quarta-feira, 21 de maio de 2014

Ed. 2295

  1. Razão e emoção
  2. Em foco
  3. Carnaval I
  4. Carnaval II
  5. Carnaval III
  6. Carnaval IV
  7. Cinco minutos I
  8. Cinco minutos II
  9. Se liga aí
  10. Júri
  11. Agasalho I
  12. Agasalho II
  13. Mentira
  14. Coincidências
  15. Oculta
  16. Encontro
  17. Show Solidário
  18. De partida
  19. Vacinação
  20. Boneca
  21. Memória
  22. Cidead
  23. Merecimento
  24. Kart
  25. Município repassa verbas à Câmara e fica no vermelho
  26. Vereador indica criação de Sistema de Financiamento e Incentivo à Cultura
  27. Audiência pública sobre estradas vicinais ocorre nesta segunda-feira
  28. Marcada convenção do PDT
  29. Dudu do Samba é eleito Presidente do Movimento Negro do PMDB/RS
  30. Legislativo homenageia 105 anos da Escola Horto
  31. Penhora compromete a folha
  32. Atividades alusivas a Semana de Uruguaiana iniciam hoje
  33. Município terá Centro Poliesportivo Educacional
  34. Campanha de vacinação contra a gripe atinge meta entre pessoas acima de 60 anos
  35. Empresários realizam blitz sobre impostos
  36. Testemunhas de acusação começam a ser ouvidas hoje
  37. TJ recebe troféu de Judiciário mais produtivo do país
  38. Determinada retificação de nome e sexoem registro civil de transexual
  39. Juristas fazem ato pela atualização do Código de Defesa do Consumidor
  40. Diretor da Esplanada é afastado após acusação de assédio sexual
  41. Troca de tiros assusta comunidade
  42. Denúncias levam Brigada a apreender armas
  43. BM registra acidentes
  44. Confirmada a ida de policiais de Uruguaiana à Copa
  45. Mulheres são agredidas pelos “ex”
  46. Furto arrombamento
  47. Desacato
  48. Vias de fato
  49. Furto
  50. Roubo
  51. Furto qualificado
  52. Roubo a residência
  53. Professora é furtada dentro de escola
  54. Debatedores elogiam Prouni, mas sugerem mudanças
  55. MEC discute marco mais exigente para cursos de especialização
  56. Sistema de inscrições do Enem suporta até 200 mil acessos simultâneos
  57. Mulheres são a maioria nas inscrições do Enem 2014
  58. Sobre o Enem 2014
  59. Fábio Porchat apresenta seu novo longa: ‘Entre Abelhas’
  60. Sétimo filme da saga “X-Men” traz encontro entre passado e futuro
  61. Hugh Jackman quer ver Wolverine em ‘Os Vingadores’
  62. Estreia brasileira de ‘Homem-Aranha 2’ é a melhor fora dos EUA e Canadá
  63. Queda de pêlo em Cães
  64. MP vai investigar gravações de Falso Brilhante
  65. Após “Chiquititas”, SBT pode produzir “Carinha de Anjo”
  66. Deborah Secco faz regime de engorda para novo filme
  67. Controle de doping durante a Copa do Mundo será feito na Suíça
  68. Para escritor, Felipão resgatou a essência da seleção brasileira
  69. Grêmio pode fazer amistosos na Europa
  70. Réplica da taça da Copa do Mundo amanhece queimada
  71. Tiago Trator é contratado pelo UFC e estreia em julho diante de mexicano

Eleições 2014: Pré-candidatos podem fazer campanha intrapartidária a partir de segunda


