diretor da Rodoviária, as empresas precisaram aumentar o número de veículos para atender a demanda. Na sexta-feira, a Planalto colocou carros extras para Porto Alegre; a São João para Itaqui, a Perini para Barra do Quaraí; a Ouro e Prata para Santa Maria; e a Planalto também para Santa Maria. No dia 25, teremos três carros extras da Planalto/Porto Alegre reforçando os trabalhos. Ricardo lembra a importância de chegar pelo menos 15 minutos antes do embarque na Rodoviária, para evitar correria. Os carros extras serão é mantidos durante a semana e também após o Ano Novo.

É inaugurada a Universidade do Trabalho em Uruguaiana

Na última quinta-feira, dia vinte, em cerimônia presidida pelo Prefeito Sanchotene Felice, na presença de autoridades e convidados foi inaugurada à Universidade do Trabalho (UNITRA), na antiga destilaria de petróleo Ipiranga. 
A instituição foi idealizada pelo prefeito Sanchotene Felice, atento à questão social e visando qualificar a mão de obra Uruguaianense para imediato acesso ao mercado de trabalho. 
A Universidade do Trabalho, fica localizada na Rua Eustáquio Ormazabal, 1518 e tem área total de 15 mil metros quadrados, imóvel que foi doado pelo grupo Ultra, atual controlador da Ipiranga. A doação da área à prefeitura pela Ipiranga é uma retribuição à Uruguaiana, pelo importante papel que a cidade teve na origem da empresa. 
 Presente na cerimônia o Diretor da Ipiranga, Dr. Flávio Jacociunas, destacou o extraordinário destino que a administração municipal concedeu ao imóvel, “pois proporcionará aos Uruguaianense ascensão ao mercado de trabalho, desenvolvimento humano e social” 
Para o prefeito Sanchotene Felice, a “Universidade do Trabalho será referência em inclusão no mercado de trabalho da região e contribuíra para que jovens e adultos tenham uma profissão, aumentando com isso a renda familiar dos uruguaianenses e ampliando o processo de inclusão social.” 
A Universidade do Trabalho em seu primeiro momento oferecerá cursos de costura industrial, modelagem, tornearia mecânica, hidráulica, mecânica de automóveis e toda área da construção civil, entre muitos outros. A previsão inicial é que 240 alunos freqüentem os cursos já no primeiro semestre de 2013. 
De acordo com o Secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho Jorge Prestes Lopes, “esta brilhante obra já nasce sendo uma das maiores instituições de capacitação profissional do Estado do Rio grande do Sul. Pela sua capacidade inicial e de expansão.”

Prédio histórico reabre suas portas

Foi inaugurada na noite da ultima segunda-feira (17/12), a Academia do Artesão Luiz Betinelli, localizado no histórico prédio Moinho O Colonizador, restaurado pela Prefeitura Municipal. 
O imponente prédio, conhecido como O Colonizador, foi construído no século 19 pelo italiano Luiz Betinelli, uma das maiores figuras empresariais de Uruguaiana. Revitalizado após um minucioso processo de reconstrução de suas estruturas, reabre suas portas para abrigar um centro municipal de qualificação profissional e criação de produtos artesanais.
De acordo com secretario de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, empresário Jorge Prestes Lopes, o projeto é magnífico, pois transforma um prédio que estava fadado à destruição, em um local onde os artesões de Uruguaiana poderão se atualizar/instruir através de cursos profissionalizantes em um dos mais novos e expressivos vetores da economia moderna, a prática da martelação, lapidação de gemas preciosas e ourivesaria, artesanato em couro, lã e técnicas de decoupagem em madeira. O Secretário ressaltou ainda que os cursos já estão disponíveis para os interessados e as inscrições e informações poderão ser obtidos na secretaria da Academia do Artesão durante o horário comercial. 
Confira os cursos e o numero de vagas disponíveis na Academia de Artesão Luiz Betinelli: 

Curso                            Vagas
Ourivesaria                         80 
Lapidação de gemas preciosas        20 
Martelação de gemas preciosas       20 
Artesanato em lã                    20 
Artesanato em couro                 20 
Técnicas de decupagem em madeira    20

Painel

Escola do trabalho 
Na última quinta-feira, em cerimônia presidida pelo Prefeito Sanchotene Felice, na presença de autoridades e convidados foi inaugurada à Universidade do Trabalho (UNITRA), na antiga destilaria de petróleo Ipiranga. A instituição foi idealizada pelo prefeito Sanchotene visando qualificar a mão de obra uruguaianense para imediato acesso ao mercado de trabalho. 

Escola do trabalho II 
A Universidade do Trabalho fica localizada na Rua Eustáquio Ormazabal, 1518 e tem área total de 15 mil metros quadrados, imóvel que foi doado pelo grupo Ultra, atual controlador da Ipiranga. A doação da área à prefeitura pela Ipiranga é uma retribuição à Uruguaiana, pelo importante papel que a cidade teve na origem da empresa. Presente na cerimônia estava o Diretor da Ipiranga, Dr. Flávio Jacociunas. 

Escola 
A Prefeitura Municipal de Uruguaiana investiu mais de R$ 3 milhões na viabilização da Escola Municipal de Educação Infantil José Maria Argemi Filho. Com 3.800 M2 de área, Felice disse que ela é considerada a maior do Estado, pois atenderá 655 crianças de 0 à 5 anos de idade. A inauguração da obra aconteceu durante a semana. 

Atendimento 
Os clientes que precisarem entrar em contato com a AES Sul devem ligar para a Central de Relacionamento, que atende nas 24 horas do dia. O telefone é o 0800 707 7272 (ligação gratuita). Para informar falta de energia elétrica pode ser usado o Torpedo Fácil. Basta enviar um SMS para 28410, informando apenas o Código de Cliente (consta na fatura). Funciona nas 24 horas do dia. As Lojas de Atendimento ao Cliente e a Rede Conveniada atenderão na segunda-feira dia 24, no horário das 08h às 12h. Na terça-feira, dia 25, não haverá atendimento. Nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro, as Lojas de Atendimento ao Cliente e a Rede Conveniada, não atenderão, voltando ao normal no dia 02 de janeiro. 

