quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Ed. 2213

  1. Choque na educação
  2. Vereadora
  3. Eleições
  4. Dança
  5. Integração
  6. Visita rápida
  7. Projetos
  8. Prestação de Contas
  9. Grevistas I
  10. Grevistas II
  11. Matrícula
  12. Banda
  13. Asfaltamento
  14. Conselho Tutelar
  15. Desenho e Pintura
  16. IPTU 2013
  17. Clemente Correia foi eleito presidente do PT
  18. Ronnie se coloca a disposição do PP à pré-candidatura a deputado federal
  19. Tucanos participaram de encontro com Aécio Neves
  20. Legisladores aprovam perfuração de poço no Rincão dos Fernandes
  21. Retomada de vôos esclarecida pelo Parlamento
  22. Justiça anula edital e PMU apresentará novo edital para o transporte público urbano
  23. Médicos cubanos recebem salário de R$ 800 para atender em Uruguaiana 
  24. Foz constrói horta sustentável na Casa Vida
  25. Prefeitura implanta Centro de Fisioterapia
  26. PMU
  27. Procurador-geral da República pede prisão imediata de réus do mensalão
  28. Enfermeira contaminada com HIV deve ser indenizada
  29. Valor da pensão alimentícia - entenda como funciona o cálculo
  30. Uruguaiana registra mais um homicídio
  31. Homem é preso acusado de Maria da Penha
  32. Acusado de matar Thiago Taffarel vai a Júri em dezembro
  33. Câmara aprova 3 de dezembro como Dia do Delegado de Polícia
  34. Sobe o número de latrocínios e roubos no Estado
  35. Instituto-Geral de Perícias e PC concluem integração para recepção de laudos eletrônicos
  36. Abertas as inscrições para o II Seminário Estadual da Polícia Civil que acontece em dezembro
  37. Número de brasileiros estudando nos EUA cresce 20% em um ano, diz ONG
  38. Projeto Rondon lança convite para as operações
  39. Município fará capacitação musical nas escolas
  40. Senac Uruguaiana realiza diversos cursos gratuitos
  41. Conheça os vencedores do XVI Rodeio Artístico Cultural
  42. Conheça um pouco mais sobre o mundo dos gatos
  43. Gaby Amarantos diz que assédio aumentou após “Medida Certa”
  44. Xuxa chama Justin de drogado e mal resolvido
  45. Uruguaiana é destaque nos Jogos Comerciários Sesc

Delegados aguardam resposta do Governo do RS até hoje

Em Assembleia Geral realizada na sede da Associação dos Delegados de Polícia do RS – ASDEP, onde estiveram presentes mais de 200 delegados de todas as regiões do Estado, foi decidido aguardar a resposta do governo, que se comprometeu em formatar Projeto de Lei até hoje. Os delegados de Uruguaiana também participaram da assembléia e segundo Marcelo, titular da Defrec, a categoria estará adotando medidas caso o Governo não atenda a série de reivindicações já apresentadas. Os delegados de polícia pedem o mesmo reajuste - 15,76%, parcelados - conforme foi concedido a outras carreiras jurídicas, como aos procuradores do Estado, procuradores autárquicos e defensores públicos. Foi aprovado na assembleia, o indicativo de greve.

Foragido é preso pela BM


No domingo, ás 15h30min, no bairro São João, policiais militares prenderam o sujeito conhecido como 
“Beto Cascata”, sendo preso e encaminhado a Policia Civil e posterior ao Instituto Penal de Uruguaiana. Na semana passada, ele foi identificado como sendo o autor de um roubo. Beto foi encaminhado à Delegacia de Polícia e posteriormente à Penitenciária de Uruguaiana.

Menor é apreendido por porte ilegal de arma de fogo

Na noite de sexta-feira (08), na rua Hércules Alaor Bom, bairro Cidade Nova I, a Brigada Militar apreendeu um menor de idade em atitude suspeita. Com ele a BM encontrou um revólver cal. 22, de fabricação Argentina, municiado com dois cartuchos intactos.
O menor foi encaminhado à Delegacia de Polícia, onde foi ouvido e liberado.

