quarta-feira, 30 de abril de 2014

Ed. 2286

  1. Por intolerável que pareça
  2. Errata
  3. Casa do João de Barro
  4. Endemias
  5. Fidelidade
  6. Agência de Empregos
  7. Professor Bolsista I
  8. Professor bolsista II
  9. Pink Floyd
  10. Em Foco
  11. Festival de Corais
  12. Citricultura
  13. Aviso
  14. Parabéns trabalhador!
  15. Futebol de Mesa I
  16. Futebol de Mesa II
  17. Inadimplência
  18. Por onde andarás?
  19. IPTU 2014
  20. Câmara questiona falta de estrutura no Colégio Agrícola
  21. Felice responde à Justiça por ofensas ao Presidente do Sindisaúde
  22. Câmara homenageia destaques da comunidade
  23. Devolvido mandato ao prefeito cassado pelo Golpe Militar
  24. Carteira Vicinal continua sendo emitida sem custo
  25. Licenciamento 2014 será exigido a partir de hoje
  26. Caravana da Inclusão cancela evento em Uruguaiana
  27. 1º de maio: Dia de conhecer os seus direitos
  28. Marginais ameaçam alunos do Colégio João Fagundes
  29. Acidentes deixam quatro pessoas feridas
  30. Viaturas da Brigada Militar serão monitoradas por GPS
  31. 2º Esquadrão de Aviação realiza ação preventiva no município
  32. Injúria
  33. Prisão
  34. MEC vai aplicar 430 mil testes de inglês nas federais
  35. Jaguarão recebe inscrições para novos cursos
  36. Unipampa realiza seleção de bolsistas para Acessibilidade
  37. Educação Inclusiva: Nem todas as escolas possuem rampas
  38. Folha de maio terá reajuste de 6,5%
  39. Uma Babá Quase Perfeita vai ganhar continuação
  40. Jason Statham e Wesley Snipes são destaques de Mercenários 3
  41. Se Eu Fosse Você 3 será filmado em 2015
  42. Empatia com o público é um dos trunfos do filme nacional “Confia em Mim”
  43. Steven Spielberg vai adaptar livro
  44. Iogurte faz bem para os pets?
  45. 6 alimentos de pessoas para cães
  46. Fiéis bancam série bíblica da Record
  47. Pitbull corta Claudia Leitte de foto
  48. Jason Statham quase morre durante filmagens
  49. Daniel Alves critica punição a torcedor do Villarreal: ‘Banir não é solução’
  50. MP pedirá multa milionária ao Inter

Influenza : 32% dos idosos foram vacinados


Idosos a partir dos 60 anos, trabalhadores da saúde, indígenas, crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, detentos e os funcionários do sistema prisional que ainda não se vacinaram contra a gripe têm até o dia 09 de maio para procurar uma Unidade de Saúde. Segundo a secretária de Saúde do Município, Saionara Marquez, o município pretende imunizar 80% de sua população de risco, sendo que os idosos, principais atingidos pela doença, tiveram 32,55% da população alvo imunizada até o momento. 
A vacinação faz parte da Campanha Nacional de Vacinação contra a influenza que tem a finalidade de prevenir a ocorrência da gripe e suas complicações nos grupos mais vulneráveis à doença. Promovida pelo Ministério da Saúde, a Campanha acontece no período de 22 de abril a 09 de maio. Em Uruguaiana, a vacina está disponível em todos os postos de saúde da cidade e também no Interior.

Narcóticos Anônimos terão sala independente

O prefeito Luiz Augusto Schneider concedeu na tarde de ontem, permissão a título precário, do uso da dependência junto às instalações do CAPS-AD, conforme menciona. Pelo referido documento, é concedida, na condição de “permissão de uso, a título precário”, na forma do artigo 15, § 3º, da Lei Orgânica do Município, ao Grupo 5ª Tradição de Narcóticos Anônimos, entidade sem fins lucrativos, sala junto as instalações do Centro de Atenção Psicossocial - CAPS-AD, localizado na rua Monte Caseros, esquina Sete de Setembro (prédio do antigo Hospital Santo Antônio). Na sala, objeto desta permissão, o beneficiado fará reuniões de grupo, para desenvolver as atividades atinentes às suas finalidades. Fica expressamente proibida a transferência da sala a terceiros, a qualquer título ou pretexto ou utilização diversa, sob pena de revogação desta permissão com reversão imediata da área e benfeitorias ao patrimônio público municipal. O município fica isento de qualquer indenização ou ressarcimento, tanto no decorrer, como no término desta permissão. Em caso de encerramento das atividades, previstas nesta permissão ou da desocupação do espaço físico, por qualquer motivo, ou de revogação desta permissão, os bens e as benfeitorias do local serão objeto de avaliação do interesse público, isentando o Município de qualquer indenização ou ressarcimento. Correrão por conta do permissionário todas as despesas decorrentes da instalação, uso e manutenção do espaço físico concedido, bem como os tributos municipais, estaduais e federais e despesas de água, energia elétrica, telecomunicação e internet, se houverem. O descumprimento de quaisquer das condições estabelecidas neste Termo acarretará na revogação da presente permissão.

