quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Ed. 2228

  1. O Estado delinquente
  2. Cibernético I
  3. Cibernético II
  4. Descaso
  5. Artesanato
  6. Biblioteca I
  7. Biblioteca II
  8. Coral Polifônico
  9. Bolsa Família
  10. Confirmação de matrícula
  11. Cursos à distância
  12. O preço do leite
  13. Jango
  14. Pardais
  15. PJe I
  16. PJe II
  17. Saída Temporária
  18. Espírito de Natal
  19. Bingo da Solidariedade
  20. Casa Popular
  21. Tribunal de Justiça
  22. Novo projeto propõe isenção à população carente
  23. PT suspende Danilo Rodrigues por 30 dias
  24. Assembleia aprova criação do Conselho Gaúcho da Aquicultura e Pesca Sustentáveis
  25. Oposição faz queixa de deputados governistas
  26. Pronto Socorro agoniza enquanto obras da UPA não terminam
  27. Brasileiro terá salário mínimo de R$ 724
  28. Senac está com as inscrições abertas para cursos Técnicos a distância
  29. Santa Casa é condenada a indenizar enfermeira contaminada com mercúrio
  30. Advogado contesta dados apresentados por magistrado
  31. Dupla de atiradores atrai mototaxista para a emboscada fatal
  32. Homem é condenado por tentar matar a ex-mulher
  33. Homem é preso com pistola 22
  34. Brigada apreende motocicletas adulteradas
  35. Jovem morre após ser atingido por hélice de avião agrícola
  36. Mulher é atropelada na BR 472
  37. Polícia gaúcha é a segunda mais bem avaliada do país
  38. Após recursos, Inep divulga notas do Enem 2012 de mais 32 escolas
  39. Dilma destaca programa do governo que atende a 1 milhão de estudantes
  40. Ministérios da Educação e do Trabalho assinam convênio
  41. Inep prorroga prazo para envio de questionário sobre alfabetização
  42. Sequência de Uma Noite de Crime tem primeiro nome confirmado
  43. Don Cheadle estará em Os Vingadores 2: A Era de Ultron
  44. Três roteiristas são confirmados para Star Trek 3
  45. Filmes considerados perdidos de Peter Sellers serão exibidos na Inglaterra
  46. Castração – Verdades e mentiras
  47. Xuxa pode se afastar da TV por problema de saúde
  48. Amor à Vida: Ciça descobre cova de Mariah


OPINIÃO

Um sorvete à Brigada  
Daiany Mossi

Nesta semana alguém ligou para a Brigada Militar pedindo que um ou dois policiais fossem ao seu estabelecimento comercial “dar uma olhada”, pois um sujeito estranho chegou à sorveteria, fez o pedido e sentou-se para aguardar com semblante suspeito. O policial perguntou se era estranho alguém ir à sorveteria às 18h e comprar um sorvete. O sorveteiro retruca e fala que o homem tinha características peculiares: cabelos longos e boné sujo. Ao ser informado de que as viaturas estavam em patrulhamento, que repassaria a informação, mas que parecia algo normal, o policial é surpreendido pela proposta: “Me manda dois brigadianos aqui, nem que em troca do serviço eu precise dar-lhes um ou dois sorvetes”, disse o tal homem. 
Lamentável, mas é desta forma que algumas pessoas, talvez muitas, vêem o trabalho da Brigada Militar, e me refiro à instituição, em Uruguaiana ou em qualquer outro lugar do Rio Grande do Sul. Se pararmos para pensar, o sorveteiro só estava tentando garantir a sua segurança, mesmo que tivesse que corromper o policial com um “mimo”. O PM, diferente de outros, preferiu ficar de “goela seca” e pagar pelo próprio sorvete no fim do “sv”. Me deu um baita orgulho deste PM quando soube da história, pois ele chamou o empresário de desaforado e pediu que respeitasse a Brigada Militar. Este merecia ter o nome divulgado, pena que corre o risco de ser punido por ter contado o fato, já que nem sempre os bons se dão bem. 
A culpa deste conceito é da própria Brigada Militar, pois o sorveteiro certamente é amigo do dono da lotérica, da padaria, do restaurante ou da farmácia que têm ou já tiveram policiais como serviçais. Nunca mais se falou sobre o caso do tenente aposentado que procurou o comando para denunciar o “café da manhã” de policiais. Lembram? O tenente das antigas foi às rádios e jornais contar que uma viatura estacionava em frente a uma padaria e que lá os policiais se alimentavam gratuitamente, pois em troca estavam mostrando aos bandidos que naquele lugar tinha “brigada”. Não deu em nada. “Taparam o sol com a peneira”. 
O policial militar que nos orgulha é aquele que se entrega a profissão com amor, que é brigadiano 24 horas e que sente o “cheiro de vadio” de longe. Conheço muitos deste tipo e estes quando vejo por aí, os chamo de “POLÍCIA”. Foi um desses, “POLÍCIAS”, que me disse certa vez: “só durmo bem quando prendo um bandido ou evito um crime, caso, contrário me sinto um bobalhão”. Se for assim tem muito “bobalhão” por aí. 

