domingo, 1 de dezembro de 2013

Motociclista é assaltado com veículo em movimento

Uma ocorrência digna de cidade grande foi registrada pela Brigada Militar na tarde de quinta-feira. Um motociclista foi assaltado em plena luz do dia, com o veículo em movimento. A vítima foi abordada por dois homens que tripulavam uma motocicleta preta e que ao perceberem que o motociclista reduzia a velocidade em função dos trilhos, anunciaram o assalto. O carona da moto preta empurrou a vítima que perdeu o controle do veículo. Os bandidos fugiram levando a motocicleta de placa IOJ – 7272. 

Homem armado ameaçar matar um magistrado

Um homem foi preso na frente do Fórum na tarde de quinta-feira, 29/11, por volta de 17h, após ameaçar de morte o juiz Ricardo Petry Andrade, titular da 1º Vara Criminal.
Jorge Luiz Gonçalves de Oliveira ofendeu e ameaçou o Meritissímo com palavras de baixo calão, dizendo “tu não manda nada. Vou te matar”. Com ele foram encontradas duas facas, uma com 15 cm e outra com 7 cm de lâmina, e um facão com aproximadamente 30 cm de lâmina.
Oliveira foi apresentado na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) e encaminhado à Penitenciária Modulada, onde passou a noite. O alvará de soltura foi expedido na tarde de ontem.
Com dois anos na comarca, Petry Andrade está longe de ser o mais amado dos magistrados atuantes em Uruguaiana. O juiz tem uma postura rígida e é conhecido por não economizar na fixação de penas em casos de condenação. Andrade preside o Tribunal do Júri e é titular da Vara de Execuções Criminais (VEC), além de ser Diretor do Fórum, e também Juiz Eleitoral.

Menino de 11 anos morre afogado em açúde próximo ao Salso Sul


Um menino de 11 anos se perdeu e foi encontrado morto na manhã de quinta-feira, 28/11, em um açude no Pontilhão do Salso, próximo ao trevo da Barra do Quaraí. Ele estava desaparecido desde a tarde de quarta-feira.
Leandro Augusto Lopes Tomás era aluno da Escola Adir Mascia , onde estava para uma aula de informática na tarde de quarta-feira, quando foi convidado por um colega, da mesma idade, para ir nadar no açude. O menino, que não sabia nadar resvalou em uma pedra e caiu na água, se afogando. O colega tentou chamar socorro, mas não conseguiu e fugiu do local.
O colega de Leandro não revelou aos pais o que ocorreu e, somente na manhã de quinta-feira relatou o fato, indicando ao Corpo de Bombeiros o local do afogamento. Os Bombeiros retiraram o copo Leandro da água por volta de 10h40min; a Polícia Civil também esteve no local e, segundo o delegado titular da Delegacia de Proteção à Criança e Adolescente (DPCA) , Guilherme Gerhardt, o corpo foi encaminhado para necropsia a fim de confirmar a causa da morte. “A história é plausível e todos os indícios são de afogamento. Ainda assim vamos fazer o exame para verificar se não há sinais de morte violenta”, disse. O resultado do exame deve sair em breve. Leandro estava com um hematoma no rosto, que possivelmente teria sido causado no momento da queda.
Segundo moradores da região, seguidamente há crianças nadando no local e, outros afogamentos já ocorreram neste mesmo lago, que teria sido construído para criação de peixes e é bastante fundo. De acordo com o Corpo de Bombeiros, Leandro é a oitava vítima fatal.

Família tenta soltura de Uruguaianense preso na Argentina

Um uruguaianense está há nove meses preso na Argentina, acusado de tráfico de drogas e a família luta para trazê-lo de volta, alegando inclusive que houve descumprimento de leis até mesmo do país vizinho, por parte da magistrada que atua no processo e que, de acordo com a mãe do acusado, já foi denunciada à corregedoria da magistratura daquele país.
Cristiano Patrick da Veiga foi preso em uma oficina de carros em Paso de los Libres e levado para uma penitenciária na cidade de Ezeiza, aproximadamente 30 km de Buenos Aires. A mãe do rapaz, Lisabete Bueno da Veiga, conta que o filho trabalhava há três meses em uma autoelétrica em Uruguaiana e que um colega lhe pediu carona porque ia levar o carro para uma oficina em Paso de los Libres. Os dois seguiram para o local, cada um em seu carro e de lá, o colega retornaria à Uruguaiana de carona com Patrick. Enquanto estavam na oficina, no entanto, a polícia libreña esteve no local e, após encontrar 30 kg de maconha nos fundos do pátio da oficina, prendeu oito pessoas, entre elas os dois brasileiros. Ainda conforme a mãe, não há provas do envolvimento de Patrick com drogas e a prisão teria ocorrido porque a dona do local apontou os brasileiros como sendo os donos das drogas. Os advogados vêm tentando a libertação do rapaz por meios diplomáticos, solicitando apoio do Itamaraty, da presidente Dilma Rouseff e das Comissões de Direitos Humanos Municipal, Estadual e Federal. “O Consulado Argentino simplesmente foi omisso e não quis se envolver; a ministra da Secretaria de Direitos Humanos Maria do Rosário sequer respondeu aos emails enviados pelo advogado; agora encaminhei uma carta para a Dilma”, diz a mãe.
Os advogados buscam o cumprimento dos direitos estipulados pela Constituição Nacional, por tratados entre os dois países e pela Convenção Interamericana de Direitos Humanos. Também por orientação dos representantes legais, a família está organizando uma manifestação que deverá ocorrer no próximo dia quatro, na Ponte Internacional Getúlio Vargas/ Agostín Pedro Justo, que liga Uruguaiana a Paso de los Libres. A intenção é bloquear a ponte e impedir a passagem nos dois sentidos, na tentativa de chamar a atenção das autoridades para o caso.

