segunda-feira, 3 de junho de 2013

Ed. 2143

Boatos e fuxicos
Deu na Imprensa I
Deu na imprensa II
Deu na imprensa III
Deu na Imprensa IV
Orquestra
Esgoto
Bretes da Esperança
Simulação
Califórnia
Origem da concessão
Anvisa
Anvisa II
Greve I
Greve II
De olho I
De olho II
De olho III
Comissão especial discutirá aumento de pena para menor infrator
Hospital de Libres será inaugurado em junho
Legislativo encaminha reivindicações ao MP
Uruguaiana vai formaizar a primeira união gay
Santa Casa recebe novo médico
Câmara realiza sessão ordinária em Imbaá hoje
Consumidores começam a ser informados sobre custo de geração de energia elétrica
Consumidor precisa avaliar prós e contras da garantia estendida
Número de empresas abertas no país cai 4,1% no 1º trimestre, diz Serasa
Proposta para PEC das Domésticas acaba com multa por demissão sem justa causa
Acusado de matar padrasto a pedradas é preso pela Polícia Civil
Adolescente armado é preso por furto
Polícia Civil forma novos delegados
Brigada Militar captura foragido
Porte ilegal de arma leva mais ao xadrez
Mais um pênis é baleado misteriosamente
Rapaz é preso ao tentar estupar menina de 14 anos
Porte ilegal de arma leva mais ao xadrez
Baleado
Assalto
Morto
Bebum
Menor de idade
Futuro trabalhador
Inscrições do Enem 2013 têm mais de 5,2 milhões de isentos
UNE prepara campanha por mais verbas para a educação
Inscrições para o Sisu de inverno começam em 10 de junho
O Último Exorcismo: Parte II é a principal estreia da semana
Os Mercenários 3 pode ter Nicolas Cage
One Direction anuncia lançamento de novo livro
Livro ‘O Caçador de Pipas’ completa 10 anos de lançamento
Vilão ou mocinho - saiba quem é o chocolate
Tony Ramos começa a filmar hoje o fim de Getúlio Vargas
Mateus Solano garante que não teria problemas em protagonizar beijo gay
Carolina Dieckmann será mocinha perseguida em Joia Rara
Roberto Carlos vira técnico de time turco
Neymar é apresentado no Barcelona e arrisca até catalão
Lesão afasta Rogério Minotouro do duelo contra Mauricio Shogun no UFC 161
Após ser vaiado, Hulk afirma que torcida desconhece seu futebol

Mulher é flagrada furtando pela 16ª vez

A Brigada Militar prendeu na última quinta-feira, no bairro Cohab II, J.A.R. A mulher presa foi encaminhada à Delegacia de Polícia, após ser flagrada furtando. Em 2012, J.A.R., foi presa 14 vezes pela Brigada Militar, por furto, e em 2013 já é a segunda vez que ela é presa, completando 16 prisões em dois anos apenas.

BM propõe criação de veículo adaptado à polícia para reduzir custos ao Estado

O Comando-Geral da Brigada Militar esteve reunido com a direção da General Motors do Brasil, para propor a criação de um veículo adaptado à função policial. Para isso, serão realizados estudos conjuntos à elaboração do protótipo.
O titular da BM, Fábio Duarte Fernandes, destacou que um carro adaptado iria diminuir os custos ao Executivo. “Já debatemos a ideia no Conselho Superior da Brigada, e acreditamos que um veículo adaptado ao nosso trabalho e que preserve as características da instituição, traga mais economia para o Governo e maiores benefícios aos nossos profissionais e sociedade”. 
Os representantes da General Motors acolheram a proposta e fizeram questão de lembrar como foram bem acolhidos pelo Estado e a satisfação em estar no Rio Grande do Sul. “Os gaúchos manifestam orgulho de trabalhar na GM e, com a ampliação do expediente para o terceiro turno, já temos pais trazendo seus filhos e esposas para trabalhar aqui, temos orgulho desse povo”, afirmou o diretor de operações da empresa Camilo Ballesti. 
Participaram da reunião o comandante-geral da BM, coronel Fábio Duarte Fernandes; o subcomandante-geral, coronel Silanus Serenito de Oliveira Mello, e o chefe do Estado-Maior, coronel Alfeu Freitas Moreira, além do gerente de relações governamentais da GM no RS, Daniela Kraeme, e o diretor da fábrica de Gravataí, Camilo Ballesti. 