Homem é baleado na Cidade Alegria

Um homem foi vítima de uma tentativa de homicídio na noite de sábado, 10/12, por volta de 22h na Rua José Francisco Pereira da Silva, bairro Cidade Alegria.
Luis Cristiano Almada de oliveira, conhecido como “Biló” foi alvejado com um disparo de arma de fogo na perna esquerda, próximo ao tornozelo. Ele foi encaminhado ao pronto socorro da Santa Casa de Caridade, onde permaneceu hospitalizado em observação, sendo liberado posteriormente.
A vítima identificou o atirador como sendo um homem chamado “Joelson” e que o disparo ocorreu depois de um desentendimento. No entanto, o suposto atirador ainda não foi identificado. Luis Cristiano tem passagens pela polícia por dano, roubo, furto e ameaça. 

190 EM AÇÃO

Porte de arma Branca
Um homem foi abordado pela Brigada Militar durante patrulhamento ostensivo no bairro Cidade Nova e, durante a revista pessoal, os policias encontraram uma faca com aproximadamente 15 cm. Dez minutos depois, outro homem foi abordado e também portava uma faca de tamanho aproximado. Ele estava em via pública e não soube explicar o motivo de estar portando a arma. 

Maria da Penha
Uma mulher foi agredida pelo filho de 22 anos, na Rua Telmo Bastos. Ela foi levada ao pronto socorro por populares e ficou com hematomas nas costas e na mão. Mãe e filho foram levados à Delegacia de Polícia, onde o filhoT.G.F. foi preso em flagrante.

Porte de arma de fogo
Após uma denúncia anônima a Brigada revistou dois homens que estariam armados no bairro Mascarenhas de Moraes. M.A.G.M. portava um revólver calibre 22 com oito munições e P.R.F. portava um revólver calibre 22 com sete munições. Os dois foram presos em flagrante.

Embriaguez ao volante
Um homem foi preso em flagrante por embriaguez ao volante depois de ter sido apresentado na Delegacia de Polícia pela Brigada Militar. Ele dirigia um Chevette e já havia colidido com três carros estacionados, em locais diferentes. Além de bebum o motorista não é habilitado.

Mulheres são alvo de bandido armado

Uma adolescente de 17 anos foi assaltada na Rua Dr. Maia nesta segunda-feira, 16/12. Ela descreveu o autor como moreno escuro, magro e de estatura alta; disse que usava camiseta listrada escura e bermuda jeans e tripulava uma bicicleta.
O homem puxou os cabelos da jovem e mandou que lhe entregasse o celular, momento em que sacou um a arma de fogo que trazia na cintura, apontando para a vítima. O homem fugiu, com o aparelho celular da adolescente, pela Rua Domingos de Almeida, na contramão.
Já na Rua Gregório Beheregaray, também na segunda-feira, 16/12, três amigas foram abordadas por um homem moreno, estatura média e magro; vestindo camiseta branca, bermuda e boné. Ele estava armado com um revólver e roubou os celulares das vítimas. Segundo testemunhas, o autor é conhecido pela alcunha de “Guine”.

Comércio continua sofrendo com bandidos no final do ano

Embora um pouco mais calmos, os comerciantes continuam “de olhos abertos” em razão do alto número de furtos e roubos que vem acontecendo na área central da cidade, em especial nos estabelecimentos comercial.
A Loja Obino, localizada na Rua Bento Martins foi alvo de bandidos neste final de semana. Os bandidos arrombaram uma janela que fica no segundo piso do prédio e furtaram aproximadamente 10 telefones celulares, três notebooks e vários pares de tênis.
Os funcionários ainda não têm certeza sobre mais algum produto que tenha sido levado durante a ação. A Polícia Civil investiga o furto. Até o momento não há suspeitos. No interior da loja foram encontrados um isqueiro verde, da marca Bic e um chinelo Havaianas preto e branco, tamanho 39/40.
Já na Rua Domingos de Almeida, o alvo foi a Sorveteria Cast Schake, de onde foi levado R$ 1.398,45 depois de ser arrombada a porta dos fundos do local. Um suspeito, J.O.S.C. foi capturado e apresentado na Delegacia de Polícia.
Desde o último dia 3 a Brigada Militar está realizando a Operação Papai Noel, que é realizada anualmente nesta época e visa diminuir os crimes de furto e roubo na área comercial, um alvo freqüente em razão do final de ano. No entanto, este ano a operação já mostra resultados inferiores aos registrados no ano passado.

