terça-feira, 29 de outubro de 2013

Agentes da Modulada pararam na sexta-feira

Os agentes da Penitenciária Modulada Estadual de Uruguaiana (PMEU) realizaram uma paralisação durante a quinta-feira 25/10. Os agentes reivindicam a aquisição de novas viaturas e ainda o aumento no efetivo. Atualmente há aproximadamente 65 agentes lotados em Uruguaiana, para atender os 475 presos da casa prisional.
Os serviços internos da cadeia foram realizados normalmente, porém, os agentes não realizaram o trabalho de escolta de presos para audiências no Fórum de Justiça. O transporte dos detentos foi realizado pela Brigada Militar.
Neste sábado a situação já está normalizada. Uma nova paralisação está prevista para o mês de novembro; essa, no entanto, deverá ocorrer em todo o Estado.

Júri absolve acusado de tentar matar o primo

Um homem foi absolvido pelo Tribunal do Júri na quinta-feira 24/10. Valdomiro Farias Fernandes foi acusado de tentativa de homicídio contra um primo, Eduardo Farias Berro. Conforme a denúncia apresentada pelo Ministério Público, ele teria investido contra a vítima com um facão, lhe causando ferimentos. O fato ocorreu no dia 20 de junho de 2010, um domingo por volta de 3h nas proximidades do Posto de Saúde do bairro Cidade Nova.
O defensor público Carlos Henrique Rodrigues dos Santos representou o acusado. O promotor Rodrigo de Oliveira Vieira pediu a absolvição do réu, lembrando que o papel de um promotor de Justiça não é acusar e sim promover a Justiça. 
A sessão, presidida pelo juiz Ricardo Petry Andrade ocorreu de forma rápida.
Na terça-feira 29/10 será julgado Flávio Tunes da Silva também por tentativa de homicídio.

Realizada audiência da Operação Tijolinho

Ocorreu na tarde do dia 25/10, na 2ª Vara Criminal a primeira audiência de instrução e julgamento referente à “Operação Tijolinho”, deflagrada pela Polícia Civil em junho. A audiência tratou sobre somente um crime cometido pela quadrilha presa na operação, um roubo a residência, realizado em janeiro. Os seis réus , que permanecem presos participaram da audiência, mas ainda não foram ouvidos, uma vez que as duas vítimas do roubo não puderam comparecer a sessão. Foram ouvidas todas as testemunhas de acusação e de defesa, entre elas o delegado Rodrigo Morale, que coordenou a operação.
Uma nova audiência foi marcada pela juíza Magáli Ruperti Rabello para o dia 11 de novembro, para oitiva das vítimas e interrogatório dos réus. Os advogados de defesa, Getúlio Vargas, Hernani Nelsis e Ramão Larré pediram o relaxamento da prisão preventiva dos acusados e, o Ministério Público, representado pelo promotor Luiz Antônio Barbará, se manifestou contrário a soltura dos réus, que respondem por vários outros roubos. A decisão da juíza sobre o assunto deverá ser tomada nos próximos dias.

Polícia prende suspeitos de invadir casa e tentar matar morador

A Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) de Uruguaiana, chefiada pelo delegado Guilherme Gerhardt, realizou na manhã da última quinta-feira, 24/10, duas prisões e três apreensões de menores. O trabalho faz parte da operação Tira-Teima, que tem por objetivo combater os crimes de formação de quadrilha, homicídio, posse de armas e munições. 
Segundo o Delegado, os cinco detidos são suspeitos de invadir uma residência no dia 8 de outubro, quando um dos moradores acabou sendo vítima de tentativa de homicídio. 
A Operação Tira-Teima contou com o apoio da operacional da 1ª DP, 2ª DP, DPPA, Defrec e do Pelotão de Operações Especiais da Brigada Militar. Foram utilizadas dez viaturas, com participação de vinte e seis policiais civis e sete policiais militares.
Nas casas dos suspeitos, a Polícia encontrou um revólver cal. 38, munições de cal. 38 e cal. 22, dois aparelhos celulares e material pornográfico.
Os presos foram encaminhados a Penitenciária Modulada Estadual e os apreendidos encaminhados ao Case/Fase.

