terça-feira, 24 de setembro de 2013

Parada militar marca a Retomada de Uruguaiana

Aconteceu na manhã da última quarta-feira, 18 de setembro, a solenidade em comemoração aos 147 anos da Retomada de Uruguaiana. Autoridades, tradicionalistas e demais público, prestigiaram a cerimônia realizada anualmente na Avenida Presidente Vargas, em frente ao Obelismo, local onde Uruguaiana foi retomada pelos farrapos durante a Guerra do Paraguai, em 1865. O Obelisco foi erguido com o propósito de eternizar o feito histórico. A cerimônia de Retomada contou com a participação do Exército Brasileiro e de um grupo de cavalarianos, portando as bandeiras do império brasileiro. Ao realizar a cerimônia, os uruguaianenses prestam homenagem aos seus heróis. Caxias, Osório, Porto Alegre, Canabarro e tantos outros personagens que fizeram e fazem parte da história do Município.

A Guerra do Paraguai
Em represália à intervenção no Uruguai, no dia 11 de novembro de 1864, Francisco Solano López ordenou que fosse apreendido o navio brasileiro Marquês de Olinda. No dia seguinte, o navio a vapor paraguaio Tacuari apresou o navio brasileiro, que subia o rio Paraguai rumo à então Província de Mato Grosso, levando a bordo o coronel Frederico Carneiro de Campos, recém-nomeado presidente daquela província e o médico Antônio Antunes da Luz, entre outros. A tripulação e passageiros foi feita prisioneira e enviada à prisão, onde todos, sem exceção, sucumbiram à fome e aos maus tratos.
Sem perda de tempo, as relações com o Brasil foram rompidas e já no mês de dezembro o sul de Mato Grosso, atual Mato Grosso do Sul, foi invadido, antes mesmo de qualquer declaração formal de guerra ao Brasil, que só foi feita no dia 13 de dezembro. Três meses mais tarde, em 18 de Março de 1865, López declarou guerra à Argentina, que exigia neutralidade no conflito e não permitira que os exércitos paraguaios atravessassem seu território para combater no Uruguai e invadir o sul do Brasil.[7] Quando as notícias dos acontecimentos começavam a chegar a Dom Pedro II e seu ministério no Rio de Janeiro, capital do Império, em março de 1865 as tropas de Solano López penetraram em Corrientes (Argentina), visando o Rio Grande do Sul e o Uruguai, onde esperavam encontrar apoio dos blancos. O Uruguai, já então governado por Venâncio Flores, instalado pelo Governo Imperial brasileiro, solidarizou-se com o Brasil e a Argentina.

O Paraguai invade o Rio Grande do Sul
Simultaneamente ao ataque naval, uma força de 10.000 paraguaios atravessou a província argentina das Missões. Alcançando o Rio Uruguai, a força se dividiu em 2 (duas) colunas e rumaram para o sul, marchando em ambas as margens do rio. O Tenente-coronel Antonio de la Cruz Estigarribia, o comandante geral, liderou cerca de 7.500 homens na margem leste, e o Major Pedro Duarte comandou 5.500 homens na margem oeste. Os paraguaios encontraram pouca resistência dos argentinos na margem oeste ou dos brasileiros na margem leste. López acreditava que se conseguisse controlar o Rio Grande do Sul e invadir o Uruguai, os escravos brasileiros iriam sublevar-se e os recém expulsos blancos uruguaios voltariam a pegar em armas. Além disso, emissários paraguaios incitaram a sedição entre as tropas irregulares formadas por Urquíza em Entre Ríos. Urquíza, que havia recebido o comando da vanguarda aliada, voluntariou-se para retornar à província e restaurar a ordem. Em vez disso, ele retornou ao seu rancho, aumentou sua fortuna vendendo cavalos aos aliados, e as tropas irregulares desertaram para suas fazendas e ranchos. O Coronel Estigarribia atravessou o Rio Uruguai e ocupou sucessivamente, de junho a agosto, as povoações de São Borja, Itaqui e Uruguaiana. Os contatos com o Major Duarte foram interrompidos pelo assédio de duas embarcações armadas brasileiras, comandadas pelo Tenente Floriano Peixoto, e pelo pântano que os separavam. 
O presidente uruguaio Flores decidiu atacar a menor das forças paraguaias. Em 17 de agosto, na batalha de Jataí, na margem direita do rio Uruguai, a coluna sob as ordens do major Pedro Duarte, a qual pretendia chegar ao Uruguai, foi detida por Flores.