Marcadas novas audiências da Kiss

O juiz Ulysses Fonseca Louzada, da 1ª Vara Criminal de Santa Maria, marcou as datas das primeiras audiências para ouvir testemunhas no processo criminal sobre a boate Kiss na Justiça Estadual. Serão quatro sessões em Santa Maria, nos dias 22, 23 e 30 de maio e 10 de junho, pela manhã, a partir das 9h30min, e à tarde, a partir das 14h. Além destas, haverá uma audiência em Alegrete. As audiências darão início à segunda fase do processo, em que os depoentes se comprometem em dizer a verdade sob pena de serem processados. Até o momento, 111 pessoas foram ouvidas, mas na condição de vítimas, que não tinham esse compromisso. As primeiras testemunhas serão de acusação, indicadas pelo Ministério Público. Dos 16 apontados pelos promotores, 15 serão ouvidos em Santa Maria e um em Alegrete, o engenheiro civil Miguel Ângelo Teixeira Pedroso, que fez o Projeto de Isolamento Acústico da Kiss em março de 2012.
Após as testemunhas de acusação, serão ouvidos os depoimentos das pessoas indicadas pelas defesas dos quatro réus. São acusados de homicídio doloso e tentativa de homicídio, os sócios da boate, Elissandro Spohr (Kiko) e Mauro Hoffmann, o vocalista da banda Gurizada Fandangueira, Marcelo de Jesus dos Santos, e o produtor de palco, Luciano Bonilha Leão.

Câmara realiza sessão especial pelo Dia da Mulher

Acontece hoje, 29/4, às 19h no plenário da Câmara, uma sessão solene em homenagem ao Dia Nacional da Mulher, comemorado no dia 30 de abril. A sessão homenageará 11 mulheres, consideradas prestadoras de relevantes serviços à comunidade.
Receberão Diploma de Honra ao Mérito: Arlete Irene TamborenaPagani, indicada pelo presidente da Câmara, vereador Ronnie Mello (PP); Elza CamponogaraTomazetti, pelo vereador Irani Fernandes (PP); Tamar Elaine Ribeiro, pela vereadora Josefina Soares (PP); Maria Cristina Dri Machado, pelo vereador Egídio de Carvalho (PSDB); Stäel Soraya dos Santos Rosa, pela vereadora Jussara Osório (PSDB); Maria Cristina Bilhalva da Rosa, pelo vereador Carlos Eduardo Espíndola Alves, o Dudu do Samba, (PMDB); a própria vereadora Josefina, por indicação do colega Adalberto Silva (PP);
Vera Iara Santariano Sant’Anna, por proposição do vereador José Fernando Tarragó (PSDB); Clarice da Silva Silva, pelo vereador Luís Gilberto de Almeida Risso (PMDB); Vera Ione Molina Silva, pelo vereador Marcelo Lemos (PDT) e Mari Cristina Rosa Fernandez, pelo vereador Rafael Alves (SDD).

Negligência familiar coloca crianças no mundo do crime


A negligência familiar é a campeã de denúncias sobre violações de direitos fundamentais de crianças e adolescentes no país. Dos pelo menos 28.465 casos de problemas de convivência familiar e comunitária levados aos Conselhos Tutelares no ano passado, 13.218 relatavam negligência dos pais.
Os dados são do Sipia (Sistema de Informações para Infância e Adolescência), sistema nacional do governo federal que reúne as queixas de 4.945 dos 5.924 Conselhos Tutelares existentes em municípios e estados.
Segundo a conselheira tutelar, Margarete Mezadri, os pais são os principais responsáveis pela vulnerabilidade das crianças. “Em Uruguaiana não é diferente e na grande maioria das vezes os pais transferem a responsabilidade de cuidar dos filhos ao Conselho. Quando perguntamos aos pais sobre as punições aplicadas, eles dizem não agir em razão do Estatuto da Criança e do Adolescente e que se sentem intimidados pelo ECA”, relatou a conselheira. 
Vale destacar que os Conselhos Tutelares são responsáveis por receber e apurar denúncias sobre violações dos direitos da criança e do adolescente, que incluem maus-tratos, crianças fora da escola, trabalho e prostituição infantil ou do adolescente.
Os dados mostram que o número de casos de negligência dentro das famílias vem aumentando desde 2011. Apenas em 2014, foram apresentadas 3.031 denúncias aos conselhos. Os dados mostram que a mãe é apontada como violadora em 33,5% das notificações, e o pai, em 20,6%. Em seguida aparecem a creche, com 11,21% dos casos, e a escola, com 6,83%.
A discussão sobre negligência ganhou força após a morte do menino Bernardo Uglione Boldrini, de 11 anos, no Rio Grande do Sul. Ele se queixava de abandono familiar – pela morte da mãe, em 2010, e pela ausência do pai, o médico Leandro Boldrini – e chegou a procurar o Judiciário para trocar de família. O pai, a madrasta e uma assistente social amiga do casal estão presos por suspeita de envolvimento no crime.
Como mostrou, denúncias de crianças e adolescentes relatando a negligência de pais e responsáveis têm aumentado a cada ano no Brasil e já superam as de violência física e sexual no Disque 100 da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

