terça-feira, 19 de novembro de 2013

Curso prepara policiais para patrulha em rios de fronteira

Mais de 9 mil km da faixa de fronteira do Brasil com outros países da América do Sul é composta por rios, lagos e canais. Para reforçar o patrulhamento nessas regiões, a Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp/MJ) promove, até o fim do mês, o curso de ‘Policiamento em Vias Hídricas nas Fronteiras’, com a participação de policiais dos 11 estados brasileiros que fazem limite com outras nações. 
O curso começou no dia 21 de outubro, em Cáceres, no Mato Grosso (próximo à fronteira com a Bolívia), e segue até o próximo dia 1º de novembro, totalizando 90 horas-aula de atividades práticas e estudos teóricos. Participam da capacitação 30 policiais civis, militares e federais dos estados de Amapá, Pará, Roraima, Amazonas, Acre, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
De acordo com a diretora de Pesquisa, Análise da Informação e Desenvolvimento de Pessoal em Segurança Pública do MJ, de Isabel Figueiredo, o curso irá preparar os profissionais para o patrulhamento de rotina, abordagens e operações policiais com o uso de embarcações. “Esse efetivo é qualificado com foco na prevenção e repressão de ilícitos penais praticados em vias hídricas e na faixa de fronteira”, informa.
Isabel esclarece que os policiais poderão ser multiplicadores de conhecimento no enfrentamento ao crime em seus estados. “O curso deve padronizar procedimentos operacionais com embarcações para o combate ao tráfico de pessoas, contrabando e descaminho, tráfico de drogas, armas e munições, delitos ambientais entre outros, muito danosos, e comuns em regiões de fronteira”, descreve a diretora. As instruções reúnem 15 disciplinas. Entre elas Noções de Legislação e Navegação Fluvial; Técnicas de Patrulhamento Fluvial; Procedimentos Frente às Ocorrências e Crimes Fronteiriços; Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas; Reconhecimento e Identificação de Drogas; Natação Utilitária e Noções de Salvamento Aquático; e Técnicas e Táticas de Confronto Armado. 
Segurança na Fronteira
De acordo com a secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki, a realização do curso atende à Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras (Enafron). O plano reúne ações destinadas ao fortalecimento da prevenção, controle, fiscalização e repressão dos delitos transfonteiriços, por meio da atuação integrada dos órgãos policiais, da Secretaria da Receita Federal do Brasil e das Forças Armadas.
“Essas ações do Enafron visam a melhora da prestação de segurança pública de uma população de cerca de 10,9 milhões de pessoas residentes na faixa de fronteira, que envolve 27% do território brasileiro”, explica Miki. Uruguaiana está entre as cidades que participam do Enafron.

Dono de carro furtado tem prejuízo dobrado

O proprietário de automóvel Pálio, furtado no último dia 12 em Uruguaiana, teve prejuízo dobrado. Acontece que sua esposa saiu no veículo e ao deixá-lo estacionado no centro da cidade, teve o mesmo furtado. Ela imediatamente avisou o marido do fato, que ansioso para recuperá-lo pegou emprestado o veículo da cunhada. Próximo ao Vilage Santos Dumond, a vítima avistou seu veículo e passou então a persegui-lo. Para tentar evitar a fuga, o cidadão bateu o carro da cunhada contra o seu próprio veículo, porém o bandido fugiu da mesma forma. Além de ter ficado sem o carro, a vítima ficou em dívida com a cunhada. Populares relatam que o automóvel estava sendo oferecido nas imediações do Porto Seco por sujeito conhecido na cidade como ladrão de carros e que recentemente foi preso, mas solto em 24 horas. 

Governo anuncia reajuste para servidores da BM, mas para daqui 5 anos

O governo do Estado pretende encaminhar o projeto que altera planos de carreira e salários dos servidores da Brigada Militar à Assembleia Legislativa na terça-feira. Nesta quarta, o secretário da Casa Civil, Carlos Pestana, discutiu a proposta que reajusta vencimentos em até 245% com associações de nível médio. Um novo encontro ocorrerá na segunda-feira.
De acordo com o documento, é previsto aumento escalonado entre 2010 e 2018 para soldado (245,38%), 3º sargento (206,57%), 2º sargento (195,84%), 1º sargento (179,48%), 1º tenente (151,83%) e capitão administrativo (144,16%). Este último posto seria criado e representaria o mais alto na carreira de nível médio, com salário básico igual ao capitão de nível superior. Até 2014, o reajuste está garantido — as tratativas se referem aos anos seguintes.
Apesar de ainda considerarem os valores insuficientes, o que mais desagrada aos líderes das associações são as modificações no plano de carreira.
— O pior para a categoria é a questão do interstício — afirma o presidente da Associação Beneficente Antonio Mendes Filho (Abamf), Leonel Lucas, citando a elevação do tempo necessário para promoção.
Lucas reivindica que o critério para mudança de cargo seja igual ao dos oficiais, isto é, sem concurso interno. Aparício Santellano, presidente da Associação dos Sargentos, Subtenentes e Tenentes da Brigada Militar (ASSTBM), acredita que a proposta avança pouco em relação o que foi pleiteado nos debates anteriores com o governo:
— Depois da próxima reunião, a gente vai fazer uma assembleia-geral e deliberar com as categorias.
O Executivo pretende concluir detalhes do plano de carreira no início da semana que vem. A proposta deve ser encaminhada ao Legislativo em regime de urgência, para ser votada neste ano.

— As negociações têm ocorrido com tranquilidade, e estou convicto que na segunda-feira chegaremos a um acordo. Mas já adiantamos que manteremos as promoções na aposentadoria para os atuais servidores — disse Pestana.

Presos de Uruguaiana agiam a mando do PCC


A Polícia Civil, através do Gabinete de Inteligência e Assuntos Estratégicos – GIE, com apoio da Susepe e Brigada Militar, deflagrou uma operação interestadual, na quinta-feira (14.11), denominada Operação Pirâmide, que visa evitar o estabelecimento no Rio Grande do Sul de uma organização criminosa, de caráter nacional, que age dentro e fora de presídios, atuando principalmente no crime de tráfico de drogas e roubos. Durante as investigações, que duraram 11 meses, foram presas 14 pessoas e foi apreendido aproximadamente 1kg de crack em São Leopoldo, cerca de 2kg de cocaína em Carazinho e cerca de 634kg de maconha em Mato Grosso do Sul.
Durante a operação realizada na quinta, foram presas 26 pessoas, e foram apreendidos celulares, drogas, dinheiro, veículos e várias anotações de contabilidade referentes a integrantes da organização criminosa. Também foram apurados vários outros delitos durante a investigação, como homicídios (dentro de um presídio no interior do Estado) e roubos (no Estado e fora). Na ação de hoje foram cumpridos 24 mandados de busca e apreensão, sendo nove em presídios no Rio Grande do Sul, um em presídio no Mato Grosso do Sul e um em presídio de Pernambuco. O restante dos mandados foi cumprido em residências em várias cidades do Estado.
Além disso, 23 mandados de prisão temporária também foram cumpridos. Os municípios envolvidos na Operação Pirâmide são: Porto Alegre, Passo Fundo, Uruguaiana, Ijuí, Santa Maria, Carazinho, Charqueadas, Guaíba, São Luiz Gonzaga, Torres, Alvorada, Erechim, Dourados (MS) e Petrolina (PE). Participaram da operação cerca de 300 policiais civis do RS, 15 policiais civis de Pernambuco, 15 policiais de Mato Grosso do Sul, 194 policiais militares e 170 agentes da Susepe.
Segundo a Polícia Civil de Uruguaiana, três mandados de prisão e busca e apreensão foram cumpridos, sendo dois deles no interior da Penitenciária Modulada. Os apenados, Carlos e Neimar, trocavam informações com os membros do Primeiro Comando da Capital e a mando da organização continuavam a agir mesmo que de dentro da cadeia. 70% dos lucros obtidos com roubos e tráfico de drogas era repassado ao PCC que em troca garantia segurança aos bandidos, através do repasse de informações e equipamentos. Carlos está “guardado” há 14 anos por latrocínio. O outro estava preso por furto e roubo. Através de escutas telefônicas a Polícia Gaúcha apurou que um dos presos de Uruguaiana chegou a comandar crimes cometidos no Rio de Janeiro.
O terceiro mandado cumprido não obteve sucesso. O sujeito continua foragido, mas na sua casa a Polícia encontrou drogas e anotações de conversas entre ele e o Primeiro Comando da Capital. Da mesma forma, a PC apreendeu drogas, celulares e anotações numa das alas da Penitenciária de Uruguaiana. A Polícia continua as buscas ao foragido.

Sicredi apresenta novo gerente em Uruguaiana


No início do mês, os associados das cooperativas Sicredi Sudoeste e Sicredi Itaqui aprovaram, em Assembleia Geral Extraordinária Conjunta, a união das duas cooperativas. A Sicredi Itaqui incorporou a Sudoeste e, com a unificação, o nome da cooperativa mudou para Sicredi Pampa Gaúcho. “Teremos a partir de agora uma cooperativa ainda mais forte para os nossos associados seguindo o princípio de que a união multiplica o crescimento e gera desenvolvimento social e econômico”, disse nesta quarta-feira, o novo gerente da Unidade de Atendimento da Sicredi Uruguaiana, Evandro Paz Peres, em reunião na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas, quando foi recebido pela diretoria da entidade do varejo.
Atualmente a Sicredi Pampa Gaúcho conta com mais de 46 mil associados, 10 unidades de atendimento e um PAA, distribuídas em 11 municípios da região do Pampa Gaúcho: Alegrete, Cacequi, Itaqui, Maçambará, Manoel Viana, Quaraí, Rosário do Sul, Santana do Livramento, São Gabriel, Uruguaiana e Santa Margarida do Sul. 
Com isso, assumiu a diretoria de Negócios da Sicredi, em Alegrete, Rodrigo Favaretto, que durante os últimos seis anos respondeu pela gerência do grupo em Uruguaiana, onde firmou uma importante parceria com a CDL. “Queremos que essa aproximação continue ainda mais forte”, ressaltou Favaretto durante o encontro. 
Em 2013, a Sicredi manterá o apoio na Campanha de Natal da entidade lojista, que será lançada oficialmente no dia 21 de novembro, próxima quinta-feira, durante mais uma edição do projeto CDL 12 horas.
O presidente da CDL Uruguaiana, Jorge Urquiza, agradeceu o apoio de Favaretto durante sua passagem pela administração local da Cooperativa, e garantiu todo respaldo necessário para a continuidade do desenvolvimento do trabalho que vem sendo realizado entre a entidade representativa do comércio e a Sicredi. 
O patrimônio líquido da cooperativa é de R$ 146 milhões, o volume de ativos é R$ 544 milhões e a carteira de crédito é de R$ 320 milhões. A sede da cooperativa está localizada no município de Itaqui, e a Superintendência Regional fica em Alegrete.

