sábado, 24 de agosto de 2013

Balada Segura abordou mais de 100 veículos na Cohab II

O secretário municipal de Segurança e Trânsito, Vitor Machado, informa que no último domingo, dia 18/8, entre 0h e 4h, foi realizada uma blitz da Operação Balada Segura no bairro Cohab Emílio Brandi, a Cohab II. Foram abordados 104 veículos; 16 motoristas foram autuados e ainda, foram realizados 99 testes com etilômetro. Nas quatro operações já realizadas foram recolhidos 32 veículos, efetivadas 89 autuações, e abordados 302 motoristas. Participaram da operação a BM, PCivil, Guarda Municipal, Polícia Rodoviária e agentes e fiscais de trânsito.

Sarau no Foyer: Daqui a pouco tem rock de qualidade

A 17ª edição do Sarau no Foyer, que acontece aos sábados no Teatro Municipal, excepcionalmente será realizada na Biblioteca Pública Municipal Luiz Guilherme do Prado Veppo. A apresentação inicia às 19h, e está por conta da banda Feedback, liderada por Claiton Reinhardt e, para muitos, a melhor banda de rock de Uruguaiana.

Organizadores do Citadino defendem a segurança da competição

Na semana passada, o Jornal CIDADE publicou matéria expondo a preocupação dos pais quanto as condições oferecidas pelo Ginásio Municipal no que diz respeito a segurança dos atletas mirins que participam do 11º Campeonato Citadino de Futsal da LUFME. Segundo os pais, não foram vistos policiais ou guardas nos dois primeiros finais de semana do evento e apenas um dos portões de entrada do Ginásio estava aberto, evitando uma saída rápida em caso de sinistro. 
Ontem, os organizadores encaminharam resposta à redação dizendo que o campeonato está em pleno andamento e que já foram realizadas até o momento, 51 partidas. Nota-se um excelente nível técnico e disciplinar. As entidades estão cientes de que qualquer quebra da ordem será punida rigorosamente conforme regulamento do certame aprovado por todos. Com isso, há uma preocupação geral em evitar qualquer ocorrência que possa trazer prejuízo para as equipes. “Quanto à questão da segurança há uma preocupação constante da organização no sentido de que não ocorra nenhum acidente. Não há a presença permanente da Brigada Militar mas, os policiais fazem visitas constantes nos dias de jogos, controlando o interior do Ginásio Municipal e suas cercanias. Esta parceria é fundamental para o bom andamento do campeonato e digna dos agradecimentos da organização. Não foi possível a disponibilidade permanente de uma ambulância com equipe de atendimento em virtude do elevado número de ocorrências na cidade. Entretanto, uma viatura do CURE, baseada na frente da Estação Rodoviária, está de sobreaviso para atender qualquer situação que necessite cuidados médicos, bastando ligar para o número de telefone 9622-9742. Como alternativa, ainda há a possibilidade de acionar o Corpo de Bombeiros e a UNIMED. Felizmente, até o momento não ocorreu nenhum acidente que necessitasse de socorro”, disseram os organizadores. Ainda, eles esclareceram que duas das entradas e saídas do ginásio ficam abertas permanentemente e que em caso de sinistro, o portão lateral com dispositivo anti-pânico é acionado, garantindo um rápido escoamento do público. “O Corpo de Bombeiros vistoriou as instalações e liberou-as para a realização de eventos com grande acesso de público. Além do Citadino, o Ginásio Municipal abriga jogos do Campeonato Estadual da Federação Gaúcha de Futsal nas categorias: inferiores e feminina”, finalizaram.
Neste final de semana, o Ginásio será sede da etapa regional do Enart.

Uruguaiana é invadida pelo tradicionalismo

Acontece neste final de semana em Uruguaiana, a Inter-regional do ENART com a seguinte programação:
SÁBADO, 24 de agosto
No palco 1, no Ginásio Municipal
8h, credenciamento dos grupos participantes,
9h, danças tradicionais – Força B;
14h, danças tradicionais – Força B;
16h, eliminatória de dança gaúcha de salão.
No palco 2, no Teatro Rosalina Pandolfo Lisboa
9h, final gaita piano, final gaita de botão/8 baixos, final gaita de botão de mais de 8 baixos, final violão – conjunto instrumental e conjunto vocal, eliminatórias intérprete solista vocal masculino e feminino.
14h, final da chula.
No palco 3, na Escola Livre de Belas Artes (ELBA), antiga Exatoria
9h, final da trova campeira e causo; e eliminatória na declamação masculina e feminina.

