segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Ed. 2098

  1. Desastre no petróleo
  2. Frisas
  3. Libres
  4. Cidade Manhã
  5. Pré-escola
  6. Pré-escola II
  7. Pré-escola III
  8. Pré-escola IV
  9. Pré-escola V
  10. Consul
  11. Unipampa
  12. Lixo
  13. Creches
  14. Pinheiro Machado
  15. Segurança
  16. A quem interessar possa
  17. Violência no JP
  18. Violência no JP II
  19. Violência no JP III
  20. Escola da Caul
  21. Escuridão
  22. PL amplia limite de trabalhadores temporários em período de safra
  23. PL proibe fogos de artifício e shows pirotécnicos em ambientes fechados
  24. Comunidade comemora iluminação do trevo
  25. IPVA rendeu quase R$ 27 bilhões aos cofres estaduais em 2012
  26. Elusa Dy Luz é a Rainha do Carnaval do RS
  27. Confira a lista de jurados do Carnaval de Uruguaiana
  28. Pedestre não tem preferência absoluta na faixa, dizem especialistas
  29. Juros têm correção técnica e terminam quase estáveis
  30. Vivo faz parceria com Santander para lançar cartões de crédito
  31. Produção de gás natural bate recorde e gera expectativa contratações
  32. Ovos de Páscoa ficam mais caros
  33. Polícia Federal prende camelôs com mercadorias importadas irregularmente
  34. Acidentes e reclamações são constantes na Pinheiro Machado
  35. BM prende ladrão na Flores da Cunha
  36. Dupla furtou celular na Duque de Caxias
  37. Motorista destrói camarote e sai sem teste do bafômetro
  38. Bandidos voltam às imediações do Porto Seco
  39. Quem Lê Jornal Sabe Mais
  40. MEC reconhece cursos superiores presenciais e a distância
  41. Candidato a cursos já pode fazer inscrição on-line
  42. Inscrições ao Encceja podem ser feitas até dia 22
  43. RS nomeia mais de 500 professores nesta semana
  44. Crianças lêem mais de 100 livros por ano incentivadas por projeto
  45. Piter Dinklage será o principal vilão de X-Men: Dias de um Futuro Esquecido
  46. João e Maria supera 2,5 milhões de espectadores
  47. CincoReceitas à base de Mamão
  48. Peeling Caseiro
  49. Benefícios da Couve
  50. Os benefícios da couve para o organismo
  51. Remédio-Caseiro
  52. Máscara Rejuvenescedora
  53. Vermífugo à base de Sementes de Mamão
  54. Xarope de Mamão Verde
  55. Propriedades benéficas
  56. Grêmio mantém discurso e só fala em Libertadores: 'Gre-Nal é depois'
  57. Inter planeja treino na Serra antes de Gre-Nal e busca liberação do Caxias
  58. O primeiro gol de Juninho nos EUA
  59. Alisson se destaca em estreia e mira disputa com irmão Muriel no gol

Plantão de Polícia

Furto na Flores
Uma casa foi arrombada na Rua Flores da Cunha, por volta das 6h de quinta-feira. A proprietária disse que escutou barulhos na residência e que ao acordar, avistou alguém que fugia sem levar nada. Ela acredita que o bandido fugiu ao ouvir seu movimento.

Levou a mangueira
Um ladrão de mangueiras está atacando na Rua Iris Valls. O sujeito chegou a casa pedindo dinheiro e quando a proprietária negou-se a contribuir, ele fugiu levando a mangueira que estava no pátio.

Santos Dumont
Menores e maiores infratores estão tirando o sossego dos moradores da Santos Dumont imediações do Vilage. As “junções” vão até tarde e a cada encontro, a vizinhança é contagiada pelo cheiro forte da maconha. No domingo, um casal conhecido em Uruguaiana pelos crimes cometidos, batia de casa em cada pedindo contribuição. O papo é sempre o mesmo: um dinheirinho para o remédio. Depois, o casal dividia uma pedra no poste da esquina.

Presidente Vargas
Uma casa também foi arrombada na Avenida Presidente Vargas, em plena luz do dia. Levaram som, máquina digital e dinheiro. Os furtos aumentam, mas nem todos chegam ao conhecimento da comunidade, passando uma ideia de falsa segurança.

Menor é apreendido por tentativa de homicídio

Um rapaz de 17 anos foi apreendido pela polícia militar após tentar matar duas pessoas. De acordo com o apurado, a tentativa de homicídio ocorreu na Rua Julio de Castilhos, bairro São João, onde populares acionaram a PM, após o delinquente atacar um casal usando uma arma artesanal. A arma apreendida foi feita com um cano de revólver calibre 22 e outro objeto.
O menor apreendido já possuía outros antecedentes por tentativa de homicídio e porte ilegal de arma de fogo. Ele foi encaminhado à Delegacia de Polícia, onde foi feito o registro policial competente.