Polícia Federal apreende documentos falsos em casas e tele-motos



A Polícia Federal com apoio da Brigada Militar cumpriu cinco mandados de busca e apreensão no centro de Uruguaiana na manhã de quinta-feira 24/10; entre os locais estão residências particulares a agências de tele-motos. A PF buscava documentos de autorização de uso de veículos falsificados. Os documentos eram utilizados para veículos furtados ou roubados, com o objetivo de ingressar e transitar na Argentina e Uruguai. Segundo a Polícia Federal, os referidos documentos tinham um falso carimbo do 2º Tabelionato de Notas de Uruguaiana. Na operação foram apreendidos documentos com suspeita de falsidade e o referido carimbo. Ninguém foi preso.

As investigações prosseguem visando identificar as pessoas que fazem uso dos referidos documentos e ouvi-las. Segundo a delegada responsável pela investigação, Ana Gabriela Becker Gomes, os documentos eram utilizados para veículos sem origem esclarecida, possivelmente roubados ou furtados. “As policias brasileira e argentina estão trabalhando com grande dedicação no combate a estes crimes, tendo em vista que a incidência é bastante alta”, comenta a delegada. Segundo ela foram cerca de três meses de investigações.

Foz atuará em diversos pontos da cidade na próxima semana

A empresa Foz do Brasil estará implantando redes de esgoto cloacal e ramais de ligação em diversos pontos da cidade na próxima semana, assim como também estará repavimentando outros pontos nos quais as obras de implantação já foram concluídas. Os trabalhos vão ocorrer entre a segunda-feira 28/10 e a sexta-feira 01/11 nos pontos a seguir. No entanto, condições climáticas ou outras interferências poderão alterar o cronograma das equipes de trabalho.

As repavimentações ocorrem nos trechos 
  • Rua Duque de Caxias, entre General Canabarro e General Hipólito
  • Rua Feliciano Ribeiro, entre General Canabarro e Julio de Castilhos
  • Rua Feliciano Ribeiro, entre Julio de Castilhos e Dr. Maia
  • Rua Julio de Castilhos, entre Bento Gonçalves e Feliciano Ribeiro
  • Rua Cabo Luiz Quevedo, entre Estilac Leal e Padre Anchieta

As novas redes serão instaladas nos trechos
  • Rua Rodrigues Portugal, entre Tauceda e Borges da Costa
  • Rua Rodrigues Portugal, entre Borges da Costa e Telmo Martins Bastos
  • Rua Aleixo Worlod, entre Rodrigues Portugal e Antonio Monteiro
  • Travessa Nelim Ribeiro, entre Padre Anchieta e Rodrigues Portugal
  • Rua Dr. Maia, entre Benjamin Constant e Venâncio Aires
  • Rua Dr. Maia, entre Venâncio Aires e Bento Gonçalves
  • Rua Dr. Maia, entre Feliciano Ribeiro e Joaquim Murtinho
  • Rua Dr. Maia, entre Joaquim Murtinho e Prof. Luiz Antonio Lopes

Novos ramais serão executados nos trechos
  • Rua Estilac Leal, entre Borges da Costa e Tauceda
  • Rua Padre Anchieta, entre Borges da Costa e Tauceda
  • Rua Rodrigues Portugal, entre Aleixo Worlod e Tauceda
  • Rua Bento Gonçalves, entre Julio de Castilhos e Dr. Maia
  • Rua Bento Gonçalves, entre General Canabarro e Julio de Castilhos
  • Rua Joaquim Murtinho, entre General Hipólito e General Canabarro
  • Rua Venâncio Aires, entre Julio de Castilhos e Dr. Maia

Redes e ramais serão implantados nos trechos
  • Rua Duque de Caxias, entre Prado Lima e Gregório Beheregaray
  • Rua Gregório Beheregaray, entre Duque de Caxias e 15 de Novembro
  • Cruzamento entre Eustáquio Ormazabal e General Hipólito
  • Rua Eustáquio Ormazabal, entre General Canabarro e General Hipólito