DOMINGO, 25 de agosto,
No palco 1, no Ginásio Municipal
9h, final da dança gaúcha de salão;
13h, danças tradicionais – Força A.
No palco 2, no Teatro Rosalina Pandolfo Lisboa
9h, intérprete solista vocal masculino e feminino.
No palco 3, na Escola Livre de Belas Artes (ELBA), antiga Exatoria
9h, final da declamação masculina e feminino

Maiores informações, fale com Eliane Rezes pelo (55) 9655-0316.

Brigada estoura “boca de fumo” na Nova Esperança

Em uma operação desencadeada ontem, 23/8, o 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira - 1º BPAF prendeu duas traficantes nos subúrbios de Uruguaiana. A ação faz parte da operação de “Combate aos Crimes Transfonteiriços”, e aconteceu no final da manhã na quadra 5 da vila Nova Esperança. Foram presas duas mulheres, uma com 33 anos e outra com 21 anos de idade, no momento em que vendiam maconha para um homem. Na casa das mulheres presas foram encontradas 62 trouxinhas de maconha, seis tijolos pequenos de maconha, pesando um total 369,08 gramas, quatro pedras de crack, quatro telefones celulares, cinco chips de telefone celular e uma quantia em dinheiro, entre real, dólar americano e peso argentino. As presas foram apresentadas à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento onde foi lavrado o Auto de Prisão em Flagrante Delito por tráfico de entorpecentes, e após, encaminhadas à Penitenciária Modulada.

Professora que agrediu criança de 1 ½ ano é afastada e denúncia não chegou à Polícia Civil

O delegado Guilherme Alexandre Olsen Gerhardt, da Delegacia de Proteção a Criança e ao Adolescente de Uruguaiana, disse não ter chegado à suas mãos, a denúncia referente a maus tratos na escola de educação infantil Vasco Prado. Segundo o delegado, nem todos os casos chegam ao conhecimento da Polícia, ficando apenas registrado no Conselho Tutelar. Ele destaca que estes crimes precisam chegar ao conhecimento da Polícia. 
Na quinta-feira, a diretora da escola Aline Ramos confirmou à nossa reportagem através do programa Jornal da Hits, da Rede Jovem Hits, ter assistido ao vídeo. Num primeiro momento ela defende a professora denunciada, depois resolve admitir que as imagens não são comuns e que ao assistir ao vídeo chamou as partes envolvidas para uma reunião e registrou o caso em ata.
Na tarde de quinta-feira, o Conselho Tutelar esteve na escola Vasco Prado. Segundo a coordenadora do Conselho, Flávia Kuhn, a professora denunciada foi afastada da turma. “Nosso dever a garantir a segurança das crianças, por isso a necessidade de afastar a professora da turma. Agora deixamos o caso com a Secretaria de Educação”, disse Flávia que não pode assitir ao vídeo, pois ele ainda não foi entregue ao Conselho, ou seja, as atitudes do órgão estão baseadas no que a diretora diz ter assistido, bem como a denunciante conta ter gravado.
Se acordo com a Aline, o vídeo assitido por ela não tem audio e mostra a professora tentando alimentar a criança que chora muito. “A professora dá as costas, junto os demais pratinhos e logo em seguida entra uma outra professora e pega a criança para tentar acalmá-la”, disse Aline em entrevista. 
O caso foi levado ao conhecimento da Secretaria somente após a imprensa trazer a denúncia á tona. 

A briga das merendeiras 
No que diz respeito a uma briga envolvendo duas merendeiras, Aline não foi tão atenciosa ou disposta a esclarecer o caso junto a imprensa como foi no caso da denúncia de maus tratos. Ao ser indagada quanto ao caso, ela preferiu ser omissa e dizer que não falaria sobre a briga com a imprensa. 
O assunto também foi discutido durante a reunião das conselheiras na escola. Segundo Flávia, duas merendeiras entreram em vias de fato durante o horário de intervalo. As mulheres já teriam sido remanejadas. 
O educandário atende cerca de 400 alunos, tem 28 professores e 25 funcionários. A área da escola é de 2.438,68 metros quadrados. O prédio conta com 14 salas de aula, sala de recursos, sala de repouso, sala de amamentação, sala de professores, sala de atividades, sala de alimentação, banheiros, saídas de emergência, coordenação, pátio, refeitório, cozinha, depósito, lavanderia, direção, secretaria e recepção. 
O delegado aguarda a comunicação do caso por parte do Conselho à sua Delegacia.