Informações sobre Passe Livre a estudantes de Uruguaiana são solicitadas

Informações sobre a adesão de Uruguaiana ao Programa Passe Livre Estudantil serão solicitadas pela Câmara Municipal. O requerimento do vereador Marcelo Lemos (PDT) faz referência à proposta do Governo Estadual que concede gratuidade transporte público intermunicipal a estudantes de instituições de ensino técnico e superior que residam em município diferente ao de sua residência mediante subsídio integral da tarifa.
O processo de adesão do município se encerra no dia 29 de novembro. De acordo com o vereador, um grande número de estudantes de Uruguaiana tem buscado formação nas áreas de direito e administração em cidades vizinhas, situação que gera alto custo com transporte diário agregado à mensalidade. “Faz-se necessária a participação do município no Programa, auxiliando, ao máximo, os nossos estudantes na formação de sua preferência”, considerou.

Assinado projeto para acelerar reabertura do Incar

O prefeito Luiz Augusto Schneider assinou o Projeto de Lei de N°. 117/2013 que busca autorização “ad referendum” para o contrato de Prestação de Serviços de Orientação Técnica para Média e Alta Complexidade em Cardiologia no município de Uruguaiana. O contrato tem por objetivo o planejamento e a orientação técnica à instalação, estruturação e execução dos serviços de média e alta complexidade em cardiologia no Hospital, além da expressa autorização de liberação das máquinas e equipamentos, de propriedade do município, para utilização no serviço de cardiologia (Incar). A medida deve acelerar o início das atividades do serviço de média e alta complexidade em cardiologia no Hospital Santa Casa de Caridade de Uruguaiana.

Prefeito apresenta projeto do Plano Diretor

Na quinta-feira, o prefeito Luiz Augusto Schneider, acompanhado da vice-prefeita Neraí Santos Kaufmann, foi ao gabinete do presidente do Poder Legislativo, vereador Luís Gilberto de Almeida Risso entregar o Projeto de Lei Complementar nº. 005/2013, que dispõe sobre o Desenvolvimento do Município de Uruguaiana e institui o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano, Rural e Ambiental. 
O Plano é a política urbana do município, um conjunto de leis que determina como e para onde a cidade vai direcionar o seu crescimento e de que forma deve se organizar. Ele é obrigatório para cidades com mais de 20 mil habitantes. O último Plano Diretor apresentado em Uruguaiana foi no ano de 1988. De lá para cá, bairros e vilas se formaram de forma desproporcional, com ruas foram do padrão. O projeto entregue na Câmara foi elaborado por arquitetos, ambientalistas e Executivo. Ele será apreciado pelos vereadores e se aprovado em plenário se tornará referência para o crescimento de Uruguaiana. 
O Plano Diretor é o instrumento básico da política de desenvolvimento do Município. Sua principal finalidade é orientar a atuação do poder público e da iniciativa privada na construção dos espaços urbano e rural na oferta dos serviços públicos essenciais, visando assegurar melhores condições de vida para a população.

Tempo de espera em agências bancárias é reclamação na Câmara

As frequentes reclamações em relação à demora no atendimento em agências bancárias provocaram a apresentação de requerimento de autoria do vereador Marcelo Lemos (PDT) à Comissão de Direitos Humanos, Acessibilidade e Direito do Consumidor da Câmara Municipal de Uruguaiana. Em conformidade com a legislação municipal que versa sobre tempo de espera, atendimento, obrigações das instituições bancárias e penalidades, há necessidade da fiscalização e averiguação sobre o descumprimento dessas regras.
“Os 30 minutos de espera estipulados em Lei, notoriamente, não são respeitados”, considerou o parlamentar fazendo referência ao número reduzido de atendentes nas agências, principalmente em horários de maior movimento. A Comissão solicitará informações e providências às gerências bancárias. 

Outros R$700 mil serão destinados à UPA

O investimento de mais de 700 mil reais em equipamentos para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Uruguaiana estão garantidos conforme publicado no Diário Oficial de Estado do Rio Grande do Sul. As verbas da Secretaria Estadual de Saúde foram pleiteadas pelo vereador Marcelo Lemos (PDT), a pedido do prefeito Luiz Augusto Schneider, em agosto junto ao Secretário Ciro Simoni. Na oportunidade, outros 750 mil foram disponibilizados para o término da construção da UPA e já estão disponíveis para o município. Ao total, a UPA estará recebendo o investimento de mais de 1, 4 milhões de reais.
A Unidade será localizada no terreno da antiga Santa Casa e estará diretamente relacionada ao trabalho do Serviço Móvel de Urgência (Samu) que organiza o fluxo de atendimento e encaminha o paciente ao serviço de saúde adequado à situação. As obras continuam paradas.

RS lança campanha pela autodeclaração de raça e cor no SUS

O Governo do Estado, junto com a Secretaria Estadual da Saúde, realizou às 10h de quinta-feira (14) a cerimônia de lançamento a campanha pela autodeclaração de raça e cor no Sistema Único de Saúde (SUS) e da Linha de cuidado de Saúde Integral às pessoas como Doença Falciforme. 
O evento será realizado no Palácio Piratini - Salão Negrinho do Pastoreio, em Porto Alegre, e contará com as presenças do Governador Tarso Genro, do Secretário estadual da Saúde Ciro Simoni e da Diretora do departamento de Ações em Saúde, Sandra Fagundes. 
Os objetivos da campanha são qualificar a notificação do quesito raça/cor nos documentos e bancos de dados do SUS; contribuir com o processo de implementação da Política de Saúde da População Negra no RS; e conscientizar a sociedade gaúcha sobre a importância da autodeclaração no SUS.
Quanto à Linha de Cuidado, os objetivos são a regionalização do atendimento especializado às pessoas com doença falciforme no Estado; a qualificação na atenção à saúde das pessoas e a inclusão da Hemorede no atendimento clínico hematológico.

Lei anti-incêndio avança na Assembleia Legislativa

A tramitação do Projeto de Lei Complementar 155/2013, que revisa e aperfeiçoa a legislação de prevenção contra incêndio no Rio Grande do Sul, teve um avanço importante na quinta-feira, na Assembleia Legislativa. Mesmo com ressalvas feitas por alguns de seus membros, a Comissão de Segurança e Serviços Públicos do Parlamento aprovou, por unanimidade, o parecer favorável do deputado Gilmar Sossella (PDT), relator do projeto.
Apesar de não ser membro da Comissão, o deputado Valdeci Oliveira (PT) fez questão de acompanhar o debate e defender a aprovação do relatório. “A nova legislação, que foi produzida a partir de um amplo debate realizado por uma Comissão Especial da Assembleia, não trará nenhuma vida de volta. Porém, ela é simbólica, porque significa uma resposta forte do Poder Público a tudo que aconteceu no dia 27 de janeiro deste ano, em Santa Maria, e a tudo aquilo que pode vir a acontecer se medidas concretas não forem tomadas”, disse Valdeci. 
Depois do aval dado pelas comissões de Segurança e Serviços Públicos e de Constituição e Justiça, o deputado Valdeci, na condição de líder do governo, é favorável a um acordo de lideranças para agilizar a votação do projeto. “ Vou fazer este pedido na próxima terça-feira (19). Temos que terminar 2013 com este projeto votado ”, afirmou. 
O PLC 155/2013 é um dos resultados do trabalho desempenhado pela Comissão Especial de Revisão e Atualização de Leis contra Incêndio da Assembleia Legislativa. A comissão, presidida pelo deputado Adão Villaverde (PT) e integrada pelo deputado Valdeci (PT), propôs, através do projeto, várias inovações e aperfeiçoamentos nas normas de segurança das edificações. Entre elas, destaca-se a mudança na expedição da licença de funcionamento desses locais. O PLC prevê a emissão deste documento apenas depois da apresentação do Álvara de Prevenção contra Incêndios, emitido pelo Corpo de Bombeiros da Brigada Militar, determinação que não existe atualmente.

Sindicato pede afastamento de Frederico da relatoria de projeto em prol do MP

Servidores do Ministério Público do RS (SIMPE/RS) entregou ao deputado Cássia Carpes (PTB), Corregedor de Ética da Assembleia Legislativa, Representação com Pedido de Impedimento ao deputado Cássia Carpes (PTB), Corregedor de Ética da Assembleia Legislativa. 
O objetivo é afastar o deputado Frederico Antunes (PP) da relatoria do PLC 40/2013, tendo em vista situação pregressa envolvendo o deputado e o Ministério Público.
Para a diretoria do SIMPE/RS, a situação, no mínimo, fere a ética parlamentar. “Não é possível admitir que um deputado cuja trajetória recente envolveu troca de favores com MP, tenha a relatoria de um projeto que beneficia absurdamente os membros do Órgão e depõe contra todo e qualquer bom senso”, diz Alberto Ledur, presidente do SIMPE/RS.
O dirigente lembra que, em março deste ano, no mesmo dia em que o deputado emitiu parecer no PL 300, que cria cargos de CC no Órgão, este teve seu filho, Felipe Willemberg Antunes, nomeado como CC na Instituição. 
A nomeação, assinada pelo Subprocurador-Geral de Justiça, Daniel Sperb Rubin, só foi revertida em face das denúncias do Sindicato e da pressão da sociedade.
À época, o deputado era relator de dois projetos do MP na CCJ, que tratavam de reajuste dos membros e de criação de CCs. Ambos tiveram parecer favorável.
Constrangimento
A situação foi denunciada inclusive por parlamentar que disse ter recebido pressão, tanto dos membros do órgão, como do deputado Frederico, para que a proposta fosse votada em tempo recorde.
Para o Sindicato, no mínimo, houve quebra da ética parlamentar. “Há uma evidente troca de interesses que não pode ser aceita. São projetos que envolvem milhões em recursos e depõe contra a moralidade necessária no setor público”.
A expectativa da entidade é de que o PLC seja redistribuído para outro relator.
Frederico á época se negou a falar do assunto, dizendo que não comentaria sobre a postura do filho, por considerar assunto pessoal. 