Rendição de Uruguaiana e o recuo das tropas paraguaias
Em 16 de julho, o Exército Brasileiro chegou à fronteira do Rio Grande do Sul e logo depois cercou Uruguaiana. A tropa recebeu reforços e enviou pelo menos três intimações de rendição a Estigarribia. Em 11 de setembro Dom Pedro II chegou ao local do cerco, onde já estavam os presidentes argentino Bartolomé Mitre e uruguaio Venancio Flores, além de diversos líderes militares, como o Almirante Tamandaré. As forças aliadas do cerco contavam então com 17.346 combatentes, sendo 12.393 brasileiros, 3802 argentinos e 1220 uruguaios, além de 54 canhões. A rendição veio em 16 de setembro quando Estigarribia entrou em acordo em relação as condições exigidas.
Encerrava-se com esse episódio a primeira fase da guerra, em que Solano López lançara sua grande ofensiva nas operações de invasão da Argentina e do Brasil.
No início de outubro, as tropas paraguaias de ocupação em Corrientes receberam de López ordem para retornar a suas bases em Humaitá. Nessa altura, as tropas aliadas estavam-se reunindo sob o comando de Mitre no acampamento de Concórdia, na província argentina de Entre Ríos, com o marechal-de-campo Manuel Luís Osório à frente das tropas brasileiras. Parte destas deslocou-se para Uruguaiana, onde foi reforçar o cerco a esta cidade pelo exército brasileiro no Rio Grande do Sul, comandado pelo tenente-general Manuel Marques de Sousa, barão e depois Conde de Porto Alegre. Os paraguaios renderam-se no dia 18 de Setembro de 1865. Nos meses seguintes, as tropas aliadas, com Mitre como comandante-chefe, libertavam os últimos redutos paraguaios em território argentino, as cidades de Corrientes e São Cosme, na confluência dos rios Paraná e Paraguai, no final de 1865. No fim do ano de 1865, a ofensiva era da Tríplice Aliança. Seus exércitos já contavam mais de 50 mil homens e se preparavam para invadir o Paraguai.

O Tratado da Tríplice Aliança
No dia 1°. de maio de 1865, o Brasil, a Argentina e o Uruguai assinaram, em Buenos Aires, o Tratado da Tríplice Aliança, contra o Paraguai.
As forças militares da Tríplice Aliança eram, no início da guerra, francamente inferiores às do Paraguai, que contava com mais de 60 mil homens e uma esquadra de 23 vapores e cinco navios apropriados à navegação fluvial. Sua artilharia possuía cerca de 400 canhões. As tropas reunidas do Brasil, da Argentina e do Uruguai, prontas a entrar em ação, não chegavam a 1/3 das paraguaias.
A vantagem dos brasileiros estava em sua marinha de guerra: 42 navios com 239 bocas de fogo e cerca de quatro mil homens bem treinados na tripulação. E grande parte da esquadra já se encontrava na bacia do Prata, onde havia atuado, sob o comando do Marquês de Tamandaré, na intervenção contra Aguirre.
A infantaria brasileira que lutou na Guerra do Paraguai não era formada de soldados profissionais, mas pelos chamados Voluntários da Pátria, cidadãos que se apresentavam para lutar. Muitos eram escravos enviados por fazendeiros e negros alforriados. A cavalaria era formada pela Guarda Nacional do Rio Grande do Sul. Segundo o Tratado da Tríplice Aliança, o comando supremo das tropas aliadas caberia a Bartolomeu Mitre, presidente da Argentina. E foi assim na primeira fase da guerra.