PC investiga tentativas de homicídio ocorridas no sábado

A Polícia Civil investiga duas tentativas de homicídio ocorridas na madrugada de sábado, 9/11, por volta de 2h30min. Uma das vítimas, Carlos Eduardo Camargo Baptista de 27 anos permanece internado no Hospital Santa Casa de Caridade em estado grave. Ele levou um tiro no olho.
Segundo informações da Brigada Militar e da Polícia Civil, o crime ocorreu no bairro Promorar, em via pública, em frente a uma cancha de bocha. Carlos estava acompanhado de P.R.M.M. de 34 anos, que também foi atingido, de raspão na cabeça, mas passa bem. Junto com as duas vítimas estava uma mulher, D.C.M.S. de 30 anos, que relatou à polícia que os autores fazem parte de um grupo de adolescentes, composto por aproximadamente seis a sete pessoas. No entanto, essa informação não está confirmada, de acordo com o delegado responsável pela investigação, Marcos Eduardo Pepe. Segundo Pepe ninguém foi identificado até o momento e maiores informações não estão sendo divulgadas pela Polícia Civil para não prejudicar o andamento das investigações.
Carlos não possui antecedentes criminais. Já a outra vítima possui uma passagem pela polícia por furto.

Mulher é presa com celular na Modulada

No sábado pela manhã, uma mulher foi presa tentando ingressar com aparelho celular na Penitenciária de Uruguaiana. Segundo a agente da Susepe, a visitante foi revistada como de praxe, sendo encontrado um parelho celular da marca Motorola em sua mochila. A mulher se justificou dizendo ter esquecido de retira-lo da bolsa antes de sair de casa. Ela precisou explicar o “causo” na Delegacia. 

Magistrado pode inquirir testemunha na ausência do Promotor de Justiça


O fato de o juiz ter de assumir a exclusividade da inquirição das testemunhas devido à ausência do promotor na audiência não anula automaticamente o processo criminal. Afinal, os artigos 201 e 203 do Código de Processo Penal obrigam o julgador a ouvir vítimas e testemunhas para formar a sua convicção.
Com este entendimento, o 4º Grupo Criminal do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul rejeitou Embargos Infringentes opostos contra Apelação que, por maioria, manteve sentença condenatória que tramitou na comarca de Uruguaiana.
Os Embargos foram ajuizados pela defesa do réu, condenado por roubo, para fazer prevalecer o entendimento de que o juiz de origem atuou como acusador e julgador ao mesmo tempo, ferindo a imparcialidade e a isenção do processo penal.
Os integrantes do Grupo formado por desembargadores da 7ª e da 8ª Câmaras Criminais entenderam que o juiz, na falta do agente acusador, tem de fazer o que for indispensável para o julgamento do processo, na busca pela verdade dos fatos.
A relatora do recurso no Grupo, desembargadora Isabel de Borba Lucas, ainda lembrou que a nulidade prevista no artigo 564, inciso III, alínea ‘d’, do CPP, é relativa e foi considerada sanada. É que a irregularidade não foi arguida em tempo oportuno, como prevê o artigo 572 do mesmo diploma legal. ‘‘E foi o que aconteceu, na espécie’’, resumiu no acórdão, lavrado na sessão do dia 25 de outubro.
O caso
O fato criminoso aconteceu às 18h40 do dia 9 de abril de 2007, no interior do Bazar Diverse, em Uruguaiana. De acordo com o Ministério Público estadual, Alexandre Antunes Gomes e um sujeito ainda não identificado chegaram ao local de moto e, de arma em punho, anunciaram o assalto. Depois de render a dona do estabelecimento e uma cliente, a dupla levou dinheiro e pertences, avaliados em R$ 1 mil.
Em face do ocorrido, Alexandre foi denunciado pela prática de roubo mediante grave ameaça. O delito está previsto no artigo 157, parágrafo 2º, incisos I e II, na e no artigo 70, ambos do Código Penal.
A sentença
Em vista da ausência do promotor à audiência de instrução, o juiz de Direito Ricardo Petry Andrade conduziu os depoimentos, tomando a iniciativa probatória. Tal iniciativa, porém, fez com que a defesa do acusado sustentasse, em sede de preliminar, a nulidade do processo, já que a instrução teria sido feita em desacordo com o disposto no artigo 212 do Código de Processo Penal. O dispositivo determina que a oitiva das testemunhas deve ocorrer com perguntas feitas direta e primeiramente pelo Ministério Público e, depois, pela defesa.
O juiz explicou, na sentença, que na nova redação dada pela Lei 11.690/2008 ao artigo 212 do CPP, ‘‘as perguntas serão formuladas pelas partes diretamente à testemunha’’. Portanto, desaparece a intermediação que antes competia ao juiz. No entanto, segundo a norma do parágrafo único desse artigo, destacou, o juiz pode complementar a inquirição, notadamente sobre os pontos não esclarecidos.
Citando doutrinadores do Direito Penal, o juiz afirmou que não houve alteração substancial do modelo no artigo 212 do CPP, uma vez que é o juiz quem começa ouvindo a testemunha, ainda que inquirida pelas partes. Além disso, a defesa não apontou o efetivo dano causado pelo fato de o juiz ter iniciado as perguntas.
No mérito, o juiz condenou o acusado — que registrava cinco condenações criminais transitadas em julgado — na forma da denúncia, já que não teve dúvidas quanto à autoria e materialidade do delito. A pena: sete anos e seis meses de reclusão, em regime semiaberto; e pagamento de 15 dias-multa no valor de um trigésimo do maior salário-mínimo mensal vigente ao tempo do fato.