De acordo com o calendário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a partir da próxima segunda-feira, 26/5, está permitida a propaganda intrapartidária de pré-candidatos, visando à indicação de seu nome na convenção da agremiação.
No entanto, alguns tipos de propaganda estão vedados, como o uso de rádio, televisão e outdoor.
Em Uruguaiana até o momento, há sete pré-candidatos. O presidente da Câmara de Vereadores, Ronnie Peterson Colpo Mello pôs o nome a disposição do Partido Progressista para concorrer a deputado federal, assim como o peemedebista Getúlio Valls.
Ainda pelo PP, o deputado Frederico Antunes, deverá concorrer à reeleição. Desta vez, ele poderá ter quatro concorrentes na cidade. O ex-prefeito José Francisco Sanchotene Felice, que não só diz que concorrerá, mas também que será eleito; os vereadores Marcelo Lemos (PDT) e Rafael Alves (SDD) e o ex-vereador José Clemente Corrêa. O vereador Carlos Eduardo Espíndola Alves, o “Dudu do Samba” (PMDB) chegou a ser pré-candidato, mas acabou desistindo e deverá apoiar outro peemedebista, hoje vereador em Alegrete.
Os nomes dos pré-candidatos deverão ser aproados nas convenções dos partidos, que devem ocorrer entre os dias 10 e 30 de junho.

Caio Riela é condenado a cinco anos de prisão

O ex-prefeito Luiz Carlos Repiso Riela, o Caio, foi condenado a cinco anos de prisão em regime semi-aberto por crime de responsabilidade dos funcionários públicos. 
Caio é acusado de ter desviado mais de R$ 296 mil em favor da empresa PRT Prestação de Serviços Ltda. De acordo com o Ministério Público, o crime ocorreu em 2003, quando Caio ordenou pagamentos parcelados em favor da empresa, por conta de um contrato de serviços de engenharia sanitária (coleta, transporte e disposição de resíduos sólidos, complementação e operação de unidade de triagem e de incinerador, coleta seletiva de resíduos e limpeza urbana). 
No entanto, a empresa não cumpriu o contrato e prestou alguns desses serviços apenas parcialmente. Ainda assim, o ex-Prefeito ordenou o pagamento integral do valor contratado.
A sentença condenatória, proferida pelo juiz da 1ª Vara Criminal, Ricardo Petry Andrade, é datada do dia 2/5, no entanto, não está disponibilizada no site do Tribunal de Justiça e, de acordo com o advogado de Caio, Getúlio Vargas, a defesa ainda não foi notificada. Ainda cabe recurso e o ex-prefeito poderá apelar em liberdade.
Atualmente, Caio cumpre outra condenação por improbidade, através da chamada limitação de final de semana. Ele passa 10 horas no Instituto Penal de Uruguaiana; cinco aos sábados e cinco aos domingos.

Ministro Celso Amorim visita Uruguaiana

O ministro da Defesa Nacional, Celso Amorim desembarcou no Aeroporto Ruben Berta, por volta de 10h de ontem, 19/5. A visita de Amorim teve por objetivo a inspeção de postos da Operação Ágata, realizada pela Exército Brasileiro, que está em andamento.
Ainda no Aeroporto, recebeu honras militares e o comandante da 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada – Brigada Charrua, general de Brigada Carlos Jorge Jorge da Costa, que o recepcionou, fez uma exposição da manobra.
Por volta das 11h, Amorim e a comitiva partiram para a inspeção no Posto de Bloqueio e Controle de Estrada (PBCE) 285, no Posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) às margens da BR 290. De lá, eles seguiram para Ponte Internacional Getúlio Vargas / Agustín Pedro Justo, que liga Uruguaiana a Paso de los Libres, para inspeção no PBCE 284. Logo depois, Celso Amorim foi recepcionado no 8º Regimento de Cavalaria Mecanizada (RC Mec), onde almoçou.
No início da tarde, o Ministro se deslocou para Barra do Quaraí, em um helicóptero da Força Aérea Brasileira (FAB). Na cidade vizinha Amorim inspecionou outros postos de bloqueio e controle de estrada instalados na região, além de acompanhar uma Ação Cívico-Social (Aciso) na localidade. Por volta das 14h15min, Amorim se deslocou, de barco, para a Ilha Brasileira.
O Ministro esteve em Quaraí, e no retorno realizou um sobrevôo na região das Três Bocas e Itapitocai. Pouco antes das 18h, Amorim voltou ao Aeroporto Ruben Berta, de onde embarcou em retorno.

