sexta-feira, 7 de junho de 2013

Thiago Carrijo está de volta à chefia de uma delegacia

Thiago Carrijo foi, e continua sendo, sem sombra de dúvidas, o nome mais comentado em Uruguaiana, e de forma negativa, quando o assunto é honestidade da Polícia Civil. Afastado do cargo no ano passado em função de denúncias feitas pelo Ministério Público e que o levaram a condenação por peculato, Carrijo está de volta à Polícia Civil, agora como titular da delegacia da cidade de Cerro Largo.
Mesmo condenado criminalmente, a Instituição que presa pelo cumprimento das leis, pela moral e segurança da comunidade, colocou Thiago novamente a frente do combate ao crime, ignorando as irregularidades confirmadas em sentença.
No processo consta que Thiago Carrjo, à época titular da Defrec - Delegacia Especializada de Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas de Uruguaiana, entrou na casa de uma cidadã residente no interior do município, e apreendeu vários objetos, entre eles, uma televisão de 42 polegadas. A televisão, segundo depoimentos colhidos pela Justiça, permaneceu escondida no banheiro da Delegacia até que o Delegado a levasse para casa. Diante das denúncias, a Polícia Federal foi colocada na situação de ter de cumpriu um mandado de busca e apreensão em nas dependências de uma instituição co-irmã, e apreendeu a televisão presenteada por Carrijo à sua namorada, hoje esposa. Todavia, a cúpula da Polícia Civil gaúcha entende que Carrijo, mesmo não tendo declarado a existência da televisão em Inquérito, agiu sem intenção de furtá-la, e sim de zelar pelo patrimônio de terceiros, em sua casa, claro, eis que até o controle remoto ficou na Delegacia.
À época com 30 anos, Thiago foi nomeado delegado da Polícia Civil e destacado para Uruguaiana em 2011, chegando ao município como uma das grandes apostas do grupo formado por seis delegados. Aos poucos seu trabalho ganhava notoriedade, porém o comportamento perturbado chamava a atenção de forma negativa. Além do caso do peculato, Carrijo acabou envolvendo-se em outros fatos lamentáveis, como o disparado uma arma de fogo contra um agente policial, além de maus tratos aos animais.
Para Carrijo, Cerro Largo significa um recomeço, mas para os que acreditavam em ética da Polícia Civil, o retorno de Carrijo significa a imundícia latejante no seio da Instituição.

Maj Joni continua a frente do Bpaf

A passagem de Comando do 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira, prevista para acontecer ontem, não foi realizada devido ao pedido de licença por motivos de saúde, apresentado pelo Tenente Coronel Roberto Ortiz Pereira. A licença concedida pelo Comando Geral da Brigada Militar mantém o Major Joni Alvim no cargo até que o novo comandante retorne. Ao falar de sua saída nos últimos dias, Joni enfatizou o desejo de continuar em Uruguaiana, ressaltando que seu objetivo é contribuir com a segurança do município, independentemente do cargo que estiver ocupando. A permanência do Major o garantirá o cargo de subcomandante, afastando a possibilidade de que outras pessoas assumam a chefia do comando na ausência do Coronel Roberto Ortiz Pereira. 

A Comissão do Carnaval de Uruguaiana tem novo presidente

O secretário de Transportes Eloy Trojan, assumiu ontem a presidência da Comissão do Carnaval de Uruguaiana, cargo antes ocupado por um arquiteto da Prefeitura. 
Trojan já fazia parte da Comissão, porém em cargo de menor relevância. No Governo Brasil Carús, o Secretário também esteve a frente do evento de Momo.
Ao assumir o desafio, Eloy garante que dará o melhor de si para contribuir com o crescimento do Carnaval. Indagado sobre a participação do antigo presidente na realização do evento, Eloy informou que ele continuará trabalhando e contribuíndo com os conhecimentos adquiridos enquanto à frente do Carnaval, porém através de um esquema de contrato que será firmado com sua empresa de arquitetura, para, vejam só, arquitetar as arquibancadas prontas da passarela do samba. 
O novo presidente já esteve reunido com as Agremiações discutindo o Carnaval de 2014.