General Motors 
A General Motors do Brasil, no município de Gravataí, é considerada uma das fábricas mais modernas e produtivas de todo o Hemisfério Sul. A fábrica está completando 13 anos desde sua instalação no Rio Grande do Sul, e possui hoje cerca de 12 mil funcionários que auxiliam de diversas formas na produção diária de 1,3 mil carros. 
Situada em um parque junto a outras 19 empresas, que fornecem componentes e sistemas para o processo produtivo da GM - os chamados “sistemistas” -, a fábrica integra o Complexo Industrial Automotivo de Gravataí (Ciag), modelo de operação fabril para diversas companhias em todo o mundo, em especial, a cadeia automotiva.

BM captura foragido

A Brigada Militar, através do 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira (1º Bpaf), na quarta-feira, véspera de feriado, prendeu R.A.L., de 19 anos. Segundo a Brigada, o homem estava foragido do Instituto Penal. O bandido havia saido para o trabalho e não mais retornado.

Casa de cambio é arrombada e bandidos “guardados”

A Brigada Militar, através do 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira, prendeu na quinta-feira, por volta às 6h, no centro da cidade, A.S.L., de 25 anos e G.G.A., de 19 anos, que arrombaram uma casa de cambio e furtaram dinheiro. Os homens presos foram encaminhados à Delegacia de Polícia, onde foi lavrado o flagrante, o dinheiro furtado foi recuperado, notas de reais, pesos argentinos e pesos uruguaios. Em dezembro de 2012, A.S.L. foi capturado pela Brigada Militar pois estava foragido da Penitenciária Modulada e em abril de 2013 ano foi preso em flagrante por arrombar a escola Antonio Moacir Pereira Jaques. Somente em 2012, G.G.A., foi preso 12 vezes pela Brigada Militar pela prática de furtos. Em 2013 foram duas prisões.

Polícia Civil prende homem acusado de assaltos

A Polícia Civil realizou na quarta-feira, a prisão de T.F.M, 18 anos, contra o qual existia mandado de prisão preventiva expedido pela prática de dois roubos. O mandado de prisão se embasou em investigações desempenhadas pela Defrec, as quais demonstraram a reiteração criminosa do capturado na prática de roubos ocorridos nesta cidade. Após as medidas legais de praxe, o capturado foi conduzido ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça. Os respectivos inquéritos policiais prosseguem, pelo prazo de dez dias, para a adoção das providências finais ao indiciamento. A referida prisão integra a constante ação dos órgãos policiais desta cidade na repressão à prática dos delitos de maior potencial ofensivo. Possíveis denúncias podem ser repassadas pelos telefones 55.3413.7918, 55.3413.1951, 181 e 197.

Bandido engana policial civil, mas não escapa da Brigada

A Polícia Civil, através da Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec) e da 1ª Delegacia de Polícia em 29/5, entre às 20h20min e 21h10min, realizou a prisão preventiva de A.M.M.M, vulgo “Maninho”, 28 anos; e de K.S.N.M., vulgo “Nézinho”, 21 anos, contra os quais existia mandados de prisão preventiva expedidos, respectivamente, pela prática de roubos e de homicídio tentado. “Maninho” foi capturado, em via pública, na Rua Alcides Trein, bairro Cidade Nova e “Nézinho”, foi surpreendido, também em via pública, na Rua Rio Uruguai, Vila Proficar. Os referidos mandados de prisão preventiva se embasaram em apurações policiais desempenhadas pela PC, as quais apontaram “Maninho” como autor de dois roubos à mão armada perpetrados no primeiro semestre deste ano. Da mesma forma, as referidas apurações indicaram “Nézinho” e “Teta”, este preso em 21 de maio, como sendo autores da prática de delito de homicídio tentado perpetrado no último dia 9, por volta das 1h, na Rua Toro Passo, Vila Proficar, em desfavor de A.M.S., 31 anos, o qual, no momento do evento, foi abordado por três indivíduos, dentre eles os investigados, os quais lhe desferiram vários golpes de arma branca. Após ser socorrida, a narrada vítima foi hospitalizada e submetida à cirurgia. 
Após as medidas legais de praxe, os capturados foram conduzidos ao sistema prisional, porém a caminho da Penitenciária onde permanecerão à disposição da Justiça, um deles conseguiu escapar fugir da viatura da Polícia Civil, sem que o policial que o conduzia percebesse. A Brigada Militar foi acionada, conseguindo recuperar o preso perdido pelo policial. Devido a falta de agentes, apenas um servidor conduzia os bandidos à Penitenciária no momento da vulga. O delegado responsável pelas prisões teria orientado o policial a aguardar a chegada de um de seus colegas, evitando atuar sozinho na condução, no entanto, ele preferiu fazer deslocamento sozinho. O bandido fujão foi capturado pela BM na madrugada.