Seminário internacional sobre Humanização em Saúde ocorre em outubro

Durante os dias 3, 4 e 5 de outubro acontecerá o I Seminário Internacional Interdisciplinar: Humanização em Saúde, no teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa, em Uruguaiana. O evento é voltado para a participação de estudantes, professores do Campus local da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), profissionais da saúde e comunidade em geral.
A temática Humanização foi escolhida por ser considerada uma política importante para os serviços de saúde, que também são cenários de prática da formação em saúde. É uma nova visão de atendimento ao paciente/usuário/colaborador/gestor e possibilita um trabalho qualificado. Segundo a organização do evento, o assunto está em discussão há décadas e nos últimos anos vem ganhando destaque na literatura científica e em pesquisas voltadas às ciências da saúde.
O seminário também terá a abertura do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde), uma parceria entre a Unipampa e a Secretaria Municipal de Saúde, apoiados pelo Conselho Municipal de Saúde de Uruguaiana. O programa visa atender às necessidades de saúde da população, qualificando a atenção e a formação dos profissionais da saúde de acordo com as diretrizes do SUS.
Além do apoio do Pró-Saúde, o evento conta com a parceria do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde Redes de Atenção), do Programa de Educação Tutorial (PET/MEC) e do Programa de Extensão Práticas Integradas em Saúde Coletiva (Proex/MEC/Pisc).

Armas de fogo: Fatos e mitos (I)

Mito: Grande parte dos homicídios em território nacional é cometida por cidadãos comuns, e não por bandidos

Fato: Considerando que apenas um décimo dos homicídios que acontecem por ano no Brasil é esclarecido pela polícia, é impossível precisar os autores e as causas em sua totalidade. Para o jurista e ex-promotor de Justiça, Luiz Flávio Gomes, o Brasil tem uma média de apenas 5% de resolução de homicídios. Já de acordo com estudo de José Pastore, professor da Universidade de São Paulo (USP), 82% dos crimes esclarecidos no Estado são cometidos por criminosos reincidentes.

Ed. 2189 - 190 em ação

Menor armado
Na madrugada de terça-feira, 17/9, um menor de 17 anos foi apreendido em flagrante pela Brigada Militar por porte ilegal de arma de fogo. Os policiais abordaram o menor na Rua Érico Veríssimo e, durante revista pessoal encontraram um revólver calibre 22, de fabricação Argentina. O adolescente foi encaminhado à Delegacia de Polícia.

Criança atropelada
Uma criança de cinco anos brincava na calçada de casa quando foi atropelada por uma motocicleta. A mãe do menino não soube descrever a moto ou o motorista, que fugiu do local sem prestar socorro à vítima; no entanto, segundo informações o motorista seria vizinho da família. O acidente aconteceu por volta de 18h de segunda-feira, 16/9,

Menina assaltada na saída da escola
Na esquina da Escola Marechal Candido Rondon, na Rua Iris Valls, uma adolescente foi assaltada às 14h30min de segunda-feira, 16/9. P.W. saía da escola e ao chegar à parada de ônibus foi abordada por três indivíduos; um deles agarrou seu braço e lhe tomou o telefone celular. A Brigada Militar fez buscas no local, mas ninguém foi encontrado.

Mãe dá parte do filho
A mãe de um adolescente de 16 anos prestou queixa contra o filho na polícia na última terça-feira, 16/9. Segundo ela, o filho é dependente químico e invadiu sua casa, de onde furtou diversos objetos, entre eles um cortador de grama, um tablet e um celular e 20 facas.

Prisão domiciliar
Um homem de 22 anos foi abordado pela Brigada Militar, em via pública quando deveria estar em casa. J.V.S.M. cumpre pena em regime semiaberto e foi encontrado no bairro Cristal. Como foi constatado que o homem descumpriu as normas da prisão domiciliar, ele foi encaminhado ao Instituto Penal. O fato o ocorreu na tarde de terça-feira, 17/9.

Maria da Penha
Mais um homem foi denunciado pela ex-companheira por descumprimento de medida protetiva. Segundo ela, o ex-companheiro A.B.G. esteve em sua casa, no bairro Cidade Nova e lhe agrediu com empurrões enquanto a ameaçava. Ela contou que já havia sido agredida pelo mesmo, o que a levou e registrar ocorrência policial e solicitar as medidas proteção, no entanto, o homem não a respeita e poderá ter a prisão solicitada à Justiça pelo delegado de policia que cuida do caso.