Uruguaiana terá Pronatec Copa Social vai atender vítimas de exploração sexual

O Pronatec Copa Social, um projeto que qualifica jovens em situação de vulnerabilidade, vai atender vítimas de exploração sexual. O Ministério do Turismo e o Conselho Nacional do Serviço Social da Indústria (Sesi) acabam de firmar parceria que permite que os jovens atendidos pelo projeto ViraVida, do Sesi, e seus familiares, sejam incluídos no Pronatec Copa Social.
O programa do MTur vai oferecer 37 cursos, entre eles, garçom, barista e auxiliar de cozinha. Inicialmente o programa irá atender as cidades de Aracaju, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Cabo de São Agostinho, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Foz do Iguaçu, Goiânia, João Pessoa, Maceió, Manaus, Natal, Parnaíba, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís, São Paulo, Vitória e Uruguaiana.
“É uma oportunidade de incluir os jovens da situação de vulnerabilidade e inseri-los no mercado de trabalho”, disse o secretário nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo, Fábio Mota.
Os órgãos municipais de turismo vão atuar como parceiros na realização das pré-matrículas. A publicidade e a organização da demanda serão de responsabilidade das regionais do Sesi.
O Projeto ViraVida atende jovens de idade entre 16 e 21 anos vítimas de violência sexual. Por meio de um processo socioeducativo, são oferecidos cursos profissionalizantes conforme o perfil e as expectativas das vítimas. O Ministério do Turismo lançou no mês passado o Manual do Multiplicador – Projeto de Prevenção à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Turismo, em Brasília.
A publicação, com cerca de 100 páginas, orienta professores, gestores públicos, líderes comunitários, organizações não governamentais e envolvidos no setor de turismo em ações de combate à violência e à exploração sexual de crianças e adolescentes. “O material é referência nas ações de capacitação voltadas para o tema”, disse o secretário nacional de Políticas de Turismo, Vinicius Lummertz. A publicação foi coordenada pelo Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília e busca formar uma rede para enfrentar o problema em qualquer destino turístico do país. “É uma batalha que precisa da conscientização e participação da sociedade e dos envolvidos na cadeia produtiva do turismo”, disse o coordenador geral de Proteção à Infância do MTur, Adelino Neto.
O livro traz casos de sucesso, como o programa que mapeou empresas e associações do setor de turismo, qualificando profissionais no Estado do Pernambuco. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), em todo o mundo cerca de 150 milhões de meninas e 73 milhões de meninos menores de 18 anos são submetidos a relações sexuais forçadas ou outras formas de violência ou exploração sexual.
No Brasil, a exploração sexual de crianças e adolescentes ocorre principalmente nas regiões de praia, nas fronteiras estaduais e internacionais. O estado que apresenta o maior número de denúncias é o Rio de Janeiro (1.951), seguido da Bahia (1.942) e de São Paulo (1.826). Os dados são do Ministério da Justiça, de 2012. No ano passado, foram registradas 18,3 mil denúncias no País. 
Para a Rede Global de Proteção às Crianças, o aumento do turismo leva a índices maiores de exploração sexual de crianças. Segundo a organização, 76% das crianças exploradas sexualmente são menores de 10 anos.