Atendimento II 
Nos dias 24, 25, 31 de dezembro e 1º de janeiro, vésperas e feriados, não haverá atendimento presencial da Foz do Brasil na Rua Dr. Maia, 2673. A empresa ressalta que o atendimento por meio do 0800 771 0001 permanecerá disponível 24 horas por dia, caso os clientes necessitarem. 

Atendimento III 
A Federação Brasileira de Bancos – FEBRABAN informou o atendimento bancário em relação aos feriados do fim de ano. Hoje, segunda-feira, as agências localizadas nos Estados que seguem o horário de Brasília irão abrir ao público das 9h às 11h. No dia 31 não haverá atendimento ao público. Nos feriados nacionais dias 25 (Natal) e 01 (Dia Mundial da Paz) os bancos fecham. 

Atendimento IV 
A diretoria regional dos Correios do Rio Grande do Sul informa que as agências terão horários de funcionamento diferenciados neste final de ano. Hoje, dia 24, véspera de Natal, tanto as unidades da rede própria quanto as agências terceirizadas prestam atendimento ao público até as 12 horas e não reabrem à tarde. No feriado do dia 25 não há expediente. Já em 31 de dezembro, o horário de funcionamento das 9 horas ao meio-dia vale para as principais agências do Estado. Em unidades menores, não haverá expediente na véspera do Ano-Novo. No dia 1º de janeiro, no entanto, todas as agências dos Correios estarão fechadas. 

Salva vidas 
A Assembléia Legislativa aprovou o projeto de autoria do deputado Gilmar Sossella (PDT), que trata da obrigatoriedade da presença de guarda-vidas em lagoas, rios, açudes e barragens para recreação ou competição. A segurança aquática em águas internas em estabelecimentos comerciais deverá, obrigatoriamente, contar com a presença do guarda-vidas para cada 150 metros de orla. A responsabilidade pela contratação desses profissionais será de responsabilidade do proprietário do estabelecimento, que deverá dispor dos equipamentos necessários para primeiros socorros e salvamento aquático. 

Salva vidas II 
Através de sinalização, o estabelecimento deverá delimitar o local de banho. A fiscalização da lei será feita pelo órgão estadual competente com responsabilidade territorial sobre a área. Conforme Sossella, 80% dos afogamentos no Rio Grande do Sul acontecem nas chamadas águas internas – açudes, rios e barragens. Entre 2004 e 2007, foram 669 casos de mortes por afogamento no Estado, das quais 598 em águas internas. O projeto objetiva alertar e proteger a população que no período de verão desfruta do lazer nesses locais de banho. 

Cinto de segurança 
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) vai intensificar o apelo para que os passageiros utilizem o equipamento de segurança nas viagens intermunicipais e interestaduais. 
Conforme o coordenador de fiscalização da ANTT no Rio Grande do Sul, Luiz Ney, os riscos para quem está dentro do ônibus diminuem drasticamente com a utilização do cinto. 

Cinto de segurança II 
As estatísticas apontam que 70% das mortes no trânsito seriam evitadas com o equipamento. Ainda de acordo com Ney, as ações do órgão são realizadas na garagem das empresas junto aos profissionais e nos terminais das estações rodoviárias. 
Desde 2004, uma resolução da agência determina a obrigatoriedade do motorista transmitir aos passageiros as instruções de segurança, recomendando o uso do cinto de segurança. 

Uruguaianenses destacam-se no Jergs

Aconteceu nos dias 10, 11 e 12 de dezembro, na cidade de Sarandi, a final estadual dos Jergs/2012, onde a equipe mirim feminina modalidade Handebol da E.M.E.F. Rui Barbosa conquistou o 3º lugar, com as alunas Fabíola, Manuela, Nathália, Julie, Mayara Silva, Mayara Carloto, Nadine, Larissa, Amanda, Greice e Gabriela sob a coordenação da Professora Mª Jaqueline Amorim. Nos dias 14,15 e 16 de dezembro na cidade de Santa Cruz do Sul, a etapa final estadual dos Jergs modalidade atletismo onde a E.E.E.F. Hermeto P. Bermudez conquistou o titulo de Campeão Mirim masculino por equipe, vencendo os 150m rasos, revezamento 4x50 e 2º lugar nos 50m rasos, os alunos Nicolas, Andrei, Robert, Natanael e Matheus este conquistando 3 medalhas nas 3 provas que participou sob a Coordenação da professora Mª Jaqueline Amorim.

Fábio Koff lamenta pré-Libertadores e prevê chegada de mais reforços

Na chegada ao sorteio da Libertadores 2013, o novo presidente do Grêmio, Fábio Koff, falou sobre a expectativa do Grêmio para a competição, sobre o planejamento do clube e, ainda, a respeito dos reforços para o ano que vem. "A Libertadores começou hoje, começa aqui. Esperamos que o sorteio nos favoreça, que nós possamos jogar com clubes que não atuem numa área elevada - o que é prejudicial para nós", disse o mandatário do Grêmio. O Grêmio perdeu a segunda colocação do Campeonato Brasileiro na última rodada. O time gaúcho foi ultrapassado pelo Atlético-MG e, por isso, precisará jogar a pré-Libertadores para obter a classificação para a fase de grupos. "A expectativa era que o Grêmio tivesse acesso direto aos grupos, mas isso não aconteceu. Tivemos que reformular toda a pré-temporada. O prazo de preparação ficou mais curto". Fabio Koff também comentou a contratação dos três reforços para a próxima temporada, prometendo a chegada de mais jogadores. "Por ora, nós trouxemos o Dida, a pedido do treinador; trouxemos o melhor lateral-esquerdo do Juventude, que foi o melhor da posição no último Campeonato Gaúcho (Alex Telles); além do Willian José. Temos a expectativa de mais duas ou três contratações. Temos processos em andamento e esperamos concluir em breve".

