quarta-feira, 19 de março de 2014

Ed. 2267

  1. Progressistas mascarados, saiam do armário
  2. Carnaval I
  3. Carnaval II
  4. Carnaval III
  5. Cardiologia
  6. Vacinação HPV
  7. Júris
  8. Veterinários
  9. Em foco
  10. Ecologia
  11. Apoio
  12. Visita
  13. Assembleia
  14. Mortalidade Infantil
  15. Plano Diretor I
  16. Plano Diretor II
  17. Bola Bairros
  18. Vereadores articulam criação de Frente Parlamentar em prol de nova ponte do Ibicuí
  19. Parlamentares aprovam novas aberturas de crédito
  20. Associados dão fim a “Era Cordenonsi”
  21. Oito novos secretários estaduais tomam posse hoje
  22. Aprovada destinação de recursos à Saúde e Assistência Social
  23. É Carnaval em Uruguaiana
  24. Cai a taxa de Mortalidade Infantil em Uruguaiana
  25. Coluna do Magrão: Perigoso
  26. Ensaios técnicos levaram bom público à Presidente Vargas
  27. Júri desclassifica tentativa de homicídio e Justiça extingue a punibilidade
  28. Volume de apreensões de drogas e armas nas fronteiras aumentou
  29. Mercado é assaltado e ladrão leva mais de R$ 35 mil
  30. Trio enfrenta o Conselho de Sentença por crime duplamente qualificado
  31. SMS não piora ortografia dos adolescentes, diz estudo
  32. Câmara aprova merenda especial para alunos com restrições alimentares
  33. Abertas as inscrições para o Parlamento Jovem Brasileiro
  34. 74 escolas pararam atividades no RS
  35. Entidades filantrópicas protestam contra nova legislação
  36. Marvel libera 4 minutos do filme ‘Capitão América: O Soldado Invernal’
  37. Sofia Coppola vai dirigir o filme da Pequena Sereia
  38. Próxima temporada de American Horror Story vai se passar num circo de horrores
  39. John Travolta e Ethan Hawke podem duelar em faroeste
  40. Artista baiana busca ajuda na Internet para terminar livro de quadrinhos
  41. DNA flagra donos que não recolhem fezes de cães
  42. George Clooney ficou chocado com a gravidez da ex
  43. Chris Brown vai permanecer preso
  44. Copa do Catar em 2022 já é desastrosa: 1200 operários mortos
  45. Cristiano Ronaldo alcança número de gols de Ronaldo Fenômeno em jogos oficiais
  46. Inter lançará campanha em que torcedor poderá ter nome gravado no Beira-Rio
  47. CBF libera rodadas do Brasileirão
  48. Confira a 1ª rodada do Brasileirão

Jovem se diz vítima de abuso de autoridade pela Brigada Militar

Um jovem de 20 anos se diz vítima de abuso de poder por parte da Brigada Militar. Luciano Pereira Gomes, testemunha de uma ocorrência de porte ilegal de arma registrada no último dia 28/2, foi abordado por uma guarnição no conjunto habitacional João Paulo II e encaminhado à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) algemado e contra sua vontade.
A situação ocorreu quando a referida guarnição atendia a um chamado naquela região, deslocados pelo Ciosp após comunicado de que vários jovens, um deles armado, se preparavam para uma briga entre ‘bondes’ rivais. No local, os policias encontraram Luciano e um menor de idade, L.I.M., que portava um revólver. De acordo com os policias que atenderam a ocorrência, os dois tentaram fugir mas foram capturados, e os demais jovens abordados não portavam nenhuma arma ou outro material ilícito.
A arma foi encontrada com o adolescente, que já tem passagens pela polícia, e que foi tratado como menor infrator. Os dois permaneceram algemados na DPPA, enquanto aguardavam a confecção da ocorrência. O delegado de polícia de plantão, Marcos Eduardo Pepe, fez o registro apontando o menor como autor do crime de posse ilegal de arma, baseado nos relatos dele próprio e do maior, Luciano. Luciano, por sua vez, foi tratado como testemunha do fato, ouvido e liberado.
De acordo com o Delegado, Luciano foi liberado porque conforme apurado, não cometeu nenhum crime, apenas estava no local onde o menor infrator foi apreendido, razão pela qual foi considerado testemunha do fato.
Sobre o uso das algemas, Pepe disse que pode ocorrer caso a pessoa a ser conduzida ofereça risco aos policias. Luciano não é conhecido da polícia por ações criminosas, não tem sequer uma “passagem” como réu e das vezes em que entrou na Delegacia de Polícia, foi como testemunha, comunicante ou vítima.
A Brigada Militar foi procurada, mas o capitão Rinaldo Castro, que respondia pelo comando naquele dia não se manifestou, tampouco o comandante do 1ª Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira (BPAF), tenente coronel Roberto Ortiz, não foi encontrado.

