quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Ed. 2207

  1. O Brasil vai virar uma Argentina
  2. Bioceânico I
  3. Bioceânico II
  4. Folha de Pagamento
  5. Refisc
  6. Nova viatura
  7. Jovem Aprendiz I
  8. Jovem Aprendiz II
  9. Trafico Vecinal Fronterizo
  10. Advogados
  11. Atividades Circenses
  12. Direitos da Mulher I
  13. Direitos da Mulher II
  14. Beatles no Foyer
  15. Potenciais
  16. Doador de órgãos
  17. Felice é condenado a pagar mais uma indenização por danos morais
  18. Schneider participa de reunião para debater a implantação da Ferrovia Norte-Sul
  19. Vereadora busca informações sobre desapropriações
  20. Câmara reivindicará benefícios ao Itapitocai
  21. Legislativo prepara-se para votar o orçamento municipal para 2014
  22. “Empresa privada usa máquina pública para punir comunidade”, diz Clemente Corrêa
  23. Uruguaiana espera imunizar 4 mil animais
  24. Secretaria tenta novo convênio para garantir eutanásia à cães doentes
  25. Cova fechará as duas últimas noites do Carnaval
  26. Uruguaiana foi sede do Fórum Regional da Fronteira Oeste
  27. Mãe pode registrar filho e dizer quem é o pai
  28. Prefeitura contrata médicos até o dia 6
  29. Almoço no Restaurante Popular fica mais caro a partir de amanhã
  30. Município oficializa posição de não pagar horas extras
  31. Inaugurada galeria do Instituto Penal
  32. Falta de estrutura coloca testemunhas e criminosos frente a frente
  33. Acusado de matar Roberto Baggio vai a júri em dezembro
  34. Homem é condenado, mas escapa da punição
  35. Tarso quer acabar com promoções automáticas de soldados e sargentos da Brigada Militar
  36. Criança é vítima de bullying na escola Moacyr Pereira Jacques
  37. Curso de inglês ganha destaque no Senac
  38. MEC estuda cobrar taxa em dobro de quem faltar ao Enem
  39. Inscrições para ingresso nas escolas estaduais encerram hoje
  40. Tributo aos Beatles no “Sarau no Foyer”
  41. Professor lança Dicionário de Tupi Antigo
  42. Ingressos e programação da 37ª Califórnia serão lançados
  43. Justin Timberlake namora neta de Elvis Presley em novo clipe TKO
  44. 10 dicas para cuidar do seu PET
  45. Cauã Reymond foi orientado a não assumir Isis Valverde, diz jornal
  46. Vilãs da Disney usam roupas de alta-costura Dolce & Gabbana
  47. Inter recebe convite e estuda inaugurar estádio que leva nome de Figueroa
  48. Vem aí o 4º Encontro de Esportes da Fronteira Oeste
  49. Jogos finais do Jirgs iniciam neste final de semana
  50. Cruzeiro tem a melhor média de gols do Campeonato Brasileiro desde 2004
  51. Equipe do Bairro Ipiranga participa do Campeonato Estadual de Várzea 
  52. Centroavantes da Seleção desvalorizam

Batedor de bolsas é preso pela Brigada

Um homem de 30 anos foi preso em flagrante pela Brigada Militar na manhã do último sábado, 26/10.
O indivíduo é acusado de ter roubado uma bolsa contendo a importância de R$ 100, um óculos, um aparelho celular e documentos pessoais da vítima, a quem ameaçou com uma pedra.
Os objetos roubados foram encontrados com ele, que foi encaminhado à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) e logo após a Penitenciária Modulada.