Ponte do Ibicuí: Frente Parlamentar se reúne com DNIT e traz boas noticias


Parlamentares de Uruguaiana, Itaqui e São Borja estiveram em Porto Alegre na última semana, onde se reuniram com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT), para tratar sobre a construção da nova ponte do Ibicuí. Ronnie Mello (PP) e Rafael Alves (SDD) estiveram presentes, acompanhados de Jeovane Contrerae Tiago Cadó, de São Borja e Luíza do Moggar.eÉber Escobar, de Itaqui.
O DNIT informou que na última terça-feira, 22/4, foi realizada licitação para contratação da empresa que realizará o projeto da nova ponte.Segundo chefe do serviço de engenharia da instituição, João Loureiro, a empresa INCORP que foi a vencedora tem nove meses para realização do trabalho. No encontro, o Órgão anunciou também que a BR-472 será recuperada, no trecho entre São Borja e Barra do Quaraí. Na quarta-feira, dia 23, Rafael Alves esteve presente na reunião da Comissão do Mercosul na Assembleia Legislativa, onde fez uma demonstração da situação atual da Ponte do Ibicuí. Durante os dois dias, o deputado estadual Cássia Carpes acompanhou a comitiva de vereadores da fronteira.

Título Eleitoral: Emissão e atualizações termina na próxima semana

A quarta-feira, 7/5, é o último dia para requerer a inscrição eleitoral, alterar dados cadastrais, como troca de endereço dentro do município ou pedir transferência de domicílio. É o último dia também, para eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida solicitar sua transferência para a seção eleitoral especial. De acordo com João Luiz Cruz, servidor da Justiça Eleitoral, a repartição tem registrado uma médica de 40 atendimentos por dia. Quanto à atualizações, Cruz diz que somente 10% do eleitorado uruguaianense está atualizado.
Recentemente, todo o eleitorado da Barra do Quaraí passou por uma revisão geral, e teoricamente, está 100% atualizado.Após o dia 7, os cartórios repassarão os dados ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para confecção dos cadernos de votação que serão utilizados nas eleições, no dia 5 de outubro.
Pré-candidatos
Ainda conforme o Calendário Eleitoral, a partir do próximo dia 26, é permitido ao postulante à candidatura a cargo eletivo realizar propaganda intrapartidária com vista à indicação de seu nome. No entanto, é vedado o uso de rádio, televisão e outdoor, observando o prazo de 15 dias que antecede a data definida pelo partido para a escolha dos candidatos.A relação de todos os devedores de multa eleitoral, a qual embasará a expedição das certidões de quitação eleitoral deverá ser disponibilizada pela Justiça Eleitoral até o dia cinco de junho e, a partir do dia 10 de junho está permitida a realização das convenções destinadas a deliberação sobre coligações e à escolha dos candidatos. A partir desta data, está vedada às emissoras de rádio e televisão transmitir programa apresentado ou comentado por candidato escolhido em convenção. As convenções devem ser realizadas até o dia 30 de junho.

Número de latrocínios cai 35% no RS


O secretário de Segurança Pública, Airton Michels, apresentou as estatísticas da criminalidade no primeiro trimestre de 2014. Os números apontam redução de 35% dos latrocínios em relação ao mesmo período do ano passado no RS. Foram registrados 26 latrocínios enquanto 2013 registrou 40. Roubos de veículos caíram 4,4%.O último latrocínio registrado em Uruguaiana vitimou o vigilante Carlos Alfredo Gonçalves, na empresa Unicred. Ele foi morto com um tiro na cabeça, em dezembro de 2013. O autor, Paulo César Rodrigues, foi condenado a 34 anos de prisão. Antes, Valdemar Ferreira, de 79 anos foi morto em um assalto.
O número de homicídios, porém, aumentou 10,3%. Foram 590 casos contra 535 nos primeiros três meses de 2013. Para Michels, o aumento está relacionado ao tráfico de drogas e disputa por territórios entre líderes de gangues. No Estado, em mais de 70% dos casos esses crimes são resolvidos, segundo ele. “Isso é um caráter inibidor também, pois a resposta do Estado aqui é muito eficiente, o que tem sido um dado muito importante para a redução do latrocínio”, pontuou. De acordo com a SSP, 82,8% das vítimas têm antecedentes criminais.
Michels criticou a legislação, que prevê penas brandas a quem comete crimes com arma de fogo, responsável por 85% dos homicídios cometidos no Estado. Ainda conforme o Secretario, neste trimestre, 61,5% dos veículos roubados ou furtados foram recuperados em operações policiais. Foram realizadas 37.672 prisões e apreendidas 2.008 armas de fogo. O número de furtos caiu de 41.375 para 40.022.

Inicia restauração dos parlatórios da Modulada

Depois de dez anos, os 24 parlatórios da Penitenciária Modulada serão restaurados. A reforma iniciou ontem, 28/4, está orçada em mais de R$ 6 mil e será custeada pelo Conselho da Comunidade na Execução Penal. O local é destinado ao encontro dos apenados com seus defensores. Desde que local foi desativado pelo não funcionamento dos equipamentos, é necessário o uso improvisada de outras áreas da penitenciária para as consultas.
O projeto foi criado depois de reunião entre o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Uruguaiana, Maurício Blanco e o presidente do Conselho, Nelson Garcia. Blanco pediu a ajuda do Conselho, destacando a dificuldade que a classe enfrenta por conta da deficiência. A previsão de conclusão da restauração é de 15 dias.