Menino de 15 anos morre afogado no Rio Uruguai

Um menino de 15 anos morreu afogado no Rio Uruguai na tarde deste domingo, 15/12. Segundo o Corpo de Bombeiros, Maicon Douglas Paz estava nadando nas proximidades da Ponte Internacional quando teria se afogado.
O Corpo de Bombeiros foi chamado e, após várias buscas encontrou o corpo do menino na água, por volta de 19h45min. Cerca de uma hora depois a Polícia Civil chegou ao local, representada pelo delegado Guilherme Gerhard, que assumiu a ocorrência.
Maicon era filho de Silvia Ednéia Freitas Paz, que estava no local no momento do fato.

Santa Casa empossa o novo provedor


O Hospital da Santa Casa de Uruguaiana escolheu a nova composição de sua mesa administrativa e definiu o nome de seu novo provedor. A eleição foi realizada na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas, que cedeu o local para a realização do pleito. Entre os presentes o bispo diocesano de Uruguaiana, Aluízio Alberto Dilli, que foi convidado pela direção dos trabalhos para que fizesse parte da composição da mesa principal. O advogado Gennaro Alfano presidiu os trabalhos, sendo secretariado pelo advogado Eduardo Velo. 
Durante a eleição foi colocada em votação a composição da mesa administrativa da Santa Casa para o biênio 2014-2015. Por unanimidade foi definida a seguinte lista titular: Dom Aluízio Alberto Dilli, Eduardo Velo Pereira, Edna Fabrício Albuquerque, Fernando Martins de Menezes, Gennaro Alfano, Gilce Faria Correa, Hermes Silva Pinto, José Fernando Maciel de Carvalho e Silva, José Hermeto Correa, José Vicente de Oliveira Velo, Lauro Behehregaray Delgado, Luiz Claudio Cardoso Dias, Roberto Duro Gick, Solon Brandi Sastre e Wolner Ibarra. Como suplentes foram definidos os nomes de Antonio Martins Bastos Neto, Carlos Souza e Nedo Mandarino. Os componentes do Conselho Fiscal do hospital são: André Luiz Goelzer Alfano, Frederico Ormazabal Sastre e Eloi Martinelli. Como suplentes: Alti Ceratti e Fernando Pereira da Silva Filho. 
Em seguida foi realizada a escolha da nova provedoria do Hospital, sendo definido como provedor para os dois próximos anos, o advogado Gennaro Alfano, tendo ainda a companhia como membros da mesa diretora a psicóloga Edna Albuquerque, Eduardo Velo Pereira e José Hermeto Correa. O bispo diocesano Dom Aluízio Alberto Dilli recebeu das mãos do ex-provedor do hospital, advogado Lauro Beheregaray Delgado, um presente pela sua dedicação em torno da unificação dos esforços em benefício da casa de saúde. O símbolo do Hospital foi lhe entregue sob forte emoção. O Bispo agradeceu a deferência e disse que sempre estará disposto e disponível para trabalhar em favor do Hospital.

Vice-Prefeito da Barra confirma: Na Barra, há fraude até no Sistema Previdenciário