Acidente mata irmã de prefeito de Alegrete


Um acidente de trânsito matou a irmã do prefeito de Alegrete, Erasmo Guterres Silva, de 52 anos, na tarde de domingo, 16/3, na BR 290, proximidades de Vila Nova do Sul. Erasmo retornava de uma viagem a Porto Alegre, acompanhado da irmã Nadir Gomes Silva, de 62 anos e de uma terceira pessoa, Elinar Freitas Vasconcelos Brazotto, de 45 anos.
Nadir morreu no local, enquanto o Prefeito e Elinar foram socorridos por uma equipe da Brigada Militar e encaminhados para a Santa Casa de São Gabriel, onde passaram por exames. O corpo de Nadir permaneceu no local, aguardando a chegada do Instituto Geral de Perícias (IGP) de Santa Maria. Erasmo não se feriu e já foi liberado, enquanto Elinar sofreu uma lesão na coluna e está internada em situação estável. No final desta segunda-feira, 17/3, ela foi transferida para Porto Alegre, para realização de uma cirurgia preventiva. O Prefeito era o condutor do veículo, um BMW. Erasmo perdeu o controle do automóvel em uma curva antes da chegada a sede do município de Vila Nova do Sul. O BMW dirigido por ele bateu em uma árvore e capotou. 

Desaparecidos

Duas pessoas estão desaparecidas na região de Uruguaiana, um jovem de Itaqui, e uma mulher argentina, que foi vista pela última vez no município.
A família do itaquiense João Santos Silva Neto procura desesperadamente por ele. O jovem está desaparecido há nove dias, quando saiu de casa para uma aula de informática. Informações sobre ele podem ser repassadas através do telefone (55) 9947 4949 ou através do 190 ou 3412 1127.
A argentina Maria del Carmen Cash, que atualmente tem 32 anos, também está desaparecida. Ela foi vista pela última vez, em Uruguaiana, em junho de 2011, entre os dias 1º e 13 daquele mês. As informações sobre ela podem ser repassadas para o Consulado Argentino em Uruguaiana, localizado na Rua Treze de Maio, pelos fones 55-3412-4605 OU 55-3412-1925, ou ainda através dos telefones (011) 15 3507 1320, com Santiago e (011) 15 3808 5960, com Federico.

Polícia de Alegrete trabalha duro

Ontem, por volta das 15h, uma guarnição da Brigada Militar de Alegrete, em patrulhamento ostensivo na Avenida Dr. Lauro, bairro Santo Antônio, avistou uma motocicleta que trazia um indivíduo na carona, o qual ficou observando a guarnição, em atitude suspeita. Diante do fato, a guarnição efetuou a abordagem da motocicleta, tendo o carona admitido estar portando a quantia de 452 gramas de maconha. O autor foi preso e apresentado na Delegacia de Polícia.
No dia 16, a Brigada também efetuou prisão por tráfico. Enquanto os munícipes assistiam ao Carnaval, um sujeito de aproximadamente 30 anos foi preso no Parque Rui Ramos. Com ele, a BM apreende um envelope com maconha. Ao ser encaminhado à Delegacia de Polícia, foi constatado que o sujeito constava no sistema como desaparecido.

190 em ação

De volta para a Case
Um jovem de 18 aos, que estava foragido da Fundação Case foi capturado pela Brigada Militar na noite de sábado, 15/3, na vila Prolar. De acordo com populares, o rapaz vinha praticando vários delitos nas imediações.

De volta para o IPU
Na noite de domingo, 16/3, um homem de 73 anos, que estava foragido do Instituto Penal de Uruguaiana (IPU) foi preso pela Brigada Militar no bairro Cabo Luiz Quevedo. Antonio Alves dos Santos estava foragido desde outubro de 2012. Ele cumpria pena por crime sexual contra vulnerável. Depois de encaminhado à Delegacia de Polícia para registro, ele foi levado ao IPU.

Mandado
Um homem de 24 anos foi preso pela Brigada Militar, em cumprimento de mandado de prisão. Evandro Pereira Bueno, de 24 anos, conhecido como “Orelha”, tem antecedentes por roubo de estabelecimento comercial e roubo à pedestre.

Menor armado

Um grupo de jovens que circulava pelas ruas do bairro Cidade Alegria foi abordado por uma guarnição do Pelotão de Operações Especiais (POE) da Brigada Militar na noite de sábado, 15/3. Com um dos adolescentes, os policiais encontraram um revolver calibre 32. Ele foi apreendido e encaminhado à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA).

Preso

Um homem foi preso na noite de domingo, 16/3, depois de ter sido abordado por uma guarnição do Pelotão de Operações Especiais (POE), no bairro Cabo Luiz Quevedo. A.A.S. estava com a prisão preventiva decretada. Ele foi levado à Delegacia de Polícia para registro e encaminhado à Penitenciária Modulada Estadual de Uruguaiana (PMEU).

