segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Operação Clientela

Aconteceu hoje à tarde a segunda audiência de instrução da ação criminal movida contra os acusados de abuso e exploração sexual de menores na Operação Clientela, desencadeada em outubro de 2012 pela Polícia Civil, com a oitiva de 57 testemunhas.
Em depoimento, uma das menores, que já esteve inclusive internada na Fase de Porto Alegre, contou se prostituir desde os treze anos, confirmando ter iniciado a prática de relação sexual com homens mais velhos sob a orientação de Jocely, mas, segundo ela, Jocely intermediou apenas os primeiros encontros, sendo os seguintes negociados diretamente com o cliente. A menor também declarou que o dinheiro recebido destinava-se ao pagamento de sua moradia.
Todos os advogados peticionaram novamente pela liberdade imediata de seus clientes, alegando excesso de prazo e falta de isonomia no curso da ação penal, vez que dois dos denunciados estão em liberdade. O MP disse que em 48 horas se manifestará quanto aos pedidos.
A próxima audência acontecerá no próximo dia 24, no entanto, a cada semana a Justiça cai em descrédito com a sociedade já que, enquanto alguns estão presos, outros, em liberdade, continuam a delinquir.

Ed. 2092

  1. Exija muito, Afif!
  2. Ano letivo
  3. Ano letivo II
  4. Ano letivo III
  5. Obra eterna
  6. Remédios
  7. Estradas no feriado
  8. Fumantes nos clubes
  9. Fumantes nos clubes II
  10. Fumantes nos clubes III
  11. Atenção
  12. Legislativo I
  13. Legislativo II
  14. Colheita de arroz
  15. Colheita de arroz II
  16. AES Uruguaiana voltou a operar no sábado
  17. Os peemedebistas querem o poder, mas para que mesmo?
  18. Governo vai distribuir 68 milhões de preservativos no Carnaval
  19. PL quer o fim das pesquisas de última hora
  20. Veículos de transporte escolar poderão ter isenção
  21. Projeto proíbe propaganda eleitoral em vias públicas
  22. Acadêmicos reclamam das “saunas” de aula
  23. Camorote oficial será reduzido e distribuição de camarotes fiscalizada
  24. Comunidade carente ainda não recebeu cestas básicas
  25. Executivo anuncia reestruturado do PS
  26. Seus clientes falam bem da sua empresa?
  27. Cartão de crédito é o principal meio de endividamento dos brasileiros
  28. Preço de bebidas alcoólicas do Carnaval têm até 77% de tributo
  29. ‘Surpresas são as coisas mais previsíveis nos negócios’, diz livro
  30. Motociclista morre em acidente
  31. Bandido troca tiros com um segurança de padaria
  32. Federal passa orientações sobre notas falsas
  33. Presos e testemunhas são ouvidas em 2ª audiência
  34. Diretor diz que Modulada está segura contra incêndios
  35. Agentes de Uruguaiana não aderem a paralisação
  36. 2013 terá concurso para BM, PC e Susepe
  37. Homem é preso ao dirigir bêbado
  38. Livro de Gustavo Ioschpe derruba mitos da educação
  39. Instituições públicas têm até março para enviar propostas
  40. Financiamentos pelo Fies aumentaram 140% entre 2011 e 2012
  41. Câmara quer dispensa de licitação para compra e restauração de livros raros
  42. MEC estuda cobrar inscrição de quem não justificar falta no Enem
  43. Filme mostra Mautner em prosa, poesia e verso
  44. Julio Andrade vai interpretar o escritor Paulo Coelho no cinema
  45. “De pernas pro Ar 2” atinge 4 milhões de espectadores
  46. Literatura brasileira influencia novos games
  47. Conheça 17 superalimentos que ajudam a combater doenças