Dando sequencia a investigação que aponta irregularidades na emissão de títulos eleitorais, a Polícia Federal revelou à imprensa gaúcha neste final de semana, dados quanto a uma fraude envolvendo o Bolsa Família, do governo federal, que está beneficiando estrangeiros, funcionários públicos e até mesmo pessoas que já morreram. No município da Barra do Quaraí, golpistas usam endereços falsos para se cadastrar no programa, inclusive terrenos onde existem apenas antenas de telefone e caixas d`água. Nestes mesmos endereços, a Polícia já havia apontado a existência fraudulenta de eleitores fantasmas, denunciando inclusive o vice-prefeito da cidade, Danilo Fernando. O município que tem 4 mil habitantes, tem 367 famílias beneficiadas pelo programa. Pedro Daniel Idiarte é um dos beneficiados. Saques feitos no nome dele este ano constam no Portal da Transparência. No entanto, Idiarte reside em Bella Unión, cidade vizinha, no Uruguai. Em um diálogo gravado com uma microcâmera, ele forneceu seu endereço correto.
Outras seis pessoas que dizem morar em Barra do Quaraí foram localizadas em Bella Unión. Entre elas está Adalberto, que registrou como residência um terreno baldio. Outra casa, que pertence ao pedreiro André Ferreira, é a campeã no ranking dos endereços falsos. Mais de 30 pessoas afirmam morar no local. O verdadeiro proprietário diz não fazer parte do esquema. Ainda, três pessoas aparecem como moradores em um terreno onde existe apenas uma caixa d`água. Conforme documentos fornecidos pelo Ministério Público, outras quatro dizem morar em um local onde há apenas uma antena de telefone. “Não tenho conhecimento nenhum que tenha alguém morando nesse local. Nunca morou ninguém”, afirma o aposentado Arlindo Simionato. 
No cemitério de Barra, outra fraude desvendada. Saques em nome de Márcia Ortiz Dedéco, falecida em março de 2010, foram realizados até janeiro deste ano, de acordo com o Portal da Transparência. A irmã de Márcia, Cláudia Ortiz Dedéco, trabalha desde 2004 na Secretaria de Assistência Social do município, onde são feitos os cadastros para receber o Bolsa Família. Ela seria uma das responsáveis pelo programa na cidade, mas não soube explicar por que os valores continuaram sendo pagos à irmã. Cláudia não quis gravar entrevista. 
Segundo Danilo, o Bolsa Família era um benefício direcionado à filha da Márcia, de 14 anos, que continuou recebendo os valores, pois Márcia faleceu no Uruguai e no Brasil não houve atualização. Danilo explica que a atualização é feita a cada dois anos e que a menor estaria prestes a perder o benefício, que só foi conquistado devido a filha ser menor de idade e carente. 
Na lista do Bolsa Família no município também estão 29 funcionários da prefeitura. Estagiários, auxiliares administrativos e até pessoas com cargos de chefia fazem parte da relação. É o caso de Eliane Senoranes, que aparece em documentos oficiais como chefe da seção. “Sou eu que recebo, eu mesmo. Quando me inscrevi, não trabalhava, era desempregada e permaneci”, justificou a colaboradora.
O vice-prefeito da cidade, Danilo Rodrigues, não vê problema em contemplar funcionários públicos. “O cidadão pode estar trabalhando na prefeitura ou numa empresa particular, mas a renda pode ser divida pelo número de pessoas que residem no domicílio. Se for inferior a R$ 140, a pessoa tem direito ao benefício do Bolsa Família”, argumenta Rodrigues.
Porém, Eliane recebe um salário de R$ 787,79, tem uma filha e mora com os pais, donos de um armazém. Mesmo que ninguém mais trabalhasse na família, e todos dependessem dela, ainda assim a situação não se encaixaria nas regras do programa.
O esquema já está sendo investigado pelo Ministério Público e pela Polícia Federal. Para ambos, os problemas no município gaúcho estão diretamente ligados a fraudes eleitorais. “Uruguaios ganham Bolsa Família, ganham aposentadoria e, em troca, se inscrevem como eleitores. Na próxima eleição, dão o voto a quem presta esse favor”, defende o promotor Rodrigo de Oliveira Vieira.
Danilo confirma a existência de esquema envolvendo políticos ao benefício de aposentadoria. Ele conta que é comum políticos auxiliarem brasileiros que residem em Bella Union a ter acesso ao benefício, conquistando desta forma mais um voto. “Isso é comum aqui na Barra. Não fizemos, mas sabemos de um ou outro que faz”, disse Danilo ao Jornal CIDADE. 
A Polícia Federal quer descobrir quanto dinheiro público foi gasto com pessoas que não poderiam ser contempladas. “O que fica identificado é que a fraude está ocorrendo, comprovadamente, trazendo prejuízo a brasileiros que efetivamente necessitam do benefício, que não têm como sobreviver”, ressalta o delegado André Luiz Epifânio.
O programa Bolsa Família completou dez anos em outubro. Desde 2003, quando foi criado pelo então presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, o número de beneficiados passou de um milhão para 14 milhões.
O prefeito Iad Sholi encaminhará nota oficial aos meios de comunicação.

Prefeito assume secretaria de Obras e Serviços Urbanos


O prefeito Luiz Augusto Schneider assumiu ontem, 16/12, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos. Em sua primeira medida mobilizou a equipe de pavimentação e recuperação asfáltica, sob a coordenação do engenheiro civil Vilmor Vicente Antonello, que já está atuando em duas frentes de trabalho. Após, o prefeito Schneider conversou com a equipe do Departamento de Engenharia, Topografia e Desenho, sobre as novas projeções de trabalho para a Secretaria de Obras, priorizando um atendimento mais dinâmico.

Parlamento sugere alteração no horário de bares e plantões

A Câmara de Vereadores aprovou na sessão da última quinta-feira, 12/12, a indicação ao Executivo, de projeto de autoria do vereador Marcelo Lemos, que visa alterar o horário de funcionamento de bares, restaurantes, estabelecimentos similares e plantões 24 horas.
Atualmente, o horário de funcionamento de alguns destes estabelecimentos é regulado pelo Decreto 005/2011, que determina o horário de funcionamento das 8h às 23h de domingo a sexta-feira, e até as 24h nos sábados e vésperas de feriados; para “plantões de bebida 24 horas”, lojas de conveniências em postos de gasolina, empórios e similares que vendam ou distribuam bebidas alcoólicas..
Com a indicação proposta por Lemos, estes estabelecimentos poderão funcionar até 1h; já bares e restaurantes poderão ter mesas e cadeiras ocupando o passeio público até às 2h30min durante o horário de verão, e até à 1h30min quando este não estiver em vigor. “Nos meses mais quentes, até às 21 horas, temos sol. Também Uruguaiana é sabidamente um dos Municípios do Estado onde as taxas de desemprego – pela ausência de indústrias – são consideradas altas em relação a outras regiões do Brasil e do Rio Grande do Sul. No verão, as oportunidades de trabalho aumentam com a maior lotação dos estabelecimentos citados, com as férias universitárias, e o fluxo de turistas de países do Mercosul que passam por nossa cidade, resultando na contratação temporária de garçons, copeiros e cozinheiros.
Ao estabelecer a estes estabelecimentos um horário exíguo de funcionamento, inibe ainda mais as chances de trabalho para os uruguaianenses, além de tolher um dos atrativos de lazer de nossa cidade. 
Devemos levar em conta que, nas maiores cidades do Brasil e do mundo, tal prática é comum e tolerada, desde que regulamentada por lei”, justifica Lemos.
A indicação será encaminhada ao Executivo para que seja devolvida à Câmara de Vereadores na forma de projeto de lei, ou que o Decreto em vigor seja alterado.