Homem é preso por embriaguez ao volante

Um homem foi preso em flagrante no domingo, 27/10, por volta de 1h50min, no bairro Cabo Luiz Quevedo. A.N.M. (28 anos), que não possui carteira de habilitação, se envolveu em um acidente com danos materiais e, ao chegar ao local, a Brigada percebeu que o acusado apresentava sinais de embriaguez. Realizado o teste do bafômetro, restou confirmada a ingestão de bebida alcoólica. O homem foi apresentado à Polícia Civil, onde o delegado de plantão fixou a fiança em um salário mínimo. Sem dinheiro, o acusado foi recolhido à Modulada.

Apenado é encontrado na rua


Na madrugada de domingo 27/10, por volta de 01h, o Pelotão de Operações Especiais (POE) abordou em via pública S.S.P., conhecido como “Sola”, no bairro abo Luiz Quevedo. “Sola” estava em dispensa da Penitenciária Modulada, portanto, descumprido as determinações judiciais uma vez que não poderia estar em via pública naquele horário. Ele foi levado à Delegacia de Polícia e posteriormente encaminhado à Penitenciária Modulada.

Mulher é presa com 27 papelotes de cocaína

Uma mulher foi presa por trafico de drogas no domingo 27/10 por volta de 19h30min, na Rua Joaquim Murtinho, local conhecido como “Boca da Tia Maria”, no bairro Santana. Neliana Russi de Castro de 47 anos foi abordada por uma guarnição que realizava patrulhamento na região. Com ela os policiais militares encontraram 27 papelotes de cocaína e R$ 322 e 19 pesos argentinos.
Na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), o delegado de plantão lavrou o flagrante por tráfico de drogas e Neliana foi encaminhada à Penitenciaria Modulada.

Trabalhadores perdem a vida em acidentes

Um homem perdeu a vida em uma construção na Rua Salgado Filho, bairro Rio Branco, no final da tarde da última sexta-feira 25/10. Daniel Garcia Pereira de 27 anos caiu do quarto andar do prédio em construção, no qual trabalhava. A Brigada Militar esteve no local e isolou a área até a chegada da Polícia Civil.
No interior do Município, um homem de 35 anos perdeu a vida após receber um choque elétrico. Marcio José Gonçalves Ramos estava em um caminhão em uma cabanha na área rural de Uruguaiana quando passou por baixo de uma rede de alta tensão. Outras duas pessoas, que estavam no caminhão ficaram feridas e foram socorridas.
Os fatos ocorreram na área de jurisdição 2ª DP; o delegado responsável pela delegacia, Marcos Eduardo Pepe explica que ainda avaliou nenhum dos casos, uma vez que ocorreram no final da tarde de sexta-feira e ontem foi feriado para os servidores públicos. “Esses casos foram atendidos pelo plantão e devem chegar para mim nesta terça-feira; então vou avaliá-los. Geralmente verificamos a utilização do Equipamento de Proteção Individual (EPI) e se houve alguma negligencia ou imprudência”, explica.

TJ/RS mantém condenação de ex-delegado Carrijo


Na última quarta-feira, 24/10, a 4ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul manteve a condenação do agora ex-delegado de polícia Thiago Carrijo Fraga, de 3 anos de prisão cumulada com perda do cargo público, e confirmou a absolvição da policial Cristiane Carneiro, do crime de receptação.
Thiago Carrijo era titular da Delegacia Especializada de Furtos, Roubos e Capturas (Defrec) de Uruguaiana e, no desempenho de suas funções de Delegado de Polícia, apoderou-se de uma televisão de 24 polegadas por ele apreendida e que, por ocasião de uma diligência do Ministério Público a título de controle externo da atividade policial, foi escondida em um banheiro, e mais tarde encontrada na residência da policial Cristiane Rodrigues Carneiro, então namorada do Delegado, hoje sua esposa.
Foi relator o desembargador Rogério Gesta Leal, que considerou “estranho o cuidado em retirar da sala o televisor”, e não viu nos autos “nenhuma justificativa para que a televisão apreendida, de forma regular ou não, tenha sido levada pelo acusado para a sua residência, e lá permanecido por mais de quatro meses”, sustentando também não existir “lógica para não ter adotado as medidas legais necessárias para que esse objeto tivesse sido arrolado e integrado o inquérito policial, como bem referiu o magistrado que proferiu a sentença.” Leal foi sendo acompanhado integralmente em seu voto pelo desembargador Gaspar Marques Batista, presidente da Câmara – foi voto vencido o desembargador Newton Brasil de Leão para quem as provas apresentadas no processo não foram capazes de demonstrar cabalmente a intenção de Carrijo de apoderar-se da televisão, devendo, portanto, ser beneficiado pela dúvida e absolvido.
A investigação foi conduzida pelo promotor de Justiça Rodrigo Vieira que vê na condenação uma resposta às ofensas e tentativas de atemorização que sofreu em função dessainvestigação, acrescentando que, no dia em que qualquer membro do Ministério Público deixar de cumprir sua missão por medo de represálias, melhor seria a exoneração. Vieira disse nao estar feliz, mas mais tranquilo. “É uma pessoa que está do lado de cá da trinxeira e se comporta como alguém que está do lado de lá”,comentou.