Pastor é preso acusado de estuprar menina durante quatro anos


Um homem de 59 anos foi preso na manhã de ontem, 29/11, por estupro de vulnerável. Ele é acusado de estuprar uma menina de 11 anos.
A Operação Falso Profeta teve início cerca de um mês atrás, quando o caso chegou ao conhecimento da Polícia Civil através de uma denúncia anônima. O delegado Guilherme Gerhardt explica que a denúncia continha uma carta relatando os fatos criminosos praticados pelo acusado, Aldemir Ramos, e um vídeo dele mantendo relações sexuais com a vítima. Segundo Gerhardt, o próprio Ramos teria filmado o encontro.
Aldemir é pastor da 19ª Igreja Evangélica Quadrangular, localizada no bairro São João e abusava da menina a cerca de quatro anos. Atualmente, a vítima está com 15 anos e relatou detalhes de como tudo aconteceu durante seu depoimento à polícia. Para manter os abusos, o pastor presenteava a menina, cuja situação financeira é precária, com material escolar, bichos de pelúcia entre outros. Ainda segundo o delegado, o homem ameaçou a vítima, que tentou escapar dos abusos após o primeiro estupro, ocorrido em 2009. Os abusos seguiram até que Aldemir sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Aldemir Ramos se apresentou na Delegacia de Proteção à Criança e Adolescente na manhã de ontem acompanhado de advogado e se recusou a falar durante o interrogatório. Além da prisão, os policiais da DPCA cumpriram três mandados de busca, um deles na igreja onde o pastor pregava, que segundo a vítima, era um dos locais dos encontros. Ele foi preso temporariamente e encaminhado à Penitenciária Modulada. A defesa irá pedir a prisão domiciliar do acusado, alegando problemas de saúde.

190 EM AÇÃO

Assalto
Um empório localizado na Avenida Presidente Vargas foi assaltado por um homem moreno, na manhã de quinta-feira, 28/11. Segundo a vítima, o autor estava armado com um revólver calibre 22 e levou cerca de R$ 100.

Ameaça
Uma mulher relatou à polícia que sua filha foi ameaçada por uma vizinha enquanto retornava da Escola Paulo Freire a também foi agredida a pedradas. O fato ocorreu por volta de 12h de quinta-feira.

Furto de carga
Um motorista trafegava pela Perimetral Leste para adentrar na rodovia quando foi avisado de que as portas do caminhão estavam abertas. O lacre de segurança foi rompido e foram furtadas quatro caixas de maça.

Agressão
Um homem foi agredido no bairro João Paulo II. Ele contou a polícia que ia para casa quando foi abordado por dois homens, um negro e um branco, que ele identificou como sendo guardas no conjunto habitacional, lhe derrubaram

Prefeitura estuda implantação da Cidade do Samba


O prefeito Luiz Augusto Schneider, acompanhado do presidente da Câmara Municipal, vereador Luís Gilberto de Almeida Risso; do secretário municipal de Governo, Fernando Fagundes Alves; do assessor parlamentar, Valério Echeverria; analisou área implantação da Cidade do Samba. O projeto será enviado para a Secretaria da Cultura do Rio Grande do Sul (Sedac/RS), através do edital alusivo a Cadeia Produtiva do Carnaval, que irá contemplar exclusivamente projetos voltados para o desenvolvimento da festa popular. A intenção é, via aporte estadual, receber R$ 1 milhão, para promover a instalação dos barracões para que as escolas de samba do município possam desenvolver seus trabalhos artísticos com segurança e planejamento. A elaboração deste projeto , para quem se recorda, foi divulgada durante a campanha eleitoral de 2012, como proposta de Governo de apoio a este importante movimento cultural local, onde Schneider salientou a necessidade de disponibilizar um espaço para as agremiações carnavalescas, potencializando e estruturando por meio de ações coletivas ligadas a Cadeia Produtiva a Indústria do Carnaval no município, gerando emprego e renda para os profissionais do carnaval, além de fortalecer o potencial turístico do Carnaval Fora de Época de Uruguaiana.

Audiência Pública buscará solução para o Estacionamento Rotativo em Uruguaiana

Será realizada no dia 10 de dezembro, às 18h30min, na Câmara de Vereadores, audiência pública proposta pelo vereador Marcelo Lemos. A proposta é buscar solução definitiva para o sistema de estacionamento rotativo pago que está em funcionamento na cidade.
O atual sistema de estacionamento rotativo tem gerado polêmica desde sua implantação em 2012 quando aprovado pelo legislativo municipal. Na ocasião, diversos debates em torno do assunto foram realizados, contudo, muitas dúvidas com relação ao sistema ainda não foram esclarecidas.
“Nosso objetivo é dar uma solução definitiva para o sistema de estacionamento rotativo vigente em Uruguaiana, precisamos saber se a população concorda ou não com a cobrança nos dois lados da via, se concordar devemos encerrar o assunto, se estiver em desacordo com o que a maioria dos cidadãos quer, devemos tomar as medidas cabíveis”, declarou o vereador Marcelo Lemos, proponente da Audiência.