Quadrilha assalta moto taxista para levar dois capacetes

Um moto taxista foi assaltado no início da madrugada de quarta-feira, 18/9, no bairro Santo Antônio. Dulhano da Silva, de 20 anos, foi preso em flagrante em sua residência, com os dois capacetes roubados da vítima, que o reconheceu como um dos autores do crime. O assalto, segundo o delegado Marco Pepe, foi praticado por cinco indivíduos, após a vítima parar sua motocicleta para “ir ao banheiro”. A vítima foi ferida durante o assalto, pois foi atacada a pedradas pela quadrilha que, além de usar pedras, também portava facas.
Ao ser acionada, a Brigada Militar fez contato com a Polícia Civil que também deu início as buscas. Apenas Dulhano foi preso, mas a Polícia Civil trabalha para identificar os demais bandidos.
Em razão do feriadão que se inicia amanhã, os órgãos da área de segurança pública reforçaram suas atividades para garantir que neste ano não tenhamos crimes bárbaros como a degola da universitária Ana Carolina Colazzo, covardemente assassinada por Leonardo Matte na saída de um “piquete” improvisado no centro da cidade, ou de Rodrigo Aguiar Moreira, morto pelo ex-companheiro de sua ex-companheira.

Maconheiro dá calote em motel

Um homem foi preso em flagrante após fugir sem pagar a conta, de um motel localizado na saída da cidade, em direção à Barra do Quaraí; o homem ainda causou danos ao portão enquanto saía e foi abordado nas proximidades do estabelecimento, dirigindo um veículo Gol sob efeito de substancia entorpecente. Com ele, os policiais encontraram R$ 4.550 e, no quarto de motel que utilizou foi encontrado 43,85 gramas de maconha. Ele foi encaminhado a Delegacia de Polícia para lavratura do flagrante e foi liberado após pagar a fiança e os débitos e prejuízos do motel. Ele responderá inquérito policial em liberdade.

Foz promove mateada informativa no "Jonfa"



Em comemoração à semana farroupilha a Foz promoveu na última terça-feira, uma mateada informativa com alunos e professores da Escola João Fagundes.
Na ocasião os participantes receberam palestra de educação ambiental, foram orientados sobre os benefícios do saneamento, as obras de esgotamento sanitário e a correta forma de utilização das redes de esgoto. Tudo aconteceu em um clima muito agradável, com chimarrão e prosa, ao modo gaúcho de ser. 
“Fico feliz em saber que estão realizando investimentos para coletar e tratar os esgotos na minha cidade. Sei que isso é muito importante para meu futuro. Mas para tudo dar certo, o importante é as pessoas fazerem sua parte”. Declarou a aluna da 7 ª série, Geovana Nardo. 
Esta ação faz parte do Programa de Educação Socioambiental promovido pela empresa, que tem o objetivo de conscientizar os uruguaianenses sobre a importância de se conectarem à rede de esgoto e assim, participarem ativamente na construção de uma cidade com mais saúde e qualidade de vida para todos. 
“Trabalho fortemente os temas de sustentabilidade com meus alunos. Temos que conscientizá-los sobre importância de cuidar do meio ambiente. A Foz já está construindo saneamento em Uruguaiana, que é uma nova realidade. Agora o importante é informar, precisamos orientar as pessoas.” Frisou a professora Gislaine Coronel.
Através de ações como esta, a Foz reitera seu compromisso social e educador em Uruguaiana. A empresa também desenvolve o Programa Foz do Saber, que tem a proposta de ir até as escolas e realizar palestras sobre saneamento e educação ambiental . 
Desta forma, a organização contribui para a cidadania e a sustentabilidade na comunidade. As palestras podem ser agendadas pelo site www.foz.com.br ou através do telefone 55 2102-6342.

Moradores encontram granada de mão na Cidade Nova


Uma granada de mão foi encontrada na Rua Hércules Alaor Bom, nas proximidades do número 288, no bairro Cidade Nova, na tarde desta quarta-feira, 18/9. A Brigada Militar recebeu a informação de populares através do 190, e suspeita-se que a granada seja de fabricação argentina, mas não há qualquer pista que conduza a informações sobre como o artefato foi parar em via pública. O caso está sendo investigado.

Pouco depois da descoberta, as autoridades determinaram que a gramada seria detonada no local, porém, até o final desta edição ainda não havia informação sobre quem realizaria o procedimento:a Brigada Militar, através do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), de Porto Alegre, ou Exército, que esteve no local a fim de estudar a situação, mas decidiu não realizar nenhum procedimento até o momento.