Fórum elegeu representantes da comunidade na Unipampa

O segundo Fórum de Integração Universidade-Sociedade aconteceu no dia 11 de novembro no Salão de Atos do Campus Uruguaiana da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). O evento teve o objetivo de preparar e eleger o representante da comunidade externa no Conselho do Campus Uruguaiana. Na ocasião, estiveram presentes o secretário Municipal de Governo, Fernando Cezar Fagundes Alves; a coordenadora adjunta da 10ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Mariza Camargo; o delegado da Polícia Federal de Uruguaiana, André Luiz Martins Epifânio; a presidente da Associação Amigos dos Deficientes Físicos (AADUR), Tania Costa; o comandante do 22º GAC, Brendon Ceccato; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Olibio Freitas; o presidente da Associação Comercial e Industrial de Uruguaiana (ACIU), Luis Oscar Kessler; Eder Joaquim Brazeiro Ciocca do Grupo Uruguaianense de Desenvolvimento do Esporte (GUDE); Vidal de Castro Moraes da Associação Quilombola Rincão dos Fernandes; e Claudio Rodrigues dos Santos da Juventude Rural. 
Para substituir os atuais representantes da comunidade externa, a titular Maria Medianeira Ibanez Alberto (representante do Movimento Nacional de Luta pela Moradia) e o suplente Fernando Martins de Menezes (representante da Agência de Desenvolvimento de Uruguaiana), foram eleitos os novos membros representantes: como titular, Vicente Majó da Maia (representando a OAB) e como suplente Stael Soraya dos Santos Rosa (representante do Movimento Negro de Uruguaiana). 
Os novos membros serão empossados no dia 25 de novembro 2013, na reunião ordinária do Conselho de Campus. A representação externa do Conselho Universitário será eleita na 47ª Reunião Ordinária do Consuni (28 e 29 de novembro), dentre todos os representantes de cada Campus. De acordo com a secretária executiva Eloisa Rodrigues Forte, a Direção do Campus Uruguaiana agradece e ressalta a importância de todos que compareceram ao Fórum para a construção de uma Universidade integrada ao cenário local e parceria para a construção de uma sociedade melhor.

Unipampa abre Processo Seletivo para uruguaios fronteiriços

A Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) abre no dia 13 de novembro, as inscrições para processo seletivo específico para ingresso de candidatos uruguaios que vivem na região da fronteira. Ao total, são 48 vagas distribuídas em nove cursos dos campi Jaguarão e Santana do Livramento. As inscrições são gratuitas e seguem até o dia 8 de dezembro pelo site http://www.unipampa.edu.br/portal/noticias/2084. 
Os candidatos de Rio Branco, na fronteira com Jaguarão, poderão se candidatar para as vagas dos cursos de Gestão de Turismo, História, Letras – Habilitação em Língua Portuguesa e Língua Espanhola em turno integral ou noturno, Pedagogia, ou Produção e Política Cultural, cada curso com sete vagas. Já os candidatos de Rivera têm oportunidade nos cursos de Relações Internacionais e de Administração Noturno ou Matutino, no Campus Santana do Livramento, cada um com duas vagas. Tais vagas foram geradas por desligamentos, transferências e abandonos e poderão ser retificadas durante o processo. O processo seletivo se constituirá de uma prova que visa à avaliação dos conhecimentos adquiridos pelos candidatos no Curso Secundário. A avaliação será realizada através de uma prova de redação em Língua Portuguesa, analisada segundo os elementos: a) Leitura e Interpretação Textual; b) Argumentação e Dissertação; c) Produção de Textos. O teste será aplicado no dia 15 de dezembro de 2013, no campus do curso desejado, com início às 14h e duração de quatro horas. Os resultados serão publicados a partir do dia 6 de janeiro de 2014 no portal da UNIPAMPA. 
Para inscrever-se e realizar a prova, o candidato deverá apresentar documento especial de fronteiriço acompanhado da cédula de identidade ou do passaporte. Informações específicas sobre como realizar a inscrição estão disponíveis no portal da UNIPAMPA e no campus onde ocorre o curso pretendido. As matrículas dos aprovados serão realizadas no dia 30 de abril de 2014.

Município protocola projeto de esportes em Brasília

A Prefeitura Municipal de Uruguaiana aproveitou mais um edital aberto pelo Ministério do Esporte e registrou proposta para recebimento do Programa Esporte e Lazer na Cidade (PELC). O registro no SICONV – Sistema de Gestão de Convênios, no Ministério do Esporte em Brasília, leva o número 074051/2013, num trabalho elaborado pelas Secretarias Municipais de Esporte e Lazer e de Planejamento. O pedido de Uruguaiana é da instalação de três núcleos do Programa PELC, num valor de R$ 552.000,00. Caso aprovado o pedido, três áreas da cidade serão beneficiadas: Centro Esportivo Zona Leste, no bairro Santo Inácio; o Centro Esportivo Nova Esperança, no bairro Nova Esperança; e no Conjunto Habitacional João Paulo II, no bairro Cabo Luiz Quevedo. A proposta de Uruguaiana é inteiramente voltada ao eixo do Esporte Participativo, prevendo a criação de escolinhas de várias modalidades esportivas, atividades físicas, culturais, artes marciais, dança, cidadania e eventos. No projeto de Uruguaiana estão previstas a aquisição de equipamentos, material esportivo e contratação de pessoal para o atendimento do PELC. O prefeito Luiz Augusto Schneider, na pessoa do secretário Vicente Majó da Maia, cumprimentou todos que trabalharam para elaboração desta proposta, evidenciando a importância do esporte como vetor da inclusão social, saúde e cidadania.

Secretaria apresenta calendário esportivo 2014


O prefeito Luiz Augusto Schneider, recebeu para análise, proposta do secretário municipal de Esporte e Lazer, Vicente Majó da Maia, referente ao Calendário de Eventos Esportivos para 2014. Na proposta consta a manutenção do Campeonato Uruguaianense de Esportes, as colônias de férias e o Bola Bairros no primeiro semestre, bem como, a realização da Vª Conferência Municipal, entre outras atividades. No segundo semestre, destacam-se o Projeto 30 Horas de Esportes, a edição dos Jogos Abertos de Uruguaiana e a realização do Vº Encontro Esportivo da Fronteira Oeste. A programação não é definitiva, poderá ser ampliada e melhorada. Nos próximos dias, haverá a definição, inclusive, de datas de inaugurações, entre elas: a Praça dos Esportes e da Cultura, no bairro Rui Ramos.

Painel - Ed.2214

CNH I
Nos primeiros sete dias úteis de inscrições para o programa CNH Social, 43 mil pessoas registraram-se nos CFCs para concorrer às 7 mil vagas oferecidas para 2013. O Detran/RS registra, no entanto, baixa procura para o serviço de mudança de categoria, que tem 4,2 mil vagas disponíveis. Até o final da quarta-feira (13), 1.842 condutores inscreveram-se para habilitação nas categorias C, D ou E. Dessas 4,2 mil vagas, 840 são destinadas à mudança para categoria “C”, 2.940 destinados à mudança para categoria “D” e 420 destinados à mudança para categoria “E”. 

CNH II
O programa reserva metade dessas vagas para mulheres. No entanto, somente 471 mulheres (25% do total de 1.844 inscrições) candidataram-se para essas categorias, que permitem dirigir veículos de carga (C), de transporte de passageiros (D) e veículos articulados de carga e passageiros (E). Mais de 90% das inscrições são para primeira habilitação nas categorias A (3.892) e B (35.643), que possuem 1,4 mil vagas no total. Entre os mais de 43 mil inscritos em 145 municípios, mais de 80% são mulheres. O programa também tem reserva de vagas para negros, na proporção de 15%, que corresponde à representação de negros e pardos na população gaúcha e leva em conta a diferença entre o rendimento médio e a qualidade da ocupação dessa população, detectada em pesquisa do Dieese. 

Cursos I
Quem busca na qualificação profissional uma melhor colocação no mercado de trabalho tem a oportunidade de estudar no Senac Uruguaiana. A escola está com inscrições abertas para os cursos gratuitos: Operador de Computador, Montador e Reparador de Computador, Desenhista de Produtos Gráficos e Web, Operador de Supermercados e Cuidador de Idosos. As aulas iniciam entre os dias 18 e 27 de novembro.

Cursos II
As qualificações são oferecidas por meio do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) e são destinadas aos beneficiados pelo Bolsa Família e pelo Seguro Desemprego. As inscrições devem ser feitas na Esplanada da Estação Férrea. Informações sobre os cursos podem ser adquiridas no site www.senacrs.com.br/uruguaiana ou no telefone (55) 3412-3838. 

Carnaval 
A Prefeitura Municipal está concluindo obra que permitirá a instalação do Escritório do Carnaval na Academia do Artesão, localizada na rua Flores da Cunha, entre Presidente Vargas e Santana. A medida foi determinada pelo prefeito Luiz Augusto Schneider visando a economia de recursos públicos, pois o Município pagava R$ 4,5 mil mensais de aluguel por espaços na Estação Rodoviária. 

Médicos
Já existem profissionais médicos atendendo e morando no interior. Na Vila de São Marcos, o atendimento está sendo realizado pela médica cubana Veltraida Matos Matos; no Plano Alto pelo cubano Teleforo Alfredo Machado Rivero; e na Barragem Sanchuri, pela cubana Vilma Juana Reynaldo Fernandez. 

Casa Popular 

O secretário municipal de Ação Social e Habitação, Elton Vinícius Nicolas da Rocha, destaca que estão abertas as inscrições para os programas habitacionais no Conjunto Salvador Faraco (357 casas), localizado no bairro Cabo Luiz Quevedo, e da União das Vilas, que terá 1,2 mil unidades habitacionais. Inscrições no Setor de Habitação no prédio central da Prefeitura, na rua XV de Novembro. Informações: 3413-8540.

Desenho e Pintura
A Prefeitura Municipal de Uruguaiana, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, promove Oficina de Desenho e de Pintura Realista com o professor uruguaio Alejandro Arnutti, com técnica lápis, carvão, pastel, acrílico e óleo. Horário das aulas: segundas, quartas e sextas-feiras, das 19h às 22h. Local: Museu Histórico Raul Pont, na rua Tiradentes nº. 2801, ao lado do INSS. Inscrições no local e horário das aulas. Não perca esta oportunidade!

Califórnia 
O escritório da Califórnia da Canção Nativa do RS está localizado na Esplanada da Estação. Informações pelo telefone 3411-7080. 

Novembro Azul
Na segunda-feira, dia 18/11, às 9h, no Salão Nobre da Prefeitura Municipal de Uruguaiana acontecerá a cerimônia de abertura da Campanha Novembro Azul, com enfoque na prevenção ao câncer de próstata. 

