quarta-feira, 12 de março de 2014

Ed. 2264

  1. Jornal, qualidade e relevância
  2. Talão de produtor
  3. Guarda Escolar I
  4. Guarda Escolar II
  5. Bancos
  6. Judiciário na Copa
  7. Nota Fiscal Eletrônica I
  8. Nota Fiscal Eletrônica II
  9. Júri I
  10. Júri II
  11. Habilitação
  12. Bombeiros
  13. Psicóloga
  14. Empregos
  15. Trojan deixará a Comissão de Carnaval, mas continuará como secretário de Transporte
  16. Nova reunião entre Schneider e Ronnie gera poucos frutos
  17. Tribunais buscam incentivam eleitores a servir como mesários
  18. AES Uruguaiana voltou a operar nesta terça-feira
  19. Fábio Puget: Prata da Casa valorizada no Carnaval de São Paulo
  20. Rouxinóis, São Miguel e Ilha dão largada aos ensaios técnicos
  21. Inadimplência na Avenida
  22. Confirmado: Incar volta a funcionar dia 21 de março
  23. Santa Casa apresenta um déficit de 58,2% em leitos
  24. UNIPAMPA e Sindicato Rural de Uruguaiana promoveram a II Etapa do Projeto Noite da Pecuária
  25. Paisaninho é baleado e preso depois de assaltar Brigadiana e trocar tiros com o POE
  26. Acusados de matar apenado são presos pela BM
  27. Reativada a Patrulha Escolar da BM
  28. Interior do município recebe mais uma viatura da Brigada Militar
  29. Homem é preso depois de assaltar com pistola de plástico
  30. Brasil deve melhorar infraestrutura e acesso à educação de qualidade, diz OCDE
  31. 10ª CRE informa prazos para o Pronatec
  32. Inscrições para o Sisutec serão abertas dia 17 de março
  33. Escola Salgado Filho agora oferta Ensino Médio
  34. Tribunal de Contas do Estado propõe parceria à Seduc
  35. Primeiro livro autorizado sobre Roberto Carlos custará R$ 4.500
  36. Filme brasileiro Hoje eu Quero Voltar Sozinho é premiado no festival de Berlim
  37. Complexo do Alemão inspira filme que estreia em circuito nacional
  38. Cinco dicas para gostar de ler
  39. Cuidados com os animais no inverno
  40. Os segredos da linda Angélica
  41. Viviane Araújo repetirá em novela drama da vida real
  42. Lentidão e ‘fila’ marcam nova venda de ingressos para Copa
  43. Inscrição para trabalho voluntário na Copa vai até domingo
  44. Arena deve receber público recorde em Grêmio x Newell’s
  45. Divulgadas as atrações da inauguração do novo Beira-Rio
  46. CBV contrata auditoria para revisar contratos de parcerias após denúncias

Acidente deixa duas pessoas feridas


A esquina das ruas Dr. Maia e Duque de Caxias foi cenário de mais um acidente, que deixou feridos.
O acidente ocorreu por volta de 16h desta segunda-feira, 10/3, e envolveu uma caminhoneta e uma motocicleta. O carro, que era conduzido por um homem, trafegava pela Rua Dr. Maia e a motocicleta, tripulada por duas mulheres, transitava pela Rua Duque de Caxias. De acordo com testemunhas, o trânsito estava congestionado no momento do acidente. O semáforo estava aberto para os veículos que transitavam pela Dr. Maia, mas a motocicleta avançou mesmo assim.
As duas tripulantes da motocicleta se machucaram. Uma delas teve ferimentos no braço esquerdo e abdômen; a outra machucou o abdômen. Elas relataram que o motorista da caminhoneta não parou tão logo houve a colisão.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, mas somente chegou ao local cerca de 40 minutos após o chamado. Com muita calma e sem sirenes ligadas, a ambulância quase passou pelo local do acidente, sem perceber. Populares que estavam no local sinalizaram para o condutor.
Os duas moças envolvidas foram levadas ao pronto socorro da Santa Casa de Caridade.

Mal súbito
Durante o fim de semana, a Brigada Militar atendeu a um acidente ocorrido na Rua 15 de Novembro, por volta de 20h40min de sábado, 8/3, e também envolveu uma motocicleta. O motociclista disse aos policiais que sofreu um mal súbito e que perdeu os sentidos, vindo a cair. Ele disse não lebrar de como o acidente ocorreu. Ele foi socorrido e encaminhado à Santa Casa com escoriações nos braços, pés e joelhos.