Caps AD III: Pais reclamam de mais uma das obras eleitoreiras e inacabadas Felice

O Centro de Atendimento Psicossocial de Uruguaiana, dedicado ao tratamento de dependentes de álcool e drogas enfrenta sérias dificuldades. Os pais dos pacientes do Caps fizeram contato com nossa reportagem nesta semana, quando denunciaram a situação. Segundo eles, os funcionários negam os problemas com medo de represálias, no entanto, a insatisfação é nítida, pois todos temem inclusive pela própria segurança. 
Um dos pais que representa o grupo, senhor Edson Grecco, disse que o Caps já foi arrombado três vezes nos últimos meses, e que a invasão dos bandidos deve-se a falta de segurança no local. Os profissionais que atuam no Caps também se sentem ameaçados, já que são vítimas frequentemente das ameaçadas dos pacientes. Quanto a estrutura física, os pais ressaltam que o local foi inaugurado pelo antigo Governo Municipal, sem que as obras fossem concluídas. “O projeto prevê internação em tempo integral com quartos, banheiros, enfim, alojamento. Essa promessa não foi cumprida e o objetivo do atendimento em tempo integral continua no papel”.
Quanto aos médicos, os pais informaram que o Centro de Atendimento Psicossocial não possui psiquiatra – profissional fundamental no tratamento da dependência química. 
Segundo o prefeito Luiz Augusto Schneider, a falta de médico psiquiatra está ligada ao déficit de profissionais no setor. “A falta de profissionais é geral.Temos dois psiquiatras em Uruguaiana e nenhum atende pelo SUS. Estamos viabilizando a contratação de uma profissional da área”, informou. 
Ainda quanto ao atendimento dos portadores de dependência química, o município não está recebendo verbas do Governo Federal devido a falta de credenciamento junto ao programa. Para se cadastrar é preciso apresentar psiquiatra em seu quadro de funcionários e atender em horário noturno. 
Apesar das dificuldades, os profissionais do Caps AD realizam um louvável trabalho, oferecendo oficinas artesanais, palestras e atividades sócio-educativas aos pacientes.

Painel - Ed. 2144

Quanto vale um cargo?
É antiga a desconfiança da população quanto aos gastos dos candidatos nas suas campanhas políticas. Como é que o sujeito gasta tanto se, em 4 anos, não vai ganhar o que está gastando? O raciocínio vale para tudo. Muitos recordam uma antiga anedota na qual um sujeito pedia para o irmão, um político remomado e de muitas ligações com o poder central, uma vaga para trabalhar na antiga guardamoria da Alfândega, e ainda lhe dizia que não precisava nem de salário. Bem: Quanto valerá uma campanha para a Presidência de uma Câmara Municipal de uma cidade média brasileira? Os votos dos vereadores serão avaliáveis? R$ 10.000,00 é um bom preço?

Conae
Ontem, 5/6, aconteceu a primeira reunião do Fórum Municipal de Educação. O Fórum deliberou a respeito da organização da Conae - Conferência Nacional de Educação. A Conae ocorrerá no dia 27 de junho, no Teatro Municipal, envolvendo os municípios de Uruguaiana e Barra do Quaraí.

Jornada Mundial 
Preocupado em dar a devida assistência aos mais de 200 mil católicos argentinos e chilenos que irão cruzar por Uruguaiana, rumo à cidade do Rio de Janeiro para participarem da Jornada Mundial da Juventude, entre os dias 23 e 28 de julho de 2013, o prefeito Luiz Augusto Schneider criou o Programa de Apoio ao Peregrino (PAP), que servirá como ponto de referência para os milhares de pessoas que deverão cruzar a fronteira nos dias que antecedem o evento religioso na cidade maravilhosa. Para comandar o Programa, o prefeito Schneider nomeou o tenente Paulo Duarte Mota, especialista em planejamento e gestão estratégica para situações de risco. O tenente Paulo Mota tem larga experiência na prevenção e combate a sinistros, já que serviu durante 33 anos no Corpo de Bombeiros do Rio Grande Sul, além de ter atuado, como voluntário, na Defesa Civil onde foi coordenador municipal e regional.

Amigo de Valor
Nesta segunda-feira, dia 3/6, às 8h30min, no Salão Nobre do Palácio Rio Branco, o prefeito Luiz Augusto Schneider esteve presente na reunião de Trabalho com os funcionários do Programa Amigo de Valor do Banco Santander, pois o Município de Uruguaiana foi pré-selecionado para receber o apoio do Projeto. O Amigo de Valor é um Programa do Banco Santander que existe há mais de dez anos e tem o objetivo de financiar políticas na área da criança e do adolescente, quando os funcionários do Banco destinam até 6% do Importo de Renda devido para os projetos selecionados. Em uma década, mais de 42 mil crianças e adolescentes foram beneficiados, quando foram arrecadados R$ 63 milhões, que foram aplicados em 430 iniciativas sociais. Sendo conhecedor do Projeto, o prefeito Schneider, por meio da Secretaria Municipal de Ação Social e Habitação enviou a inscrição que foi construída com os servidores da Prefeitura e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (Comdicau). 