Vereador/Rei Momo é pré-candidato a deputado

O vereador Carlos Alves, o “Dudu do Samba”, é pré-candidato a deputado pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB). O parlamentar pôs seu nome à disposição para concorrer a uma cadeira na Assembleia Legislativa, no entanto, a candidatura a deputado federal não está descartada. “Coloquei meu nome a disposição do Partido, tanto para concorrer a deputado estadual como federal; o que for melhor para o PMDB”, disse ele.
O nome de Dudu ainda passará pela convenção estadual do Partido, que confirma as candidaturas. Segundo o presidente do PMDB em Uruguaiana, Newton Gomes, ainda não há data definida para a convenção, porém, a previsão é de ocorra no início de abril.
“Durante a visita de José Fogaça a Uruguaiana na última semana, nos reunimos com ele e Dudu pediu orientações, foi aí que surgiu a possibilidade de ele concorrer a federal”, explica Gomes.
A pré-candidatura a deputado estadual vem sendo tratada desde o início do ano. “Uruguaiana tem que ter candidato do PMDB, para fortalecer o nome do partido; vamos procurar nosso espaço e trabalhar em prol de nossa comunidade”, diz Dudu, que avalia o atual momento vivido pela política como “um momento de transformação”.
Dudu do Samba se elegeu em 2012 com 1.130 votos; anteriormente já havia concorrido ao cargo pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), quando fez 490 votos. Recentemente, Dudu, que é conhecido pela forte atuação junto ao Carnaval Fora de Época de Uruguaiana, foi eleito Rei Momo 2014.
Além de Dudu do Samba, Getúlio Valls também se lançou como pré-candidato a deputado federal.

Pesquisa revela hábitos de navegação de jovens na internet

Uma pesquisa feita pela ONG SaferNet, especializada em segurança online, revelou os hábitos de navegação de jovens na internet em todo país. Os dados foram divulgados junto com o lançamento do programa Internet Responsável 5.0, uma cartilha na web que tem como objetivo oferecer conteúdo educativo para incentivar os jovens sobre o uso responsável da rede.
O estudo foi realizado com mais de três mil pessoas com idade entre 9 e 23 anos e abordou temas como privacidade, bullying, erotismo e assédio digital. Dos 225 entrevistados em São Paulo, 64% dizem usar a internet todos os dias e 37% deles não se importam com as configurações de privacidade das redes sociais. A maioria (56%) compartilha fotos pessoais, 48% o nome verdadeiro, 17% o nome da escola, 11% o número de celular e 2% o endereço residencial. 
O levantamento concluiu que só 26% dos jovens acessam a internet do tablet ou do celular. A maioria (50%) dos entrevistados disseram que usam mais o computador do quarto. A pesquisa revela ainda que 45% dos jovens não têm acompanhamento dos pais durante a navegação. Dos que tem, 70% não se aborrecem com isso. Apenas 26% dos jovens recorrem aos pais quando se deparam com uma situação de perigo na internet.
A maioria dos jovens (51%) tem medo de sofrer cyberbullying, 29% tem algum amigo que já sofreu, 9% encontrou ou recebeu pornografia e 8% encontrou imagens e conteúdos violentos. Em todo o país, apenas 49% das crianças de 9 a 11 anos recorrem aos pais quando se deparam com uma situação de perigo na rede.
A imprensa é o meio mais usado para obter informações sobre segurança na web pelos jovens de São Paulo. No Brasil, o meio de informação mais procurado são as palestras nas escolas (33%) e sites educativos (26%).

