quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Ed. 2249

  1. Rumo a 2018?
  2. Alerta sobre obesidade
  3. Redução
  4. Apelo por esforço
  5. Incentivo
  6. Carnaval
  7. Em foco
  8. Patrimônio I
  9. Patrimônio II
  10. Empregos
  11. Horário especial
  12. Cursos gratuitos I
  13. Cursos gratuitos II
  14. Cursos gratuitos III
  15. Campeão de requerimentos
  16. Câmara realiza sessão e encaminha requerimentos são Executivo
  17. Secretaria de Ação social e Habitação terá o 1º concurso público
  18. Falta de entendimento entre prefeito e vereadores provoca derrubada Valério
  19. Lista dos aprovados em concurso será divulgada em março
  20. Ronnie e Schneider tratam de segurança no Carnaval e iluminação pública entre outros
  21. Afogamento levanta questão
  22. Principais agremiações de Uruguaiana continuam interditadas
  23. Presidente do Conselho diz que problemas da saúde são resultados dá má administração
  24. Uruguaiana implantará a Coleta Seletiva Solidária
  25. Coluna do Magrão: Agora vai
  26. CNJ diz que eficiência do Judiciário gaúcho é paradigma
  27. Anulada decisão que julgou proibição de maconha inconstitucional e absolveu traficante
  28. Policias fazem uma limpa na Cidade Nova
  29. Fevereiro terá sete sessões de julgamento pelo Júri Popular
  30. Pescadores santa-marienses são presos em Uruguaiana
  31. Furto em residência
  32. Bicicleta no quintal
  33. Direção Perigosa
  34. Acadêmicos rejeitam apoio político em guerra à direção da Unipampa
  35. Governador sanciona leis que instituem sistema de ouvidoria e linguagem inclusiva de gênero
  36. Iniciam hoje inscrições para contratos temporários
  37. Rumores apontam que Tarantino voltará a escrever The Hateful Eight
  38. Bilheterias Brasil: A Menina que Roubava Livros leva a melhor e derrota 47 Ronins
  39. Muita Calma Nessa Hora 2 ultrapassa a marca de um milhão de espectadores
  40. Uma Aventura Lego vai ganhar sequência
  41. Último filme de Eduardo Coutinho será concluído por João Moreira Salles
  42. Perguntas e respostas sobre alergia em cães
  43. Família de Paul Walker disputa herança
  44. Miley Cyrus critica Justin Bieber
  45. Dani Calabresa substitui Oscar Filho na bancada do “CQC”, diz colunista
  46. Libertadores define novos rivais de Atlético-MG e Grêmio
  47. Domingo tem Circuito Verão de Moutain Bike
  48. Lateral Breno é promovido ao elenco principal do Grêmio
  49. Árbitros e assistentes terão quatro concentrações prévias ao Mundial
  50. Nike lança terceiro uniforme na cor amarela para seus patrocinados

Delegados de polícia retornam à Uruguaiana na próxima semana

Os delegados de Polícia Civil Guilherme Alexandre Olsen Gerhard, da Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) e Marcelo Kaner Teixeira Nunes, da 1ª Delegacia de Polícia, retornam à Uruguaiana na próxima quinta-feira, 13/2, após 30 dias no litoral gaúcho, atuando na Operação Verão, desencadeada anualmente pela Polícia Civil e que convoca agentes e delegados de todo o Estado.
Juntamente com os delegados, agentes da Polícia Civil também foram convocados para a operação. Eles ficam um tempo no litoral e retornam às suas cidades, em regime de revezamento.
Com a convocação de Guilherme e Marcelo somente três delegados vem atuando no município no último mês. Durante o período, o delegado Marcos Eduardo Pepe, da Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) está respondendo pela 1ª DP, enquanto o delegado Rodrigo Veiga Morale, da Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec), acumulou o atendimento à DPCA.