Fundo Municipal de Desporto: Entidades e eventos já podem se cadastrar

A partir desta segunda-feira, estarão abertos os prazos para as entidades esportivas de Uruguaiana apresentar seus projetos e pedidos de verbas do Fundo Municipal de Desporto. O prazo se estenderá até o dia 15/03. O passo inicial é efetuar o cadastramento (e/ou a atualização dos dados) perante a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. Após, a entidade deverá apresentar sua documentação, seu pedido de verba e seu projeto, que passará pela analise do Conselho Municipal de Desporto, baseado no que determinam as Leis Municipais 2480/94 e 2481/94. Para pleitear a verba são necessários CNPJ e/ou CPF em dia. A medida vem sendo adotada desde a criação da SMEL - Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, em 2010. O secretário municipal de Esportes e Lazer, Vicente Majó da Maia, menciona que: “O nosso prefeito Luiz Augusto Schneider determinou a continuidade deste procedimento, que visa democratizar a liberação das verbas do Fundo Municipal de Desportos, abrindo possibilidade de liberação de valores para todos os esportes organizados na cidade.” Afirma, ainda: “É muito importante ter a documentação em dia (CNPJ, certidões e cadastramento), pois a entidade e/ou evento que buscar verbas no nosso Fundo, poderá – também – captar recursos na Fundergs, na Pró-Esporte e até na Lei de Incentivos do Ministério do Esporte. Estamos preparados para orientar as nossas entidades”.

“Paisaninho” é baleado

Um homem foi baleado em via pública no início da tarde de ontem. Trata-se de “Paisaninho”. Ele foi ferido pelo pai de uma de suas vítimas, próximo à Praça do Barão, local de grande movimento e com a presença constante de policiais. Ao ver o “Paisaninho”, o homem sacou uma arma e dizendo estar agindo em defesa da filha, fez vários disparos atingindo “Paisaninho”, que foi encaminhado ao Pronto Socorro e, em vez de passear de viatura, ele deu “bandinha” de ambulância.

Brigada prende mais um por tráfico de drogas

Na manhã de quinta-feira, a Brigada Militar prendeu mais um traficante. Em ocorrência atendida pelo sargento Cabreira e pelo soldado Hérton, o homem de iniciais I.B.S., de 32 anos, foi preso com uma pedra de crack de aproximadamente 20 gramas, dois papelotes de cocaína e dinheiro. O sujeito possui antecedentes por homicídio, roubo a pedestre, porte ilegal de arma de fogo, furto arrombamento a estabelecimento comercial, furto de telefone celular, roubo a residencia, furto mão grande e lesão corporal, foi encaminhado à Delegacia de Polícia, onde foi lavrado o flagrante. A prisão aconteceu no bairro São João.

Lei seca: Para segurança, carnaval infantil não terá bebidas

Na quinta-feira, 31, na sede do 1º Bpaf, o major Joni Alvin reuniu-se com autoridades e presidentes de casa noturnas de Uruguaiana, para tratar da segurança do Carnaval de Salão de Uruguaiana. Joni repassou orientações sobre os procedimentos a serem adotados nos estabelecimentos durante a realização dos bailes e demais eventos desenvolvidos ao longo do ano, tais como o não uso de garrafas e copos de vidros dentro dos salões, revista ao público feminino, a não permanência de pessoas armadas no interior dos estabelecimentos, a não comercialização de bebidas alcoólicas para menores de idade, o controle do acesso de menores a estes locais, entre outros assuntos de relevância. Também palestraram na oportunidade, os promotores de Justiça Vitassir e Jocelaine, o tenente do Corpo de Bombeiro, Valdinei, o delegado Albeche, da Polícia Civil, a Conselheira Tutelar Flávia, e o secretário Jorge Prestes. Segundo dito na oportunidade, o prefeito Luiz Augusto Schneider proibirá a venda de bebidas alcoólicas nos bailes infantis. A medida a ser anunciada nesta semana, busca evitar a exposição dos menores ao perigo. Ministério Público, Polícia Civil, Conselho Tutelar, Corpo de Bombeiros, Secretaria Municipal de Segurança, Indústria e Comércio estiveram participando do encontro.