Setur realiza Estudo de Competitividade em Uruguaiana

Equipes da Secretaria do Turismo (Setur/RS) irão percorrer 26 municípios gaúchos para apresentar os Estudos de Competitividade que serão aplicados em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Na próxima terça-feira (29), às 15h, os técnicos da secretaria estarão em Uruguaiana para apresentar o projeto ao prefeito Luiz Augusto Schneider.
De acordo com a secretária do Turismo, Abgail Pereira, a FVG foi contratada pela Setur para medir a competitividade dos destinos gaúchos. “O Ministério do Turismo (MTur) contrata a empresa desde 2008 para aplicar o estudo nos 65 destinos indutores do turismo no país, entre eles, Bento Gonçalves, Gramado e Porto Alegre. A Setur, em 2012, sentiu a necessidade de que o trabalho fosse realizado em outros destinos. Desta maneira, a secretaria aplicará em 26 destinos, que somados aos três que o Ministério faz no Rio Grande do Sul, somam 29 com o estudo. Somos o Estado com mais municípios contemplados”, afirma.
O estudo de competitividade utiliza uma metodologia que avalia 13 dimensões e suas respectivas variáveis, totalizando mais de 600 perguntas que permitem um diagnóstico geral do município e que vai além dos serviços característicos do turismo. “Durante uma semana, a pesquisa é realizada com prefeito, gestor de turismo, secretários municipais, empresários, representantes do Sistema “S”, de associações, governança regional e atores institucionais do turismo para que possamos colher o máximo possível de informações e traçar um retrato fiel das cidades gaúchas”, revela Abgail.
Os municípios de Bagé, Cambará do Sul, Canela, Canoas, Capão da Canoa, Caxias do Sul, Erechim, Frederico Westphalen, Ijuí, Lajeado, Montenegro, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Pelotas, Rio Grande, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Rosa, Santana do Livramento, Santo Ângelo, São Miguel das Missões, Taquara, Torres, Três Coroas, Uruguaiana e Vacaria serão contemplados com o estudo.

Secretaria de Saúde faz campanha de prevenção ao câncer bucal

A secretaria de Saúde realizou atividades de prevenção ao câncer bucal em sua unidade móvel na frente do Posto de Saúde Central. A atividade foi chamada de Campanha de Prevenção ao Câncer Bucal, e aconteceu durante todo o dia de ontem, em comemoração ao Dia Nacional do Dentista, e atendeu mais de 80 pessoas. Em 2012 foram 116 atendimentos, dos quais 25 pacientes foram encaminhados para biopsia e três foram diagnosticados com câncer de boca. Os pacientes que não apresentaram lesão, foram orientados a fazer o auto exame anualmente e procurar o dentista regularmente.
Desde o ano 2008, mais de 60 casos de câncer bucal foram diagnosticados e tratados. Os últimos óbitos foram registrados entre os anos de 2004 e 2008, período no qual 17 pessoas morreram vitima da doença. A dentista Doris Delgado Mascia, da secretaria de Saúde, diz que o número diminui gradativamente em função conscientização da população que elevou a procura por estes profissionais.
O câncer de boca ocupa a 6ªposição em incidência entre homens, e a 15ª posição nas mulheres, estando em 9º lugar na taxa de mortalidade.
As causas principais da doença são o tabagismo, o hábito do chimarrão em temperatura elevada, o consumo contumaz de bebidas alcoólicas, e em trabalhadores rurais que, expostos excessivamente ao sol, adquirem o câncer nos lábios.

