quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Brigada “guarda” três no final de semana

A Brigada Militar, através do 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira (1º BPAF), no último domingo, 28/7, por volta dás 7h, no Centro da cidade, prendeu em flagrante J.I.F.B.J., de 18 anos, e apreendeu um adolescente de 17 anos. Juntos, eles haviam roubado o telefone celular de um pedestre. O homem preso e o adolescente apreendido foram encaminhados à Delegacia de Polícia para ser lavrado o flagrante. Grande parte das ocorrências registradas possuem a participação de menores de idade.
Também no domingo, só que às 07h30min, no Bairro Rio Branco, Rua Três, a Brigada prendeu em flagrante A.N.M., de 33 anos, e G.M.A.J., de 30 anos, que arrombaram um veículo e furtaram uma jaqueta de nylon. Os homens presos foram encaminhados à Delegacia de Polícia para ser lavrado o flagrante.

Morte no trânsito marca o fim de semana da “Balada Segura”

Uruguaiana recebeu na semana passada, o projeto do Governo do Estado "Balada Segura", porém foi a insegurança que dominou o trânsito fazendo mais uma vítima fatal.
Giovane Mateo Muller, de 20 anos, dirigia seu automóvel Clio pela Rua 15 de Novembro quando, ao tentar a conversão a esquerda para entrar na para entrar na Rua Gregório Beheregaray, perdeu a direção e subiu a calçada. O veículo bateu em um poste, em uma árvore e em um muro. O jovem foi socorrido pelo SAMU e levado ao Pronto Socorro, onde chegou já sem vida. Não há informação médica que indique embriaguez.
O acidente que fez mais uma vítima do trânsito em Uruguaiana ocorreu por volta das 5h, quando a "Balada Segura" já não estava nas ruas. 
O trabalho desenvolvido pelo Governo Gaúcho, custeado pelos contribuintes, rendeu apenas o recolhimento de veículos com impostos atrasados, pois, além do acidente com morte, inúmeros outros foram registrados.

Produtores rurais querem segurar a produção por 30 dias

O vereador Rafael Alves participou nos dias 26 e 27 de julho, na fazenda ITU, propriedade que foi do ex-presidente Getúlio Dorneles Vargas, de um encontro com produtores rurais de 17 cidades do estado e três estados da federação, onde foram tratados assuntos referentes a agropecuária no Brasil e na Argentina, a questão indígena e a paralisação nacional da “Semana da Dependência - Respeito por quem alimenta o País”, movimento iniciado pelo advogado e produtor Glauco Mascarenhas, do Mato Grosso do Sul, que visa parar as entregas de alimentos produzidos pelo homem do campo por 30 dias.
No segundo dia o vereador participou do programa “A Voz do Campo”, realizado ao vivo da Fazenda ITU, atingindo mais de 300 cidades do estado, onde relatou a situação que passa desde 2007 a agropecuária na Argentina devido a proibição das exportações por parte do governo daquele país, e sobre as leis federais brasileiras que prejudicam o setor primário diretamente.

Arma branca - Renato Rodrigues diz que tradicionalistas não concordam com Jussara Osório

O presidente da Comissão Organizadora da Semana Farroupilha, Renato Rodrigues, informou que os patrões de CTG's e Piquetes de Uruguaiana, ao analisarem o projeto de lei apresentado pela vereadora Jussara Osório, manifestaram-se contrários a ideia. O projeto proíbe o uso de arma branca em eventos tradicionalistas, incluindo desfile de 20 de setembro e festas campeiras. “No início os patrões aceitaram, porém, em uma análise mais aprofundada, chegaram ao consenso de que o projeto atinge o tradicionalismo e que cabe às autoridades a fiscalização, aos patrões a proibição da entrada de armas nos salões, e ao cidadão, a conscientização”, disse Renato.
O polêmico projeto vai à votação na Câmara de Vereadores no mês de agosto e, segundo a Autora, busca coibir a violência durante os festejos farrapos.

Secretaria de Saúde não segue determinação de Schneider

O prefeito Luiz Augusto Schneider afirmou na semana passada que, a partir desta segunda-feira, os pacientes da rede particular de saúde teriam acesso aos medicamentos distribuídos gratuitamente pela Secretaria Municipal. Porém, ontem à tarde, ao fazermos contato com a farmácia do Posto de Saúde, a atendente reafirmou o que havia sido antes dito pela secretária de Saúde, Saionara Alves: “Somente o Tamiflu é liberado para a população com a receita de médico particular”.
No dia de ontem, várias pessoas estiveram na Secretaria em busca de medicação, houve fila e indignação, pois o mandatário garantiu que o município estaria atendendo ao Decreto Federal que determina que as cidades que não possuírem número suficiente de médicos para atender integralmente seus pacientes pela rede pública, distribuam medicamentos aos pacientes da rede particular.
Schneider estava cumprindo agenda em Quaraí e não pode atender a nossa reportagem.