Novembro terá festival de música na Praça do Barão


Inicia em novembro o “Festival DVS”, um festival de música com bandas e grupos locais, organizado pela Capeta Surf Skate, com patrocínio da marca DVS e apoio da Prefeitura Municipal, que está cedendo o espaço. O festival ocorre na Praça Barão do Rio Branco e pode se estender até fevereiro de 2014.
As bandas ou grupos de Rap que desejam participar devem enviar seu material para a loja Capeta Surf Skate para analise e seleção. Luciano Ordai, um dos organizadores do festival explica que não se trata de uma mostra competitiva. “O real objetivo do evento é divulgar a marca DVS e fomentar o crescimento da cultura de Música alternativa em nossa cidade”, diz.
A primeira edição ocorre no dia domingo, dia 17, a partir das 17h e contará com três apresentações. As bandas “Delorean” e “SDD” já estão confirmadas. A banda Rock Gonzales também deverá estar presente.


Uruguaiana terá novos 10 médicos

Mais 1º médicos chegam a Uruguaiana na próxima semana, segundo a secretária de Saúde Saionara Marques. Os profissionais, sete intercambistas e três cubanos fazem parte do Programa Mais Médicos, do Governo Federal, lançado em julho e que busca a melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Os profissionais irão atuar em postos de saúde do município.
Em todo o país serão 2.167 médicos estrangeiros que participam da segunda etapa do Programa e, a partir do dia 4 de novembro, passarão a atender em Unidades Básicas de Saúde de 783 municípios. 
Todos os profissionais foram avaliados por três semanas por universidades federais que testaram seus conhecimentos em Língua Portuguesa e nos protocolos de atenção básica do SUS. Do total de participantes, 1.947 foram aprovados, 14 terão mais duas semanas de avaliação e outros 220 realizarão a prova neste sábado.
Programa já surte efeitos 
Só em setembro, foram registradas 320 mil consultas realizadas pelos médicos participantes do programa. Cada profissional do programa atua 40 horas por semana e realiza, diariamente, entre 20 e 30 consultas nas Unidades Básicas de Saúde, ampliando a capacidade de atendimento nas comunidades, sem necessidade de deslocamento desta população aos grandes centros.
A presença deles nas cidades impacta ainda no acesso aos medicamentos. Neste período, 13,8 mil pacientes retiraram medicamentos das farmácias populares com receitas emitidas por médicos do programa.