Tiroteio na frente do Tênis Clube deixa três pessoas feridas

Um tiroteio na frente do Tênis Clube Rio Branco, na madrugada de domingo, 9/3, deixou três pessoas feridas.
De acordo com a as informações da Brigada Militar, uma guarnição foi ao local após receber um chamado via Ciosp, relatando a ocorrência de uma briga na frente do clube. Os policias militares não constataram nada no local, mas pouco depois, três rapazes deram entrada no pronto socorro da Santa Casa de Caridade.
De acordo com a Brigada Militar, as vítimas tem 21, 20 e 14 anos. O jovem de 21 anos tem passagens pela polícia por furto, os outros dois não possuem nenhum registro.
Os três chegaram ao hospital conscientes e relataram que foram baleados na frente do clube. Eles também descreveram o atirador como sendo um individuo magro, alto, que usava camiseta preta. O registro foi feito na Polícia Civil e o crime está sendo tratado como tentativa de homicídio. Até o momento, o autor não foi identificado. Ainda de acordo com as informações repassadas pelas vítimas, o atirador chegou ao local, efetuou os disparos e fugiu do local. Eles foram socorridos por populares e levados à Santa Casa.
O jovem de 21 anos é morador das imediações do clube, o de 20 anos é morador Cidade Nova e o menor mora no bairro Mascarenhas de Moraes.
O tiroteio ocorreu uma semana após a Brigada Militar apreender um menor de idade, armado com um revólver calibre 38, nas proximidades do clube, durante a realização de um baile de carnaval. Segundo informações, este menor teria sido expulso do clube, foi em casa e pegou a arma, voltando para o local, onde efetuou disparos.
As três vítimas do tiroteio deste domingo seguem internadas na Santa Casa, mas não correm risco.

Mulheres são vítimas de violência domestica durante o final de semana

Já não é novidade os registros de Maria da Penha. Quase que diariamente, Brigada Militar e Polícia Civil registros casos de agressão, envolvendo marido e mulher, pai e filho, mãe e filho e até avós. Neste final de semana, a maioria dos casos registrados relatou violência entre marido e mulher, mas duas mães também fez o registro de violência domestica contra o filho. Uma pessoa foi presa. No primeiro fato envolvendo mãe e filho, a vítima relatou que o filho, L.C.G., ameaçou lhe agredir. Ela contou que o rapaz faz uso de álcool e drogas. O caso aconteceu no sábado, 8/3, nas proximidades dos trilhos. Já na segunda-feira, 10/3, um filho, que apresentava visíveis sinais de estar sob o efeito de entorpecentes, tentou agredir a mãe, na Rua Duque de Caxias. Ela não apresentava nenhuma lesão, mas o rapaz estava com escoriações pelo corpo.
Ainda no sábado, uma mulher acionou a Brigada Militar depois de, segundo ela, ter sido agredida verbalmente pelo ex-companheiro, que ainda teria ameaçado matar a ela e aos filhos. O acusado não foi localizado. 
Outra vítima relatou que foi agredida a socos e chutes nas costas e lateral do abdômen pelo marido. Segundo ela, ele é usuário de drogas. A agressão ocorreu por volta de 3h40min de domingo, 9/3, na Rua Adir Mascia. Também no domingo, uma mulher registrou ocorrência policial contra o marido e solicitou o deferimento das medidas protetivas depois de uma briga com o mesmo. Ela disse à polícia que o homem está ameaçando-a de morte. O homem está na condição de foragido da Justiça, com mandado de prisão expedido.
Uma das ocorrências de Maria da Penha registradas na semana passada resultou na prisão do acusado, J.C.S.L. A Brigada Militar fez a captura do homem na manhã de domingo, 9/3, por volta de 10h no bairro Promorar.
Uma moradora da Rua Jaci Carneiro Monteiro foi agredida a socos e empurrões, por volta de 12h40min de domingo. Ela teve ainda escoriações no braço esquerdo. O autor foi encontrado e encaminhado à Delegacia de Polícia.

Adolescente está em estado grave após queda de obra

Um jovem de 17 anos está internado no Hospital Santa Casa de Caridade em estado grave. Roger Ferreira Alves sofreu um acidente enquanto trabalhava em uma obra na Rua Setembrino de Carvalho, na última sexta-feira, 7/3.
O adolescente teve múltiplas fraturas pelo corpo e está internado na UTI do Hospital. O estado dele é grave, mas estável, segundo a assessoria de imprensa do nosocômio. As circunstancias do acidente ainda não foram esclarecidas.

Menores atacam de homem aranha e escalam prédio

Um apartamento em edifício localizado na Rua Domingos de Almeida foi assaltado na noite de domingo, 9/3. As informações dão conta de que menores de idade escalaram o edifício para entrar no apartamento. Eles furtaram diversos objetos, e empreenderam fuga.
Após perseguição, a Brigada Militar apreendeu os dois nas imediações da Rua General Câmara. Ninguém se feriu.

Jovem vai parar na Modulada depois de agredir a mãe

Por volta de 1h de segunda-feira, 10/3, uma guarnição do Pelotão de Operações Especiais (POE) foi acionada para atender a ocorrência em uma casa na esquina das ruas General Canabarro e Duque de Caxias.
No local,um jovem que estaria sob o efeito de drogas, estava quebrando móveis e objetos de dentro de casa. Ele ainda teria agredido a própria mãe.
Quando a guarnição chegou ao local, o jovem, F.M.F. tentou agredir os policias e foi preciso o uso moderado da força para contê-lo. Ele foi levado ao plantão da Delegacia de Polícia Civil. Lá, a delegada de polícia Caroline Huber, plantonista no momento da ocorrência, fez a lavratura do flagrante e determinou o encaminhamento do rapaz à Penitenciária Modulada.

190 em ação

Furto arrombamento
Uma casa localizada na Rua Borges da Costa foi arrombada neste final de semana. Os ladrões entraram pela porta dos fundos e furtaram alimentos perecíveis, uma bolsa com roupas, um aparelho de som e um botijão de gás.

Desobediência
Um homem, que estava em situação de saída temporária do Instituto Penal de Uruguaiana (IPU) foi encontrado na rua pela Brigada Militar. De acordo com as regras do regime, o homem deveria estar em casa antes das 22h. Ele estava de carona em uma motocicleta. Eles tentaram fugir da polícia, mas acabaram sendo detidos 12 km depois.

