domingo, 15 de dezembro de 2013

Uruguaiana registra duas execuções em nove horas

“Nezinho” matou na Chácara do Sol.
A violência avança a passos largos em Uruguaiana. Nove horas separam os últimos dois homicídios com ares de execução registrados na cidade.
A matança começou na quinta-feira. O primeiro assassinato foi por volta das 23h30min de quinta-feira, 12/12, na Rua Guapitanguy, Quadra T, bairro Chácara do Sol.
Rogério de Aguiar Moreira, de 34 anos foi alvejado por três tiros, dois nas costas e um na cabeça. Ele morreu no local.
Por volta das 15h30min de ontem, um suspeito foi preso pela Brigada Militar. Ele estava escondido em uma casa nas proximidades de sua residência, na Rua Celi Lisboa, próximo também ao local do crime. Kleber da Silva Nunes Mendes, o “Nezinho”, é “cliente” antigo da Brigada Militar. Em uma das últimas vezes que esteve “hospedado” na Modulada, “Nezinho” respondia por vários roubos. Durante a prisão, uma irmã do acusado, menor de idade, agrediu um dos policiais militares com uma garrafa, sendo apreendida e apresentada na 2ª DP, juntamente com o irmão.
A Polícia Civil trabalha com a possibilidade de crime passional, ou rixa entre familiares.

"Mais Agora"
A segunda execução aconteceu por volta de 8h30min, na Rua Setembrino de Carvalho, entre Flores da Cunha e Andradas. Luiz Eduino Marques Alves, de 53 anos, conhecido como “Mais Agora”, foi vítima também de três disparos no pátio de casa. Segundo testemunhas, os assassinos estavam em duas motocicletas, uma preta e uma vermelha; o carona de uma delas efetuou os disparos. Luiz, que revendia carros, tinha passagens pela polícia e cumpriu pena na Penitenciária Modulada e no Instituto Penal de Uruguaiana. Anteriormente, ele já havia sido vítima de uma tentativa de homicídio.

BM apreende grande quantia de agrotóxicos

A Brigada Militar apreendeu uma grande quantia de agrotóxicos, na Rodovia BR 472, próximo à Barra do Quarai. A apreensão ocorreu por volta de 4h de quinta-feira, 12/12, depois de uma abordagem policial ao veículo que transportava os produtos, uma caminhoneta Silverado preta, com placas de Uruguaiana, nas proximidades do Parque Estadual do Espinilho. Foram apreendidos 190 pacotes de 500 gramas cada de fungicida e 126 galões de cinco litros cada, de herbicida. O material foi encaminhado à Delegacia de Polícia Federal juntamente com o condutor do veículo, Régis Fernando de Carvalho, de 40 anos que foi preso em flagrante e encaminhado à Penitenciária Modulada.

Apenado é pego na rua, reage e acaba “levando choque”

Um homem foi abordado pela Brigada Militar no bairro Mascarenhas d e Moraes e recolhido após os policiais constatarem que S.A.M.T., de 33 anos é detento do regime de prisão domiciliar e, portanto, não poderia estar em via pública. S. tem antecedentes por homicídio, lesão corporal, ameaça e vias de fato.
Ele reagiu e investiu contra os policiais, na tentativa de evitar sua condução e acabou sendo contido após o uso de arma de choque.

Parcão está se tornando “point” de ladrões e traficantes

Furtos, roubos e até mesmo tráfico de drogas, vem acontecendo com cada vez mais freqüência no Parque Dom Pedro II, o “Parcão”, especialmente no final de tarde, quando cidadãos de bem se dirigem ao local para caminhadas, passeio com os filhos ou tomar chimarrão. Nesta quinta-feira, 12/12, um homem, Marcelo, foi assaltado no local, por um homem moreno, de calça jeans, camisa preta e boné, que estava armado com um revólver. A vítima teve celular, cigarros e isqueiro roubados pelo bandido, P.F.F., que fugiu em direção a Rua Andradas em uma bicicleta azul, mas acabou sendo abordado pela Brigada Militar na Rua General Canabarro, preso e apresentado à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento.
Segundo moradores das proximidades do parcão e pessoas que freqüentam o local, o tráfico está se tornando comum. “Vou ao Parcão para fazer exercícios e tenho percebido o comercio de drogas dentro do parque”, diz um freqüentador.

