quarta-feira, 26 de março de 2014

Ed. 2271

  1. Maioria em teste
  2. Uma lembrança aos “vermelhos” que protestaram contra a capa deste ano
  3. Capa Carnaval 2010
  4. Capa Carnaval 2011
  5. Capa Carnaval 2012
  6. Capa Carnaval 2013
  7. Capa Carnaval 2014
  8. Mobilidade Urbana I
  9. Mobilidade Urbana II
  10. Mobilidade Urbana III
  11. Iluminação
  12. Defesa Civil
  13. Paulo Ferreira I
  14. Paulo Ferreira II
  15. Saúde
  16. Conferência dos Esportes I
  17. Conferência dos Esportes II
  18. Encontro das Cidades I
  19. Encontro das Cidades II
  20. Dom Aloísio: Liturgia da Quaresma com inspiração catecumenal - 2
  21. Marchezan fala sobre briga de Felice e Schneider
  22. Carros alegóricos ainda estão abandonados na Presidente Vargas
  23. Uruguaiana recebe Seminário Regional para Adequação da Gestão Estratégica
  24. Inicia 2ª turma do Colégio Agrícola Municipal
  25. Risso apresenta emendas
  26. Câmara aprova projeto do marco civil da internet
  27. Tempo gasto em problema de consumo deve ser indenizado
  28. OAB-RS repudia restrição de acesso de advogado em fórum
  29. Civil prende dez, e até o presidente da Chucha, pelo assalto à Quero-Quero
  30. Novo delegado assume hoje a 2ª DP
  31. Modulada e Instituto Penal contam com apenas atendimento básicos até abril
  32. Passe Livre Estudantil começa a ser implementado
  33. Inscrições ao Encceja vão até dia 31
  34. Seduc investe R$ 27 milhões em mobiliário para escolas
  35. Senac realiza matrículas dos selecionados no Sisutec
  36. Auditoria indica carência de 32 mil professores especializados no ensino médio
  37. “O Voo”
  38. Festival argentino começa em abril com filmes brasileiros
  39. Livro juvenil conta a história de Noel Rosa
  40. Comédia nacional SOS - Mulheres ao Mar lidera nas salas brasileiras
  41. Arte Sesc realiza 2º Sarau Elétrico
  42. Diarréia canina: Como tratar?
  43. Mick Jagger quer encontro com o filho brasileiro
  44. Malu Mader é a nova estagiária da Globo
  45. Próxima novela das seis tem atraso nas gravações e preocupa Globo
  46. Mazzaropi participa de Conferência em Uruguaiana Site vaza figurinhas do álbum da Copa do Mundo

Jovem conta como foi agredida na “Avenida”