Conselho de Segurança presta contas

O Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública de Uruguaiana vem trabalhando de forma intensa. Nas últimas semanas foram custeadas revisões de três viaturas da Brigada Militar, juntamente com o conserto e reestruturação do motor de um Fiat Tempra, que poderá ser entregue já nos próximos dias. Além da ajuda no setor automobilístico, o Consepro realizará a troca do forro da Delegacia Especializada de Furto, Roubos e Capturas, o qual está em precárias condições de conservação. Ainda, o Conselho doará uma bateria para filmadora digital, considerada de vital para as investigações do tráfico ilícito de entorpecentes. Segundo o presidente do Consepro, empresário Clarindo Martins Barbosa, a divulgação dos investimentos é necessária para que a comunidade veja o retorno do “seu” dinheiro se mobilize com novas contribuições. “A população precisa saber que esse dinheiro é bem aplicado e que qualquer quantia é benéfica”, apela o presidente Barbosa.

Os interessados em colaborar com o Consepro, a conta é no banco 041 Banrisul, agência 0430, conta corrente nº 06.099350.0-1.

Bandidos dominam Loteamento João Paulo II

Uma onde de furtos e roubos acerca o bairro Cabo Luiz Quevedo, principalmente o Loteamento João Paulo II. Ocorrências registradas na Brigada Militar e na Polícia Civil mostram que a comunidade está vulnerável a ação dos bandidos, sendo alvo de ataques diários e constantes. Várias ocorrências foram registradas nos últimos dez dias e as características do crime apontam na maioria das vezes para os mesmos autores. Um dos apontados pelas vítimas é o sujeito de alcunha “Garnisé”. Só nesta semana ele foi apontado por três vítimas, entre elas, uma senhora que ao ausentar-se por pouco mais de uma hora, teve a casa invadida, objetos furtados, além da quantia de R$ 200. Foi Garnisé quem furtou também a casa de um homem e levou notebook e celulares. O apontamento de autores contribui para que a Polícia mais tarde dê maior embasamento num processo, no entanto, a prisão nestes casos, só poderá ser feita se o acusado for flagrado com os objetos furtados.

Operação Clientela: Quatro réus já estão nas ruas

A juíza Magáli Ruperti Rabello, da 2ª Vara Criminal do Fórum de Uruguaiana, concedeu liberdade provisória aos demais nove réus presos e denunciados na primeira Ação Penal resultante da Operação Clientela - o réu Salman Adel Muhd Mustafa Salman já havia obtido um habeas corpus, e o réu Hélio J. Romero, o “Sattini”, está preso em decorrência de decisão nos autos da uma segunda Ação Penal que também tramita na Justiça local. Foram beneficiados pela decisão Carla Daiani Valença Saija, Joseli Capoeira dos Santos, Ademir José Bortoluzzi, Assis Joaquim Simoni, Francisco Azambuja Barbará, Jorge Kovalick de Souza, Jorge Omar Fontoura, Sadi Alexandro da Rosa Poetevin, e José Dirval Naziazeno do Nascimento.

Para a Magistrada, o “momento processual dos autos já autoriza a revogação das prisões preventivas anteriormente decretadas”, pois os réus estão presos desde o mês de outubro, já tendo sido, portanto, “restabelecida a ordem pública outrora abalada”, e, “o significativo prazo de prisão preventiva serviu, também, para estancar eventual reiteração criminosa pelos agentes”. Também entendeu a Juíza que “a instrução probatória não está mais em risco, uma vez que todas as vítimas e testemunhas acusatórias foram ouvidas, restando pendente apenas a inquirição de poucas testemunhas defensivas, bem como os interrogatórios dos réus.”

O Operação Clientela resultou em dois processos judiciais, e os réus Assis, Cláudia, Sadi e Dirval, tiveram suas prisões decretadas apenas nesta primeira ação, cuja decisão lhes garante a liberdade imediata. Os demais réus continuam sob custódia em face de decisão no curso do segundo procedimento judicial ajuizado.

Nesta semana, o Supremo Tribunal Federal já havia concedido prisão domiciliar ao advogado Francisco Azambuja Barbará, por não existir sala magna para abrigá-lo, vez que trata-se de advogado. Kiko está em casa desde quinta-feira. O mesmo direito reconhecido a Kiko Barbará era pleiteado pelo advogado Ramão Larré para o seu cliente e colega José Dirval ,que goza das mesmas prerrogativas do colega Kiko, porém, antes mesmo de ver seu recurso julgado, a Justiça de Uruguaiana lhe concedeu liberdade.

