sexta-feira, 14 de março de 2014

Ed. 2265

  1. Fantasiados de cordeiros
  2. Fisioterapia I
  3. Fisioterapia II
  4. Fisioterapia III
  5. Guarda escolar I
  6. Guarda escolar II
  7. Cultura
  8. Calçadas “em foco”
  9. Talão de produtor
  10. Alvarás
  11. HPV
  12. Bebida no Carnaval
  13. Faixa de Fronteira I
  14. Faixa de Fronteira II
  15. Legislativo autoriza cinco aberturas de crédito adicional
  16. Audiência pública sobre Nota Fiscal Eletrônica lota o plenário da Câmara de Vereadores
  17. PIB do RS cresceu três vezes mais que o nacional e é o maior do Brasil
  18. DNIT confirma obras na BR-290
  19. Beneficiários do Ipe enfrentam problemas em razão de descredenciamento de médicos
  20. Projeto vai fomentar piscicultura
  21. Uruguaiana agora tem Associação dos Autistas
  22. Coluna do Magrão®: Balburdia
  23. Município terá Escola de Redução de Danos
  24. UTE Uruguaiana: MME prorroga importação do gás natural pela Sulgás
  25. FGTS pode ser usado para pagar pensão alimentícia
  26. 1º Encontro das Cidades será dia 28
  27. Polícias realizam operação e prendem torcedores argentinos
  28. ‘Paisaninho’ morre depois de levar tiro de policial
  29. Preso acusado de homicídio na ‘esquina da morte’
  30. Adolescente de 15 anos é pego com caneta revólver
  31. Roubo a pedestre
  32. Furto
  33. Ameaça
  34. Arma de fogo
  35. Roubo a pedestre
  36. Delegado Morale deixa Uruguaiana e Defrec já tem novo titular
  37. O Educador: Sondagem
  38. Formação de professores pelo Pacto de Fortalecimento começa dia 31
  39. Coleta de dados para o Censo Escolar começa em 28 de maio
  40. Sisutec recebe inscrições de 17 a 21 de março
  41. Pelos Caminhos do Tempo: Capelania Militar
  42. Aprenda a reconhecer quem está sabotando seus planos e afaste o boicote da sua vida
  43. Médico de Michael Jackson condenado volta a atuar na profissão
  44. Atriz perde programa infantil por causa de fotos íntimas
  45. Inter prepara D’Alessandro para quartas e pode ter volta de Juan
  46. Pokémon será o mascote do Japão durante a Copa do Mundo
  47. Grêmio avança no ranking histórico da Libertadores
  48. CBF oferece dinheiro para Grêmio concluir CT ao lado da Arena
  49. Conselho Estadual de Esportes realiza primeira reunião de 2014

Paisaninho é baleado e preso depois de assaltar Brigadiana e trocar tiros com o POE

Um velho conhecido da Brigada Militar foi preso na noite de terça-feira, 11/3, depois de assaltar uma policial militar, que estava a paisana. 
Thiago Espíndola, conhecido como “paisaninho” foi preso no bairro Boa Vista. Ele abordou a policial, sem saber que se tratava de uma brigadiana e roubou seu telefone celular. Ela tentou reagir; quando sacou a arma, o bandido a agarrou e, tentou atirar na policial com o revólver que portava, na região do abdômen, a queima rouba, mas a arma falhou. Ele fugiu de bicicleta e a policial o perseguiu em uma motocicleta, que arranjou emprestada. Durante a perseguição, o homem acabou esbarrando em uma gaurnição do Pelotão de Operações Especiais (POE). Ele invadiu pátios durante a fuga e, nas proximidades da escola José Francisco da Silva, efetuou disparos contra os policiais, que revidaram.
Paisaninho acabou sendo ferido na perna direita, e foi socorrido pelo POE e encaminhado ao pronto socorro da Santa Casa. Foi lavrado o flagrante na Delegacia de Polícia por roubo com lesão e tentativa de homicídio. Paisaninho está internado na Santa Casa, em estado delicado e com escolta policial.
Em 2012, Paisaninho, que já tinha passagens por furto, roubo, arrombamento entre outros, foi preso pelo estupro de uma jovem de 19 anos, que sofre de distúrbios mentais. No mesmo ano, voltou a ser preso por receptação, mas foi liberado pouco depois. Na esquina das ruas Dr. Maia e Duque de Caxias, ele foi detido mais uma vez, ainda em 2012, depois de roubar a bicicleta e a bolsa de uma mulher. Pouco depois desta prisão, ele caiu novamente, ao arrombar uma casa. Nesta ocasião houve perseguição policial.
Em 2013, ele foi baleado, enquanto andava na rua, nas proximidades da Praça Barão dório Branco. O autor do tiro teria sido o pai de uma vítima do bandido. Ao ver o “Paisaninho”, o homem teria sacado a arma e dizendo estar agindo em defesa da filha, fez disparo em direção do sujeito. 