Prefeitura doa terreno para Galpão de Triagem

A Prefeitura Municipal, representada pelo prefeito Luiz Augusto Schneider, assinou convênio com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, que viabiliza a construção de um centro de triagem para resíduos secos para a Associação de Catadores de Lixo Amigos da Natureza – ACLAN, em terreno doado pelo Governo Municipal. Para a elaboração do projeto, a Secretaria Estadual da Economia Solidária e Apoio a Micro e Pequena Empresa – Sesampe, repassará ao município de Uruguaiana os recursos financeiros necessários correspondentes a R$ 719.899,09. “Este é um passo de fundamental importância no que diz respeito às providências cabíveis para o problema do lixo em Uruguaiana, pois, de nada adiantava pensar em desativar o atual lixão sem antes proporcionar aos catadores de lixo e suas famílias um novo horizonte, baseado em um projeto planejado que irá dispor para a Associação uma abordagem profissional, organizado na gestão do lixo seco. Ressalto ainda a nova mudança na vida dessas pessoas a partir da implantação deste projeto. Uma vida mais digna, através de um trabalho da capacitação profissional e valorização de todos os integrantes da ACLAN”, destacou o prefeito Luiz Augusto Schneider durante o ato solene, em seu gabinete. 

Papai Noel chega a Uruguaiana de helicóptero


Um show de emoções foi sentido na tarde deste domingo, com a realização da Chegada do Papai Noel, na promoção da Câmara de Dirigentes Lojistas de Uruguaiana, em parceria com a Prefeitura Municipal. O evento levou mais de cinco mil pessoas, na sua maioria crianças, ao Parque Dom Pedro II, junto à Concha Acústica César Passarinho. 
O evento reuniu artistas conhecidos do público uruguaianense, como João Quintana Vieira, Kanela Rios, Ricardo Carús e Banda Embalare. Contou ainda com a apresentação do Coral Estudantil de Uruguaiana (Projeto CEU) e da Banda Marcial do Município. 
No início da noite, o convidado especial chegou a bordo do helicóptero da Brigada Militar. O Bom Velhinho foi recebido por milhares de crianças que aguardavam ansiosas a sua chegada. Um cordão de isolamento foi preparado para que o Papai Noel fosse levado até o palco da Concha Acústica, onde era esperado pelo prefeito municipal Luiz Augusto Schneider; pelo presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, Jorge Urquiza; e pelo secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, Jorge Prestes Lopes. Das mãos do Chefe do Executivo recebeu a chave da cidade. Schneider disse que o momento é de confraternização e convidou a todas as crianças a receberem o Papai Noel. 
Em seguida, ele seguiu para um trono montado ao lado do palco, onde recebeu crianças que o aguardavam. Uma extensa fila composta de crianças de todas as idades foi preparada para que todos pudessem deixar sua mensagem com o Papai Noel ou somente tirar uma foto ao lado do Bom Velhinho. As crianças que foram ao parque puderam brincar nas estruturas infláveis disponibilizadas pelo Serviço Social do Comércio em Uruguaiana. Também receberam pipoca, picolé e doces entregues pelos dirigentes lojistas. 
O presidente da CDL, Jorge Urquiza, agradeceu a todos que de alguma forma colaboraram para que o evento pudesse alcançar o sucesso que foi. “O êxito do evento deve-se ao esforço de todos que estiveram junto para que tudo desse certo”, disse.

COLUNA DO MAGRÃO

Dona Ivone Panchiche, eterna consulesa do Grêmio em Uruguaiana, despede-se de suas memórias tricolores no Olímpico nesta crônica que repassamos agora.

Adeus, meu velho Olímpico

No dia 9 de março de 1951, o então prefeito de Porto Alegre, Ildo Meneghetti, e o presidente do Grêmio, Saturnino Vanzeloti, assinaram a escritura definitiva dos 75.000 m² iniciais de terreno que foram trocados, em permuta pelo campo da Baixada (primeiro estádio do Grêmio), localizado nos moinhos de vento, atual parcão.
No Local existia uma vila chamada ‘’Vila Caiu do Céu’’. Os moradores foram todos reassentados em outro local, pela direção do Grêmio, auxiliados pela prefeitura de Porto Alegre.
A capacidade do estádio, atualmente, é de 55.500 pessoas, mas já foi maior.
Possui entre outras coisas: vestiários, restaurante, lanchonetes, salão de honra, concentração para jogadores, departamento médico, departamento juvenil, departamento de atletismo, departamento de bolão, pista atlética, quadra de basquete, tela olímpica, gramado suplementar, uma capela, 45 camarotes c/ Frigobar, telefone, banheiro, todos c/ amurada de proteção. 3.060 cadeiras especiais, 30 cabines suspensas na marquise, para rádios, destinados a imprensa na marquise com toda a infra-estrutura necessária, uma central de processamento de dados, dotada de vários computadores, um museu e um salão com mais de 2.000 troféus.
O campo tem 77 m² de largura por 112 de comprimento, 8.624 m² de grama, assentada pela Dra. Maristela Kuhn, Uruguaianense, filha do falecido Dr. Romanus Kuhn.
A iluminação está distribuída por 6 postes de cimento armado, com 30 metros de altura. Cada poste c/ 18 refletores de 15.000 watts cada um, atingindo um total de 162.000 watts.
A inauguração oficial aconteceu no dia 19-09-1954, ás 15h. Jogaram na ocasião, o Grêmio e o Nacional do Uruguai. O vencedor foi o Grêmio, por 2 X 0, ambos os gols de autoria do atacante Victor.
Para quem não conhece o Olímpico eu devo dizer que é mais ou menos equivalente a oito ou nove quadras completas, destas que temos aqui na cidade.
Quase todo o material empregado no estádio, foi doado. Só o nosso Consul da época, doou uma quantidade impressionante de tijolos, o Sr. Bortolo Borin, já falecido. 
Apesar de ao longo de quase 60 anos terem sido realizados mais de uma centena de grenais, uma final de Libertadores, e outra de campeonato Nacional, o Record de público aconteceu contra a Ponte Preta de Campinas, S. Paulo, no dia 26-04-1981, camp. Nacional. O Grêmio chegava pela primeira vez a semi-final deste evento e o público chegou a 85.751 pagantes e 98.421 de público total. O Grêmio perdeu o jogo por 1 X 0, mas como havia vencido em Campinas por 3 X 2, se classificou para a final contra o São Paulo, e acabou sendo campeão Nacional pela primeira vez, sendo a segunda em 1996.