Funcionários do IBGE devem entrar em greve no dia 26

Os funcionários do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) decidiram paralisar suas atividades a partir da próxima segunda-feira, dia 26 de maio. Em plenária da Direção Nacional realizada neste domingo, 18, em Nova Friburgo, os 81 delegados do Sindicato Nacional dos Trabalhadores em Fundações Públicas Federais de Geografia e Estatísticas (ASSIBGE-SN) aprovaram a convocação da greve.
Novas assembleias serão realizadas entre os dias 20 e 23 de maio, de forma a organizar o movimento. O sindicato dos servidores reivindica a saída imediata da atual presidente, Wasmália Bivar, dos membros do conselho diretor e dos chefes de unidades com mais de quatro anos no cargo.
“A atual direção do IBGE não nos representa, por isso mesmo só vemos como solução dos graves problemas que estrangulam a instituição o fim imediato do mandato da atual presidente, dos membros do atual Conselho Diretor e dos chefes de unidades com mais de quatro anos no cargo”, justifica o sindicato, em comunicado.
Os trabalhadores também reivindicam realização de concursos públicos para preenchimento de mais de quatro mil vagas em aberto, além de valorização salarial.

IPE fechado devido a falta de funcionários


Quem procurou pelo servido do Instituto de Previdência do Estado nesta segunda-feira, foi surpreendo pela porta fechada e a ausência de funcionários. Segundo o porteiro do prédio, o atendimento ao público vem sendo feito por uma funcionária da 10ª Coordenadoria que costuma chegar sempre depois das 15h, mas que ontem não compareceu ao escritório em nenhum horário. O IPE de Uruguaiana funciona com apenas um funcionário, o qual está em licença. A falta de funcionários é uma das principais reclamações da própria categoria, que ameaça cruzar os braços em todo o Estado.

Vem aí IV Jornada de Enfermagem


O Senac Uruguaiana realiza, no próximo dia 23 de maio, a IV Jornada de Enfermagem, que terá como tema “Corpo, Mente e Coração: conhecendo e integrando a prática ao cuidado”. O evento será realizado no Lions Clube Uruguaiana, durante todo o dia, a partir das 8h, e os interessados em participar deverão realizar a inscrição na secretaria do Senac Uruguaiana, localizado na Travessa César Cunha, s/n, até o dia 19 de maio. 
A atividade é direcionada aos alunos do curso Técnico em Enfermagem e a comunidade em geral. Na programação estão previstas palestras com especialistas em diversas áreas, como psicologia, pediatria, fisioterapia, cardiologia, entre outras. 
Mais informações podem ser obtidas na Unidade, pelo telefone (55) 3412-3838 ou ainda no site www.senacrs.com.br/uruguaiana.

Presidente diz que ingressos do show do Arlindo foram ressarcidos


O presidente da Cova da Onça, Carlos Zaccaro, reeleito ao cargo na última semana, garantiu que os valores correspondentes aos ingressos adquiridos para o show do cantor Arlindo Cruz foram devolvidos ou recompensados com ingressos para outros eventos de mesma qualidade. 
Zaccaro foi questionado pela nossa reportagem devido ao expressivo número de reclamações. Segundo o presidente, não há com que se preocupar basta procurar a secretaria da entidade. 
Junto ao Procon, segundo a funcionária Juliane, não há reclamação formalizada, porém várias pessoas ligam pedindo esclarecimentos. 
Ana Muller disse ter sido uma das pessoas lesadas e que ao procurar a diretoria foi informada de que seu ingresso seria substituído pelo do Raça Negra. A moça que havia comprado três ingressos para o show do Arlindo recusou a oferta, pois já havia assistido ao grupo. Ela teria então sido orientada a aguardar a próxima promoção. 
O show do Arlindo foi transferido á época, devido aos problemas estruturais em sua arena.

