segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Ed. 2236

  1. A busca do novo
  2. Vai entender I
  3. Vai entender II
  4. Vai entender III
  5. Horário especial
  6. Comissões I
  7. Comissões II
  8. Não é bem assim, Excelência
  9. Polícia Federal I
  10. Polícia Federal II
  11. Cavalos
  12. Fórum
  13. Sisu
  14. Justiça do Trabalho
  15. Comissão da Verdade
  16. Medinho
  17. Profecia I
  18. Profecia II
  19. Ensino Superior
  20. Pelo segundo ano consecutivo Rafael Alves lidera ranking das diárias
  21. Ana Amélia quer a volta de licitação nos contratos para desenvolver medicamentos
  22. Foz trabalha 24 horas por dia para garantir a qualidade da água em Uruguaiana
  23. Princípio de incêndio na Pediatria gera pânico
  24. Correios recebe inscrições para Jovem Aprendiz
  25. IBGE prorroga inscrições do concurso para 7.825 vagas até dia 20 de janeiro
  26. Com punição anunciada, Hospital busca médicos para o PS
  27. Crescimento do Agronegócio bateu recordes em 2013
  28. Detran admite que valor do reajuste da CNH pode mudar em até seis meses
  29. Mega-Sena pode pagar R$ 5,8 milhões na quarta-feira
  30. Assassinato de Ana Carolina será julgado com duas qualificadoras
  31. PF investiga rota de tráfico para o Uruguai
  32. Polícia identifica homem internado com ferimento a faca
  33. Crimes da Quero-Quero e Caixa Federal seguem sem solução
  34. Inscrições para Universidade Estadual do RS terminam nesta sexta-feira
  35. “Educação não é uma corrida de 100 metros”, diz presidente do Inep
  36. Projeto obriga escolas a terem plano de evacuação
  37. Número de inscritos passa de 607,2 mil e supera o registrado em 2013
  38. Conheça os filmes de super-herói que chegam aos cinemas em 2014
  39. Abertura de exposição e lançamento de livro acontecerão na sexta-feira
  40. Poeta Luiz de Miranda é indicado ao Nobel pelo 2º ano consecutivo
  41. Descubra os 10 benefícios da batata doce
  42. “Trataram Nelson Ned como anão de circo”, diz Moacyr Franco
  43. Angelina Jolie faz lista de atrizes com quem Pitt não pode atuar
  44. Ex-campeão brasileiro, Anderson Silva não desiste do UFC, e manda recado: ‘Eu vou voltar’
  45. Dilma diz que mundo confia no Brasil para a Copa do Mundo
  46. Conmebol abre brecha para final da Libertadores em estádios com menos de 40 mil lugares
  47. Mano descarta trocar Corinthians por Seleção: “não fazemos o mesmo erro”

Denunciado o assassino do vigilante da Unicred

Antes mesmo do recesso de final de ano, o promotor de Justiça Rodrigo de Oliveira Vieira denunciou Paulo César Rodrigues Silveira, o “Psicopata”, acusado de ser o autor do latrocínio ocorrido no início de dezembro, na empresa Unicred, que resultou na morte do vigilante Carlos Alfredo Gonçalves de Lima, de 38 anos. O assaltante entrou no local e, pouco depois anunciou o assalto, já apontando a arma que possuía, um revólver calibre 32. O guarda reagiu e os dois entraram em luta corporal, quando Carlos Alfredo resvalou,dando a vantagem ao assaltante, que o feriu na cabeça. Ele foi atendido as pressas e levado à Santa Casa de Caridade, onde permaneceu internado por dois dias, mas não resistiu. Paulo César foi preso três dias depois do crime, quando praticava um assalto, em uma mercearia no bairro Nova Esperança II.
Segundo Rodrigo Vieira, os dois crimes estão descritos na mesma denúncia. O roubo a mercearia, em seu entender, teve três agravantes: uso de arma, concurso de agentes, já que Paulo estava acompanhado pelo enteado de 16 anos, e cárcere privado. “Ele amarrou o dono do armazém com fita durex e o trancou em um cômodo da casa”, diz. Cinco pessoas foram mantidas como refém durante a ação de “Psicopata”, o dono, a mulher dele, grávida de sete meses, uma funcionária do casal e dois clientes. Aos 34 anos, Paulo Cesar tem uma enorme ficha criminal e, quando cometeu o latrocínio estava fora da cadeia há 10 dias. Ele havia deixado a Penitenciária Modulada de Ijuí, em liberdade condicional e ainda tem mais de quatro anos de prisão para cumprir por roubo de carga. Ele segue preso na Modulada de Uruguaiana, de onde não deverá sair tão cedo. A expectativa é de que seus novos crimes sejam julgados dentro de pouco tempo.

