sábado, 23 de março de 2013

Ed. 2111 - Painel


Marginais do Poder
“Meu dia a dia envolve notícias, informações e depoimentos... são os ingredientes deste livro que, além dos fatos, mergulha nas origens e nos objetivos”, declarou Reis de Souza sobre sua obra, que aborda o mensalão e outros episódios endêmicos da corrupção brasileira, na mesma linha de suas obras anteriores, que denunciam desvios de conduta de políticos e gestores públicos. Colaborador do CIDADE, o jornalista Reis de Souza já foi agraciado com diversas condecorações, como a Medalha do Pacificador, e a da Ordem do Mérito Militar, no grau Cavaleiro, entre outras, por sua destacada militância profissional e política. A obra pode ser solicitada a Editora ABEPL – CP 1133 – CEP 20010-974 – Rio de Janeiro/RJ.

CRA
Toma posse amanhã, como Delegado do CRA/RS para a Região de Uruguaiana, o administrador Maurício Jardim Oliano. Seu mandato vai até o próximo ano. A solenidade acontece às 19h, na Associação Comercial e Industrial de Uruguaiana. Boa administração!

Praça da Cultura
Foi autorizada pelo prefeito Schneider a viabilização de R$ 29.213,56, como contrapartida do município para o andamento da obra de construção da Praça de Esporte e Cultura – PEC, localizada no bairro Rui Ramos. Vale lembrar que a maior parte dos recursos utilizados no projeto são verbas captadas pela Prefeitura de Uruguaiana em programas federais.

Bola Bairros
O secretário Vicente Majó da Maia apresentou nesta semana, o novo projeto de sua pasta: o “Bola Bairros”, que reunirá todas as Associações de Moradores dos Bairros de Uruguaiana em uma grande competição esportiva.

Desporto 
11 projetos esportivos, totalizando R$ 161 mil, foram protocolados em busca de recursos oriundos do Fundo Municipal de Desporto. Agora será aberto prazo para que as entidades, se necessário, apresentem algum documento que esteja faltando.

Aleluia
O Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa finalmente abriu suas portas à comunidade, sediando a apresentação do premiado espetáculo portoalegrense, “O Fantástico circo-teatro de um homem só”. O evento foi apresentado ontem à noite.

ONG
Nesta quinta, 21/3, às 19h30min, o grupo Amigos do Canil estará realizando Assembleia para apreciar uma proposta de Estatuto Social, com o objetivo de formalizá-los como Organização Não Governamental. A Assembleia, aberta à comunidade, acontece no auditório do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros, cuja presença maciça é incentivada.

BIG besta
É repulsiva a empáfia de certas empresas forasteiras que, embora economicamente maiores do que muitos países, adotam como política barrar produtores locais de sua lista de fornecedores. Deveriam adotar como política o hábito de não subornar funcionários públicos, nem aqui, nem em outros países, como os yankees do BIG/Walmart.

Aulas na Copa
O Ministério da Educação homologou nesta terça-feira (19) o parecer da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (CNE) que recomenda que as escolas decidam se vão ajustar ou não o período de férias escolares com a duração da Copa do Mundo de 2014. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União.

Aulas na Copa II
A recomendação, válida para todas as escolas brasileiras, da rede de ensino pública ou privada, se sobrepõe à Lei da Copa que determinava o ajuste obrigatório para que não ocorressem aulas no período do Mundial de 2014 no Brasil.

Aulas na Copa III
Segundo a decisão, a prioridade para o MEC é que as escolas cumpram os 200 dias letivos, previstos pela Lei da Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e, se possível, façam ajustes nos calendários durante a realização dos jogos, principalmente nas cidades onde serão realizados os jogos. Porém, caberá a cada uma decidir o seu período das férias, de acordo com o parecer.

Obras 
No dia 27 de março (quarta-feira), a equipe da secretaria de Obras e Serviços Urbanos estará concentrada na Vila de São Marcos, interior do município, realizando reparos na iluminação pública, limpeza da rede de esgoto pluvial, pintura de meio fio e pavimentação asfáltica.

Obras II
A operação de manutenção na localidade está sendo planejada a partir das solicitações registradas pela comunidade daquela região, através das redes sociais, a central municipal de atendimento à comunidade (CMAC) e levantamento realizado pela subprefeitura de São Marcos.

Visita
Nesta terça-feira, dia 19/03, o prefeito Luiz Augusto Schneider recebeu, em seu gabinete, a visita do Prefeito de São Borja, Antônio Carlos (Farelo) Rocha Almeida. Na ocasião foi destacada a intenção de formalizar convênios intermunicipais entre as duas cidades da região Fronteira Oeste.

Magistério 
Acontecem neste domingo, a partir das 9h, as provas do Concurso de Magistério. Os candidatos a vagas de Auxiliar Pedagógico na Educação Infantil, Professor Coordenador Pedagógico na Educação Infantil, Professor Orientador Pedagógico no Ensino Fundamental, Professor de Atendimento Educacional Especializado no Ensino Fundamental, Professor de Anos Finais do Ensino Fundamental – Língua Espanhola, Professor de Anos Finais do Ensino Fundamental – Arte (Educação Artística), 12 - Professor de Anos Finais do Ensino Fundamental – História e Professor de Anos Finais do Ensino Fundamental – Geografia farão prova no Instituto Romaguera Corrêa.

Magistério II
Já os candidatos a vagas de Professor Coordenador Pedagógico no Ensino Fundamental, Professor Orientador Pedagógico na Educação Infantil, Professor de Atendimento Educacional Especializado na Educação Infantil, Professor de Educação Infantil e Professor de Anos Finais do Ensino Fundamental – Ciências farão prova na escola Dom Hermeto.

Creches
O Ministério da Educação homologou pareceres do CNE (Conselho Nacional de Educação) que defendem o fechamento de creches e pré-escolas em períodos de recesso ou férias. O posicionamento do órgão foi solicitado originalmente em 2011 pela secretaria de Educação da cidade de São Paulo. Na ocasião, o relator do processo foi o conselheiro Cesar Callegari, atual secretário da pasta.

Creches II
Necessidades de atendimento a crianças em dias ou horários que não coincidam com o período de atividades educacionais (...) deverão ser equacionadas segundo os critérios próprios da assistência social e de outras políticas sociais, como saúde, cultura, esportes e lazer, em instituições especializadas na prestação desse tipo de serviços, afirma trecho de parecer homologado hoje. O texto, embora trate de questionamento de um único Estado, pode ser usado como uma norma em todo o país.