Justiça permite desconto no salário dos grevistas

Na quinta-feira, o Município de Uruguaiana foi notificado do indeferimento do pedido de antecipação de tutela requerido pelo SIMUR – Sindicato dos Municipários de Uruguaiana nos autos do Dissídio Coletivo nº. 0021603-45.2013.0000 onde pretendia evitar o desconto salarial pelos dias em que os servidores – Guardas e Vigilantes – celetistas estiveram em greve. 
Ao apreciar o pedido a Desembargadora Ana Rosa P. Z. Sagrilo concluiu: “Assim, considerando que a greve suspende o contrato de trabalho nos termos da Lei de Greve (art. 7º, Lei 7.783/1989), inexistindo negociação coletiva determinando o contrário, não é exigível o pagamento dos dias de paralisação em razão do movimento paredista”. 
Logo, a decisão do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª. Região confirma a legalidade do agir do Município de Uruguaiana em realizar o desconto salarial dos grevistas.

Prefeitura apresenta programação da folha de pagamento

O prefeito Luiz Augusto Schneider determinou a programação da folha de pagamento sendo que, ontem, dia 29/11, foram pagos os servidores estatutários concursados e contratados (de regime jurídico); os cargos em comissão e todo o magistério público municipal. Até o 5º. dia útil (06/12) serão pagos os Agentes Comunitários de Saúde, os servidores celetistas; e os Agentes Políticos - o Prefeito, a vice-prefeita e os secretários municipais. Ainda, as férias dos funcionários celetistas que iniciariam no dia 02 de dezembro foram transferidas para o dia 09 de dezembro. 
O prefeito Luiz Augusto Schneider no enfrentamento da grave crise financeira do Município se viu obrigado a tomar esta medida. No entanto, tem expectativa positiva quanto a aprovação dos projetos que estão para serem analisados no Poder Legislativo e que visam a readequação da taxa de lixo, a contribuição sobre a iluminação pública e a implantação da contribuição de melhoria, fundamentais para reorganização orçamentária da Prefeitura. Atualmente, informa o prefeito Schneider que a arrecadação média mensal da CIP – Contribuição para Iluminação Pública é de R$ 83.998,14 e o custo é de R$ 128.889,92. O recolhimento do lixo custa anualmente R$ 2,5 milhões ao município e a arrecadação fica em R$ 1,9 milhão. Os custos de serviços apresentados não inclui, manutenção, ampliação da rede de iluminação pública e destinação final do lixo, obrigatória a partir de 2014. Destaca Schneider que “nossa intenção em informar a comunidade sobre essa defasagem dos valores empregados para a prestação desses serviços é de discutirmos coletivamente, com responsabilidade e transparência sobre os desafios enfrentados na administração pública” afirmou. O secretário municipal da Fazenda, Luiz Henrique Barcellos Fanti afirmou que já foram pagos R$ 12.268.697,09 relativos ao ano de 2012 e ainda restam em torno de R$ 8 milhões para pagar. Neste sentido, o prefeito Schneider afirmou que está em análise a adoção de uma moratória com a proposta de pagamento de débitos junto aos fornecedores em 32 parcelas a partir de março de 2014. 
O secretário da Fazenda, Luiz Henrique Fanti, destaca que o atual Governo Municipal, por exemplo, não usa as verbas segregadas da educação onde, nesta data, existe saldo de R$ 5 milhões no MDE e R$ 3 milhões no FUNDEB. 
Caso não tenhamos a aprovação destes projetos várias ações e projetos que dependem de recurso livre, oriundos de impostos, terão que ser cancelados e citou como exemplo; na Ação Social, as 1,2 mil cestas básicas distribuídas mensalmente, os auxílios emergenciais em sinistros, o auxílio funeral, os translados, o auxílio natalidade, a ronda social, o albergue, Conselho Tutelar, Restaurante Popular, Banco de Alimentos, Padaria Municipal e o Serviços de Verificação de óbitos; e nos Esportes a falta de recursos provocará a suspensão do Projeto Karatê Além do Esporte e a destinação de verbas no Fundo Municipal do Desporto.

Câmara pedirá reavaliação de Parecer Prévio da Fepam

A Câmara Municipal de Vereadores enviará correspondência à Federação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) solicitando uma reavaliação do Parecer Prévio que autoriza a implantação do aterro sanitário no local indicado pela Prefeitura Municipal.
O parecer deu origem a chamada Licença Prévia, que a primeira fase do processo e aprova a viabilidade ambiental do empreendimento.
Na mesma época em que a licença foi concedida, um esquema de corrupção dentro da Fepam foi desmascarado; no qual servidores da fundação estavam vendendo licenças.
O processo de licenciamento para o aterro sanitário ainda tramita na Fepam e está na segunda fase, a da Licença de Implantação, que autoriza o início da obra. No entanto, o parecer inicial da fundação nesta fase, é contrário a implantação.