Detento é flagrado traficando e tenta subornar PM’s

Anderson Cyrilo Marengo, o “Foca”, de 25 anos, foi preso na tarde de ontem, 3/2, ao ser flagrado traficando drogas na rua. Anderson tem várias passagens pela polícia e estava cumprindo pena em regime semiaberto no Instituto Penal de Uruguaiana. Ele foi preso no bairro São João, no final da Rua Prado Lima. Com ele, os policias encontraram 42 pedras de crack, dois telefones celulares e dinheiro.
No momento da abordagem, o detento traficante ainda tentou subornar os policias militares para não ser preso. Ele ofereceu R$ 1 mil aos PM’s, mas acabou recebendo voz de prisão imediatamente e, não só por tráfico de drogas, mas também por corrupção ativa.
Ele foi encaminhado à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), onde foi lavrado o flagrante. Depois dos procedimentos na DPPA, “Foca” foi encaminhado à Penitenciária Modulada. 

Final de semana registra várias ocorrências de Maria da Penha

O final de semana demonstrou mais uma vez que, os casos de violência doméstica continuam frequentes em Uruguaiana. a Brigada Militar registrou três ocorrências com uma diferença de poucas horas.
Uma moradora da Rua Domingos de Almeida, L.M.D. foi encaminhada à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) juntamente co o companheiro, S.G.D., depois de o homem ter chegado em casa bêbado, causando confusão, perturbando-a e xingando-a. Já no bairro Nova Esperança e na Rua Estilac Leal, onde ocorreram os outros dois registros, a situação ficou mais séria. No primeiro atendimento, a Brigada foi informada pela vítima, M.F.S., que seu companheiro, F.I.S.B. lhe agredira. Ele, no entanto, já não estava mais no local quando a guarnição chegou.
Na Estilac Leal o acusado também não foi encontrado pelos policiais militares. Segundo M.S.S.C. , seu companheiro, J.C.S. também chegou em casa embriagado e tentou lhe agredir com socos e empurrões depois de ter quebrado a porta da casa.
Uma das questões mais graves em relação a este crime é a não comunicação do fato às autoridades, seja por medo do agressor ou na tentativa de protegê-lo. Frequentemente, ONGs, associações, grupos de apoio e instituições de segurança pública realizam campanhas de incentivo para que as vítimas de violência doméstica não se calem; mas o número de ocorrências deste tipo é bem maior do que os números de comunicações, segundo as próprias policiais.

190 EM AÇÃO

Furto I
Um apartamento no quarto andar de um prédio foi alvo de um furto na noite de quinta, 30/1. De acordo as informações repassadas à Brigada Militar pela vítima, foram levados diversas ferramentas como duas furadeiras e uma serra transversal, além de fios elétricos, que estavam na área de serviços do apartamento, que está sendo reformado. Ainda conforme a vítima, o autor teria subido por uma marquise de uma loja localizada no térreo do prédio, na esquina das ruas Domingos de Almeida e Dr. Maia.

Furto II
Uma senhora relatou à Brigada Militar que estava dormindo em casa, quando ouviu um barulho no pátio. Ao sair para ver do que se tratava, notou que foram furtados dois brasilites. Segundo ela eram dois ladrões, um gordo careca e um menino, magro e baixinho.

Vias de fato I
Uma mulher foi levada à Delegacia de Polícia pela Brigada Militar depois de ter sido agredida a empurrões. O fato aconteceu na Rua Domingos de Almeida e segundo a vítima, M.L.O., a acusada, A.S. também lhe jogou água quente, mas não acertou.

Vias de Fato II
Um homem relatou à Brigada Militar que foi à casa da ex-companheira para ver o filho de um ano de idade e foi agredido a socos por J.A.P.A., que teve a ajuda de populares. Ele foi ameaçado de morte e ficou com lesões

Injuria/Dano
Um homem relatou que lavava o carro em frente a sua casa quando dois indivíduos passaram e começaram a ofendê-lo com palavras de baixo calão. Um dos homens, segundo a vítima, estava armado com uma faca e, os dois passaram a jogar pedras na casa; uma delas acertou o carro, amassando a lataria.