Veículo é apreendido com produtos de descaminho


Um homem foi abordado pela Brigada Militar, na Rua Conde de Porto Alegre, com $ 118.155,00 pesos argentinos e $ 810,00 pesos uruguaios, além de diversos produtos sem procedência. E. F. da R, de 40 anos tem nacionalidade uruguaia e brasileira. Ele conduzia um veículo Santana, com placas de Quaraí.
Ele foi encaminhado à Delegacia da Receita Federal, onde o veículo e os produtos encontrados, juntamente com parte do dinheiro, ficaram retidos, e foi confeccionado um Termo de Perdimento. O homem foi liberado.

Brigada prende três por tráfico




Na noite de sexta-feira, 25/4, um homem de 23 anos foi preso no bairro Cidade Nova, por tráfico de drogas. A Brigada Militar chegou até A.B.R., que já tem vários antecedentes, depois de uma denúncia anônima. Ele foi flagrado com 18 pedras de crack e R$ 140.
Já no domino, 27/4, por volta das 21h30, no loteamento Tellechea, local conhecido como Beco da Guampa, a Brigada abordou A.G.R.C., que estava de motocicleta. No momento da abordagem, outro indivíduo, L.L.S. surgiu vindo do terreno localizado na frente do local. Ao revistar o homem, os policiai encontraram um tubo de plástico com 13 buchas de cocaína, somando 2,44 gramas da droga, e um balão com 2,61 gramas do mesmo produto, além de 17 pedras de crack e R$ 369.
Nos dois casos os acusados foram encaminhados à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento, onde foram lavrados os respectivos flagrantes. As drogas e valores, bem como a motocicleta usada no segundo caso, foram apreendidas.

Trio de irmãos é julgado por homicídio qualificado

Michel Augusto Jardim Pereira, conhecido como “Deivid”, Jefferson Bruno Jardim de Oliveira, conhecido como “Buiu” e Carlos Michel Jardim Pereira enfrentaram o Tribunal do Júri neste mês por um crime ocorrido no primeiro dia de 2010, no bairro Prolar. Os irmãos foram acusados de matar Osmar Pereira da Silva, de 38 anos, por volta de 3h30min daquele dia, na quadra 15, próximo à casa 23. Osmar morreu por contusão cardíaca após levar um tiro.
De acordo com o Ministério Público, Michel Augusto e Carlos Michel foram até a casa da vítima, oferecer à ela uma televisão de 14 polegadas, por R$ 30. Osmar não quis comprar o produto, suspeitando de sua provável origem ilícita, motivo pelo qual, segundo o MP, os acusados passaram a agredir a vítima a socos, além de terem arremessando-lhe uma bicicleta. Pouco depois, quando Osmar saiu à rua e acabou encontrando com os acusados, Michel Augusto sacou de uma arma e atirou contra ele. Osmar chegou a ser socorrido e ficou internado na Santa Casa, no entanto, não resistiu e veio a óbito no dia 2 de janeiro daquele ano.
O Conselho de Sentença acolheu parcialmente as teses de defesas apresentadas, absolvendo Carlos Michel, representado pelo advogado José Roberto Gallarreta e Jeferson Bruno, representado pelo defensor público Carlos Henrique Rodrigues, mas condenou o irmão apontado como autor do disparo, Michel Augusto.
O juiz Ricardo Petry Andrade considerou que a culpabilidade do réu é acentuada, além de Michel ter antecedentes criminais e de o Conselho de Sentença ter acolhido considerado o homem culpado, inclusive com reconhecimento da qualificadora de motivo fútil, e fixou a pena em 21 anos de reclusão em regime inicial fechado. Michel respondia ao processo preso, e assim que o julgamento terminou, foi levado novamente à Penitenciária Modulada.

190 em ação

Dano
Um morador da Rua Pinheiro Machado relatou à Brigada Militar que aproximadamente 30 indivíduos. De acordo com ele, seu estabelecimento comercial também foi alvo das pedras e teve cinco lâmpadas quebradas e a lona de propaganda rasgada

Maria da Penha
No conjunto habitacional João Paulo II, uma mulher relatou que o companheiro lhe agrediu a socos. Quando a Brigada chegou ao local, o homem já não estava mais. Segundo a vítima, ele saiu de casa.

Fuga de acidente
Um motociclista bateu em um veículo corsa que estava estacionado na frente do Clube A. De acordo com o proprietário do veículo, o ele vinha empinando a moto e, tão logo houve o acidente, o homem subiu novamente na motocicleta e fugiu do local.

Ameaça
Um homem relatou à Brigada Militar que um indivíduo, que conhece como “K” esteve em sua casa na noite de sábado, armado com um facão e lhe ameaçou de morte. Segundo a vítima, o homem lhe acusou de ter tido um desentendimento com seu pai, de quem é vizinho.

Maria da Penha
Uma moradora da Rua Fernando Ferrari relatou que seu companheiro lhe agrediu com puxões de cabelo e tapas no rosto. A Brigada foi acionada pelos vizinhos da vítima. O autor não foi encontrado.