Adolescente sofre ameaça na saída de escola

Uma adolescente foi ameaçada na saída da Escola Laura Vicuña. Ela identificou a autor e disse já ter sido vítima de ameaças dele anteriormente e que o mesmo lhe persegue. Ainda conforme relato da menor, a namorada do agressor é o motivo: as duas são desafetas e a namorada seria a mandante. O rapaz estava armado com um facão. O acusado negou ter ameaçado a vítima e disse que estava com o facão somente para se defender.

Duas pessoas são detidas após jogar armas em arroio na BR 472

Duas pessoas foram presas na tarde de quarta-feira, 11/12, na Rodovia BR 472, nas proximidades da ponte do Arroio Touro Passo. Os policiais desconfiaram dos dois homens, que tripulavam uma motocicleta com placas de São Borja e, inicialmente tentaram fugir. Ao ver que a fuga não seria possível, os acusados jogaram duas pistolas no arroio, segundo informações da Brigada Militar. R.G.G. de 36 nos tem antecedentes por tráfico de drogas, furto qualificado, outros crimes, ameaça e vias de fato. O companheiro, M.A.B. de 18 anos tem antecedentes por homicídio, tráfico de drogas, roubo a pedestre, outros crimes e lesão corporal e cumpria pena em regime domiciliar em São Borja.Os mergulhadores do Corpo de Bombeiros tentaram localizar as armas jogadas na água pelos acusados, no entanto, não obtiveram sucesso. Os dois homens foram trazidos para a Delegacia de Polícia de Pronto Antendimento (DPPA), onde foi feito o registro.

190 EM AÇÃO


Furto descuido
Na quinta-feira, uma mulher registrou ocorrência de furto. Ele estava no interior de uma loja, no centro da cidade, quando alguém retirou de sua bolsa uma carteira contendo vários documentos, além de talão de cheques, cartões de crédito e a quantia de R$ 150. O registro foi feito pela Brigada. 

Desobediência e prisão
Na tarde de ontem, uma patrulha da Brigada, ao avistar um homem em atitude suspeita passou a persegui-lo, o abordando e identificando logo em seguida. O meliante que encontrava-se em regime domiciliar, ofendeu os policiais usando palavras de baixo calão. Ainda, o sujeito influenciou seus familiares a agredirem os policiais. A Brigada Militar “meteu” todos no camburão e levou pra DP. 

Furto descuido 
Uma bicicleta foi furtada de frente a um escritório localizado na Rua General Canabarro, na última quinta-feira. Segundo a vítima, ela se ausentou por 15 minutos, tempo suficiente para que o bandido agisse. 

Casa furtada
Os bandidos não dão trégua nem ao meio dia. Na quinta-feira, eles furtaram vários objetos de uma residência localizada na Rua Dr. Maia, aproveitando a ausência da dona da casa para agir. Ao chegar à residência, ela encontrou o vidro de uma das janelas arrombado, percebendo que uma visita inesperada havia sido recebida. A vítima registrou o fato na BM. 

Olha a faca
Um homem foi apresentado na Delegacia de Polícia, depois de ser flagrado com uma faca em via pública. A Brigada Militar foi informada via Ciosp que o cidadão transitava pela Rua Urbano Vilela em atitude suspeita e ao averiguar a situação, a patrulha confirmou o fato. O sujeito tentou “passar a conversa” nos policiais dizendo que estava levando a faca para trocar a bainha. O homem estava bêbado. 

Ameaça
Um homem estava em casa quando foi ofendido por um morador da Cohab II. O agressor ameaçou jogar dois paralelepípedos na vítima e que iria “juntar seus pés”. Segundo ele, o motivo de tudo é uma briga entre a enteada da vítima, que é menor de idade, e o filho do acusado.