Averiguação
Uma viatura da Brigada Militar esteve na Rua Borges de Medeiros depois de uma denúncia de que um pai estaria violentando a filha. Ainda conforme a denúncia, o homem estaria foragido da Justiça. No local, nada foi constatado, ainda assim o homem foi levado à Delegacia, onde foi constatado que a informação de que o homem estava com a prisão decretada não se confirmou. Ele foi liberado.

Arremeço
Um homem foi apresentado na DPPA. Ele foi acusado de arremeçar alguns objetos contra outra pessoa. Entre eles estavam um martelo, um cano de ferro, uma chave de fenda e um cartucho deflagrado calibre 28.

Furto I
Uma cadeira de ferro e uma escada de madeira foram furtadas de uma casa localizada na Rua Monte Caseros. O crime ocorreu por volta de 22h de domingo, 9/3. O acusado pelo crime é um menor de idade, que acabou sendo apreendido pela Brigada Militar.

Furto II
Um fiscal do hipermercado Big acionou a Brigada Militar depois de flagrar um “cliente” furtando mais de três quilos de carne picanha, totalizando R$ 168, 25. Os dois foram levados para a DP, onde foi confeccionado o registro.

Pronto Socorro terá sete novos médicos nos próximos dias


O Pronto Socorro da Santa Casa de Uruguaiana já conta com dois novos médicos plantonistas e nos próximos dias receberá outros cinco profissionais. Os médicos vindos de outras cidades do Estado chegaram a Uruguaiana para atuar no posto do Hospital Militar e após diálogo com a administração da Santa Casa, aceitaram também atuar no Pronto Socorro. O setor do nosocômio sempre esteve prejudicado pela falta de interesse dos médicos que aqui atuam em trabalharem no setor. Mesmo o hospital aumentando a proposta salarial, os profissionais de Uruguaiana não aceitavam o trabalho. 
Segundo o administrador Geovane Cravo, as novas contratações garantirão uma equipe de 10 médicos no PS, atuando em turnos diferentes. As contratações representam um importante passo na busca pela excelência do serviço. 

Santa Casa confirma demissão de médico argentino por assédio sexual

O médico Juan Aguirregaray se recusou a atender nossa reportagem na tarde de ontem para falar sobre a denúncia existente contra ele e que resultou em sua demissão na semana passada. 
Segundo a ocorrência registrada na Polícia Civil, Juan assediou a acompanhante de uma paciente contra a sua vontade. Conforme o relato da moça, o médico que até então era plantonista do Pronto Socorro, se aproximou com a intenção de confortá-la, já que a pessoa cujo ela cuidava estava com câncer. Juan contou à moça ter perdido mãe vítima da mesma doença e logo em seguida a abraçou. Neste momento, o médico passou a acariciá-la e mesmo ela o empurrando, ele continuou o assédio. A mulher procurou a Polícia imediatamente e com a realização de corpo delito pode instaurar inquérito. Segundo Caroline Bortolotti Huber, o caso foi confirmado e o inquérito está em andamento. O médico foi demitido pela administração da Santa Casa de Caridade e pediu demissão do Samu, onde também atendia. A administração confirmou os fatos através de nota encaminhada a imprensa.

Comissão de Carnaval pena para conseguir jurados

A Comissão de Carnaval de Uruguaiana ainda não divulgou os nomes dos jurados que avaliarão o evento neste ano. Segundo o presidente da Comissão, Eloi Trojan, Uruguaiana encontra dificuldades para fechar contrato com os jurados do Rio de Janeiro, devendo contratar profissionais de São Paulo. 
Os jurados do Rio estariam solicitando pagamento adiantado, pois pessoas que já estiveram no Carnaval de Uruguaiana estariam promovendo campanha contra o evento, dizendo que a Comissão não terá dinheiro para pagá-los.
Eloi ressaltou que a divulgação da lista será nesta manhã. 
Ambulantes 
A “supersecretaria” de Indústria, Comércio, Trabalho e Turismo realiza o cadastramento dos vendedores ambulantes que desejarem trabalhar com a venda de alimentos e bebidas no entorno da Arena do Carnaval, na avenida Presidente Vargas, durante a realização do Carnaval Fora de Época de Uruguaiana, nos dias 20, 21 e 22 de março. Por determinação do prefeito Luiz Augusto Schneider, não será cobrada nenhuma taxa para os que desejarem trabalhar, como forma de aproveitarem o Carnaval e melhorarem seus orçamentos familiares, sendo necessário somente a comprovação do curso de manuseio de alimentos, que também é realizado de forma gratuita pela Secretaria Municipal de Saúde. As inscrições são feitas na Esplanada da Estação, das 8h30 às 12h, e das 14h às 18h.