Inscrições
O secretário municipal de Educação, Delmar Kaufmann, informa que até o dia 29 de novembro de 2013 estão abertas as inscrições para novos alunos na rede municipal de ensino. Os pais ou responsáveis devem fazer a inscrição na escola de educação infantil ou fundamental de sua preferência apresentando a certidão de nascimento e o cartão do SUS. Atualmente, a rede municipal de ensino conta com 29 escolas e 1.588 servidores. 

Projetos I
A Prefeitura de Uruguaiana elabora nove projetos, entre eles o da recuperação e revitalização da avenida Setembrino de Carvalho e da rua Salgado Filho e da construção de galeria pluvial no bairro Rio Branco. Ainda se planeja, a revitalização e estruturação do Parque D. Pedro II; construção de galeria pluvial no bairro Santo Antônio; obras de adequação e colocação de elevador no prédio do Centro Administrativo II (antigo Fórum); construção da Pista de Arrancada; reforma e revitalização do antigo prédio da Santa Casa para implantação de um Albergue Municipal; e construção de módulos prediais para implantação do Projeto Empresário de Bairro. 

Projetos II
Para concretização destes projetos a estimativa é da necessidade de R$ 40 milhões, recursos que serão buscados principalmente junto ao Governo Federal. A construção da pista de arrancada; a construção de galerias e a implantação do projeto empresário de bairro são propostas que constam no plano de governo do então candidato Luiz Augusto Schneider.

Artesanato 
Na Academia do Artesão, localizada na rua Flores da Cunha, entre Presidente Vargas e Santana, estão sendo comercializados produtos artesanais confeccionados em Uruguaiana.

Acusado de matar Thiago Taffarel vai a Júri em dezembro

Jefferson Luzardo (vulgo Dudu) vai a júri no mês de dezembro. O sujeito é acusado de matar Thiago Taffarel Bilhalva, em novembro de 2008. Diz no processo que em 02.11.2008, cerca de 4h30min, no Clube da Cohab I, o denunciado, mediante golpe de arma branca, matou a vítima de forma cruel. 
Na ocasião, Taffarel e o denunciado estavam no local com seus respectivos grupos de amigos quando, em determinado momento, Jeferson sacou um instrumento e desferiu golpe certeiro no peito da vítima, abandonando-a ferida..
Socorrido ao hospital, o jovem não resistiu ao certeiro ferimento, que penetrou seu coração e provocou sua morte.
Avisada do ocorrido, a Brigada Militar compareceu ao local e acabou chegando, por informações, até o denunciado, em cuja de posse foram apreendidas duas camisetas, uma adaga, uma faca e um canivete com vestígios de sangue. A autoria não foi negada pelo acusado que após permanecer preso por algum tempo, acabou tendo o habeas corpus apresentado pela defesa, concedido. 
Segundo testemunhas, havia uma segunda pessoa envolvida no caso, a qual segurou a vítima para que Jeferson o atacasse. O júri inicia ás 9h, do dia 5 de dezembro.

Câmara aprova 3 de dezembro como Dia do Delegado de Polícia

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou no dia 12/11, em caráter conclusivo, o Projeto de Lei 2728/11, que institui 3 de dezembro como o Dia do Delegado de Polícia. Para o relator, deputado João Campos (PSDB-GO), trata-se de um “reconhecimento da árdua e penosa, porém honrada profissão de delegado”.
Segundo Campos, várias unidades da Federação já adotam essa data comemorativa. O Distrito Federal, por exemplo, aprovou lei no ano passado com tal finalidade.
O autor da proposta, deputado Lourival Mendes (PTdoB-MA), explicou que em 3 de dezembro de 1841 o Imperador Dom Pedro II promulgou a Lei 261, que criou o cargo de delegado de polícia. Daí a escolha desse dia para comemorar a profissão.
O texto seguirá agora para análise do Senado, exceto se houver recurso para que seja examinado pelo Plenário da Câmara.

Abertas as inscrições para o II Seminário Estadual da Polícia Civil que acontece em dezembro

Em comemoração ao aniversário de 172 anos da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, a instituição promoverá nos dias 5 e 6 de dezembro o II Seminário Estadual da Polícia Civil com o título “Discutindo o Presente e Projetando o Futuro”. O evento será realizado, em Bento Gonçalves, no Dall’Onder Grand Hotel, e é exclusivo para policiais civis. As inscrições são gratuitas e estão abertas junto aos Departamentos e Delegacias de Policias Regionais. Os participantes ganharão certificado de curso de 15 horas-aula pela Academia de Polícia - Acadepol. Serão abordados temas como “Garantias da Polícia Judiciária” e “Ferramentas de investigação no combate à corrupção”.
O evento contará com a presença de renomados nomes da área do Direito e da Segurança Pública, entre eles o Desembargador do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, Dr. Nereu Giacomolli, o Delegado da Polícia Federal Ricardo Saadi, a Chefe de Polícia do Rio de Janeiro, Martha Rocha e o diretor-geral do Departamento de Polícia Federal, Leandro Coimbra. Informações podem ser obtidas com a Divisão de Comunicação Social da Polícia Civil pelo e-mail dcs@pc.rs.gov.br e pelos telefones 3288.2378 e 3288.2385.

Instituto-Geral de Perícias e PC concluem integração para recepção de laudos eletrônicos

O Instituto-Geral de Perícias (IGP) concluiu a última fase para a integração e recepção de laudos eletrônicos entre o Sistema de Polícia Judiciária (SPJ) e o Protocolo Geral de Perícias (PGP) no dia 11/11. O processo foi concluído já com um total de 10.230 laudos toxicológicos e de análise de drogas entregues. As 525 delegacias da Polícia Civil já estão autorizadas a acessar os laudos eletrônicos disponibilizados pelo Instituto-Geral de Perícias. Até o momento, 156 DPs já receberam pelo menos um laudo eletrônico, que se caracteriza por ser um documento com certificação digital com garantias de autenticidade, integridade e não repúdio. 
A conquista é resultado do esforço e empenho da Divisão de Tecnologia da Informação do IGP, da equipe do Departamento de Perícias Laboratoriais e da Procergs.

Sobe o número de latrocínios e roubos no Estado

Os dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP) gaúcha, divulgados no dia 14/11, indicam uma queda de 6,3% no número de homicídios entre janeiro e setembro deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado. Em contrapartida, os números de roubos e latrocínios cresceram 12,86% e 38,98%, respectivamente.
Atualizada trimestralmente, a estatística da SSP aponta a redução de 1.490 homicídios, em 2012, para 1.396, em 2013. Outros crimes que registraram redução foram os de extorsão, com 20,41%, e os furtos em geral, reduzido em 1,06%.
Já os furtos e os roubos de veículo subiram 8,52% e 2,67% entre janeiro e setembro deste ano. Outro dado que chama atenção, e que apresentou a maior elevação na comparação, foi o número de latrocínios (roubo seguido de morte), que cresceu 38,98%, de 59 casos em 2012, para 82 em 2013.

Homem é preso acusado de Maria da Penha


No dia 11/11, por volta das 22h, no bairro Promorar I, em Uruguaiana, policiais militares do 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira (1º BPAF), encaminharam a Delegacia Polícia, uma menor de idade juntamente com a mãe, para que relatassem ao delegado as ameaças que vinham sofrendo. O acusado de ameaçá-las é Lobão, com quem a menor se envolveu amorosamente. Depois do relato, ao retornarem para casa, as mulheres continuarão sendo ameaçadas. A BM foi acionada e prendeu o sujeito em flagrante. Nos dois dias, outros quatro casos de Maria da Penha foram apresentados pela Brigada na Polícia Civil. O agressor age sempre diante da negativa da mulher de retomar o relacionamento. 

Uruguaiana registra mais um homicídio

O homem vítima de um tiro no rosto , não agüentou os ferimentos e faleceu na madrugada do dia 12/11. Carlos Eduardo Camargo Baptista, de 27 anos estava no bairro Promorar, em via pública, em frente a uma cancha de bocha, quando três homens armados atiraram contra ele e outras duas pessoas. P.R.M.M. de 34 anos, foi atingido de raspão na cabeça e felizmente passa bem. Já a terceira pessoa vítima do ataque, D.C.M.S., de 30 anos, não chegou a ser atingida. Segundo populares, os atiradores pertencem a uma gangue que atua nas imediações. A Polícia investiga a autoria. Este foi 18º homicídio ocorrido em Uruguaiana no ano de 2013. Em 2012 foram 20 assassinatos. Dos casos em aberto, ainda não foram identificados os assassinos de Carlos Alberto, morto por carroceiros e Mário, travesti encontrado morto num brete próximo a AABB. 

PMU

O prefeito Luiz Augusto Schneider recebeu do secretário municipal de Planejamento, Diego Xavier Roque, quando aprovou a contratação de empresa especializada para elaboração de projetos executivos. No total são 09 projetos, a saber: recuperação asfáltica e revitalização da avenida Setembrino de Carvalho e da rua Salgado Filho; construção de galeria pluvial no bairro Rio Branco; revitalização e estruturação do Parque D. Pedro II; construção de galeria pluvial no bairro Santo Antônio; obras de adequação e colocação de elevador no prédio do Centro Administrativo II (antigo Fórum); construção da Pista de Arrancada; reforma e revitalização do antigo prédio da Santa Casa para implantação de um Albergue Municipal; e construção de módulos prediais para implantação do Projeto Empresário de Bairro. Para concretização destes projetos a estimativa é da necessidade de R$ 40 milhões, recursos que serão buscados principalmente junto ao Governo Federal. A construção da pista de arrancada; a construção de galerias e a implantação do projeto empresário de bairro são propostas que constam no plano de governo do então candidato Luiz Augusto Schneider.