Amigo de Valor II
Além do prefeito Luiz Augusto Schneider, participaram do evento os funcionários do Santander, Luís Humberto Hugenthobler e Lorena Benites; a vice-prefeita Neraí Kaufmann; o promotor de Justiça da Infância e da Juventude, Vitassir Edgar Ferraresi; as secretárias de Ação Social e Habitação, Andréa Oliari, e de Saúde, Saionara Marques Almeida dos Santos; a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdicau), Andréa Soares Trojan; o rotariano Décio Detoni; o presidente da CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas, Jorge Urquiza; o presidente do Sindicato dos Contabilistas de Uruguaiana, Manoel Luiz Trindade; a representante do Lions Clube, Marta Bortolin; a diretora do CRAS Bela Vista, Maria da Graça Saraiva; a diretora do CREAS, Marlene Freitas; a diretora do serviço de Atendimento Integral Institucional CACAU I e II, Elaine Ordoque; e a coordenadora do Conselho Tutelar, Flávia Irala.

Sarau 
No sábado, dia 1/6, no Sarau no Foyer, com a presença de bom público, tivemos a apresentação do quarteto formado por César Santos (voz e violão), Léo Vidal (voz e violão), Álvaro Güez Velo (Alvarito, na gaita de boca) e Edder Castellano (percussão). O Projeto Sarau no Foyer acontece todos os sábados, com entrada franca, a partir das 19h, no Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa.

Sinaleira
Os leitores do Jornal CIDADE relataram que ontem pela manhã, a sinaleira da Rua Duque de Caixas e Tiradentes teve um problema técnico, que ocasionou um tráfego lento e problemático, colocando em risco a vida de pedestres e motoristas. 

Guapa
O Grupo Uruguaianense de Apoio e Prevenção à AIDS está enfrentando dificuldades para realizar seu trabalho voluntário. A ONG atende aproximadamente 150 famílias que até então recebiam cestas básicas doadas pelo Guapa. O grupo pede o apoio da comunidade uruguaianense, através da doação de alimentos e leite condensando. Estes itens irão compor as cestas básicas. Ajude a ONG encaminhando suas doações.

Laranjas
Já estão sendo comercializadas, as laranjas produzidas em Uruguaiana de forma inédita. Entre os pontos de comercialização, está o Super Mercado Baklizi que adquire o produto junto a indústria Pólo Sul. 

Olimpíadas 
Nesta terça-feira foi realizada mais uma edição do programa Olimpíadas de Matemática nas escolas da rede pública. Mais uma vez os alunos das escolas de Uruguaiana apontaram as falhas das direções. Segundo os alunos, a realização da prova não foi avisada com antecedência. Foram pegos com as calças na mão. 

Oportunidade
AES Sul está abrindo uma nova oportunidade para qualificação de PCDs - Pessoas com Deficiência. A empresa está recebendo currículos dos interessados para formar a terceira turma de formação em Auxiliar de Administração. Podem participar pessoas de todos os municípios da área de concessão da empresa dentre elas Uruguaiana. 

Oportunidade II
O curso será realizado em São Leopoldo, a partir do segundo semestre e terá duração de seis meses, com aulas diárias de quatro horas. As inscrições começaram nesta segunda-feira, 3 de junho, e vão até dia 9 de junho. São oferecidas 20 vagas. Os candidatos devem ter a partir de 18 anos e escolaridade mínima de 4ª série do Ensino Fundamental. Os currículos devem ser enviados para o e-mail curriculos@coachconsultoria.com.br . Durante o curso os participantes recebem bolsa auxílio de meio salário mínimo, vale transporte e lanche no local. 

Oportunidade III
A AES Sul já formou outras duas turmas de PCDs com o total de 34 participantes formados, habilitando essas pessoas a ingressarem no mercado de trabalho. Além do curso, em parceria com o Senai, a AES Sul encaminha o currículo e a qualificação dos novos formados para outras empresas, visando ampliar as oportunidades de inserção profissional. A empresa já investiu neste projeto mais de R$ 200 mil desde 2011. 

Saúde
Foram recebidos na segunda-feira, equipamentos que serão utilizados na nova clínica de Hemodiálise de Uruguaiana. Ao todo, são seis bancadas de reuso, 20 colmeias, cinco tambores para a reutilização e armazenamento dos cateteres usados no tratamento de hemodiálise.