Sindiliquida planeja bloquear estradas de acesso a Uruguaiana

Desde a madrugada de segunda-feira, representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Cargas Líquidas do RS (Sindiliquida) bloqueiam a entrada e saída de caminhões do Terminal Petrolífero da Ipiranga, em Canoas.
O protesto faz parte do “estado de greve”, decretado pelo Sindiliquida no dia 25 de fevereiro, após a entidade e a Ipiranga Produtos de Petróleo não firmarem um acordo sobre a contratação de um operador para o abastecimento dos caminhões na base de Passo Fundo, onde há um chamado pool petrolífero formado pela Ipiranga, que administra a base, a BR Distribuidora e a Raízen. Neste terminal são os motoristas os responsáveis pelo procedimento.
Todas as bases petrolíferas do Rio Grande do Sul têm operadores capacitados para fazer o carregamento de combustível, apenas na base de Passo Fundo, que não há. Conforme o vice-presidente do Sindiliquida, Marcelo Flores, novas paralisações nas bases da Ipiranga em Santa Maria, Rio Grande, Uruguaiana e Cruz Alta estão previstas para os próximos dias. O sindicato questiona os riscos à saúde dos caminhoneiros.
– A Ipiranga poderia contratar operadores. Mas opta por utilizar uma categoria, onde não há nenhum controle sob esse motorista – explica Marcelo.
A Ipiranga informou, através da assessoria de imprensa, que opera em todas as suas bases de distribuição de combustíveis no Brasil dentro dos mais rígidos padrões de segurança, em conformidade com a legislação brasileira e em alinhamento a práticas internacionais. O carregamento de caminhões-tanque no Terminal Petrolífero de Passo Fundo é realizado por motoristas, treinados periodicamente e supervisionados pelas empresas distribuidoras.
Sobre a paralisação da base de Canoas, a Ipiranga informou que a obstrução dos portões de acesso pelo Sindiliquida contraria ordem judicial.
Em agosto do ano passado, o terminal de Passo Fundo chegou a ser interditado por decisão do Ministério do Trabalho, mas uma liminar foi concedida para que a paralisação das atividades não impactasse no abastecimento dos municípios atendidos pela base. No último dia 18 de fevereiro, a Justiça manteve a liminar que garante o funcionamento terminal.
O Sindiliquida afirma que continua em estado de greve.

Marcelo Lemos coordenará a campanha de Lasier e Vieira da Cunha

O vereador Marcelo Cardoso Lemos foi convidado pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT) para coordenar a campanha política desde ano do deputado federal Carlos Eduardo Vieira da Cunha e do jornalista Lasier Martins. Lasier é pré-candidato a senador pelo PDT e Vieira da Cunha é pré-candidato a governador do Estado. A convenção do Partido ainda não foi agendada, mas em uma pré-convenção realizada em dezembro, o nome dos dois foi anunciado para os cargos.
Marcelo Lemos coordenará a campanha de Vieira e Lasier na região da fronteira oeste, que abrange os municípios de Uruguaiana, São Gabriel, São Borja, Santana do Livramento, Santa Margarida do Sul, Quarai, Manoel Viana, Maçambará, Itaqui, Itacurubi, Barra do Quarai, Alegrete.
Lemos, que está em seu primeiro mandato, também é pré-candidato a deputado estadual e vem recebendo um significativo apoio de lideres do PDT em nível estadual. O pedetista já havia concorrido ao cargo nas últimas eleições gerais. Ele aceitou o trabalho de coordenar a campanha e segue com os preparativos para sua própria campanha.

Câmara homenageia mulheres ligadas a causas sociais

Em homenagem ao Dia da Mulher, comemorado no último sábado, 8/3, a Câmara de Vereadores realizou a entrega do troféu “Mulher Cidadã”. Três mulheres, que prestam serviços às causas sociais, receberam a homenagem durante sessão solene realizada na sexta-feira, 7/3, no plenário do Palácio Borges de Medeiros. Entre as homenageadas, estão a advogada Suzana Iara Dora Velo e Cilma Alfaro Bitencourt.
As atividades da defensora pública Suzana Velo com o grupo Uruguaiana Viva, foi uma indicação da vereadora Jussara Osório (PSDB). O grupo se dedica a realizar atividades, como leilões, em prol da Santa Casa de Caridade. Entre as benfeitorias do grupo, estão a reforma da recepção do hospital e do bloco cirúrgico.
Cilma foi homenageada através de proposta da Mesa Diretora presidida pelo vereador Ronnie Mello (PP), pela atuação no projeto Ilha da Esperança, que atende a mais de 500 crianças, oferecendo consultório dentário, sala de informática e sala de pequenas cirurgias, uma biblioteca, videoteca e brinquedoteca. O projeto desenvolve-se no Bairro Mascarenhas de Morais, o Marduque.

Inicia vacinação de meninas contra o HPV

Começou nesta segunda-feira, 10/3, a campanha de vacinação de meninas dos 11 aos 13 anos, contra o Papiloma Vírus Humano (HPV). Pela primeira vez ela está sendo oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (Sus). No Rio Grande do Sul, são cerca de 258 mil meninas nesta faixa etária. O vírus HPV é uma das principais causas do câncer do colo de útero, um dos tipos de maior incidência entre as mulheres. Em Uruguaiana, a vacinação acontece na rede municipal de saúde e também nas escolas estaduais e municipais, e também nas escolas particulares.
E nível de RS, o lançamento da campanha ocorreu durante a manhã, em uma escola da Capital. Na oportunidade, a secretária estadual da Saúde, Sandra Fagundes, frisou que a vacina é uma proteção às adolescentes. “Aos pais e mães, pedimos que estimulem suas filhas a se vacinar, pois assim eles estarão pensando na segurança delas. É uma medida responsável por parte deles”, comentou ela, que é uruguaianense.
A vacina será oferecida em três doses. A primeira delas ocorre durante a campanha, que vai até 10 de abril. A segunda dose acontece daqui a seis meses e a terceira, como um reforço, cinco anos depois.
Para receber a imunização, basta apresentar o cartão de vacinação, caderneta do adolescente ou documento de identificação. Caso os pais ou responsáveis não concordem com a vacinação da adolescente, eles devem assinar o “Termo de Recusa de Vacinação contra HPV”, distribuído pelas escolas antes da vacinação.