“Eu pedia para que me soltassem porque eu só queria buscar a minha filha do outro lado da avenida” 
A terceira noite do Carnaval Fora de Época de Uruguaiana foi marcada por violência e constrangimento. Diane Oliveira, de 27 anos, foi arrastada pelos seguranças contratados para atuar na Avenida, sofreu puxões de cabelo e ficou com a parte superior do corpo completamente nua diante do público.
A situação ocorreu durante a última apresentação, quando a Cova da Onça já desfilava. Diane estava acompanhada da filha de 11 anos, de uma amiga, e a filha da amiga, de 14 anos. Segundo ela, as meninas estavam do outro lado da avenida. “As meninas foram para o outro lado onde estavam alguns amigos, e nós ficamos no camarote, bebendo. Sem querer, derrubei o copo e caiu na mulher de um policial federal que estava no mesmo camarote. Pedi desculpas, mas ele foi grosseiro, chamou a Guarda Municipal e “mandou” nos retirarem do local. Os guardas pediram para nos contermos a fim de evitar mais transtornos, mas que podíamos ficar, e foram embora. Nesse momento o policial fez uma ligação e então apareceram quatro seguranças ordenando que eu me retirasse, conta.
Diane relata que não resistiu e disse aos seguranças que sairia espontaneamente, mas precisava buscar a filha do outro lado da avenida. “Eles já começaram a me agredir, me seguraram e eu gritava ‘me soltem, preciso pegar minha filha’. Então, me joguei no chão tentando me soltar, mas elas me agrediram ainda mais”, disse.
Ela nega que seja usuária de drogas como afirmado pelo secretário de Segurança e Trânsito Vítor Gediel Machado, e diz que tomará providencias para que a agressão sofrida não fique impune. “Sei de outras pessoas que foram agredidas pelos seguranças; no meu caso, repercutiu, inclusive porque foi na frente do camarote da Imprensa. Não quero aparecer, mas já que se tornou público dessa forma, quero que sirva para que essas pessoas não fiquem impunes. Se eu estava cheirando cocaína como afirmou o Secretário, porque o policial que estava lá não me prendeu? Isso é o que mais está me constrangendo; minha filha estuda e está passando por constrangimentos na escola. Não sou viciada, não uso drogas e fui agredida; sofri uma injustiça”, completou. 
No meio da confusão, a jovem acabou sem a jaqueta e sem a camisa que usava. “Eles pegaram minha bolsa e, enquanto eu me debatia, acabaram tirando minha jaqueta e então eu tirei a blusa que já estava toda rasgada pelos seguranças”, conta.
Nua e no chão, ela continuou tentando se desvencilhar dos seguranças, mas foi impedida. Com a chegada da Guarda Municipal e da Brigada Militar, o tumulto aumentou por conta das tentativas de cercear o trabalho da Imprensa, que documentava toda a ação. Alguns jornalistas, inclusive, foram agredidos e um quase teve seu equipamento arrancado das mãos por um policial militar que acabara de ingressar na corporação. Também sob “comando” de uma integrante da Comissão do Carnaval, os seguranças tentavam, aos empurrões, retirar os jornalistas da Passarela do Samba.
Diane é estudante universitária e trabalhava no comércio, agora está em repouso em casa, pois diz ter ficado bastante machucada. “Estou com muita dor, com arranhões e hematomas pelo corpo e na cabeça”. Ela foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhada ao Pronto Socorro Municipal.

Trio de traficantes acaba no xadrez


Três pessoas foram presas por tráfico de drogas na noite de sábado, 22/3, no bairro Nova Esperança. De acordo com a Brigada Militar, uma das presas, um homem, estava de motocicleta e fugiu da tentativa de abordagem. Depois de andar por várias ruas, tentando despistar os policiais, ele foi pego entrando em uma casa na Rua Alan Kardec, naquele bairro e identificado como Fábio Gabriel Segovia Rivas, de 18 anos, conhecido como “Biel”, já com antecedentes por tem antecedentes por porte ilegal de arma de fogo. No moimento em que foi pego, “Biel” estava com um recipiente contendo 17 trouxinhas de maconha pesando 24,90 gramas. Ele foi preso em flagrante.
A Brigada Militar também fez buscas na casa, onde encontraram um tijolo de maconha pesando 1,283 quilos, dois aparelhos de telefone celularm além de dinheiro. Também foram presos em flagrante, Clayton Silveira de Campos, conhecido como “Torneiro Maluco”, de 32 anos, proprietário da motocicleta, e Thaís Marina Silva Hernandez Mondaca, de 29 anos,conhecida como “Gorda Thaís”.
Os três foram levados à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), onde foi feita a lavratura do flagrante. Posteriormente, os três foram encaminhados à Penitenciária Modulada Estadual de Uruguaiana.

Schneider entrega viatura ao 1º BPAF

Foi durante a última noite do Carnaval Fora de Época que o prefeito Luiz Augusto Schneider, acompanhado pelo secretário de Segurança e Trânsito, Vítor Gediel Machado e pelo presidente da Comissão de Carnaval, Eloy Trojan, entregou oficialmente uma viatura à Brigada Militar. A viatura foi doada ao 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira e adquirida com verbas oriundas do Carnaval. A entrega foi feita ao comandante do 1º BPAF, tenente coronel Roberto Ortiz Pereira. O carro, um VW Gol zero KM já havia sido entregue ao Batalhão, às mãos do capitão Rinaldo Castro, que respondia pelo comando do 1º BPAF à época, mas precisava ser caracterizado.
A entrega cumpre o termo de intenção de doação assinado por Schneider no ano passado, logo após o Carnaval, com o comando anterior do Batalhão, exercido à época, pelo major Joni Alvim de Oliveira, hoje em Alegrete.
O terno de intenção diz ainda que, a cada edição do Carnaval Fora de Época, a Prefeitura doará um veículo ao Batalhão, adquirido sempre, com recursos da realização do evento. Segundo a assessoria de imprensa do 1º BPAF, o carro deverá ser empregado no policiamento. No entanto, ele ainda terá de ser equipado, com rádio e giro flash, por exemplo.