Olga Ibarra
Prefeito Luiz Augusto Schneider esteve reunido na segunda-feira (3/5), com moradores do Loteamento Olga Ibarra. Entre os assuntos discutidos, se falou a respeito do início das obras de recuperação das ruas e a entrega de correspondência aos moradores, através dos Correios. O prefeito prometeu soluções.

UPA
O prefeito Luiz Augusto Schneider, acompanhado do secretário municipal de Governo, Fernando Fagundes Alves, vistoriou a obra de construção da UPA – Unidade de Pronto Atendimento, localizada na esquina das ruas Marechal Deodoro e Júlio de Castilhos.

Plantão de Polícia

Baleado
O sujeito de alcunha “Dique” foi atendido na noite de sábado, no Pronto Socorro, vítima de um tiro. O disparo de arma de fogo teria atingido o homem próximo na região da abdômem. A vítima disse desconhecer o autor do disparo. 

Assalto 
Dois homens brancos, de estatura média, tripulado motocicleta, abordaram Rui Barbosa em via pública, na Rua Dr.Maia, fazendo com que entregasse a quantia de R$ 800. O crime aconteceu na manhã de sábado, ás por volta das 9h. A dupla fugiu em direção ao Bairro Tarragó. 

Morto 
Um homem de aproximadamente 40 anos foi encontrado morto, na Rua Iris Valls, caído em uma vala. O sujeito possivelmente escorregou e caiu dentro da referida vala,sofrendo mal súbito logo em seguida. 

Bebum 
A BM atendeu ao chamado de populares que relataram haver um homem caído, aparentando estar morto, na Rua XV de Novembro, próximo ao Clube Caixeiral. No local,a BM constatou se tratar de embriaguez. 

Menor de idade
O menor de idade F.C.S.foi vítima de agressão no final de semana. Segundo o pai, ele chegou em casa por volta das 5h de domingo,dizendo ter sido agredido por desconhecidos. Não revelou as características dos mesmos.

Foragido
Rudinei Andarde Ledesma,de 19 anos, foi preso pela Brigada Militar no final de semana. De acordo com a ocorrência, o sujeito estava foragido do Albergue Estadual. A prisão de Rudinei ocorreu em função da prática de furtos.

Porte de arma
Ariosto Cantori foi preso em via pública pela Brigada Militar, quando transitava com um revólver roubado. Ele foi encaminhado à Penitenciária Modulada de Uruguaiana.

Rapaz é preso ao tentar estuprar menina de 14 anos

Um homem chamado Cristian, de 21 anos, foi preso na sexta-feira, após ser flagrado por populares tentando estuprar uma menina de 14 anos. O fato ocorreu na Rua General Câmara. A Brigada Militar foi acionada e ao chegar ao local prendeu o homem o encaminhando à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento. Logo em seguida, ele foi conduzido à Penitenciária Modulada de Uruguaiana.

Mais um homem é baleado no pênis

T.C. foi mais dos feridos a tiros no final de semana. Segundo ele, dois homens o abordaram em uma motocicleta, no Bairro Prolar, sendo que o carona efetuou três disparos de arma de fogo em sua direção. Um dos tiros atingiu o atingiu no pênis, sendo ele socorrido e levado à Santa Casa de Caridade. Na semana passada, outro fato semelhantes chamou a atenção da comunidade quando outro jovem também teve seu pênis atingido por dois tiros, porém naquela oportunidade, os autores tripulavam um veículo Uno, de cor vermelha.

Adolescente armado é preso por furto

A Brigada Militar prendeu neste final de semana, D.P.O. – menor de idade, em via pública. O sujeito estava armado com uma pistola e no bolso guardava o celular furtado instantes antes de um jovem,na Rua General Câmara. A BM o encaminhou à Delegacia de Polícia e posteriormente ao Centro de Atendimento Sócio Educativo (Case). Outra ocorrência envolvendo menor de idade dá conta de que B.C.P., J.L.A.C.P. e L.A.C.D., juntamente com um maior de idade, foram flagrados com cigarros de maconha, próximo a Praça da Cohab I. Eles alegaram que o material era de consumo próprio.