Perturbação de sossego
Uma mulher, mãe de uma criança de sete meses chamou a Brigada Militar no bairro João Paulo II por causa da música alta. Segundo ele, o vizinho, P.S.P. escuta música em volume alto 24 horas por dia.

Homem é esfaqueado na Cohab II e depara-se com a falta de socorro

Um homem de 41 anos foi vítima de assalto no Bairro Emílio Brandi, após sair de uma festa no Clube da Cohab. O crime ocorreu na madrugada de sábado, 1/2. Segundo M.F.O.G., ele saiu do clube para acompanhava uma moça até sua casa. Ao dobrar a esquina da residência da acompanhada, o casal foi atacado por seis indivíduos que estavam parados na calçada. Os assaltantes lhe roubaram o dinheiro e ainda lhe desferiram uma facada que o atingiu na cabeça.
M. desmaiou após o golpe e permaneceu desacordado por algum tempo. Quando acordou, retornou ao clube em busca de socorro, mas ninguém quis ajudá-lo. M. disse ter pedido ajuda ao ‘chefão’ do clube, Nino Oliveira, que se limitou a chamar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). 
O socorro demorou a chegar e, após um longo tempo de espera, finalmente um taxista se dispôs a levá-lo ao Pronto Socorro Municipal.
No PS a vítima recebeu atendimento médico, porém o nosocômio deixou de comunicar a Polícia, procedimento obrigatório em caso de entrada de pacientes com ferimentos violentos, limitando-se a orientar a vítima a procurar a polícia.
Procurado, o Samu informou que as planilhas com horários de chamada para o serviço foram encaminhadas à secretaria de Saúde, Saionara Marques Almeida dos Santos. A reportagem do CIDADE tentou contato com Saionara, mas, como era de se esperar, não obteve sucesso ou retorno até o fechamento desta edição. 
O administrador da Santa Casa de Caridade, Geovane Cravo, irá verificar a falta de comunicação do esfaqueamento à polícia.
A vítima passa bem.

Final de semana registra duas tentativas de homicídio com arma de fogo

O final de semana registrou duas tentativas de homicídio com arma de fogo. A primeira delas ocorreu no sábado, 1/2,a na Rua Laís Pinto Bermudez, bairro Ipiranga, por volta de 23h10min. Um adolescente, L.A.B. estava na frente de casa quando dois indivíduos, vestindo camiseta branca e boné, efetuaram disparos de arma de fogo na sua direção. O adolescente não foi ferido pelos tiros e somente se feriu no portão da casa enquanto fugia dos disparos.
O outro caso ocorreu no Beco L, bairro Cidade Nova, por volta de 0h45min de domingo, 2/2. Jonathas Pereira, de 25 anos, contou que estava próximo a sua casa quando foi abordado por um homem chamado Gilson, que lhe acusou de ter furtado um botijão de gás e lhe deu uma coronhada. Quando saiu correndo, Jonathas foi atingido por um tiro pelas costas.
Ele foi levado ao pronto socorro da Santa Casa de Caridade e passa bem. No entanto, o projétil ficou alojado no peito da vítima. Jonatas tem passagens pela polícia por furto, roubo e posse de entorpecente.

Ação dos bombeiros provoca crime contra o patrimônio

Os bombeiros de Uruguaiana interditaram na última semana, as de sedes de várias escolas de samba do município, assim como seus barracões. A ação foi sob a alegação de que as entidades não possuem ou não estão com seus planos de proteção contra incêndios atualizados. Entre as escolas interditadas está a Império Serrano, com sua sede localizada no “Casarão dos Barbará”, local considerado de patrimônio público pela Prefeitura de Uruguaiana, desde agosto de 1977. Os bombeiros determinaram à direção da escola, a abertura de mais um portão de acesso a quadra, orientação seguida imediatamente pelo presidente da Império. 
Vale destacar que mudar a fachada ou estrutura de um prédio considerado patrimônio público é irregular, conforme a Lei Federal 9605/98, em seu artigo 63. O crime tem pena de reclusão de um a três anos, além de multa. Segundo o secretário de Cultura, Paulo Inda, o proprietário não paga IPTU, justamente para conservar o prédio original. 
O antigo casarão de branco passou a verde nos últimos anos, perdendo as características que o transformaram em ponto turístico do município. 
Este também o único patrimônio público modificado sob orientação dos bombeiros. No ano passado, eles determinaram a realização de mudanças na estrutura do clube Comercial, que recebeu uma escada lateral. 