Brigada prendeu 24 pessoas durante a Operação Papai Noel

A Operação Papai Noel começou com o pé esquerdo neste ano. Um dia depois do início da operação, que visa o combate de furtos e roubos, principalmente no comércio durante o período de preparo para as festas de final de ano, houve um latrocínio e dois dias depois, um assalto que rendeu mais de R$ 200 mil aos bandidos. No entanto, nos dias que se seguiram a situação se acalmou e foram registrados alguns furtos e roubos, mas em menor escala. Nesta sexta-feira, 3/1, o 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira (Bpaf) divulgou ontem o balanço final da Operação Papai Noel 2013, iniciada no dia 3 de dezembro.
Foram empregados por dia, em média 12 servidores no policiamento normal e 10 na operação, com cinco viaturas em cada. Foram atendidas 10 ocorrências de furto, 11 de acidente de transito com lesões e 13 ocorrencias de acidentes somente com danos, além de sete ocorrencias de vias de fato e quatro de furto qualificado. Entre as providencias e serviços prestados, se destacaram as inspeções de local, no total de 11 realizadas, duas assistências e um apoio a autoridades.
Foram efetuadas 24 prisões ao longo da Operação Papai Noel; sete por furto, quatro por roubo, duas por Maria da Penha e um por posse de entorpecente, além de 10 prisões em razão de acidentes de trânsito. Foram 30 boletins de ocorrência e 14 Termos Circunstanciados.
O comando do 1º Bpaf entende que a participação da comunidade através de denúncias, facilitou uma resposta rápida da Brigada Militar em relação à prisões efetuadas durante a realização da Operação Papai Noel e destaca a importância desta troca de informações para que consigamos diminuir a criminalidade dentro de Uruguaiana.

Brigada perdeu 10% do efetivo para a Operação Golfinho

Cerca de 10% do efetivo policial da Brigada Militar de Uruguaiana está fora da cidade, participando da Operação Golfinho. A informação é do major Joni Alvin de Oliveira, comandante do 1ª Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira (Bpaf).
Conforme Alvin, a mesma medida adotada em 2013, para manter o nível de trabalho, com efetivo ainda mais reduzido, está sendo utilizada novamente. “Os policiais que trabalham internamente, que normalmente fazem o trabalho administrativo, estão sendo empregados no policiamento, nas ruas, para poder compensar”, explica o Major. Segundo ele, a medida apresentou bons resultados no último ano e até o momento está suprindo as necessidades.
A Polícia Militar uruguaianense já vem se mantendo com efetivo abaixo do indicado para o município e trabalha hoje com apenas 60% do efetivo necessário. Ainda assim, o trabalho vem sendo feito e, para Joni Alvin, apresenta bons resultados. “Mesmo com esta deficiência, estamos conseguindo suprir a demanda e dar uma resposta rápida à sociedade”, disse Ele, que ainda neste mês deixa Uruguaiana e assumirá o comando na cidade de Alegrete.