Granada de mão
É um artefato bélico com uma câmara interna que leva uma carga de arrebentamento, o qual, em geral se lança a pequena distância com as mãos
Granadas de mão funcionam de maneira mais ou menos uniforme, sejam elas de explosão, de fragmentação, de fumaça, de impacto, incendiárias, lacrimogêneas, de gás ou com capacidade de iluminar. Um pino ou cavilha de segurança é retirado da granada antes que ela seja lançada, acionando um dispositivo que dispara uma espoleta. A espoleta incendeia-se, detonando a carga explosiva, e a granada explode, rompendo o invólucro. Conforme o tipo, são usadas contra pessoas ou veículos de transporte blindados, para incendiar ou como meio de identificação, sinalização ou iluminação.
O coquetel molotov, feito com garrafas de vidro cheias de parafina e combustível, pode ser considerado também um tipo de granada.

Falta de material impede realização de exames preventivos

A secretária de Saúde confirmou à nossa reportagem a informação já repassada por pacientes que ao procurarem por postos de saúde de Uruguaiana com o intuito de realizar exame preventivo, foram informadas de que o procedimento não estava sendo realizado devido á falta de material. Segundo a secretária Saionara Marques, a Secretaria de Saúde enfrenta este problema devido ao atraso no processo licitatório para a compra de materiais. “Enfrentamos problemas quanto a licitações, mas já está tudo sendo solucionado”, informou Saionara. De acordo com ela, a coleta do lixo da Secretaria, bem a limpeza dos postos está sendo realizada normalmente.

Felice chega ao banco dos réus por crime contra a administração pública

Felice chegou ao Fórum acompanhado de Catarina,
assessora parlamentar de sua esposa, Elisabete Bretas,
onde já o aguardava o também assessor de sua esposa,
advogado Caciano Ferreira, defensor do marido da patroa.
O ex-prefeito Sanchotene Felice, esteve em Uruguaiana no último dia 18/9, para responder perante a Justiça pelos gastos de dinheiro público com auto-promoção.
A audiência realizada na tarde de quarta-feira refere-se ao programa radiofônico Uruguaiana Vencerá. A ação por crimes contra a administração pública perpetrados por Felice foi movida a partir de denúncias feitas pelos ex-vereadores Clemente Correa e Mauro Brum, ao Ministério Público de Contas. Os então vereadores apontaram o uso indevido da máquina pública, alegando a auto promoção do governante que aplicava valores exorbitantes no programa transmitido em cadeia radiofônica, onde apesar de ele alegar ser um espaço público, o ouvinte só participava se tivesse algo positivo a falar sobre Sanchotene.
Sanchotene chegou ao Fórum por volta das 14h40 min, acompanhado de uma assessora, e entrou apressadamente no prédio. O advogado Caciano Sgorla, também funcionário de confiança da Assembleia Legislativa do Estado, lotado no gabinete da esposa do réu, deputada Elisabete Felice, o aguardava no saguão de entrada para advogar em defesa do “marido da chefa”. Na lista de cargos de confiança da Assembleia Legislativa, Caciano tem uma remuneração de R$ 7.148,91. Apesar de, em tese, funcionário de confiança ter liberdade de horários, já que pode prestar serviços em horários não habituais, o fato de atuar em defesa de Sanchotene em dia de expediente normal é, no mínimo, estranho.
Além de Sanchotene Felice, foram ouvidos na instrução o secretário de Educação, Delmar Kaufmann, e os ex-vereadores Kiko Barbará, Clemente Corrêa e Mauro Brum.

Painel - Ed. 2189

Uncme I
A professora Maria do Carmo Flores, diretora da Casinha da Emília, foi eleita 1ª secretária da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação do Rio Grande do Sul. A eleição ocorreu em Santa Maria, durante o IV Encontro Estadual da Uncme-RS, e contou com a participação de 82 municípios presentes no Conselho Pleno da Entidade.

Uncme II
Maria do Carmo acumulará a secretaria com o cargo de coordenadora regional dos conselhos municipais de educação da Amfro.

Outubro Rosa 
Apesar das reclamações da falta de material para a realização do exame preventivo ao Câncer de Colo de Útero, o Governo Municipal anunciou ontem a realização da Campanha Outubro Rosa. Espera-se que até lá o problema já tenha sido solucionado. 

Transporte 
O movimento deflagrado pelos acadêmicos da Unipampa no mês de agosto em busca de melhorias no transporte coletivo não surtiu efeitos. As autoridades não cumpriram com o prometido e o serviço continua precário. Os ônibus continuam deixando acadêmicos “na mão”. 

Chafariz da Praça
O prefeito Luiz Augusto Schneider, acompanhado da vice-prefeita, Neraí Santos Kaufmann, vistoriou as obras de manutenção e pintura do chafariz da Praça Barão do Rio Branco. Em seguida ele estará funcionando novamente. 