Ferrovia Norte-Sul é debatida em audiência pública na ALERS


As comissões de Assuntos Municipais e de Economia de Desenvolvimento Sustentável, juntamente com a Frente Parlamentar Gaúcha pela Ampliação e Qualificação das Ferrovias, coordenada pelo deputado Raul Carrion (PCdoB), realizaram, na sexta-feira (8/11), audiência pública conjunta para debater e defender a extensão da Ferrovia Norte-Sul, de seu final previsto, em Panorama, São Paulo, até o porto de Rio Grande.
Também foi discutida a necessidade de um sistema ferroviário que integre todas as regiões do Estado, em especial as áreas de produção agropecuária e agroindustrial - através da extensão da Norte-Sul pelo oeste paranaense, passando por Chapecó (SC) e entrando no Rio Grande do Sul pela região de Erechim. Na pauta também estavam a Tronco Sul - contemplada pela Presidência da República no Programa de Investimentos e Logística (PIL 1) e mais litorânea, entre São Paulo e Rio Grande, passando por Mafra, Lages, Porto Alegre e Pelotas – bem como a integração com um ramal até Uruguaiana, com o objetivo de conectar, via ferrovia, o Rio Grande do Sul ao Mercosul e o Atlântico e o Pacífico. Durante o encontro, abordaram assuntos relacionados ao tema o gerente de ferrovias da Empresa de Planejamento e Logística S.A.– EPL, Fábio Barbosa; Bento José de Lima, Bruno Nogueira da Costa e Eduardo Tavares Quadros, da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A.; o secretário adjunto de Infraestrutura e Logística do RS, João Matos; o assessor superior do Gabinete do Governador, Calleb de Oliveira, e os deputados Marcelo Moraes (PTB), Altemir Tortelli (PT), Jurandir Maciel (PTB), e Valdeci Oliveira (PT).

Tarjeta de Trânsito Vicinal Fronteiriço dá acesso a serviços públicos no país vizinho

Apesar de ser opcional e de não substituir a carteira de identidade, que poderá ser exigida para ingresso no país vizinho, a Tarjeta de Transito Vicinal Fronteiriço proporciona diversos benefícios a quem possuir o documento, criado para maior integração entre Brasil e Argentina, em busca de melhorar a qualidade de vida da população, facilitando e impulsionando a integração no âmbito econômico, de transito, de trabalho e de acesso a serviços públicos de saúde e educação.
O documento pode ser solicitado por qualquer cidadão que more nas cidades abrangidas pelo acordo, tanto brasileiras quanto argentinas. A obtenção do documento dá o direito ao exercício de trabalho ou profissão no país vizinho, de acordo com as leis destinadas aos cidadãos do país que se desenvolve a atividade, inclusive no que tange a requisitos de formação, tendo os mesmos direitos e obrigações trabalhistas; garante o acesso gratuito à educação na rede pública de ensino e atendimento médico; possibilita também o acesso ao regime de comércio fronteiriço de mercadorias e produtos de subsistência. Neste aspecto os benefícios são a dispensa da realização da declaração de importação e exportação e isenção e impostos, mas aqueles produtos cuja entrada e saída são proibidas, como carne, queijo e demais produtos de origem vegetal e animal continuam proibidos.
Na Argentina, a Tarjeta de Transito Vicinal Fronteiriço é emitida pela Dirección Nacional de Migraciones e no Brasil pela Polícia Federal. Para solicitá-la deve-se apresentar cópia da Carteira de Identidade, cópia de comprovante de domicílio na localidade fronteiriça vinculada ao país emissor e duas fotos 4x4. Nos casos de menores de idade deverá ser apresentada cópia da certidão de nascimento. O documento tem a validade de cinco anos e pode ser prorrogada por mais cinco anos; após este período poderá ser concedida por tempo indeterminado.
Além de Uruguaiana e Paso de los Libres, o documento é válido nas cidades de São Borja e Santo Tomé; Itaqui e Alvear; Barra do Quarai e Monte Caseros; Porto Xavier e San Javier; Porto Mauá e Alba Posse; Dionísio Cerqueira/Barracão e Bernardo de Irigoyen; Capacena e Andresito e Foz do Iguaçú e Puerto Iguazú.