Gripe: Campanha de Vacinação vai até sexta-feira


A campanha nacional de vacinação contra a gripe iniciada no mês de abril em todo o País encerrará no dia 23, na próxima sexta-feira. No Rio Grande do Sul, o percentual alcançado até o momento é de 78%. Em Uruguaiana, as mães de recém nascidos foram as que menos procuraram pelo serviço, já o público idoso procurou em massa pela vacina. 
A novidade deste ano é a ampliação da faixa etária para crianças de seis meses a menores de cinco anos. No ano passado, o público infantil foi de seis meses a menores de dois anos. O público-alvo também engloba idosos, indígenas, presidiários, portadores de doenças crônicas, gestantes, profissionais que trabalham nas unidades que oferecem a vacina e mulheres com 45 dias após o parto. A vacina combate a gripe comum e também o vírus influenza A (H1N1).

Reações adversas
Após a aplicação da vacina, podem ocorrer, de forma rara, dor no local da injeção, eritema e induração. São manifestações consideradas benignas, cujos efeitos passam, na maioria das vezes, em 48 horas. A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores ou para pessoas que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.

Cuidados para evitar contaminação
> Higienize as mãos com água e sabonete ou álcool em gel antes das refeições, antes de tocar os olhos, boca e nariz, e após tossir, espirrar ou usar o banheiro
> Mantenha os ambientes ventilados
> Evite tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies
> Proteja com lenços (preferencialmente descartáveis) a boca e nariz ao tossir ou espirrar, para evitar disseminação de gotículas das secreções. Se não tiver lenços, proteja o rosto junto à dobra do cotovelo ao tossir ou espirrar
> Pessoas gripadas devem evitar o contato com outras pessoas suscetíveis
> Se estiver gripado, evite aglomerações e ambientes fechados
> Não compartilhe alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal
> Pessoas com suspeita ou confirmação de gripe devem ficar em repouso, ter uma alimentação balanceada e aumentar a ingestão de líquidos

Civil e Consepro em prol da Delegacia da Mulher

O presidente do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro), Clarindo Martins Barbosa, se reuniu com os delegados Caroline Huber, da 1ª DP e Vilmar Schaefer, da 2ª DP, e com o escrivão José Carlos Zambiazzi para tratar da cedência de material para a preparação da sede da Delegacia da Mulher, que será implantada no prédio da 1ª DP em junho.
Pelo projeto, o Estado fica responsável pela infra-estrutura da, enquanto o município disponibiliza mão-de-obra para as adequações necessárias. Já o Consepro se encarregou de ceder o material para que as salas sejam reparadas. Nos próximos dias, uma reunião entre os agentes de segurança, Poder Judiciário e Ministério Público deverá debater meios de possibilitar mais recursos ao Conselho para direcionar aos órgãos locais, dando desta forma, mais agilidade na execução de suas atividades.
A delegada Caroline Huber deverá ser a primeira delegada de polícia a atuar especificamente no setor em Uruguaiana.

Mulher acusada de esfaquear outra vai a júri

Uma mulher vai a júri nesta quinta-feira, 22/5, por tentativa de homicídio qualificado. Franciele da Silva Braga é acusada de, junto com a irmã à época adolescente, ter esfaqueado Verônica Poncio Gonçalves, no dia 22 de dezembro de 2007, por volta de 13h30min na Rua 21 de Abril, frente à escola Caic.
De acordo com a denúncia do Ministério Público, a vítima e sua irmã trafegavam em via pública, quando Francieli jogou uma pedra em Verônica, iniciando uma briga, na qual Francieli e a irmã menor passaram a agredir Verônica com chutes e tapas. Em meio a briga, a ré sacou uma faca e desferiu golpes contra Veronica, que lhe acertaram nas costas, testa e braço. A irmã da vítima, tentou socorre-la, mas foi impedida pelo marido da acusada, que acompanhava as agressões.
Veronica foi socorrida depois de desmaiar, em razão dos ferimentos e levada ao Pronto Socorro.
Francieli foi pronunciada em 2012, e enfrentará o júri popular a partir das 9h.