Auditores fiscais de Uruguaiana discutem Indenização de Fronteira


As mobilizações e operação padrão irão continuar até que seja implementada efetivamente a Indenização
Nesta quarta-feira, estiveram em audiência, em Brasília, com o Secretário da Receita Federal, Carlos Alberto Barreto, os diretores da Delegacia Sindical de Uruguaiana do Sindifisco Nacional: Auditores-Fiscais Nory Ferreira e Anderson Mito.
A reunião foi solicitada pelos Auditores de Uruguaiana com o fim de discutir junto a administração da Receita Federal a regulamentação da Indenização de Fronteira.
Além dos dirigentes de Uruguaiana participaram da reunião o presidente do Sindifisco Nacional, Pedro Delarue, e representantes de outras cidades de fronteira.
Os Auditores manifestaram indignação pela morosidade do Governo em regulamentar a Lei nº 12.855/13 e cobraram um posicionamento da Administração sobre a questão. “A insatisfação crescente vai gerando conflitos e tensões que seriam dispensáveis se o Governo desse uma resposta e solucionasse a questão”, reclamou o presidente do Sindifisco Nacional, Pedro Delarue.
A Lei foi sancionada há mais de três meses, mas ainda não tem previsão para passar a valer. O Secretário também foi questionado sobre as cidades que serão beneficiadas com a Indenização, definidas pela RFB e encaminhadas à Secretaria Executiva do Ministério da Fazenda. Barreto informou que até que o órgão se pronuncie a lista oficial ainda não pode ser divulgada. Ele acrescentou que a RFB vem se empenhando desde o início por essa questão e sempre trabalhou pela sua implantação. “Faremos um apanhado das informações trazidas pelo Sindicato e levaremos à Secretaria Executiva do Ministério da Fazenda como forma de intensificar a busca por uma solução”, completou.
Os auditores de Uruguaiana alertaram Barreto que as mobilizações e operação padrão irão continuar até que seja implementada efetivamente a Indenização de Fronteira.

Governo direciona verba para Ijuí e por enquanto, Uruguaiana fica sem Incar

Na terça-feira, reunidos em Santana do Livramento, os secretários de Saúde dos municípios que compõem a 10ª Coordenadoria Regional da Saúde (CRS) definiram a data de 09 de janeiro de 2014 para encaminharem a solicitação da liberação para a habilitação do Instituto de Cardiologia (INCAR) reiniciar suas atividades oficialmente. Na data estabelecida os secretários estarão novamente reunidos em local a ser definido. A decisão decorre de uma definição já estabelecida em termos de direcionamento de orçamento. Conforme os secretários, os recursos do Governo do Estado para o mês de dezembro já haviam sido pré-definidos para serem direcionados ao Hospital de Ijuí, onde os pacientes da fronteira, em sua maioria, estão sendo atendidos. Com isso, não haveria tempo hábil para realocá-los para o Hospital da Santa Casa de Caridade de Uruguaiana, o que será somente possível a partir de janeiro, com liberação em fevereiro. “Com isso, os secretários estabeleceram que em nova reunião, já em janeiro, haverá essa decisão pela solicitação de habilitação do Incar, para os recursos começarem a chegar já a partir do 2º mês de 2014”, garantiu o administrador do HSCC, Geovane da Silva Cravo. Representando Uruguaiana, esteve participando do encontro a secretária municipal de Saúde, Saionara Marques Almeida dos Santos.