Governo oficializa regras sobre direito do cliente de serviço de telefonia


O novo regulamento sobre direitos e garantias dos consumidores dos serviços de telecomunicações do país foi publicado na edição de segunda-feira (10) do Diário Oficial da União e deverá ser seguido por todas as empresas do setor. A maioria das medidas deverá entrar em vigor a partir de julho.
Esse conjunto de novas regras foi aprovado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) no dia 20 de fevereiro. 
Crédito do pré-pago
Outra medida definida nesta quinta é que os créditos para celulares pré-pagos terão validade mínima de 30 dias. Atualmente, não existe prazo mínimo para validade: as empresas são apenas obrigadas a oferecer aos clientes o acesso a créditos com validade para 90 e 180 dias – obrigação que será mantida.
Esse assunto chegou a ser discutido na Justiça: no ano passado, uma decisão judicial proibiu a fixação de prazo mínimo de validade dos créditos e determinou a revalidação daqueles que haviam expirado. Essa decisão, porém, foi suspensa.
De acordo com a Anatel, os créditos com validade eterna trariam prejuízo às empresas e aos próprios consumidores, já que sem a previsão de vencimento a tendência seria o valor do serviço subir. Cerca de 80% dos telefones celulares ativos no país hoje são pré-pagos.
O regulamento também prevê a obrigatoriedade de as operadoras informarem seus clientes quando o crédito estiver próximo de expirar. O objetivo é evitar que a pessoa seja pega de surpresa e não consiga fazer uso do telefone em um momento de emergência.
Fatura do pós-pago
A agência também definiu novas regras para garantir direitos de clientes de planos pós-pago de telefonia celular. Entre elas está a criação da fatura detalhada, que deverá informar aos clientes o valor dos tributos cobrados sobre cada serviço contratado por ele.
O regulamento estabelece ainda que as faturas deverão ter um espaço para levar aos usuários desse serviço informações consideradas importantes, como alterações nas condições de provimento de um serviço, expiração de uma determinada promoção, reajuste no valor cobrado por serviços e existência de débitos vencidos. A agência, porém, dá prazo de 2 anos para que essa exigência comece a valer. O objetivo é dar tempo para que as operadoras se adaptem às mudanças.
Outra novidade é que as empresas passam a ser obrigadas a informar o usuário quando o consumo de um serviço, como número de mensagens tipo SMS ou uso de internet móvel, estiver próximo do limite da franquia contratada. Essa regra deverá valer em 18 meses.
Operadora tem de retornar ligação
Outra exigência é que as prestadoras retornem as ligações telefônicas quando há queda dela no meio de um atendimento. As centrais das empresas também deverão passar a receber tanto chamadas de telefones fixos quanto celulares.
Ainda de acordo com o regulamento, as operadoras dos serviços de telecomunicação serão obrigadas a gravar todas as conversas feitas pelo telefone com seus usuários, inclusive aquelas que partiram da empresa para, por exemplo, oferta de um serviço ou promoção. O objetivo dessa medida é garantir aos consumidores prova do descumprimento de promessas feitas pelas operadoras nesse tipo de contato, alvo de reclamações.
O regulamento também detalha como deve ser feito o atendimento pela internet. Todas as operadoras serão obrigadas a manter em seus sites um espaço destinado a cada usuário e que deverá conter: cópia e sumário do contrato, plano de serviço contratado, documentos de cobrança, histórico das demandas desse cliente, mecanismo para solicitar cópia das gravações de conversas mantidas com o call center, além da ferramenta para cancelamento automático do serviço. Após encerrar um contrato, a pessoa terá garantia de acesso a esses dados por seis meses.
A Anatel definiu ainda que os consumidores terão prazo de 3 anos para contestar débitos lançados nas contas desses serviços. E que a emissão de nova fatura sem os valores questionados será gratuita nesse período. Além disso, ao receber uma reclamação desse tipo a prestadora terá 30 dias para responder. Se não cumprir o prazo, terá que devolver em dobro o valor questionado e já pago.