Coluna do Magrão

Chegou a hora

Começa o carnaval fora de época, e garantem os mais entusiasmados que com qualquer tempo, pois a época é de instabilidade. Até música existe no cancioneiro popular sobre as águas de março, além da possibilidade de frio, aliás, nesta véspera de desfile até a previsão do tempo gera confusão: se não for favorável, culpa-se até a fonte por desejar mal ao carnaval. À flor da pele, assim está o mundo carnavalesco nesta véspera de entrada na avenida, avenida esta que tem mais chamado atenção para o carnaval do que as escolas de samba.
Agora está tudo pronto, até o trânsito organizou-se, está restrito, mas com fluxo. O que não se tem resposta, ou não se consegue resolver, é a questão do que pode e não pode levar para a avenida. Este assunto parece não ser importante. As dificuldades se dão por todas as ordens. A Comissão do Carnaval não domina o assunto, e não contrata divulgação. O trânsito das coisas públicas do carnaval parece não ser de muito interesse nas pautas da nossa mídia. Registrar a insatisfação de foliões intempestivos e agressivos prometendo confusão nas portarias por conta da proibição parece ser demonstração mais de audiência, do que serviço de informação.
A rejeição pela população do acordo feito entre carnaval e patrocinador, proibindo o consumo de bebida e comida dentro da passarela, é mais forte que qualquer justificativa ou explicação. O povo do carnaval não quer saber se foi feito ou não foi feito o acordo. A má vontade e a opinião formada dificultam o entendimento deste assunto.
As escolas de samba, por sua vez, parecem ter resolvido, como sempre, seus problemas. A Cova da Onça pagou o atelier que confeccionou 1.300 fantasias no Rio de Janeiro, e garante a cariocagem no seu desfile. O Marduque, por estar pronto, garante o espetáculo na passarela. Os Bambas da Alegria, pela sua juventude e organização, consegue a cada ano gerar expectativa. O Rouxinól tem tudo a ganhar com este carnaval, pois até então não tinha nada - os verdes foram o mico deste verão atípico. Aliás, o Rouxinól defende a excelência do carnaval local este ano com o trabalho do intelectual do samba uruguaianense, professor João Carlos da Nova. Chegou a hora.


Unidos dos Canudos é a campeã do Carnaval Fora de Época 2014


Escola de Samba Unidos dos Canudos, fundada em 1971 volta a vencer o carnaval de Alegrete após três anos. A vitória veio com o enredo “Um Mago Chamado Danilo”, em homenagem ao professor Danilo Assumpção Santos, um dos carnavalescos mais vitoriosos da escola nos anos 70 e 80. Alguns de seus enredos que marcaram época foram resgatados na Passarela do Samba, como o Circo, Salamanca do Jarau, Carmem Miranda e a Copa do Mundo.
A apuração aconteceu no ginásio do Instituto Estadual de Educação Oswaldo Aranha tomado por torcedores de todas as entidades. A presidente Ilva Borba Goulart recebeu das mãos do presidente da Assercal, João Ignácio Iung Lopes (Nacico) o troféu de primeiro lugar. Na segunda colocação ficou a Nós os Ritmistas e em terceiro a Mocidade Independente da Cidade Alta, em disputa decidida por um décimo. A Acadêmicos do Por do Sol acabou em quarto lugar.
O excesso de chuvas impossibilitou a realização de duas noites da festa, obrigando o cancelamento do desfile na sexta (14) e no domingo (16). “Infelizmente enfrentamos um adversário invencível. Todos fizeram o melhor ao seu alcance, tivemos um sábado de alto nível e Alegrete mostrou mais uma vez que tem paixão pelo carnaval”, avalia o secretário de turismo, esporte e lazer, Rafael Souza.

Bancos comerciais são campeões em reclamação nos Procons em 2013

Pesquisa divulgada no Dia Mundial do Consumidor revela que bancos comerciais, telefonia fixa e telefonia celular foram os campeões de reclamação nos Procons do Brasil em 2013. Das 2,4 milhões de queixas registradas nos órgãos de defesa do consumidor, 632 mil foram por conta de problemas nesses três serviços.
Os três serviços com o maior número de reclamações somam 25% dos registros. Logo em seguida aparecem cartão de crédito, financeiras e aparelhos celulares. Nesse ano, os bancos comerciais passaram a telefonia celular, campeã do ranking em 2012.
A maior parte das queixas está relacionada a problemas com a cobrança, como falta de informação sobre valores ou cobrança de serviços não fornecidos, e com a oferta. Em terceiro lugar aparecem os problemas contratuais, referentes desde a alterações unilaterais até dificuldades para cancelamento.
A pesquisa mostra um aumento da participação de queixas feitas a serviços e produtos relacionados a telecomunicações. Telefonia fixa e celular, televisão por assinatura e internet representaram 24,4% das principais reclamações em 2013, enquanto em 2012 representaram 21,7%.
Apesar de o serviço com o maior número de queixas ser o de bancos comerciais, o grupo de serviços relacionados ao sistema financeira tiveram uma redução em relação ao total de registros. Em 2012, 23,8% de todas as queixas estavam relacionadas a bancos comerciais, cartões de crédito, financeiras e cartões de lojas. Em 2013, esse percentual caiu para 21,5%.
O levantamento foi feito pela Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça com informações de 25 Procons estaduais e com o do Distrito Federal, além de 540 unidades de Procons municipais, espalhados em 360 cidades brasileiras.
O número de atendimentos nessas unidades em 2013 foi de 2,4 milhões, 22% a mais do que no ano anterior.