Prefeitura asfaltará o acesso ao Círculo Militar dos Oficiais

Nesta quinta-feira, dia 12/12, no Salão Nobre, o prefeito Luiz Augusto Schneider, representando o Município de Uruguaiana, assinou Termo de Cooperação, com o General-de-Brigada, Carlos Jorge Jorge da Costa, comandante da 2ª. BCMec – Brigada de Cavalaria Mecanizada – Brigada Charrua. Este Termo de Cooperação tem por objeto a recuperação de um trecho da UR 204 e o asfaltamento do acesso ao campo de treinamento de Uruguaiana, conforme projetos básicos com memorial descritivos, partes integrantes deste Termo. 
Ao Município compete, através da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos, asfaltar 315 metros de comprimento por seis metros de largura, com espessura de cinco centímetros compactada, no acesso ao Círculo Militar de Uruguaiana, a partir da BR 472. Em contrapartida, a 2ª Bda C Mec, através da 2ª Companhia de Engenharia de Combate Mecanizada, recuperará um trecho de aproximadamente nove quilômetros da UR 204, incluída a recuperação da pranchada existente e a construção de uma nova pranchada para transposição do Arroio Carumbé, brete da Charqueada Oeste, compreendido a partir das “Quatro Bocas”, na região do Carumbé, em direção à cidade de Uruguaiana. 
Concluídas as obras, Schneider fará um relatório sucinto da execução dos projetos que, depois de assinado pelas partes, será encaminhado ao Poder Legislativo.

Lista de contemplados com CNH Social só sai na próxima terça

A lista com os 7 mil contemplados com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Social no Rio Grande do Sul só deve ser conhecida na próxima terça-feira. Na manhã de quinta-feira, ocorreu a primeira fase do sorteio, incluindo a cota destinada a mulheres (50% na troca de categoria) e negros (15%). As demais vagas serão sorteadas na segunda-feira. 
O sorteio teve a coordenação técnica da Companhia de Processamento de Dados do Estado (Procergs). 
O aplicativo é o mesmo utilizado na Nota Fiscal Gaúcha e a aleatoriedade é garantida através da extração dos números de referência da Loteria Federal. A lista de correspondência entre o número dos bilhetes pelos quais o candidato concorre e o CPF dos inscritos homologados foi publicada nessa quarta-feira no Diário Oficial do Estado. Até 31 de janeiro os selecionados devem realizar a abertura do processo de habilitação nos Centros de Formação de Condutores (CFCs) em que realizaram a inscrição, conforme o serviço e a categoria escolhidos. Além das condições e documentos necessários para a abertura do procedimento de habilitação (RENACH), os candidatos terão de apresentar comprovação de que vivem no Estado há no mínimo dois anos.

Segunda chamada
Em caso de não preenchimento de todas as vagas, ocorre uma segunda chamada, no dia 7 de fevereiro, mediante novo sorteio. 
O candidato convocado em segunda chamada deve comparecer ao CFC em que realizou a inscrição entre 10 e 28 de fevereiro de 2014 para abertura do processo de habilitação.

Termina greve dos servidores celetistas

Na quinta-feira, o prefeito Luiz Augusto Schneider, recebeu o Ofício nº039/2013, do presidente do SIMUR – Sindicato dos Municipários de Uruguaiana, Luiz Alberto Borges do Canto informando que: “conforme decisão deliberada em reunião ocorrida no dia de hoje (12/12), por decisão unânime, está declarado o fim da greve dos servidores celetistas. Ressaltamos que os mesmos estão cientes da retomada das atividades a partir das 0h”. Os profissionais estavam em greve há mais de 60 dias.

Fogaça se reúne com lideranças do PMDB em Uruguaiana


Aproveitando a vinda à Uruguaiana para acompanhar a mulher, Isabella, que realizou o show “Natal em Família”, na noite de quinta-feira, 12/12, no Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa, o político José Fogaça esteve reunido com lideranças do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) naquela tarde.
A reunião ocorreu no Gabinete da Presidência da Câmara, com a participação dos vereadores Gilberto Risso e Carlos Eduardo Espíndola Alves, o Dudu do Samba, do presidente do PMDB em Uruguaiana, Newton Gomes, do ex-presidente Nivaldo Soares e do presidente do PMDB Jovem, Solon Junior.
Durante a reunião, Fogaça se posicionou a respeito do atual cenário da política brasileira e falou sobre os protestos ocorridos neste ano. Os peemedebistas falaram ainda sobre as eleições do próximo ano; tudo em caráter informal, já que se tratava de reunião interna do partido.
O encontro, segundo os presentes, foi somente um bate-papo para não passar em branco a visita do líder político ao município. Fogaça é ex-prefeito de Porto Alegre, foi senador da República por dois mandatos, deputado estadual e federal e concorreu ao Governo do Estado nas últimas eleições, ficando em segundo lugar.