Brigada Militar diz que carnaval foi tranquilo e teve o registro de menos de 20 ocorrências

Durante as noites de quinta-feira, sexta-feira e sábado, quando ocorreram os desfiles do Carnaval Fora de Época 2014 e na tarde de domingo, 22/3, quando houve a apuração, a Brigada Militar realizou uma operação especial visando à segurança nestes dias de intenso movimento na cidade, inclusive com grande número de turistas.
Os resultados da operação foram divulgados pelo 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira (BPAF), no final da tarde de ontem, 23/3. Para o Batalhão, o Carnaval foi tranqüilo, com poucos registros de ocorrências apesar da grande movimentação, que se aproxima de 60 mil pessoas, segundo dados da secretaria de Segurança e Transito.
O destaque na área da segurança ficou a cargo do trabalho integrado promovido pelo Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI –M), formado por Brigada Militar, Pelotão Ambiental, Base Aeropolicial Fronteiras, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Federal, Exército Brasileiro e Guarda Municipal. Os órgãos trabalharam de forma conjunta, garantindo a segurança dos bairros e avenida.
Na área de desfile, foi organizado um Posto de Comando e Controle, onde funcionaram os registros de ocorrência e vídeo-monitoramento, o que garantiu a visualização de toda a movimentação na área de desfile e portarias. O reforço de efetivo enviado pelo Comando Regional garantiu que mais de 150 policiais militares fizessem a segurança dos uruguaianenses e dos visitantes, em cada uma das noites de festa.
Foram registradas uma ocorrência de posse de munição, duas de furtos em veículo, seis ocorrências de porte de arma branca, quatro de posse de entorpecentes, uma embriaguez, duas vias de fato, uma desobediência e um porte de arma de fogo; totalizando 17 ocorrências atendidas na área de realização do carnaval.

Bastidores

Confira algumas imagens registradas pelas nossas câmeras durante o Carnaval Fora de Época 2014.



Coluna do Magrão

Mudou geral
Funcionou a mudança na comissão julgadora que avalia o carnaval de Uruguaiana. A desconhecida, vinda do carnaval de São Paulo, conceituou o nosso carnaval de outra forma. Nossas referências de carnavalidade não foram as principais virtudes vistas por esses jurados. O carnaval de Uruguaiana está revendo seus conceitos. As baterias, nosso orgulho, nosso ponto forte, não parecem impressionar quem manja de samba em outros lugares. A exemplo da primeira comissão julgadora vinda do Rio de Janeiro, que também não deram notas altas para nossas baterias, a deste ano economizou nota 10, e nem por isso foi injusta. É de domínio público em Uruguaiana que o Rouxinol tem uma “baita’’ bateria. Neste quesito estava a diferença que dava vantagem para a Cova e Rouxinóis.
O carnaval fora de época continua dando mostras de arrefecimento. Os entendimentos e justificativas para isso são variados e circunstânciais. Vivemos um momento de transição. Em jogo, a zona de conforto de uma ideia que deu certo, e a realidade de uma ideia que não dá mais resultado. A mudança na comissão julgadora poderá ser a primeira. Os tempos são outros. Os resultados são positivos no sentido do empenho, do comprometimento e da comprovação daqueles envolvidos no processo, funciona porque é o “fulano’’, não funciona porque é o “beltrano’’. O paternalismo, doutorismo, patronismo, o apadrinhamento, não sustentam mais o alicerce do carnaval. Temos que parar de confundir respeito com eficiência. Respeito todos temos que ter. Eficiência temos apenas que ser capazes. Aliás, a demonstração de capacidade dada pela comissão organizadora do carnaval, o braço político da Prefeitura para tratar do assunto que as escolas de samba, por acomodamento e rivalidade, não conseguem tratar, foi um dos pontos positivos desse carnaval de 2014, pois o mínimo que se espera é gente saiba o que está fazendo. Para saúde artística e cultural do carnaval o resultado foi politicamente correto. Valorizou quem tem resultado, no caso, Bambas da Alegria, a escola que mais cresce no carnaval de Uruguaiana. O resultado de campeão para o Marduque dá ao nosso carnaval a garantia de grande, pois um carnaval com apenas 2 escolas na disputa não pode ser conceituado como grande.
A Ilha do Marduque, com a sequência de resultados neste e no ano passado, comprova que é uma das forças do nosso carnaval. Reestabelece uma condição quase perdida. Para a Cova da Onça, o resultado não muda nada. A “vermelhagem’’ tem gordura para queimar. O Rouxinóis, por sua grandeza, foi o que melhor proveito tirou deste carnaval. Estabeleceu um novo perímetro para os grandes, que agora é o quarto lugar. Para o carnaval de Uruguaiana estas 4 forças garantem um produto a ser ofertado, desde que bem trabalhado. A condição sócio cultural das pessoas envolvidas no carnaval provocam razões individuais para o desentedimento. Como carnaval é uma disputa de beleza, sapiência e vaidade, o lado pessoal é muito afetado, a galhardia precisa voltar aos nossos costumes. A nossa falta de educação ou as nossas limitações sociais não podem prevalacer ao respeito e razão. Carnaval é diversão, carnaval é do rol dos prazeres, e não do rol dos deveres. Mudou geral.