Uruguaiana celebra a sede regional do SEBRAE/RS na Campanha e Fronteira Oeste

Lideranças políticas e empresariais da região prestigiaram a solenidade de instalação da unidade no município



Em solenidade prestigiada por prefeitos, vereadores, secretários municipais, empresários e lideranças de diversos municípios da região, o SEBRAE/RS promoveu na noite da última terça-feira, 20/8, a instalação da nova sede da Regional da Campanha e Fronteira Oeste em Uruguaiana. “A partir desta iniciativa, redobramos os esforços para seguir contribuindo com o desenvolvimento desta importante região do nosso Estado”, afirmou o presidente do SEBRAE/RS, Vitor Augusto Koch.
O dirigente salientou que Uruguaiana é o município que possui a maior densidade empresarial entre todos da região, e, portanto, necessitava ter uma atenção maior do SEBRAE/RS. “Mas isso não significa que não olharemos para as demais cidades. Ao contrário, estamos empenhados em trabalhar forte na busca pela retomada do crescimento social e econômico do Rio Grande do Sul. E isso, com certeza, passa pelo desenvolvimento da Campanha e Fronteira Oeste”.
O superintendente da instituição, Léo Hainzenreder, enfatizou que a Regional do SEBRAE/RS na Campanha e Fronteira Oeste abrange 20 municípios e, neste ano, pretende atender mais de 5 mil MPEs, como também empreendedores interessados em dar os primeiros passos no mundo dos negócios. Além da sede em Uruguaiana, funcionam unidades de atendimento próprias em Bagé, Livramento e São Borja, e um Ponto de Atendimento ao Empreendedor em São Gabriel.
“Para aqueles que pretendem abrir ou aperfeiçoar uma micro ou pequena empresa, a Regional disponibiliza, na Campanha e Fronteira Oeste, seis projetos coletivos setoriais nos setores do agronegócio, da indústria, do comércio e serviços, além do atendimento territorial. Essas iniciativas significam cerca de R$ 2 milhões em investimentos do SEBRAE/RS na região”, lembrou Hainzenreder.
A gerente da regional Campanha e Fronteira Oeste do SEBRAE/RS, Fabiana Kellermann de Freitas, destacou que a nova sede em Uruguaiana possui uma ampla área de 690 metros quadrados, com excelente visibilidade, fácil acesso e localização, salas amplas e infraestrutura adequada para realização de eventos e capacitações.
A estrutura conta com três salas de atendimento individualizadas, sala da equipe técnica, da gerência, de reuniões e vídeo conferência, e duas salas de treinamento com capacidade de 60 lugares no total, além do espaço de convivência. Desta forma, será possível realizar até cinco atividades simultâneas por turno.
Com grande importância estratégica no comércio internacional, e relevância na produção agropecuária brasileira, o município possui mais de 7.500 MPEs e 758 estabelecimentos agropecuários, além de quase 2.500 Microempreendedores Individuais.
O prefeito do município, Luiz Augusto Schneider, comemorou a instalação da regional do SEBRAE/RS em Uruguaiana. “Hoje é mais um dia de conquista para nossa cidade. A presença forte de uma instituição do porte do SEBRAE na cidade nos permite vislumbrar novos horizontes, não só para as micro e pequenas empresas, mas para toda a comunidade”, falou.


Lei Geral

Em meio à solenidade de instalação da regional, ocorreu à entrega do Selo de implementação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas para Uruguaiana. O presidente do SEBRAE/RS, Vitor Augusto Koch; o superintendente, Léo Hainzenreder; o diretor Técnico, Marco Kappel Ribeiro, e o diretor de Administração e Finanças, Marcelo Ribas, homenagearam o prefeito da cidade, Luiz Augusto Schneider, e o secretário municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, Jorge Prestes Lopes, pela iniciativa. Hoje, o Rio Grande do Sul já conta com 95 cidades tendo efetivamente colocado em prática a legislação. “Nossa meta é elevar esse número para 105 até o final do ano, mas tenho convicção de que iremos superar esse balizador”, disse o presidente Vitor Koch.

PSDB processa Luiz Augusto Schneider

O prefeito de Uruguaiana, Luiz Augusto Schneider está sendo processado pelo Partido pelo qual se elegeu - o PSDB, presidido pelo ex-mandatário José Francisco Sanchotene Felice.
O ex-prefeito de Uruguaiana decidiu recorrer à Justiça por entender que Schneider, antes seu vice e homem de confiança, deveria ter destinado doações ao Partido para a última campanha eleitoral. Vale destacar que quando candidato, Sanchotene Felice não fez qualquer doação ao Partido e ainda na semana passada, a Justiça Eleitoral rejeitou a prestação de contas apresentada pelo PSDB, já que faltaram recibos e declarações de doações. Schneider estava em Porto Alegre no dia de ontem e não pode atender a nossa reportagem.