Inter vence América-MG pelo Brasileirão Brasileirão sub-20

O América-MG esta fora da final do Campeonato Brasileiro sub-20. O time comandado pelo ex-goleiro do clube, Milagres, perdeu a semi final desta quinta-feira, contra o Internacional, em Porto Alegre. 
O estádio de Passos da Areia foi o palco das duas semifinais do torneio. Na primeira partida do dia, o Internacional se apresentou melhor em campo que o América-MG e saiu na frente no marcador. O Coelho empatou com Renato Silva, ainda no primeiro tempo, mas na segunda etapa, o time gaúcho deu conta do recado. 
Na segunda metade do jogo, os colorados voltaram à frente do marcador. Por duas vezes, Valdívia marcou e decretou a vitória do Inter na primeira semi final do Brasileirão sub-20. O Coelho perdeu, assim, a chance de levantar mais um caneco do Brasileirão, além de fazer uma final mineira no Rio Grande do Sul. Na outra partida do torneio, o Cruzeiro derrotou o Coritiba, com gol único de Alisson, e também esta na final.

Uso de cigarro e anticoncepcional aumenta risco de doença cardiovascular

A mistura de tabaco e pílula anticoncepcional é uma bomba para a saúde. A combinação dos dois aumenta o risco de infarto no miocárdio, embolia pulmonar e tromboflebite. O risco é 10 vezes maior à mulher fumante que faz uso de contraceptivos orais do que às não fumantes. A nicotina do cigarro favorece a agregação das plaquetas do sangue e aliada ao anticoncepcional facilita a formação de coágulos nas artérias. Isso possibilita a obstrução do fluxo sanguíneo. Uma vez obstruída a artéria no coração, aumenta o risco de infarto. No cérebro, ocorre o acidente vascular cerebral. Quando o cigarro é abandonado, o risco de doenças começa a decair pela metade após um ano. Só depois de 10 anos é que a saúde do ex fumante atinge o nível daqueles que nunca fumaram na vida.

Por Carolina Abranches

Bodas

Uma das grandes dúvidas durante a relação entre um Homem e uma Mulher, quando ela se estende durante certo tempo é o nome das Bodas que o Casal está completando. Geralmente, as pessoas comemoram as Bodas de Prata - aos 25 anos de Casamento, e as de Ouro, aos 50 Anos, esquecendo de que, desde o primeiro ano de relacionamento já dá para comemorar a União. Com origem na palavra Votum, do Latim, que significa Promessa, ao comemorarmos nossas Bodas, na realidade, estamos comemorando nossas promessas, que podem ser de Ouro, Prata, Brilhante. Abaixo os nomes de cada uma, com seus respectivos anos. 

01º – Bodas de Papel 
02º – Bodas de Algodão
03º – Bodas de Couro ou Trigo
04º – Bodas de Flores, Frutas ou Cera
05º – Bodas de Madeira ou Ferro
06º – Bodas de Açúcar ou Perfume
07º – Bodas de Latão ou Lã
08º – Bodas de Barro ou Papoula
09º – Bodas de Cerâmica ou Vime
10º – Bodas de Estanho ou Zinco
11º – Bodas de Aço
12º – Bodas de Seda ou Ônix
13º – Bodas de Linho ou Renda
14º – Bodas de Marfim 
15º – Bodas de Cristal
16º – Bodas de Safira ou Turmalina
17º – Bodas de Rosa
18º – Bodas de Turquesa
19º – Bodas de Cretone ou Água Marinha
20º – Bodas de Porcelana
21º – Bodas de Zircão
22º – Bodas de Louça
23º – Bodas de Palha
24º – Bodas de Opala 
25º - Bodas de Prata 
26º – Bodas de Alexandrita
27º – Bodas de Crisoprásio
28º – Bodas de Hematita
29º – Bodas de Erva
30º – Bodas de Pérola
31º – Bodas de Nácar
32º – Bodas de Pinho
33º – Bodas de Crizopala
34º – Bodas de Oliveira
35º – Bodas de Coral
36º – Bodas de Cedro
37º – Bodas de Aventurina
38º – Bodas de Carvalho
39º – Bodas de Mármore
40º – Bodas de Esmeralda
41º – Bodas de Seda
42º – Bodas de Prata dourada
43º – Bodas de Azeviche
44º – Bodas de Carbonato
45º – Bodas de Rubi
46º – Bodas de Alabastro
47º – Bodas de Jaspe
48º – Bodas de Granito
49º – Bodas de Heliotrópio 
50º – Bodas de Ouro 
51º – Bodas de Bronze
52º – Bodas de Argila
53º – Bodas de Antimônio
54º – Bodas de Níquel
55º – Bodas de Ametista
56º – Bodas de Malaquita
57º – Bodas de Lápis-lazúli
58º – Bodas de Vidro
59º – Bodas de Cereja
60º – Bodas de Diamante
61º – Bodas de Cobre
62º – Bodas de Telurita
63º – Bodas de Sândalo
64º – Bodas de Fabulita
65º – Bodas de Platina
66º – Bodas de Ébano
67º – Bodas de Neve
68º – Bodas de Chumbo
69º – Bodas de Mercúrio
70º – Bodas de Vinho
71º – Bodas de Zinco
72º – Bodas de Aveia
73º – Bodas de Manjerona
74º – Bodas de Macieira
75º – Bodas de Brilhante ou Alabastro
76º – Bodas de Cipestre
77º – Bodas de Alfazema
78º – Bodas de Benjoim
79º – Bodas de Café
80º – Bodas de Nogueira ou Carvalho
81º – Bodas de Cacau
82º – Bodas de Cravo
83º – Bodas de Begônia
84º – Bodas de Crisântemo
85º – Bodas de Girassol
86º – Bodas de Hortênsia
87º – Bodas de Nogueira
88º – Bodas de Pêra
89º – Bodas de Figueira
90º – Bodas de Álamo
91º – Bodas de Pinheiro
92º – Bodas de Salgueiro
93º – Bodas de Imbuia
94º – Bodas de Palmeira
95º – Bodas de Sândalo
96º – Bodas de Oliveira
97º – Bodas de Abeto
98º – Bodas de Pinheiro
99º – Bodas de Salgueiro
100º – Bodas de Jequitibá