Demandas são apresentadas à Comissão de Serviços

A Comissão de Serviços Municipais reuniu-se na quarta-feira, dia 23, para receber denúncias sobre a gestão do Poder Executivo. As condições de saúde dos carcerários de Uruguaiana e tributos cobrados de empresas foram apontadas aos vereadores Rafael Alves, Irani Fernandes, Marcelo Lemos e Ronnie Mello que buscarão informações e providências para a solução das demandas populares. 
O diretor da Penitenciária Modulada Estadual de Uruguaiana, Alcino Martins Pinto, e o presidente do Conselho Comunitário da Execução Penal, Nelson Vaz, relataram a negativa de adesão do Poder Executivo ao Plano Nacional de Saúde no Sistema Prisional. A situação refere-se ao atendimento médico aos carcerários que devem ser deslocados até o hospital da cidade para tratamento. Essa condição onera o bem público, além de representar perigo aos demais pacientes internados nos sistemas de saúde. Os representantes solicitam providências para que o município faça convênio com o Estado para disponibilizar o serviço na penitenciária. 
Outra demanda apresentada foi a cobrança, pela Prefeitura, de taxa de uso e ocupação do solo da empresa Catha Entulhos. De acordo com o proprietário, as empresas da área têm dificuldade de colocar em prática a exigência legal que determina o pagamento dos espaços utilizados pelos papa-entulhos e a necessidade de autorização do município. “A realidade é outra, temos urgência na prestação do serviço, inclusive nos fins de semana quando a Prefeitura não tem expediente. Mesmo que utilizemos um ou dois dias, devemos pagar sobre um mês.”, considerou o proprietário. Os parlamentares intervirão junto ao Poder Executivo para a atualização dos tributos e sua aplicação, por se tratar de taxas municipais.

Felice quer indenização de Schneider

O ex-prefeito José Francisco Sanchotene Felice quer uma indenização do atual prefeito Luiz Augusto Schneider, considerado por ele um traidor. O motivo é a entrevista concedida por Schneider a uma emissora de televisão de grande audiência na ocasião em que a Prefeitura teve o fornecimento de energia elétrica cortado pela concessionária AES Sul por falta de pagamento.
À época, Schneider explicou tratar-se de uma dívida antiga e que fora objeto de acordo de parcelamento celebrado por Felice em 2009, e que, segundo ele, o ex-prefeito já era sabedor da impossibilidade de cumprimento, o que foi confirmado uma vez que Schneider assumiu a Prefeitura com nove parcelas de aproximadamente R$ 200 mil em atraso.
O advogado do ex-prefeito, Caciano Ferreira, que faz hora extra para o marido da chefe, vez que é servidor do gabinete da deputada Elisabete Felice, juntou ao processo cópia do acordo feito à época e da referida entrevista, avaliando a moral do chefe em R$ 1.500.
O atual chefe do Executivo já foi citado da ação e, ao ser procurado pela reportagem do Jornal CIDADE, não obteve resposta.
A ação tramita na 2ª Vara Cível do Poder Judiciário em Uruguaiana.

Felice tem novo encontro com a Justiça na 1ª Vara Criminal

Ocorreu no início da tarde de ontem 25/10, a audiência de instrução do processo crime que tramita contra o ex-prefeito de Uruguaiana José Francisco Sanchotene Felice por crimes contra a administração pública.
O processo trata sobre o programa radiofônico semanal que o ex-mandatário manteve durante seu segundo mandato, o “Uruguaiana Vencerá”. Felice é acusado de usar o programa, pago com dinheiro público, para autopromoção.
Durante a audiência somente foi ouvida a voz do advogado do político e servidor do gabinete da deputada Elisabete Felice, Caciano Sgorla. Felice não disse nada. Ouve a oitiva de testemunhas; entre elas o vereador Ronnie Mello e o secretário de segurança e trânsito Vitor Gediel Machado. As testemunhas foram questionadas sobre o foco que era dado ao programa, quem o apresentava e ainda sobre a participação do ex-prefeito.
Uma nova audiência deverá ser marcada para oitiva de outras testemunhas de defesa de Felice, entre elas o promotor de Justiça Claudio Ari de Mello, que atuou em Uruguaiana e deverá ser ouvido por carta precatória. São testemunhas nesse processo ainda o ex-vereador José Clemente Corrêa, o secretário de Educação Delmar Kaufmann e o ex-presidente da Câmara Kiko Barbará. Após as oitivas das testemunhas que ainda não foram ouvidas, deverá ocorrerá a de Felice.
Enquanto deixava o prédio do Fórum, Felice aproveitou para fazer um pouco de campanha política.