Maria da Penha ainda é campeã de registros

O número de ocorrências envolvendo violência doméstica segue expressivo. Durante este final de semana somente a Brigada Militar registrou quatro casos.
O primeiro deles, às 7h46min de sábado, 17/5, na Perimetral. A vítima, ‘A’ alegou que foi agredida pelo companheiro, C.D.S., que já não estava mais no local quando a polícia chegou. Ela foi encaminhada à Delegacia de Polícia para registro e o homem não foi encontrado.
Menos de 15 minutos depois, outra guarnição atendeu uma ocorrência na Rua General Câmara. T.M.L. contou aos policiais que tem medidas protetivas contra o ex-companheiro, M.S.I.V.. Ainda assim o homem esteve na casa da vítima e lhe ameaçou de morte.
No domingo, 18/5, por volta de 22h, um adolescente foi conduzido à Delegacia depois de agredir a cunhada, no conjunto habitacional João Paulo II. Ele ameaçou a moça com uma faca e tentou agredi-la, mas não conseguiu.
No mesmo loteamento, houve outro chamado, cerca de 30 minutos depois. Desta vez F.L.D.V. foi conduzido à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) depois de ameaçar M.D. de morte. Foi feito registro e o homem liberado pela Polícia Civil.

Menores são flagrados com entorpecentes

A Brigada Militar registrou neste sábado, duas ocorrências de menores flagrados com drogas. Às 13h, na Rua Feliciano Ribeiro, dois adolescentes foram apreendidos e encaminhados à DP depois de os policias encontrarem um tijolo de maconha pesando 515 gramas com F.G.C. e 0,8 gramas da mesma droga, com E.B.M.
Três horas depois, cinco jovens que estavam em uma esquina, na Rua Luiz Bettinelli foram abordados e, com eles, os policiais encontraram uma trouxinha de maconha, pesando 1,5 gramas no bolso de um deles. Os jovens estavam fumando no local e foram levados à DP para registro.

BM prende traficantes na Cidade Alegria

Duas pessoas foram presas na noite de sexta-feira, 16/5, no bairro Cidade Alegria, próximo aos trilhos. As prisões foram efetuadas pelo Pelotão de Operações Especiais (POE) da Brigada Militar. De acordo com a Brigada, a guarnição se deslocou até o local depois de receber uma denúncia de tráfico. No local, os policias militares prenderam V. D. N. e H. C. R., conhecido como Mano Rengo.
Com os acusados foram encontrados um tijolo de maconha pesando 144, 8 gramas; sete pedras de crack, sete trouxinhas de maconha e uma balança de precisão, além de dinheiro trocado, outra evidência de tráfico de entorpecentes.
Os dois homens presos foram encaminhados à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), onde foi lavrado o flagrante. Posteriormente, os dois foram levados à Penitenciária Modulada.

190 em ação

Arma branca
A Brigada Militar apreendeu um facão com cerca de 30 centímetros de lâmina, no conjunto habitacional João Paulo II, na tarde de sábado, 17/6. A arma estava com um homem, M.H.D.L., que tentou fugir da abordagem.

Sem habilitação I
Durante a realização da Operação Balada Segura, na manhã de domingo, 18/5, na Rua Duque de Caxias, um homem sem habilitação foi abordado, conduzindo um veículo Ford Fiesta. A dona do veículo estava no banco do carona.

Sem habilitação II
Pouco antes das 22h de domingo, 18/5, C.R.F.S. foi flagrado dirigindo sem habilitação, na Rua Duque de Caxias. O dono do veículo que ele conduzia foi notificado.

Perturbação de sossego
Uma moradora da Rua Pedro Marine acionou a Brigada Militar alegando que sua vizinha estava com o som muito alto. Segundo a vítima, a situação é recorrente.