Furto arrombamento
Um morador da Rua Duque de Caxias relatou que saiu para almoçar, no sábado por volta de 13h e que ao retornar encontrou o portão da frente da casa aberto e o vidro da porta quebrado. Do interior da casa foi levado uma televisão de 32 polegadas.

Maria da Penha
Uma moradora do conjunto habitacional João Paulo II foi ameaçada de morte pelo ex-marido, que esteve em sua casa na tarde de sábado. A BM foi acionada e esteve no local, mas não encontrou o autor.

Posse de drogas
Um homem foi abordado pela Brigada Militar, portando uma trouxinha de maconha no bolso do casaco. Ele foi flagrado quando saía da escola José Francisco Pereira da Silva, na manhã de sábado.

Apreendido
O adolescente P.C.L.F., conhecido como Zão, foi apreendido pelo Pelotão de Operações Especiais (POE) da Brigada Militar. O menor estava em semiliberdade e descumpriu normas do regime, sendo encaminhado à Fundação Case.
Recentemente, Zão, acompanhado de dois maiores, trocou tiros com uma guarnição do POE, no bairro Cibrazén, e acabou sendo apreendido na mesma madrugada. Os outros dois envolvidos estão presos.

Cumprimento de mandado
Um homem foi capturado pela Brigada Militar na Rua Emílio Tauceda, na manhã de sábado. Ele estava sendo procurado através de mandado de prisão. Ao ser abordado ele se identificou com o nome do irmão, mas foi reconhecido. Ele foi levado ao HPS e depois à Delegacia de Polícia para registro; de onde foi encaminhado para a Modulada.
P.C.M.O. de 28 anos tem antecedentes por homicídio e roubo. Juntamente com o irmão, ele é acusado de ser o autor de uma onda de assaltos à taxistas, cometidos em 2012. Este é dos motivos da prisão.

A cada 17 segundos, uma tentativa de golpe no país

Em março, a cada 17 segundos, houve uma tentativa de golpe financeiro com o uso de identidade falsa, segundo o Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraudes-Consumidor. Foram feitas 155.399 operações do gênero, o que representa 1,6% mais do que em fevereiro. No trimestre, as tentativas cresceram 2,4% e, na comparação entre março deste ano e igual mês do ano passado, foi constatada queda de 4,5%. O setor de telefonia foi o mais visado pelos golpistas com 59.255 tentativas ou 38,1% do total. Essa parcela é ligeiramente inferior à registrada em março de 2013 (38,7%). Em serviços (construtoras, imobiliárias, seguradoras salões de beleza, pacotes turísticos), os golpistas arriscaram lesar os consumidores 49.768 vezes ou 32 % do total, crescimento de 0,07 ponto em relação ao ano passado. Em terceira posição, está o segmento bancário, com 30.829 ações ou 19,8% do total. Em 2013, foram registrados 18,9% no mesmo mês. No varejo, ocorreram 12.883 tentativas, o equivalente a 8,3% das investidas. No ano passado, o percentual ficou em 8,1%.
De acordo com o Serasa Experian, os criminosos costumam roubar os dados pessoais por meio de cadastros na internet feitos por pessoas que fornecem as informações sem verificar a idoneidade e a segurança dos sites.

Mercado já projeta inflação acima do teto da meta em 2014

A expectativa dos analistas de mercado para a inflação continua a se deteriorar e eles já preveem que o índice oficial de preços do país supere o teto do intervalo da meta neste ano, de acordo com o boletim Focus, do Banco Central, que colhe estimativas entre cerca de cem instituições. A mediana das projeções para o Índice Nacional de Preços do Consumidor Amplo (IPCA) subiu pela sétima semana consecutiva, desta vez de 6,47% para 6,51%, ligeiramente acima, portanto, do teto de 6,5%. Os analistas do grupo Top 5 – os que mais acertam as previsões – estão mais pessimistas. A mediana de médio prazo do grupo para o IPCA em 2014 saiu de 6,49% para 6,59%.
Com relação a 2015, a mediana geral do mercado seguiu em 6%, enquanto a mediana de médio prazo do Top 5 caiu de 6,27% para 6%. Em 12 meses, a expectativa passou de 6,12% para 6,07%.
As expectativas se deterioraram apesar o IPCA-15 de abril, prévia da inflação do mês, ter subido menos que o esperado. O indicador avançou 0,78%, de 0,73% em março, mas ficou abaixo da média de 0,85% apurada entre 19 analistas.
Apesar da surpresa positiva, os economistas avaliaram que a resistência do grupo alimentação e bebidas e os reajustes de energia elétrica e de medicamentos vão manter a inflação pressionada na segunda quinzena do mês e devem levar o índice oficial de inflação a encerrar abril c om alta próxima de 0,75%, acima dos 0,55% obse rvados em igual período do ano passado. O grupo alimentação e bebidas foi responsável por 58% da alta do IPCA-15 em abril, segundo o IBGE.