Incêndio destrói parte de sobrado de madeira

Um incêndio destruiu parte de um sobrado localizado na Rua Prado Lima, entre Duque de Caxias e Domingos de Almeida, no final da tarde de terça-feira, 11/3. De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros, tenente Valdinei Rosa, a causa do fogo ainda não foi apurada, mas possivelmente tenha ocorrido um curto-circuito. O sobrado é moradia de quatro famílias, duas no térreo e duas no segundo piso. O fogo teve início no segundo piso, queimando totalmente a parte interna de uma das moradias.
As consequencias poderiam ter sido mais graves, uma vez que o sobrado é de madeira, há vizinhos muito próximos e moradores dos outros apartamentos estavam em casa no momento do sinistro.
Não houve feridos, mas uma casa ao lado foi danificada devido ao calor irradiado pelas chamas e por pouco não incendiou também.
A chegada do Corpo de Bombeiros ao local foi rápida, para alivio dos moradores, já que o fogo quase atingiu também uma árvore e outra casa vizinha. O fato ocorreu por volta de 19h.

Acusados de matar apenado são presos pela BM


Dois homens foram presos pelo Pelotão de Operações Especiais (POE) da Brigada Militar, na noite de terça-feira, 11/3. W.B.R., conhecido como “Rato” e L.S.N., conhecido como “Big” tem várias passagens pela polícia, inclusive por homicídios consumados, e estavam sendo procurados através de mandado de prisão.
Eles foram presos preventivamente, por homicídio qualificado, cometido no final do ano passado, contra um apenado que estava foragido do Instituto Penal, e foi assassinado no bairro Proficar, com três tiros. Os dois ainda não foram julgados.
O Pelotão de Operações Especiais encaminhou os dois homens à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), onde foi feito o registro. Posteriormente, eles foram encaminhados à Penitenciária Modulada de Uruguaiana.

Reativada a Patrulha Escolar da BM

O 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira (BPAF) reativou nesta quarta-feira, 12/3, a Patrulha Escolar. A retomada do trabalho foi possível em razão do retorno dos policias militares que estavam atuando na Operação Golfinho, desencadeada no litoral gaúcho. A Patrulha Escolar é a união da comunidade escolar com a Polícia Militar e tem por objetivo reduzir a incidência de ocorrências policiais nas escolas e nas proximidades destas, através de atitudes pró ativas dos policiais como abordagens, revistas e identificação de pessoas suspeitas.
Um dos principais objetivos, de acordo com a acessória da Brigada Militar, é minimizar a ação dos chamados “bondes”, grupos de jovens, em sua grande maioria menores de idade, que se reúnem para a pratica de crimes. Além da presença policial, a Patrulha Escolar deverá atuar com realização de palestras sobre segurança no trânsito, segurança nas escolas e palestras contra as drogas e a violência, que deverão ser agendadas pela direção das escolas junto ao comando local da Brigada Militar.
De acordo com dados da Brigada, Uruguaiana conta com cerca de 20 mil alunos nas redes de ensino estadual, municipal e particular e no último semestre de 2013, a Brigada Militar atendeu cerca de 80 chamados para as mais diversas ocorrências nestes educandários.

Homem é preso depois de assaltar com pistola de plástico

O Pelotão de Operações Especiais (POE) prendeu, na noite de segunda-feira, 10/3, um homem conhecido como “Reiteria”, logo depois de um assalto.
De acordo com a Brigada Militar, Reiteria, que tem diversas passagens policiais, pouco antes, havia assaltado um pedestre, usando uma pistola de plástico. Ele roubou um telefone celular. Reiteira foi apoiado por outro homem, que conduzia a motocicleta, que carregava o homem preso. Ele efetuou dois disparos contra a vítima, que figiu do local. Reiteria foi encaminhado à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), onde foi lavrado o flagrante e posteriormente foi levado à Penitenciária Modulada.