Pesquisadores garantem meio litro de cerveja por dia não causa barriga

Uma pesquisa chegou para tranquilizar os apaixonados por cerveja. De acordo com o estudo do Colégio Oficial de Médicos de Astúrias, o consumo moderado da bebida não engorda e não cria a famosa barriguinha de chope. 
Segundo os cientistas envolvidos com a pesquisa, é liberado o consumo de até meio litro diário de cerveja, desde que associado a uma dieta mediterrânea. A dieta é caracterizada pela abundância de pão, massas, verduras, saladas, legumes, frutas, azeite de oliva, aves e pouca quantidade de carne vermelha. 
O estudo demonstra que a cerveja bebida com moderação não provoca aumento da massa corporal nem acúmulo de gordura na cintura. Os médicos recomendam uma dose diária de dois copos para as mulheres e de três para os homens, desde que eles sigam uma dieta equilibrada e pratiquem exercícios.

Por Carolina Abranches

Esfoliação caseira

Receita para pele seca: 
· 1 colher (sopa) de óleo de oliva 
· ½ xícara (chá) de coco ralado 
· 2 colheres (sopa) de iogurte integral 

· Pele Normal 
· 2 colheres de sopa de açúcar comum 
· 1 colher de sopa de óleo de oliva extra virgem. 

· Pele oleosa e mista 
· 3 colheres de sopa de aveia em flocos finos 
· 2 colheres de sopa de iogurte desnatado 

Modo de preparo 

1. Pele seca 
Mistura-se 1 colher de sopa de óleo de oliva extra virgem, meia xícara de chá de coco ralado e 2 colheres de sopa de iogurte integral. 

2. Pele normal 
Mistura-se 2 colheres de sopa de açúcar comum e 1 colher de sopa de óleo de oliva extra virgem. 

3. Pele oleosa e mista 
Mistura-se 3 colheres de sopa de aveia em flocos finos com 2 colheres de sopa de iogurte desnatado.

Escolas de Uruguaiana receberam mais de quarenta computadores


 A 10ª Coordenadoria Regional de Educação acompanhou a entrega de 43 computadores às escolas estaduais de Uruguaiana: Adir Máscia, Antonio Jacques, Cirilo Zadra, Dom Luiz F. de Nadal, Flores da Cunha, Getulio Vargas, Hermeto Bermudez, João Batista Luzardo, Julio de Castilhos, Leda Maria P. da Silva, Paso de Los Libres, Paulo Freire e escola República do Uruguai realizada pelo Banco do Estado do Rio Grande do Sul numa parceria com a Secretaria de Comunicação e Inclusão Digital, SEDUC e PROCERGS, em conformidade ao Programa RS Mais Digital. A Coordenadora Regional de Educação, professora Maria de Lourdes Brondani Davila destacou a importância dessa parceria na qualificação dos espaços pedagógicos e consequentemente da inclusão digital nas escolas.

Marotona de júris chega ao centésimo caso



“Está findando um ano de muito trabalho. Grandes foram os embates, muitas foram as horas e as noites dedicadas ao estudo. Não se atua no Júri sem empenho, vigor, bagagem, leitura e, principalmente, muito amor à vida. Maior ainda é a satisfação e o orgulho de ter participado diretamente dessa tarefa. Um processo a ser julgado pelo Júri Popular não é apenas um encadernado de folhas de papel. Ele carrega consigo dor, luto, saudades, lágrimas, sentimentos humanos, enfim. Foi com essa visão que foi conduzido o trabalho do Ministério Público, buscando alcançar sempre a justiça do caso concreto. No dia de hoje, em que o mundo não acabou, o Júri acolheu integralmente a postulação do Ministério Público, Instituição que tem colhido respeito junto ao corpo de jurados de Uruguaiana”.

As palavras expostas em parágrafo inicial pertencem ao promotor de Justiça Rodrigo Vieira e foram publicadas em sua página no Facebook, assim que encerrou o centésimo Júri do ano. Em pauta estava a tentativa de homicídio ocorrida no ano de 2005, quando por volta 5h, do dia 9 de outubro, próximo à Funerária Ângelus, uma confusão entre gangues resultou na morte de um rapaz. Foram acusados pelo crime os sujeitos: Cristian Rafael Alves de Lima, vulgo “Cacaréu”, José Fernando dos Santos Goulart, o “Macaquinho” e Antonio Augusto dos Santos Goulart, o “Chaolin”. De acordo com a decisão do Conselho de Sentença que acolheu, parcialmente, as teses defensivas e acatou o pedido de absolvição feito pelo MP, foi absolvido o réu José Fernando dos Santos Goulart e condenados os réus Cristian Rafael Alves de Lima e Antônio Augusto dos Santos Goulart. A condenação apontou pena de 09 anos de reclusão para cada réu.

Clientela: 100 testemunhas serão ouvidas em audiência que já tem data marcada

Os acusados de exploração sexual e presos durante a operação Clientela serão ouvidos no dia 16 de janeiro na primeira audiência referente ao caso. Segundo informações, 100 testemunhas também serão ouvidas pelo juiz da Vara da Infância e Adolescência durante os trabalhos. Nesta semana, o Ministro do Superior Tribunal de Justiça solicitou ao Poder Judiciário e ao Exército de Uruguaiana, informações sobre a existência de uma cela especial – a sala de estado maior, onde os advogados Dirval Naziazeno e Kiko Barbará possam aguardar julgamento. A resposta já foi remetida ao STJ pelo Exército, relatando não haver a sala especial. Com isso, a Defesa solicitará prisão domiciliar aos seus clientes. Dois dos presos durante a operação – Osmar da Fontoura e Salman – não estão mais na Modulada. No caso de Osmar, a Justiça concedeu prisão domiciliar, em virtude do estado de saúde e de Salman, aceitou o habeas corpus. Apesar de todos terem sido indiciados pelos crimes, apenas para Salman, o TJRS aceitou o pedido de liberdade.