Falsidade ideológica
Um homem foi encaminhado à Delegacia de Polícia depois de apresentar a carteira de habilitação do irmão como se fosse sua, durante uma abordagem na Operação Balada Segura, realizada na Rua Duque de Caxias, na noite de domingo, 18/5.

Tentativa de estupro
Uma moradora da Rua Borges da Costa registrou na polícia que um homem tentou agarrá-la a força, pois queria fazer programa com s mesma. O fato ocorreu na tarde de domingo, 18/5.

Ameaça I
Uma mulher relatou que foi ameaçada de morte por um adolescente, no conjunto habitacional João Paulo II. A vítima contou à Brigada Militar que estava na casa da sogra e que fez um comentário a respeito do menor, que não gostou e, armado com uma faca ameaçou matá-la. A vítima contou também que o adolescente tentou lhe jogar uma panela com óleo quente.

Ameaça II
Um morador da Rua Padre Anchieta acionou a Brigada Militar e contou que vem recebendo ameaças diárias de morte por parte de um vizinho. O acusado alega que ele é quem está recebendo ameaças e desconhece o motivo da rixa. Foi feito registro do atendimento.

Lesão corporal
Duas adolescentes entraram em vias de fato no bairro Profilurb, por volta de 12h20min de sábado, 17/5. As duas menores ficaram lesionadas em razão da briga e a BM foi chamada ao local.

Disparo de arma de fogo
Um morador do bairro Áreas Verdes acionou a Brigada depois de uma aglomeração de jovens na esquina de sua casa resultar em disparos de fogo. De acordo com ele, um dos tiros efetuados atingiu a parede de sua casa, que é de madeira. Ninguém se feriu.

Menor é baleado
Um menor de 14 anos foi baleado no braço esquerdo, na noite de domingo, 18/5, quando saía do Parque no clube Sá Viana.
O tiro ocorreu por volta de 21h e está sendo tratado como lesão corporal. Ele passa bem.

UNIPAMPA realiza chamada com nota do ENEM 2013


A Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) realizará no dia 26 de maio mais uma chamada presencial para preenchimento das vagas remanescentes nos cursos de graduação, para ingresso ainda em 2014. Podem participar da seleção todos os candidatos que realizaram o ENEM em 2013 e não estão matriculados nessa Instituição. É possível que esta seja a última oportunidade de ingresso na UNIPAMPA via ENEM ainda em 2014. 
Nesta etapa, a ordem de classificação para preenchimento das vagas é realizada presencialmente entre todos os que comparecerem na data, horários e locais estipulados pelo edital que será lançado na segunda-feira, 16. 
A listagem de classificação para cada curso é gerada a partir das notas obtidas no ENEM 2013 de todos os candidatos que comparecerem na chamada do dia 26. O desempenho exigido pela UNIPAMPA é a obtenção de nota mínima de 200 pontos nas provas de Matemática e suas tecnologias, Ciências da Natureza e suas tecnologias, Ciências Humanas e suas tecnologias, Linguagens, códigos e suas tecnologias, e não obtenção de nota zero na Redação. Ao todo, o edital deve ofertar 219 vagas distribuídas nos campi Bagé, Caçapava do Sul, Dom Pedrito, Itaqui, Jaguarão, São Borja e São Gabriel. Todos os detalhes da seleção estarão disponíveis no edital que será publicado no portal da UNIPAMPA na segunda-feira, 19.