Trojan deixará a Comissão de Carnaval, mas continuará como secretário de Transporte


No próximo dia 30 o presidente da Comissão Municipal Organizadora do Carnaval, Eloy Trojan, estará deixando o cargo. De acordo com ele, o compromisso firmado no ano passado, quando assumiu a Comissão, diz respeito à edição deste ano do Carnaval Fora de Época e finda no último dia no mês. O político diz que não tem interesse de continuar no cargo, por motivos de saúde. “Dei minha contribuição; foi uma experiência nova e, como não tinha grande conhecimento no assunto, a gente se esforça, patina, e acaba prejudicando a saúde”, diz ele. Segundo Trojan, antes de assumir a Comissão de Carnaval, sua rotina incluía dois medicamentos, hoje ele faz uso de oito.
Porém, ele garante que não pensa em aposentadoria e que irá continuar como titular da secretaria de Transportes, cargo que exerce desde o Governo Felice. “Não pretendo parar. Vou continuar trabalhando enquanto for possível. minha saúde está meio conturbada agora, mas enquanto tiver saúde vou continuar trabalhando”, diz ele, aos 78 anos, e frisando o compromisso firmado ao assumir a Prefeitura, nos anos 1990. “No dia em que tomei posse como prefeito, em meu juramento, eu disse que entraria na Prefeitura de cabeça erguida e sairia de cabeça erguida. E pretendo cumprir”.
De acordo com o de Indústria, Comércio, Trabalho e Turismo, secretário Jorge Prestes Lopes, ainda não há nenhum nome em vista para substituir Trojan a partir de abril. “O prefeito Luiz Augusto Schneider está analisando as possibilidades e deverá anunciar o sucessor somente após a saída de Eloy”, esclarece Prestes. Ainda conforme ele, algumas alternativas estão sendo estudadas, que poderão alterar também esta questão.

AES Uruguaiana voltou a operar nesta terça-feira

Diretores da empresa AES Brasil, confirmaram que a termelétrica AES Uruguaiana voltou a gerar energia nesta terça-feira, 11/3, depois de quase um ano de paralisação. Em fevereiro deste ano, o Ministério de Minas e Energia (MME) concedeu uma autorização de operação para que o empreendimento fosse religado. A nova autorização vale pelo período de 60 dias e pode ser prorrogado por mais 60 dias. A continuidade do funcionamento da termelétrica, após vencimento desde prazo ainda não é certa, pois necessitará de outra licença, desta vez permanente. 
De acordo com o secretário-executivo do Ministério de Minas e Emergia, Márcio Zimmermann, o objetivo é reforçar a geração de energia termelétrica, que ocorre por meio de queima de combustível, no país. O aumento, por sua vez, visa poupar água dos reservatórios de hidrelétricas que estão com nível baixo devido à falta de chuva. O aumento na produção de energia elétrica, através da AES Uruguaiana deve aliviar a ocorrência de racionamento e apagões, além de gerar grande beneficio em arrecadação de impostos ao município.
No ano passado o governo já havia acionado Uruguaiana para reforçar a geração de energia em meio à queda no nível dos reservatórios das hidrelétricas. Na época, a usina estava parada desde 2008. Para funcionar, Uruguaiana tem que contratar fornecimento de gás natural liquefeito (GNL) – combustível usado por ela para gerar energia – motivo pelo qual o fechamento acabou ocorrendo. De acordo com a AES Brasil, em função da interrupção no fornecimento de gás da Argentina a empresa teve de paralisar a operação da AES Uruguaiana.

Nova reunião entre Schneider e Ronnie gera poucos frutos

Na última segunda-feira, 10/3, novamente, o prefeito Luiz Augusto Schneider e o presidente da Câmara de Vereadores, Ronnie Peterson Mello, estiveram reunidos, no gabinete do Prefeito, para tratar de demandas oriundas do Legislativo.
Esta foi a sétima reunião realizada entre eles, desde que o Parlamentar assumiu a presidência da Casa Legislativa e, contou ainda com a participação do secretário de Governo, Fernando César Alves. A pauta foi composta de assuntos já abordados anteriormente, inclusive com solicitações, que até o momento não tiveram definição. Um deles foi a solicitação feita anteriormente, com relação à iluminação da via de acesso ao bairro Mascarenhas de Moraes, o Marduque. De acordo com o Prefeito, a solicitação foi repassada ao Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT), órgão responsável pelo trecho, e está sendo providenciado. Também segundo Schneider, houve andamento em obras no bairro Ipiranga. Ronnie pediu ainda a realização de reparos na iluminação das proximidades da escola Hermeto Bermudez. 