Prefeito determina o corte no ponto dos grevistas


Na sexta-feira, o prefeito Luiz Augusto Schneider, em reunião com a procuradora-geral do Município, advogada Natalie Nathalie Sudbrack da Gama e Silva Belmonte, e o secretário municipal de Segurança e Trânsito, Vitor Manoel Gediel Machado, determinou o corte no ponto e o referido desconto dos dias em que os guardas e vigilantes municipais estão ou estiveram em greve. A Justiça Estadual considerou abusiva a greve dos estatutários e determinou o imediato retorno ao trabalho, sob pena de multa. Quanto aos celetistas, a Prefeitura Municipal aguarda a decisão da Justiça do Trabalho. Ainda, o Poder Executivo espera o posicionamento do Sindicato dos Municipários de Uruguaiana (SIMUR) sobre a aceitação ou não da proposta apresentada aos grevistas.

União das cooperativas RS e Sicredi Itaqui fortalecerá a atuação na Região do Pampa


                                       Sicredi Pampa Gaúcho é o nome da nova cooperativa
As cooperativas Sicredi Sudoeste RS e Sicredi Itaqui RS uniram suas atividades para fortalecer a capacidade patrimonial e operacional na Região do Pampa Gaúcho. A decisão foi aprovada pelos associados na Assembleia Geral Extraordinária Conjunta, realizada no dia 01 de novembro, em Itaqui. Com a unificação, o nome da cooperativa mudou para Sicredi Pampa Gaúcho.
A ampliação da capacidade patrimonial e operacional, a partir da unificação das estruturas, permitirá à cooperativa aumentar o volume de negócios, a participação no mercado, a rentabilidade e a redução de custos. A nova cooperativa já conta com mais de 46 mil associados, 10 unidades de atendimento e um PAA, distribuídas em 11 municípios. São eles: Alegrete, Cacequi, Itaqui, Maçambará, Manoel Viana, Quaraí, Rosário do Sul, Santana do Livramento, São Gabriel, Uruguaiana e Santa Margarida do Sul. O patrimônio líquido da cooperativa é de R$ 146 milhões, o volume de ativos é R$ 544 milhões e a carteira de crédito é de R$ 320 milhões.
O dia a dia dos associados com a cooperativa não será alterado com a mudança. De qualquer forma, os gerentes das respectivas unidades de atendimento estão à disposição para esclarecer eventuais dúvidas. A partir da união, os associados contarão com a ampliação da rede de atendimento e com a expansão das fontes de crédito. 
“Esta reestruturação é importante para o Pampa Gaúcho e também para o Sicredi, pois teremos cooperativas ainda mais fortes para os nossos associados seguindo o princípio de que a união multiplica o crescimento e gera desenvolvimento social e econômico”, ressalta José Antônio Severo Menezes (presidente da Cooperativa Pampa Gaúcho).
Sobre o Sicredi 
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa com mais de 2,3 milhões de associados e 1.229 pontos de atendimento, em 10 estados* do país. Organizado em um sistema com padrão operacional único conta com 108 cooperativas de crédito filiadas, distribuídas em quatro Centrais Regionais – acionistas da Sicredi Participações S.A. - uma Confederação, uma Fundação e um Banco Cooperativo que controla uma Corretora de Seguros, uma Administradora de Cartões e uma Administradora de Consórcios. Mais informações no site sicredi.com.br. 
* Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Pará, Rondônia e Goiás.