Segundo o advogado Miguel Madeira, a audiência marcada para o dia 25 foi cancelada, uma vez que houve a extinção do motivo de aprazamento urgente, devendo nova data será aprazada nos próximos dias.

Público poderá entrar com sacola térmica na Avenida

O acesso de bolsas térmicas na Avenida do samba, durante o Carnaval Fora de Época será permitida. A informação foi confirmada pela Prefeitura de Uruguaiana. Segundo os dados, o público poderá entrar portando uma bolsa de até 10 litros, desde que os produtos a serem consumidos façam parte da rede patrocinadora da festa. A Ambev é formada pelas marcas Antártica, Polar, Brahma, Bohemia, Budweiser, Stella, Quilmes, Pilsen, entre outras. Não será permitida a garrafas de vidro e, no caso dos refrigerantes, só poderão entrar Pepsi, Guaraná Antarctica e Sukita. O energético terá que ser da marca Fusion. Neste ano, trabalharão na Passarela do Samba 250 pessoas contratadas, 30 guardas municipais e 60 porteiros. Serão disponibilizados ao público 181 banheiros ecológicos. Ainda, na área de segurança, além da Brigada Militar e da Guarda Municipal, atuarão policiais civis, integrantes da Polícia do Exército, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e do Corpo de Bombeiros.

Gabinete de Gestão Integrada é retomado após temporada de inutilidade

Depois de muito se cobrar e falar a respeito do Gabinete de Gestão Integrada na cidade, o GGI foi retomado ontem, durante reunião realizada no salão de atos da Prefeitura de Uruguaiana, onde estiveram presentes delegados da Polícia Civil, Federal, vereadores e demais lideranças. A inoperância do GGI na gestão de Felice, garantiu que Uruguaiana perdesse importantes verbas na área de segurança, entre elas, a que garantiria o videomonitoramento da cidade. O GGI é um fórum deliberativo e executivo que opera por consenso, sem hierarquia e respeitando a autonomia das instituições que o compõem. Ele funciona como uma força-tarefa permanente, discutindo, debatendo e apresentando propostas. O objetivo principal é buscar a integração entre todos os órgãos da segurança pública, visando à redução da criminalidade.

O Coronel Milton César Leite da Silva, coordenador executivo do Gabinete de Gestão Integrada Municipal de Bagé, as ações do GGI baseiam-se em três pontos: o incremento da integração entre os órgãos do sistema de justiça criminal; a implantação do planejamento estratégico como ferramenta gerencial das ações empreendidas pelo sistema de justiça criminal; a constituição da informação como principal ferramenta de ação policial. Foi designada ao secretário de Governo Fernando Alves, a responsabilidade de dar sequencia aos projetos, dando operacionalidade ao Gabinete existente em todo o País, mas que em Uruguaiana era ignorado pelo antigo administrador.

Painel - Ed. 2097

Santos Dumont 
O fluxo constante de veículos de carga na Rua Santos Dumont preocupa os moradores daquela área. Com o início das aulas, a preocupação aumenta, pois a rua é acesso direto das crianças às escolas. Segundo o prefeito, a passagem de caminhões é permitido pela Rua Santos Dumont até a Rua Gregório Beheregaray.

Cooperativa Educacional
O prefeito Luiz Augusto Schneider reuniu-se com representantes da Cooperativa Educacional de Uruguaiana, oportunidade em que foi discutida a viabilização de um espaço físico para o desenvolvimento, por meio da Cooperativa, de cursos técnicos de informática, enfermagem, segurança no trabalho e contabilidade.

Conselhos Municipais
A vice-prefeita Neraí Santos Kaufmann vem trabalhando pela revitalização e reestruturação dos Conselhos Municipais de Saúde, Turismo, Mulher, Anti-drogas, Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso. Já era tempo.

Recursos
Conforme Diário Oficial da União do dia 07 de dezembro 2012, Uruguaiana receberá R$ 840.000,00 para o programa PET Saúde, uma parceria aprovada no Conselho Municipal de Saúde em 2011 e 2012 entre Município e Unipampa.

Uruguaiana Vencerá
Na manhã da última quinta-feira, 14/2, os tucanos se reuniram nos estúdios da Rádio Charru. Lá, o prefeito Luiz Augusto Schneider participou, juntamente com a vice-prefeira Neraí Kaufman, de mais uma edição do programa radiofônico Uruguaiana Vencerá. A apresentação foi por conta do radialista e também vereador Egídio “Galo” Rufino de Carvalho.