Casa de empregados perto de estábulos fere norma de saúde

A construção de moradias de empregados a menos de 50 metros das instalações de animais, mesmo feita em momento anterior à edição da Portaria 86/2005 do Ministério do Trabalho — que regulamenta normas de segurança e saúde no campo—, fere direitos dos trabalhadores.
O entendimento levou a 6ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho do Rio Grande do Sul a confirmar sentença que considerou válida a multa aplicada a um fazendeiro de Uruguaiana (RS) que mantinha a casa de seus funcionários ao lado dos estábulos de ovelhas, cavalos e bois.
A relatora do recurso na corte, desembargadora Maria Helena Lisot, escreveu no acórdão que as normas regulamentadoras da saúde laboral acompanham a evolução da Ciência e também do ordenamento jurídico, para proteger a dignidade da pessoa humana.
‘‘Veja-se que, por mais asseados e detentores de ‘alta genética’ que sejam os animais criados pelo autor, não deixam de depositar seus excrementos nos estábulos, gerando a permanente exposição das vias respiratórias dos trabalhadores a agentes insalubres’’, justificou. O acórdão foi lavrado na sessão de julgamento do dia 11 de dezembro.

O caso

Diante da 1ª Vara do Trabalho de Uruguaiana, o empresário tentou anular o auto-de-infração lavrado pela Delegacia Regional do Trabalho em 2009. Argumentou que as construções remontam há mais de 20 anos, quando não havia tal exigência do MTE. Logo, a imposição de multa feriu o ‘‘direito adquirido’’.
O juiz-substituto do Trabalho Denilson da Silva Mroginski explicou que a exigência feita na Portaria atende o comando do artigo 13 da Lei 5.889/1973. Diz o dispositivo: ‘‘Nos locais de trabalho rural serão observadas as normas de segurança e higiene estabelecidas em portaria do ministro do Trabalho e Previdência Social’’. E que a referida Portaria prevê, também, prazo de 180 dias para que os empregadores se adequem à regra.
Para o magistrado, a questão central posta nos autos diz respeito à aplicação, no tempo, das normas atinentes à saúde e condições de moradia do trabalhador. Estas, destacou, têm como destinatários da proteção os trabalhadores rurais, e não os empregadores do meio rural.
‘‘Daí, já se vê que, na condição de empregador, o autor não tem direito adquirido a inobservar tais regramentos, notadamente quando as precitadas regras derivam de um contexto moderno de evolução do Direito tendente a preservar a dignidade da pessoa humana’’, escreveu na sentença. ‘‘Como a dignidade da pessoa humana é um dos fundamentos do nosso Estado Democrático de Direito e um princípio seguido pela Constituição Brasileira, representaria um contrassenso e uma decisão totalmente alheia aos ditames constitucionais admitir a pertinência da tese do autor para eximí-lo de respeitar uma norma destinada a assegurar o bem-estar e a dignidade dos trabalhadores rurais’’, finalizou, julgando improcedente a Ação Declaratória de Nulidade do auto-de-infração.

Trojan descarta atraso na construção da avenida e mudanças de datas

A contratação da empresa responsável pela construção da avenida do samba deve acontecer nos próximos dias. Segundo o presidente da Comissão Organizadora do Carnaval Fora de Época, Eloi Trojan, a licitação ocorreu ainda no ano passado, porém o processo foi impugnado pelas duas derrotadas. Trojan afirma estar otimista quanto á construção da estrutura e descarta a possibilidade de atraso. A empresa responsável pela construção também será a responsável pela locação de arquibancadas e banheiros químicos, se faltarem. 
O presidente da Comissão esclarece que as escolas estão recebendo recursos mensalmente, sempre que mais uma parcela dos ingressos é paga pelo público. 
Quanto ás interdições em sedes e barracões, Trojan destaca que as regularizações são de interesse exclusivo das escolas, pois elas foram informadas dos problemas no mês de junho. Ele ressalta que o evento não será alterado em função daquelas que atrasarem sua preparação.