Operação Verão
As convocações para a Operação Verão, da Polícia Civil, que visa dar maior segurança aos veranistas no litoral gaúcho, já iniciaram e possivelmente policiais lotados em Uruguaiana sejam solicitados. Segundo o delegado Rodrigo Morale, que titular da Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Capturas e Entorpecentes (Defrec), até o momento não houve convocação para nenhum dos cinco delegados lotados em Uruguaiana, mas esta possibilidade não está excluída. “Como tem um grande número de gente no litoral, a Policia Civil convoca efetivo de todo o Estado. Com certeza irão policiais de Uruguaiana e também pode ser que algum dos delegados seja convocado”, diz ele.

Apenados da Modulada e do IPU aguardam o Indulto de Natal


Alguns dos apenados da Penitenciária Modulada (PMEU) e do Instituto Penal (IPU) de Uruguaiana seguem no aguardo da liberdade através do recebimento do Indulto de Natal. No entanto, nenhum preso recebeu o benefício até o momento.
Segundo o chefe de segurança do Instituto Penal e que responde interinamente pela casa prisional, Carlos Roberto Lemos de Souza, aproximadamente 14 apenados do IPU estão aptos a receber o Indulto. O levantamento do departamento jurídico do Instituto já foi concluído, com oito apenados que cumprem pena no regime semiaberto, na casa prisional e seis em prisão domiciliar. O resultado da análise já foi encaminho à Vara de Execuções Criminais (Vec) e o Instituto aguarda retorno do Poder Judiciário.
Já na Penitenciária Modulada, a situação está um pouco mais lenta. Segundo o diretor, Alcino Martins Pinto, o levantamento dos presos que estão de acordo com o decreto do indulto, da presidente Dilma Rousseff neste ano, ainda não foi concluído, já que a penitenciária conta com somente um pessoa na área jurídica, a mesma do Instituto Penal. A expectativa do Diretor é de que a saída dos presos ocorra entre fevereiro e março.

Indulto X saída temporária
O Indulto de Natal é um benefício concedido ao preso que cumpre várias exigências constantes em um decreto emitido pela Presidência da República. O decreto é emitido anualmente, com as condições válidas para aquele ano. Entre elas sempre figuram o bom comportamento, o trabalho na casa prisional e o cumprimento de determinada parte da pena. Diferente da saída temporária, o preso não retorna à prisão após o Natal ou Ano Novo, pois o indulto é o perdão da sua divida. O preso que o recebe, teoricamente, está apto a ser reintegrado à sociedade.
Já a saída temporária, como o nome diz, é temporária. Geralmente o preso, que também cumpre alguns requisitos, é liberado alguns dias antes do Natal para que passe a data festiva em casa, e retorna no dia seguinte. Depois sai novamente para o Ano Novo e retorna. Em caso de não haver retorno, o preso passa a ser considerado como foragido.

Acidente na Pinheiro mata jovem no primeiro dia do ano

Mais uma pessoa perdeu a vida no trânsito em Uruguaiana, neste feriado. Um jovem de 22 anos morreu após colidir em outro veículo na Rua Pinheiro Machado. Emerson Molina Lorenze faria 23 anos no próximo dia 11 e dirigia uma motocicleta, quando se chocou com um carro em um cruzamento e acabou morrendo em razão dos ferimentos. Segundo informações da Polícia Civil, Emerson cortou a frente do veículo, que estava na preferencial. “As informações que temos são essas. Ele foi imprudente, devia ter parado e acabou seguindo; aí aconteceu essa fatalidade”, disse o delegado que atendeu a ocorrência, Rodrigo Morale. Ainda que as evidências comprovem esta versão , o Delegado afirma que uma investigação vai esclarecer mais profundamente as circunstancias do acidente. Se confirmada as informações iniciais, o motorista do carro não deverá ser indiciado por não ter tido culpa pelo acidente. Morale informou ainda que Emerson não estava alcoolizado no momento do acidente, segundo exames realizados. Infelizmente, a Rua Pinheiro Machado vem registrado todo o tipo de acidente de trânsito; entre veículos, envolvendo ciclistas , pedestres e até carroceiros. A via é uma das mais movimentadas e mais perigosas da cidade. A falta de sinalização, precariedade da pista e falta de conscientização de moradores e frequentadores são algumas das causas. Recentemente, o Jornal CIDADE flagrou uma cena, que infelizmente é comum naquela rua, que o principal acesso a bairros como Rio Branco, Cabo Luiz Quevedo e João Paulo II. Motoristas que estacionam seus veículos nas das calçadas das casas, forçando pedestres a utilizar a pista para se locomover, causando insegurança e aumentando os riscos de atropelamentos.

