sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Isabela mostra que skate também é coisa de menina

Isabela Lima, de 25 anos tem uma paixão diferente em sua vida – o skate. Diferente da maioria das mulheres que opta pela academia, pelo voleibol e até mesmo futebol, Isabela escolheu o skate com atividade física e mental, já que ele o ajuda a enfrentar os desafios do dia a dia. 
Campeã do Circuito de Skate do Interior realizado neste mês, Isabela conheceu o esporte de perto aos 21 anos, através do marido Marcelo, praticante de skate. No ano seguinte, a jovem já estava participando de competições, chegando á conquista o vice-campeonato gaúcho, em 2012. O título deu a ela a chance de disputar o campeonato brasileiro, porém, devido á falta de apoio, a skatista acabou não participando. “Não temos apoio. Somente a loja Capeta apóia os skatistas em Uruguaiana”, disse ela. 
Isabela conta que o preconceito foi o maior desafio enfrentado nestes anos de pista. “Uma vez fui destratada por uma senhora dentro de um ônibus, em Gravataí. Ao me der com o skate na mão, ela exigiu que eu descesse, pois segundo ela, um skatista não merecia ocupar o mesmo espaço que uma pessoa abençoada”, contou Isabela. 
Em Uruguaiana, Isabela sofreu preconceito semelhante, aliás, não somente ela, mas todos os skatistas que treinam na pista do Parcão. Isabela conta que o grupo encontrou um cão ferido nas proximidades e que passou a cuidar e alimentar o mesmo. Aos poucos o cão foi se recuperando, até que apareceu um rapaz para adotá-lo. Enquanto o rapaz conversava com uma senhora que caminha no Parcão, o grupo aguardava atentamente pela adoção do cãozinho, foi então que a senhora apontou os skatistas como sendo os responsáveis pelo estado do animal. “Ela disse que éramos nós os agressores, nos apontando como marginais. Mal sabia aquela senhora que nos éramos que havíamos o salvado”, finalizou. 
Isabela é mais uma prova de que o Skate é um esporte saudável e praticado por pessoas do bem. 

Isabela Lima 
S.I.G. participa desde 2011, 25, começou a andar aos 21 anos, motivada pelo marido que era skatista. 2012 II no Circuito Gaucho, perdeu a oportunidade de participar do brasileiro por falta de apoio. Na pista de skate, só ela.


Estudantes do Senac Uruguaiana desenvolvem projeto sustentável

A intenção é despertar para a redução do consumo de copos plásticos
Que o consumo de copos plásticos é um problema na geração de lixo, todo mundo sabe. Alternativas para a solução deste problema é que devem ser cada vez mais idealizadas e colocadas em prática. Foi com essa intenção que os estudantes do Curso Técnico em Administração do Senac Uruguaiana desenvolveram um projeto sustentável, que visa a adesão de garrafinhas, em vez de copos plásticos. 
No dia 4 de outubro, os estudantes organizaram palestras nos turnos da manhã, tarde e noite, conversando com todos os demais estudantes de diferentes cursos da escola. O ambientalista Kaôe Mazui, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, também prestigiou o evento. 
Para colocar em prática a ideia da redução dos copos plásticos, durante os intervalos, os estudantes estão vendendo as garrafas na escola. Outra iniciativa deles foi a implantação de lixeiras para descarte correto de resíduos orgânicos e secos, para aproveitar o material reciclável. O dinheiro para instalar as lixeiras foi levantado por meio de doações e de uma rifa beneficente.

Câmara sugere medida para evitar evasão de policiais civis

A Câmara Municipal de Uruguaiana indicará ao Poder Executivo a concessão de auxílio-moradia aos investigadores, inspetores, escrivães e comissários da polícia civil lotados no município. A sugestão do vereador Ronnie Mello propõe convênio com o Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública para a disponibilização do valor de 50% do salário-mínimo aos servidores ativos deste setor para despesas com moradia.
A proposta tem o objetivo de manter completo o efetivo da polícia civil considerando os índices de evasão no município. “A distância de Uruguaiana de outras localidades e a criminalidade da fronteira são fatores consideráveis para investirmos em benefícios aos servidores da área da Polícia Civil para evitar transferências”, considerou o vereador. A indicação acatada pelos demais parlamentares busca estimular a permanência do efetivo para prestar o serviço de segurança reconhecidamente essencial à Uruguaiana.