Inaugura galeria do Instituto Penal

Inaugura na tarde de 28/10 a galeria do Instituto Penal de Uruguaiana, que há mais de 10 anos estava interditada após a morte de um apenado, vítima de um curto circuito.
A reforma teve início em meio e custou R$ 272 mil. A galeria tem 13 selas e capacidade para 74 apenados. A primeira parte da reforma, foi realizada no início de 2011, quando a parte elétrica foi feita, tendo um custo de pouco  mais de R$ 192  mil.
Segundo o administrador do Instituto Penal, com a reativação da galeria, a Penitenciaria Modulada de Uruguaiana (PMEU) deverá reduzir a superlotação, uma vez que atualmente aproximadamente 75 apenados, que cumprem pena na PMEU estão em regime semi-aberto e deveriam esta cumprindo pena no Instituto Penal. Quando houve a interdição esses presos foram encaminhados a um prédio alugado pelo Estado e que servia como anexo, porém, em janeiro do de 2012 o prédio foi incendiado. Este crime ainda não foi esclarecido. Atualmente 80 presos cumprem pena no Instituto Penal, a grande maioria deles sai para o trabalho durante o dia e retorna somente para passar a noite; aqueles que não trabalham fora, são trabalhadores dentro da casa prisional.

Nova Provedoria e Schneider prometem relação harmoniosa

A Santa Casa de Caridade está sob nova direção desde que o advogado Lauro Beheregaray Delgado renunciou ao cargo, poucos meses após a juíza Michele Soares Wouters nomear o administrador Geovane Cravo interventor judicial nosocômio.
A intervenção teve início quando Delgado, o maior crítico às ações administrativas do município à frente da Santa Casa, recusou-se a recebê-la, deixando a Instituição à deriva administrativa.
Na última quinta-feira 24/10, o prefeito Luis Augusto Schneider, juntamente com a vice-prefeita Neraí Kaufmann, receberam em audiência o novo provedor, Genaro Alfano, que se fez acompanhado do Bispo Diocesano e agora membro da Mesa Diretora, Dom Aloísio Alberto Dilli, mais os advogados Eduardo Velo Pereira e Maurício Félix Blanco, além do interventor judicial do Hospital, administrador Geovane Cravo. 
No encontro, foi destacada a nova relação que deve ser respeitosa e harmoniosa em busca do interesse da comunidade de Uruguaiana e de seu único hospital. A importância do apoio e participação da Prefeitura nesta nova fase foi destacada e, no final da audiência, o prefeito Luiz Augusto Schneider entregou a planta original ampliada do Hospital Santa Casa de Caridade de Uruguaiana aos integrantes da Mesa Diretora.

Schneider e Cônsul da Argentina falam sobre a carteira de trafego

Na manhã de ontem, 28/10, o prefeito Luiz Augusto Schneider e o cônsul adjunto da Argentina em Uruguaiana, ministro Alfredo Ortiz estiveram reunidos na sede do Consulado para uma coletiva de imprensa, na qual a autoridade do país vizinho prestou esclarecimentos sobre a Carteira de Trafego Fronteiriço (TVF), a pedido do chefe do Executivo uruguaianense. Na entrevista, foram esclarecidos os documentos necessários para ingresso naquele país, exigências em geral e algumas dúvidas.
Para confecção da carteira são necessárias duas fotos 4x4, comprovante de endereço e cópia da Carteira de Identidade nas terças, quartas e quintas-feira das 8h às 13h, na Aduana Argentina na Ponte Internacional.
O cônsul ressaltou que a medida é uma determinação da Dirección de Inmigración, agora reponsável pela fiscalização do trafego internacional no local.

Primeira fase do projeto foi aprovada e município tem financiamento de R$ 6,2 milhões para realização