Projetos de Lei do Executivo geram discussão na Câmara

Dois projetos de autoria do Poder Executivo seriam votados na sessão planária de quinta-feira, 28/11, mas nenhum deles chegou de fato à votação.
O Projeto de Lei Complementar n.º 004/2013, que trata sobre as Taxas de Serviços de Engenharia foi retirado pelo Executivo após o parecer do relator, vereador Irani Coelho Fernandes, que se manifestou contrário ao projeto. Já o Projeto de Lei Complementar nº 003/2013, que trata sobre a Contribuição de Melhorias foi sobrestado, medida que pode ser pedida pelo líder de governo e que interrompe a apreciação. Os vereadores Marcelo Lemos e Rafael Alves foram contrários ao pedido de Fernando Tarragó, mas ainda assim foi aceito e somente será apreciado e votado na sessão planária de quinta-feira, dia 5. Até lá, nenhum outro projeto poderá ser apreciado ou incluído na pauta de votação.

Catadores bloqueiam entradas do lixão em protesto ao descaso do Município


Os dois acessos ao lixão de Uruguaiana foram bloqueados por catadores, que iniciaram protesto na manhã de ontem, 29/11, às 7h30min e pretendiam permanecer impedindo o acesso de carros, caminhões de lixo e carroças ao local, até que o prefeito Luiz Augusto Schneider fosse para debater as suas reivindicações.
A manifestação, assim como a audiência pública realizada à tarde na Biblioteca Pública Municipal, foi uma iniciativa da Associação de Catadores Aclan, com o apoio do Movimento Nacional dos Catadores.
Segundo a presidente da Aclan, Maria Tugira, há cerca de 700 pessoas que dependem diretamente do Lixão, tirando dali seu sustento.
Os catadores reivindicam a garantia da cedência ou locação de um galpão para a armazenagem e triagem de resíduos sólidos recicláveis sob gestão da Aclan, até a construção do galpão próprio; escritura do terreno doado pelo Município e construção do galpão próprio para os catadores; revogação do convênio entre a Prefeitura e a empresa Inverjuvi; estabelecimento de plano de parceria com a Prefeitura para a conscientização da comunidade para a coleta seletiva solidária; estruturação de um plano piloto de coleta seletiva solidária com a contratação das associações de catadores de Uruguaiana. A Associação também é contra o aumento da taxa de lixo sem destinação adequada de resíduos garantida e sem inclusão social dos catadores.
Maria Tugira frisa que o movimento não é contrário ao fechamento do lixão. “Somos a favor da extinção do lixão, mas tem que haver um projeto para atender as famílias que sobrevivem do lixo e não somente tirar nosso sustento”, diz ela, lembrando ainda o projeto do Executivo de levar todo o lixo para um aterro sanitário fora do Município. “Minha pergunta para o Prefeito é se ele pretende mandar os catadores para fora do Município junto com o lixo”, comenta a presidente, que diz ainda estar “cansada de reuniões no gabinete de Schneider, que são esquecidas assim que saimos de lá”, finaliza.
O Prefeito compareceu à audiência pública e, ficou concordou com a criação de uma comissão representante dos catadores para discutir com o Município o futuro daqueles trabalhadores.

TCE condena desapropriações de Felice

O pleno do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE/RS) julgou no último dia 27, a inspeção extraordinária realizada nas desapropriações feitas pelo ex-prefeito de Uruguaiana, José Felice, entre os anos de 2009 e 2012.
A inspeção extraordinária foi levada a efeito a partir de representação do Ministério Público de Contas (MPC), denunciando a afronta aos princípios da legalidade, moralidade administrativa e impessoalidade nas desapropriações feitas pelo ex-mandatário, e concluiu que os imóveis foram desapropriados de forma ilegal, e os bens destinados e usados de forma contrária a lei.
Ainda tramita no TCE/RS outra inspeção extraordinária para apurar irregularidades nas desapropriações feitas nos anos de 2005 a 2008, as quais, segundo o MPC, também possuem flagrantes ilegalidades.
Com a decisão do Pleno do Tribunal pelo reconhecimento da ilegalidade, também deverão ser desaprovadas as contas do ex-gestor referente aos anos de 2009, 2010, 2011 e 2012 e que ainda não foram julgadas, eis que a decisão é pela repercussão da ilegalidades nas contas dos respectivos exercícios.

Vacinação contra o HPV será gratuita a partir de 2014

Em 2014, meninas na faixa etária entre 11 e 13 anos poderão se vacinar gratuitamente, através do Sistema Único de Saúde (SUS), contra o vírus do papiloma humano (HPV), causa de 95% dos casos de câncer de colo do útero. Será a primeira vez que a população terá acesso gratuito a uma vacina que protege contra câncer.
O câncer de colo do útero representa a segunda maior taxa de mortalidade entre os cânceres que atingem as mulheres, atrás apenas do de mama. A vacina, disponível já a partir de março para essa nova faixa etária, deverá ser oferecida tanto nas unidades básicas de saúde quanto nas escolas públicas e privadas.
O processo completo de imunização será composto de três etapas: a dose inicial, uma segunda dose seis meses depois e a terceira, a ser aplicada cinco anos após a primeira dose. Com a adoção desse esquema estendido, também será possível ampliar a oferta da vacina, a partir de 2015, para as pré-adolescentes entre 9 e 11 anos de idade, sem custo adicional.
A vacina é segura e tem eficácia comprovada para proteger mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual, ou seja, que não tiveram nenhum contato com o vírus. É importante destacar que as doses serão aplicadas apenas com autorização dos pais ou responsáveis das pré-adolescentes.
Sobre o HPV
O HPV é capaz de infectar a pele ou as mucosas e possui mais de 100 tipos. Do total, pelo menos 13 têm potencial para causar câncer. Estimativa da Organização Mundial da Saúde aponta que 291 milhões de mulheres no mundo são portadoras da doença. No Brasil, a cada ano, 685 mil pessoas são infectadas por algum tipo do vírus.
Em relação ao câncer de colo do útero, 5.160 mulheres morreram em 2011, em todo o país, em decorrência deste tipo de câncer. Somente no estado do Rio Grande do Sul, 305 mulheres morreram pela mesma causa no ano passado.