BM encontra motos furtadas em Uruguaiana em depósito em Libres

Oito motocicletas furtadas ou roubadas de Uruguaiana foram localizadas em Paso de los Libres. Os veículos foram localizados na última segunda-feira, 14/10, por policiais militares do setor de Inteligência da Brigada Militar e estavam em um depósito municipal daquela cidade. Segundo a Brigada Militar, foram identificadas as seguintes motos: Honda CG 125 Fan preta, placa INQ 5996; Honda C100 Biz prata, placa IML 0651; Honda C100 Biz vermelha, placa IIF 4392; Honda CG 125 Fan preta, placa INZ 1038; Honda CG 125 Fan preta, placa IPG 7272; Yamaha YBR 125 preta, placas ILO 2677; Yamaha/IBR 125 verde, placas INP 0467 e Honda C100 Biz azul, placas IJA 0061.
Conforme a Brigada Militar, esta é a segunda visita dos policiais aos depósitos. Na primeira, que ocorreu último dia três, cinco motocicletas furtadas ou roubadas em Uruguaiana foram encontradas.
As motos encontradas foram identificas através do número do chassi, pois estão sem placas e algumas foram pintadas, alterando a cor original. Todas as motocicletas foram apreendidas por infrações de trânsito, enquanto eram conduzidas por motoristas argentinos. 
Segundo a Diretoria de Trânsito de Paso de los Libres, para que os veículos sejam restituídos os proprietários deverão comparecer no Depósito da Direção de Trânsito de Paso de los Libres, localizado na Rua Madariaga, 737, na cidade vizinha. O proprietário deve levar documentos pessoais, documentos do veículo e cópia da ocorrência de furto ou roubo.
Conforme a Brigada Militar este trabalho vai ser intensificado e, os resultados serão passados à comunidade informando os veículos que foram identificados. “O esforço para combater esse tipo de delito, somado ao entrosamento com os demais órgãos de Segurança da Fronteira, resulta no cerco aos meliantes e quadrilhas que atuam em nossa região”, avalia o setor de Inteligência da BM.
As ações e o entrosamento estão dando resultados. Na manhã de ontem, 16/10, um homem foi preso em flagrante ao tentar cruzar a fronteira com uma motocicleta furtada. Segundo o delegado que lavrou o flagrante, Rodrigo Morale, o homem foi abordado pela GendarmeriaNacional Argentina quando tentava ingressar naquele país, mas foi impedido porque não portava os documentos do veículo. Ao constatar que se tratava de um veículo furtado, a Gendarmeria avisou o setor de Inteligência da Brigada Militar e trouxe o acusado até a ponte. Já em solo brasileiro, a BM fez a prisão e apresentou o suspeito na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA). O Delegado não quis divulgar o nome do acusado, mas a reportagem do Jornal Cidade levantou que se trata de Rafael Correa Dornelles.

PC prende suspeito de executar apenado na última quinta-feira

A Polícia Civil prendeu um homem de 33 anos na tarde de terça-feira, 15/10, por volta de 16h30min. Ele é suspeito de ser o autor do homicídio ocorrido na última quinta-feira, 10/10, e que vitimou Willian de Almeida Rodrigues, de 24 anos.
O crime ocorreu no início da manhã, às 7h,logo após a saída da vítima para trabalhar, do Instituto Penal de Uruguaiana (IPU), onde cumpria pena em regime semiaberto. Ao contornar a esquina das ruas Gregorio Beheregaray com Sete de Setembro, Willian foi executado com cinco tiros; dois na cabeça, dois no peito e um nas costas.
O delegado Marcelo Kaner Teixeira Nunes,titular da 1ª Delegacia de Polícia, explica que se trata de uma prisão temporária e diz que não pode divulgar maiores informações sobre o caso para não atrapalhar a investigação. Kaner preferiu não divulgar o nome do suspeito, porém, a reportagem do Jornal Cidade averiguou que se trata de Ilson Ivan Paim Vieira, de 33 anos. Ele foi levado à Penitenciária Modulada.