Coluna do Magrão

Enfim o carnaval começa a movimentar a cidade. A estrutura da passarela do samba na Avenida Presidente Vargas está mudando a rotina na área central. A fantástica estrutura metálica, aliás, esse ano parece ser mais “clean” do que a do ano passado, nao se sabe se por nova ou por pintada, pois a empresa é a mesma. Os comerciantes da região novamente não gostam. Os motivos são variados, porém com um ponto em comum, é ruim para os negócios – dificulta o acesso, segundo os empresários, da clientela aos estabelecimentos.
O que está chamando atenção este ano é o comportamento da população, de espanto para com essa estrutura, parece ser algo que recém está sendo notado pelas pessoas. Nunca se teve tanta reclamação sobre o fluxo na pista de rolamento como este ano, como se fosse a primeira vez que essa estrutura está na Presidente Vagas. Nossos motoristas queixam-se da falta de sinalização, reclamam da falta de orientação, e a população em geral reclama do desconforto de não poder escolher onde quer cruzar.
De toda forma o carnaval se faz notar. A essa altura do campeonato alguma coisa tem que chamar atenção. Lamentavelmente, as atividades carnavalescas promovidas pelas escolas de samba não tem conseguido este intento. Este ano o carnaval até agora chamou a atenção pelo off-road. A carnavalidade ainda não explodiu. Tem um ar de ‘’não sei qual é’’ no ar. As reclamações, queixumes e ladainhas sobre o cotidiano das escolas de samba parecem ter ocupado mais a atenção do uruguaianense do que o que será apresentado nos desfiles das escolas de samba. Aliás, 2014 vai entrar para a história do carnaval como o ano dos insurgentes, os vira-casaca se manifestaram o verão inteiro, fizeram do carnaval um tanque de lavar roupa suja. Não fosse a situação preocupante sobre a saúde financeira do carnaval, estes assuntos seriam um belo tempero para a galhardia do carnaval.
Mas o clima de instabilidade provocado pela falta de conhecimento e trato com o produto carnaval praticado pelos atuais organizadores, cartolas e dirigentes, não permite esta descontração. Num clima apreensivo, desconfiado, e consequentemente sisudo, vamos erguendo o carnaval de 2014. A estrutura metálica está lá na avenida, para provar.

Brasileiros pagaram R$ 1,1 tri em juros em três anos

Empresas e famílias brasileiras desembolsaram R$ 1,108 trilhão para o pagamento de juros de 2011 a 2013, segundo levantamento da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) a partir do cruzamento de dados do Banco Central e do Instituto Brasieiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo o levantamento, a maior quantia, ou R$ 696,5 bilhões, foi paga pelas famílias, e o restante, R$ 411,5 bilhões, por empresas.
Houve crescimento na concessão de crédito no período, segundo a Federação. De dezembro de 2011 a dezembro de 2013, o saldo em reais de linhas de financiamento e empréstimo concedidas a famílias e empresas passou de R$ 1,381 trilhão para R$ 1,508 trilhão, que corresponde a uma alta de 9,2%.
Apesar do crescimento no crédito, a FecomercioSP ressalta que o porcentual de inadimplência total (pessoas físicas e jurídicas) se mantém em padrões aceitáveis. A taxa recuou de 10,4% nos meses de dezembro de 2011 e 2012 para 9,2% no último mês de 2013.

País tem 1 veículo para cada 4 habitantes

O número de carros não para de crescer no país. Com o aumento da frota, o Brasil já tem um automóvel para cada 4,4 habitantes. São 45,4 milhões de veículos do tipo. Há dez anos, a proporção era de 7,4 habitantes por carro. 
No último ano, só 19 das 5.570 cidades do país registraram uma diminuição na frota de automóveis. Cruzamento feito com base nos números de registros do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e nas estimativas populacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2013 revela que, das dez cidades com mais carro por habitante, nove estão na região Sudeste. A campeã éSão Caetano do Sul. São 99 mil veículos de passeio para uma população de 156 mil – uma média de dois veículos para cada três pessoas.
Uma das explicações para o índice é a alta renda per capita. A cidade é a que tem o maior Índice de Desenvolvimento Urbano (IDH) do país. “Além disso, o ABC é um dos berços da indústria automobilística do Brasil. Só um município do Brasil não possui nenhum automóvel registrado. Trata-se de Porto Walter, no Acre. A cidade, de pouco mais de 10 mil habitantes, que só tem acesso por rio e não possui quase nenhuma rua asfaltada.

Crianças do interior madrugam para frenquentar escola

As crianças que residem no Interior do Município enfrentam sérias dificuldades para freqüentar a escola. O veículo que leva as crianças às escolas da Barra do Quarai, por exemplo, passa na granja Mossoroca às 4h da madrugada e de lá segue para apanhar alunos em outras localidades. Depois de percorrer vários pontos, o veículo enfim chega a Barra do Quarai, às 7h30. Os estudantes só retornam para suas casas às 16h. Vale destacar que entre os alunos há crianças de sete anos que se mantêm das 4h ás 16h somente com a merenda servida pela escola. A mesma dificuldade é enfrentada pelos alunos que se deslocam às escolas da Barragem Sanchuri, São Marcos e Uruguaiana. Em algumas oportunidades, eles saem de suas casas, nas granjas, às 5h. Para chegar as granjas, os ônibus precisam enfrentaram os “bretes” do Interior, que com as chuvas de inverno costumam ficar intransitáveis.
Segundo o prefeito Luiz Augusto Schneider, o transporte público escolar é um problema enfrentado por todas as prefeituras do Estado. “Para solucionar o problema é necessário um estudo aprofundado, pois a solução virá com a construção de pólos educacionais ou ampliação do transporte”, disse ele. 
Schneider informou que o Estado possui uma dívida de R$ 900 mil com a Prefeitura, em relação a transporte escolar. 