Estância de São Pedro
O prefeito Luiz Augusto Schneider, acompanhado do secretário municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, Jorge Prestes Lopes; do secretário municipal de Transportes, Eloy Arcídio Trojan, e da sub-coordenadora da 4ª. Região Tradicionalista, Eliane Rezes, visitou o Parque Estância de São Pedro, localizado na Esplanada da Estação, numa promoção do ballet da professora Maria Eugênia e a Prefeitura Municipal. O Parque, dedicado aos usos e costumes do gaúcho, pode ser visitado gratuitamente das 8h às 12h, e das 14h às 18h. 

Emprego 
O secretário municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, Jorge Prestes Lopes informa as vagas disponíveis na Agência Municipal de Emprego, que funciona na Esplanada da Estação (antiga Viação Férrea), na rua dos Andradas, junto a Praça Dom Hermeto. Telefone 3411-9901. Na Agência Municipal de Empregos tem vagas para costureira, secretária, secretária-executiva, vendedor interno, gerente de loja, operador de caixa, faxineira, cabeleireira, manicure, garçom, garçonete, padeiro, empacotador e técnico de impressão e acabamento. 

Educação I
A educação a distância (EAD) cresceu mais que a educação presencial de 2011 a 2012. Em um ano, houve um aumento de 12,2% nas matrículas da EAD, enquanto a educação presencial teve um aumento de 3,1%. Apesar do crescimento, o ensino a distância ainda representa 15,8% das matrículas. Os dados são do Censo da Educação Superior de 2012, divulgados hoje (17) pelo Ministério da Educação (MEC). O índice do ensino fora de sala de aula ainda é baixo, segundo o ministro da Educação, Aloizio Mercadante. Quando olha para a OCDE [Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico], quase a metade das vagas é a distância.

Educação II
No ensino presencial, o ministro destacou o crescimento das matrículas nos cursos tecnológicos, que aumentaram 8,5% de 2011 a 2012. Segundo Mercadante, o crescimento foi significativo, embora os cursos concentrem apenas 13,5% das matrículas. As matrículas de bacharelado cresceram 4,6% e representam 67,1% do total, enquanto nos cursos de licenciatura, o crescimento foi 0,8% - 19,5% das matrículas são em licenciatura. Quanto ao turno, em 2012, mais de 63% dos alunos dos cursos presenciais de graduação estudavam à noite. Na rede privada, 73% das matrículas é nesse turno. Na rede federal, a maior parte das matrículas, 70% é no turno diurno. O ministro explica que o ensino noturno é importante para que parcela da população que precisa trabalhar tenha acesso ao ensino superior.

Educação III
Os cursos com maior número de alunos no Brasil são administração (833.042), direito (737.271) e pedagogia (602.998). Em seguida vem ciências contábeis (313.174), enfermagem (234.714), engenharia civil (198.326), serviço social (172.979), psicologia (162.280), gestão de pessoal (157.753) e engenharia de produção (129.522). O censo aponta que o ensino superior atingiu, no ano passado, 7.037.688 de matrículas na graduação, o que representa crescimento de 4,4% em relação a 2011. O número de calouros foi 2.747.089, um crescimento de novas matrículas de 17,1% em relação a 2011. O número de concluintes teve uma variação menor, 3,3%, passando de 1.016.713 em 2011 para 1.050.413 em 2012.

Semana Farroupilha I
A Câmara Municipal foi espaço de homenagens aos gaúchos que fazem das tradições nativas um legado durante a sessão solene na noite de terça-feira. O agropecuarista Divino Camponogara recebeu a Medalha de Ouro, por proposição da vereadora Jussara Osório, que reconheceu a contribuição do homenageado para o crescimento de Uruguaiana. “Nesta data de relembrarmos as passagens deste povo de homens fortes e valentes, temos o exemplo de tradição e de orgulho estampado no dia a dia”, afirmou. 

Semana Farroupilha II
Na presença de tradicionalistas, familiares e amigos, a Comissão Organizadora da Semana Farroupilha proferiu três honrarias a personalidades que demonstram, com hombridade, o amor pelo Rio Grande. Foram laureados Enrique Padilha Severo, Daiane Brum Corrêa, com o troféu Mulher Gaúcha, e Érico Comis, em homenagem póstuma.