Novas solicitações
A regularização de terrenos no bairro Cidade Alegria e o convênio a ser estabelecido entre município e Associação Melhor Amigo, que aguarda a apresentação do plano de ação para ser confirmado.
O parlamentar solicitou também que fossem tomadas providencias a fim de liberar as verbas federais para concessão de benefícios, como gratificação extra, aos agentes comunitários e agentes de combate as endemias, e o aumento da remuneração da categoria.
Outro questionamento foi quanto à possibilidade de aumento no número de servidores na área. Schneider anunciou que providencias visando contratar empresa que realize uma prova de seleção para abertura de vagas já estão sendo tomadas. No fim das contas, tudo ficou no ‘estamos providenciando’ e ‘providenciaremos’.

Tribunais buscam incentivam eleitores a servir como mesários

2014 é ano eleitoral, e como de costume os tribunais regionais eleitorais contam com cidadãos para ajudar a realizar o pleito, que neste ano ocorre no dia cinco de outubro, através do Programa Mesário Voluntário, criado pelo Superior Tribunal Eleitoral. O programa foi criado justamente com o objetivo de incentivar o voluntariado voltado à prestação de serviços eleitorais nas mesas receptoras de votos e existe desde 2014. O projeto busca a ampliação do número de colaboradores da Justiça Eleitoral, de forma consciente e espontânea. A intenção é cadastrar mesários voluntários, universitários ou não, qualificados e aptos a desempenhar satisfatoriamente suas atribuições no dia da eleição.
O serviço oferece algumas vantagens ao voluntário. Quem é mesário ganha dois dias de folga a cada dia trabalhando como mesário e recebe vale-alimentação no dia da eleição. Pode ser mesário todo eleitor, maior de 18 anos, em situação regular perante a Justiça Eleitoral. Os candidatos e seus parentes, ainda que por afinidade, até o segundo grau, inclusive o cônjuge, não podem ser mesário. Bem como os membros de diretórios de partido político, que exerçam função executiva; autoridades e agentes policiais, funcionários no desempenho de cargos de confiança do Executivo; aqueles que pertencem ao serviço eleitoral e eleitores menores de 18 anos.

Coluna do Magrão

Inadimplência na Avenida

A passarela do samba ainda não esta pronta, o desfile das escolas de samba ainda não aconteceu, mas já tem gente “deixando pra lá”. Não são poucos os camarotes que não foram pagos, aliás, chama a atenção porque é um número considerável. Provavelmente serão comercializados e não trará prejuízo a economia carnavalesca que este ano vem com a fama de ano mais ruim para as finanças, porque todos os anos foram ruins, e sempre serão. Há muito tempo não se tem informação sobre tanta desistência. Será falta de dinheiro na praça? Ou será falta de entusiasmo por conta do clima de animosidade instalado nos preparativos em função das interdições e, com elas, a exposição da realidade de nossas agremiações? Terão os Bombeiros jogado água fria na nossa folia? Este foi o fato novo do Carnaval deste ano. Uruguaiana, historicamente, sempre valorizou “camarotes”. Aqui sempre teve rei do camarote. Em outros carnavais, “camarotes”  eram vendidos e não eram ocupados. Quem comprava, comprava apenas para colaborar com a sua Escola. Empresas comprarem para presentear funcionários e clientes. Os mais abonados compravam para ajudar o caixa da escola de sua preferencia. Mas a novidade deste ano é inadimplência na Passarela.

-x-

Os jurados ainda não juraram. A cada dia que se aproxima dos desfiles das Escolas de samba, as informações ficam mais embasadas, e só se fala que os paulistas vem ai. A informação que vaza é que são mais baratos que os julgadores cariocas. Mas quanto custa não se fala. Quantos vêm não se diz. E porque mudou ninguém explica.


Confirmado: Incar volta a funcionar dia 21 de março

A Secretária de Saúde do Estado, Sandra Fagundes, estará em Uruguaiana no dia 21 deste mês. A informação é da Santa Casa de Caridade, ao afirmar que nesta data, o Instituto do Coração (Incar) finalmente estará de portas abertas e apto a receber recursos. O setor que será coordenado pelo cardiologista Fábio Motta, foi fechado poucas semanas após a sua inauguração, ainda durante a gestão Sanchotene Felice. A perseguição do ex-prefeito aos médicos do setor, devido a denúncias dos profissionais contra a então administradora do nosocômio, Ana Del Ito, despertaram a irá de Felice, que de forma radical providenciou o fechamento do Incar. A reabertura do Instituto foi uma promessa de Luiz Augusto Schneider em aliança com a administração da Santa Casa de Caridade. Ultrapassando várias dificuldades, finalmente, chega-se ao propósito de devolver o Incar à Uruguaiana. Sandra Fagundes, uruguaianense, também foi incansável na conquista, assim como Fábio Motta e os demais médicos do setor. 