Irmão de jovem morto no domingo é vítima de tentativa de homicídio

O homicídio ocorrido no último domingo, 13/10, na “esquina da morte”, entre a Rua 15 de Novembro com Dr. Maia segue sob investigação da Polícia Civil e até o momento os dois homens apontados como autores, os irmãos Ferreira Fernandes, Luís Talipe e João Vagner, ainda não foram presos. A vítima, Wildson da Silva de Souza, de 19 anos foi morto a tiros e, testemunhas reconheceram os autores.
Na segunda-feira, 16/10, o irmão da vítima, Ivandro da Silva de Souza, foi vítima de uma tentativa de homicídio e aponta Luís Talipe como autor. Ele relatou à polícia que saía de casa de motocicleta, no bairro Profilurb, para voltar ao velório do irmão e, ao chegar à Rua Setembrino de Carvalho percebeu que estava sendo seguido por uma motocicleta Honda Bros preta, tripulada por dois homens, e que viu pelo espelho quando o carona puxou um objeto metálico, que julgou ser um revolver. Neste momento acelerou para fugir e ouviu cinco estampidos. Ivandro relatou ainda que, após os disparos, os homens fugiram e que foi atrás deles até a Vila Betânia e que pode identificar o caronaque efetuou os disparos como sendo Luís Talipe, que efetuou ainda mais um disparo contra a vítima.
Segundo o delegado Marcelo Kaner Teixeira Nunes, titular da investigação, este fato também está sendo averiguado. Ele destaca que ainda não é possível afirmar que o atirador seja o mesmo suspeito de matar Wildson, pois não há testemunhas. “Temos algumas informações, mas não é possível divulgar ainda para não prejudicar o andamento das investigações”, disse.

Homem mantém ex-mulher e filho como reféns

Um rapaz de 18 anos mantém desde o meio dia de ontem, a ex-companheira e o filho de dois anos, como reféns. Segundo a Brigada Militar, o homem é dependente químico em recuperação, recebe medicamentos do CAPS AD e na manhã de ontem invadiu a casa dos avôs da ex-esposa armado de faca. Martina e o filho estavam sozinhos em casa quando houve a invasão. Os vizinhos acionaram a Polícia ao ouvirem os gritos de socorro. A Brigada Militar local tentou negociar com Adroaldo Dias Filho, mas houve recusa. O capitão Damião, destacado em São Borja e que possui curso para comandar estes procedimentos foi solicitado pelo comando do 1º Bpaf, chegando ao município por volta das 17h. Até o fechamento desta edição, a Polícia continuava no local. A avó de Martina disse que Adroaldo era um menino bom, mas que se perdeu nas drogas. “Ele é muito ciumento, não aceita o fim”, disse a avó apavorada. 
Martina nunca teria morado com Adroaldo. “Eles eram namorados, ela se apaixonou aos 14 anos e em seguida engravidou. Depois disso, ela foi embora pra São Leopoldo morar com a mãe, mas sempre que vinha a Uruguaiana se encontrava com ele. De um tempo pra cá ela desistiu do relacionamento, mas ele não aceita”, relatou. 
A Polícia disse a intenção é provocar a sua rendição e que a orientação é mantê-lo sempre em contato visual. “Queremos que tudo acabe bem e que ninguém se machuque. Manteremos sob nosso contato visual o tempo todo e se ele sair do nosso alcance, tomaremos outras providencias”, explicou o comandante do 1º Bpaf. 
A Brigada continuava no local até o fechamento desta edição. 