Acusado de matar padrasto a pedradas é preso pela Polícia Civil

Na tarde de ontem, agentes da 1ª Delegacia de Polícia de Uruguaiana, coordenados pelo Delegado de Polícia Gustavo Rodrigues Arais, em cumprimento a mandado de prisão temporária, capturaram E.G.L.J., de 23 anos, por homicídio qualificado por motivo fútil praticado em desfavor de seu próprio padrasto, J.C.G.A, 52 anos, cometido recentemente. Alguns dias atrás, os envolvidos, ambos embriagados, discutiram e por motivo de somenos importância o enteado desferiu uma pedrada na cabeça do seu padrasto, o qual alguns dias depois faleceu por não ter resistido aos ferimentos.
Ao ser interrogado nesta tarde, alegou legítima defesa, aduzindo estar desaparecido por medo de represálias dos parentes da vítima. Foi, em seguida encaminhado para a Penitenciária Modulada Estadual de Uruguaiana e o respectivo Inquérito Policial será em breve remetido para a Justiça da Comarca de Uruguaiana.

Santa Casa recebe novo neurocirurgião

Em reunião com a diretoria administrativa e técnica do Hospital da Santa Casa de Caridade de Uruguaiana e a secretária municipal de Saúde, Saionara Marques Almeida dos Santos, o prefeito Luiz Augusto Schneider recebeu, em seu gabinete, o novo neurocirurgião da Santa Casa, médico Gustavo Izolan.
Neurocirurgião com ênfase na área de cirurgia da base do crânio e tumores cerebrais, Gustavo fez Residência Médica em Neurocirurgia no Hospital Universitário Evangélico de Curitiba; Mestrado em cirurgia (neuro-oncologia) pelo Instituto de Pesquisas Médicas do Paraná da Faculdade Evangélica do Paraná, Doutorado em Clínica Cirúrgica (neuro-oncologia) pela Universidade Federal do Paraná; Pós-doutorado em neurocirurgia pela Universty of Arkansas for Medical Sciences; Fellowship em anatomia microcirúrgica (2003-2004) pelo laboratório de Microcirurgia do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo / Instituto de Ciências Neurológicas; Especialização (fellowship) em cirurgia da base do crânio pela University of Arkansas for Medical Sciences (2005-2006). A falta de médicos é um dos principais problemas enfrentados no setor de saúde no País e em Uruguaiana não é diferente.

Uruguaiana vai formalizar a primeira união gay

Saul Vidal e Marcos Carvalho se casarão no dia 21 de junho no Cartório de Registros de Uruguaiana. Juntos a cinco anos, os dois resolveram formalizar a união, assim que a Justiça se manifestou a favor do casamento gay. “Não estamos querendo aparecer, nos promover, virar referências, queremos apenas nos casar, formalizar uma união que já tem cinco anos e que é baseada em minha confiança, companheirismo, afinidade”, disse Saul. 
O cabelereiro ressalta que o preconceito está na cabeça das pessoas, mas que é preciso romper barreiras. “Chega de se falar em preconceito, vamos falar em amor, dar fim a ideia de que tudo é feio, é proibido”. Saul disse que a princípio não haverá festa de comemoração, apenas o casamento no cartório de Registro Civil, com um brinde entre amigos. A união acontece no dia 21 de junho.
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux negou na semana passada, o pedido do Partido Social Cristão (PSC) para suspender resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que obriga os cartórios de todo o país a celebrar o casamento civil e converter a união estável homoafetiva em casamento. Na decisão, Fux determinou o arquivamento do processo por entender que o instrumento usado para questionar a regra não é válido. O PSC entrou com mandado de segurança, tipo de processo para questionar abuso por autoridade pública. Para o ministro, a resolução tem força normativa e deveria ser questionada por uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI). O PSC é o partido do deputado federal Marco Feliciano (SP), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara e alvo de protestos desde que assumiu o comando da comissão por falas supostamente homofóbicas e racistas.
O Conselho Nacional de Justiça, órgão de controle externo das atividades do Poder Judiciário, obrigou todos os cartórios do país a cumprirem a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), de maio de 2011, de realizar a união estável de casais do mesmo sexo. Além disso, obrigou a conversão da união em casamento e também a realização direta de casamento civil entre pessoas do mesmo sexo. Para o PSC, caberia ao Congresso Nacional decidir sobre o tema. O partido argumentou, no mandado de segurança, que houve “abuso de poder” ao impedir que parlamentares discutissem o tema.
O PSC alegou ainda a resolução do CNJ “não tem força legal” por não ter sido submetida a debates no Legislativo. O partido diz que resoluções como a que obriga cartórios a realizarem casamento civil entre pessoas do mesmo sexo “não podem criar direitos e obrigações”.
Mesmo considerando que o instrumento usado pelo partido foi errado, Fux entendeu que o CNJ tem, sim, competência para regular o tema em relação aos cartórios. O magistrado citou outra norma imposta pelo CNJ, a que proíbe o nepotismo no Poder Judiciário. “É inelutável a sua competência [do CNJ] para regular tais assuntos.”
A legenda sustentou que a Constituição estabeleceu que o casamento civil deve ocorrer entre o homem e a mulher. “Tanto para o casamento, quanto para a união estável, estabeleceu o legislador como requisito de existência a diversidade de sexos.”
Fux não chegou a analisar a íntegra do pedido da legenda. “Indefiro a inicial, extinguindo o processo sem resolução de mérito, haja vista inadequação da via eleita. [...] Também não vislumbro qualquer ofensa a direito líquido e certo dos membros ou filiados do impetrante [PSC], ante o reconhecimento do poder normativo do CNJ.”