Santa Casa apresenta um déficit de 58,2% em leitos

A Santa Casa de Caridade de Uruguaiana não possuiu o número suficiente de leitos para atender a sua comunidade. A afirmação é baseada na exigência feita pelo Ministério da Saúde que determina a oferta de 4,5% de leitos a cada mil habitantes, sendo que o município possui, segundo o Instituto Brasileiro de Pesquisas (IBGE), 126 mil habitantes. Levando em consideração os dados do IBGE, a Santa Casa de Caridade deveria oferecer 567 leitos, porém, segundo o administrador Geovane Cravo, o nosocômio oferece 238 leitos, sendo oito na UTI Pediátrica e 10 na UTI adulta. Os dados compravam déficit de 58,2%. Segundo a administração da Santa Casa, o hospital trabalha pela ampliação do local, porém é preciso investimentos do Governo do Estado. 
A Santa Casa serve de referência regional e atende pacientes vindos de várias cidades do Estado. A administração trabalha pela excelência do serviço, porém tem sido em várias oportunidades improvisar UTIs móveis no Pronto Socorro ou nos andares do hospital. Enquanto o governo não investir na ampliação do Santa Casa, as exigências no Ministério e as necessidades da população não serão atendidas. 

UNIPAMPA e Sindicato Rural de Uruguaiana promoveram a II Etapa do Projeto Noite da Pecuária

Realizada no último dia 10, no Parque da Agrícola e Pastoril, a II Etapa do Projeto Noite da Pecuária, ao que tudo indica, foi assimilada de maneira extremamente positiva pela classe pecuarista da região. A presença majoritária de produtores - na primeira edição notava-se um número maior de acadêmicos- emprestou interesse às qualificadas palestras ministradas no Salão Nobre da Pastoril. A organização estimou em 200 o número de pessoas presentes ao evento. Em determinado momento foi um pouco trabalhoso acomodar-se no recinto, tal a afluência de participantes. Ponto para o Projeto. O tema abordado nas duas palestras ministradas baseou-se em métodos de Gestão. E aí, passearam por aspectos econômicos, financeiros, de RH e de tecnicidade aplicada às propriedades.

•Yara Suñe, Engª Agrônoma – NESPRO/UFRGS- proprietária da Estância Querência, em Lavra do Sul, apresentou um “CASE” de absoluto sucesso baseado na trajetória enfrentada por ela, percalços, sucessos, dúvidas, para de uma situação extremamente negativa em seus negócios, identificar, diagnosticar e tomar decisões que reverteram um quadro desastroso em uma retomada, e , hoje, reconhecidamente, administrar uma propriedade sanada e lucrativa.

•O Dr. Fernando Alvim, Engº Agrônomo e Mestre em Zootecnia(UFRGS) também dissertou sobre Gestão, mas sob um aspecto técnico. Foram apresentados dados. Foi ressaltada a importância de se ter extremo conhecimento do seu negócio. Sejam objetivos a alcançar, sejam problemas a sanar. Otimização de recursos, qualificação de mão de obra, tomada ou não de recursos financeiros em instituições financeiras, planejar, definir metas e, a partir disto, executar com o máximo de acurácia possível.
Ao término das palestras aconteceu uma rodada de perguntas que se pode classificar como enriquecedora. Os palestrantes foram , literalmente, sabatinados pelos presentes. Talvez, neste momento, tenha-se comprovado o acerto na escolha dos temas abordados, assim como da proposta do Projeto Noite da Pecuária.
Para João Paulo Schneider da Silva, Associação e Sindicato Rural de Uruguaiana, e o Prof. Dr. Ricardo Oaigen, UNIPAMPA, o evento foi um sucesso. Ambos ressaltaram a importância dos debates estabelecidos ao final do evento, o que, segundo eles, comprova o interesse por parte da classe pecuarista por informações que venham a somar e qualificar o processo administrativo de suas propriedades.