COLUNA DO MAGRÃO

Depois de uma parada para a saída e entrada de ano, a coluna está de volta, trazendo o carnaval para a mídia local. Aliás, entra ano e sai ano, e não conseguimos fazer com que o carnaval seja algo de domínio público. O apego das pessoas que fazem carnaval, que compoem o carnaval, que estão no carnaval, é tão grande que provoca ciume. O carnaval, a exemplo de outros anos, começa o ano sem ter o que falar. As coisas que acontecem no carnaval não são mais de domínio nem da própria agremiação. Tem muita gente fazendo parte do carnaval e não sabe o que acontece dentro da sua escola. Esse comportamento é útil em um primeiro momento, afinal de contas, o carnaval usa a surpresa para causar impacto com o seu enredo. Esse jeito de cada um faz a sua parte, é também uma forma que a escola tem de garantir seus segredos. Faz também com que todos trabalhem da mesma forma para a escola, um cuida o outro. Neguinho da Beija-Flor está na cidade, e não se fala nisso. Será que este silêncio com a presença do maior nome do carnaval brasileiro faz parte deste nosso jeitinho de ser, carnavalescamente? A propósito, o Neguinho estará na nova Arena da Cova, que até agora tornou todos os eventos feitos nela, algo menor do que é ela própria. Encher a Arena da Capadoce até agora não foi possível. Esperamos que em 2014 os eventos carnavalescos sejam EVENTOS, aliás tem-se pouco anúncio de shows pré-carnavalescos em nossos ensaios. As grandes figuras do samba brasileiro, na verdade, nunca pararam o trânsito nem fizeram chover no nosso carnaval. Os eventos protagonizados por eles, por si, e por tratar de festividades da escola, foram os grandes motivadores de um público considerável. Só o nome dos artistas importados do Rio de Janeiro, ou de onde quer que venham, não são o suficiente para mexer com a comunidade local. Tudo indica que repetiremos este caminho já trilhado. A Cova está aí com seu terceiro ‘’showzaço’’ em nível nacional e ninguém tá aí pra isso, ninguém tá dando bola. 

Até agora não se tem notícia nenhuma da pretensão verde de definir os critérios de availiação. Nosso carnaval é técnico ou comparativo? O Rouxinol já teria protocolado esse intento, ano passado, até agora nada. E afinal de contas, o carnaval de Uruguaiana é julgado técnicamente ou comparativamente?.

Quem tá botando fogo no nosso carnaval são os bombeiros. Nas escolas se comenta que os bombeiros vão se ‘’encarnar’’ nesse carnaval, a nova legislação exige um montão de atitudes preventivas. Um trabalho a mais para as escolas, que aliás sempre colocaram os bombeiros no samba. Quando eles não conseguem cumprir as exigências, colocam os bombeiros contra a opinião pública, tipo: ‘’os bombeiros tão atrapalhando o carnaval!’’. Fala-se que este ano a fiscalização será rigorosa. Não será permitido, por exemplo, um extintor de incêndio para todos os carros que entram na avenida. É esperar e ver.