Secretária de Saúde nega morte por Gripe A em Uruguaiana

A morte de uma criança de três anos no último final de semana colocou o município em alerta, levantando a possibilidade de ter sido em consequência de Gripe A. Uma enfermeira da Santa Casa teria inclusive confirmado em conversa informal com pacientes, a presença da doença no Hospital da Santa Casa de Caridade. 
Procurada, a secretária de Saúde do município, Saionara Marques Almeida disse não haver casos de gripe A em Uruguaiana. “A menina em questão foi trazida de Alegrete à Santa Casa de Caridade e não tinha gripe A. A vítima nasceu com problemas de saúde que como previsto, se agravaram”, disse Saionara. A Influenza A H1N1 (comumente conhecida como Gripe Suína ou Gripe A ) é uma gripe pandêmica que atualmente está acometendo a população de inúmeros países. A gripe foi inicialmente detectada no México no final de março de 2009 e desde então se alastrou por diversos países. Os sinais e sintomas da gripe suína são semelhantes aos da gripe comum, tais como febre, tosse, dor de cabeça, dores musculares,dor na garganta , fraqueza. Entretanto, diferentemente da gripe comum, ela costuma apresentar complicações em pessoas jovens.

Leishmaniose: Uruguaiana registra positivos 90% dos casos suspeitos

O veterinário responsável pelo trabalho de fiscalização e combate a Leishmaniose, Ricardo Wesllek, informou ontem em entrevista ao Jornal CIDADE que 90% dos exames realizados mensalmente em Uruguaiana têm resultado positivo. Segundo ele, cerca de 70 exames são realizados por mês. “Os números crescem diariamente e o grande problema é a falta de conscientização por parte da população, pois as pessoas não querem se livrar do cão, e não querem assumir as responsabilidades e principalmente não têm cuidados básicos de higiene”, disse Ricardo. 
O veterinário ressalta que o município está infestado. “Não podemos citar um ou outro bairro como referência do foco. Uruguaiana está infestada”. Vale destacar que o cão é a vítima do mosquito transmissor e que se o dono não autorizar e se responsabilizar pelo tratamento, ele não será submetido à eutanásia. 

O que é a Leishmaniose?
A Leishmaniose é uma doença infectocontagiosa causada por um protozoário, conhecido como Leishmania spp., que é transmitido pela picada do mosquito flebótomo infectado, também conhecido como “mosquito palha” ou “birigui”. É considerada uma zoonose e pode acometer homens e cães. Nos caninos de estimação, ela é conhecida como Leishmaniose Visceral Canina.

Formas de transmissão
O homem só pode ser infectado
se for picado por um flebótomo
contaminado, que transmite após
se alimentar sobre homens
ou animais infectados.
De acordo com médica veterinária Ana Flávia Ferreira, a doença não é transmitida de um cão infectado para um cão sadio. “A transmissão só ocorre quando o animal é picado pelo mosquito infectado e uma vez doente, o cão não oferece risco para outros animais e nem mesmo para ser humano. Desta forma, o homem só pode ser infectado, se também for picado por um flebótomo contaminado”, explica a profissional, que completa: “os gatos não são acometidos por esta patologia”.

Sintomas e diagnóstico 
A confirmação da doença só pode ser feita através de exame de sangue, que aponte aumento das enzimas hepáticas ou anemia; e de exame citológico, feito a partir de pequenas amostras de tecidos, como a medula óssea, o baço e o fígado. Alguns sintomas que estão associados à doença e que podem levar o proprietário a desconfiar da enfermidade são: descamação seca da pele, pelos quebradiços, nódulos na pele, úlceras, febre, atrofia muscular, fraqueza, anorexia, falta de apetite, vômito, diarreia, lesões oculares e sangramentos. Nas formas mais graves, a Leishmaniose pode acarretar anemia e outras doenças imunes.

Tratamento da Leishmaniose
Segundo a veterinária Ana Flávia, no Brasil o tratamento da Leishmaniose Visceral Canina ainda é polêmico. “Os ministérios da Saúde e da Agricultura determinam que animais infectados pela doença, devem ser sacrificados; o que causa revolta nos proprietários, pois os animais de estimação são considerados ‘membros’ da família. Porém, o tratamento não é proibido e pode ser sintomático, com medicações veterinárias de uso oral, que podem até ser manipuladas”, informa a veterinária, que completa: “por isso, fica a recomendação para que os proprietários de cães, principalmente aqueles que residem em locais onde os registros da doença são maiores, vacinem seus animais como medida preventiva”.

Como prevenir
No Brasil, existe atualmente no mercado uma vacina contra a Leishmaniose Visceral Canina, que confere proteção superior a 92% e já protegeu mais de 70.000 cães em todo o país. 
O programa vacinal deve ser associado a outras medidas de controle, como combate ao inseto vetor (flebótomo), com a aplicação de inseticida no ambiente e o uso de produtos repelentes no cão, também já existentes no mercado pet do Brasil.