Supermercados e Minimercados 
Supermercados e minimercados têm participação obrigatória no Programa Nota Fiscal Gaúcha (NFG) a partir de março. De acordo com o calendário de adesão, elaborado pela Secretaria da Fazenda (Sefaz), também fazem parte do primeiro grupo empresas com faturamento anual acima de R$ 7,2 milhões. Entre as regras do Programa a serem seguidas pelos estabelecimentos cadastrados estão: a) perguntar ao cliente se ele deseja incluir o CPF na nota fiscal; b) enviar eletronicamente os dados destas compras para a Sefaz.

Supermercados e Minimercados II
O Programa já conta com 2,8 mil estabelecimentos cadastrados, distribuídos em mais de 250 municípios do Estado. Até o final de 2013, mais de 200 mil empresas deverão se credenciar - ou seja, 100% dos estabelecimentos varejistas. Quem ganha sempre é a sociedade. Exercendo a sua cidadania, o contribuinte está ajudando o Estado a combater a informalidade e quem ganha com isso é o cidadão, que indiretamente recebe mais serviços de saúde, segurança pública e educação, avalia o subsecretário da Receita Estadual, Ricardo Neves Pereira.

Horário de verão 
O Horário Brasileiro de Verão 2012/2013, que terminará à meia-noite do próximo sábado, 16 de fevereiro, atingiu os objetivos na área de concessão da AES Sul. A projeção divulgada em outubro de 2012 de redução de 4,5% na demanda por energia elétrica se confirmou. Isso significa aproximadamente 90 MW no horário de ponta (19h às 22h). A redução real no consumo foi de 0,5%, suficiente para atender, durante o Horário de Verão, a uma cidade que tenha entre 35 mil e 40 mil moradores, como Itaqui ou Rosário do Sul na Fronteira Oeste; Caçapava do Sul na Região Central; Estrela no Vale do Rio Taquari; ou Estância Velha na Região Metropolitana.

Horário de Verão II
Diante desses resultados, verifica-se que a adoção do Horário Brasileiro de Verão traz benefícios para a operação do sistema, proporcionando folga e maior segurança no fornecimento de energia elétrica. O objetivo principal é justamente a redução da demanda máxima do Sistema Interligado Nacional durante o horário de ponta, das 19h às 22h. Isso é possível porque a energia elétrica passa a ser utilizada mais tarde, em função do adiantamento de uma hora. O efeito provocado é o de não haver a coincidência de maior uso da energia com o consumo existente ao longo do dia pelo comércio e pela indústria, cujo montante reduz após às 18 horas.

Ingressos 
Estão sendo comercializados os últimos ingressos para o Carnaval Temporão de Uruguaiana. R$ 52,00 é o valor das arquibancadas para as três noites. Os camarotes fracionados custam R$ 102,00 por pessoa, para as três noites. Somente são vendidos três ingressos por pessoa. No dia 19, às 9h, serão vendidas 30 frisas, sendo uma por CPF. A pista de desfile tem 678 metros e a avenida tem capacidade para 19.400 pessoas sentadas. O Carnaval acontecerá nos dias 28/2, 1º e 2 de março de 2013. Informações, m horário comercial, pelo telefone (55) 3412-6822 ou na Sala 07, na Estação Rodoviária de Uruguaiana.

Iluminação
O prefeito de Uruguaiana afirmou que todos os trevos do município terão seus sistemas de iluminação recuperados. “Estamos nos esforçando para finalizar esse trabalho antes do inicio do ano letivo”.

Margens do Uruguai
Na manhã de sexta-feira (15/2), o prefeito Luiz Augusto Schneider, visitou área verde localizada as margens do rio Uruguai. Acompanhado pelo secretário de agricultura, Wilson Dornelles e o assessor de imprensa, Rubens Calliava Montardo Junior, o prefeito determinou a limpeza do espaço, dando inicio no trabalho de recuperação da região. A limpeza deve ocorrer a partir da próxima segunda-feira.

Carteira de Identidade
Ter acesso ao serviço de emissão de Carteira de Identidade continua sendo um problema. Os poucos funcionários que atendem no local, tratam as pessoas com arrogância e má vontade. Ontem a funcionária ao atender uma moça disse a ela que fosse se queixar ao Papa ou ao Jornal CIDADE. Ela optou pelo Jornal.

Parque
Já está sendo limpo e preparado o Parque do Rio Uruguai, com área para esporte e lazer.