Produtos contrabandeados são apreendidos na Duque

A Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo realizou fiscalização a lojas e vendedores ambulantes da Rua Duque de Caxias, imediações do Banrisul. Segundo o secretário Jorge Prestes Lopes, o trabalho foi realizado em atendimento às denúncias encaminhadas à Secretaria nas últimas semanas. O material apreendido e encaminhado à Receita Federal não possuía nota fiscal e, portanto, ingressou no País de forma ilegal. De acordo com Prestes, outros pontos serão fiscalizados nos próximos dias. Foram apreendidos CDs, DVDs e roupas durante a ação.

Autorizados concursos para PRF e Anatel

O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão autorizou a realização de concursos públicos para dois órgãos federais: Departamento de Policia Rodoviária Federal (DPRF) e Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Para o primeiro são 216 vagas de nível intermediário para agente administrativo, cargo integrante do Plano Especial do DPFR. A remuneração inicial hoje é de R$ 3.316. O concurso visa a substituição de terceirizados. A seleção da Anatel deve oferecer 100 oportunidades: 68 delas com exigência de nível superior e 32 de nível intermediário. São 48 postos de especialista em regulação de serviços de telecomunicações, 20 de analista administrativo, 12 de técnico em regulação de serviços de telecomunicações e 20 de técnico administrativo.
A remuneração inicial para o cargo de especialista em regulação é, atualmente, de R$ 10.019 e para analista administrativo, de R$ 8.263. As outras oportunidades, de nível médio, têm remuneração inicial de R$ 4.984 (técnico em regulação) e de R$ 4.760 (técnico administrativo).
A realização dos concursos públicos observa o que está disposto no decreto n 6.944, de 21 de agosto de 2009. Os editais de abertura das inscrições devem ser publicados em até seis meses, a partir de 30 de dezembro de 2013.

Prefeitura administrará Balneário de Formosa

Nesta quinta-feira, o prefeito Luiz Augusto Schneider, esteve reunido com o secretário municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, Jorge Prestes Lopes; o assessor para Assuntos do Interior, Luiz Fernando Franco Malfussi; e o representante da Associação Amigos do Cantão, Ildefonso da Silveira Jacques. Durante a reunião se articulou a realização de um convênio entre o Município e a Associação para que a mesma assuma a administração do Balneário da Formosa. Já foi encaminhado pelo Departamento Municipal de Turismo para a FEPAM (Fundação Estadual de Proteção Ambiental), o registro da Formosa regularizando-a como Balneário. Ficou definida ainda a solicitação imediata de salva-vidas para o Corpo de Bombeiros, além da manutenção da estrada de acesso ao logradouro.

Alunos do Senac Uruguaiana promovem Ação Solidária

Engajados com as questões sociais e com a finalidade de promover um momento de integração e solidariedade, os alunos do curso de Aprendizagem em Serviços de Supermercados do Senac Uruguaiana promovem, no dia 9 de janeiro, um café da manhã para cerca de 120 crianças do lixão municipal. Segundo a professora que coordena a ação, Laura Gomes, a iniciativa partiu dos próprios estudantes, que se dividiram para comprar alimentos e conseguir patrocínios com a finalidade de proporcionar um dia especial às crianças. Na data, também serão entregues doces e brinquedos arrecadados por eles. “Nossa intenção é proporcionar, com essa pequena contribuição, um início de ano diferente para as crianças que residem no lixão”, explica Laura.
Mais informações sobre as ações e cursos oferecidos pelo Senac Uruguaiana podem ser adquiridas na Unidade, localizada na Travessa César Cunha, ou pelo telefone (55) 3412-3838.

Médicos abandonam Plantão e sindicância é instaurada


Após dois dias sucessivos de falhas de atendimento no Pronto Socorro da Santa Casa de Caridade, a administração do hospital decidiu abrir um processo de sindicância interna para apurar com exatidão a razão para os problemas verificados no feriado do dia 1º de janeiro e nesta quinta-feira (2).
O administrador do Hospital, Geovane Cravo, assegurou que caso sejam constatadas as falhas sem justificativas, os profissionais serão afastados de suas funções no Pronto Socorro. “Precisamos de profissionais que sejam comprometidos com a instituição”, garantiu.