Finalmente a Clínica Renal funcionará

A Clínica Renal Irmã Letícia Canuto inicia oficialmente suas atividades nesta segunda-feira (2/12), em anexo ao Hospital Santa Casa de Caridade de Uruguaiana. Inaugurada pelo ex-prefeito Sanchotene Felice durante a campanha eleitoral que elegeu Schneider, a Clínica Renal serviu de manobra política e sua abertura, um ano após a inauguração só acontecerá devido aos esforços do Poder Público Municipal e da Administração da Santa Casa de Caridade para que o processo ao longo deste ano pudesse chegar ao ponto atual. A transferência dos equipamentos do local que servia como setor de atendimento ao paciente para a nova estrutura iniciou na quinta-feira e na segunda, a Clínica Renal já estará atendo aos 26 pacientes do setor. Segundo Geovane Cravo, administrador da Santa Casa, a Clínica atenderá somente estes pacientes num primeiro momento, sendo possível duplicar o atendimento em poucas semanas. Ele explica que para inaugura a Clínica, foi preciso adquirir novos equipamentos e a dificuldade maior estava na compra daqueles que tem como produto principal, á água. 
Com uma área construída de aproximadamente mil metros quadrados, a Clínica Renal contará com 13 máquinas responsáveis pela diálise, distribuídas em três ambientes distintos. O local atenderá pacientes de Uruguaiana e região. 

Barra do Quaraí recebe ônibus escolar


Os municípios de Barra do Quarai e Santa Margarida do Sul, na Fronteira Oeste, receberam na quarta-feira (27), um micro e um ônibus grande, respectivamente, para utilização no transporte escolar. Os veículos fazem parte dos últimos 40 ônibus escolares rurais, totalizando agora 200 veículos novos repassados pelo Governo do Estado aos municípios gaúchos.
Para o governador, os ônibus representam um progresso para as cidades e as zonas rurais. “A questão transporte escolar no interior tem sido uma reclamação permanente, pois normalmente são prefeituras com poucos recursos e com grandes áreas de abrangência. É um instrumento material, mas com uma dimensão maior, de aproximação dos prefeitos com suas comunidades”, disse Tarso Genro. “A entrega dos ônibus novos, com bancos estofados e cintos de segurança, é uma avanço para os municípios e eles reconhecem nosso empenho”, acrescentou o governador.
Segundo Azevedo, os recursos, de R$ 47 milhões, são oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (FNDE), e todos os investimentos feitos pelo governo precisam ser revertidos para a qualidade do ensino. “A nossa classificação em segundo lugar no Enem entre as redes estaduais mostra que nossas ações repercutem positivamente nos alunos. O investimento no transporte escolar é um exemplo disso”, afirmou o secretário. 
A escolha dos municípios atende a critérios como o tamanho da área municipal e o número de alunos transportados.

Uruguaiana realiza formatura de cursos do programa Jovem Aprendiz


O dia 4 de dezembro será de comemoração para 180 alunos do Programa Jovem Aprendiz, do Senac Uruguaiana. Na data será realizada a formatura dos cursos Aprendizagem em Supermercado, Aprendizagem em Comércio e Aprendizagem em Serviços Administrativos. A solenidade será realizada às 20h, no Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa (rua XV de Novembro, 1844). Só este ano, a Unidade já contabiliza 400 alunos que realizaram o programa. 
As capacitações ocorreram através do Programa Senac de Gratuidade (PSG). Os cursos tiveram duração de 800 horas, sendo 400 horas de aulas teóricas e 400 de prática supervisionada dentro de alguma empresa do comércio de bens ou serviços da cidade. A partir do curso, os alunos tiveram sua primeira experiência de trabalho, tendo contato com a dinâmica das organizações e o mundo de trabalho. 
Informações pelo telefone (55) 3412-3838. 

Pagamento dos 179 professores promovidos na região da 10ª CRE

Nesta quarta-feira (27), 179 professores da 10ª Coordenadoria de Educação recebem os salários já reajustados com as novas promoções anunciadas neste mês pelo Governo do Estado. Dos 179 professores da região, 158 foram promovidos por antiguidade e 21 por merecimento. A 10ª CRE é composta por cinco municípios da região Fronteira Oeste. Em todo o estado, 8.341 professores e especialistas em educação do quadro do magistério da rede estadual receberam promoções.
Os beneficiários aguardam há uma década as promoções, que se referem ao período 2003-2012. A medida atinge professores das classes A, B, C, D e E do quadro de carreira do magistério. De acordo com a Secretaria Estadual da Educação, até novembro de 2014 deverão ser promovidos reajustes de outros 21.537 professores e especialistas, sendo 9.752 em abril e 3.444 em novembro do próximo ano. Com as medidas, o governo estadual terá promovido, entre 2011 e 2014, um total de 31.143 professores e especialistas em educação, considerando os atos de setembro de 2011, quando 9.606 educadores foram promovidos. O governador Tarso Genro destaca que todos os recursos disponíveis para investimentos no Tesouro do Estado são aplicados em Educação, Saúde e Segurança Pública, e que o momento é de garantir as condições financeiras necessárias ao pagamento do piso do magistério, dentro do plano de carreira. Para o chefe do Executivo, a estrutura salarial dos professores é perversa no País. “Para transformá-la, precisamos criar as condições financeiras para isso. No Rio Grande do Sul, isso se inicia com a reestruturação da lei de dívida dos Estados com a União. Depois, será preciso prever, por meio de articulação com o Congresso Nacional, recursos do Pré-Sal para recuperação salarial dos professores em âmbito nacional”, frisou o governador. 