Dia do Trabalhador Doméstico foi lembrado sem regulamentação de direitos

Um ano depois da promulgação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 72, que estende aos domésticos os mesmos direitos dos demais trabalhadores, garantias como o recebimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e de horas extras ainda estão no papel. Neste domingo, 27, empregados domésticos passam o aniversário da padroeira Santa Zita de Lucca, escolhido como Dia do Empregado Doméstico, com a sensação de não ter tanto o que comemorar.
“Houve tumulto, muita gente dispensada e conclusão: nada foi regulamentado, tudo ficou parado. Mais uma vez nossos parlamentares faltaram com o respeito à categoria. A única coisa que está vigorando é a jornada de trabalho de 44 horas para todos e a assinatura de folha de ponto. O resto dos direitos, o que realmente interessava, ficou parado”, disse o fundador e presidente do Sindicado dos Trabalhadores Domésticos do Distrito Federal, Antônio Ferreira Barros.
Depois de tramitar dez anos no Congresso, a PEC 72 foi aprovada pelo Senado, em 2013, e seguiu como projeto de lei para a Câmara para ser regulamentada. O texto ainda não é consensual. Pontos como o pagamento do FGTS geram discórdia entre representantes de empregados e empregadores – que argumentam que a obrigatoriedade de uma contribuição muito alta resultará em demissões em massa. Outras divergências também se referem ao valor da contribuição ao INSS e do que se entende por trabalho noturno, por exemplo.
“Os pontos que não são consensuais têm de ser debatidos. Há, de fato, demora, mas os canais de comunicação com a categoria têm de ser priorizados. Há setores que falam em urgência na aprovação, mas é preciso que a proposta atenda às necessidades e seja coerente”, explicou a pesquisadora da organização não governamental SOS Corpo Verônica Ferreira.
Segundo ela, demissões em massa que eram esperadas em decorrência da extensão dos direitos trabalhistas aos empregados domésticos acabou não surtindo efeito. Ainda que muitos funcionários tenham sido liberados, a maioria acabou sendo recontratada em seguida, ainda que em casas diferentes. Houve, sim, demissões, pois os empregadores não queriam garantir os direitos. E isso quer dizer muito sobre a classe dominante que temos no Brasil. Estamos em uma luta e esperamos justiça social, disse Kaliani.
De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referentes ao último trimestre de 2013, 31,1% dos trabalhadores têm carteira assinada. O alto índice de informalidade é uma realidade para os empregados domésticos. Recentemente, foi sancionada uma lei que prevê o pagamento de multa caso o patrão não assine a carteira do funcionário. Ainda assim, essa tentativa de formalização esbarra nas dificuldades de fiscalização.

Crianças de 3 a 5 anos já utilizam aplicativo educacional


A ideia de que vivemos em uma sociedade conectada, na qual as crianças já nascem sabendo usar celulares, computadores e tablets se torna cada dia mais palatável. 
Uma pesquisa realizada pela empresa de tecnologia AVG com 5.423 pais de dez países aponta que 73% das crianças de 3 a 5 anos já utilizam algum aplicativo educacional. Nessa faixa etária, as crianças também estão cada vez mais próximas de dispositivos com acesso à internet. Os dados apontam que 76% delas sabem desligar e ligar um tablet ou computador, 73% já utilizam algum game virtual, 42% já sabem fazer uma ligação telefônica, apesar de 43% não serem capazes de escrever o próprio nome.
A tecnologia invadiu a vida dos adultos e já está presente no dia a dia dos pequenos.

MEC abre prazo para cadastro de editoras

O MEC (Ministério da Educação) informou que iniciou no próximo dia 28 o cadastramento de editores de livros didáticos destinados a estudantes de escolas públicas do campo dos anos iniciais do ensino fundamental. A pré-inscrição e avaliação das obras se estenderá até 24 de agosto. 
De acordo com edital publicado ontem, serão atendidas escolas situadas ou que mantenham turmas em áreas rurais que ofereçam os anos iniciais do ensino fundamental, que integrem as redes de ensino estaduais, municipais e do Distrito Federal. As escolas devem ser participantes do PNLD (Programa Nacional do Livro Didático).
O MEC informou em nota no site que terminado o prazo de cadastramento e inscrição, os livros e a devida documentação devem ser encaminhadas no período de 1º e 5 de setembro.

Educação proíbe cobrança por prova em segunda chamada

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou na última quarta-feira (23) o Projeto de Lei 5389/09, do deputado Jovair Arantes (PTB-GO), que proíbe escolas e faculdades de cobrarem taxa para aplicação de provas em segunda chamada quando a ausência for justificada. A proposta modifica a Lei da Mensalidade Escolar (9.870/99) e prevê que a falta será justificada pelas mesmas razões que fundamentam, na legislação trabalhista ou estatutária, a falta ao serviço sem perda de remuneração – ou seja, nos casos de problemas de saúde e de falecimento de familiar, entre outros.
O parecer do relator, deputado Lelo Coimbra (PMDB-ES), foi favorável à matéria. “A realização de segunda chamada em decorrência de falta justificada, como prevê a proposta, não pode penalizar o educando”, afirmou.