Falhas
De acordo com a Santa Casa, no final da manhã de quinta-feira (2), o médico plantonista deixou fichas para serem atendidas pelo seu substituto que assumiria o plantão ambulatorial à tarde. Porém, com a ausência do plantonista do início da tarde, houve o acúmulo de atendimentos em espera, o que gerou mal-estar e reclamações por quem esperava na área amarela (setor ambulatorial). 
Verificada a falta do profissional, imediatamente o setor de Recursos Humanos do Hospital buscou suprir a ausência. De acordo com a secretária do plantonista ausente, este apresentou quadro instável de saúde e não pode comparecer para cumprir a carga horária de trabalho. 
A falta do profissional somente foi suprida após 2h de procura por um médico que estivesse com sua agenda em aberto. Tão logo foi confirmado, o plantonista substituto foi encaminhado ao Pronto Socorro. “Infelizmente temos que ter essa margem de tempo mínimo para gerar a intervenção de ir atrás de um substituto que esteja disponível para aquele momento e que tenha a boa vontade de deixar seus afazeres naquela hora e se desloque para um novo compromisso”, explica Geovane Cravo. 
Já no feriado de 1º de janeiro, uma troca de agenda gerou a falta do profissional no período da tarde, o que acarretou um acúmulo de atendimentos e a demora na fila de espera para quem buscava recursos médicos na área amarela. O atendimento foi normalizado no início da noite quando o médico daquele plantão iniciou seu trabalho. 
“O médico é contratado por horas trabalhadas. Caso ele falte, ele não recebe. Porém, temos que criar mecanismos que punam o médico ausente. A idéia é criar formas que restrinjam atrasos ou ausência nesse setor que é tão importante na estrutura de funcionamento do Hospital”, finalizou Cravo. 
Os horários de plantão no Pronto Socorro foram todos trocados de última hora, e a escala de plantões não foi divulgada até o dia 31/1. O plantonista que faltou no dia 1º janeiro foi o médico Jandir Palma, e o do dia 2/1, foi o médico Olavo Rodrigues, que estaria doente, mas há comentários de que estaria de férias. A escala teria passado a ser feita pelo funcionário Jesus Rodrigues, aquele funcionário vintenário do Recursos Humanos, que pagava a administradora Ana Del Lito sem desconto de INSS e que de forma unilateral, trocou todos os escalados.
O primeiro caso foi o do Jandir Palma, que deixou o Pronto Socorro sem socorro até o plantonista seguinte assumir a missão. Nos finais de semana, nos feriados, e à noite, os plantões são de 12 h; durante a semana, são de 6h, das 8h às 14h, e das 14h às 20h.
Os médicos faltosos costumavam justificar as falhas dizendo ganhar pouco, porém os valores pagos por horas extras foram reajustados em 100%, mas os problemas persistem. 
Segundo o chefe do PS, Jorge Ribeiro, a administração terá postura ferrenha diante dos faltosos.

Presidente recebe liderança do Partido dos Trabalhadores


O presidente da Câmara Municipal, vereador Ronnie Mello, empossado na última segunda-feira, recebeu na manhã de ontem, dia 3, o presidente municipal do Partido dos Trabalhadores (PT), José Clemente Corrêa, seu ex-colega de vereança. Na oportunidade, foi saudada a nova presidência da Casa Legislativa e desejado êxito na gestão 2014. Mesmo longe da Câmara, Clemente se faz presente a quase todas as reuniões e participa diretamente na fiscalização a cidade.

Encerrado prazo para pagamento do IPTU com 20% de desconto

Encerrou nesta quinta-feira, 2/1, o prazo para pagamento do Imposto sobre propriedade predial e territorial urbana (IPTU), em cota única, com 20% de desconto e não incidência de 5,28% da URM.
De acordo com o secretário da Fazenda, Luiz Henrique Barcellos Fanti, 27% dos 38.661 contribuintes efetuaram o pagamento nesta modalidade. Ao todo, foram pagos ao Município mais de R$ 3,3 milhões.