Fábio Puget: Prata da Casa valorizada no Carnaval de São Paulo

Os jurados de Bateria do Carnaval de São Paulo 2014... Fernando Baggio.  Marcirio Menezes e Sargento Anderson...Rodrigo Digão , Augusto Botelho , Fábio Puget

Fábio Puget, radialista, Presidente da Associação de Julgadores de Eventos de Uruguaiana, ex-presidente de Escola de samba, viu-se, no ano de 2011, impelido a participar de um curso de formação de jurados patrocinado pela Liga de Escolas de Samba de São Paulo. Fábio tomara conhecimento do curso através de Edital publicado em jornais de circulação nacional. Ávido por ter acesso a maiores conhecimentos enviou a papelada exigida pelos organizadores e aguardou. Passado algum tempo, já não estava tão preocupado com a possibilidade de participar do evento, recebe a comunicação de que estaria entre os participantes. Criou-se um impasse. Como conciliar família e trabalho com o fato de ter que ausentar-se por cinco dias aproximadamente, indo à São Paulo para tal empreitada. “Minha família foi de uma compreensão maravilhosa, assim como o diretor da emissora em que trabalho até hoje”, disse Puget. Resolvidas as questões familiares e profissionais, Puget rumou para a capital paulista onde, juntamente com cerca de oitenta inscritos, durante três dias foi-lhe ministrado o treinamento. Terminada a etapa retornou à Uruguaiana. Puget não mostrou-se ansioso com o resultado, mas para sua felicidade, foi notificado que deveria voltar à São Paulo e, aí sim, durante dois dias, participar do treinamento no Centro de Convenções do Anhembi, já que estava escalado para julgar no carnaval paulista. Chegada a data dos desfiles os então candidatos a jurados foram colocados, incomunicáveis, em um hotel, até o sorteio dos jurados titulares e dos seus suplentes. Mais uma vez a sorte sorriu para Puget, já que foi sorteado para atuar na avenida. Puget comentou que, diferentemente do método carioca de apuração, em São Paulo as notas são dadas com justificativas, que, em caso de dúvida são abertas para a apreciação das entidades, chegando, em alguns casos em que o julgador é convocado para defender suas notas perante os representantes das agremiações. Fato elogiável. São três anos consecutivos em que o jurado uruguaianense atua no sambódromo paulista. A respeito do carnaval de Uruguaiana, Puget é partidário de uma mescla entre jurados cariocas e paulistas, o que, para ele, tornaria mais justo o julgamento, comentou.

Rouxinóis, São Miguel e Ilha dão largada aos ensaios técnicos

A Comissão de Carnaval liberou a 1ª dos Ensaios Técnicos. No domingo, às 20h30min, Os Rouxinóis; às 22h, Acadêmicos de São Miguel; Ilha do Marduque vem na sequencia e encerra a primeira noite. Na segunda-feira, teremos Bambas da Alegria (22h) e Unidos da Cova da Onça (23h30min).

Julgadores
Ainda na tarde de ontem, 12/3, foi divulgada a lista de julgadores, com nomes de São Paulo apenas. Julgarão Mestre-Sala e Porta-Bandeira Volnei José Barbosa e Eliane Santos Souza; Enredo será julgado por Hamses Leocadio Boragio e Conceição Aparecida da Silva; Samba-Enredo serão David Seade Neto e Alfredo Fernandes dos Santos; Conjunto por Marcos Fernando Malachias Marques e Adriana Bilate de Carvalho; Harmonia por Marcio Barbosa Coutinho e José Paulo dos Santos; Comissão de Frente, serão Ana Carolina Nahas Gabarra e Ana Maria Frighetto; Fernando Augusto Oliveira Fernandes e Marcílio Menezes julgarão Bateria; Alegorias e Adereços fica a cargo de Guilherme Pinto de Souza e Éderson Bruno dos Santos Machado; Fantasias por Melina Azanha Martins e Kledir Henrique Lopes Salgado; Rosemeire de Lima e Aluísio de Souza Oliveira julgarão Evolução e Abre-Alas fica para Walter Miguel Júnior e Leandro Eduardo de Souza.
Entre eles, apenas quatro não são paulistas. Eliane Santos Souza e Adriana Bilate de Carvalho são do Rio de Janeiro e Marcio Barbosa Coutinho e José Paulo dos Santos são de Brasília. Os coordenadores serão Fabio Gomes de Andrade (SP) e Lydia Rey Santos (RJ).
Já o 2º Grupo, terá julgadores locais: Eurico Gaspar Dutra julga Abre-Alas; Luciana da Rosa julga Comissão de Frente; Adilson Picoli julga Enredo; Eli Nascimento julga Conjunto; Evolução fica a cargo de Aline Portilla; Patrícia Brito julga Alegorias e Adereços; Marçal Pedelhes julga Fantasias; Harmonia fica a cargo de José Carlos Trindade; Mestre-Sala e Porta-Bandeira serão julgados por Leandro da Rosa, enquanto Jorge Knela Rios julga Samba-Enredo e José Rocha julga Bateria. O coordenador é Mariano Perez.