Vacina contra o HPV é oportunidade para escola abordar educação sexual

Desde segunda-feira (10) o governo federal disponibiliza pela primeira vez uma vacina contra o vírus papiloma humano (HPV), principal causador do câncer de colo de útero, transmitido por relações sexuais. O público-alvo neste ano são as meninas com idade entre 11 e 13 anos.
A expectativa do Ministério da Saúde é aplicar as doses nas escolas, seja na rede pública ou privada. Segundo especialistas, é importante que os pais e os educadores aproveitem a oportunidade para abordar temas como uso de preservativos, doenças sexualmente transmissíveis e outras questões relacionadas à educação sexual.
A vacinação será feita em três doses. A segunda ocorre seis meses depois da primeira e a terceira, cinco anos depois. Em 2015, o público-alvo serão as meninas de 9 a 11 anos e, a partir de 2016, a ação ficará restrita às meninas de 9 anos. Até 2016, o objetivo do ministério é imunizar 80% do total de 5,2 milhões de meninas de 9 a 13 anos no país. A vacina tem eficácia de 98,8% contra o câncer de colo do útero.
A psicóloga e terapeuta sexual, Paula de Montille Napolitano, diz que se o tema aparece na mídia e está sendo comentado, as crianças e adolescentes estão pensando algo, por isso é importante propor um debate. Primeiro é importante saber o que eles dominam sobre o assunto, que geralmente é mais do que as pessoas imaginam. Para os pais, os filhos são sempre bebês. É necessário ouvir o que eles pensam, o que vai mudar a forma como o assunto vai ser abordado em função da idade, afirma Paula.
Segundo a psicóloga, com uma criança de 11 anos, por exemplo, não é possível aprofundar o assunto. É importante falar que se a pessoa não tem uma relação sexual protegida com preservativo, pode contrair doenças, por isso é preciso se prevenir. E a vacina é uma prevenção para algo que pode acontecer no futuro, assim como as outras doenças.

Morre ator e radialista Miguel Ramos

 Faleceu na noite do último domingo, 9/3, em Porto Alegre, aos 66 anos, o ator e radialista uruguaianense Miguel Ramos, vítima de câncer na medula óssea (mieloma múltiplo).
Nascido em 29 de setembro de 1947, Miguel Augusto Santurio Ramos iniciou sua trajetória no Teatro de Arena, ao lado de Jairo de Andrade. Anos depois, em São Paulo, consolidou sua carreira e recebeu inúmeros prêmios. Em 1990, ganhou o prêmio Açorianos de Teatro por Informação para uma Academia, adaptação do texto de Franz Kafka. Conquistou o Kikito, no Festival de Cinema de Gramado (2005), como melhor ator coadjuvante por sua atuação no filme Cerro do Jarau, de Beto Souza. Ainda, foi agraciado com o Kikito de Melhor Ator (2009) por sua atuação no curta-metragem A Invasão do Alegrete, de Diego Mendizabal Müller. Participou da minissérie A Casa das Sete Mulheres, O Tempo e o Vento, Concerto Campestre, Netto Perde sua Alma, Netto e o Domador de Cavalos, Filé de Borboleta e outros causos, Mazel Tov e os Senhores da Guerra.
Miguel era casado com a atriz e diretora de teatro Clênia Teixeira. Ele foi vereador em Uruguaiana (2001-2004), secretário municipal de Cultura, e diretor da Rádio São Miguel AM 880.
Seu velório aconteceu ontem em Porto Alegre, no Teatro Renascença. Seu corpo será cremado e, suas cinzas serão trazidas para Uruguaiana.


Por Franco Malfussi.

Uruguaianenses participam da 2ª tapa do Circuito Sesc


No domingo passado aconteceu em Livramento a segunda etapa do Circuito Sesc de Corrida/2014, formada de 15 etapas no interior do estado ao longo do ano. Os atletas que completam cada uma destas etapas até o 3º lugar em suas respectivas categorias, classificam-se para a final que será disputada no dia 07 de dezembro, em Porto Alegre. A Associação dos Corredores de Rua de Uruguaiana – Acoru – participou da prova, obtendo os seguintes resultados:

3 Km – Comerciários
- Feminino 20/29 anos – Ana Caroline do Carmo Soares – 3º lugar;
- Feminino 50/54 anos – Arlete do Carmo Soares – 1º lugar;
- Masculino 60/69 anos – José Vicente Pereira Dias – 1º lugar.

5 Km – Comerciários
- Masculino 30/39 anos – Luis Honório Viana Pessano – 3º lugar;
- Masculino 40/44 anos – Paulo Sérgio da Rosa Barboza em 1º lugar e Cedenir Rosa Apestegui em 3º;
- Masculino 50/54 anos – Antonio Vanderlei dos Santos Soares – 1º lugar;
- Masculino 55/59 anos – Jorge Roberto Sudatti Carvalho em 1º, Francisco Cabrera Alfaro em 2º e Élbio Rui Rodrigues Cáceres em 3º lugar;
- Masculino 60/69 anos – João Fonseca Padilha – 1º lugar;
- Masculino mais de 70 anos – Vicente Rodrigues Simas – 1º lugar.

10 Km – Comerciários
Geral Masculino – Jordão Goulart Serpa – 2º lugar;
- Masculino 16/19 anos – Jean da Silva Carvalho – 1º lugar;
- Masculino 20/24 anos – Alexsandro Orcy Fernandes – 3º lugar;
- Masculino 30/39 anos – André Peres Martins – 3º lugar;
- Masculino 50/54 anos – Sérgio Aquino Pereira;

10 Km – Usuário
- Feminino 45/49 anos – Ramona Estela Rivelli – 1º lugar;
- Masculino 55/59 anos – Nilson Alves de Jesus – 1º lugar;
- Masculino 60/69 anos – Selmar Salles Teixeira – 3º lugar.