Carnaval - Decisão judicial mantém proibição na Avenida



Nesta quarta-feira, 19/03, a juíza de direito Ana Beatriz Rosito de Almeida Fagundes, do Juizado Especial da Fazenda Pública da Comarca de Uruguaiana, nos autos do processo 037/3.14.0000408-0, que visava a liberação na entrada de bebidas na avenida Presidente Vargas, manteve a proibição. Desta forma, “seu consumo” de bebidas, que foi previamente leiloado pela Comissão do Carnaval, deverá ser suprido com produtos da marca do patrocinador oficial do evento, quais sejam, os refrigerantes Coca-Cola e Fanta, as cervejas Heineken, Kaiser, Bavária e Xingu, o energético Burn, entre outros. Tais produtos são vendidos a preços superiores aos praticados pelo comércio de Uruguaiana, pois há necessidade de os comerciantes recuperarem o lance que arrematou o “seu consumo”, e ainda ganharem alguns trocados.
Confira a decisão:

"Vistos. Trata-se de ação ordinária com pedido de tutela antecipada, na qual busca a parte autora, inaudita altera parte, a autorização para ingressar na Avenida Presidente Vargas, especificamente na frisa nº. 24, portando qualquer espécie de bebida. Afirma que quando da compra dos ingressos para assistir o carnaval fora de época de Uruguaiana, não tinha conhecimento acerca da proibição de se ingressar no local na posse de qualquer bebida. É o breve relato. Decido. Não procede a pretensão, ao menos em cognição sumária. É fato público a grande relevância econômica que o Carnaval Fora de Época de Uruguaiana desenvolve para a economia local, trazendo grande número de turistas, lotando hotéis e restaurantes, entre outros setores do comércio uruguaianense. Por conseguinte, fácil perceber o interesse público do comércio atrelado às dependências do evento, justificador da realização de contratos administrativos de patrocínio com empresas de grande porte pela Administração Municipal, tal como o firmado pelo ente público com a ACIU (Associação Comercial e Industrial de Uruguaiana), e esta com a empresa patrocinadora Vonpar Refrescos S/A, conforme demonstrado na peça contestacional, não havendo qualquer ilicitude na contratação. Logo, em respeito ao princípio da supremacia do interesse público, basilar da Administração Pública, impõe-se reconhecer interesse da coletividade sobre o interesse do particular. Ademais, da análise da documentação acostada aos autos, quer pelo próprio autor, quer pelo Município, verifica-se que diferentemente do que sustenta a inicial, já quando da venda dos ingressos, o Município informou a proibição da entrada de bebidas no evento, o que está provado pelos documentos das fls. 06/11, ainda que em pequenas letras, uma vez que o documento foi minimizado pelo autor. Entretanto, na via juntada pelo Município de Uruguaiana se verifica de forma clara que foi dada publicidade, já na venda dos ingressos, da referida proibição (fls. 24/25). Dessa forma, quem adquiriu assim o fez, ou deveria ter feito, ciente da restrição imposta para a entrada no evento. Isso posto, ausentes os requisitos da verossimilhança do direito alegado e da própria tutela de urgência, INDEFIRO o pedido antecipatório. Para o prosseguimento, dê-se vista ao autor da contestação apresentada para que se manifeste sobre as prejudiciais de mérito arguidas pelo Município, na forma do art. 327 do Código de Processo Civil, bem como emende a inicial para corrigir o polo passivo da demanda, devendo constar o Município de Uruguaiana. Intime-se. Diligências legais."

Ricos pagam menos impostos que os mais Pobres no Brasil

Reclamar dos impostos é hábito comum da elite brasileira. Mas uma comparação internacional mostra que a parcela mais abastada da população não paga tantos tributos assim. Estudos indicam que são justamente os mais pobres que mais contribuem para custear os serviços públicos no país.
Levantamento da PricewaterhouseCoopers (PWC) feito com exclusividade para a BBC Brasil revela que o imposto de renda cobrado da classe média alta e dos ricos no Brasil é menor que o praticado na grande maioria dos países do G20 - grupo que reúne as 19 nações de maior economia do mundo mais a União Europeia.
A consultoria comparou três faixas de renda anual: 70 mil libras, 150 mil libras e 250 mil libras - renda média mensal de cerca de R$ 23 mil, R$ 50 mil e R$ 83 mil, respectivamente, valores que incorporam mensalmente o décimo terceiro salário, no caso dos que o recebem.
Nas três comparações, os brasileiros pagam menos imposto de renda do que a maioria dos contribuintes dos 19 países do G20.
Nas duas maiores faixas de renda analisadas, o Brasil é o terceiro país de menor alíquota. O contribuinte brasileiro que ganha mensalmente, por exemplo, cerca de R$ 50 mil fica com 74% desse valor após descontar o imposto. Na média dos 19 países, o que resta após o pagamento do imposto é 67,5%.
Já na menor faixa analisada, o Brasil é o quarto país que menos taxa a renda, embora nesse caso a distância em relação aos demais diminua. Quem ganha por ano o equivalente a 75 mil libras (cerca de R$ 23 mil por mês), tem renda líquida de 75,5% no Brasil e de 72% na média do G20.
As maiores alíquotas são típicas de países europeus, onde há sistemas de bem estar social consolidados, mas estão presentes também em alguns países emergentes.
Na Itália, por exemplo, praticamente metade da renda das pessoas de classe média alta ou ricas vai para os cofres públicos. Na Índia, cerca de 40% ou mais, assim como no Reino Unido e na África do Sul, quando consideradas as duas faixas de renda mais altas em análise.