Empresário uruguaianense é preso com dólares falsos no Uruguai

Brasileiros foram presos em Rivera quando tentavam fazer compras com dólares em um free shop da cidade uruguaia.
Segundo a polícia, o empresário Abdel Salman, preso recentemente pelo delegado Thiago Albeche em Uruguaiana sob a acusação de exploração sexual, foi preso junto com uma menina, por volta das 13h de quarta-feira. Após deixar seu veículo estacionado na frente do Hotel Jandaia, em Santana do Livramento, ele e a menina dirigiram-se a um free shop na vizinha Rivera, onde tentaram efetuar compras. Ao receber as cédulas falsas, os funcionários do free shop acionaram as autoridades policiais que efetuaram a sua prisão, e aprenderam US$ 1.600 falsos. Salman disse à Polícia Uruguaia que as notas foram recebidas por ele no comércio de Uruguaiana, e que desconhecia tratarem-se de cédulas falsas.
Além do crime de exploração sexual, o empresário também responde à Justiça brasileira por outro crime de estelionato. Ele foi solto após pagamento de fiança.

Os barrados da barragem farão carnaval em fazenda no Itapitocai

Já está decidido e programado – a concentração de carros de som antes realizada na Barragem, agora será no Itapitocai. A festa está sendo organizada por Fagner Almeida, integrante de um dos grupos que frequentava o Carnaval da Barragem Sanchuri. A concentração dos carros de será em uma propriedade particular, com segurança privada e estacionamento separado aos carros que não colocarão som. Será cobrado um valor irrisório dos carros, para cobrir os custos da festa, como segurança por exemplo.

Ontem à tarde, os organizadores contataram as escolas de samba, buscando a participação das mesmas na festa. Fagner disse que os Bombeiros liberaram a festa, porém a Brigada não pode garantir a segurança dos foliões, pois trata-se de uma festa privada. O organizador coloca seu telefone a disposição para informações sobre o 1º Carnaval de Itapitocai: 9601-0294.

Bombeiros sob pressão: Frei diz que Igrejas terão que se adequar

Pressionados pela opinião pública a fiscalizar clubes, casas de shows, piquetes CTG’s, e até mesmo escolas de samba, também os Bombeiros de Uruguaiana interditaram alguns estabelecimentos, e notificaram outros até a completa adequação, independente de os locais possuírem Alvará, alguns deles concedidos poucos dias antes ao incêndio da Kiss. A fiscalização providenciada às pressas chegará também às Igrejas que, segundo o prefeito Schneider em resposta a uma eleitora, serão vistoriadas, pois ele mesmo já agendou reunião com os órgãos de segurança providenciando a fiscalização. De acordo com o Frei Paulo Prigol, da Igreja Do Carmo, o recinto católico terá de se adequar, pois não possui todos os itens exigidos - mas todas as exigências serão atendidas, embora as considere severas de mais, lembrando que as portas das Igrejas são enormes e permanecem abertas durante a Missa.
Prigol contou que, dias antes do desastre de Santa Maria, foi determinado à uma Igreja de lá a adequação imediata, caso contrário seria fechada, lamentando que o mesmo critério não foi adotado em relação à Boate Kiss.

Unipampa: Faltam 17 professores para Veterinária

O Curso de Medicina Veterinária da Unipampa enfrenta um sério problema. Segundo os acadêmicos, faltam 17 professores e, falta esta que não atinge apenas Veterniária, mas também outros cursos, como Ciências da Natureza. Segundo eles, o quadro de professores está defasado desde que o curso foi instituído e os poucos professores existentes tentam suprir a carência. “Do 2º semestre até a turma que está em processo de formação estamos precisando de 17 professores. Como vamos nos formar?”, perguntam os estudantes.

Indignados, eles prometem realizar protesto silencioso na segunda-feira, às 19h, mesmo horário em que será empossada a nova coordenação do campus. Na terça-feira, às 6h30min, os alunos interromperão a passagem dos veículos em frente a Universidade.