Hoje tem Campanha de Multivacinação

A secretária municipal de Saúde, Saionara Marques Almeida dos Santos informa que hoje será realizada mais uma etapa da Campanha Nacional de Multivacinação e Atualização da Caderneta. A Campanha se estenderá até dia 30 de agosto. A meta é vacinar, de forma seletiva, as crianças menores de 5 anos de idade (0 a 4 anos, 11 meses e 29 dias). Para tanto, todas as crianças nesta faixa etária, deverão ser levadas a um posto de vacinação para que a caderneta de saúde seja avaliada e o esquema vacinal atualizado, de acordo com a situação encontrada. Estarão sendo aplicadas gratuitamente as vacinas BCG, Febre Amarela, VIP/VOP, DTP, Pentavalente, Tríplice Viral, Tríplice Bacteriana, Pneumocócica 10-valente, Meningogócica, Rotavírus, Hepatite B e Poliomielite. Horário de vacinação nas Unidades Básicas de Saúde (Postos): das 8h às 17h.

Justiça condena a "dileta" de Felice

A ex-administradora da Santa Casa foi condenada pela Justiça no último dia 20. A juíza Lusmary Fátima Turelly da Silva, da Justiça do Trabalho de Porto Alegre, declarou Ana Maria Del Lito Sturmhoebel “litigante de má fé” e condenou a administradora protegida de Sanchotene Felice ao pagamento de multa correspondente a 1% sobre o valor da causa.
Ana Maria trabalhava no Hospital Nossa Senhora da Conceição desde 1993 - foi contratada como advogada, porém, até março de 2003 esteve lotada no setor de gerência de materiais, como chefe do setor. Naquele mês, segundo ela, foi transferida “repentinamente e por perseguição”, para o setor de assessoria jurídica; sofreu bruscas alterações nas atividades e redução da jornada e da remuneração; alegou que a então nova direção do nosocômio “tinha uma postura ríspida e lhe cobrava resultados imediatos, em uma função que nunca havia exercido na vida”; e tudo isso lhe acarretou  problemas de saúde; ainda, ao se afastar do trabalho por três dias, recebeu imediatamente o aviso prédio, sendo desligada do quadro funcional, o que teria agravado seu estado de saúde, lhe impossibilitando de trabalhar; então ingressou com o pedido de auxílio-doença. Diagnosticada com transtorno misto de ansiedade e depressão com transtorno do pânico, Ana recebeu o auxílio por um ano. Após a suspensão, ingressou com ação judicial pedindo o restabelecimento imediato do auxílio, a conversão de auxílio-doença comum para auxílio acidentário e, caso constatada a incapacitação laboral total e permanente, a transformação do benefício em aposentadoria por invalidez.
Durante o processo, no entanto, Ana Del Lito passou por novas perícias; em fevereiro de 2008 o perito, embora tenha atestado transtorno depressivo ansioso, afirmou que a mesma tinha plenas condições de trabalhar e neste período em que estava tão doente, assumiu a Santa Casa de Caridade, implantando um típico regime de gestão de recursos humanos pelo medo, a mesma pratica que alegou ter lhe deixado enferma. Em depoimento, ela alegou ser natural de Uruguaiana e disse “as vezes ajudo o prefeito de lá (Felice) eu faço alguma coisa e ganho por tarefa... não de carteira assinada, não tenho contrato de trabalho, não tenho nada”. Uma mentira deslavada!
A juíza, ao analisar tais fatos, entendeu que não havia credibilidade nas alegações da Administradora, condenando-a por litigância de má fé. A alegação de incapacidade foi descartada, no entanto, a magistrada condenou o INSS a converter o auxílio-doença previdenciário ou comum em acidentário.