Carga alta
Apesar de a comparação internacional revelar que os brasileiros mais abastados pagam menos imposto de renda, a carga tributária brasileira - ou seja, a relação entre tudo que é arrecadado em tributos e a renda total do país (o PIB) - é mais alta que a média.
Na média do G20, 26% da renda gerada no país vai para os governos por meio de impostos, enquanto no Brasil o índice é de 35%, mostram dados compilados pela Heritage Foundation. No grupo, apenas os países da Europa ocidental têm carga tributária maior - França e Itália são as campeãs, com mais de 40%.
O que está por trás do tamanho da carga tributária brasileira é o grande volume de impostos indiretos, ou seja, tributos que incidem sobre produção e comercialização - que no fim das contas são repassados ao consumidor final.
Segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), impostos indiretos representam cerca de 40% da carga tributária brasileira, enquanto os diretos (impostos sobre renda e capital) são 28%. Contribuições previdenciárias são outra parcela relevante.
O grande problema é que esses impostos indiretos são iguais para todos e por isso acabam, proporcionalmente, penalizando mais os mais pobres. Por exemplo, o tributo pago quando uma pessoa compra um saco de arroz ou um bilhete de metrô será o mesmo, independentemente de sua renda. Logo, significa uma proporção maior da remuneração de quem ganha menos.
Segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), impostos indiretos representam cerca de 40% da carga tributária brasileira, enquanto os diretos (impostos sobre renda e capital) são 28%. Contribuições previdenciárias são outra parcela relevante.
O governo taxa mais a produção e o consumo porque esse tipo de tributo é mais fácil de fiscalizar que o cobrado sobre a renda, observa o presidente do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação, João Eloi Olenike.
‘De tanto se preocupar em combater a sonegação, o governo acaba criando injustiças tributárias’, afirma.

90% da passarela do samba já está concluída

A Comissão Organizadora do Carnaval de Uruguaiana colocará a venda hoje, os camarotes que foram adquiridos antecipadamente, porém não foram quitados. Segundo o diretor da Comissão e secretário de Indústria e Comércio, Jorge Prestes, o público tem procurado a Comissão para sanar as dívidas, mas mesmo assim vários espaços voltaram à venda. 
Quanto á estrutura que comportará o público, Jorge informou que 90% da passarela já está pronta e que a chuva não prejudicará a conclusão dos trabalhos. Também foram apresentados os valores a serem cobrados pelas bebidas dentro da Avenida. O “latão” de Kaiser será vendido a R$ 5; a lata de Heineken custará R$ 6; a água mineral com ou sem gás custará R$ 3; e o refrigerante em lata será vendido a R$ 3,50. Está liberada somente a entrada de Espumantes e Destilados na avenida. 
Atraso na Cova da Onça 
O carnavalesco da Cova da Onça, Marcão, passou mal no final de semana precisando ser hospitalizado. Segundo o presidente da escola, José Carlos Zacaro, a notícia foi recebida com preocupação pelos coveanos, visto faltar vir do Rio de Janeiro, metade dos adereços que serão utilizados pela escola na Avenida. De acordo com Zacaro, com a internação de Marcão, foi feito contato com sua equipe e solucionado o problema. “Liguei para um amigo que é da Grande Rio e ele foi até a equipe do Marcão, me informando na sequencia só faltar embarcar o último caminhão com material. Este caminhão sairá de lá o mais tardar hoje e chegará ao máximo quinta-feira a Uruguaiana”, esclareceu. Marcão foi campeão do Carnaval de Uruguaiana nos últimos seis anos.

Coordenadoria de Saúde aponta inconsistências na prestação de contas da Sesma

A Comissão de Serviços Municipais e Saúde da Câmara Municipal recebeu denúncias de irregularidades na administração de verbas destinadas à saúde no município. O presidente do Conselho de Saúde, Renato Corrêa, relatou à Comissão, composta pelos vereadores Rafael Alves, Marcelo Lemos, Egídio Carvalho, Irani Fernandes e Luis Gilberto de Almeida Risso, as suspeitas e a preocupação do órgão quanto a negligência na aplicação de recursos na área.
Entre os assuntos tratados, esteve a não utilização do Fundo Municipal de Saúde para canalizar o recebimento de recursos federais e estaduais. De acordo com o presidente do Conselho, o município gerencia a verba da saúde com outras duas contas, o que facilita a utilização dos recursos da saúde em outras áreas.
Na ocasião, foi relatado que a 10ª Coordenadoria Regional de Saúde apontou inconsistências na prestação de contas da Secretaria Municipal de Saúde do ano de 2013, não avaliação do Conselho de Saúde e consequente perda de recursos para setores como a farmácia popular. Também foi feita referência a urgência na adequação das instalações do CAPS ADIII para habilitação do junto ao Ministério da Saúde e na atenção à contratação de agentes comunitários de saúde e incentivos aos profissionais.