Painel - Ed. 2263

Em foco

Os moradores estão cada vez mais revoltados com o descaso da concessionária de água e esgoto Foz do Brasil. Um exemplo é o cartaz colocado por moradores em um buraco causado pelas obras da empresa com a frase: “Eu pago impostos. Cadê a Foz”.

Arroz I
A Farsul publicou análise realizada pela instituição, sobre o mercado internacional do arroz. No estudo, foi feita uma projeção para a próxima década, que aponta possível alternação na geografia de exportação do cereal, benéfica ao mercado brasileiro. A responsável pela mudança será a China, que teve uma variação na produção de 1,4% a.a. no período entre 2009 a 2014, com estimativa de uma safra de 141,5 milhões de toneladas para este ano. Mantida a média, a previsão é de 162,7 milhões de toneladas em 2024.

Arroz II
Por outro lado, o consumo de arroz no país aumenta em média 2,3% a.a. Se o crescimento for sustentado, ele chegará a 183,28 milhões de toneladas nos próximos dez anos, obrigando a China a comprar 20,62 milhões de toneladas. Esse é o total exportado pela Índia, Vietnã e Estados Unidos juntos neste ano e equivale a 57% de toda a importação mundial em 2014.

Talões de Produtor
Os produtores rurais têm até o próximo dia 15 para apresentar seu talão de produtor, com operações e os sem uso, no Setor de ICMS da Prefeitura. O funcionamento é das 8h15min às 11h45min, e das 14h15min às 17h. Quem não apresentar o documento estará sujeito à multa.

Audiência Pública
A Câmara de Vereadores realiza nesta quinta-feira, 13/3, audiência pública para debatera implantação da Nota Fiscal Eletrônica no município, tirar dúvidas e incentivar a adesão, que é bastante tímida até o momento. A Audiência foi proposta pelo vereador Marcelo Lemos (PDT).

Convivência
Estão abertas as inscrições para os serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Cabo Luiz Quevedo, na antiga Azaléia e Cras Bela Vista, na antiga Santa Casa. O projeto inclui ativodades pedagógicas e lúdicas e é destinado a crianças com idade entre seis e dez anos e jovens de dez a 15, e de 15 a 17 anos. O atendimento acontece no turno inverso ao da escola.

Repercutindo
Muita gente ainda não entendeu o que quis dizer o secretário municipal de Educação, Delmar Kaufman ao destacar e equipe que trabalhou pela implantação do projeto Música na Escola. Para o Secretário, a equipe, ao trabalhar com afinco, em jornadas extenuantese sem receber nada além do salário, destoa dos funcionários públicos, que não gostam de trabalhar.

Cadastramento
Termina amanhã, 12/3, o prazo de cadastramento dos vendedores ambulantes que desejam trabalhar nas proximidades da Avenida Presidente Vargas durante o Carnaval Fora de Época. A inscrição está sendo realizada na Esplanada da Estação e neste ano, não está sendo cobrado taxa. 

Santa Casa
O Hospital Santa Casa de Caridade de Uruguaiana está realizando a Campanha da Páscoa, com a venda das Camisetas Personalizadas. A verba será revertida para a compra dos Uniformes da Equipe de Apoio. O valor é de R$ 25 e a encomenda e compra pode ser feita através do telefone 96871120 com Aline ou Fernanda, ou ainda através do email nugetes@santacasauruguaiana.com.br.

Dia do Rim
O Dia do Rim é comemorado nesta quinta-feira, 13/3. Em razão da data, a Santa Casa de Caridade realizará diversas atividades, como orientação, entrega de folders e de um copo d’água, fortalecendo o lema da campanha “O rim envelhece, assim como nós”. As atividades acontecem na Clínica Renal e serão abertas ao público.

Júri
O Tribunal do Júri julgará nesta quinta-feira, 13/3, um crime de tentativa de homicídio qualificado por motivo fútil. O réu é Mario Antunes Barbosa, conhecido como “Mario Mandioca”. O crime ocorreu em abril de 2010.

HPV
Iniciou ontem, 10/3, a vacinação contra o HPV, na rede municipal de saúde. A campanha tem como alvo, adolescentes do sexo feminino, nascidas entre 1º e janeiro de 2001 e 31 de dezembro de 2003. A vacinação ocorre gratuitamente em todo o país.

Alvará I
Para liberação do alvará de localização e funcionamento, a secretaria de Indústria, Comércio, Trabalho e Turismo está exigindo a adesão da empresa ao sistema de Nota Fiscal Eletrônica, implantado em janeiro.

Alvará II
O prazo para pagamento das taxas de fiscalização e vistoria (alvarás) foi estendido para 30 de abril. A mudança foi proposta pelo Executivo e aprovada pela Câmara de Vereadores.

RH I
Sem recursos humanos não há organização que funcione adequadamente. A iniciativa privada sabe disso. A pública também. Mesmo assim, o Corpo de Bombeiros da Brigada Militar de Uruguaiana que não tem efetivo para atender dois sinistros ao mesmo tempo, vai receber um caminhão novo, mas gente que é bom, nada.

RH II
É a mesma situação da Polícia Comunitária, nova bandeira de alguns vereadores de Uruguaiana. Policiamento comunitário a Brigada de Uruguaiana há muito tempo já fez, na época em que havia efetivo. Lutar por projetos, por nomes, por pompas, todos lutam, mas por aumento do efetivo, que permitiria o cumprimento da missão, ninguém luta.