Leonardo Matte será levado a Júri Popular

A Justiça aceitou a denúncia feita pelo Ministério Público, considerando que Leonardo Matte deve ser submetido a Júri Popular. Matte é acusado de assassinar a namorada com um golpe de faca, em 20 de setembro deste ano. O jovem disse em audiência não ter tido a intenção de matar e que a briga começou porque Leonardo queria ir embora da festa onde estavam. O júri ainda não foi marca do. 

Processo 
Diz no processo que Leonardo Matte, nascido no dia 16/05/1980, no dia 20 de setembro de 2012, quinta-feira, por volta das 18h, em via pública, na Rua General Hipólito, próximo à esquina com a Rua Íris Valls, fazendo uso de uma faca, matou a vítima Ana Carolina Prati Collazzo, contra ela desferindo golpe na região do pescoço, causando-lhe o óbito. Na ocasião, o denunciado Leonardo e a vítima Ana Carolina, que eram namorados, estavam em um piquete, em meio a amigos, confraternizando. Então, o denunciado passou a insistir com Ana Carolina para que fossem embora do local, ao que esta manifestava desejo de ali permanecer. Na sequência Leonardo e a vítima saíram em direção á via pública. Já no passeio público, o denunciado agarrou Ana Carolina pela cabeça e, ato contínuo, aplicou-lhe potente golpe contra o pescoço, matando-a. O crime foi cometido por motivo fútil, ou seja, apenas pela razão de que o denunciado queria ir embora do local e a vítima externava desejo de ali permanecer. 
Outros sim, o crime foi cometido mediante meio cruel, pois o denunciado impingiu à vítima intenso sofrimento físico e psíquico, pois mesmo depois de atingida à faca no pescoço, a vítima agonizou por alguns momentos, caminhando em busca de socorro, vindo a morrer instantes depois. Também, o crime foi cometido mediante recurso que dificultou a defesa da vítima, tendo em vista que, namorada do denunciado, não esperava a vítima ser por ele mortalmente atacada a facada, e também por ter segurado a vítima para, ato contínuo, golpeá-la, restando vulnerada a possibilidade de se defender diante da agressão. Por fim, o crime foi cometido com violência contra a mulher.

Testemunhas 
A testemunha L.L.F. contou que estava em frente a sua casa quando ouviu um pedido de socorro, sendo que olhou para o lado e visualizou o réu segurando a vítima pela cabeça vindo a desferir contra ela um golpe de faca na região do pescoço. Disse que mesmo ferida a vítima ainda caminhou em direção ao piquete onde estavam seus amigos. 

P.S.R. apresentou versão semelhante, evidenciando que também ouviu o grito de socorro emitido pela vítima, sendo que visualizou o acusado Leonardo Matte desferindo um golpe de faca contra o pescoço de Ana Carolina, não sem antes segurá-la pela cabeça. Contou que viu a vítima ferida segurando o corte com a mão indo em direção ao piquete onde estavam seus amigos. 

D.H.S da S., disse que estava em frente a sua casa que ficava nas proximidades do local onde foi montado o piquete frequentado pelo acusado, Ana Carolina e amigos deles, sendo que por volta das 18h percebeu que Ana Carolina vinha saindo do local acompanhada pelo réu que caminhava um pouco atrás dela, tendo percebido que eles discutiam. Asseverou que caminhou em direção ao casal e ouviu o pedido de socorro de Ana Carolina e logo em seguida viu o acusado segurando-a pela cabeça e desferindo contra ela um golpe de faca na região do pescoço. Narrou que viu Ana Carolina adentrando no piquete, sendo que permaneceu ali na frente durante algum tempo, tendo questionado sobre o estado de saúde dela e obtido resposta de que ela estava mal, resolveu ele próprio socorrê-la com a ajuda de outras pessoas que ali estavam. 

As demais testemunhas, amigos do casal, que estavam no local não viram o momento do golpe, apenas escutaram o grito de Ana Carolina pedindo por socorro. Referiram também que a discussão do casal se iniciou porque Leonardo queria ir embora enquanto que Ana Carolina pretendia ali permanecer. 
O acusado não nega a ação delitiva, porém referiu que não lembra de detalhes do acontecido. Confirmou que a discussão se deu em razão do desejo dele de ir embora, situação com a qual a vítima não concordava. Evidenciou que havia recebido uma ligação telefônica de sua mãe que lhe disse que seu pai estaria com os pés inchados, tendo ele se preocupado, pois pensou que poderia ser algum problema de pressão arterial, motivo pelo qual queria ir embora. 


O Juiz acatou as três qualificadoras solicitadas pelo MP.

Remédio para colesterol pode ser benéfico contra câncer

Um estudo apresentado pela revista europeia New England Journal of Medicine apontou que o uso de estatinas em pacientes com câncer está associado com a diminuição de alguns tipos de câncer. As estatinas são um grupo de substâncias denominadas lipoproteínas e são empregadas em medicina para tratar os altos níveis de colesterol, LDL-colesterol e VLDL-colesterol no sangue. Foram avaliados para o estudo os pacientes que tiveram prescrição de estatinas preenchidos dentro de seis meses antes da data do diagnóstico de câncer e dentro de dois anos antes da data do diagnóstico. Todos os pacientes que usaram estatinas antes do diagnóstico de câncer, mas cujo uso estava fora dos prazos especificados foram classificados como irregulares usuários de estatina. 
De acordo com o urologista do Instituto do Câncer de São Paulo, Daher Chade, esse ainda é um primeiro estudo e deve ser avaliado com cautela. “Sem dúvida essa pesquisa abre novas portas, mas ainda é muito cedo para comemorar”, explica o especialista. 
Entre os pacientes com câncer, observou-se uma associação entre o uso de estatinas no momento do diagnóstico e uma redução de até 15% no risco de mortalidade relacionada ao câncer, o que aumenta a sobrevida dos pacientes com câncer.