Procissão de Navegantes perde público

A procissão em homenagem a Nossa Senhora dos Navegantes, uma das mais prestigiadas em Uruguaiana, perdeu público neste ano. A diminuição do número de fiéis foi notória, apesar das inúmeras manifestações de gratidão à Santa. O sistema de som também falhou várias vezes ao longo percurso e depois da santa ser recebida nas águas do rio e carregada pela General Victorino, Tiradentes e início do trajeto pela 15 de Novembro, o público parecia se dispersar. A ausência do frei Ivo foi notada pelos fiéis, que acostumados com o seu carisma ao longo de procissões, não deixaram de comentar a necessidade das atividades da igreja católica passarem por uma reformulação em Uruguaiana, já que a intenção manifestada pelo Papa Francisco é o de levar o jovem à igreja. 
“A missa é lindíssima, mas gostaríamos de ver as pastorais da juventude a frente destes eventos. Sabemos do trabalho maravilhoso realizado por estes jovens e hoje a igreja precisa de mais alegria. A procissão deve ser um momento de alegria e os jovens nos passam essa felicidade”, disse dona Tereza Azambuja, de 60 anos, devota á Navegantes desde 1980, quando conseguiu voltar a andar depois de um acidente de carro. 

Iemanjá 

Iemanjá também foi homenageada pelos seus fiéis. A procissão de Iemanjá que deslocava-se pela Rua Monte Caseros em direção a XV de Novembro, parou e silenciou em respeito a Navegantes que também passava por ali. Assim que Navegantes passou, Iemanjá seguiu ao rio carregada pelos seus seguidores e lá foi homenageada em festa do candomblé. Centenas de pessoas participaram do momento de fé e devoção a rainha das águas. 

Prefeitura trabalha pela retomada do Carnaval da Barragem

Prefeito esteve ontem á tarde na Secretaria de Obras reunido com o secretário de indústria, comércio, turismo e trabalho, Jorge Prestes Lopes, o subprefeito da Barragem Sanchuri, Manoel Alziro de Lima e o membros da Comissão Organizadora do Carnaval Fora de Época. Na pauta, o estudo técnico que viabilize a retomada, por parte do município, do Carnaval da Barragem. De acordo com o prefeito, em 2013 não houve a possibilidade de realizar a festa devido ao pouco tempo hábil para dispor de estrutura necessária para que o evento acontecesse com total segurança. A intenção é que neste ano de 2014, trabalhando dentro de um cronograma adequado, o Executivo disponha juntamente com os demais órgãos envolvidos no evento, um projeto que contemple e agrade á todos. 
Em 2013, um dos motivos que culminaram com o fim do carnaval da Barragem, foi a falta de efetivo policial.

Federação de Associações de Bairros do RS visita Câmara de Vereadores

Na última sexta-feira, 31/1, os representantes da Federação Riograndense de Associações Comunitárias e Moradores de Bairros (Fracab) estiveram em audiência com o presidente da Câmara, vereador Ronnie Mello (PP). Na ocasião foram apresentadas as atividades da instituição de representação comunitária composta por associações de moradores com sede em Porto Alegre.
A Fracab tem caráter assistencial, social, cultural, esportivo e filantrópico. Entre as ações destacadas está o trabalho de esclarecimentos sobre a implantação do programa “Minha Casa, Minha Vida”. O presidente, Antônio Lima manifestou a disponibilidade em auxiliar Uruguaiana e região nos processos dos projetos.
A Associação participa de importantes conselhos de abrangência regional e estadual representado os consumidores e usuários dos serviços públicos como Conselho de Consumidores da AES SUL, Conselho de Tráfego do DAER e Conselho Estadual de Saúde. O presidente do Legislativo citou a importância de estreitar o relacionamento com a entidade em busca de parceria que agregue conhecimento e esclareça procedimentos que contribuam para a melhoria da vida dos uruguaianenses. 