Mesa Diretora: Vereador recorre à Justiça em busca de cargo na ‘diretoria’

A última sessão plenária do ano foi marcada por discussões extremamente alteradas e deixou expectativas em razão da eleição da Mesa Diretora para o ano de 2014.
Havia apenas uma chapa inscrita, composta por Ronnie Mello (PP), Irani Fernandes (PP), Josefina Soares (PP), Egídio Carvalho (PSDB) e Jussara Osório (PSDB); presidente, vice-presidente e secretários, respectivamente, e que representa 70% do parlamento.
Mesmo assim, o vereador Marcelo Lemos (PDT) pediu a suspensão da eleição alegando irregularidade na composição da chapa, baseando-se no Artigo 58 da Constituição Federal, Artigo 56 da Constituição Estadual, e Artigo 67 da Lei Orgânica do Município, que diz: “Na constituição da Mesa e de cada comissão, é assegurada, tanto quanto possível, a representação dos partidos respeitada a proporcionalidade de cada sigla partidária”. Como há cinco partidos com representação na Câmara, e cinco cadeiras na Mesa Diretora, todos os partidos deveriam fazer parte da mesa.
Mesmo contra a vontade dos demais parlamentares, a sessão plenária foi suspensa para que o presidente da Casa, Gilberto Risso (PMDB), pudesse perguntar ao Igam, empresa privada que dá assessoria jurídica à Casa, como deveria decidir.
Por volta das 12h30min, os trabalhos recomeçaram e a expectativa acerca da decisão do Igam era evidente. Risso disse que, “em respeito à história da casa, que sempre teve suas eleições realizadas desta forma”, haveria eleição e que se Marcelo Lemos não concordava, que procurasse a Justiça. O Pedetista se retirou do plenário em protesto. Assim, com nove votos favoráveis e duas ausências (Rafael Alves está viajando), Ronnie Mello foi eleito o novo presidente da Casa Legislativa.
Marcelo Lemos diz que irá buscar o que entende ser o cumprimento da Constituição por via judicial e ingressou ainda na quinta-feira com uma ação. “Eles estão simplesmente rasgando a Constituição Federal, a Constituição Estadual e a Lei Orgânica do Município - porque vinha se fazendo errado não significa que deva seguir assim”, frisou Marcelo. Conforme o Vereador, além do PDT, o PMDB, de Gilberto Risso e Dudu do Samba e o Partido Solidariedade, de Rafael Alves, estão em busca da pluralidade partidária na Mesa Diretora, embora tenham votado na chapa de Ronnie Melo.
Contudo, Ronnie Mello deverá conduzir os trabalhos da Câmara de Vereadores a partir de 1º de janeiro, como chefe do Legislativo pela segunda oportuindade.

COLUNA DO MAGRÃO


Vivi não vem. Viviane Araujo, a cereja do bolo vermelho para 2014, não vem na festa de lançamento do carnaval da Cova da Onça. Aliás, a Campeã do carnaval parece ser a única Escola de Samba a tirar proveito com as festas neste final de ano. A novidade da nova quadra transforma todas as atividades promovidas lá, mesmo sendo feita por terceiros, como preparativos da Cova da Onça em busca do penta. 

O nome, a marca, é ainda o mais importante, as boas ideias, ou a oportunização momentânea só dá certo se tiverem um avalista de respeito. Tanto é que o espírito natalino parece estar sufocando os festejos pré-carnavalescos nesse final de ano. As escolas de samba conseguem cumprir uma agenda de encaminhamento do próximo carnaval a duras penas, e essas não são penas de faisão, pavão, etc., são do produto mais escasso do mercado: dinheiro. Essas promoções que anunciam como a escola virá no próximo carnaval são as primeiras oportunidades de arrecadação. Porém, o clima carnavalesco não predomina na cidade. Certamente essa “indiferença” é momentânea, porque se as escolas de samba botam agora o samba na rua para conseguir dinheiro, o cidadão já está sambando o ano todo por ele. Agora é hora de gastá-lo , e pelo jeito não está sendo com carnaval.