Inaugurada em 2009, a Unipampa sempre apresentou problemas com infraestrutura para aulas práticas, professores e funcionários. Os acadêmicos ficaram mais de 120 dias sem aula no ano passado devido a uma greve dos professores, e por isso as aulas invadiram o período de férias.

Tentamos contato com a reitoria do campus, mas ninguém atende ao telefone.

Schneider representa Uruguaiana no Seminário dos Comitês do Pampa do Rio Uruguai

Prefeito Luiz Augusto Schneider participou na manhã de sexta-feira, 1, do Seminário dos Comitês do Pampa da Região do Uruguai.
Na ocasião, Schneider defendeu a ampla divulgação do trabalho de pesquisa realizado pelo departamento técnico do comitê, para que possa ser desenvolvido uma gestão hidrográfica dos rios existentes na região da Fronteira Oeste. Além do prefeito de Uruguaiana, outras lideranças da região estiveram presentes no evento.

Prefeito pleiteia remodelação do anel viário

O prefeito Luiz Augusto Schneider, no último dia de atividades técnicas do Encontro Nacional com Prefeitos e Prefeitas, participou da palestra Copa e Olimpíadas: oportunidades para o turismo brasileiro, com o ministro do Turismo, Gastão Vieira. Na oportunidade, foi abordado pelo chefe da pasta as parcerias existentes entre municípios e Governo Federal para ampliar o legado dos megaeventos em todo o país. Ainda, o prefeito esteve em audiência com o General Jorge Ernesto Pinto Fraxe, Diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), onde foi pleiteada a remodelação do anel viário de Uruguaiana com a duplicação da BR 472 e BR 290, além da solicitação de desenvolvimento do projeto de construção de uma nova ponte rodoferroviária entre Brasil e Argentina. O projeto encerraria definitivamente o trânsito ferroviário por dentro da cidade, criando um novo acesso contornando o município. O Encontro Nacional com Prefeitos e Prefeitas ocorreu em Brasília, nos dias 28, 29 e 30 de janeiro.

Ed. 2091 - Painel

Foz do Brasil 
A Foz do Brasil passou a atender a partir de hoje,segunda-feira, na Rua Flores da Cunha, esquina Monte Caseros, junto a Estação de Tratamento. A empresa atende pelo telefone 2102 – 6342. 

Manipulação de Alimentos 
Estão abertas as inscrições para os Cursos de Boas Práticas na Manipulação de Alimentos destinados aos estabelecimentos e vendedores ambulantes que irão comercializar seus produtos nos arredores dos clubes sociais e na avenida Presidente Vargas no período do Carnaval 2013. Os cursos ocorrerão nas seguintes datas: dias 05 e 07/02, às 9h30min, no auditório NUMESC – Secretaria Municipal de Saúde, na avenida Presidente Vargas, 2990. No dia 06 de fevereiro, às 9h30min,será na Barragem Sanchuri. As inscrições podem ser realizadas no Setor de Vigilância Sanitária - Av. Presidente Vargas, 2990 - Posto de Saúde - 2º andar. Informações: (055) 3411-0689.

Utilidade Pública 
Para utilizar o CURE atende pelo telefone 9622-9742. Já o telefone disponibilizado pela Prefeitura para informações, tem o número 3414-0000. 

Imposto 
A Prefeitura Municipal de Uruguaiana informa aos contribuintes do IPTU 2013, que ainda não realizaram o seu respectivo pagamento, que já se encontra disponível a opção de pagamento integral com desconto de 15% no imposto, com vencimento em 11/02/2013. Procure a Central Integrada de Atendimento ao Cidadão, na rua Santana, n° 2467 (antigo Fórum), ou acesse o site www.uruguaiana.rs.gov.br opção segunda via. O Município também informa que estará encaminhando até o final do mês de janeiro, os carnês contendo opção para pagamento integral ou parcelado. 

Carnaval de Sampa 
O radialista Fábio Puget embarca neste domingo para São Paulo, onde será jurado do Carnaval de São Paulo pelo segundo ano consecutivo. A Comissão Municipal de Carnaval encaminhou convite ao presidente da LIGASP - Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo - Paulo Sérgio Ferreira, para que participe do Carnaval de Uruguaiana. 