Diabetes pode estar ligada à perda de audição, aponta estudo

Já foram encontradas provas de que a diabetes está ligada ao aumento do risco de problemas cardiovasculares e nos rins, além de perda da visão, mas um novo estudo de uma universidade japonesa aponta que a doença também tem relação com a perda da audição. Os pesquisadores indicaram que as pessoas jovens que têm diabetes estão sob um risco ainda maior que as mais velhas, embora não souberam explicar as razões. "A análise sugere que a perda da audição foi mais consistente em pacientes diabéticos quando comparados a pacientes não-diabéticos, qualquer que fosse a idade", escreveu Chika Horikawa, da Faculdade de Medicina da Universidade de Niigata. 
Não é a primeira vez que pesquisadores encontraram uma ligação entre diabetes e a perda da audição. Em 2008, pesquisadores do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos verificaram padrões semelhantes em um corpus de 11 mil pessoas. Os diabéticos tinham duas vezes mais chance de perderem a audição que os indivíduos saudáveis. 
De acordo com Horikawa, é provável que os altos níveis de açúcar no sangue - que causam a diabetes - levem à surdez ao danificar os vasos sanguíneos da área dos ouvidos. 
Horikawa e seus colegas reuniram informações de 13 estudos anteriores sobre o assunto, publicados entre 1977 e 2011. No total, foram analisadas 7.377 pessoas com diabetes e 12.817 sem essa condição. A equipe japonesa descobriu que os diabéticos tinham 2,15 vezes mais chances de perder a audição que as pessoas saudáveis. Mas quando os resultados foram divididos por faixa etária, eles descobriram que diabéticos com menos de 60 anos tinham 2,61 mais risco, enquanto os com mais de 60 anos tinham 1,58 mais chances. 
Alguns especialistas, porém, alertam que esse tipo de estudo não prova que a diabetes é diretamente responsável pela surdez. "Não responde definitivamente à questão, mas levantam um ponto importante sobre o qual os pacientes podem ter dúvidas", afirma Steven Smith, especialista em diabetes de uma clínica do Minnesota. 
Horikawa, por sua vez, indica que as pessoas devem reconhecer a diabetes como um fator importante na perda de audição. "Além disso, esses resultados propõem que os pacientes diabéticos sejam examinados ainda quando jovens", conclui.

Estudo: obesidade pode ser causada por bactéria no intestino

A obesidade sempre foi associada à má alimentação e sedentarismo, mas a causa do problema pode ser outra. De acordo com um estudo, excesso de peso pode ser consequência de um tipo de bactéria no intestino. As informações são do Daily Mail. Chamada de Enterobacter, a bactéria faz parte do trato intestinal, mas foi associada a obesidade após ser encontrada em grande quantidade no intertino de um paciente com obesidade mórbida, de acordo com um relatório da Shanghai Jiaotong University. Pesquisadores de Xangai, na China, fizeram um teste de 10 semanas com ratos criados para serem resistentes à obesidade. Apesar de seguirem uma dieta calórica e não se exercitarem, permaneceram magros. Em seguida, um desses animais recebeu uma injeção com a bactéria e ficou obeso em pouco tempo. A experiência mostra que a bactéria pode contribuir significativamente para o desenvolvimento da obesidade em seres humanos, segundo um artigo publicado na International Society for Microbial Ecology. O estudo mostrou ainda que um paciente perdeu 25 kg em nove semanas após se submeter a uma dieta de grãos integrais, tradicionais na alimentação chinesa, e prebióticos, o que reduz a presença da bactéria no organismo. Um dos autores do estudo, Zhao Liping, emagreceu quase 20 kg dois anos após adotar uma dieta com alimentos probióticos fermentados, que contribuem para o equilíbrio das bactérias no intestino. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde de 2008, há mais de 500 milhões de pessoas no mundo que sofrem com obesidade.

Alimentação rica em fibras combate hemorroida

A hemorroida, doença muitas vezes não diagnosticada por medo ou vergonha, causa desconforto entre as pessoas, que preferem não revelar a doença e por isso evitam procurar um médico para trata-la. A doença atinge tanto homens quanto mulheres e ocorre quando há dilatação das veias no canal anal, sendo mais recorrente entre as mulheres. 
Existem três tipos de hemorroidas: as externas, internas e mistas. As externas são as hemorroidas que ficam ao redor do ânus (fora do reto), onde o principal sintoma é a inflamação. As internas ficam na parte interior do ânus e está associada ao sangramento. Em alguns casos, a pessoa pode possuir tanto a hemorroida interna quanto a externa, resultando na mista. “Todas as pessoas estão sujeitas ao acúmulo de vasos sob o canal do ânus, mas tudo depende dos fatores de risco para que esses vasos fiquem em maior quantidade ou dilatados, provocando a hemorroida”, disse a coloproctologista do Hospital Daher, Dra. Maíra Lemos. 
Os fatores de risco são variados, entre eles estão a hereditariedade, gravidez, idade, alterações endócrinas e nutricionais, consumo de álcool e a ingestão de alimentos industrializados. A hereditariedade é um dos principais fatores, pois as pessoas com histórico familiar estão mais propensas ao surgimento da hemorroida. “Além do fator genético, a constipação também se enquadra nos fatores de risco e ocorre quando o paciente evacua com esforço e com as fezes endurecidas causando o sangramento e o crescimento (inchaço) das hemorroidas”, afirma a médica. 
A Dra. Maíra ainda alerta que muitas pessoas confundem a hemorroida com outras doenças, ate mesmo com o câncer, devido ao sangramento na hora da evacuação. “Não há risco da hemorroida virar câncer. No entanto, o sangramento pode ser causado por várias doenças, inclusive o câncer. Portanto, qualquer sinal de sangramento, o paciente deve procurar o médico especialista para avaliação”. 
A hemorroida deve ser tratada através de medicamentos e higienização correta e dependendo da gravidade, por métodos cirúrgicos. A cirurgia ocorre quando o paciente sofre com o agravamento da hemorroida, quando há um quadro clínico avançado com constantes inflamações ou sangramentos, ou quando o paciente se sente muito incomodado. “A cirurgia possui diversas técnicas, sendo que a mais utilizada é feita no centro cirúrgico, na qual o médico extirpa a hemorroida completamente. Essa é a técnica mais efetiva no tratamento, além de ser menos invasiva”, explica a coloproctologista. 
Para prevenir a hemorroida deve-se ter uma alimentação saudável, rica em fibras e proceder com a higienização adequada da região. “Após a evacuação, é recomendável fazer a assepsia com água e sabão. Caso o paciente não tenha acesso a esses produtos em determinadas situações é importante o uso de papel umedecido para a limpeza do local, pois o papel seco pode machucar a área fazendo com que a hemorroida inflame. Vale ressaltar, que a área molhada deve ser seca após a higienização”, aconselha a Dra. Lemos. 