Ed. 2142 - Painel

Coleta Seletiva 
Em Uruguaiana, a coleta seletiva é realizada nas segundas-feiras no bairro Boa Vista, Francisca Tarragó, Nova Esperança, Cabo Luiz Quevedo, Rio Branco, Tabajara Brites, Anita Garibaldi e João Paulo II. Nas terças-feiras no bairro Mascarenhas de Moraes, Santana, São João, Santo Antônio, Centro e Cohab I. Nas quartas-feiras nas Áreas Verdes, Promorar, Pró-ficar, vila Nova Esperança e Aeroporto. Nas quintas-feiras na Cidade Alegria, Cidade Nova, Cohab II, Santo Inácio, Cobec e vilas Hípica I e II. Nas sextas-feiras no Centro; e no interior em João Arregui, Vila do Açude, Barragem Sanchauri, São Marcos e Charqueada. Nos sábados a coleta seletiva é realizada na Vila Ipiranga, Vila Júlia, bairro São Miguel, Condomínio Ita e bairro São José. 

Farmácia Popular 
A Farmácia Popular do Brasil – Unidade de Uruguaiana, desde segunda-feira, dia 20/05, reabriu em seu novo endereço, na avenida Duque de Caxias nº. 2239, quase esquina rua Dr. Maia, na antiga SanRemo Videolocadora.

Vacinação I
A campanha de vacinação contra a poliomielite vai ser lançada em 8 de junho em todo Brasil O prazo para imunização de crianças menores de cinco anos vai até o dia 21. Mesmo aquelas que estão com as vacinas em dia devem receber a dose oral contra a doença. Ao contrário dos anos anteriores, quando a campanha era dividida em duas etapas, agora a vacinação ocorre em apenas um período. 

Vacinação II
A vacina é o único meio de prevenção à poliomielite, já que não existe tratamento. O objetivo da campanha é manter o Brasil na condição de país certificado internacionalmente para erradicação da poliomielite e garantir proteção coletiva contra a disseminação do vírus causador da doença. A meta é imunizar no mínimo 95% da população infantil na faixa etária recomendada.

Simulado 
Segunda, às 17h, os bombeiros estarão realizando atendimento simulado na escola Marília Sanchotene. A atividade terá a participação da Unimed e Samu. O objetivo é orientar os alunos e professores sobre como agir em caso de incêndio.

Mercado Público
O Mercado Público Municipal funciona de segundas às sextas-feiras, das 8h às 18h30min, e aos sábados das 8h às 12h30min. As novas instalações contam com 20 bancas onde serão comercializados: artesanato em geral e em lã; hortifrutigranjeiros; doces, salgadinhos caseiros e derivados, pães caseiros, cucas, bolos e tortas; flores e folhagens naturais e artificiais; produtos orgânicos, chás e ervas naturais; café, sucos, sorvetes e lanches rápidos. 

Médico no interior
A secretária municipal de Saúde, Saionara Marques Almeida dos Santos, informa que o médico Leandro Paulo, está prestando atendimento no interior do município, conforme o cronograma: nas segundas-feiras no Plano Alto; nas terças-feiras em João Arregui; nas quartas-feiras na Barragem Sanchuri e na Vila do Açude; e nas sextas-feiras em São Marcos.

Cozinha Brasil
Por convênio a Prefeitura Municipal de Uruguaiana em parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI), dá continuidade ao Projeto Cozinha Brasil em Uruguaiana. O programa oferece dois tipos de cursos: para a comunidade em geral, com duração de 10 horas; e para multiplicadores (líderes comunitários, merendeiras de escolas, integrantes de clubes de mães), com duração de 20 horas, ambos divididos em quatro dias da semana. No total, serão 20 cursos por ano, 2 módulos por mês, atendendo 25 alunos. No ano, 500 pessoas são beneficiadas com o programa Cozinha Brasil. O curso é gratuito. As inscrições estão abertas no Banco Municipal de Alimentos. Informações em horário comercial pelo telefone 3411-4877.

Gol Solidário 
O prefeito Luiz Augusto Schneider, e o presidente da Comissão Gestora da Santa Casa de Caridade, advogado Paulo Henrique Fernandes Inda, comunicaram que o Hospital será beneficiado com a Campanha Gol Solidário, promovida pelo Consórcio Nacional Volkswagen. Com a venda de 100 cotas do consórcio na cidade de Uruguaiana, o Banco Volkswagen doará um automóvel Gol para o hospital. Informações com a consultora Daiane Xavier, telefone (55) 9619-1400.