PCdoB será reativado em Uruguaiana

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB), que está inativo em Uruguaiana será reativado e iniciará novos projetos. No último dia 18 o presidente do partido Enar Jacobs esteve reunido com Plínio Fontella e Saulo de Almeida Paz, idealizadores do projeto. Durante o encontro foram debatidas estratégias para expansão do Partido no município, uma vez que já é uma sigla consolidada no Estado. O PCdoB realizará ainda uma campanha em busca de novos filiados, uma vez que possui 60 filiados em Uruguaiana. Realista, o grupo pensa em, a partir do aumento no número de filiados, fazer alianças progressistas.
O Partido Comunista do Brasil tem como principal estrela gaúcha a deputada federal Manuela D’Ávila, que nas próximas eleições deverá concorrer à Assembleia do Estado. Fundado em 1922, o PCdoB é o partido mais antigo do Brasil. Viveu 60 anos na clandestinidade. Em 1962, rechaçou o oportunismo de direita, reorganizou-se, adotando a sigla PCdoB, e realçou sua marca revolucionária. Muito perseguido pelo regime militar, dirigiu a Guerrilha do Araguaia de 1972 a 1975. Ao fim da ditadura, alcançou a legalidade. Vive hoje uma das suas fases mais ricas.

Voto de uruguaianense vale R$ 95 enquanto voto na terra da assessora vale R$ 620 mil

A deputada estadual Elisabete Felice encaminhou R$ 10 milhões em emendas ao Orçamento do Estado de 2014. Para Uruguaiana, que deu a ela 85,36% dos votos que recebeu, a nobre deputada destinou 27% dessa verba, 2,7 milhões e, nenhum centavo destinado ao asfaltamento do município que diz amar, enquanto Tucunduva, terra de sua assessora Alessandra Bianchi, poderá receber R$ 2 milhões somente para esse fim. Ao todo a deputada encaminhou R$ 3,1 milhões ao referido município, que lhe deu cinco votos, ou seja, 0,02% dos votos que recebeu; menos ainda que Xangri-lá, onde o casal Felice mantém uma casa de praia. O município praiano lhe rendeu 11 votos e poderá receber R$ 2,7 milhões.
Santa Rosa, Maçambará, São Luiz Gonzaga e Ivoti poderão receber R$ 500 mil, R$ 200 mil, R$ 500 mil e R$ 400 mil; respectivamente. As emendas contemplam ainda Itaqui, com R$ 1,2 milhões; Dom Feliciano, que poderá receber pouco mais de R$ 1,5 milhões e São Gabriel, com R$ 350 mil.
Durante sua campanha eleitoral e, posteriormente, ao tomar posse no ultimo dia 1º de janeiro, o discurso da deputada é de que iria “lutar por todos, mais especialmente por Uruguaiana, que me elegeu e que amo”. No entanto a maior fatia do bolo, ou melhor, das emendas, vai para a terra da assessora que, anteriormente, era assessora do seu esposo e ex-mandatário de Uruguaiana; e a praia preferida do Elisabete e Sanchotene recebe uma parcela igual apesar da baixíssima votação nos dois municípios. Ou seja, para cada voto recebido dos Uruguaianenses Elisabete Felice destinou R$ 95,47; em contrapartida, cada voto recebido em Tucunduva foi retribuído com emendas no montante de R$ 620 mil.

Painel - Ed. 2205

Feira do Livro 
Acontece até hoje a XII Feira do Livro e Mostra de Expressão da Escola Nossa Senhora do Horto, que iniciou no último dia 24. O evento tem envolvido alunos da Educação Infantil até a 8ª série. Foram homenageados poetas representativos da Poesia Uruguaianense, entre eles se fizeram presente como Tucano Villela, Armando Vazquez e Gelsa Verdum.

Casa Popular 
Estão abertas as inscrições para os programas habitacionais no Conjunto Salvador Faraco (357 casas), localizado no bairro Cabo Luiz Quevedo, e da União das Vilas, que terá 1,2 mil unidades habitacionais. 

Marinha 
A Câmara Municipal homenageou a Delegacia Fluvial de Uruguaiana. O Delegado Fluvial, Capitão de Corveta Denilson Manente, recebeu a distinção pelo trabalho diferenciado desenvolvido com comunidade, escolas, Rio Uruguai e região. 