Crea apresenta metodologia de fiscalização ao Legislativo


O projeto de fiscalização do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea/RS) para as atividades técnicas profissionais do Carnaval Fora de Época de Uruguaiana foi apresentado ao presidente do Legislativo, vereador Ronnie Mello pelo responsável pelo técnico Juliano Nascimento. O trabalho realizado pela inspetoria de Uruguaiana prevê a aplicação das regras de segurança nas áreas da engenharia civil, elétrica, química e mecânica referente à estrutura das sedes das escolas de samba, da Avenida e dos carros alegóricos. Prevista para ser realizada em fevereiro e março, a iniciativa do Conselho busca evitar acidentes decorrentes do descumprimento da legislação. Serão avaliadas pelos profissionais responsáveis do Conselho as condições na “Passarela do Samba”, considerando a montagem de estruturas metálicas que servem de sustentação de pessoas; instalações elétricas em baixa tensão; instalação de banheiros; sonorização e câmeras de monitoramento e pirotecnia; e nos barracões e sedes das escolas o cumprimento do Plano de Prevenção Contra Incêndios e utilização de estruturas metálicas com solda para montagem das alegorias. 
O presidente da Câmara reiterou que o trabalho realizado pela entidade autárquica de fiscalização contribui para a segurança do público que prestigia o evento e daqueles que trabalham pelas escolas e solicitará atenção à acessibilidade dos espaços. “Assim como os demais órgãos de fiscalização, há normas básicas que devem ser cumpridas para impedir acidentes que estraguem a melhor festa de Uruguaiana”, considerou. 

Município oferece desconto de 15% para pagamento integral no próximo dia 10

Os contribuintes que optaram pelo pagamento parcelado do Imposto sobre propriedade predial e territorial urbano (IPTU) deverão quitar a primeira parcela na próxima segunda-feira, 10/2. O parcelamento é feito em 11 meses, com vencimento sempre no dia 10 de cada mês e, o contribuinte que efetuar o pagamento na data de vencimento tem 5% de desconto. 
Segundo o secretário da Fazenda, Luiz Henrique Barcellos Fanti, ainda há outra opção, com desconto maior. Os uruguaianenses poderão efetuar o pagamento na segunda-feira, com 15% de desconto. No entanto, a oferta é valida somente para quem efetuar o pagamento integral.
No dia 10 de março, quando vence a segunda parcela do imposto, os contribuintes terão a última oportunidade para quitar os valores integralmente; desta vez, com 10% de desconto. A partir daí, somente o parcelamento será possível.

Expectativa

O prefeito Luiz Augusto Schneider está otimista quanto à arrecadação através do pagamento integral neste dia 10, tendo em vista o bom desconto que está sendo ofertado pelo município.
“Esperamos que a população participe do esforço que estamos fazendo pela arrecadação. Esse valor é muito importante para nós, pois nos da condições de gerir diversos projetos e investimentos nas áreas de esporte, cultura, assistência social e segurança”, disse ele.

Cota Única

Até o dia dois de janeiro, quando findou o prazo para pagamento em cota única, com 20% de desconto, 27% dos contribuintes haviam efetuado o pagamento nesta modalidade; uma arrecadação de mais de R$ 3,3 milhões ao município.

Refisc

Em 2013, o município realizou o Programa de Recuperação Fiscal (Refisc), que possibilitou o pagamento de dívidas, tributárias e não tributárias, à vista e até a prazo, com 100% de desconto de juros e multas. Ações como esta estão dando bons resultados e reduzindo o índice de inadimplência no município. Agora, aproximadamente 47% dos 38.661 contribuintes estão inadimplentes; há alguns anos este número foi superior a 60%.