Decisão do CNJ
Pela decisão do CNJ, que começou a valer no dia 16 de maio, os cartórios não poderão rejeitar o pedido, como acontece atualmente em alguns casos. Segundo o presidente do CNJ e autor da proposta, Joaquim Barbosa, que também é presidente do STF, a resolução visa dar efetividade à decisão tomada em maio de 2011 pelo Supremo, que liberou a união estável homoafetiva. Conforme o texto da resolução, caso algum cartório se recuse a concretizar o casamento civil, o cidadão deverá informar o juiz corregedor do Tribunal de Justiça local. “A recusa implicará imediata comunicação ao respectivo juiz corregedor para providências cabíveis.”
Para Joaquim Barbosa, seria um contrassenso esperar o Congresso analisar o tema para se dar efetividade à decisão do STF. “Vamos exigir aprovação de nova lei pelo Congresso Nacional para dar eficácia à decisão que se tomou no Supremo? É um contrassenso.”

Sem poder para resolver nada, Poder Legislativo encaminha reivindicações ao MP

A Câmara Municipal encaminhou a diversos órgãos públicos demandas debatidas em audiência pública sobre a saúde promovida no início de maio.
Entre os problemas no "grandioso" evento sugerido pela vereadora Josefina Soares, correligionária de Paulo Maluf e Frederico Antunes, o primeiro, maior corrupto da história brasileira, e o segundo, réu em processo que apura desvio de dinheiro do Detran, estão a falta de infraestrutura do Hospital Santa Casa de Caridade para a prática dos procedimentos médicos em vários setores, como ginecologia, obstetrícia, pediatria, radiologia, neurologia e serviços de alta complexidade em cardiologia. Também foi indicada a observação de que a administração do hospital vem sofrendo com a interferência político-partidária da gestão pública municipal, que resulta em supostos prejuízos aos usuários do Sistema Único de Saúde.
Impotente e incapaz de resolver qualquer demanda da população, os vereadores solicitaram providências aos Ministérios Públicos Federal e Estadual, a Polícia Federal, ao Ministério da Saúde e a Secretaria Estadual de Saúde.
Participaram dos debates representantes do Poder Executivo, de outros municípios da região, provedoria da Santa Casa de Caridade, e representantes da Universidade Federal do Pampa, da Assembleia Legislativa, além de membros da comunidade.

Hospital de Libres será inaugurado em junho

No feriado de quinta-feira, 30/05, atendendo convite do ministro da Saúde Pública da Província de Corrientes – República Argentina, Julián Dindart, e do intendente de Paso de los Libres, Eduardo Alejandro Vischi; o prefeito de Uruguaiana, Luiz Augusto Schneider, acompanhado da secretária municipal de Saúde, Saionara Marques Almeida dos Santos, e do cônsul do Brasil em Libres, Lucas Lage Brandão; visitou as instalações do novo Hospital Regional “San Jose”, localizado na vizinha cidade, na avenida Di Tomaso, entre as ruas F. Gomez e Entre Rios. A nova casa de saúde, que deverá ser inaugurada no dia 14 de junho de 2013, tem 6,7 mil metros de área construída, possui 120 leitos e teve custo total, incluindo equipamentos e utensílios, de R$ 25 milhões. Na ocasião, autoridades argentinas e brasileiras, trataram sobre a possibilidade de atendimento médico e hospitalar entre as cidades de Paso de los Libres e Uruguaiana, dando um passo importante na integração por meio da área de saúde pública. Nos próximos dias, um grupo técnico ficará encarregado de apontar as alternativas para execução deste pioneiro projeto.