Camarote VIP
Ao lado do camarote da imprensa está sendo construído um camarote especial para atender 40 pessoas. Neste espaço estarão integrantes da comissão do Carnaval, seus familiares e convidados. O camarote é coberto e totalmente gratuito aos indicados pela Comissão. 

Repasse
Na tarde de ontem foi paga a segunda parcela do adiantamento de R$ 300 mil solicitado pelas escolas de samba. O valor será descontado nos recursos angariados com a venda dos camarotes. 

Inadimplentes
Na próxima terça-feira (25) encerra o prazo de quitação dos camarotes adquiridos de forma parcelada. Os espaços que não forem pagos até essa data serão colocados novamente a venda. 

Vendedores ambulantes
Foi prorrogado até terça-feira o cadastramento dos vendedores ambulantes que desejarem trabalhar com a venda de alimentos e bebidas no entorno da Arena do Carnaval. Por determinação do prefeito Luiz Augusto Schneider, não será cobrada nenhuma taxa como forma de aproveitarem o Carnaval e melhorarem seus orçamentos familiares, sendo necessário somente a comprovação do curso de manuseio de alimentos, que também é realizado de forma gratuita pela Secretaria Municipal de Saúde. Os interessados deverão procurar pela Esplanada da Estação, das 8h30 às 12h, e das 14h às 18h. 

Atendimento ao público 
Há novo horário de atendimento ao público para a venda de Camarotes e Arquibancadas. Será de segunda à sábado, das 8h às 18h, sem fechar ao meio dia, na Flores da Cunha, 2055 (Academia do Artesão) telefone 3412-6822. Lá está à venda a Camiseta do Carnaval, por R$ 25,00 e o CD do carnaval 2014 com 09 sambas, 6 do 1º Grupo e 03 do Acesso, ao valor de R$ 5. Arquibancadas - R$ 60 por pessoa. Camarotes fracionados (mínimo de 03 lugares) nos valores entre R$ 120 e R$ 180.

Brasil deve melhorar infraestrutura e acesso à educação de qualidade, diz OCDE


Relatório divulgado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) diz que o Brasil deve resolver problemas estruturais como o acesso desigual à educação de qualidade e deficiências de infraestrutura para incentivar a criação de empregos e o equilíbrio na proteção social. O relatório Avançando Rumo ao Crescimento 2014 foi apresentado pela OCDE em Sydney, na Austrália.
Uma das recomendações da OCDE é que o Brasil aprimore os resultados e a igualdade no acesso à educação, melhorando a remuneração dos professores, expandindo programas de formação profissional e concedendo incentivos de desempenho a esses profissionais. “No caso do Brasil, as reformas na área da educação contribuirão para a redução das desigualdades”, diz o relatório.
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) é destacado no relatório como uma ação notável, responsável por um sistema de ensino profissionalizante cujo objetivo é ampliar a rede de escolas técnicas federais e dar treinamento gratuito a jovens de baixa renda.
A OCDE também faz recomendações ao Brasil na área econômica, tais como aumentar o investimento privado em infraestrutura, remover obstáculos à concorrência, reduzir as distorções no sistema tributário e incentivar a formalização dos trabalhadores.
O relatório ressalta que o governo simplificou procedimento para obras públicas e também cita o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) dizendo que as ações do programa estão em fase de implantação, mas que ainda há muito a ser feito para acelerar o investimento em infraestrutura.

Escola Salgado Filho agora oferta Ensino Médio

A Escola Estadual Salgado Filho agora oferece aos seus alunos turmas de ensino médio. Na batalha desde 2001, a escola foi autorizada neste ano a oferecer uma turma de 1º ano do ensino médio, devendo a partir do ano que vem oferecer outras turmas. Segundo a diretora, a professora Valéria Cristina Saldanha, o colégio dispõe estrutura própria para tal ampliação, sendo que há a cerca de 10 anos um prédio interditado, devendo o mesmo ser reformado para receber novos alunos. O Salgado Filho atualmente possui 300 alunos divididos em dois turnos. 
O ensino médio ofertado é o politécnico, ou seja, os estudantes têm aula pela manhã e a tarde. A professora salienta que o crescimento será gradativo e que nos próximos anos a escola permitirá que os alunos que ingressarem no 1º ano do ensino fundamental saiam de lá semente para a faculdade. 