COLUNA DO MAGRÃO

Fevereiro de Carnaval sem Carnaval

O fevereiro já vai com seu terceiro dia e do Carnaval de Uruguaiana, nem propaganda. É visível o desconforto das pessoas quando se fala em Carnaval. Neste momento, tratar da festa de momo significa tomar partido, desdenhar ou evitar. Por ser um evento de massa, o desgaste da imagem carnavalesca esta mais para afastar do que para agregar. Esse desacerto das Escolas com a Lei provoca essa reação. Lamentavelmente, algum nicho de fanáticos, em nome de seu amor e devoção à escola, exalta a união entre os torcedores como condição para sair desta crise. O pior é que esse chamamento exclui. Ora, não é porque uma pessoa não se envolve ou disponibiliza recursos que vá ser menos torcedor do que aquele que tem dedicação total à escola.

Por ser uma festa de massa, o Carnaval não combina com o sério. Essas palavras de ordem, clamando a união como demonstração de grandeza, na verdade, intimida o grande público. Seu efeito é apreciado apenas pelos componentes das agremiações que tem esse comportamento por sentirem se culpados por essa situação.

Aliás, esses salvadores do carnaval esquecem que o atraso nos “aprontes” se dá por ordem técnica. A lei não questiona a afetividade das pessoas com as Escolas de Samba. O que se cobra, e que não está sendo cumprido, são portões, portas, extintores, preparação de brigadistas, exigências cumpridas por qualquer estabelecimento comercial. Inclusive os micro. As escolas tem que mostrar sua grandeza é do portão para rua, não do coração pra dentro.

Já é fevereiro, na verdade, o mês do Carnaval, porém nosso carnaval não é verdadeiro, é inventado, é fora de época. E por isso, ainda estamos sem Carnaval.

Acadêmicos da Unipampa prometem mobilização nesta manhã

O acadêmicos da Unipampa realizarão protesto nesta manhã, a partir das 7h, em frente a Universidade. Eles buscam a instalação de um restaurante acadêmico na Universidade. O protesto está sendo organizado através das redes sociais e o objetivo é chamar a atenção das autoridades para os problemas, bem como sensibilizar a direção da Unipampa. Mal começaram as aulas e outro problema que volta a ser discutido é o transporte público oferecido aos acadêmicos. Além do horário irregular, o número de veículos que atendem o itinerário não seria suficiente. A questão também é alvo do protesto. A ação de hoje, segundo os acadêmicos, será pacífica. 

Senac está com as inscrições abertas para cursos Técnicos a distância

O Senac Uruguaiana está com as inscrições abertas para Cursos Técnicos do na modalidade educação a distância. São duas opções de qualificação que compreendem as áreas de Comércio e Segurança. De acordo com levantamento realizado pelo Senac, mais de 80% dos alunos dos cursos técnicos da Instituição, concluem a habilitação com um emprego garantido. Interessados podem fazer sua inscrição pelo site http://www.ead.senac.br/cursos-tecnicos/ até o dia 19 de fevereiro. 
Os cursos a distância, com apenas alguns encontros presenciais dependendo da especialidade, oportunizam que o estudante tenha autonomia para assistir às aulas conforme a sua rotina. O conteúdo didático fica disponível ao aluno através de um ambiente virtual, onde podem ser promovidos fóruns de discussão com os colegas e docentes. 
Mais informações podem ser adquiridas na Unidade, localizada na travessa César Cunha, ou pelo telefone (55) 3412-3838. 

Painel - Ed. 2248

Em foco

Na esquina das ruas Dr. Maia e Venâncio Aires, na calçada da sede da Associação dos Professores do Município de Uruguaiana (Apemu), que representa aqueles que também ensinam nossos filhos, o desleixo e mau exemplo está presente. Os pedestres dividem a calçada com a grama – e até com ciclistas – e os motoristas precisam se preocupar com eles, os buracos.

Assembleia I
De volta do período de recesso, a Assembleia Legislativa do Estado está com novo presidente, o deputado Gilmar Sossella, do PDT. O parlamentar tomou posse na última sexta-feira, 31/1, e, logo depois concedeu a primeira entrevista coletiva, acompanhado pelo 1º vice-presidente, deputado Catarina Paladini (PSB) e da 1ª secretária, Marisa Formolo (PT).