Painel - Ed. 2143

Bretes da Esperança
No sábado, o professor de História Pedro Xavier Duarte, apoiado pelos amigos, realizou mais uma etapa de um projeto humanitário no Brete do Salso. O trabalho iniciou em 2012. A intenção do grupo é ajudar as famílias carentes e sensibilizar outras pessoas a também ajudarem. Para o Dia das Crianças, em outubro, Pedro Duarte já faz planos. A ideia é a de arrecadar brinquedos e alimentos, levando ainda até as crianças cama elástica para proporcionar um dia especial para os moradores e seus filhos.

Orquestra 
Na quarta-feira, dia 29/05, com bom público, houve a apresentação da Orquestra Sinfônica da Província de Corrientes (República Argentina) foram oficialmente finalizadas as comemorações alusivas aos 167 anos de Emancipação Política (29/05/1846). No dia 24 de fevereiro último foram comemorados os 170 anos de fundação da cidade (24/02/1843), a única fundada durante a Guerra dos Farrapos (1835-1845). Esta Orquestra tem como objetivo a prestação de serviços culturais na área da música, contribuindo, dessa forma, a garantir as todos o direito aos bens e serviços culturais, mediante a difusão e execução do repertório sinfônico universal, nacional e regional. Seu criador foi o maestro Orlando De Biasi, no ano de 1967, que a dirigiu até o ano de 1977, com vários sucessores até a atual maestrina Andréa Fusco. Este concerto, foi fruto da auspiciosa parceria oferecida pela Província de Corrientes à Prefeitura Municipal de Uruguaiana, por meio do Consulado Argentino e seu titular ministro Alfredo Ortiz Baeza. No programa peças de Haendel, Vivaldi, Mozart, Brahms, Schubert, Grieg, Egberto Gismonti, Astor Piazzolla, Carlos Gardel, Alfredo Le Pera, Andrew Webber e Klaus Badelt.

Califórnia 
Em reunião no sábado com a participação do secretário de indústria, comércio, turismo e trabalho, Jorge Prestes Lopes e o Patrão do CTG Sinuelo do Pago, Ivone Colpo, o prefeito Luiz Augusto Schneider define o lançamento oficial da California da Canção Nativa. A data prevista é o dia 21 junho, no Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa.

Esgoto 
Em outro ponto da cidade, o prefeito identificou a má formatação do asfalto que vem sendo aplicado pela empresa terceirizada pela Foz Uruguaiana. De acordo com Luiz Augusto Schneider, a prefeitura irá notificar a concessionária de água e esgoto da cidade, afim de haver maior atenção na aplicação asfáltica das ruas onde já se instalou a rede de esgoto cloacal.

Simulação
Ontem foi realizado será realizado um simulado de sinistro na Escola Marília Sanchotene Felice. Houve uma simulação de incêndio na Escola, onde todos tiveram que evacuar o prédio do Educandário. Participaram do evento: 1º BPAF, SAMU, Secretaria de Trânsito, Santa Casa de Uruguaiana, UNIMED, INFRAERO e a Escola em questão.

Greve 
Servidores da Procuradoria-Geral do Rio Grande do Sul entraram em greve na segunda-feira (3). A partir das 8h, os grevistas se reuniram com faixas e cartazes em frente ao prédio do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem do Rio Grande do Sul (Daer), no Centro de Porto Alegre. Eles pedem por aumento salarial de 26%.

Greve II
O governo do estado informou que está em negociação com a categoria e que oferece duas propostas de reajuste. Uma das alternativas prevê o pagamento de 10% de aumento em duas parcelas, uma em junho deste ano e a outra em junho de 2014. A outra proposta é a de reposição de 15% em três parcelas, entre 2013 e 2015, e a reestruturação do plano de cargos e carreiras.

Anvisa 
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu o comércio e o uso de um lote do medicamento fitoterápico (obtidos a partir de plantas medicinais) Sene Tiaraju (Senna alexandrina) fabricado por uma empresa de Santo Ângelo, no Rio Grande do Sul. A decisão foi tomada como “medida de interesse sanitário” e publicada no Diário Oficial desta segunda-feira (3). Segundo a Anvisa, o produto – indicado como laxante e vendido em cápsulas – foi reprovado em quatro testes concluídos em março pela Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Minas Gerais. O resultado foi considerado insatisfatório na análise de rotulagem e em três exames do conteúdo.

Anvisa II
O lote suspenso é o 0004, fabricado em junho de 2012 e com validade de dois anos. Segundo a Anvisa, a empresa responsável – Laboratório Químico Farmacêutico Tiaraju Ltda. – não solicitou uma análise de contraprova para contestar o laudo.