Neste sábado, 14/12, acontece o registro do primeiro DVD gravado ao vivo em Uruguaiana. O grupo cariucho, carioca e gaúcho – Conexão Rio Uruguaiana, comandado pelo compositor cavaquinista, sambista da gema, Cizinha do Cavaco, e sua musa inspiradora D. Patricia de Guian, estará no Teatro Municipal com muito Pagode. Eles estão fazendo o caminho inverso do carnaval de Uruguaiana, nossas escolas vão buscar inspiração no Rio de Janeiro, eles escolheram Uruguaiana para viver inspirados. É nós na fita, mano.

Dança aos 4 cantos: beleza, leveza e muita arte reunida no Rosalina Pandolfo


Cristina Fernandez  brindou o público que acorreu ao teatro Rosalina Pandolfo  na quarta-feira, dia 11, com um espetáculo de rara beleza. Viu-se a meninice , viu-se técnica, viu-se coreografias apuradas, mas principalmente a performance dos Pax De Deux: estes foram impecáveis, comoventes até.
Os figurinos , maravilhosos. As bailarinas flutuavam no palco. A música, os temas eleitos, tudo conspirou para o Gran Finale. Parabéns à Companhia Cristina Fernandez. Uruguaiana merece e tem artistas capazes. Tomará não tenha sido somente um ATO.
Queremos e merecemos mais.

31ª Torneio Integração reuniu escolinhas

Foi realizada nos dias 07 e 08 de dezembro, a 31ª edição do Torneio Integração de Futebol, finalizando as atividades da Escolinha de Futebol AABB. A competição contou com as equipes da Escola General Osório, Sest/Senat e os 44 atletas da Escolinha da AABB, nas categorias mirim e pré-mirim. A comissão técnica da AABB é formada pelos professores Letiéri e Joviano. As atividades retornaram no dia 01 de março, às 15 horas, no campo da Escolinha da AABB.

Vencedores da Olimpíada Rural Estudantil recebem medalhas

Na Escola Municipal de Ensino Fundamental Alceu Wamosy, na localidade de João Arregui, aconteceu a solenidade de entrega da premiação da XXXII Olimpíada Rural Estudantil, que reuniu alunos das oito escolas do interior do Município: EMEF Alceu Wamosy, EMEF Patrício Lopes (Imbaá), EMEF Crespo de Oliveira (Itapitocai), Dom Fernando Mendes Tarragó (Cerrito), EEEM Antônio Lôndero (Plano Alto), EEEF Dr.Maia (São Marcos), EEEF Uruguaiana (Charqueada) e Instituto Estadual Leda Maria Pereira da Silva (Barragem Sanchurí). As competições esportivas da ORE/2013 se realizaram nos naípes masculino e feminino, em categoria única infanto-juvenil e nas modalidades esportivas: futsal, handebol, voleibol, atletismo e xadrez. Sagrou-se Campeão Geral o Instituto Estadual Leda Maria Pereira da Silva. Foi eleita a Rainha deste evento a atleta Railene de Vargas Fernandes da EMEF Dom Fernando. A ORE/2013 ocorreu com pleno êxito quanto à arbitragem e sonorização. Contou-se com a parceria da 10ª Coordenadoria Regional de Educação, Brigada Militar, Secretarias de Trânsito e de Saúde. 
O evento é anualmente organizado pela Secretaria Municipal de Educação, e coordenado pela profissional de Educação Física, professora Maria Elizabeth Valls.

Painel - Ed. 2226

Posse

Tomou posse o novo subprefeito da Barragem Sanchuri, Manoel Alziro Alves de Lima. O Prefeito foi representado pelo assessor para assuntos do interior, Luiz Fernando Franco Malfussi.

Olimpíada
A cerimônia de premiação da XXXII Olimpíada Rural Estudantil foi realizada na Escola Alceu Wamosy, em João Arregui. Alunos de oito escolas do interior do município.