Felice desvirtuou aplicação de R$ 500 mil destinados à vinícola

A Prefeitura de Uruguaiana terá que devolver ao Governo Federal a quantia de R$ 468.648,13 devido anotação feita pela Coordenação Geral de Prestação de Contas de Convênios, em relação ao convênio feito entre o município, a União e a Secretaria de Programas Regionais. Os valores repassados ao município com intuito de incentivar a fruticultura por meio da implantação de pomares e implantação da unidade de beneficiamento de uvas, segundo o apontamento da Coordenação Geral de Prestação de Contas foram utilizados de forma inadequada. Diz no documento encaminhado ao Prefeito Luiz Augusto Schneider pelo Ministério da Integração Social, que a administração municipal, na gestão Sanchotene Felice glosou totalmente ou parcialmente, através da engenheira contratada, os seguintes serviços: tapume e proteções, demolições, locação de obras, escavação mecânica de valas para tubulação até 2 metros, reaterro compacto de valas, sapatas de concreto armado, vigas de fundação, escada de concreto armado, vigas intermediárias, laje pré-moldada de concreto, calçada de concreto alisado e alvenaria de tijolo furado de seis furos. Também houve glosa na aquisição de equipamentos, construção de viveiro e implantação de pomar. 
Em caso da não regularização no prazo de 30 dias do recebimento do documento, o município será inscrito automaticamente como inadimplente no Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal.

Secretaria de Obras apresenta relatório sobre a recuperação de estrada vicinal no Ipané

Na quinta-feira, o prefeito Luiz Augusto Schneider recebeu relatório do secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos, Paulo José dos Santos, sobre a Operação Ipané, que realizou a manutenção da estrada do Passo do Ipané, desde a UR 101 até o limite com o município de Alegrete, na região de João Arregui. A Equipe do Interior, coordenada pelo servidor Cláudio Silveira Guedes da Luz, contou com os funcionários José Newton Cabreira de Almeida, Adão Monteiro Gonçalves, Marcio Antonio Martins de Freitas, Marcelo Librelotto Pelizaro, Hector Pedro Correa Varietta, Valter Vanderlei Etechurri Cardoso, Marcos Alexandre Milbrate e Adair Berem Domingues. Os materiais empregados foram: 1 retroescavadeira, 1 escavadeira, 1 motoniveladeira, 4 caminhões basculantes, 1 Fiat Uno, 1 ônibus cozinha e 1 ônibus dormitório. Resultado da Operação: Extensão recuperada - 16 km; 1) Combustível e lubrificantes - Consumo total de óleo diesel: 5.180 litros; - Consumo total de gasolina: 75 litros; 2) Volume de terra colocada na estrada - Foi movimentado um volume de aproximadamente 5.052 metros cúbicos 3) Gêneros Alimentícios - Foram gastos R$ 950,00.

Ronnie aconselha Schneider a revelar a falência dos cofres públicos

Nesta quinta-feira, dia 22/08, o prefeito Luiz Augusto Schneider visitou o Poder Legislativo, sendo recebido pelo presidente da Câmara Municipal de Uruguaiana, vereador Luís Gilberto de Almeida Risso. Também participaram da reunião os vereadores José Fernando Tarragó (líder do Governo), Ronnie Mello, Marcelo Lemos, Carlos Eduardo Alves, Adalberto Silva, Irani Fernandes e Josefina Soares. 
Na pauta, ações integradas entre os poderes; a reposta aos requerimentos dos parlamentares dentro do prazo legal e projetos que devem ser encaminhados para apreciação legislativa. 
Acompanharam o prefeito Schneider os secretários municipais de Governo, Fernando Alves; de Fazenda, Luiz Henrique Fanti; de Administração, Ricardo Bárbara Dias; o Assessor Legislativo, Valério Echeverria; e o servidor municipal, Leônidas Jacques dos Santos. 
Durante o encontro, Ronnie aconselhou o prefeito Schneider a revelar à comunidade a real situação do município, colocando a sociedade a par da falência dos cofres públicos.

Painel - Ed.2178

Carnaval 
A Comissão Municipal de Carnaval comunica que na próxima terça-feira, dia 27 acontecerá reunião com os Presidentes de Escolas e\ou seus representantes. Na oportunidade a Comissão deverá fazer a entrega do 2º repasse dos valores arrecadados com a venda de camarotes e frisas. 

Carnaval II
Está mantido para o dia 05 de setembro o 2º Leilão dos Bares para o Carnaval 2014. Serão ofertados 05 Bares Internos e também as Tendas externas da avenida. 

Carnaval III
Dia 12 de outubro acontecerá a Feijoada de lançamento do Carnaval 2014. Será no Tamandaré Iate Clube no valor de R$ 35,00 por pessoa com a Camiseta personalizada do Evento. Várias atrações musicais estão previstas. O Escritório da Comissão Municipal de Carnaval atende de segunda a sexta-feira em horário comercial na Estação Rodoviária e seu telefone de contato é (55)3412.6822. 