Anunciado o nome do secretário de Obras da “Era Schneider”

Não, não é Sanchotene Felice o nome apontado para assumir a secretaria de Obras na gestão Luiz Augusto Schneider. A possibilidade foi comentada em redes sociais e virou tema enquete em blogs da cidade. Todos queriam saber sobre o futuro do então prefeito, já que mesmo a sua esposa sendo chamada a assumir a cadeira de deputada estadual, o político com fama de turrão poderia continuar em Uruguaiana a frente de uma das secretarias (obras ou saúde). Ontem, nossa reportagem teve acesso ao nome de um dos secretários, o de obras. Paulo José Santos, coronel aposentado, engenheiro, casado com uma uruguaianense, residia na cidade de Santos/SP e foi escalado por Schneider devido ao caráter e a larga experiência. Ele esteve em Uruguaiana no final do mês de novembro quando o seu retorno à cidade foi acertado, e no dia 2 de janeiro já estará em Uruguaiana. A secretaria de Obras durante o Governo Felice foi administrada por Eloy Tgrojan, porém recentemente, o ex-prefeito foi afastado do cargo, ficando a secretaria sob a administração do prefeito Felice. Trojan, diferente de alguns dos secretários de Sanchotene, não se negava a atender a todos os órgãos de imprensa e não costumava frequentar o programa Uruguaiana Vencerá. Os nomes dos demais secretários não foram liberados por enquanto.

Temporais, falta de energia elétrica e economia no vermelho apagam o Natal

Talvez os temporais da semana, a falta de energia elétrica ao longo do mês e os índices de desemprego negados pela administração municipal tenham contribuído para o desanimo visto nos últimos dias no comércio local, mesmo que em época de Natal. Pouco se fala na data e a não ser pelo fato de parentes de fora estarem chegando para o Natal ou pela cobrança de presentes por parte das crianças é que lembramos que os festejos serão na semana quem. Lojas do comércio tentam seduzir os clientes com promoções de última hora, adiando o pagamento para fevereiro e com humildes decorações que deixam muito a desejar em relação às apresentadas em outros anos. Até mesmo a decoração natalina feita pela Prefeitura Municipal no centro da cidade, pomposa em outras oportunidades, foi aplicada com humildade reutilizando materiais e economizando em luzes. A Câmara dos Dirigentes Lojistas não fez jus à tradição de montar a casa do Papai do Noel, de escolher a vitrine mais enfeitada e de sortear brindes aos clientes – foi singela e não empolgou o comércio. Se enquanto presidente da CDL, Jorge Prestes lançou ideias e fortaleceu as ações de incentivo à economia, como secretário de Indústria e Comércio, não teve o mesmo sucesso ou autonomia. Sua secretaria parece ter esquecido que era Natal e que estava na hora de mobilizar o comércio para atrair turistas. Apenas os supermercados apresentam movimento acima do normal e quanto as contratações temporárias, neste ano elas não apareceram. 

Juntos, Mauro e Clemente gastaram quase R$ 1 mil para custear viagem à Barra do Quarai

O Ministério Público recebeu ontem, o pedido de analise da tipicidade, penal e á luz da Lei da Improbidade Administrativa, de fatos ocorridos na Câmara de Vereadores nas últimas semanas, envolvendo os nomes dos vereadores Clemente Corrêa e Mauro Brum. Segundo a denúncia, cada um dos vereadores teria recebido as somas de R$ 429,08 e R$ 56,98, correspondentes a uma diária e ao deslocamento para participar de evento na cidade de Barra do Quarai, distante apenas 74 quilômetros de Uruguaiana. Tal evento ocorreu no dia 1º de dezembro e serviu para discutir a regulamentação do Free Shop da Fronteira. Em denúncia apresentada ao MP, consta que no dia 27 de novembro, Clemente Corrêa, na condição de presidente da Câmara, suspendeu os pedidos de diária para vereadores e funcionários, sendo que a mesma foi revogada no dia 5 de dezembro. O pedido de diária para participar de evento na Barra ocorreu no período em que as solicitações estavam suspensas. Procurado, o presidente da Câmara disse que existe um padrão de valores e que os vereadores não podem pedir diárias com importâncias abaixo da então solicitada. Quanto ao período, ele disse que houve uma suspensão e não uma proibição, pois diante de casos importantes poderia haver pedido. Clemente Mauro deixam o Poder Legislativo nos próximos dias. A oposição ferrenha ao Governo Sanchotene Felice lhes rendeu momentos polêmicos, como quando foram chamados de inimigos nação e endemoniados. Mauro e Clemente não voltam ao Legislativo no próximo ano, pois Brum concorreu a prefeito e perdeu e Clemente, apesar da expressiva votação, foi prejudicado pelo enfraquecimento do PT.

Painel

Felice compara Uruguaiana a New York
"Uruguaiana está com uma taxa de desemprego muita baixa", disse Felice nesta manhã. Segundo o prefeito, temos uma ou duas crianças pedindo esmolas nas ruas. “Isso é coisa raríssima, mas acontece até em New York. Uruguaiana nunca esteve tão bem. Não temos desemprego e somos procurados por municípios pedintes”. 

Funrebom e a taxa cobrada da população
O Funrebom - Fundo de Reequipamento e Manutenção do Corpo de Bombeiros, é assunto no Uruguaiana Vencerá. As taxas cobradas pelos bombeiros são revertidas em melhorias na corporação, segundo o Comandante Regional. O Prefeito defende a Lei nº 2.782/97, do então prefeito Neito João Antônio Bonotto, vendo como correto o município cobrar por um serviço de fiscalização prestado pelo Estado. Segundo é dito historicamente pela corporação, o dinheiro do Funrebom é investido na compra de equipamentos que ajudam a sanar as necessidades da instituição. Mas e ao Governo compete o que? 