Consepro
Os delegados Marcelo Kaner Teixeira Nunes, da 1ª DP, e Caroline Bortolotti Huber, 2ª DP estiveram reunidos na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) com a direção do Consepro e membros da diretoria da entidade representativa do comércio de Uruguaiana. A reunião falou do trabalho de aproximação das instituições de segurança do município com o Consepro. 

Arrozeiros

Ocorreu na noite de quinta-feira, 12/12, evento em comemoração aos 30 anos de fundação da Associação dos Arrozeiros de Uruguaiana e barra do Quarai. Os vereadores Gilberto Risso e Ronnie Mello estiveram entre os homenageados na noite, agraciados com o premio “Destaque Político”, assim como o deputado federal Luís Carlos Heinze.

Biblioteca I
Segue a campanha de doações de livros para a biblioteca do Instituto Penal. A biblioteca é uma realização do Conselho da Comunidade na Execução Penal.

Biblioteca II
A inauguração da Biblioteca do Instituto Penal está marcada para o próximo dia 20, às 10h.

Trilegal Tchê
No último domingo, Juliana Sotero foi mais uma ganhadora do Trilegal Tchê, que não para de fazer pessoas felizes em Uruguaiana. Juliana comprou o título com a vendedora Débora, na esquna do colégio Dom Hermeto, e ganhou R$ 3 mil. Neste domingo, você pode ganhar uma EcoSport, um Pálio, ou uma moto CB300R.

CFJ
Nos dias 6, 7 e 8 de dezembro foi realizado o 19º Curso de Formação Juvenil (CFJ), do qual participaram 33 jovens cursistas de Uruguaiana, Barra do Quaraí, Itaqui e São Borja.

57 centavos
O Rio Grande do Sul ingressou com uma ação judicial, que tramita em Bento Gonçalves, solicitando a autora de ação anterior referente a fornecimento de medicamento pelo Estado, a devolução de R$ 0,57. Qual é o custo de uma ação judicial?

“Mimos”
Repartições públicas, nas festas de fim de ano, costumam receber “mimos” de pessoas que intermediam as relações entre cidadãos e Estado. A prática, mesmo que corruptora, é encarada com naturalidade por presenteadores e presenteados. Mastodos sabemo que elas contém de negativa, por oportunizarem facilidades e privilégios indevidos.

Concerto
No próximo dia 21, às 20h30min, acontece o show Três Uruguaianenses em Concerto, com a apresentação de César Santos, Pirisca Grecco e Silvio Genro, na Concha Acústica do Parcão. Cada cantor apresentará parte de seu repertório em 40 minutos. No final, apresentação das três músicas vencedoras das linhas da Califórnia e a que conquistou a Calhandra de Ouro. 

Descaso

O descaso com as escolas de educação infantil recentemente inauguradas não é novidade. A reclamação mais comum é referente à segurança no trânsito, especialmente a Escola Vasco Prado, onde um dia existiu uma faixa de pedestre. A Escola José Maria Argemy Filho, localizada na antiga Gavel, está entregue ao mato.

Assembleia 
No último sábado, 7/12, das 4h às 18h, a Paróquia Sant’Ana realizou a assembleia de final de ano. Reuniram-se trinta agentes representantes dos diversos serviços e comunidades. O assessor foi o padre Aodomar, coordenador diocesano de Pastoral, que abordou o tema do ano pastoral de 2014: iniciação à vida cristã. Foram retomadas as decisões da última assembleia extraordinária e apresentadas sugestões para o próximo ano. O 23° aniversário de Ordenação Sacerdotal do Pároco, padre Flávio.

Biorrefinaria I
O estudo de um pacote de incentivos para instalação de uma biorrefinaria em Uruguaiana foi tema de reunião entre o prefeito Luiz Augusto Schneider, o secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, Jorge Prestes Lopes o diretor da Agência de Desenvolvimento de Uruguaiana, Fernando Martins de Menezes e o empresário José Vicente Batanoli Ramos

 Biorrefinaria II
A Biorrefinaria é uma unidade industrial que integra equipamento e processos de conversão de biomassa na produção de combustíveis, eletricidade, calor, e derivados refinados.