Ainda há oportunidades 
Para quem perdeu o prazo e não efetuou o pagamento até o momento, ainda há duas oportunidades de efetuar o pagamento em cota única,com desconto. Segundo o secretário, no dia 10 de fevereiro, os contribuintes poderão efetuar o pagamento integral,com 15% de desconto e, em 10 de março, com 10% de desconto.
É possível fazer ainda o parcelamento do imposto em 11 parcelas, com o primeiro vencimento para 10 de fevereiro. Neste caso, o contribuinte ainda tem 5% de desconto se efetuar o pagamento na data do vencimento, mas já com a incidência da URM.

Em atraso
Luiz Fanti lembra que o contribuinte que tem parcelamento de dívida não pode deixar atrasar três parcelas. Quando isso ocorre, ele é notificado e, em caso de não regularização o acordo é desfeito e o contribuinte terá que efetuar o pagamento integral. Segundo o Secretário, 1.548 uruguaianenses estão nesta situação. “Há 1.548 parcelamentos em atraso e esses contribuintes serão notificados”, explica. Esses parcelamentos são oriundos dos três últimos anos, 2011, 2012 e 2013; entre eles os que foram feitos através do Programa de Recuperação Fiscal (Refisc) realizado no ano passado.

Projetos do Executivo retornam à Câmara depois do recesso

O Executivo está trabalhando nos projetos de aumento na contribuição de iluminação pública e da taxa de lixo, rejeitados pela Câmara de Vereadores em sessão extraordinária da Casa realizada em dezembro.
De acordo com Christian Bonilha, assessor do prefeito Luiz Augusto Schneider, os projetos deverão ser protocolados na Câmara novamente somente após o retorno do recesso parlamentar. Atualmente, algumas adequações estão sendo feitas, como um menor aumento na taxa de contribuição da iluminação para famílias de menor renda mensal. O aumento desta taxa, de 3% para até 6% da conta de energia, deverá ocorrer a partir de vários fatores, um deles é o local da residência e, a renda também deverá ser levada em conta.
Já o projeto que prevê o aumento da taxa de lixo altera a forma como é calculado o valor a ser pago. Atualmente, o calculo é feito considerando a localização do imóvel e, com o projeto o tamanho também passaria a ser analisado. Para o Executivo, a medida aumenta sim a taxa, mas somente de prédios comerciais e equilibra uma situação que vem prejudicando o município. Prédios gigantes e que tem alta produção de lixo, como o hipermercado Big, paga praticamente a mesma coisa que uma residência. E o valor recolhido não cobre os custos com coleta, tratamento e destinação final do lixo. O projeto prevê ainda a isenção dos imóveis com menos de 57 metros quadrados.

Painel - Ed. 2235

Protecionismo I
Tramita na Câmara de Vereadores o projeto do novo Plano Diretor. Nas audiências prévias ao projeto, a CDL defendia o banimento de grandes empreendimentos comerciais do centro da cidade. Com essa “solução”, estariam protegidos os empregos gerados pelo comércio, ou estariam protegidas a incompetência empresarial?

Protecionismo II
É algo similar ao que se quer aplicar às multinacionais que exploram os negócios de free shops. Destas empresas, fala-se em exigir 10 anos de CNPJ no endereço do free shop. Ou é protecionismo, por medo da concorrência, ou é esquema pra valorizar a venda de empresa. De bobo, só o finado loló.

Ministério Público
O Ministério Público Estadual segue em recesso até o próximo dia 21. Até lá, o funcionamento do Órgão acontece somente em regime de plantão. Já o Poder Judiciário volta a atuar normalmente a partir de segunda-feira, 6/1.