Material de hemodiálise deverá ser descartável para quem tem hepatite

Uma resolução da Anvisa proíbe o reuso de um material que faz parte do procedimento de hemodiálise em pacientes com hepatite B e C. Antes da nova regra, isso só era feito no caso de pacientes com HIV. A medida tem o objetivo de tornar o procedimento mais seguro.
A hemodiálise é o tratamento indicado para pessoas que perderam a função dos rins que permite a filtragem do sangue, como em um rim artificial. O material que passará a ser descartado depois de cada uso entre os pacientes com hepatite é o dialisador, filtro que livra o sangue das impurezas. As clínicas terão um ano para se adequar às novas normas.

Fecomércio inaugura novas instalações do Senac Uruguaiana

No dia 25 de março, às 10h, serão inauguradas as novas instalações da sede do Senac Uruguaiana, localizada na travessa César Cunha, que conta com um espaço moderno, voltado para as atuais demandas do mercado de trabalho. Cerca de 300 metros quadrados foram incorporados à área educacional, além de reforma geral em todos os ambientes. O evento de inauguração é voltado a convidados e contará com a presença de dirigentes do Sistema Fecomércio-RS/ Sesc/ Senac. 
Com a ampliação da escola, a expectativa do Senac é que mais de 6000 alunos sejam atendidos por ano. A Unidade está equipada com 18 salas de aula multiuso, laboratório de Informática, laboratório de Enfermagem e biblioteca. Os alunos ainda ganharam uma confortável área de convivência e cantina. Os interessados poderão buscar qualificação nas áreas de gestão, idiomas, moda e gastronomia. Além desses, também serão oferecidoscursos gratuitos por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
O investimento total da nova estrutura foi de três milhões de reais. O presidente do Sistema Fecomércio-RS/ Sesc/ Senac, Zildo De Marchi, destaca a importância do investimento para a região: “A ampliação dessa Unidade representa a força do Sistema Fecomércio-RS na região. Ficamos honrados e satisfeitos em contribuirmos com o crescimento da cidade e com a qualificação profissional da comunidade”.

DEM garante R$ 150 mil para a Agricultura

A secretaria de Agricultura da Barra do Quaraí receberá mais recursos oriundos de emendas parlamentares. Desta vez, a proposição é do Democratas, através do deputado Onix Lorenzoni que, atendendo defesa do correligionário Ari Charão, vereador naquele município, obteve o recurso de R$ 150 mil que será utilizado na aquisição de um trator, através da ação de Fomento ao Setor Agropecuário.
O vereador Ari Charão, ficou surpreso com o fato de o prefeito Iad Sholi haver omitido o recebimento desse recurso quando comentou, no próprio Jornal CIDADE, no dia 1º deste mês, o recebimento de outros R$ 350 mil em emendas de deputados da sua base aliada.
“Minha surpresa foi imensa quando li a reportagem feita com o prefeito de Barra do Quarai, onde mais uma vez ouve esquecimento de relatar nossos esforços em prol do município, pois a emenda foi do deputado federal Onyx Lorenzoni (DEM) que, através de ofício do dia 10 de fevereiro, já havia comunicado ao Prefeito a liberação deste valor”.
O secretário de agricultura da Barra do Quaraí, Idélcio Pilar Rodrigues, garantiu ao vereador que os recursos serão aplicados na aquisição de um trator, aquisição esta que será de grande ajuda ao desenvolvimento do município, ressaltando a importância do trabalho de Charão.

Dudu do Samba poderá abrir mão da candidatura a deputado

O vereador Carlos Eduardo Espíndola Alves, o Dudu do Samba, já lançado como pré-candidato a deputado estadual pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) poderá desistir da candidatura. De acordo com o presidente do Partido no município, Newton Gomes, uma pré-convenção foi realizada em Porto Alegre, onde a possibilidade de desistência por parte do Parlamentar uruguaianense foi abordada. O motivo seria para que Dudu apoiasse o vereador da cidade de Alegrete, que também é pré-candidato pelo Partido. Outra mudança seria com relação à pré-candidatura de Getúlio Valls a deputado federal. Valls também já foi lançado, mas a possibilidade de desistência existe também em prol de outro possível candidato.
Gomes diz que a decisão ainda não está tomada. Uma pré-convenção em nível de município deverá ser realizada. Nesta oportunidade, o Diretório deverá decidir se apoiará o candidato alegretense ou não.
Até o momento estão confirmados como pré-candidatos a deputado estadual o vereador Marcelo Cardoso Lemos (PDT), o ex-vereador e presidente do PT, José Clemente Corrêa, o ex-prefeito Sanchotene Felice (PSDB), que garante que irá se eleger e ainda será novamente chefe do Executivo uruguaianense, e o deputado Frederico Antunes (PP), que deverá concorrer à reeleição.
Ainda pelo Partido Progressista, o presidente da Câmara de Vereadores, Ronnie Peterson Mello é pré-candidato a deputado federal.