Pavimentação da Setembrino e Salgado Filho:
Avança a tramitação do projeto de revitalização asfáltica das ruas Setembrino de Carvalho e Saldado Filho, junto ao Ministério das Cidades. Em Brasília, o prefeito Luiz Augusto Schneider recebeu a comunicação de que foi aprovada a primeira fase do projeto que busca a remodelação total das ruas Salgado Filho e Setembrino de Carvalho. A aprovação foi confirmada pela presidente da República, Dilma Rousseff e pelo ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, durante o anúncio de investimentos na ordem de R$ 13,5 bilhões para pavimentação e saneamento básico em 1.198 municípios dos 26 estados, além do Distrito Federal. O projeto selecionado pelo Ministério das Cidades é uma idealização em conjunto pela secretarias municipais de Obras e de Planejamento e integra a segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2). 
De acordo com o secretário de Planejamento, Diego Xavier Roque, após análise dos técnicos do Ministério o projeto de pavimentação das duas vias terá uma linha de financiamento especial no valor de R$ 6,2 milhões, destinados para pavimento novo das vias urbanas com sinalização e arborização, além de calçadas, com guias rebaixadas para acessibilidade e faixas de pedestre. Schneider destaca que se trata de uma grande obra que desafogará o trânsito em duas importantes vias urbanas que dão acesso ao bairro Cabo Luiz Quevedo e a União das Vilas. 

Município diz que apresentará proposta à Guarda Municipal

Na audiência realizada na ultima quarta-feira 23/10, no Tribunal Regional do Trabalho em Porto Alegre, para tentar dar uma solução ao impasse entre a Prefeitura Municipal e o Sindicato dos Municipários de Uruguaiana (Simur) e um fim à greve da Guarda Municipal, a desembargadora que cuida do caso determinou a redução dos 22 itens da pauta de reivindicação para apenas sete e deu o prazo de 10 dias para que o Município apresente uma proposta aos servidores. De acordo com o secretário de Governo do Município, Fernando Alves, a proposta está sendo elaborada e irá contemplar os sete pontos mantidos pela Justiça. “Esse acordo será apresentado antes do final do prazo”, ressalta Alves.
A Justiça do Trabalho contempla somente os servidores que trabalham em regime celetista. Quanto aos que são regidos por estatuto, as questões são tratadas na Justiça comum e está marcada para a tarde da próxima quarta-feira, dia 30/10, audiência para tratar sobre a questão, também em Porto Alegre. Segundo o secretário, aproximadamente 50% dos servidores trabalham em regime estatutário. 
Os servidores continuam em greve e somente 30% da Guarda Municipal mantém o trabalho. Tentamos contato com o Simur para comentar o assunto, porém não obtivemos retorno.

Painel - Ed. 2206

Meio Ambiente I
A Prefeitura promoveu nesta sexta-feira25/10, no Salão Nobre, o 1º Curso de Capacitação e Atualização em Gestão, Fiscalização e Licenciamento Ambiental para 40 técnicos de diversos órgãos e secretarias municipais relacionados com a questão, tais como, IBAMA, Unipampa, Pelotão Ambiental, Secretaria Estadual de Pecuária e Abastecimento, Associações Civis, Secretarias de Indústria e Comércio, de Obras, de Segurança e Trânsito e de Meio Ambiente assim como integrantes do Conselho Municipal de Meio Ambiente.

Meio Ambiente II
O Curso está divido em duas etapas: nesta sexta-feira a primeira etapa debateu a legislação ambiental, seus instrumentos legais e aplicabilidade, sendo ministrada pela advogada Cintia Malta Kovaski; e a segunda etapa, acontece neste sábado, dia 26/10, abordando experiências técnicas e gestão ambiental com o biólogo Jackson Muller.

Cursos Gratuitos
Há vagas para os cursos de lapidador de gemas, pedreiro de alvenaria estrutural, pintor de imóveis, operador de computador, montagem e reparação de computadores, cuidador de idoso, operador de supermercado, desenhista de produtos gráficos, operador de retro escavadeira e auxiliar de recursos humanos. Informações na Esplanada da Estação.

Amigo da Criança
A vice-prefeita Neraí Santos Kaufmann participou recentemente do Encontro Nacional do Programa Prefeito Amigo da Criança, realizado na cidade de Florianópolis, em Santa Catarina. Idealizado pela Fundação Abrinq, o Programa tem como objetivo mobilizar e apoiar tecnicamente os municípios na implementação de ações e políticas que resultem em avanços na garantia dos direitos de crianças e adolescentes. 