Seminário 
Hoje e amanhã, no Salão de Atos do Colégio Marista Sant’Ana, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min, será realizado o XIII Seminário Municipal de Educação Infantil, promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Uruguaiana, com o tema “Educação Infantil: possibilidades e desafios”. 

Seminário II
Hoje, dia 24 teremos palestra ministrada pela professora Nelba Teixeira Pisacco, também de Porto Alegre, Doutoranda em Educação na Área de Psicopedagogia-UFRGS, Mestre em Educação, na área de Ensino Aprendizagem-UEPG e Psicopedagoga Clínica e Institucional, que abordará o tema: “O lúdico sob três perspectivas: o brincar livre, o brincar com e o brincar mediado.” O evento tem por objetivo, proporcionar aos educadores que atuam nas Escolas Municipais de Educação Infantil, momentos de reflexão, estudo e ressignificação da prática docente.

Novos Cursos 
O secretário municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, Jorge Prestes Lopes informa que estão abertas inscrições de novos cursos oferecidos gratuitamente pela Prefeitura Municipal de Uruguaiana, na Esplanada da Estação (antiga Viação Férrea). Confiram as vagas disponíveis: Cursos com início em 16/09 de Operador de Retroescavadeira, turno da noite - Necessário possuir Carteira Nacional de Habilitação categoria “C”; e Auxiliar de Recursos Humanos - turno da noite - Necessário ensino médio incompleto. 

Novos Cursos II
Cursos com início em outubro: Operador de Computador - Requisito: 15 anos e ensino fundamental incompleto; Montagem e Reparação de Computador - Requisito: 15 anos e ensino fundamental incompleto; Vendedor - Requisito: 15 anos e ensino fundamental incompleto; Operador de Supermercado - Requisito: 15 anos e ensino fundamental incompleto; Modelista - Requisito: 16 anos e ensino fundamental completo; e Cuidador de Idoso - Requisito: 17 anos e ensino fundamental incompleto. Informações em horário comercial pelos telefones: 3411-9901 ou 3411-8762.

Obras no Elisa 
A Secretaria Estadual da Educação, através da 10ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), 10ª CROP e a Empresa JN Ribeiro, assinaram a ordem de serviço, que custará 600 mil reais, para as reformas que serão realizadas no I.E.E. Elisa Ferrari Valls. O projeto contempla reforma do ginásio esportivo, pintura interna e externa, e reparo na cobertura. Serão construídos 02 banheiros para portadores de necessidades especiais e reformados os blocos A e B, onde estão localizadas as salas de aula e laboratório de ciências. Uma passarela coberta será implantada até o ginásio, e haverá calçamento da via pública, melhorando o acesso ao ginásio. No projeto, ainda, a construção de rampas de acesso. As obras serão iniciadas em cinco, e concluídas em 180 dias.

Concurso 
A Diretoria de Ensino da Marinha (DEnsM) publicou Edital para quem possui curso técnico de Nível Médio. O Concurso Público prevê o preenchimento de 698 vagas para o Corpo Auxiliar de Praças (CAP) da Marinha do Brasil. 

Concurso II
As inscrições podem ser realizadas no período de 23 de agosto a 23 de setembro de 2013, através do endereço eletrônico da DEnsM www.ingressonamarinha.mar.mil.br ou em uma das Organizações Militares da Marinha, distribuídas em todo o território nacional. A novidade para este ano é para quem tem curso técnico em marcenaria, com a abertura de 6 vagas. 

Receita Federal 
Receita Federal do Brasil fez uma doação de produtos farmacêuticos e veterinários para a Universidade Federal do Pampa, que totalizam quase 800 mil reais. Material, destinado para uso nos cursos de Medicina Veterinária, Farmácia e Enfermagem. A entrega foi feita ao diretor do campus de Uruguaiana, João Cleber Theodoro de Andrade.

Sisutec 
Nesta quinta-feira, dia 22, o MEC divulgou a lista de segunda chamada dos alunos pré-selecionados aos cursos oferecidos através do SisuTec - Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica.

Sisutec II 
As matrículas dos selecionados deverão ser efetuadas entre os dias 23 e 27 de agosto no Senac Uruguaiana. Após esse período, possíveis vagas remanescentes ficarão disponíveis no site do Pronatec, até dia 16 de setembro. Neste último caso, o requisito para concorrer à vaga, passa a ser apenas ter concluído o Ensino Médio, e não é mais necessário o candidato ter feito o Enem 2012.