A nova quadra

Já está em andamento a obra de abertura de uma quadra na Rua João Manoel, entre Íris Valls e Eustáquio Ormazabal. O objetivo, segundo o prefeito Luiz Augusto Schneider é valorizar a vista que se tem do Rio Uruguai a partir daquele local.

Pescadores
Até 30 de janeiro a Secretaria de Meio Ambiente está realizando cadastro das redes dos pescadores profissionais de Uruguaiana, na sede da Secretaria, das 8h às 18h, sem intervalo do meio dia. 

Casa Popular
Seguem abertas as inscrições para para os programas habitacionais no Conjunto Salvador Faraco (357 casas), localizado no bairro Cabo Luiz Quevedo, e da União das Vilas, que terá 1,2 mil unidades habitacionais.

Comando
O major Joni Alvin de Oliveira, que por tanto tempo comandou o 1ª Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira (Bpaf) está de partida. No próximo dia 15, Alvin assume o comando da Brigada Militar em Alegrete. Ele deixará para trás policiais que o consideram como um dos melhores comandantes que já passaram por Uruguaiana e admiradores nos mais variados seguimentos da cidade. 

Recesso parlamentar I
Passado as festas de final de ano, a Câmara de Vereadores, cujo recesso parlamentar segue até março, deverá realizar a audiência pública para tratar do Plano Diretor, antes da retomada das atividades normais.

Recesso parlamentar II
Além disso, a expectativa é de que ocorram cerca de cinco sessões extraordinárias até o retorno. Em dezembro, os vereadores se reuniram para votar nove projetos de autoria do Executivo, entre eles o de reajuste da contribuição de iluminação pública e aumento da taxa de lixo, ambos rejeitados.

Engano
O Corpo de Bombeiros é o principal alvo dos trotes em Uruguaiana. São muitos e de todos os tipos. Ontem, por exemplo, o caminhão saiu em atendimento a uma ocorrência em uma “lujinha” no centro da cidade, onde populares diziam ter avistado fumaça. Chegando ao local, eles descobriram que se tratava de um produto de dedetização. Onde há fumaça, nem sempre há fogo.

Setran
A Secretaria de Segurança e Trânsito (Setran) está em novo endereço, na antiga refinaria de petróleo, que recentemente foi Universidade do Trabalho e acabou sendo fechada por falta de recursos.

Niver
Ainda no último dezembro, a bióloga Maria Isabel de Oliveira Figueiredo esteve de “cumple anos”, e brindou ao lado do amado, Augusto.

Será?
Está apertando o cerco ao mau atendimento do Pronto Socorro. As falhas não são de hoje, e são graves. Faltar não é nada perto de atender bêbado, como já apontaram várias denúncias. Felice não venceu a força da corporação. Cravo vencerá?

Artesanato
Os prudutos artesanais confeccionados por apenados da Penitenciária Modulada terão uma sala para exposição e comercialização na Casa do Artesão. A data ainda não está definida, mas deve iniciar ainda neste mês.

Advogados
Recentemente, um advogado foi condenado a pagar indenização a um cliente, por não o manter informado sobre o processo em tramite na Justiça, no qual era parte. Se essa moda pega em Uruguaiana, vamos ter muitos operadores do Direito penhorando bens para pagar indenização.

Festivais I
O circuito gaúcho de festivais já começa no próximo dia 10/1 em Rosário do Sul, com a Gauderiada da Canção Gaúcha. Até agora já estão agendados 25 festivais. A Califórnia encerra o certame, como sempre.

Festivais II
Tem gaúcho que não vai a “gauderiada” de jeito nenhum. Jamais andaria em festival de gaudério, malandro, vadio, pândego, folgado.


Nota Fiscal Eletrônica
A Prefeitura Municipal de Uruguaiana implantou a Nota Fiscal Eletrônica. Informações estão disponíveis na Secretaria Municipal da Fazenda, no antigo Fórum.