Inscrições para o Sisutec começaram ontem

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) podem ser feitas a partir de hoje (17) até o dia 21 de março pelo site http://sisutec.mec.gov.br. O edital foi publicado no Diário Oficial daUnião na última quinta-feira (13).
Podem se inscrever estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 e obtiveram nota superior a zero na redação. É necessário informar o número de inscrição e a senha usados no Enem de 2013. O Ministério da Educação lembra que o número de inscrição e a senha de outras edições do exame não serão aceitos.
Ao fazer a inscrição, o candidato deve escolher, por ordem de preferência, até duas opções entre as vagas ofertadas pelas instituições participantes do Sisutec. O candidato também deve definir se deseja concorrer às vagas destinadas aos estudantes que tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas na condição de bolsista integral, ou às vagas reservadas a negros, pardos e indígenas que tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas na condição de bolsista integral, especificamente para acesso às vagas ofertadas pelas instituições federais de ensino ou às vagas destinadas à ampla concorrência.
Durante o período de inscrição, o candidato pode alterar suas opções. Será considerada válida a última inscrição confirmada. Ao fim da etapa de inscrição, o sistema seleciona automaticamente os candidatos mais bem classificados em cada curso, de acordo com suas notas no Enem. Serão considerados selecionados somente os candidatos classificados dentro do número de vagas ofertadas pelo Sisutec em cada curso, por modalidade de concorrência. Caso a nota do candidato possibilite a classificação em suas duas opções de vaga, ele será selecionado exclusivamente naprimeira opção.
Serão feitas duas chamadas sucessivas. A cada chamada, os candidatos selecionados têm um prazo para fazer a matrícula na instituição, confirmando dessa forma a ocupação da vaga.
O Sisutec é um sistema informatizado no qual instituições públicas e privadas de ensino superior e de educação profissional e tecnológica oferecem vagas gratuitas em cursos técnicos para candidatos participantes do Enem.

Falando em cinema

Ninfomaníaca

Por Matthaus Ferrareli

Ninfomaníaca - Parte 1 é cercado de todos os lados por polêmica. A campanha de marketing e divulgação escolhida por Lars von Trier apesar de interessante, não deixa de ser chocante. O diretor ousou ao divulgar o filme com as expressões dos atores envolvidos na produção quando os mesmos atingem o climax. Só isso. O rosto de seus personagens expremidos e enrrugados pelo prazer e a baixo, o nome da obra. Dizer que a parte conservadora do mundo ficou receosa em entrar nas salas de cinema que exibiam o filme é apontar o óbvio. No entanto, apesar das polêmicas, o filme é mais leve do que se imagina, já que é basicamente um estudo de personagem recheado de divagações filosóficas que usa o sexo mais como vinhetas de passagem do que como centro narrativo, ao contrário do que se espera. 
O filme foi escrito pelo próprio diretor, Lars von Trier, que já está bem marcado nas telonas por sua natureza depressiva e seus roteiros dramáticos. O filme tem início em um cenário marrom, uma cidade escura, em uma vizinhança solitária e melancólica (representação essa que é o quesito onde Lars mais se destaca), que disposta em becos estreitos nos apresenta a “Ninfomaníaca”. Nossa personagem principal. Joe (interpretada por Charlotte Gainsbourg) é encontrada inconsciente por um habitante local (personagem de Stellan Skasgard) e passa a relatar os eventos de sua vida que a levaram a se transformar numa mulher coberta de sangue e hematomas, sem nunca perder a oportunidade de deixar claro, desde o princípio, que não poupará a si mesma: “Eu sou um ser humano ruim”, afirma já de cara. Depois disso, pulamos para uma sessão de flashbacks e somos apresentados, de fato, à natureza da menina desde sua infância, até a fase adulta, quando começa a ser consumida pelo desejo sexual que habita seu corpo.
Filmes como esse são caracterizados como “episódicos” no âmbito crítico. Trata-se de empregar a conversa entre Joe e o pacato Seligman (Skarsgard) como âncora narrativa. Um lugar onde assossiações livres são capazes de levar-nos para frente ou para trás na linha do tempo - nos capítulos, se preferir - da vida de Joe. Por exemplo: uma conversação sobre a maestria que Bach possuia ao exibir uma perfeita polifonia em suas composições dá origem a um flashback sobre três amantes importantes da vida da garota. O curioso é que essas divagações acabam se tornando atrativos à parte, mesmo que usadas como meras transições. Da mesma forma, é interessante perceber que a narrativa não é um ser incorpóreo na mente de von Trier e este faz questão de comentar durante o filme a própria através de Seligman, ao apontar, por exemplo, que certa coincidência na história de Joe é implausível apenas para demonstrar que, para aproveitarmos a experiência integralmente, devemos aceitar todos os absurdos sem questionar a nossa narradora. 
É bom notar quando é estabelecido o amor de Joe por seu pai (interpretado por Christian Slater com muito êxito), o prazer que ela sentia em sua companhia. Tudo isso denotado em cena quando Joe sente o vento refrescar seu rosto, estabelecendo que as relações físicas de prazer, oriundas de uma brisa, do formato de uma folha ou do sexo, não passam de experiências visserais de maior ou menor gozo. Lars von Trier também escolhe por não oferecer glamour excessivo ao sexo, nunca deixando que o êxtase do ato supere a calmaria da construção das circunstâncias que dão origem ao coito. 
Pelo lado negativo, que sempre existe, Lars (diretor e roteirista desse longa) irrita em sua vontade de representar literalmente cada discussão entre Joe e Seligman, o que resulta em flashbacks dispensáveis (e francamente, entediantes). Estes “errinhos”, porém, não são o suficiente para anular momentos inspirados do longa ou mesmo a sensibilidade ao retratar uma mulher compulsiva pelo sexo não pelo prazer que o ato propicia, mas pela fuga que representa.