Deu na Imprensa I
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) se prepara para estancar um vazamento potencial de R$ 100 milhões de recursos públicos para o pagamento retroativo de auxílio-alimentação para juízes de oito estados. Desse total, R$ 3,5 milhões foram distribuídos a juízes que já se aposentaram. A decisão do CNJ, no entanto, não terá poder de reaver aos cofres públicos quase R$ 250 milhões que os tribunais de outros Estados já pagaram aos magistrados, aposentados ou não.

Deu na imprensa II
Os números constam das informações prestadas pelos tribunais ao CNJ nas últimas semanas, no processo em que a Federação Nacional dos Servidores do Judiciário nos Estados (FENAJUD) contesta a regularidade dos pagamentos. Os dados mostram que os tribunais estão pagando valores retroativos a 2004 para financiar a alimentação dos magistrados. O CNJ terá de decidir se a verba poderia ser paga de forma retroativa e se magistrados aposentados poderiam recebê-la.

Deu na imprensa III
Nas informações prestadas pelos tribunais, há casos como o do Maranhão, em que os juízes podem receber, cerca de R$ 50 mil cada, de uma só vez, se o CNJ autorizar o pagamento retroativo. No total, incluindo a correção dos valores atrasados, a despesa superaria R$ 40 milhões. Em outros estados, os juízes já começaram a receber o valor retroativo, mas ainda aguardam o pagamento de parcelas restantes. Em Sergipe, por exemplo, 196 juízes estaduais dividirão mais de R$ 10 milhões. Na Bahia, 624 magistrados dividirão R$ 11,6 milhões. Relator do processo, o conselheiro Bruno Dantas chegou a conceder liminar, em maio, para barrar o pagamento retroativo em dois Estados: Paraíba e Santa Catarina.

Deu na Imprensa IV
A liminar foi confirmada pelo CNJ. Agora, a decisão pode se estender aos demais estados. O conselho deve considerar que o pagamento retroativo é ilegal, mas quem já recebeu não deve ser obrigado a devolver o dinheiro. No Rio de Janeiro, parte dos juízes recebeu R$ 68 mil de uma só vez. Em Santa Catarina, mais de R$ 23 milhões foram pagos, descontando a correção. No RS, o tribunal se recusa a pagar o auxílio-alimentação, decisão contestada pela Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul.

Origem da concessão
O pagamento do auxílio-alimentação teve como raiz um processo assinado pelo advogado Luís Roberto Barroso, recém-indicado para o Supremo Tribunal Federal (STF), e movido pela Associação dos Juízes Federais do Brasil. Apesar de o auxílio-alimentação não estar amparado pela Lei Orgânica da Magistratura, os magistrados argumentaram que a Constituição garante à categoria os mesmos benefícios pagos aos membros do Ministério Público. Em 2010, o processo foi julgado pelo Conselho e o pedido da Ajufe foi acatado. O CNJ decidiu que os juízes devem receber o mesmo tratamento dado aos integrantes do MP, incluindo o pagamento de auxílio-alimentação. A Ordem dos Advogados do Brasil contestou no Supremo a constitucionalidade da resolução do CNJ.

De olho I
Dois supermercados, em Uruguaiana, tem o péssimo hábito de não dar troco de 1, 2 e 3 centavos de real. Trata-se de um crime contra a economia popular. Quem controla esse tipo de delito? Quem se interessa por isso? Às vezes, os focos midiáticos não refletem esse tipo de atitude, e os meios de comunicação que tem a obrigação de denunciar esse tipo de comportamento, ficam silentes. Mas é tão grande a grita popular que, prometemos ficar de olho...

De olho II
Se a grita com os supermercados é grande assim, imaginem contra os bancos. Filas quilométricas (além daquelas nas portas eletrônicas...) que demoram, em média, muito mais dos 20 minutos tolerados por lei é uma delas. E o povo pergunta: quem faz alguma coisa contra? 

De olho III
A Câmara de Vereadores, fingindo sempre ser zelosa com suas atribuições, continua brincando com os contratos que realiza. Usando critérios diferentes para comprar mercadorias e serviços, o atual Presidente pode arrumar complicações bem mais graves do que a que arrumou quando, durante prática de nepotismo, teve que devolver as diárias gastas por seu irmão José Domingos Risso Neto, pego de “sunga na mão” fazendo turismo quando representava o maninho, hoje presidente, em um curso de Gestão nas Câmaras Municipais em Camboriú, “tudo pelo povo”. Imagina o que está por vir dessa gestão ai.