Inauguração do teatro
Segundo dito por Felice em ar de deboche, o teatro tem cadeiras especiais para os mais gordinhos, e quanto ao ar condicionado, ele terá que ser reprogramado, pois está gelando demais. O teatro Rosalina Pandolfo Lisboa foi inaugurado ontem em evento marcado pela grande quantidade de fogos de artifício utilizados pelo Governo. O teatro está instalado no prédio do antigo cinema, que agora deixou de existir. Caberá a Schneider, ou a iniciativa privada, criar um novo cinema para a cidade. 

Operação Clientela
A Justiça concedeu liberdade ao empresário Abel Salman. O habeas corpusfoi apresentado pela Defesa do acusado e julgado na tarde de terça-feira em sessão realizada no Tribunal de Justiça. 

Garoto propaganda 
Tá duro de aguentar. Não bastasse usar (com o nosso dinheiro) espaços regiamente pagos nos meios de comunicação local, o agora quase ex-prefeito de Uruguaiana já achou um jeitinho de continuar usando os palanques midiáticos: virou garoto propaganda da PMU. Quem aguenta? 

Amigo 
Entra ano e sai ano, entra governo e sai governo, lá estão eles. Grudados. O amigo do alheio, aquele sabe, que gosta de se dizer dono do que é dos outros, e que, além de outras, também é fofoqueiro e ciumento. Agora resolveu investir contra aquilo que ele (em família), mais fez durante os últimos oito anos (junto com outros mamadores, é claro), que foi “babar o ovo” do gerentão. Ganhou um montão (e alguém ainda vai investigar, mais tarde, como é que pode ganhar tanto se nunca fez nada...), mas não aguenta que outros andem em volta do seu “chefinho”. Como é certo que vai perder a teta, já chora antecipadamente. Não adianta. Tem que cortar o cavanha e assumir. Ah! E parar de bater em mulher... 

“Piratão” da Barra 
A propósito, como é que anda a situação dos meios de comunicação da vizinha Barra do Quaraí? Quem souber dar uma explicação ou mesmo alguma notícia sobre o tema, que se apresente. 

Swing 
No apagar das luzes, Uruguaiana sai do governo Felice tal qual entrou: endividada, cheia de problemas, e cheia de buracos. Para quem tem memória, quando “entrou”, o mandatário publicou um folhetim dando especial destaque a dívida de R$ 12 milhões recebidas de seu antecessor, bem como o estado de calamidade da cidade, com ruas esburacadas e calçadas mal cuidadas. Hoje, só a dívida anda por volta dos R$ 70 milhões. Tudo está no seu lugar, graças à Deus. 

Apagão 
O comércio de Uruguaiana não entrou no clima de Natal, haja vista a apática decoração das lojas, a raquítica campanha publicitária, e a moribunda mobilização empresarial. Sem dinheiro para alugar a Casa, até o trem lhe negou estribo, e o Bom Velhinho teve que passar ao largo de Uruguaiana este ano. A liderança de outrora terá sido varrida pelas chuvaradas? 

Técnicos em trânsito 
Entre tantos, outro caso de incompetência no gerenciamento do trânsito de Uruguaiana é o farol instalado na esquina das Ruas 15 de Novembro com a Prado Lima. Com 3 tempos, além de não estar sincronizado com o existente na esquina da 15 de Novembro com a Dr. Maia, oferece um tempo extremamente curto para a via de maior tráfego, no caso, a 15 de Novembro. Haja paciência. 

Ciclovia 
A inauguração da ciclovia será no dia 26, quarta-feira. A data anunciada era 22, porém devido ás chuvas e interrupção das obras, houve transferência. 

Lei de assistência espiritual 
Foi publicada no Diário Oficial de sexta-feira (21) a sanção da Lei 14.159 de 2012, regulamentando o acesso dos voluntários que prestam assistência religiosa em hospitais e nos estabelecimentos prisionais civis e militares do Rio Grande do Sul. A nova lei assegura o direito aos evangelizadores de todos os credos, que deverão cumprir as determinações legais e as regras da instituição hospitalar ou casa prisional. 

Lei de assistência espiritual II 
Para Carlos Gomes, trata-se de um importante avanço para o trabalho de aliviar o sofrimento de doentes e também para a ressocialização de apenados. “O acesso regulamentado de agentes religiosos a esses locais legitima um trabalho que complementa as ações do Poder Público nos setores penitenciário e de saúde. A mensagem de fé e esperança que é transmitida é capaz de gerar milagres entre aqueles que muitas vezes foram esquecidos pela sociedade e até por seus familiares”, destacou. 

Bancos abertos 
A Federação Brasileira de Bancos – FEBRABAN informou o atendimento bancário em relação aos feriados do fim de ano. No dia 24, segunda-feira, as agências localizadas nos Estados que seguem o horário de Brasília irão abrir ao público das 9h às 11h. No dia 31 não haverá atendimento ao público. Nos feriados nacionais dias 25 (Natal) e 01 (Dia Mundial da Paz) os bancos fecham. 

Galeria do Santo Inácio
Segundo dito pelo prefeito Sanchotene Felice na quinta-feira, a Galeria do Bairro Santo Inácio sustentou a quantidade de chuva registrada ontem e hoje, no entanto, há ajustes a serem feitos. James Klaus, técnico da obra disse que esteve no bairro e conversou com moradores. Para Felice e James, a chuva registrada nestes últimos dias é atípica e que por isso, a Galeria apresentou problemas. 

O padeiro 
O padeiro faz questão de evidenciar os grãos de farinha que compra, mas finge que ganha como prêmio. Se formou na escolinha de seu “chefinho” e adora apresentar pesquisas pagas e baseadas em dados colhidos ás escuras. Tá com medinho de perder a teta e passou a falar mal do ramo do qual ele é especialista. Volta “pro” Caribe olho grande.