quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Ed. 2174

  1. Os riscos do mensalão
  2. Escondidinho I
  3. Escondidinho II
  4. PIS
  5. PIS II
  6. PIS III
  7. Interior
  8. Festa Devassa
  9. Na folia I
  10. Na folia II
  11. Contratos Médicos
  12. A mentira I
  13. A mentira II
  14. Conselho Tutelar
  15. Cavalos I
  16. Cavalos II
  17. Raquetes
  18. Atendimento ao Cidadão
  19. Aviso Farmácia
  20. Telefones da Prefeitura
  21. Novo projeto do Passe Livre beneficia todas as regiões do Estado
  22. Conab inicia sexta etapa de fiscalização dos estoques públicos
  23. Confira a programação em homenagem ao Dia do Soldado
  24. Secretaria de Direitos Humanos faz doação ao Conselho Tutelar
  25. Ex-prefeito de Encruzilhada do Sul paga com recursos próprios multa aplicada pelo MPT
  26. Ações de desenvolvimento são explanadas na Câmara
  27. Carro de Felice irá a leilão para indenizar ex-vereador Mauro Brum
  28. Vereador quer esclarecimentos sobre viagens e isenção de pedágio às ambulâncias
  29. Barra e Uruguaiana terão que arcar com fiscalização ao rio Uruguai
  30. Farmácia Popular reabre com farmacêutico improvisado
  31. Aposentado pode cobrar FGTS de ex-empregador
  32. Dispensa imotivada pode ser convertida em justa causa
  33. Agressão a irmã não é caso de Lei Maria da Penha
  34. Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas é apresentando internacionalmente
  35. Falta de segurança no Porto Seco volta a preocupar
  36. Abamf solicita cumprimento de portaria voltada a policiais e bombeiros
  37. 1º BPAF prende homem por tráfico de drogas
  38. Homem é flagrado armado
  39. Abertura da Semana da Pátria ocorre no dia 1º
  40. SIEPE tem nova data e submissão de trabalhos vai até 3 de setembro
  41. Foz seleciona estagiários e trainee
  42. 90% das escolas públicas escolheram livros que serão usados em 2014
  43. Filme brasileiro concorre ao Leopardo de Ouro no festival de Locarno
  44. Polícia censura exibição de filme em bairro brasileiro
  45. Filme brasileiro ‘O Som ao Redor’ é censurado na China
  46. Músicas e vídeos feitos especialmente para cães e gatos
  47. Ensine seu cão a não pular nas pessoas
  48. Cães sentem pena das pessoas, diz pesquisa
  49. Mariana Ximenes e Leandra Leal são amantes em ‘O Uivo da Gaita’
  50. Sabrina Sato agarra o namorado e revela: “Feliz”
  51. Dunga escala Ygor e Fabrício entre os titulares do Inter
  52. Seleção feminina de basquete está no Grupo B da Copa América do México
  53. Seleções começam a reservar bases para concentração no Brasil
  54. Vitor Belfort e Lyoto Machida podem ser rivais no último UFC do ano no Brasil

Painel - Ed. 2173

Matemática
Tramita na Câmara o Projeto de Lei 5218/13, do deputado Stepan Nercessian (PPS-RJ), que obriga as escolas públicas de ensino fundamental e médio a ter laboratório de Matemática. De acordo com a proposta, os professores deverão ter a formação necessária para saber dar aula com os materiais do laboratório. Atualmente, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, a LDB (Lei 9.394/96) não estabelece a obrigação de laboratórios para nenhuma aula específica.

Matemática II
Segundo o deputado, vários especialistas em educação questionam o ensino da matemática apenas por métodos dedutivos adotado no Brasil há mais de cem anos. Nercessian acredita que as baixas notas em vestibulares, concursos e provas como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), sejam reflexos de um ensino somente teórico da Matemática. Outro problema apontado por ele é que “os estudantes brasileiros não estão conseguindo utilizar a matemática apresentada nas escolas para resolver problemas cotidianos”.

Matemática III
A implantação dos laboratórios, de acordo com o deputado, pode aumentar a autoconfiança dos estudantes. “A existência do laboratório gera um movimento positivo em direção às transformações necessárias para um ambiente motivador do interesse dos alunos”, afirmou Nercessian.

Conferência 
Na sexta-feira foi realizada a 1ª. Conferência Municipal de Cultura. A mesa oficial foi composta pelo prefeito Luiz Augusto Schneider; a vice-prefeita Neraí Santos Kaufmann; o vereador Carlos Eduardo Espíndola Alves; o secretário municipal de Cultura, César Lafayette Blanco de Lima; e o idealizador da Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul, poeta e escritor Colmar Pereira Duarte, palestrante no evento. 

Conferência II
O prefeito Luiz Augusto Schneider destacou a importância da Conferência e reiterou seu apoio aos movimentos sociais e culturais. O secretário César Lafayette entregou um troféu ao prefeito Schneider em reconhecimento ao apoio que vem sendo dado a área cultural, principalmente na formação do Conselho Municipal de Cultura e no apoio para realização da Califórnia. 