10ª CRE sedia seminário integrador do Pacto pela Alfabetização


A 10ª Coordenadoria Regional de Educação (Uruguaiana) e a Secretaria Municipal de Educação da Barra do Quaraí realizaram no dia 7, o 1º seminário integrador do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), com participação de professores dos municípios de Itaqui, Uruguaiana e Barra do Quaraí. Os assessores pedagógicos que coordenam o Pacto na 10ª CRE desde o início do ano participam dos encontros de formação do PNAIC na Universidade Federal de Santa Maria e realizam encontros de formação e troca de experiências com os educadores/as do 1º ano ao 3º ano do ensino fundamental no município de Uruguaiana. O Seminário Integrador é a culminância do processo desenvolvido em 2013 e antecede o Seminário Final do PNAIC, previsto para dezembro.
O evento contou com representação das secretarias de Educação de Itaqui, Barra do Quaraí e Uruguaiana. A Prof. Ms. Eloá Maria dos Santos Chiquetti – UNIPAMPA Uruguaiana, abordou o tema Desenvolvimento motor: A sua importância para a aprendizagem, e a Prof.ª Drª. Jane Margarete Vilaverde Gomes – URCAMP Alegrete falou sobre Educação, Iniciação Científica e Trabalho Produtivo: Um desafio para os educadores da modernidade.
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

Confira os resultados dos jogos de sexta, do Miguelão

Aconteceram ontem, os últimos jogos da primeira fase do 37º Miguelão de Futsal. Na sexta-feira, oito equipes entraram em quadra, dando o seu melhor. A segunda fase inicia nesta semana. Confira os resultados de sexta.
  
12ª Rodada – Sexta-Feira 08/11/2013
  • 1º Jogo – Sport 8 X 6 Arsenal
  • 2º Jogo - Projers/Barra Quaraí 4 X 4 Vieira Vídeo
  • 3º Jogo – BAR 12/Paradão da Duque 2 X 6 Tele-Moto Irmãos Service 
  • 4º Jogo – Naútico8 X 1 Palermo

Uruguaiana terá Encontro Esportivo

Nos dias 21 e 22 de novembro, acontece em Uruguaiana a realização do 4º Encontro Esportivo da Fronteira Oeste (ESFRO), organizado pela Prefeitura Municipal de Uruguaiana. Na edição passada (2012), o evento teve como atração a presença da ginasta olímpica Daiane dos Santos. Este ano (2013), a organização do evento negocia com dois atletas de expressão para abrilhantar o evento. Na programação constam palestras, reuniões de gestores esportivos da Fronteira Oeste, criação de uma competição entre os municípios, entre outros assuntos. As atividades serão realizadas no Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa e com entrada franca para os interessados.

Uruguaianense Sub 11 é vice Campeão Gaúcho 2013


O Ginásio Municipal Edgar Piccioni em Esteio, foi palco neste final da decisão do Campeonato Estadual de Futsal 2013 pré-mirim (sub 11). Quatro equipes disputarão o título na fese final: AEU (Uruguaiana), Paulista (Pelotas), Sercesa e Pinheiros (Carazinho). Uruguaiana ficou na vice-liderança do campeonato com duas vitórias e uma derrota. Com toda a pressão em busca do título, os meninos chegaram a final, superando seus limites. A equipe pré-mirim (sub-11) do Paulista Futebol Clube, conquistou o título estadual da categoria.
Na foto Gediel, Bruno, Esdra, Kayki, Keller, Lucas, Sodre, Lucas Cardosos, João, Crizan, Neto, Mateus, Douglas, Maurício, Felipe e Ryan. Treinador Paulinho e o Preparador de Goleiros – Fernando Jacaré.