Prefeito proíbe comercialização de materiais recicláveis queimados

O prefeito Luiz Augusto Schneider, acompanhado do secretário municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, Jorge Prestes Lopes, e do assessor de Imprensa, Rubens Montardo Junior; assinou o Decreto Nº. 423/2013, que proíbe a comercialização de materiais recicláveis, na condição que menciona. O prefeito Luiz Augusto Schneider afirma que considerando as constantes ocorrências de focos de incêndios na área do Lixão Municipal, principalmente quando registradas altas temperaturas no município de Uruguaiana; considerando que em várias oportunidades os incêndios têm se prolongado além da tolerância dos órgãos governamentais; considerando que a fumaça produzida naquele local carrega resíduos prejudiciais à saúde da população; considerando que é dever do Poder Público adotar medidas de caráter preventivo, que possam desacelerar essas incidências; considerando que esses sinistros, além dos transtornos à comunidade, trazem sérios prejuízos ao meio ambiente; decreto que fica expressamente proibida a compra, armazenagem ou qualquer tipo de comercialização envolvendo materiais recicláveis queimados, por empresas estabelecidas no município de Uruguaiana/RS, independentemente da procedência. Aquele que descumprir a determinação constante deste Decreto ficará sujeito à notificação, multa e cancelamento do Alvará de Funcionamento, sem prejuízo das demais sanções cabíveis, nos termos da legislação em vigor.

Secretaria de Saúde oferece testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite

A Secretaria de Saúde do Município, através de um programa do Governo do Estado, realiza um teste rápido capaz de detectar a doença em 15 minutos. Segundo a secretária Saionara Silveira, o exame não precisa ser agendado, basta que o paciente vá a Secretaria e solicite o serviço. Diante do interesse, os enfermeiros estarão recolhendo as amostras de sangue e encaminhando ao laboratório da Secretaria. O resultado sai em poucos minutos. 
A mortalidade por Aids no Brasil e no México está em tendência de queda, aponta estudo feito pela Universidade de Washington, nos Estados Unidos, e publicado ontem na revista Aids, com dados de países de todo o mundo. Os dois países oferecem acesso universal aos antirretrovirais.
Dados do Ministério da Saúde mostram que a Aids é a 13ª causa de morte no País, que registra 38 mil novos casos e cerca de 12 mil mortes ao ano por causa da doença. Em dez anos, a mortalidade caiu 12,7%.
Para chegar aos resultados, a pesquisa analisou o “peso” da doença nos países, levando em consideração um indicador chamado Dalys, que avalia não apenas os casos de morte, mas também os anos de vida perdidos por incapacidade prematura.
Considerando apenas a América Latina, o estudo aponta que o HIV ainda está entre os dez principais motivos da perda de anos de vida em 4 dos 17 países – Colômbia, Honduras, Panamá e Venezuela, enquanto no Brasil ele aparece entre uma das 25 mais importantes causas.

Outubro Rosa

Secretária diz que procura por exames é positiva
A Secretaria da Saúde realiza desde o início deste mês, a campanha de conscientização as mulheres quanto aos riscos do Câncer de Mama e Colo de Útero. Trata-se do Outubro Rosa, que em Uruguaiana já atendeu centenas de mulheres. Segundo a secretária Saionara Silveira, a procura diária pelos postos de saúde tem sido positiva. 
Todos os dias, a Secretaria de Saúde e os postos disponibilizam 50 consultas e os exames são encaminhados para análise. Os resultados devem chegar em 30 dias. 
No Outubro Rosa, movimento mundial surgido na década de 90 em Nova York para conscientização sobre o câncer de mama, as mulheres gaúchas são alertadas para a importância da realização da mamografia e do exame clínico para o diagnóstico precoce do câncer de mama a partir dos 40 anos. Enquanto nos demais estados do Brasil a mamografia é indicada a partir dos 50 anos, o Rio Grande do Sul definiu, por lei estadual, que o rastreamento da doença deve iniciar aos 40.
Segundo o coordenador da Seção da Saúde da Mulher da Secretaria Estadual da Saúde (SES), Fernando Anschau, esta alteração na faixa etária para a realização da mamografia foi motivada pelos dados e estatísticas da doença. As gaúchas com 40 anos ou mais representam 36% do total de casos de câncer de mama, justifica.
A mamografia é a radiografia da mama e permite a detecção precoce do câncer, por ser capaz de mostrar lesões em fase inicial. O diagnóstico precoce é uma estratégia que contribui para a redução do estágio de apresentação do câncer.
Quando identificado em estágios iniciais, o câncer tem um prognóstico mais favorável e elevado percentual de cura, complementa Anschau. O primeiro passo é procurar o serviço de saúde mais próximo, onde os exames serão solicitados e encaminhados aos locais para a realização.