Professores de Uruguaiana participam de encontro em Porto Alegre


Os direitos humanos foram o tema da primeira palestra do turno da tarde do curso de Formação de Professores do Projeto Aluno Cidadão na sexta-feira (25). O assunto foi abordado pela secretária da Justiça e dos Direitos Humanos do Estado, Juçara Dutra Vieira, e pelo promotor de Justiça Mauro Luís Silva de Souza para professores de Porto Alegre, Vacaria, Uruguaiana e Alegrete, no auditório do Ministério Público na Capital.
Juçara começou contextualizando a Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948. “O direito quando se institucionaliza é porque a sociedade já caminhou nessa direção”, disse ela. Segundo Juçara, a Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos (SJDH) foi criada para garantir que todos tenham seus direitos garantidos. Ela informou que o Departamento de Direitos Humanos da SJDH é subdividido em coordenadorias que cuidam dos idosos, público LGBT, infância e juventude.
“Temos de contemplar com políticas públicas todos os direitos que surgem. O desafio de ser professor hoje é permitir que o aluno não seja uma miniatura, mas um sujeito de direitos. O Aluno Cidadão vai além do papel da escola”, opinou a secretária, que também é professora.
Na mesma linha, Mauro Luís Silva de Souza defendeu que os seres humanos saibam ser tolerantes e respeitem as diferenças entre as pessoas. “Temos que aprender a conviver com as diferenças. O diferente só quer ser incluído. O que precisa mudar não são as leis, são as nossas atitudes diante dos fatos”, afirmou ele.

Banda Kaoll interpreta Pink Floyd em Uruguaiana

O Arte Sesc – Cultura por toda parte apresenta, no dia 03 de maio, em Uruguaiana, show com a banda Kaoll interpretando músicas do Pink Floyd. O espetáculo será no Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa (Rua 15 de Novembro, 1844), às 20h.
Os ingressos custam R$ 5,00 para comerciários e dependentes com Cartão Sesc/Senac; R$ 7,50 para estudantes, professores e idosos (mediante identificação formal); R$ 10,00 para empresários e dependentes com Cartão Sesc/Senac e funcionários públicos (mediante identificação formal); e R$ 15,00 para público em geral. 
Criado em meados de 2008, o grupo de música instrumental Kaoll tem como objetivo valorizar e difundir este segmento através de um trabalho conceitual que busca a fusão de estilos como o rock progressivo, o jazz contemporâneo e a música clássica. Neste show, a banda traz de forma cronológica versões instrumentais de canções consagradas do grupo britânico através de arranjos e medleys que fundem elementos do rock progressivo, do jazz e da música brasileira, propondo uma experiência audiovisual marcante baseada no legado de Roger Waters e companhia.
O evento tem apoio da Prefeitura Municipal de Uruguaiana. Mais informações podem ser obtidas no Sesc do município (Rua Flores da Cunha, 1984) pelo telefone (55) 3412-4624.

SERVIÇO:
Kaoll interpreta Pink Floyd
Data: 03 de maio
Horário: 20h
Local: Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa (Rua 15 de Novembro, 1844)
Ingressos: 
R$ 5,00 para comerciários e dependentes com Cartão Sesc/ Senac; 
R$ 7,50 para estudantes, professores e idosos (mediante identificação formal); 
R$ 10,00 para empresários e dependentes com Cartão Sesc/ Senac e funcionários públicos (mediante identificação formal);
R$ 15,00 para público em geral

Prefeitura reformará dois Centros Esportivos

O prefeito Luiz Augusto Schneider, acompanhado do secretário municipal de Esportes e Lazer, Vicente Majó da Maia, assinou a homologação dos processos licitatórios para reforma do Centro Esportivo Zona Leste, localizado no bairro Santo Inácio, e do Centro Esportivo Nova Esperança, na rua Íris Ferrari Valls. No Centro Esportivo Zona Leste, Contrato nº. 047/2014 – Convite 238/2013, serão investidos R$ 69.236,25. No Centro Esportivo Nova Esperança, Contrato nº. 038/2014 – Convite 239/2013, serão aplicados R$ 60.166,00. Parte dos recursos aplicados nestas reformas são oriundos de emendas parlamentares dos deputados federais Luís Carlos Heinze e Nélson Marchezan Júnior. As reformas iniciarão no dia 30 de abril e serão feitas pela Cooperativa de Serviços e Empreendimentos da Fronteira Oeste Ltda, representada no ato de homologação pelo engenheiro civil Dalge Dilmar Madeira da Silva.

Jogos Online foram atração no final de semana


Aconteceu no final de semana, no Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa, o torneio de jogos online Batalhas na Fronteira Oeste. O campeonato promovido pelas empresas Total Tech Informática e Clicknet, chega na sua 3° edição, ganhando força na região, contando com a participação de jovens de diversas localidades da metade sul do Estado. O game em disputa é o mundialmente famoso League of Legends. A League é um jogo online competitivo que mistura a velocidade e a intensidade de um RTS, com elementos de RPG. Duas equipes de cinco jogadores, com design e estilo único, lutam em diversos campos de batalha virtual. League of Legends oferece diversão obrigando aos jogadores exercitar habilidade e raciocínio rápido. O torneio terminou no final da tarde de domingo, dia 27/04, com o encerramento das competições e entrega dos prêmios aos vencedores do campeonato.