As 8,3 mil promoções
De acordo com dados do setor de Avaliação e Promoção do Departamento de Recursos Humanos (DRH) da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em relação às 8.341 promoções, o maior número está na classe B, com mais de 2.800 professores. Da classe A para B, o número supera os 2.600. Da C para D, são mais de 2.000; da D para E, mais de 700 e, da Classe E para a Classe F, mais de 100 professores. 
Promoções desde 1999
1999-2002 - Publicação referente ao ano 2000 - feita em 18/10/2002 - 12.204 professores
2003-2006 - Publicação referente ao ano 2001 - feita em 05/05/2006 - 11.270 professores
2007-2010 - Não houve promoções.
2011-2014 - Publicação referente ao ano de 2002 - feita em 14/09/2011 - 9.606 professores; Publicação referente ao ano de 2003 - feita em 05/11/2013 - 8.341 professores. Próximas promoções: Abril/14: 9.752, Novembro/14: 3.444 professores. Total de professores que terão sido promovidos na atual gestão: 31.143 professores e especialistas em educação.

37ª Califórnia escolhe hoje a Senhorita Califórnia

A 37ª Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul escolhe neste sábado, a Senhorita Califórnia, que representará a prenda mais bela do festival. A organização é do CTG Sinuelo do Pago, promotor do evento. A escolha será às 21h30min, no Salão Principal do CTG Sinuelo do Pago. As candidatas, com idade entre 14 e 22 anos, participarão de prova oral e escrita sobre a história dos 37 anos da Califórnia da Canção Nativa de Uruguaiana.
O tradicional festival de música nativista teve a sua última edição, em 2009, e acontecerá este ano nos próximos dias 05, 06, 07 e 08 de dezembro, no Teatro Rosalina Pandolfo Lisboa (Rua XV de novembro). Os ingressos permanentes (passagem para os quatros dias do evento) estão sendo comercializados, no escritório da Califórnia da Canção Nativa, na Esplanada da Estação, sala 12, no horário das 8h30min às 12h e das 14h às 18h. Reservas também podem ser feitas pelo telefone 55 3411-7080 e serão garantidas por dois dias.
O evento é organizado pelo CTG Sinuelo do Pago e Fato Singular Projetos Culturais e Eventos, correalização do SESC/RS e apoio da Prefeitura Municipal de Uruguaiana.
Confira a programação
As 18 músicas selecionadas para a edição de 2010 serão mantidas e apresentadas ao público. Durante os quatro dias de evento, estão confirmadas as apresentações dos artistas Renato Borghetti, Bebeto Alves, Mulheres Pampeanas, Tambo do Bando, Buenas e M’espalho e Memorial Terra que Canta. A finalíssima com as 12 canções classificadas serão conhecidas no último dia do festival, dia 8. Está também previsto atividades culturais com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Uruguaiana na Praça Barão do Rio Branco.
Na programação paralela será exibido o documentário “Mais uma Canção” sobre o compositor uruguaiense Bebeto Alves nos dias 5 e 6 às 19h e no dia 7 às 18h na sede do Sesc. De 5 a 8, no palco central da Praça Barão do Rio Branco, acontecerão apresentações de danças folclóricas, cantos nativistas e mostras de etnias das 18h às 21h. 
Um encontro musicado para cantar e relembras músicas que fizeram parte da história de mais de 40 anos de festivais do Rio Grande do Sul e do Brasil será apresentado no Show “Memorial dos Festivais 2ª Edição – Encontros Musicados” que ocorrerá no dia 8, a partir das 18h30, no Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa, antes da etapa final do festival. A direção artística e musical é de Juarez Fonseca. 
Na Biblioteca Pública e Escola Livre de Belas Artes acontecerão oficinas de música, literatura e artes plásticas.