Atletismo é bicampeão do Jirgs

A equipe de ATLETISMO de Uruguaiana, formada por 23 atletas, garantiu o BICAMPEONATO dos JOGOS INTERMUNICIPAIS DO RIO GRANDE DO SUL, JIRGS, 41ª Edição. As provas foram disputadas em Porto Alegre, no final de semana, no Centro Estadual de Treinamento Esportivo (CETE), em competição organizada pelo Governo do Estado, através da Fundergs. A equipe de Uruguaiana chegou a frente de Novo Hamburgo (2º) e Santa Cruz (3º). Todos os atletas da cidade que conseguiram o primeiro lugar em suas provas estão convidados pela representar o Estado do Rio Grande do Sul, nos Jogos Abertos Brasileiros. A escolha dos nossos representes foi através do Campeonato Uruguaianense de Atletismo, realizado em maio passado, bem como, das colocações conquistados por nossos atletas no ano passado, nesta competição. O Prefeito Luiz Augusto Schneider parabeniza os atletas, avalia a importância de Uruguaiana ser contemplada com o Centro de Iniciação ao Esporte, que poderá significar um grande avanço no atletismo local. O Secretário de Esportes, Vicente Majó da Maia, informa que já incluiu várias provas do atletismo no Campeonato Uruguaianense de Esporte, que será realizado nos meses de abril e maio de 2014. Registra ser importante a participação dos atletas jovens, estudantes e universitários, a exemplo do que ocorreu este ano, com a participação da atleta Tatiane Barbosa, de apenas 16 anos, nas provas femininas dos Jirgs. “Temos ótimas chances de melhorar ainda mais a nossa performace e bem representar o Estado nos Jogos Abertos brasileiros”. O bicampeonato é inédito para o esporte de Uruguaiana, incluindo todas as nossas modalidades. Os Jirgs é considerada a Olimpíada Gáucha.

Painel - Ed.2212

Táxis 
Prefeito Luiz Augusto Schneider recebeu do Presidente do Sindicato dos Condutores Autônomos de Veículos Rodoviários e Transportadores Autônomos de Bens de Uruguaiana, Neri Souza de Oliveira, oficio solicitando a criação de “Pontos Livres”, para táxis, em frente aos clubes da cidade, facilitando dessa forma. O embarque e desembarque das pessoas que se utilizam do serviço, garantido comodidade e segurança, evitando também que os condutores estacionem em fila dupla. A secretaria de Trânsito estudará a liberação. 

Sede Campestre 
Os trabalhadores associados ao Sindimercosul já podem se preparar para aproveitar o que o verão na sede campestre da entidade. O local já está em pleno funcionamento, recebendo seus associados. O espaço especialmente planejado para oportunizar momentos de lazer aos trabalhadores e seus familiares, a sede campestre está entre as grandes conquistas obtidas pelo Sindimercosul. Sua estrutura dispõe de espaço especial para o lazer e descanso.

Empregos 
O secretário municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, Jorge Prestes Lopes informa as vagas disponíveis na Agência Municipal de Emprego, que funciona na Esplanada da Estação (antiga Viação Férrea), na rua dos Andradas, junto a Praça Dom Hermeto. Telefones: 3411-8762 ou 3411-9901. Na Agência Municipal de Empregos tem vagas para costureira, vendedor interno, gerente de loja, cabeleireira, manicure, depiladora, açougueiro, técnico de enfermagem, vidraceiro, aguador para lavoura de arroz e zelador. 

Bandeira 2

Na sexta-feira, dia 08/11, o prefeito Luiz Augusto Schneider assinou o Decreto nº. 467/2013, que autoriza o uso da Bandeira 2 nos táxis em Uruguaiana no período compreendido entre 02 de dezembro a 02 de janeiro de 2014.

Cemitério
Quem vai ao Cemitério Municipal durante ou depois dia de chuva deve ir prevenido, pois para chegar aos túmulos a partir da Cruz Mestre é preciso estar usando as famosas “galochas”. Se não se importam nem com os vivos, se importarão com os mortos?

Ano Letivo
O secretário municipal de Educação, Delmar Kaufmann, informa que o ano letivo iniciará com alunos na Educação Infantil (etapa creche) no dia 10 de fevereiro de 2014, e no dia 17 de fevereiro para os alunos da pré-escola e do ensino fundamental. 

Buracos
O secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos, Paulo José dos Santos, vistoriou a operação tapa-buracos que estava sendo realizada por uma equipe municipal na Rua Emílio Tauceda, no bairro Cabo Luiz Quevedo. Na Rua Salgado Filho, os veículos “patinam” oferecendo perigo aos condutores e pedestres. 