Painel Ed.2285

Em Foco


A Brigada Militar encerrou na sexta-feira, 25/4, as atividades esportivas alusivas a Semana Tiradentes. Entre as atividades houve torneio de futsal, realizado no Ginásio Municipal, torneio de tiro policial, que ocorreu na pista de tiros do 22º GAC e vôlei feminino, realizado no Ginásio do SestSenat. Na sexta-feira, o Parque Dom Pedro II (Parcão), foi realizada uma exposição de materiais como armamento, viaturas e materiais didáticos dos Projetos Sociais. Participaram o 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira (BPAF), o Pelotão Ambiental, o Corpo de Bombeiros e o 2º Esquadrão de Aviação.

Imposto de renda I
Termina nesta quarta-feira, 30/4, às 23h59min59seg, o prazo para entrega da declaração de imposto de renda referente ao exercício 2013. Um segundo depois, a entrega já é considerada atrasada e, portanto, passível de multa.

Imposto de renda II
A entrega pode ser facilitada com Certificado Digital: este ano, a Receita Federal confirmou que todos os contribuintes que utilizarem o e-CPF poderão receber a declaração pré-preenchida, apenas para realização de ajustes ou adição de despesas e deduções.

Imposto de renda III
Segundo a Receita Federal, até a última terça-feira, 22/4, pouco mais de 13 milhões de declarações haviam sido entregues, do total de 27 milhões esperados.

Noite da Pecuária I
O curso de medicina veterinária da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) realiza no próximo dia 5/5, a quarta edição da Noite da Pecuária. O evento acontece a partir das 19h, no Salão Nobre do Sindicato Rural de Uruguaiana, na Pastoril.

Noite da Pecuária II
O evento busca discutir assuntos relacionados à criação e tratamento de gado e é direcionado a produtores rurais, médicos veterinários, zootecnistas, agrônomos, técnicos agrícolas, estudantes e empresários do setor.

Noite da Pecuária III
A primeira palestra será com o professor José Fernando Piva Lobato, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com o tema “Pecuária de Corte: fatos, necessidades e oportunidades”. A segunda, “Aspectos básicos da criação, do manejo e da aplicação das biotécnicas reprodutivas em equinos”, será ministrada pelo professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Carlos Antônio Mondino Silva.

Farmácia
No próximo dia 7/5 a farmácia da Policlínica não abrirá, por motivo de contagem de estoque para balanço. As farmácias dos postos de saúde estarão atendendo normalmente.

Habitação
O programa habitacional na União das Vilas segue com inscrições abertas. Serão construídas um mil unidades. As inscrições estão sendo feitas no setor de habitação da Prefeitura.

Emprego
Há vagas para gerente de loja, costureira, vendedor interno, gerente de loja, técnico em enfermagem, instalador para vidro temperado, operadora de caixa, setor contábil, designer gráfico, manicure, auxiliar de cabeleireiro, recepcionista de volumes, atendente de açougue, serralheiro, atendente de fiambreria, atendente de padaria, auxiliar de depósito, fiscal de loja, faxineira, auxiliar de açougueiro e auxiliar eletricista automotivo. Interessados devem procurar a Agência Municipal de Intermediação de Empregos, na Esplanada da Estação.

Direitos fundamentais 
O procurador do Trabalho Ricardo Garcia, durante seminário realizado na sexta-feira, 25/4, propôs que empresas que violam direitos fundamentais, tais como saúde, segurança, vida, liberdade e dignidade, não podem ser beneficiadas com recursos públicos de financiamentos e de isenções fiscais. A ideia de Garcia foi fortemente aplaudida.

Matando
A Vivo está matando sua reputação em Uruguaiana. Além de ter as tarifas mais aviltantes entre as operadores de celular, muitos assinantes só conseguem fazer ligações locais. Essa situação já perdura há duas semanas. A migração para outra operadora já entrou na pauta, e tardiamente. Ninguém está disposto a morrer na Vivo.

Campanha do Agasalho
A Prefeitura está realizando a Campanha do Agasalho 2014 – “Neste Inverno Aqueça um Lar. Interessados em participar como ponto de coleta devem comparecer à secretaria de Ação Social e Habitação para pegar o cartaz da campanha.

IPTU
O vencimento da quarta parcela do Imposto sobre propriedade predial e territorial urbana (IPTU) acontece no próximo dia 12. Os contribuintes que efetuarem o pagamento até a data terão 5% de desconto.

Senac
No próximo dia 14/5, às 10h, o Sistema Fecomércio – RS inaugura as novas instalações do Senac Uruguaiana. A sede continua no mesmo local, mas houve incorporação de cerca de 300 metros.

Operação Presença 
Os munícipes que tiverem interesse em agendar pedidos para a Operação Presença podem fazer pelo telefone 3414 0000, em horário comercial. A Operação ocorrerá na localidade de Plano Alto nos dias sete e oito de maio e, em João Arregui nos dias 21 e 22.

Política pela internet I
O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassa e o ministro da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif, que dirige o Espaço Democrático (fundação do PSD para estudos e formação política) lançam hoje, 29/4, em Brasília, curso gratuito de formação política, que poderá ser feito pela internet por qualquer pessoa interessada no assunto.

Política pela internet II
Com roteiro criativo e imagens animadas em ambiente virtual, o curso possui três módulos. O primeiro oferece conhecimentos básicos sobre teoria política. O segundo traz um apanhado sobre a política brasileira. E o terceiro enfoca as origens do PSD e suas principais bandeiras.