Lixão
O prefeito Luiz Augusto Schneider assinou o processo licitatório de contratação de serviço do estudo ambiental complementar de remediação do Lixão Municipal. Passa por esse estudo o início do processo de desativação do atual lixão para posterior recuperação ambiental da aérea onde se localiza o atual depósito de lixo.

Plano de Assistência Social
O Plano de Assistência Social foi assinado pelo prefeito Luiz Augusto Schneider na última quinta-feira 24/10. Esta é a primeira vez que o Poder Executivo elabora o mesmo.

Programa Cozinha Brasil 
Estão abertas as inscrições para o Programa Cozinha Brasil, realizado por convênio entre o SESI e a Prefeitura. As inscrições devem ser feitas no Banco de Alimentos, localizado junto ao Mercado Público. 

Restaurante Popular
A cobrança das refeições no Restaurante Popular passará a ser de R$ 2 a partir do próximo dia 1º. Segundo o secretário de Ação Social e Habitação, Elton da Rocha, a medida está sendo adotada porque custo de cada refeição para o município é de R$ 5.

Contratação de Médicos
Até o próximo dia 06 está aberta a segunda fase do processo seletivo para contratação de médicos. Na primeira etapa, foram contratados 26 profissionais. Ainda, na primeira etapa do Programa Mais Médicos do Governo Federal, Uruguaiana recebeu nove médicos, o maior número no Estado. 

Acordou!
Depois de dois homicídios no mesmo local, ocorridos no espaço de tempo de uma semana, a Brigada Militar montou guarda na “esquina da morte”, cruzamento das ruas 15 de Novembro com Dr. Maia.

IPTU 2013
No próximo dia 11 vencerá a 10ª parcela do IPTU 2013. Informações estão disponíveis na Central Integrada de Atendimento ao Cidadão, na rua Santana, n° 2467 (antigo Fórum), ou no site www.uruguaiana.rs.gov.br

Homenagem
O 3º Pelotão do 1º BPAF foi homenageado pela Câmara de Vereadores de Quarai, município onde atua. A homenagem ocorreu no último dia16, com a entrega da “Moção pelos Bons Serviços Prestados a Comunidade Quaraiense”.

Refisc
Encerra na próxima quinta-feira 31/10 o Programa de Recuperação Fiscal (Refisc). As negociações são feitas no Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa, das 8h30min às 17h, sem fechar ao meio dia.

Tênis
Estão abertas inscrições para a Escolinha de Tênis “Match Point”, nas novas quadras do Juventude Atlético Clube. As inscrições são gratuitas, para crianças de 6 a 14 anos.

Investimentos I
Os investimentos do Governo do Estado em obras em Uruguaiana e região foram apresentados na Câmara Municipal de Uruguaiana. O titular da 10ª Coordenadoria Regional de Obras Públicas, Maher Jaber, explanou sobre o destino de mais de um R$ 1,5 milhões de recursos aplicados nas áreas da segurança, educação, agricultura e saúde.

Investimentos II
Os parlamentares questionaram as condições das escolas estaduais em Uruguaiana, solicitaram a urgência de atenção às demandas específicas das instituições, obras em estradas e maiores investimentos na região.

Tucanos I
Os filiados ao PSDB e detentores de cargo de confiança na administração Municipal suspenderam provisoriamente a contribuição até que o atual presidente, o ex-prefeito Sanchotene Felice, apresente a prestação de contas de sua gestão, que vem sendo pedida, mas negada aos filiados.

Tucanos II
A suspensão será mantida até que a Executiva Municipal apresente relatório financeiro detalhado, juntamente com comprovantes de despesas dos anos de 2011, 2012 e 2013, para que possam ser avaliadas as despesas realizadas pelo partido. 

Tucanos III
 Também exigem justificativa para um empréstimo de R$ 90 mil contraído pelo Partido sob pretexto de cobrir despesas remanescentes da campanha eleitoral de 2012. Os tucanos querem saber porque foi contraído um empréstimo em nome do partido para uma dívida remanescente e da qual não houve aquiescência, tampouco autorização para uma operação bancária dessa natureza.