Novos coordenadores 
O Campus Uruguaiana da Unipampa comunica a realização de cerimônia solene de posse de coordenadores de curso e dos coordenadores acadêmico e administrativo, a ser realizada no dia 4 de fevereiro, às 19hs, no Salão de Atos do Campus. 

Telefonia fixa
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou hoje (31) os novos valores dos planos básicos da telefonia fixa. O reajuste chega a 0,568% para clientes das operadoras Telefônica, CTBC e Sercomtel. Para usuários da Telemar/Oi, o aumento será 0,553% e as ligações de longa distância nacional feitas pela Embratel vão ficar 0,554% mais caras. 

Telefonia fixa II 
Segundo a Anatel, as novas tarifas foram calculadas com base no Índice de Serviços de Telecomunicações (IST), que teve variação de 5,144% entre agosto de 2011 e outubro de 2012. Sobre esse índice é aplicado o Fator X, que reflete o ganho de produtividade das operadoras, que é compartilhado com os usuários, resultando na diminuição do índice de reajuste. 

Telefonia fixa III 
Os novos valores serão publicados no Diário Oficial da União nos próximos dias e devem ser divulgados pelas concessionárias em jornais de grande circulação 48 horas antes de começarem a ser aplicados. 

Caminhada da solidariedade 
Milhares de uruguaianenses participaram na quarta-feira, de uma caminhada em memória das vítimas do incêndio ocorrido em Santa Maria. As pessoas reuniram-se em frente a AFMU e de lá participaram em direção a Catedral, onde o bispo Dom Alísio Dilli celebrou missa, dando palavras de consolo aos uruguaianenses. 

Concurso 
O Ministério do Planejamento autorizou na sexta-feira (1), a realização de concurso público para 500 vagas de analista do seguro social no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que exige nível superior de escolaridade. O provimento dos cargos está condicionado à existência de vagas na data da nomeação; à declaração do respectivo ordenador de despesa, quando do provimento dos referidos cargos, sobre a adequação orçamentária e financeira da nova despesa à Lei Orçamentária Anual e sua compatibilidade com a Lei de Diretrizes Orçamentárias, demonstrando a origem dos recursos a serem utilizados. 

Concurso II 
O prazo para publicação de edital de abertura para realização de concurso público será de até seis meses contados da data de publicação da portaria. O último concurso para o cargo foi realizado em 2009, para candidatos com formação em serviço social. O salário inicial era de R$ 3.586,26 na época - 43.354 pessoas se inscreveram para concurso, que ofereceu 900 vagas. O concurso foi organizado pela Funrio. Em 2008, houve concurso para o cargo nas áreas de arquitetura, arquivologia, biblioteconomia, ciência da computação, ciências atuariais, comunicação social, direito, engenharia civil, engenharia civil, mecânica ou elétrica com especialização em segurança do trabalho, engenharia de telecomunicações, engenharia elétrica, engenharia mecânica, estatística, pedagogia, psicologia, terapia ocupacional e formação em qualquer área. Foram oferecidas 600 vagas. O concurso foi organizado pelo Cespe/UnB.

Concurso III
Os cargos mais disputados em números absolutos de inscrição foram os de analista com formação em qualquer de área de nível superior: 47.392 inscritos (333,75 por vaga). Em seguida veio o de analista com formação específica em direito, com 20.206 candidatos (148,57 por vaga), seguido de formação em pedagogia, com 8.317 (244,62 por vaga). Já na relação candidato por vaga, o cargo de nível superior mais disputado foi o de analista com formação em comunicação social: 401,10 por vaga. O número total de inscrições para o cargo de analista foi de 93.721. 

Rio
Carla Conte embarca na quinta-feira, para o Rio de Janeiro, onde participa do Carnaval Carioca. Ela é destaques da Imperatriz, além de ser a Musa da Império da Tijuca