Bambas conquistou o vice-campeonato


A escola de samba Bambas da Alegria superou as expectativas e conquistou o vice-campeonato do grupo especial, deixando pra trá a favorita Cova da Onça. A escola que nasceu do extinto Bloco da Miséria nunca chegou tão longe e em 2015 pretende manter o bom desempenho.

Império Serrano volta ao primeiro grupo

A escola de samba Império Serrano garantiu lugar no primeiro grupo do Carnaval de Uruguaiana em 2015, após vencer obter maior pontuação no grupo de acesso. Em segundo lugar ficou a escola Pantera Negra. Segundo o presidente da Império, Jair Rodrigues, a escola investirá num atelier próprio em Uruguaiana. A ideia é concentrar os recursos no próprio município, investindo em mão de obra local. Império volta em grande estilo e promete atormentar as grandes escolas do nosso Carnaval. A vencedora do segundo grupo foi a Toca do Lobo, que em 2015 fará parte do grupo de acesso. Confira as notas do primeiro grupo e mais imagens. 

Ilha do Marduque é a grande campeã do Carnaval

A Ilha do Marduque conquistou no domingo, o sétimo título de sua história. Com o samba enredo, “Terra, Vida e Esperança” de autoria de Jéferson Lima, a Ilha venceu a disputa com 436,4 pontos, contra 435,8 do Bambas da Alegria, que obteve segundo lugar. Em terceiro lugar ficou a Cova da Onça, com 435,4 pontos. A Acadêmicos de São Miguel foi rebaixada com 425,5 pontos.
A apuração das notas ocorreu na tarde de domingo, na passarela do samba, com mais de uma hora de atraso. Representantes das escolas e imprensa acompanharam a contagem das notas de perto, no camarote oficial. A Unidos da Cova da Onça esteve durante um bom tempo com a maioria dos votos, perdendo a vantagem a cada nota revelada. Assim que as notas da segunda noite foram abertas, a Ilha do Marduque assumiu a ponta, desbancando a Cova que logo em seguida foi derrubada pelo Bambas da Alegria. Assim que as notas do último quesito foram liberadas, Uruguaiana conheceu a mais nova campeã do seu Carnaval. Ilha do Marduque que neste ano teve o retorno de Augusto Conte e Carla Conte, tem como presidente Daniela Carús, conhecida pelo seu bordão “vamomete”. Sua Comissão de Frente é coordenada por Fábio Madeira e entre os destaques, a escola trouxe Dani e Daiane Reichembach. 

Painel - Ed.2270

CIDADE na Avenida

Na última noite do Carnaval Fora de Época, o Jornal CIDADE distribuiu ao público presente na Av. Presidente Vargas, quase 10 mil exemplares da edição especial do Carnaval, com a cobertura fotográfica dos melhores momentos da primeira e da segunda noite da festa. Neste Carnaval, o CIDADE trabalhou com dez profissionais, entre jornalistas e equipe de apoio, produziu 4.064 fotos e 19 GB de informação para levar a você os melhores momentos da festa.