Painel - Ed. 2264

Perdemos uma diagramadora

A uruguaianense Alice Mossi Utzig acaba de ser aprovada para o curso de Nutrição da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e cursará o ensino superior no campus de Itaqui. Ela é filha de Robson José Utzig e Vera Mossi Utzig. #Nutripoderosa.

Bancos
O expediente bancário reduzido em cidades do interior tinha como justificativa as remessas de documentos às câmaras de compensação. A evolução tecnológica aboliu o trânsito de papéis, aumentando inclusive, o já astronômico lucro, mas o horário de atendimento ao público, visto hoje como “custo” permanece inalterado.

Júri I
Durante o mês de março, o Tribunal do Júri realizará oito sessões de julgamento. As solenidades serão presididas pelo juiz Ricardo Petry Andrade. O promotor será Rodrigo de Oliveira Vieira e, a grande maioria dos réus será representada pela defensora pública Daniela Arend.

Júri II
Nesta quinta-feira, Mario Antunes Barbosa, conhecido como “Mario Mandioca”, enfrenta o Tribunal do Júri, acusado de tentativa de homicídio duplamente qualificado, por motivo fútil e recurso que dificultou a defesa da vítima.

Judiciário na Copa
O Poder Judiciário terá horário de expediente alterado nos dias úteis dos jogos da Seleção Brasileira durante a Copa do Mundo. Nos dias 12 e 23 de junho, o atendimento ocorrerá das 8h às 15h. No dia 17, o horário será das 8h às 14h. Caso a Seleção jogue nos dias 4, 8 ou 9/7, o expediente será das 8h às 15h.

Habilitação
O Sest Senat realiza o projeto Primeira Habilitação para o Transporte, em todo o país. O projeto prevê o custeio de todos os procedimentos para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação, categoria B a 50 mil brasileiros. Para participar é preciso ter mais de 18 anos, renda familiar de até três salários mínimos, saber ler e escrever, participar dos cursos de formação inicial oferecidos pelo Sest Senat e assinar um termo de compromisso de que irá trabalhar no setor de transporte.

Psicóloga
Desde a última sexta-feira, o Fórum de Justiça Estadual conta com a psicóloga judiciária Lucilene de Souza Pinheiro, atuando em Uruguaiana. Nos próximos meses, o Fórum deverá receber ainda um psiquiatra.

Empregos
A Agência Municipal de Intermediação de Empregos tem vagas disponíveis para diversas áreas, ambos os sexos. A Agência está instalada na Esplanada da Estação, antiga estação férrea, em frente ao Fórum.

Talão de produtor
Os produtores rurais têm até o próximo dia 15 para apresentar seu talão de produtor, com operações e os sem uso, no Setor de ICMS da Prefeitura, no horário das 8h15min às 11h45min, e das 14h15min às 17h. A não apresentação acarretará multa aos contribuintes.

Bombeiros

Ocorreu na manhã de ontem, 12/3, uma reunião de comando do Corpo de Bombeiros, com o comandante do 10º Comando Regional de Bombeiros, atenente coronel Pedro Ricardo Maron Burgel. Diversos assuntos internos foram tratados durante o encontro, com a presença de toda a corporação, entre eles o comandante do Corpo de Bombeiros de Uruguaiana, tenente Valdinei Rosa.

Guarda Escolar I
Acontece no próximo dia 15 a prova de esforço físico para os candidatos aprovados na prova objetiva e classificados, para o cargo de guarda escolar municipal. A prova será aplicada às 8h no Ginásio Poliesportivo do 22º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC - AP). A lista com o nome dos candidatos convocados está disponível nos sites www.uruguaiana.rs.gov.br e www.objetivas.com.br

Guarda Escolar II
Todos os candidatos deverão se apresentar com 30 minutos de antecedência, em trajes apropriados para a prova, portando documento de identificação e laudo médico expedido no período de 30 dias. Se não apresentar a documentação, o candidato será eliminado.

Nota Fiscal Eletrônica I
A adesão ao sistema de Nota Fiscal Eletrônica, implantado em janeiro, está sendo exigida pela secretária de Indústria, Comércio, Trabalho e Turismo para liberação dos alvarás de localização e funcionamento. A adesão é obrigatória.

Nota Fiscal Eletrônica II
A implantação do sistema será tema de debate na Câmara de Vereadores, às 19h de hoje, 13/3, em uma audiência pública proposta pelo vereador Marcelo Lemos (PDT). Os secretários Jorge Prestes Lopes, de Indústria, Comércio, Trabalho e Turismo, e Luiz Henrique Barcellos Fanti, da Fazenda, estarão presentes.