Idosos de Uruguaiana participam de Convenção em Torres

A última semana (25 a 28/11) foi marcada pela décima edição da Convenção Estadual Sesc Maturidade Ativa. O evento ocorreu na cidade de Torres e contou com a presença de cerca de 1,7 mil idosos de 46 cidades gaúchas. A abertura do evento, na segunda-feira (25/11), foi marcada pela entrega do Prêmio Reconhecimento Maturidade Ativa, que objetivou valorizar as ações do Programa no Rio Grande do Sul. 
O grupo de Uruguaiana marcou presença no evento e foi homenageado com a premiação. “O Sesc é a minha segunda casa, aproveito muitas atividades realizadas. Os momentos de integração como esses da Convenção oportunizam conhecer pessoas e fazer novas amizades”, ressaltou a uruguaianense Gercy Ody. 
Durante os quatro dias de programação, que teve como tema o “Protagonismo do Idoso”, diretriz que tem foco nas ações voltadas para a comunidade, foram realizadas diversas oficinas, palestra, ações de prevenção à saúde, atividades físicas, exposição e momentos de socialização. Espetáculos de Jair Rodrigues e “Guri de Uruguaiana”, com Jair Kobe, também foram destaque. As atividades foram realizadas no Ginásio da Ulbra, Praça da SAPT e Hotel Sesc. No encerramento, na tarde de quinta-feira (28/11), os idosos puderam conferir um vídeo contendo imagens das atividades desenvolvidas no evento e depoimentos de participantes. Conforme o coordenador Estadual do Programa Sesc Maturidade Ativa, Eduardo Schmitz, a Convenção reuniu atividades que mostrassem aos idosos a sua importância na sociedade: ”Seguindo o tema desta décima edição do evento - o “Protagonismo do Idoso”, trabalhamos para que cada participante se tornasse um multiplicador de conhecimentos e agente de transformação social. Para isso, foram promovidas diversas atividades de integração, onde existe uma troca e todos participam como iguais”, disse.

Biratucho” é homenageado em evento no Teatro


Ocorreu no teatro municipal de nossa cidade, no ultimo dia 14 de novembro, uma justa e merecida homenagem a uma das maiores expressões artísticas de nosso estado: show tributo a Ubirajara Raffo Constant “Eternamente Mocito”. O “Biratucho”, como era carinhosamente tratado por seus amigos, não foi somente um fabuloso poeta, mas também um talentosíssimo pintor e artista plástico, inclusive, sendo o aluno mais ilustre de Vasco Prado. Suas obras vão desde o troféu de um centauro em bronze criado em homenagem ao Dr. Roberto Bastos Tellechea, oferecido ao campeão do freio de ouro, passando pelo troféu Cesar Passarinho, agraciando o melhor intérprete da Califórnia, até um painel em bronze retratando a evolução da criação ovina de nossa cidade, que ornamenta a antiga sede da Cooperativa de Lãs. Além de escultor, também foi exímio pintor e xilo gravurista, sendo que algumas de suas obras da coleção “Cartas do Baralho” também estavam expostas no foyer do teatro no dia da referida homenagem, graciosamente cedidas por familiares e amigos colecionadores. Nesse dia estavam no palco amigos, parceiros, família e admiradores que, emocionadamente, interpretaram poemas e canções do “Biratucho”. E ele estava lá! Bem na frente da plateia. Com sua boina basca, seu livro e seu poncho... sentadito em sua cadeira. Ele fazia questão de estar sempre rodeado de novos amigos e amigos novos. A juventude era uma constante na sua vida, daí o título do show “Eternamente Mocito”. E sempre incentivando para que surgissem novos talentos: “a ceiva nova que vem de atrás”, dizia ele. Falar do Bira é uma das tarefas mais honrosas e difíceis que me passaram. Por isso prefiro transferir essa “obrigação” para uma forma que por si só se define e que foi belamente registrada pelas lentes poéticas de Elder Filho. Porque uma imagem vale mais do que mil lágrimas... 



Secretaria de Esportes Recursos para os Esportes

A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL) avisa que a Fundergs, abriu novo edital para capitação de recursos para eventos de verão. A Secretaria está disponibilizando pessoal para ajudar as entidades esportivas na capitação destes recursos, na ordem de R$ 15 mil. As informações mais detalhadas estão na página da Fundergs http://www.fundergs.rs.gov.br/conteudo/1090/edital-007/2013. O Evento de esporte e lazer, objeto deste Edital, deverá, obrigatoriamente, ser realizado (início e término) entre 02/01/2014 e 31/03/2014. Os projetos deverão ser protocolados diretamente na FUNDERGS, na Av. Borges de Medeiros, 1501 – 4º andar – Porto Alegre/RS, no prazo máximo de 15 (quinze) dias corridos, contados da publicação do presente edital (20/11/2013). A proposta terá como limite máximo o valor de R$ 15.000,00 (Quinze mil reais). Não será permitida a apresentação de mais de 01 proposta por Entidade. Os interessados poderão colher mais informações com a SMEL, no Juventude Atlético Clube, telefone 3413-6201 ou diretamente com a Fundergs. 

Painel - Ed. 2220

Ler e aprender

Os alunos do 3º ano da escola Dom Luiz Felipe de Nadal estão apaixonados pela leitura. Através de um trabalho desenvolvido pela professora Cecília Camponogara, desde agosto deste ano, os pequenos passaram a conhecer o mundo fantástico do faz de conta e envolveram a família no projeto. Ontem, os alunos realizaram mostra literária, apresentado aos pais um pouco do que foi desenvolvido em sala de aula. Parabéns pelo belíssimo trabalho. 

Feira do Livro
De 01 a 08 de dezembro, a Praça Barão do Rio Branco sediará a 37ª. Feira do Livro de Uruguaiana, que tem como patrono o professor, poeta e compositor uruguaianense, Silvio Aymone Genro. A abertura oficial será às 20h30min de domingo, dia 1º. de dezembro de 2013. 