“Migración” I
O que está ruim, sempre pode piorar. Se com algum documento comprobatório do vínculo com Uruguaiana era possível ingressar na Argentina sem o procedimento burrocrático da “imigración”, agora nem com isso. O “hermanos” passaram a exigir a o cartão TVF – Trafico Vecinal Fronterizo.

“Migración”II
Para confecção, você precisa ir lá de terça a quinta-feira (só nesses três dias da semana), com uma fotocópia do documento de identidade, duas fotos 4x4, e um “Certificado de Domicílio” ou “Boleta de Servicio” (talvez queira dizer alguma conta de serviço de água, energia ou telefone).

“Migración” III
Os menores também precisam de tudo isso, mais a certidão de nascimento, e estarem acompanhados pelos pais. Pelo menos, o documento é gratuito.

Empregos
Na Agência Municipal de Emprego, localizada na Esplanada da Estação, há vagas para costureira, assistente administrativo, vendedor interno, gerente de loja, empacotador, cabeleireira, auxiliar de cabeleireira, manicure, garçom, garçonete, auxiliar de cozinha, açougueiro, repositor, operador de caixa, técnico de impressão e acabamento e técnico em enfermagem. 

REFISC
O Programa de Recuperação Fiscal (Refisc) encerra nesta quinta-feira 31/10. As negociações são feitas no Teatro Rosalina Pandolfo Lisboa, das 8h30min as 17h, sem fechar ao meio dia.

Atividades Circenses 
Estão sendo ministradas aulas de Atividades Circenses no antigo Juventude Atlético Clube. O instrutor é o professor Paulo Melo e as inscrições estão sendo feitas pelo telefone 3413-6201.

Tribunal de Justiça
A partir de ontem 28/10 está disponível o sistema de processo eletrônico dos Juizados Especiais Cíveis, o e-Themis1g, em mais 28 Comarcas. Com isso, a partir de agora, 127 Comarcas do Estado estão oferecendo o serviço de processo eletrônico aos jurisdicionados.

Ponte do Ibicuí
Nesta sexta-feira 25/10, o prefeito Luiz Augusto Schneider recebeu em seu gabinete o secretário-adjunto estadual do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã, Cajar Nardes. Na pauta a aprovação e construção do projeto da nova Ponte sobre o Rio Ibicuí na BR 472 entre os municípios de Itaqui e Uruguaiana.

“Roberval” 
As estudantes Ariadne Quirino e Maria Witt, da 7º Série do Ensino Fundamental da Escola Estadual de 1º e 2º Graus Dr. Roberval Beheregaray, visitaram o prefeito Schneider, e o questionaram sobre o sistema político brasileiro, o conceito de administração pública municipal adotada por ele no município, e os diferentes papéis do poder Executivo e Legislativo. A pesquisa será utilizada como subsídio para um trabalho de classe orientado pela prof. Amanda Zanella. 

Desclassificação
Uma estudante uruguaianense foi desclassificada do Enem por ter postado uma foto do cartão resposta da prova na rede social Facebook.

Júri I
O Tribunal do Júri de Uruguaiana julga hoje Flávio Tunes da Silva, acusado de tentativa de homicídio. A sessão ocorre no Fórum de Justiça a partir das 9h, presidida pelo juiz Ricardo Petry Andrade.

Júri II
Na quinta-feira 31/10, Luis Alberto Fernandes Moraes e Emerson Nunes Rodrigues têm encontro marcado com a Justiça por tentativa de homicídio qualificado, ocorrido em fevereiro de 2007.


Farelo
Nesta sexta-feira, dia 25/10, o prefeito Luiz Augusto Schneider manteve, em seu gabinete, audiência com o prefeito de São Borja, Farelo Almeida.