Secretário Eloy é recebido pela Ministra

Na última segunda-feira, em Brasília, em comemoração aos dez anos do Disque 100, a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH) entregou de forma simbólica, mil conjuntos de equipamentos para conselhos tutelares de todo o país. O conjunto é composto por um carro, cinco computadores, uma impressora multifuncional, um refrigerador e um bebedouro. Essa é considerada a composição mínima para o funcionamento dos conselhos. O prefeito Luiz Augusto Schneider foi representado no evento pelo secretário municipal de Ação Social e Habitação, Elton Vinícius Nicolas da Rocha, que manteve audiência com a ministra Maria do Rosário.
Segundo a ministra Maria do Rosário, o objetivo da entrega é valorizar as ações voltadas à proteção das crianças e dos adolescentes, por meio do fortalecimento dos conselhos tutelares. “Durante muito tempo, esses conselhos não receberam nada e, muitas vezes, ficaram sem possibilidade de trabalhar”, disse a ministra. Para ela, a distribuição dos equipamentos “é a garantia de que todas as crianças vão ter em cada conselho um carro que vai fazer com que o conselheiro consiga chegar ao lugar de atendimento, o que é o mínimo”. De acordo com a ministra, cabe à prefeitura complementar os equipamentos do conselho com a compra de mobiliário e acesso à internet e a telefone, por exemplo. O Estatuto da Criança e do Adolescente estabelece que o conselho tutelar tem por missão zelar, em nome da sociedade, pelos direitos da criança e do adolescente. Embora a sua existência esteja prevista em lei, muitos conselhos sofrem com a falta de estrutura. Dados do Disque 100, serviço que recebe ligações sobre violações de direitos humanos, mostram que, somente no primeiro semestre de 2013, foram encaminhadas 73.579 denúncias aos conselhos tutelares. Dados do Disque 100 mostram que o serviço prestou, de maio de 2003 a junho de 2013, mais de 3 milhões de atendimentos e registrou mais 430 mil denúncias relativas a violações de direitos de crianças e adolescentes. As denúncias são encaminhadas aos conselhos tutelares, ao Ministério Público e às delegacias para apuração e adoção das providências cabíveis.

Legislativo repudia ato de deputados na ponte

A Câmara Municipal aprovou o envio de moção de repúdio à Assembleia Legislativa em referência ao fomento da manifestação realizada na última terça-feira, dia 8, na Ponte Internacional que liga Uruguaiana a Paso de los Libres, pelos deputados Álvaro Boessio e João Fischer. A proposição do vereador Marcelo Lemos reprova o envolvimento dos parlamentares na paralisação contra o governo argentino quanto à liberação do acesso de produtos brasileiros ao mercado interno.

Foi destacado o prejuízo causado à região fronteiriça pela manifestação local em função de benefícios da região de produção calçadista. “Esses deputados praticam política demagógica e vergonhosa, atentando contra a nossa economia por razões que não são nossas” considerou Marcelo ao citar a improcedência do ato, determinada em decisão judicial, pelos transtornos locais que causou.

Irani Fernandes propõe audiência sobre segurança

O vereador progressista Irani Fernandes solicitou na terça-feira, a realização de audiência pública sobre segurança. 
“É alarmante o processo de insegurança pública que vive o cidadão uruguaianense, tanto na zona urbana, quanto na zona rural. Até o momento, ocorreram 15 assassinatos, além de inúmeros casos de roubos, furtos, agressões, etc”, disse o vereador em sessão ordinária. 
Irani destaca a influência das drogas no comportamento das pessoas, as levando a cometer crimes bárbaros. “As drogas estão presentes quase que na totalidade dos casos. A fronteira facilita a atuação de traficantes e fomenta a prostituição adulta e infantil”, destaca. 
Irani também fez menção durante a reunião á ausência da Delegacia da Mulher no município, aos casos envolvendo menores de idade, aos bondes juvenis, a depredação dos monumentos históricos e a violência dentro e próximo as escolas. O vereador informou ter participado de audiência com o secretário estadual de Segurança, o problema não foi corrigido. 
“A Polícia Civil, sem efetivo adequado, trabalha de maneira deficiente em delegacias que apresentam péssimas instalações. Também, os servidores estão sobrecarregados e sem condições materiais para desempenharem suas funções. A Brigada que também possui efetivo defasado, encontra dificuldades para prestar policiamento ostensivo”.
Quanto ao sistema carcerário, Irani enfatizou a lotação da Penitenciária Modulada e os casos de detentos do semi-aberto que se envolvem em crimes durante a saída do Instituto Penal. 
Segundo Irani, o Conselho Municipal de Segurança está inoperante e com nomeação vencida e os órgãos de trânsito não conseguem controlar os problemas ocorridos no setor. “O final do ano se aproxima e em breve teremos operações no Litoral e a retirada de nossos policiais daqui”, finalizou. 
O vereador solicitou através de requerimento, que todos os órgãos e instituições ligadas a área de segurança, seja, convidadas a participar.