Audiência Pública 
Na quinta-feira, em Itaqui, o prefeito Luiz Augusto Schneider, acompanhado da secretária municipal de Saúde, Saionara Marques Almeida dos Santos, participou de Audiência Pública, onde vereadores de Itaqui, Alegrete e Maçambará, manifestam-se em apoio ao pleito de Uruguaiana pela implantação do Curso de Medicina na Unipampa/Uruguaiana. 

Audiência Pública II
O deputado estadual Frederico Antunes também participou do encontro na vizinha cidade de Itaqui. Em seu pronunciamento, o prefeito Luiz Augusto Schneider destacou que movimentos globalizados é o caminho mais adequado para que as reivindicações dos municípios da Fronteira em torno do tema saúde pública sejam atendidos pelos governos do Estado e União.

Audiência Pública III
Schneider lembrou a ação mobilizadora que o Executivo vem traçando por toda a região, pela instalação do curso de medicina na Unipampa/Campus Uruguaiana, é um exemplo de trabalho integrado entre as cidades da Fronteira Oeste em prol de uma causa justa e importante para o desenvolvimento profissional na área da saúde, bem como na melhoria do atendimento à comunidade da região. A Audiência Pública foi promovida pela Assembléia Legislativa e a Câmara Municipal de Itaqui, que debate as necessidades na área da saúde nos municípios da Fronteira Oeste.

Serasa 
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou na quinta-feira (8) que o diretor-geral da corte, Anderson Vidal, suspendeu a efetividade do convênio assinado com a Serasa e que previa repasse de dados cadastrais de eleitores para a empresa. O acordo determinava ainda que, em troca, a Serasa fornecesse ao TSE mil certificados digitais, ferramenta que permite a usuários cadastrados consultar o teor de processos judiciais. Os dados de que trata o convênio são nome do eleitor, número e situação da inscrição eleitoral, além de eventuais óbitos. O acordo também prevê validação do nome da mãe e da data de nascimento.

Serasa II
Depois de ofício do diretor-geral suspendendo o acordo, a Corregedora Eleitoral, ministra Laurita Vaz, também deu despacho nesta quinta ratificando a suspensão de forma cautelar (provisória) “até ulterior deliberação”, ou seja, até uma futura decisão do plenário. Para ela, há risco de quebra de sigilo de dados de eleitores. “Entendo, em juízo prelibatório, haver risco de quebra do sigilo de informações que estão a mim confiadas, as quais, por ora, ainda estão preservadas. Ante ao exposto, determino, em caráter cautelar, a suspensão da execução do acordo.”

Curso de Pintura 
Na ELBA – Escola Livre de Belas Artes, localizada na avenida Duque de Caxias nº. 1700, de 12 a 14 de agosto, estarão abertas as inscrições para o Curso de Pintura (gratuito), com duração de cinco meses. O curso iniciará no dia 16/08. Informações em horário comercial pelo telefone 3413-9117.

Uruguaianense vence de goleada
A equipe sub 11 do uruguaianense venceu no último domingo, pelo Campeonato Estadual, a equipe do América. A goleada foi aplaudida pela torcida que dar força de perto aos pequenos craques. A vitória foi por 10 a 1. Com isso, a equipe se fixa como líder de sua chave. 

Procon 
A Agência Municipal de Emprego e o PROCON estão atendendo ao público em novo endereço, na Esplanada da Estação (antiga Viação Férrea), na rua dos Andradas, junto a Praça Dom Hermeto. Atualmente, existe vagas para os seguintes cursos: pintor de imóveis (tarde), pedreiro (manhã), assentador de placas cerâmicas (noite), frentista abastecedor (tarde), e auxiliar de recursos humanos (noite). Inscrições na Esplanada da Estação, em horário comercial. Telefone 341-9901. Na Agência Municipal de Empregos tem vagas para açougueiro (duas vagas), secretária (01 vaga), costureira (03 vagas) e vendedor externo.


São Marcos 

Na quinta-feira, foi realizada a quinta etapa e pela segunda vez, a Operação Presença na Vila de São Marcos, localizada no 5º. Distrito. Na oportunidade, a Prefeitura Municipal realizou reparos na iluminação pública, limpeza da rede de esgoto pluvial, limpeza de valetas, drenagem, desentupimentos, pintura de meio fio e recolhimento de materiais. Esta operação foi planejada a partir das solicitações registradas pela comunidade daquela região, por meio da Câmara de Vereadores, das redes sociais, da Central Municipal de Atendimento à Comunidade (CMAC) e levantamento realizado pela subprefeitura da Vila de São Marcos e pela Assessoria do Interior. No dia 27 de março de 2013, o Governo Municipal iniciou a Operação Presença na Vila de São Marcos.