Foz constrói horta sustentável na Casa Vida

Em uma ação que integra a comunidade e o meio ambiente, a Casa Vida recebeu no dia 13/11 uma horta suspensa, montada com 100% de materiais recicláveis, ou seja, canos e tubulações, resíduos das obras de esgotamento sanitário. O projeto “Horta Sustentável” é realizado através do Programa de Educação Socioambiental da Foz. Na ocasião os pacientes em tratamento e a equipe da Casa Vida, plantaram verduras e temperos na horta. Após, receberam palestra de educação ambiental, na qual foram abordados os seguintes temas: preservação do meio ambiente, alimentação saudável, água tratada de qualidade e a importância de se conectar à rede de esgoto, pois desta forma todos serão agentes transformadores em prol de uma cidade com mais saúde e qualidade de vida. 
Neiva Rodrigues, irmã de uma paciente em tratamento, participou da ação e declarou: “Este trabalho realizado pela Foz é muito benéfico. A instituição poderá contar com uma horta e utilizar estes alimentos para preparar a refeição de todos aqui. Sem contar o tratamento de esgoto que agora está sendo feito, é mais saúde e bem estar para todos os Uruguaianenses.” A instituição Casa Vida faz um trabalho social essencial em Uruguaiana, auxiliando enfermos e suas famílias com remédios, alimentação e hospedagem. A horta foi fixada na parede, devido à falta de espaço disponível. Irá fazer parte da rotina das cozinheiras da instituição, cuidar dos alimentos, regar, plantar e também colher. Os enfermos e suas famílias participarão das atividades, inclusive, serão estimulados a fazerem suas próprias hortas em casa. 
Através de ações como esta, a Foz reitera seu compromisso social e educador em Uruguaiana. Você também pode colaborar com a instituição através de doações, entre em contato com a equipe da Casa Vida através do telefone 3402-2974.

Prefeitura implanta Centro de Fisioterapia


Por determinação do prefeito Luiz Augusto Schneider, a Secretaria de Saúde está concluindo a reforma da antiga sede da Associação de Moradores Tabajara Brites. Neste local, que ficou abandonado por 11 anos, na nesta semana, a Prefeitura Municipal, em parceria com a Universidade Federal do Pampa – Unipampa, estará inaugurando um Centro de Fisioterapia, beneficiando moradores da zona sul. O Centro é coordenado pela fisioterapeuta e professora da Unipampa, Michele Saccol. As atividades terão o acompanhamento dos estudantes do Curso de Fisioterapia, que através de convênio com a prefeitura, atenderão a população. 

Médicos cubanos recebem salário de R$ 800 para atender em Uruguaiana

Com a adesão do prefeito Luiz Augusto Schneider, ao Programa Mais Médicos, pela primeira vez na história do município. Na Vila de São Marcos, o atendimento está sendo realizado pela médica cubana Veltraida Matos Matos; no Plano Alto pelo cubano Teleforo Alfredo Machado Rivero; e na Barragem Sanchuri, pela cubana Vilma Juana Reynaldo Fernandez. 
Os médicos estrangeiros que chegaram ao Brasil através do Mais Médicos receberam inúmeras críticas e foram alvo de um verdadeiro complô que se formou através das redes sociais, por parte da classe médica brasileira, porém o que poucos sabem é que destes profissionais, os cubanos receberão salário de R$ 800 para atuar no Brasil. Segundo uma das médicas, através do Programa, o Governo Federal paga um salário de R$ 3 mil aos médicos, porém R$ 2.200 é retido pelo Governo Cubano, com quem de fato a União tem contrato. Devido ao baixo salário, os médicos do Interior dependem da solidariedade da população. Eles estão sendo hospedados gentilmente por moradores dessas localidades. Para atuar no Brasil, os médicos cubanos precisaram realizar o Revalida, no entanto dos encaminhados a Uruguaiana, nem todos foram aprovados na prova que testa o conhecimento dos médicos.

Justiça anula edital e PMU apresentará novo edital para o transporte público urbano

O Tribunal de Justiça anulou na última semana, a licitação apresentada por Sanchotene Felice quando ainda prefeito, que determinava novas regras à empresa de ônibus que vencesse o processo. Na licitação, a Prefeitura exigia veículos com ar condicionado e roletas especiais, além de televisão e poltronas especiais. A atual administradora do setor, ATPU (Associação dos Transportes Públicos de Uruguaiana), grupo formado por três empresas, não concordou com as exigências, interrompendo o processo licitatório na Justiça. Em vários momentos, a Justiça se manifestou e uma das partes recorreu á decisão, atrasando assim a aplicação de melhorias no setor que é um dos principais alvos das reclamações da comunidade. 
Em agosto deste ano, os universitários da Unipampa realizaram protesto acerca da situação do transporte público. Motivados pela onde de manifestações que ganhou o Brasil, eles montaram piquete no plenário da Câmara de Vereadores, chamando a atenção do Poder Público para a situação que os atinge diretamente. Na oportunidade, ATPU e Prefeitura de Uruguaiana, agora sob o comando de Luiz Augusto Schneider, firmaram acordo e decidiram acatar a última decisão judicial sem recorrer. Eles diziam que qualquer que fosse a decisão, ela ser aceita. A ideia era agilizar o caso, para atender os anseios da comunidade. 
Como prometido, a decisão foi acatada na semana passada. A Justiça cancelou a antiga licitação atendendo a solicitação da ATPU. Ao aceitar a deliberação, a Prefeitura anunciou para os próximos dias, a publicação de novo edital. Segundo o secretário de Transportes, Eloy Trojan, o projeto está sendo formulado e o novo edital será publicado nas próximas semanas. 

Tucanos participaram de encontro com Aécio Neves


No dia 11/11, no Salão Nobre da Federasul, em Porto Alegre, membros do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) de Uruguaiana, estiveram presentes na palestra do senador Aécio Neves, no evento denominado Tá na Mesa Especial. Desenvolvendo o tema Perspectivas do Brasil, o senador Aécio falou sobre sua experiência como Governador de Minas Gerais na área da saúde, educação, gestão pública, modernização administrativa, redução da carga tributária e participação da sociedade. O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves anunciou que até a primeira quinzena de dezembro vai apresentar propostas que vão atender as necessidades mais urgentes do País para recuperar a confiança na economia. Além disso, animou o público presente no salão lotado da Federasul ao afirmar que trocaria metade dos atuais 39 ministérios por uma Secretaria Extraordinária de Desburocratização Tributária. Segundo o senador, a carga tributária brasileira é perversa e a simplificação precisa ser adotada em toda a economia. O presidente da FEDERASUL – Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul, Ricardo Russowsky, agradeceu a presença de lideranças empresariais e políticas. Participaram do encontro, o prefeito Luiz Augustos Schneider; os secretários municipais Francisco Robalo Fernandes, Delmar Kaufmann e Vitor Manoel Gediel Machado; e o assessor Rubens Montardo Junior. 

Retomada de vôos esclarecida pelo Parlamento


A Câmara Municipal colocará em pauta a retomada dos vôos diários e transporte de cargas no Aeroporto Internacional Rubem Berta. Estarão presentes no Parlamento os representantes da empresa Azul Linhas Aéreas, autoridades e comunidade para debater em audiência pública a necessidade do serviço para Uruguaiana e região. 
Na oportunidade, serão apontadas as possibilidades para otimizar o deslocamento aéreo de passageiros. O evento será realizado na quarta-feira, dia 20, às 19h, no Palácio Borges de Medeiros, sede da Câmara. 

Legisladores aprovam perfuração de poço no Rincão dos Fernandes

A Câmara Municipal aprovou a realização de Termo de Cooperação entre Prefeitura de Uruguaiana e a Associação Quilombola Rincão dos Fernandes. O projeto de lei prevê a perfuração de um poço artesiano para o abastecimento de água na comunidade. Esta obra será implantada junto com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo na localidade da RS 377. 
No projeto está disposto que a Prefeitura Municipal disponibilizará o transporte para o deslocamento da perfuratriz da Barra do Quarai até a sede da Quilombola e o combustível para o funcionamento, assim como a comunidade se responsabilizará por obter licença para a abertura do poço e providenciar materiais e equipamentos necessários ao abastecimento da água potável. 
A proposta prevê a execução da obra em 40 dias.

Ronnie se coloca a disposição do PP à pré-candidatura a deputado federal


O vereador Ronnie Mello, eleito com mais de 5 mil votos, colocou o seu nome a disposição do Partido Progressista à pré-candidatura a deputado federal. Ronnie confirmou a intenção, enfatizando que a disponibilização do seu nome não representa a candidatura. 
Ronnie Mello tem 31 anos, é natural de Uruguaiana e está na Câmara de Vereadores há dois mandatos consecutivos. Em 2012, alcançou a maior votação da história de Uruguaiana a uma cadeira no legislativo, garantindo a continuidade de seus trabalhos. Apesar da juventude, Ronnie demonstrou maturidade desde que iniciou sua carreira política, encarando ás injúrias do ex-prefeito Sanchotene Felice para poder defender os interesses da comunidade. 
Se candidato, Ronnie terá a oportunidade de testar sua popularidade para concorrer a prefeito de Uruguaiana em 2016 ou quem sabe, ser o segundo uruguaianense a ocupar o cargo de deputado federal. O município já esteve representado por Caio Riela na Câmara dos Deputados, que a exemplo de Ronnie, começou sua carreira como vereador e optou primeiro a concorrer a deputado, antes de tornar-se prefeito de Uruguaiana.

Clemente Correia foi eleito presidente do PT

O Partido dos Trabalhadores (PT) realizou as eleições que definiram a presidências a nível Nacional, Estadual e Municipal.
Em Uruguaiana, apenas uma chapa participou do pleito. A chapa apresentou à presidência, o nome do ex-vereador José Clemente da Silva Corrêa, que eleito com a maioria dos votos, terá pela frente a missão de fortalecer o Partido que nas últimas eleições municipais fez votação insignificante, não conseguindo nem mesmo eleger um representante à Câmara de Vereadores. 
A candidatura de Clemente à presidência do PT em Uruguaiana foi apoiada pelo Deputado Federal Paulo Ferreira (PT) que é esposo da Ministra do Desenvolvimento Social Teresa Campelo e também a nível Estadual é sustentada pelos Deputados Estaduais Adão Vilaverde (PT), Valdeci Oliveira (PT) e do Secretário de Planejamento estadual João Mota todos pertencentes a corrente interna Unidade e Luta Democrática. Ainda, Clemente teve o apoio interno de outras correntes internas do PT como o Socialismo 21 do Deputado federal Marco Maia, do Movimento PT da Ministra Maria do Rosário, do Deputado Estadual OLiboni (PT) e da Democracia Socialista (DS) do Deputado Estadual Raul Ponte (PT) as quais tem suas representações no município em diversos militantes locais. Ele tem como vice, Maristela Graces.