Somente atendimentos de urgência serão realizadas nesta terça e quarta-feira

O médico anestesista Oscar Blanco, subdelegado do Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (Cremers) em Uruguaiana, confirmou a adesão dos profissionais que atuam pelo SUS no município ao movimento que será deflagrado nesta terça e quarta-feira, em todo o Estado. Segundo Blanco, na Santa Casa de Caridade somente os serviços de urgência serão mantidos. Nos postos, apenas 50% dos médicos estarão atendendo. O setor exige mais recursos na saúde, além da revogação da Medida Provisória que implantou o programa Mais Médicos (que prevê a vinda de profissionais estrangeiros ao Brasil sem a revalidação do diploma e a extensão do curso de Medicina em dois anos) e da derrubada dos vetos da presidente Dilma Rousseff à Lei do Ato Médico. Consultas agendadas devem ser remarcadas para uma data futura, a ser definida.
Os médicos pretendem distribuir panfletos e informar a sociedade sobre os motivos do descontentamento. “O médico não busca só aumento de remuneração. Nossa pauta é que tenhamos uma estrutura adequada para que se faça um atendimento de qualidade e que o médico tenha a segurança de ser atendido pelo menos nos direitos básicos de quem é trabalhador”, disse o diretor de Relações Associativas e Culturais da Associação Médica do Rio Grande do Sul – (Amrigs), Jorge Utaliz. Segundo ele, a possibilidade de uma greve, após a paralisação marcada para o fim do mês, não está descartada.

Ed. 2167 - Painel

Utilidade Pública
Para utilizar o CURE Uruguaiana (Centro de Urgências, Remoções e Emergências), ligue para o telefone 9622-9742. Para chamar a SAMU - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, ligue para o telefone 192. 

IPTU 2013
A Prefeitura Municipal de Uruguaiana informa aos contribuintes que no dia 12 de agosto vencerá a 7ª. parcela do IPTU 2013. Informações na Central Integrada de Atendimento ao Cidadão, na rua Santana, n° 2467 (antigo Fórum), ou acesse o site www.uruguaiana.rs.gov.br.

Farmácia Popular 
A Farmácia Popular do Brasil – Unidade de Uruguaiana reabriu em novo endereço, na avenida Duque de Caxias nº. 2239, quase esquina rua Dr. Maia, na antiga SanRemo Videolocadora. 

Telefones da Prefeitura
Informamos os telefones para contato com a Prefeitura Municipal de Uruguaiana: 3411-1860, 3412-6038, 3412-2038, 3411-9126, 3411-1862 e 3414-4181. 

Central 
A Central Municipal de Atendimento ao Cidadão – CMAC atende aos munícipes em horário comercial pelo telefone 3414-0000.

Mercado Público
O Mercado Público Municipal funciona de segundas às sextas-feiras, das 8h às 18h30min, e aos sábados das 8h às 12h30min. As novas instalações contam com 20 bancas onde serão comercializados: artesanato em geral e em lã; hortifrutigranjeiros; doces, salgadinhos caseiros e derivados, pães caseiros, cucas, bolos e tortas; flores e folhagens naturais e artificiais, entre outros.

Temperatura
O domingo deu um tom do clima que deve se manter ao longo da semana no Rio Grande do Sul. O friozinho continua pela manhã, mas nada comparado ao da semana passada. A meteorologia prevê tardes com temperaturas amenas, na casa de 22ºC e 23ºC. Até quinta-feira, a temperatura pode alcançar os 25ºC, principalmente no Oeste e na Região Metropolitana. 

Temperatura II
Conforme os meteorologistas da Somar, a massa de ar seco que atua sobre o Rio Grande do Sul mantém tempo firme em grande parte dos municípios gaúchos. Em pontos mais altos da serra gaúcha ainda há condição para geadas isoladas. Na Fronteira com o Uruguai, a umidade baixa fica próxima aos 40%. A partir da quinta-feira o tempo muda no Rio Grande do Sul, devido a chegada de uma nova frente fria. Há previsão de volta da chuva e temporais para a metade sul.

Educação no Campo
O Governador do Estado, Tarso Genro sancionou sem vetos a Lei do deputado Altemir Tortelli que cria a Política de Educação para o Campo. A publicação da Lei 14.278 foi na segunda-feira (29). O projeto aprovado pela Assembleia, no dia 2 de julho, por unanimidade, institui uma política de incentivo à permanência através de uma educação voltada aos interesses do campo, com conteúdo que propicia a capacitação dos jovens.