Mega Sena I
Já podem ser feitas desde ontem as apostas com volante específico para a Mega da Virada. O concurso especial nº 1.560 da Mega-Sena vai ser sorteado em 31 de dezembro e a estimativa do prêmio é de R$ 200 milhões. Caso um único ganhador aplique o valor integral do prêmio na poupança, ele pode se aposentar e viver com rendimentos de R$ 1,2 milhão por mês, o que equivale a cerca de R$ 40 mil por dia. A Mega da Virada é o mais popular dos concursos especiais das Loterias da Caixa e teve a primeira edição em 2009, no concurso nº 1.140, quando pagou R$ 144,9 milhões divididos por dois ganhadores, um de Santa Rita do Passa Quatro (SP) e outro de Brasília (DF). Já a última edição, em 2012, dividiu R$ 244,7 milhões para três ganhadores, de Aparecida de Goiânia (GO), Franca (SP) e São Paulo (SP).

Mega Sena II
Caso não haja ganhador com as seis dezenas sorteadas, o valor é somado ao rateio dos acertadores de cinco números. Se não houver ganhadores nessa faixa, os acertadores da quadra dividem todo o prêmio e assim sucessivamente. 
As apostas com volante específico podem ser compradas pelo mesmo valor das apostas regulares, e podem ser feitas em qualquer uma das mais de 12,6 mil lotéricas do país.

Pintura
A Prefeitura de Uruguaiana por meio da Secretaria Municipal de Cultura, promove Oficina de Desenho e de Pintura Realista com o professor uruguaio Alejandro Arnutti, com técnica lápis, carvão, pastel, acrílico e óleo. Horário das aulas: segundas, quartas e sextas-feiras, das 19h às 22h. Local: Museu Histórico Raul Pont, na rua Tiradentes nº. 2801, ao lado do INSS. Inscrições no local e horário das aulas.

Cozinha Brasil 
O secretário municipal de Ação Social e Habitação, Elton da Rocha, informou que estão abertas no Banco de Alimentos, as inscrições para o Programa Cozinha Brasil, realizado por convênio entre o SESI e a Prefeitura Municipal de Uruguaiana. O curso do Cozinha Brasil é gratuito. Informações: 3411-4877. 

Mau cheiro 
Aviso à Secretaria de obras: Uruguaiana tem mau cheiro de lado a lado. Ao passar por algumas ruas da cidade é preciso “tapar” o nariz ou fechar as janelas do carro. 

Matrícula
O secretário municipal de Educação, Delmar Kaufmann, informa que no período de 25 de novembro a 23 de dezembro os pais ou responsáveis devem confirmar a matrícula de seus filhos que estudam na rede municipal de ensino. 

Samu I
As secretarias estaduais da Saúde (SES) e da Segurança Pública (SSP) firmaram nesta segunda-feira (11) um acordo que possibilitará a efetividade do transporte aéreo do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Através do termo de cooperação técnica, a Brigada Militar irá disponibilizar as aeronaves e a tripulação, enquanto a SES entrará com a equipe médica e os recursos financeiros para as horas de vôo e manutenção. 

Samu II
O termo foi assinado entre os secretários Ciro Simoni, da Saúde, e Airton Michels, da Segurança Pública, além do comandante-geral da Brigada Militar, coronel Fábio Fernandes. Os atendimentos devem estar disponíveis de imediato, inicialmente contando com o esquadrão do Batalhão de Aviação da Brigada Militar, hoje com 14 aeronaves sediadas em Porto Alegre, Caxias do Sul e Uruguaiana. O serviço será reforçado em breve com a aquisição de mais duas aeronaves exclusivas para o Samu. A previsão é que ainda este ano seja lançado, pela SES, o processo para a compra dos modelos, que terão capacidade para até duas macas. 

Samu III
O acordo firmado é fruto da parceria ocorrida de forma inédita no último verão, quando foi disponibilizado o transporte aéreo de pacientes do Litoral Norte para a Capital em casos de urgência. Na época, foram realizadas mais de 60 horas de vôo, a partir do batalhão sediado em Capão da Canoa. Em janeiro, a parceria entre a Secretaria da Saúde e Brigada Militar foi experimentada novamente, com o transporte das vítimas da boate Kiss, de Santa Maria - em dois dias, foram realizadas mais de 39 horas de vôo.