Município fará capacitação musical nas escolas


O prefeito Luiz Augusto Schneider, acompanhado da vice-prefeita Neraí Santos Kaufmann e do secretário municipal de Educação, Delmar Kaufmann, recebeu os diretores da Impare Educação Musical, professores Ângelo Accorsi, Glauber Benetti Carvalho e Viviane Portela. A Impare, com sede em Santa Maria, desenvolverá na rede municipal de ensino um projeto pioneiro de capacitação dos atuais professores para implantação do ensino da música na área infantil e fundamental. Destaca o prefeito Luiz Augusto Schneider que este projeto proporcionará desenvolvimento humano, a concentração nos jovens, o aperfeiçoamento das habilidades e fomentará a educação e a cultura. Neste sentido, o Governo Municipal fará aquisição de instrumentos musicais (flauta doce e violão). O secretário municipal de Educação, Delmar Kaufmann enfatiza que o ensino da música nas escolas municipais de educação infantil e fundamental beneficiará 12,5 mil alunos e contribuirá para o desenvolvimento dos educandos e sua inclusão social. O diretor do Impare, Ângelo Accorsi enfatiza que o início dos trabalhos para implementação da educação musical na rede de ensino municipal, atende não apenas a prerrogativa estabelecida na Lei 11.769/2008, que prevê a obrigatoriedade da inserção da música no conteúdo regular da educação básica brasileira, mas fundamentalmente valer-se-á das potencialidades da educação musical para a formação integral dos alunos.

Conheça os vencedores do Rodeio Artístico Cultural


O Piquete Saraquá, ligado a Abamf, realizou no final de semana, o XVI Rodeio Artístico Cultural. Confira os resultados. 
Dança De Salão –
M.T.G
Infantil
2º Lugar: Thalyson Almeida E Alessandra Becker (Ctg Patrulha Do Oeste)
1º Lugar: Vinicius Guterres E Geovana Saft Lamb (Ctg Patrulha Do Oeste)
Não - Filiados
Infantil
2º Lugar: Carlos Mendonça E Lavínia A. Pinto ( P.T.G Chimarrão Gaudério).
1º Lugar: Daniel B. Rodrigues E Melissa Dias (G.T Os Filhos Do Rio Grande)
M.T.G
Mirim
2º Lugar: Lucas C. Filho E Mirella Amaro (Ctg Rincão Da Cruz)
1º Lugar: Jonathan Lopes E Nathalia Souza (Ctg Patrulha Do Oeste)
Não - Filiados
Mirim
2º Lugar: Tiago Oliveira E Amanda Jardim ( P.T.G Novo Rumo).
1º Lugar: Pedro Carvalho E Julia Carvalho (P.T.G João De Barro).
M.T.G
Juvenil
2º Lugar: Darcy Da Silva Neto E Andressa Utzig  (Ctg Patrulha Do Oeste)
1º Lugar: Renan Da Silva E Eliza Utzig (Ctg Patrulha Do Oeste)
Não – Filiados
Juvenil
2º Lugar: Willian Goulart E Ana Carolina Goulart (P.T.G João De Barro).
1º Lugar: Wéllerson V. E Bianca Pujol (G.T Os Filhos Do Rio Grande).
Não-Filiados
Adulto
2º Lugar: Gabriel Apestegui E Karoline Goulart (P.T.G Novo Rumo)
1º Lugar: Anderson Lopes E Anne Lopes (G.T Gritos De Liberdade)
 Paulo Lopes E Juliana Madeira (G.T Gritos De Liberdade)
Jeferson Soares E Vanessa Saviano (P.T.G Novo Rumo).
Desenho
M.T.G
Infantil
2° Lugar: Fernnada Alves (Ctg Patrulha Do Oeste)
1º Lugar: Eduardo Soares ( Ctg Patrulha Do Oeste)
Não - Filiados
Infantil
2º Lugar: Não Houve
1º Lugar: Diogo Antunes (P.T.G Dos Antunes).
M.T.G
Mirim
2° Lugar: Mauricio De Melo Santana (Ctg Sinuelo Do Pago)
1° Lugar: João Marcelo Gutierres (Ctg Patrulha Do Oeste)
Não – Filiados
Mirim
2º Lugar: Yasmim Da Rosa Cabral (G.T Gritos De Liberdade).
1º Lugar: Mateus Quintana (G.T Gritos De Liberdade).
Redação
M.T.G
Juvenil
2°Lugar – Vitória A. Boaventura De Oliveira (Ctg Triplice Aliança)
1º Lugar – Amanda Alves Soares Da Silva (Ctg Triplice Aliança).
Não – Filiados
Juvenil
2º Lugar: Gracielle Antunes Martins (P.T.G João De Barro)
1º Lugar: Nathalia Costa Nunes (P.T.G João De Barro).
Não - Filiados
Adulto
2º Lugar: Aline Vanessa Lopes (G.T Gritos De Liberdade)
1º Lugar: Sheila Cristina Sigaran (G.T Cigaran)
Declamação
M.T.G
Infantil Feminino
2º Lugar – Geovana Saft Lamb (Ctg Patrulha Do Oeste)
1º Lugar – Fernanda Dos Santos Alves  (Ctg Patrulha Do Oeste)
Não – Filiados
Infantil Feminino
2º Lugar: Melissa Dias (G.T Os Filhos Do Rio Grande).
1º Lugar: Ingrid Cabral (G.T Gritos De Liberdade).
Não - Filiados
Infantil Masculino
2º Lugar: Daniel Rodrigues (G.T Os Filhos Do Rio Grande).
1º Lugar: Vinicius Cabral ( G.T Gritos De Liberdade).
M.T.G
Mirim Feminino
2º Lugar – Vitoria Quevedo Taschetto (Ctg Patrulha Do Oeste)
1º Lugar – Vitoria Fernandes Dávila (Ctgpatrulha Do Oeste)
Não Filiados
Mirim Feminino
2º Lugar: Yasmim Cabral (G.T Gritos De Liberdade).
1º Lugar: Bianca Santana (G.T Os Filhos Do Rio Grande).
M.T.G
Mirim Masculino
2º Lugar – Carlos A. Pires (Ctg Sinuelo Do Pago)
1º Lugar – Gabriel De Almeida (Ctg Sinuelo Do Pago)
Não Filiados
Mirim Masculino
2º Lugar: Italo Martins (P.T.G Novo Rumo)
1º Lugar: João Francisco Frabose ( G.T Leopoldo Rassier)
M.T.G
Juvenil Feminino
2º Lugar – Camila Polano (Ctg Patrulha Do Oeste)
1º Lugar – Andressa Brum Vomero (Ctg Rincão Da Cruz)
Não Filiados
Juvenil Feminino
2º Lugar: Lidiane Rios Santana (G.T Filhos Do Rio Grande)
1º Lugar: Greice Da Rosa (P.T.G Novo Rumo)
M.T.G
Juvenil Masculino
2° Lugar – Darcy Da Silva Neto ( Ctg Patrulha Do Oeste)
1º Lugar – Alberto Pereira Neto (Ctg Triplice Aliança)
Não Filiados
Juvenil Masculino
2º Lugar: David Ferreira (G.T Os Filhos Do Rio Grande)
1º Lugar: Wellerson V. Dias (G.T Os Filhos Do Rio Grande)
Não Filiados
Adulto Feminino
2º Lugar: Karoline Goulart (P.T.G Novo Rumo)
1º Lugar: Handria Martins (P.T.G Novo Rumo)
M.T.G
Adulto Masculino
2º Lugar: Não Houve
1º Lugar – Rafael Borda Meus (Ctg Rincão Da Cruz)
Não Filiados
Adulto Masculino
2º Lugar: Cristovão Requiel (P.T.G Tropilha Gaudéria)
1º Lugar: Douglas Neves (G.T Os Filhos Do Rio Grande)
Gaita Piano
M.T.G
Infantil
2° Lugar – Davi Rodrigues (Ctg Sinuelo Do Pago)
1º Lugar – Felipe Adornes (Ctg Patrulha Do Oeste)
Não Filiados
Infantil
2° Lugar – Não Houve
1º Lugar - Luis De Souza Trindade (Academia Alceu Paz Lopes)
M.T.G
Mirim
2°Lugar- Jeferson De Mello Pereira (Ctg Sinuelo Do Pago)
1º Lugar – Vitor Hudo Muniz (Ctg Sinuelo Do Pago)
Não Filiados
Mirim
2º Lugar: João Henrique Dávila (P.T.G Novo Rumo)
1º Lugar: Paulo Dos Anjos Sauceda (Academia Alceu Paz Lopes)
M.T.G
Juvenil
2°Lugar – Cleverson C. Pereira (Ctg Triplice Aliança)
1º Lugar – Marcos Santos (Ctg Patrulha Do Oeste)
Gaita Ponto
M.T.G
Infantil
2º Lugar – Não Houve
1°Lugar – Davi Rodrigues (C.T.G Sinuelo Do Pago)
Mirim
1º Lugar – Vitor Hugo Muniz (Ctg Sinuelo Do Pago)
Não Filiados
Mirim
1º Lugar: Eduardo Bibiano Neto (P.T.G Novo Rumo)
M.T.G
Juvenil
2º Lugar: Cleverson Pereira (C.T.G Triplice Aliança)
1º Lugar: Marcos A. Dos Santos (C.T.G Patrulha Do Oeste)
Não Filiados
Adulto
1º Lugar: Jose Candido Vieira (P.T.G Novo Rumo)
Chula
M.T.G
Infantil
2ºlugar: Thalyson De Almeida (C.T.G Patrulha Do Oeste)
1º Lugar: Antonio Augusto Salgueiro (C.T.G Patrulha Do Oeste)
M.T.G
 Mirim
2º Lugar: Não Houve
1º Lugar: Viéri Rios Junior (C.T.G Querência Xucra)
Não Filiados
Mirim
2º Lugar: Não Houve
1º Lugar: Rogério Rios Junior (G.T Os Filhos Do Rio Grande)
M.T.G
 Juvenil
2º Lugar: Não Houve
1º Lugar: Leonardo Silvano Ribas (C.T.G Caiboaté)
Não Filiados
Juvenil
2º Lugar: Não Houve
1º Lugar: Willian G. Goulart (P.T.G João De Barro)
M.T.G
  Adulto
2º Lugar: Luis Felipe Maidana Jr (C.T.G Patrulha Do Oeste)
* 1º Lugar: Vagner M. De Vargas (C.T.G Caiboaté)
  Interprete Vocal
M.T.G
Infantil Feminino
1º Lugar – Mirella Pinheiro Amaro ( Ctg Rincão Da Cruz)
Infantil Masculino
1º Lugar: Felipe Adornes (C.T.G Patrulha Do Oeste)
Mirim Feminino
1º Lugar – Karla Fernanda B Pereira (Ctg Sinuelo Do Pago)
Não Filiados
Mirim Feminino
2°Lugar – Nathalia Da Silva Flores (Projeto Soltando A Voz)
1º Lugar – Luana C. Schneider (P.T.G Novo Rumo)
M.T.G
Mirim Masculino
2º Lugar: Vitor Hugo Muniz (.C.T.G Sinuelo Do Pago)
1º Lugar: Lucas Batista Martins (C.T.G Patrulha Do Oeste)
Não Filiados
Mirim Masculino
2º Lugar: Andrew M. Machado (Grupo Leopoldo Rassier)
1º Lugar: Leonardo M. Alves (Projeto Soltando A Voz)
M.T.G
Juvenil Feminino
2º Lugar – Eleonora Da Silveira (Ctg Sinuelo Do Pago)
1º Lugar – Kesia Braga (Ctg Sinuelo Do Pago)
Não Filiados
Juvenil Feminino
2º Lugar: Aline Sosa Jarutais (Projeto Soltando A Voz)
1º Lugar: Flavia Renata De Sá (G.T Os Filhos Do Rio Grande)
M.T.G
Juvenil Masculino
1º Lugar – Emanuel A. Goulart (Ctg Triplice Aliança)
Não Filiados
Juvenil Masculino
1º Lugar: Douglas B. Rodrigues (G.T Os Filhos Do Rio Grande)
M.T.G
Adulto Feminino
1º Lugar – Luciana Vieira (Ctg Sinuelo Do Pago)
Não Filiados
Adulto Feminino
1º Lugar: Dyrce Barros Camargo (P.T.G Novo Rumo)
M.T.G
Adulto Masculino
1º Lugar – Arthur Urroz Rillo (C.T.G Sinuelo Do Pago)
Não Filiados
Adulto Masculino
2º Lugar: Klysmann De Almeida (G.T Os Filhos Do Rio Grande)
1º Lugar: Jose Grillo Lesonier (P.T.G Tropilha Gaudéria)
Melhor Entrada E Retirada
M.T.G
Infantil – C.T.G Patrulha Do Oeste
Mirim – C.T.G Rincão Da Cruz
Juvenil – C.T.G Querência Gal. Abreu (Rosário Do Sul)
Adulto -  C.T.G Candinho Bicharedo
Não Filiados
Mirim – Grupo Leopoldo Rassier
Juvenil – P.T.G João De Barro
Adulto – P.T.G Novo Rumo
Danças Tradicionais
M.T.G
Infantil
1º Lugar - Ctg Patrulha Do Oeste
Mirim
2° Lugar – C.T.G Tropilha Crioula (São Borja)
1º Lugar – C.T.G Rincão Da Cruz (Itaqui)
Juvenil
2º Lugar: .C.T.G Sinuelo Do Pago
1º Lugar: C.T.G Querência Gal. Abreu (Rosário Do Sul)
Adulto
1º Lugar: C.T.G Candinho Bicharedo
Não Filiados
Mirim
2º Lugar: Grupo Desperta Rio Grande (Itaqui)
1º Lugar: Grupo Leopoldo Rassier
Juvenil
2º Lugar –  Grupo Laços Da Fronteira (Maçambará).
1º Lugar –  G.T Os Filhos Do Rio Grande
Adulto
2º Lugar: Grupo Gritos De Liberdade
1º Lugar: P.T.G Novo Rumo