Estudantes já podem solicitar passe livre em Uruguaiana

Estudantes que moram em Uruguaiana podem realizar cadastro para receberem gratuidade nos ônibus intermunicipais. A responsabilidade para recebimento e análise dos documentos ficou a cargo da Secretaria Municipal de Ação Social e Habitação, na Prefeitura Municipal de Uruguaiana, situada na Rua XV de Novembro, 1882.
Serão beneficiados os estudantes com renda perca pita de até 1.5 salário mínimo, que moram em Uruguaiana e estudam em outra cidade .
Os interessados devem apresentar a seguinte documentação: 

1) Ficha de Inscrição de Beneficiário preenchida e assinada;

2) 01 foto 3x4 atual do beneficiário, sem rasuras e com o nome no verso; 

3) Comprovação de renda por per capita familiar de até um salário mínimo e meio, conforme estabelecido na Lei nº: 14307/13, do beneficiário e de todos os membros do grupo familiar.

4) Registro de Matrícula de Instituição Regular de Ensino localizada em Município diverso do Município de residência do Beneficiário;

5) Comprovação dos dias de aula dos (as) estudantes beneficiados;

6) Atestado de freqüência do período letivo anterior, dispensado em caso de estudantes matriculados (as) no primeiro semestre ou primeiro Ano Letivo;

7) Cópia de Documento Oficial de identificação do(a) estudante;

8) Comprovante de residência do beneficiário;

9) Carteira de Identificação Estudantil, expedida pela União Gaúcha dos Estudantes Secundaristas – UGES e União Estadual de Estudantes – UEE – RS e distribuída pelos Diretórios Centrais de Estudantes e Uniões Municipais de Estudantes Secundaristas e Entidades filiadas.




Futebol Amador

Amadorismo
21º Espanholão dos Quarentões
1ª Rodada do Quadrangular Final
Flamenguinho 2 X 2 Boa Vista
IPE 2 X 0 São João

Liga Amadora
3ª Rodada da 2ª Fase
No Ferro Carril
15h30min Manchester 2 X 0 Guarani
17h30min Ferro Carril 1 X 4 Boa Vista
No Uruguaiana
15h30 Cidade Alegria 1 X 4 Atlético
Domingo, 22, teremos semi-finais no Esporte Clube Uruguaiana
Atlético X Boa Vista
Manchester X Botafogo
A reunião da Liga Amadora de Futebol será realizada na quarta-feira, 18, às 20h30min no Ginásio Municipal.

Campeonato Varzeano
O Ipiranga representou Uruguaiana e região no Campeonato Varzeano do Estado. 1564 atletas participarame no sábado foi a decisão em Porto Alegre no estádio da PUC. 
Portão 3 X 2 Ipiranga

Painel - Ed. 2227

Farsul I
A safra de grãos deve bater recorde no RS em 2014, segundo estimativa divulgada pela Farsul. No próximo ano o Estado deve colher cerca de 30,2 milhões de toneladas de grãos. A projeção representa alta de 2,4% na comparação com o ano anterior e supera o recorde de 29,7 milhões de toneladas colhidas em 2011. 

Farsul II
Soja e trigo devem continuar no topo. A primeira continuará a avançar sobre a área da pecuária; o aumento de 3,4% na área plantada nesta safra também se dará sobre o milho, que tem 11,3% de queda de plantio. Já o arroz deve ter crescimento de 3% na área plantada. Quanto ao trigo, a previsão de ampliação é de 14,3% da área plantada. 

Empregos
Na Agência Municipal de empregos, localizada na Esplanada da Estação, há vagas para costureira, vendedor interno, gerente de loja, cabeleireira, manicure, depiladora, açougueiro, técnico em enfermagem, vidraceiro, analista de transporte, empacotador, secadorista para engenho de arroz e foguista para engenho de arroz.