Nota Fiscal I
A adesão ao sistema de Nota Fiscal Eletrônica, que é obrigatória, está sendo exigida pela secretaria de Indústria, Comércio, Trabalho e Turismo, para liberação dos alvarás de localização e funcionamento.

Nota Fiscal II
Falando nisso, na audiência pública promovida pela Câmara para debater o tema, a Secretaria se comprometeu em criar uma campanha incentivando a regulamentação das empresas irregulares e uma maior fiscalização. Até agora não teve nada.

Alvarás
O prazo para pagamento da taxa de fiscalização e vistoria (alvarás) encerra em 30 de abril, conforme aprovado pela Câmara de Vereadores. As informações estão disponíveis na secretaria da Fazenda.

Também é preciso saber ganhar
A escola de samba Ilha do Marduque mereceu título de campeã pelo excelente desfile que fez, mas sua torcida não mereceu tanto assim. Na primeira nota ruim anunciada durante a apuração, uma latinha amassada voou em direção aos integrantes da Comissão de Carnaval e, por pouco não acertou a cabeça do vereador Irani Fernandes. E quando o presidente da Cova da Onça, José Carlos Zaccaro, desceu do camorote oficial com o troféu nas mãos, foi vaiado pela torcida azul e branco.

Cinema I
Através do projeto Arte Sesc – Cultura por toda parte, Uruguaiana receberá a partir do dia 1º de abril, diversas sessões gratuitas de cinema. Os filmes escolhidos para exibição ao público, dentro da programação do CineSesc são: “Medianeiras – Buenos Aires na Era do Amor Virtual”, “O Marido da Cabeleireira” e “No Olho da Rua”. As sessões ocorrem no Cinema Sesc Uruguaiana (Rua Flores da Cunha, 1984) e maiores informações podem ser obtidas através do telefone 3412-4624.

Cinema II
“Medianeiras – Buenos Aires na Era do Amor Virtual”, que será exibido nos dias 1º, 5 e 8 de abril, e conta a história de Martin, Mariana e seus desencontros. Eles vivem na mesma cidade, na mesma quadra, em apartamentos um de frente para o outro, mas nunca conseguem se encontrar. Só se relacionam via internet. Se conhecem online, mas na vida offline se cruzam sem saber da existência um do outro. A classificação é de 12 anos.

Cinema III
Nos dias 12 e 15, é a vez do longa “O Marido da Cabeleireira” que conta a história de um garoto que se apaixona por uma cabeleireira e sempre arruma uma forma de cortar o cabelo para estar próximo da amada. A obsessão do menino em cortar os cabelos permanece até a sua fase adulta, quando novamente cai de amores por outra cabeleireira. A classificação é de 14 anos.

Cinema IV
Já nos dias 22, 26 e 29, encerrando as atividades, será exibido “No Olho da Rua” que aborda a vida de Oton, 38 anos, pai de dois filhos e marido de Camila. Ele é demitido após trabalhar 20 anos na mesma fábrica e a partir daí sua vida sofre uma grande transformação. Sem perspectivas, luta para não perder a única coisa que lhe restou: a dignidade. A classificação é de 14 anos.

Eloy Trojan
O presidente da Comissão Municipal Organizadora do Carnaval, Eloy Trojan, deixa o cargo no próximo dia 30, segundo ele, por motivos de saúde. Desde que acumulou a função, o político, que também é secretário de Transporte, enfrenta problemas de saúde devido ao stress. Ele diz, no entanto, que não pretende se aposentar e que continuará à frente da Secretaria.

Vacinação HPV
Segue sendo realizada a campanha de vacinação contra o HPV. As doses estão sendo aplicadas em todas as unidades da rede municipal de saúde, e nas escolas municipais, estaduais e particulares. O público alvo da campanha são meninas com idade entre 11 e 13 anos. 

IPTU 2014
Vence no próximo dia 10, a terceira parcela do Imposto sobre propriedade predial e territorial urbana (IPTU). Maiores informações estão disponíveis no site da Prefeitura (www.uruguaiana.rsgov.br) ou na Central Integrada de Atendimento ao Cidadão, localizada no antigo Fórum.

Até tu?
Em entrevista exibida pela GloboNews, o presidente do Supremo Tibunal Federal, ministro Joaquim Barbosa declarou que não concorrerá às eleições deste ano, mas que considera a possibilidade para o futuro.