Uruguaiana é destaque nos Jogos Comerciários Sesc


Disputas de futebol de campo, futsal, volei, atletismo, natação, xadrez e canastra reuniram mais de 1,1 mil atletas gaúchos em Porto Alegre. A final estadual dos 33º Jogos Comerciários Sesc teve a participação de atletas trabalhadores do comércio de 39 cidades do RS. 
Entre os destaques, estiveram atletas de Uruguaiana. Um total de 12 troféus foram conquistados por representantes da cidade. 

CONFIRA OS RESULTADOS:
NATAÇÃO
* 50m livre – masculino
A - 16 a 29 anos
1º lugar – Matheus Rocha – Gravataí
2º lugar – Marcos Araújo – Alegrete
B - 30 a 39 anos
1º lugar - Régis Zandona – Bento Gonçalves
C - 40 a 49 anos
1º lugar – Júlio Cunegatti – Santa Rosa
2º lugar – Roberto Cardoso – Alegrete
3º lugar – Jaidison Gobbi – Santana do Livramento
D - 50 anos em diante
1º lugar – Sílvio Luiz Holderbaum – Taquara
2º lugar – Nestor Garcia - Pelotas
3º lugar – Júlio Andreazza – Gravataí
* 50m livre – feminino
A - 16 a 29 anos
1º lugar Scárleti Cruz – Passo Fundo
B - 30 a 39 anos
1º lugar – Sandra Patrícia Cruz – Ijuí
D - 50 anos em diante
1º lugar - Rosalina da Paixão – Pelotas
* 50m peito – masculino
A - 16 a 29 anos
1º lugar – Matheus Rocha – Gravataí
C - 40 a 49 anos
1º lugar - Leonel Paz – Alegrete
D - 50 anos em diante
1º lugar – Sílvio Luiz Holderbaum – Taquara
2º lugar – Júlio Andreazza – Gravataí
* 50m peito – feminino
D - 50 anos em diante
1º lugar – Rosalina da Paixão – Pelotas
* 50m costas – masculino
C - 40 a 49 anos
1º lugar – Júlio Cunegatti – Santa Rosa
2º lugar – Leonel Paz – Alegrete
3º lugar – Roberto Cardoso – Alegrete
D - 50 anos em diante
1º lugar – Sílvio Luiz Holderbaum – Taquara
2º lugar – Nestor Garcia – Pelotas
3º lugar – Júlio Andreazza – Gravataí
* 50m costas – feminino
D - 50 anos em diante
1º lugar – Rosalina da Paixão - Pelotas
* 50m borboleta – masculino
A - 16 a 29 anos
1º lugar – Matheus Rocha – Gravataí
B - 30 a 39 anos
1º lugar – Jackson Assman – Ijuí
C - 40 a 49 anos
1º lugar – Júlio Cunegatti – Santa Rosa
2º lugar – Jadison Gobbi – Santana do Livramento
3º lugar – Roberto Cardoso – Alegrete
D - 50 anos em diante
1º lugar – Sílvio Luiz Holderbaum – Taquara
* 50m borboleta – feminino
D - 50 anos em diante
1º lugar – Rosalina da Paixão – Pelotas
* Revezamento 4X50 – misto
1º lugar – Rosalina da Paixão, Leonel Paz, Nestor Garcia, Jadison Gobbi - Pelotas, Alegrete, Santana do Livramento
2º lugar – Sandra Patrícia Cruz, Júlio Cunegatti e Matheus Rocha – Ijuí, Santa Rosa e Gravataí
3º lugar – Scárlati Cruz, Sílvio Luiz Holderbaum, Roberto Cardoso e Júlio Andrezza – Passo Fundo, Taquara, Alegrete e Santa Rosa
BOCHA
1º lugar – Sobradinho – Sobradinho
2º lugar – Cláudio Peças,  Winik e Dalepiane Motos – Ijuí
3º lugar – Sul Vidros – Uruguaiana
XADREZ
1º lugar – Gilnei Tadeu Branco (Jucelene Chaves) Passo Fundo
2º lugar – Valmir Souza - (Farmácia Valmaris) Santana do Livramento
3º lugar – Guilherme Porto de Almeida (Sebo Café) Santa Maria
FUTEBOL 7 MASCULINO
* Master
1º lugar – MD Pneus e Farmácia Confiança – Santa Cruz do Sul
2º lugar – Unicruz e Fusão – Cruz Alta
3º lugar – Sindivur – Uruguaiana
* Adulto
1º lugar – BIG – Santana do Livramento
2º lugar – Santa Luzia Veículos – Torres
3º lugar – Tipoa – Alegrete
VOLEI DE DUPLAS DE AREIA
* Feminino
1º lugar – Márcia e Cibele - Cachoeira do Sul
* Masculino
1º lugar – Iago Stocker e Philippi Furci – Rio Grande
2º lugar - Guilherme Garcia e Leandro da Silva - Montenegro
3º lugar - Rodrigo Santos e Francisco Kochannn - Santo Ângelo
CANASTRA
1º lugar – Daniel e Cristina – Santa Cruz do Sul
2º lugar – Beatriz e Diego – Passo Fundo
3º lugar – Noêmia e Mari – Montenegro
FUTSAL MASTER MASCULINO
1º lugar – Imobiliária Modelo – Santa Maria
2º lugar – Xerox Universitário – Pelotas
3º lugar – Mecânica Mendes – Hormigon – Alegrete
FUTSAL ADULTO MASCULINO
1º lugar – Lovasat – Farroupilha
2º lugar – Tipoa – Alegrete
3º lugar – Academia Equilíbrio – Santo Ângelo
FUTSAL FEMININO
1º lugar – Amauri Vidros – Ijuí
2º lugar – Café Virtual – Lajeado
3º lugar – Prometal - Pelotas
ATLETISMO FEMININO
* 100 metros A (16 a 29 anos)
1º lugar – Thainá Matona – Vacaria
2º lugar – Aline Baldes – Uruguaiana
3º lugar – Deise dos Santos - Ijuí
* 100 metros B (30 a 39 anos)
1º lugar – Vera Andreia Hanel – Ijuí
2º lugar – Sabrina Cardoso – Bagé
3º lugar – Cristiane Monteiro – Erechim
* 100 metros C (40 a 49 anos)
1º lugar – Jurema Oliveira – Passo Fundo
2º lugar – Vera Isabel Carrian – Frederico Westphalen
3º lugar – Marli Bottega - Marau
* 100 metros D (50 anos em diante)
1º lugar – Miriam Henriques – Carazinho
2º lugar – Arlete do Carmo Soares – Uruguaiana
3º lugar – Carmem Lucia de Oliveira - Bagé
* 1500 metros A (16 a 29 anos)
1º lugar – Aline Baldez – Uruguaiana
2º lugar – Caren Lima Rocca – Bagé
3º lugar – Milene Tuchtenhagen – Camaquã
* 1500 metros B (30 a 39 anos)
1º lugar – Sandra Patricia da Cruz – Ijuí
2º lugar – Sabrina Cardoso – Bagé
3º lugar – Cristiane Monteiro – Erechim
* 1500 metros C (40 a 49 anos)
1º lugar – Sandra Menezes – Bagé
2º lugar – Jurema Oliveira – Passo Fundo
3º lugar – Catia Munhoz Sa – Rio Grande
* 1500 metros D (50 anos em diante)
1º lugar – Celia Pilecco Correa – Caxias do Sul
2º lugar – Mirian Henriques – Carazinho
3º lugar – Marilene de Lima - Erechim
* Salto em distância A (16 a 29 anos)
1º lugar – Deise dos Santos – Ijuí
* Salto em distância B (30 a 39 anos)
1º lugar – Sandra P. da Cruz – Ijuí
2º lugar – Vera A. Hanel – Ijuí
* Salto em distância C (40 a 49 anos)
1º lugar – Marli Bottega – Marau
ATLETISMO MASCULINO
* 100 metros A (16 a 29 anos)
1º lugar – Kairam Ramos Rios – Santa Maria
2º lugar – Miguel Pereira – Uruguaiana
3º lugar – Rudinei Franco – Santa Maria
* 100 metros B (30 a 39 anos)
1º lugar – Mario Goni Gas de Lima – Uruguaiana
2º lugar – Amilton Valerio de Oliveira – Bagé
3º lugar – Juliano Barreto – Santa Cruz do Sul
* 100 metros C (40 a 49 anos)
1º lugar – Luciano Rodrigues – São Gabriel
2º lugar – Marco Antonio Amorim – Rio Grande
3º lugar – Nei de Oliveira – Bagé
* 100 metros D (50 anos em diante)
1º lugar – Auri Guedes Pereira – Uruguaiana
2º lugar – Josemir Pereira – Santa Maria
3º lugar – Manoel de Moraes - Tramandaí
* 1500 metros A (16 a 29 anos)
1º lugar – Everton Oliveira – Pelotas
2º lugar – Renan Bancfeld – Santa Cruz do Sul
3º lugar – Marcos Rogério Dias – Santana do Livramento
* 1500 metros B (30 a 39 anos)
1º lugar – Diego Rotta Telles – Erechim
2º lugar – Jordão Goulart – Uruguaiana
3º lugar – Ivonir de Souza – Santa Maria
* 1500 metros C (40 a 49 anos)
1º lugar – Roberto Bicudo – Alegrete
2º lugar – Antonio Carlos Borges – Camaquã
3º lugar – Nei de Oliveira – Bagé
* 1500 metros D (50 anos em diante)
1º lugar – Josemir Pereira – Santa Maria
2º lugar – Manoel de Moraes – Tramandaí
3º lugar – José Roberto Falcão – Uruguaiana
* Salto em distância A (16 a 29 anos)
1º lugar – Rudinei Franco – Santa Maria
2º lugar – Anderson França – Santa Maria
* Salto em distância B (30 a 39 anos)
1º lugar – Juliano Barreto – Santa Cruz do Sul
2º lugar – Odimar Heitor – São Leopoldo
3º lugar: Bruno Dias  -  Marau
* Salto em distância C (40 a 49 anos)
1º lugar – Jesus Benites – Alegrete
2º lugar – Antonio Monteiro – Alegrete
3º Ginovaldo Pina - Bagé
 * Salto em distância D (50 anos em diante)
1º lugar – Carlos L. Oliveira – Caxias do Sul
2º lugar – Clayton Rosa – Santa Maria
3º Lugar: Adriano França - Santa Maria
* Arremesso de peso A (16 a 29 anos)
1º lugar – Raphael Weiss – Santa Rosa
2º lugar – Cleiderson Santo – Porto Alegre
3º lugar – Gabriel Monteiro – Alegrete
* Arremesso de peso B (30 a 39 anos)
1º lugar – Marcio A. Franchini – Uruguaiana
2º lugar – Alexandre Ferreira – Pelotas
3º lugar – Jackson Assmann – Ijuí
* Arremesso de peso C (40 a 49 anos)
1º lugar – Anderson Cesar Caurio – Caxias do Sul
2º lugar – Ginovaldo Silva Pina – Bagé
* Arremesso de peso D (50 anos em diante)
1º lugar – Hugo Rosa – Cachoeira do Sul
2º lugar – Adriano França – Santa Maria
3º Lugar: Waldemir de Lima - Erechim
FUTEBOL DE CAMPO ADULTO
1º lugar – CFC Cebal – Bagé
2º lugar – Sindivur – Uruguaiana
3º lugar – Crediário Osório - Pelotas
VOLEIBOL FEMININO ADULTO
1º lugar – Centro de Saúde Vittality – Santo Ângelo
2º lugar – Swet Home – Bento Gonçalves
3º lugar – Top Torrika - Torres
VOLEIBOL MASCULINO ADULTO
1º lugar – CFC CPR - Pelotas
2º lugar – Kibuleu e São Luis - Santa Cruz do Sul
3º lugar – Caxias do Sul – Caxias do Sul