Lixão é discutido pela Câmara

Na noite de ontem, o Teatro Municipal RosalinaPandolfo Lisboa sediou audiência pública sobre a situação do descarte de lixo em Uruguaiana. Promovido pela Câmara Municipal, a audiência debateu os problemas que vem sendo enfrentados em razão do atual “Lixão” e a implantação do Aterro Sanitário.
Durante a sessão plenária de terça-feira (15), os parlamentares falaram sobre o assunto e, de ânimo alterado o vereador Marcelo Lemos questionou a implantação do aterro sanitário, dizendo que tem se pensar no quanto custará para o município acabar com o lixão, “que é o sustento de tantas famílias que sobrevivem da cata de lixo reciclável”. “Não é porque o lixão pegou fogo e queimou três dias que vamos sair correndo e acabar com o lixão. Tem que ver a que preço”, disse o parlamentar.
No entanto, a Lei 12.305, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e entrou em vigor em 2010, determina que todos os municípios do país devem desativar os lixões até três de agosto de 2014. E se a lei é válida para todo o país, não é diferente em Uruguaiana. Nas cidades em que o lixão não for desativado dentro do prazo, o Ministério Público poderá processar os prefeitos por improbidade administrativa; se isso ocorrer, eles poderão ficar inelegíveis.
Uruguaiana precisa se mexer sim, pois restam 10 meses para o término do prazo e a implantação do Aterro Sanitário, que seria a solução para o problema, possibilitando a desativação do atual lixão é demorada. Quanto ao fogo, não é a primeira vez que acontece; há menos de dois meses dois barracos e um poste de telefonia foram destruídos pelo fogo, que há anos causa danos e incômodos à população.

Painel - Ed. 2201

Rincão dos Fernandes
O prefeito Luiz Augusto Schneider, acompanhado do secretário municipal de Cultura, César Lafayette Blanco de Lima, e do Assessor Legislativo, Valério Echeverria, assinou Termo de Cooperação com a Associação Quilombo Rincão dos Fernandes. O referido termo tem como objetivo realizar o trabalho de perfuração de um poço artesiano na comunidade denominada Rincão dos Fernandes, no interior do município. 
O documento passará por apreciação do Poder Legislativo nos próximos dias para que haja a devida autorização do termo.

Coleta
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, informa que a coleta eletiva é realizada diariamente na área central da cidade. Em Uruguaiana, a coleta seletiva é realizada nas segundas-feiras no bairro Boa Vista, Francisca Tarragó, Nova Esperança, Cabo Luiz Quevedo, Rio Branco, Tabajara Brites, Anita Garibaldi e João Paulo II. Nas terças-feiras no bairro Mascarenhas de Moraes, Santana, São João, Santo Antônio, Centro e Cohab I. Nas quartas-feiras nas Áreas Verdes, Promorar, Pró-ficar, vila Nova Esperança e Aeroporto. Nas quintas-feiras na Cidade Alegria, Cidade Nova, Cohab II, Santo Inácio, Cobec e vilas Hípica I e II. Nas sextas-feiras no Centro; e no interior em João Arregui, Vila do Açude, Barragem Sanchuri, São Marcos e Charqueada. Nos sábados a coleta seletiva é realizada na Vila Ipiranga, Vila Júlia, bairro São Miguel, Condomínio Ita e bairro São José.