Educação no Campo II
A lei visa à qualificação do educando em atividades rurais, com o intuito de que ele adquira as habilidades necessárias para desenvolver projetos inovadores e que agreguem valor na produção familiar. Trata-se de um conjunto de ações públicas para estimular o estudante a escolher o campo para viver e a agricultura como profissão. Nesse método, os alunos passam por períodos de formação nas escolas, alternados com períodos de trabalho na propriedade da família. 

Educação no Campo III
Um dos destaques da lei é a criação da norma jurídica que vai propiciar o repasse de recursos e de financiamento público para as escolas comunitárias que aplicam o método da pedagogia da alternância em suas instituições. Tortelli destaca que a Lei cria condição administrativa e jurídica para que o Estado Gaúcho aplique recursos nas instituições que usam o método da Pedagogia da Alternância, tornando-se uma ação concreta e uma política pública permanente. “Com essa lei, o Governo pode conveniar as Escolas Famílias Agrícolas e as Casas Familiares Rurais que são uma realidade em várias regiões e articulam a educação junto às comunidades e às famílias”, diz. “É a vitória do reconhecimento que o ensino no campo através da chamada ‘pedagogia da alternância’. É um acúmulo de aprendizado com o tripé Família, escola e propriedade, e experimentando, aprendendo e construindo seu projeto de vida”, afirma o deputado. Mais de 75% dos alunos que passam por esse tipo de formação continuam no campo, evitando assim o êxodo rural e contribuindo com o futuro da agricultura familiar e a produção de alimentos. 

O Papa
O papa Francisco disse numa das mais misericordiosas declarações já feitas por qualquer pontífice sobre os homossexuais, que eles não devem ser julgados nem marginalizados, e que devem ser integrados à sociedade. No entanto, reiterou o ensinamento da Igreja de que atos homossexuais são pecaminosos. O Papa voltará ao Brasil em 2017. 

Praça Farroupilha
A Praça Farroupilha parece não receber a mesma atenção dispensada às demais pelo Governo Municipal. O local continua sendo ocupado por vândalos que beneficiados pela falta de iluminação, tomam conta da praça. 

Carnaval 
Continuam a venda os ingressos para o Carnaval Fora de Época de Uruguaiana. Os desfiles ocorrem nos dias 20, 21 e 22 de março, na Avenida Presidente Vargas. O pagamento pode ser parcelado. A aquisição deve ser feita junto ao escritório da Comissão de Carnaval, instalado junto a Estação Rodoviária. 

Expointer
Os produtores gaúchos que levarão seus animais à 36ª Expointer, que terá início no próximo dia 24 de agosto, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, já inscreveram 5.035 animais. Faltando, ainda, serem computadas as inscrições de algumas raças, como a de equinos Crioulos, que são feitas pelas associações de criadores, e também os animais rústicos, o volume de inscrições, segundo a parcial divulgada pelo Serviço de Feiras e Exposições da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, é 19,45% inferior aos números registrados na edição passada.
Os animais rústicos poderão ser inscritos até o próximo dia 9 de agosto.

Caminhando
Prefeito é Prefeito todos os dias, todo o dia, e Luiz Augusto não deixou por menos. Como o feriado era só aqui, pegou a estrada e visitou vários Prefeitos da região em busca do apoio para a implantação do Curso de Medicina na Unipampa. A luta é árdua. Não podemos esquecer que Bagé é a sede da Reitoria.

Balada Segura?
Coincidência ou não, a Balada Segura trouxe mais desgraça do que graça para Uruguaiana. Vários acidentes registrados, e o mais trágico foi o do jovem que perdeu a vida na Rua 15 de Novembro. Lamentável.

Engenheiros I
Termina hoje o prazo para inscrição no concurso público para o Corpo de Engenheiros da Marinha (CP-CEM), que oferece 66 vagas a candidatos de ambos os sexos, com menos de 36 anos, e que já tenham concluído ou estejam no último período da faculdade. Inscrições pela internet, no site www.ingressonamarinha.mar.mil.br ou em um dos postos de inscrição da Marinha. O valor é de R$ 45.

Engenheiros II
Os aprovados deverão frequentar um Curso de Formação de Oficiais, no Rio de Janeiro, com duração de 39 semanas, ao final do qual, se aprovados, serão promovidos ao posto de 1º Tenente, com remuneração média de R$ 8.100, mais a gama de privilégios comuns aos servidores públicos.