Painel - Ed.2213


Vereadora
Josefina Soares esteve reunida com o prefeito Schneider, quando entregou documentação solicitando melhorias na infraestrutura do município.

Eleições

As escolas municipais realizaram, as eleições que definirão suas novas direções. O processo foi realizado nas escolas de educação infantil e fundamental da rede municipal de ensino. Os resultados serão divulgados até segunda-feira.

Visita rápida
Tarso Genro passou por Uruguaiana , quando deslocava-se a São Borja. Ele veio de avião até o município, de onde partiu de carro para a “terra dos presidentes”, onde acompanhou a exumação do corpo do ex-presidente Jango. Ao ser recepcionado em Uruguaiana por Schneider e Clemente Correa, o Governador reafirmou apoio a implantação do Curso de Medicina no município.

Prestação de Contas
Depois de o prefeito Luiz Augusto Schneider solicitar a interdição do PSDB Estadual junto ao Diretório Municipal, o presidente do Partido em Uruguaiana, Sanchotene Felice decidiu prestar contas dos gastos feitos neste mandato. Mais de cem filiados anunciaram o não pagamento da contribuição em virtude da omissão de Sanchotene quanto aos gastos feitos por ele. Felice apresentou as contas na tarde de ontem, resta saber se os cálculos estavam certinhos.

Matrícula
O secretário municipal de Educação, Delmar Kaufmann, informa que no período de 25 de novembro a 23 de dezembro os pais ou responsáveis devem confirmar a matrícula de seus filhos que estudam na rede municipal de ensino.

Banda
Charles Master e sua banda fizeram um show super especial no palco do Teatro Rosalina Pandolfo Lisboa.

Desenho e Pintura
A Prefeitura de Uruguaiana, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, promove Oficina de Desenho e de Pintura Realista com o professor uruguaio Alejandro Arnutti, com técnica lápis, carvão, pastel, acrílico e óleo. Horário das aulas: segundas, quartas e sextas-feiras, das 19h às 22h. Local: Museu Histórico Raul Pont, na rua Tiradentes nº. 2801, ao lado do INSS. Inscrições no local e horário das aulas. Não perca esta oportunidade!

Dança

A Escola de Dança Casa da Dança apresentou no Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa, dia 10/11, o espetáculo de ballet Cinderela & Compla Y Compás. A Cia. de Dança também apresentou o espetáculo de Flamenco Terra de Santana, sob a direção do Maestro Robison Marsiglia Gambarra.

Asfaltamento

Na terça-feira, dia 12/11, às 10h, o prefeito Luiz Augusto Schneider esteve reunido com o secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos, Paulo José dos Santos, ultimando o plano municipal de asfaltamento para cidade de Uruguaiana no ano de 2014. Conforme cronograma aprovado pelo prefeito Schneider, o atual Governo fará asfaltamento, com colocação de meio fio, base e saneamento nos bairros Cabo Luiz Quevedo, Nova Esperança, Francisca Tarragó e Rio Branco. Também, fará asfalto de qualidade nas ruas Adir Máscia, Salgado Filho e Setembrino de Carvalho. Parte dos recursos para estas obras já foi aprovado, em primeira fase, no Ministério das Cidades e verbas oriundas da contribuição de melhoria devem viabilizar este importante investimento em vias públicas.

Integração
No Salão Nobre, o prefeito Luiz Augusto Schneider recebeu o Cônsul da República Argentina em Uruguaiana, Alfredo Ortiz Baeza, e o vice-cônsul, Alejandro José Massucco, oportunidade em que definiram a realização de projetos culturais que tenham como mote a integração entre Brasil e Argentina. Acompanharam a reunião o secretário de Governo, Fernando Fagundes Alves; o presidente da Associação Comercial e Industrial de Uruguaiana (ACIU), Luís Oscar Kessler; e o presidente da Associação Brasileira de ZEP’s, Helson Braga.


Grevistas I
Na sexta-feira, dia 08/11, o prefeito Luiz Augusto Schneider; em reunião com a procuradora-geral do Município, advogada Natalie Nathalie Sudbrack da Gama e Silva Belmonte, e o secretário municipal de Segurança e Trânsito, Vitor Manoel Gediel Machado, determinou o corte no ponto e o referido desconto dos dias em que os guardas e vigilantes municipais estão ou estiveram em greve.

Grevistas II
A Justiça Estadual considerou abusiva a greve dos estatutários e determinou o imediato retorno ao trabalho, sob pena de multa. Quanto aos celetistas, a Prefeitura Municipal aguarda a decisão da Justiça do Trabalho. Ainda, o Poder Executivo espera o posicionamento do Sindicato dos Municipários de Uruguaiana (SIMUR) sobre a aceitação ou não da proposta apresentada aos grevistas. No sábado, a categoria estará reunida em assembleia na sede do Simur.
Projetos
O prefeito Luiz Augusto Schneider, acompanhado do Líder de Governo, vereador José Fernando Tarragó, manteve audiência com o ex-vereador e líder local do Partido dos Trabalhadores (PT), José Clemente Corrêa, quando trataram sobre o encaminhamento de dois projetos, um para a área cultural e outro para a saúde, especificamente para aquisição de equipamentos. Os recursos viriam de emenda parlamentar apresentada pelo deputado federal Paulo Ferreira (PT), mediante o envio dos projetos elaborados pelo município e que já foram entregues ao líder José Clemente.

Conselho Tutelar
No Salão Nobre, o prefeito Luiz Augusto Schneider, acompanhado do secretário municipal de Ação Social e Habitação, Elton da Rocha, entregou equipamentos ao Conselho Tutelar de Uruguaiana, que é coordenado pela conselheira Flávia Irala Kuhn.

IPTU 2013
A Prefeitura Municipal de Uruguaiana informa aos contribuintes que no dia 10 de dezembro vencerá a 11ª. parcela do IPTU 2013. Informações na Central Integrada de Atendimento ao Cidadão, na rua Santana, n° 2467 (antigo Fórum), ou acesse o site www.uruguaiana.rs.gov.br