INSS 
A gerência do INSS informou que os vigilantes da agência local não realizaram paralisação de duas horas. A informação não condiz com a antes passada pelos vigilantes que inclusive apontaram os motivos do movimento. Segundo a gerência, a agência funcionou normalmente na terça-feira. 

Baile das Gerações
Dia 19 de outubro, às 22h, no Clube Comercial, acontecerá o 26º. Baile das Gerações – Mérito Aduaneiro 2013, uma promoção do Rotary Club Uruguaiana Sudeste, em benefício do Projeto Feliz Cidade. A animação é da Banda Quinta Estação.

Marduque
O prefeito Luiz Augusto Schneider, acompanhado dos secretários municipais de Governo, Fernando Fagundes Alves, e de Ação Social e Habitação, Elton da Rocha, manteve audiência com moradores do local denominado “Beco da Marduque”, no bairro Mascarenhas de Moraes. Na oportunidade, o prefeito Schneider informou que em contato com a empresa Foz de Uruguaiana ficou definido a volta do abastecimento de água nas residências. Ainda, determinou ao secretário Elton das Rocha estudo par construção de casas populares naquele bairro, proporcionado uma moradia digna para todos. 

Plano de Carreira dos Fiscais
O prefeito Luiz Augusto Schneider, acompanhado dos secretários municipais da Fazenda, Luiz Henrique Barcellos Fanti, e de Planejamento, Diego Xavier Roque; recebeu em seu gabinete, a minuta de projeto do plano de carreira dos fiscais do Poder Executivo. O prefeito Luiz Augusto Schneider determinou estudo de viabilidade para implantação do projeto.

Concurso
A Marinha informa ser hoje o último dia para realizar inscrição no Concurso Público que prevê o preenchimento de vagas para sargentos da Marinha do Brasil. 
Estão abertas as inscrições para o Quadro Técnico de Praças da Armada. São 80 vagas para candidatos do sexo masculino com formação em diversas áreas do Ensino Técnico de Nível Médio. Aqueles que ingressarem neste quadro viverão a experiência única de trabalhar em submarinos. Sua inscrição pode ser feita através do site eletrônico www.ingressonamarinha.mar.mil.br , ou através de uma das Organizações Militares da Marinha distribuídas em todo o território nacional.

Educação paga
O Senado aprovou projeto que proíbe as escolas e instituições de ensino de cobrarem dos alunos e pais o fornecimento de material escolar de uso coletivo. Pelo projeto, as mensalidades já devem incluir os gastos necessários para os materiais coletivos - sem a necessidade de serem fornecidos pelos estudantes. Também fica proibida a cobrança adicional, nas mensalidades, de valores para a compra desses materiais.

Educação paga II
O projeto foi aprovado pela Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle do Senado. O texto segue para sanção da presidente Dilma se não houver recurso para ser votado no plenário do Senado. A medida torna nulas as cláusulas dos contratos firmados entre os pais/alunos e as escolas que determine o fornecimento dos materiais coletivos - ou que insira os custos nos cálculos do valor das mensalidades. O autor da proposta é o deputado Chico Lopes (PCdoB-CE ).

Doação 
No último sábado, nas instalações do Centro de Atendimento a Criança e ao Adolescente de Uruguaiana, a Monitora Cintia Machado recebeu dos integrantes da Brigada Mirim, vários presentes para as crianças abrigadas na casa. Foram entregues cerca de cem presentes entre brinquedos e peças de roupas. Também foram entregues brinquedos ao senhor Rosemir Azambuja, que os distribui em eventos realizados nos bairros São Miguel e no Santana.

Fiscalização
A Receita Federal do Brasil realizou operação no camelódromo de Uruguaiana na última segunda-feira, onde recolheu milhares de produtos. Mais uma vez, os comerciantes que trabalham informalmente com o aval da justiça foram pegos de surpresa. Assim que o “rapa” chegou, a “baixada” se escondeu.

Contas 
Enquanto os deputados já aprovaram, na última terça, 15/10, a prestação de contas do Estado referente ao exercício de 2012, em Uruguaiana, nada se vê, nada se fala sobre as contas dos últimos exercícios, exceto as falcatruas objeto de ações do Tribunal. Será alguma manobra procrastinatória na esperança de encontrar um parlamento mais “bondoso”?