Assembleia II
Ontem, 3/2, o novo presidente deu posse aos diretores e superintendentes da Casa, escolhidos para a sua gestão. A cerimônia ocorreu no Salão Júlio de Castilhos do Palácio Farroupilha.

Braço estendido
O braço estendido pode ser adotado como sinal para travessia de pedestre em todo o país. O projeto está em análise na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Pela proposta, os pedestres terão de fazer gesto com o braço para solicitar a parada dos veículos antes de cruzar a pista. O aceno seria exigido para travessias de faixas onde não existam semáforos.

Câmara
A Câmara de Vereadores realiza sessão amanhã, 5/2, que deverá contar com sete vereadores: o presidente da Casa, os secretários e os líderes de bancada. O objetivo é fazer o encaminhamento de requerimentos e de projetos às comissões.

Ana Amélia quer saber
Depois do investimento de US$ 800 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no Porto de Mariel, em Cuba, a senadora gaúcha Ana Amélia Lemos (PP) apresentou requerimento à Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) para a realização de audiência pública objetivando debater os investimentos da instituição no exterior. Ela sugeriu convidar o presidente da Banco, Luciano Coutinho, para detalhar informações sobre as operações internacionais do banco em projetos de logística: rodovias, ferrovias, portos, aeroportos e hidrovias.

Bingo
Acontece no próximo sábado, 8/2, um bingo beneficente em prol do Lar da Velhice São Vicente de Paulo. O evento ocorre não salão promocional do lar, na Rua Dr. Maia, 1669. Os prêmios são um jogo de lençol, uma cesta básica, 15kg de arroz, um fardo de cerveja latão, uma cesta básica, um kit de material escolar, duas cadeiras de praia, 8kg de coxa de frango, um ventilador e 10kg de costela.

Horário especial
Durante o mês de fevereiro o Poder Judiciário segue com atendimento em horário especial. Nas segundas-feiras, o expediente inicia às 12h e se estende até as 19h, de forma ininterrupta. Nas sextas-feiras, o atendimento inicia às 8h e encerra às 15h.

Feira
No domingo, 9/2, a Sociedade de São Vicente de Paulo realiza a Feira Vicentina, com a venda de roupas reformadas, pastéis e pães. O evento acontece das 9h30min as 11h30min, no salão promocional do Lar São Vicente e Paulo. Todo o valor arrecadado é destinado ao Lar da Velhice São Vicente de Paulo.

Senado
No Senado, os trabalhos reiniciaram nesta segunda-feira, 3/2, após o recesso parlamentar, No entanto, por lá o ano legislativo começou com a pauta do Plenário trancada por uma medida provisória, a MP 626/2013, que abriu crédito extraordinário, no valor de R$ 2,53 bilhões, para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Retorno I
O 1ª promotor Criminal de Uruguaiana, Rodrigo de Oliveira Vieira retorna de férias nesta quarta-feira, 5/2. Vieira atua no Tribunal do Júri, que já tem sete sessões agendadas para este mês.

Retorno II
Também amanhã, retorna o juiz diretor do Fórum, Ricardo Petry Andrade, da 1ª Vara Criminal, que abrange o Tribunal do Júri e a Vara de Execuções Criminais (VEC).

Nova administração I
Ocorreu na tarde de ontem, 3/2, a posse da nova administração do Tribunal de Justiça do Estado. A cerimônia foi transmitida pela internet e os novos dirigentes vão conduzir o Poder Judiciário do Rio Grande do Sul pelos próximos dois anos.

Nova administração II
Assumiu como presidente do TJ/RS o desembargador José Aquino Flôres de Camargo; 1º vice-presidente o desembargador Luiz Felipe Silveira Difini; 2º vice o desembargador Manuel José Martinez Lucas e 3º o desembargador Francisco José Moesch. O novo corregedor-geral da Justiça é o desembargador Tasso Delabary.