Verão 
O Verão chega oficialmente somente no próximo sábado, 21/12, às 14h11min. No entanto, o clima em Uruguaiana não deixa a população esquecer a sua presença. O final de semana registrou temperaturas nas alturas, com 38° C no sábado, 14/12, e 36° C no domingo. As 5h de ontem, os termômetros já marcavam 22°C

BMW no Brasil I
A montadora alemã BMW iniciou ontem, 16/12, os preparativos para a instalação da sua primeira fábrica na América Latina, em Araquari (SC). A produção de automóveis deve começar em outubro de 2014 e a planta deve fabricar cerca de 32 mil veículos por ano.

BMW no Brasil II 
A fabrica terá setores de montagem, soldagem, sistemas de pintura e logística, além de prédios administrativos. Serão produzidos os modelos Série 1, Série 3, X1, X3 e mini Cooper Countryman.

Natal solidário

As crianças da travessa Elautério Flores, através do trabalho do grupo Amor Voluntário, receberam a visita do Papai Noel no último sábado. As crianças receberam presentes arrecadados pelo grupo junto ás famílias do bairro São Miguel e saborearam cachorro quente e refrigerante. A garotada adorou bater um papo com o Papai Noel e brincar no pula-pula. 

Votação I
Será votado hoje, 16/12, pelo Senado o projeto que direito do usuário a ter acesso a informações sobre o cálculo das passagens. A Proposta está na pauta da Comissão de Assuntos Econômicos e pode seguir direto para plenário.

Votação II
Também deve ser votado hoje, 16/12, pela comissão especial de senadores que trata da elaboração de um novo Código Penal, o relatório do senador Pedro Taques (PDT-MT) sobre a proposta, apresentado no último dia 10 e que teve a votação adiada porque o presidente da comissão especial que analisa o tema, Eunício Oliveira (PMDB-CE), concedeu vista coletiva aos demais parlamentares. Se aprovado na comissão especial, a proposta do novo Código Penal seguirá para análise do Plenário.

Boletim Jurídico
Foi lançada a 141ª edição do Boletim Jurídico da Justiça Federal do Rio Grande do Sul, trazendo ementas disponibilizadas pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) em outubro e novembro de 2013. Apresenta também incidentes da Turma Nacional de Uniformização e da Turma Regional de Uniformização dos Juizados Especiais Federais.

Nova Esperança
Aconteceu no sábado, 14/12, a festa de comemoração pelos cinco anos de inauguração do Centro Esportivo Nova Esperança. A comemoração aconteceu a partir das 9h, com competições de diversas modalidades, como jogos, lutas, apresentações artísticas e musicais.

Adalberto irá se aposentar
O vereador Adalberto Silva anunciou na última semana, que este será seu último mandato e que não mais irá se candidatar a uma vaga do Legislativo. O parlamentar tem 21 anos como vereador e sempre foi visto com representante do interior, em especial da Barragem Sanchuri.

Fogos de artifício
O Projeto de Lei que proíbe o uso de fogos de artifício e artefatos semelhantes em ambientes fechados em Uruguaiana foi debatido e aprovado pela Câmara na última quinta-feira, 12/12. A proposta do vereador Marcelo Lemos (PDT) objetiva evitar acidentes e tragédias como a ocorrida em Santa

“Lulu” I
A partir de ontem, 16/12, o App “Lulu” irá mostrar somente avaliações de homens que baixaram oi aplicativo e se cadastraram no serviço, segundo sua desenvolvedora Luluvise. A mudança na política de privacidade vale somente para o Brasil e torna indisponíveis os perfis e comentários feitos até então sobre usuários sem cadastro manual no serviço.

“Lulu” II
Lançado no país há três semanas, o aplicativo para smartphones se tornou o mais baixado nas lojas e também causou muita polêmica, apps de ‘vingança’ e até ações judiciais

“Lulu” III
O aplicativo avalia a performance sexual de homens e é de uso exclusivo das mulheres. Ele funciona a partir da sincronização com o perfil do Facebook e permite que a usuária faça uma “resenha” de algum amigo, ex-namorado, ficante, etc. que seja seu amigo na rede social.

Pronatec
Estão abertas inscrições para os Cursos Pronatec de Operador de Empilhadeira, no período noturno; Auxiliar de Recursos Humanos, no período da manhã e Frentista Abastecedor, no período da tarde. As aulas estao previstas para iniciar em 13/01/2014. 


Natal no IPU

O Conselho da Comunidade na Execução Penal juntamente com a direção e agentes do Instituto Penal realizaram neste domingo, 15/12, a entrega de presentes para familiares dos apenados que cumprem pena naquela casa prisional. A entrega ocorreu na tarde e, além de roupas e brinquedos para cerca de 50 crianças, foi distribuído 200 cachorros-quentes.