Audiência Pública
A Câmara de Vereadores realiza no próximo dia 10, às 18h30min uma audiência pública para tratar sobre o estacionamento rotativo. A iniciativa é do vereador Marcelo Lemos (PDT)

Máximo Arias Valente
O artista plástico Máximo Arias Valente mostra seus trabalhos no próximo dia 4 de dezembro, às 19:30 horas, na Galeria Graffiti. A “Vernissage” dá início a exposição que estará aberta de segunda a sexta-feiras das 15 horas às 19:30, até o dia 4 de Janeiro de 2014. Artista que imprime sensualidade, uma composição de texturas e cores que marcam , Arias Valente trás muita emoção, cumplicidade e ternura em seus trabalhos. Vale a pena conferir. A Galeria Grafitti fica à Rua Tiradentes 3220. O telefone para contato é: 55 – 3412 22 24. Quem interessar-se em conhecer um pouco mais sobre a obra de Máximo Arias Valente deve acessar o site:www.ariasvalente.com , ou o email: Arias valente.maximo@gmail.com. Há ainda a possibilidade de compartilhar sua obra no facebook: Arias Valente Atelier.

Bolsa Família 
O secretário municipal de Ação Social e Habitação, Elton da Rocha, informa aos beneficiários do Programa Bolsa Família que a carreta percorrerá os bairros da cidade para pesar crianças até os 7 anos; meninas a partir dos 14 anos e mulheres até os 44 anos de idade. Confira o dia e o local onde a carreta estará disponível: na segunda-feira, dia 02/12, no Posto 14 – Vila Tabajara Brites; no dia 03/12, terça-feira, no posto 5 na Vila Tarragó; dia 05/12, quinta-feira, no posto 7 na União das Vilas; dia 06/12, sexta-feira, no posto 20 localizado no CAIC; dia 09/12, no posto 6 no bairro São João; dia 10/12, no posto 2 no bairro Mascarenhas de Moraes (Marduque); dia 11/12, quarta-feira no posto 15 na Vila Hípica; dia 12/12, no posto 01 na Vila Rui Ramos; e no dia 13/12, sexta-feira, no posto 18 no Profilurb – Vila José Gomes de Souza. 

Hospital Universitário
Hoje, ás 14h, no Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa será realizada a segunda plenária regional do projeto Hospital Universitário Regional em Uruguaiana. Toda população pode comparecer a convite da Comissão Pró-Hospital Universitário Regional e a Unipampa – Universidade Federal do Pampa. Na pauta a construção do Hospital, o Curso de Medicina em Uruguaiana e a indicação dos integrantes da Comissão Regional com representação dos municípios da região (sociedade civil, câmaras e prefeituras municipais). No programa Voz de Uruguaiana, o prefeito Luiz Augusto Schneider recebeu os coordenadores do movimento, Denizart Souza Ramires, Luiz Cláudio Cardoso Dias e Atanásio Araújo da Rosa. 

Tráfico
A traficância está correndo solta no INSS. Não é de drogas - é de influência. Coisas de colegas e sócios. Mas é tudo por conta da viúva, como diria Elio Gaspari.

Trilegal Tchê

O Trilegal Tchê entregou mais um prêmio neste domingo, em Uruguaiana. O Sr. Carlos Alexandre Fernandes comprou o título no Tempo Antigo I e ganhou R$ 1 mil nas rodadas especiais. Neste domingo têm 2 carros e 1 casa, além de 20 sorteios de R$ 1 mil nas rodadas especiais. Um dos prêmios pode ser teu, então te mexe, tchê.

Instituto Farroupilha
Na quinta-feira, na sede do Instituto Federal Farroupilha (IFF), na antiga FAFIUR em Uruguaiana, com a presença da reitora do IIF, Carla Comerlato Jardim, e do prefeito Luiz Augusto Schneider, foi ministrada a Aula Magna da instituição. Também esteve presente ao ato, o diretor do Campus São Borja do IFF, Alexander da Silva Machado, e o gestor do Campus Avançado de Uruguaiana, João Carlos Ribeiro. O prefeito Schneider ao saudar os participantes do evento, agradeceu o esforço de todos envolvidos na criação da unidade do Instituto Federal Farroupilha em Uruguaiana. 

Formatura
O dia 4 de dezembro será de comemoração para 180 alunos do Programa Jovem Aprendiz, do Senac Uruguaiana. Na data será realizada a formatura dos cursos Aprendizagem em Supermercado, Aprendizagem em Comércio e Aprendizagem em Serviços Administrativos. A solenidade será realizada às 20h, no Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa (rua XV de Novembro, 1844). Só este ano, a Unidade já contabiliza 400 alunos que realizaram o programa.

Califórnia
O escritório da Califórnia da Canção Nativa do RS está localizado na Esplanada da Estação. Informações pelo telefone 3411-7080. 

Folha de Pagamento
O prefeito Luiz Augusto Schneider determinou a programação da folha de pagamento
sendo que, nesta sexta-feira, dia 29/11, serão pagos os servidores estatutários concursados e contratados (de regime jurídico); os cargos em comissão e todo o magistério público municipal. Até o 5º. dia útil (06/12) serão pagos os Agentes Comunitários de Saúde, os servidores celetistas; e os Agentes Políticos - o Prefeito, a Vice-prefeita e os Secretários Municipais. Ainda, as férias dos funcionários celetistas que iniciariam no dia 02 de dezembro foram transferidas para o dia 09 de dezembro. 

Artesanato 
Na Academia do Artesão, localizada na Rua Flores da Cunha, entre Presidente Vargas e Santana, estão sendo comercializados produtos artesanais confeccionados em Uruguaiana.