Painel - Ed. 2266

Em foco

Durante as horas do “rush” (Uruguaiana já tem “rush”), o trânsito produz congestinoamentos por todo o canto da cidade. As obras da mega hiper super estrutura carnavalesca, aliadas à inteligência da secretaria responsável, comprovam sua sapiência.

Tabagismo
A partir das 14g30min das sextas-feiras, acontecem reuniões do Grupo Anti-Tabagismo, no antigo Centro de Saúde, localizado na Avenida Presidente Vargas. As reuniões são abertas ao público e visa dar apoio aos interessados em abandonar o hábito do cigarro.

Incar
O primeiro procedimento do serviço de média e alta complexidade em Cardiologia deverá ocorrer no próximo dia 21 de março. A secretária estadual de Saúde Sandra Fagundes já confirmou que vem à Uruguaiana para acompanhar a reativação do Instituto de Cardiologia (Incar). 

Sem energia I
Em razão do temporal, a Penitenciária Modulada ficou sem energia na noite de sexta-feira, 14/3, por problemas na rede elétrica. A rede foi consertada por apenados, já que a concessionária de energia se recusou a realizar procedimentos no interior da penitenciária. Mesmo que a casa prisional pague em média R$ 15 mil de conta de energia à empresa.

Sem energia II
A Modulada ficou sem energia durante toda a noite e, durante a madrugada também ficou sem água, já que a alimentação das caixas d’água depende de eletricidade. Os transtornos ocorreram porque um raio caiu na Penitenciária.

IPTU 2014
Vence no próximo dia 10, a terceira parcela do Imposto sobre propriedade predial e territorial urbana (IPTU). Informações sobre o assunto estão disponíveis na Central Integrada de Atendimento ao Cidadão, na Rua Santana, n° 2467 (antigo Fórum), ou através do site da Prefeitura www.uruguaiana.rs.gov.br.

Vacinação HPV
Estão sendo aplicadas as vacinas contra o HPV, que pela primeira vez estão sendo disponibilizadas pelo SUS. A vacinação está sendo realizada na rede municipal de saúde e nas escolas municipais, estaduais e particulares. O público alvo da campanha são meninas com idade entre 11 e 13 anos.

Semana do Júri I
Começou ontem, 17/3, a I Semana do Tribunal do Júri. A medida está prevista em uma recomendação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que dispõe que os Tribunais realizem pelo menos uma sessão do Júri por dia da semana e objetiva conferir a agilidade aos julgamentos de processos criminais envolvendo homicídios dolosos.

Semana do Júri II
Em Uruguaiana, o Tribunal do Júri terá cinco sessões de julgamentos, presididos pelo juiz Ricardo Petry Andrade. O promotor Rodrigo de Oliveira Vieira atuará nas solenidades.

Semana do Júri III
Hoje, 18/3, Pedro Martins D Ornellas responderá por tentativa de homicídio qualificado. A sessão inicia as 9h, no Salão do Júri.

Freio de Ouro
O ginete uruguaianense Gabriel Marty participa no próximo final de semana, de credenciadora para o Freio de Ouro, na cidade de Esteio. Nos últimos anos, Gabriel vem se destacando na competição.

Cavalo Crioulo
Em reunião com a Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Crioulo - ABCCC, o prefeito Luiz Augusto Schneider garantiu o apoio da Prefeitura Municipal na realização de uma etapa classificatória do Freio de Ouro no município. A etapa da Região 3, que abrange 8 municípios, está prevista para ocorrer de 5 a 8 de junho de 2014, no Parque Agrícola e Pastoril.

Carnaval
Quem deixou para a última hora ainda pode adquirir ingressos para o Carnaval Fora de Época 2014, na sala da Comissão de Carnaval, localizada na Academia do Artesão. Os valores são de acordo com o local e variam entre R$ 60 a R$ 350. 

Encontro das Cidades I
Acontece no próximo dia 28, das 10h30min às 17h30min, no Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa, o 1º Encontro das Cidades da Faixa de Fronteira da Microrregional Uruguaiana. Na mesa de abertura o prefeito de Uruguaiana, Luiz Augusto Schneider, e o prefeito de Bagé e vice-presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) para Assuntos de Cidades das Regiões Fronteiriças, Dudu Colombo, farão a recepção e contextualização do evento.

Encontro das Cidades II
Das 10h às 11h, enfoque nos acordos internacionais vigentes e legislação para facilitar a integração na faixa de fronteira; das 11h às 12h30min, serão abordadas ações de cooperação fronteiriça para assuntos de saúde. No período da tarde, das 14h às 15h, serão apresentadas outras experiências bem sucedidas de integração fronteiriça da microrregional de Uruguaiana. 

Encontro das Cidades III
Das 16h30min às 17h30min, haverá debate entre os prefeitos e acolhimento pela FNP dos pleitos apresentados no encontro, que tem prevista a participação de prefeitos de 55 cidades gaúchas.