Confira os Resultados do Futebol Amador

Cinquentões hexagonal final
Palmeiras 1 X 3 Barcelona
Resende 3 X 1 Zona Lete
Campeonato da Liga AUFV
Rui Ramos 1 X 2 Palmeiras
Sindivur1 X 2 Camarões
Gurani4 X 3 Caçula
Santa Cruz 5 X 2 Abamf

Super Master
Grêmio Uruguaianense 1 X 0 Caçula
Uruguaiana 4 X 1 Corinthans
Benfica 5 X 0 Fiorentina

Gaúchão
Sub 17
Ferro Carril 2 X 2 Rio Grande

Sub 15
Gramadense 1 X 1 Ferro Carril

8ª Copa América de Futebol Sete

Decisão de 3º e 4º Lugar
Sindivur4 X 1 Fronteira

Decisão Final
Rui Ramos 0 X 0 Torino

Penalidades 
Rui Ramos 2 X 1 Torino
Classificação 
1º Lugar - Rui Ramos
2º Lugar - Torino
3º Lugar - Sindivur
4º Lugar - Fronteira

Goleadores - Lucas Maia do Fronteira e o jogador Barriga da equipe Sindivur, com 8 gols cada um.
Goleiro menos vazado – Rogério do Sindivur
Melhor Diretor – Cláudio Porto da equipe do Torino
Melhor Técnico – Ederson da equipe do Rui Ramos
Troféu Disciplina – Rui Ramos
Atleta Revelação – Eduardo da equipe do Fronteira
Troféu destaque – Roni Dário da equipe do Rui Ramos

Painel Ed.2294

Em foco: Cemitério

O Cemitério Municipal Nossa Senhora Santana tem novo administrador, IedemarColomby. Uma das primeiras medidas, por determinação do Prefeito, foi uma operação de limpeza e manutenção. Depois, o Executivo promete reativar as câmeras de segurança instaladas no local, a fim de evitar depredação do patrimônio e identificar os vândalos.

Música na Praça


O maestro Caco, conhecido da comunidade uruguaianense, se apresentou neste domingo, 18/5, na Praça Barão do Rio Branco. A maior parte dos espectadores eram crianças, encantadas com o piano do Maestro. A apresentação foi organizada pela secretaria de Cultura.

Naval

O vereador Irani Coelho Fernandes (PP) fuzileiro naval, participou neste final de semana di LX Encontro Nacional de Veteranos Fuzileiros Navais, no Centro de Instrução e Almirante Sylvio de Camargo (Ciasc), no Rio de Janeiro.

Corais
No próximo sábado, 24/5, acontece o XXIII Festival Uruguaianense de Integração de Corais. O evento será realizado no Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa, a partir das 19h. Além do Coral de Uruguaiana e de corais das cidades vizinhas, representantes do Uruguai e Argentina deverão participar do festival.

Gripe A
A vacinação contra a Gripe A H1N1 está sendo realizada até o dia 23 de maio, em toda a rede pública de Saúde.

Boataria
Não é verdade que o ex-prefeito Felice estaria cotado para ser o vice de Ronnie Melo na eleição de 2016.

Curiosidade
Você lembra em que hotel o famoso médium Garrincha morou em Uruguaiana? E quem era o proprietário?

Câncer Bucal
No próximo dia 31/5, a Unidade Móvel de Saúde fará exames preventivos na Praça do Barão, em alusão ao Dia Estadual de Luta contra o Câncer Bucal.

Concurso I
Está em andamento o Concurso de Artigos Acadêmicos, organizado pelo Tribunal de Justiça do Estado, integrando a programação de comemoração dos 16 anos do Memorial do Judiciário.

Concurso II
Universitários, independente do semestre, e estudantes de pós-graduação dos cursos de História, Direito, Biblioteconomia, Sociologia, Arquivologia, Museologia, Filosofia e Jornalismo poderão se inscrever. A participação é limitada em uma publicação por pessoa.

Concurso III
As inscrições devem ser feitas pelo endereço eletrônico memorial@tj.rs.gov.br. Deve constar o nome completo do estudante, endereço para correspondência, telefone (fixo e móvel), e-mail, comprovação de matrícula e o artigo acadêmico sem nomeação de autor. O prazo para a entrega inicia no dia 1/6 e vai até o 30/6.

Medalha I
Nesta quinta-feira, 22/5, o advogado e professor Luiz Machado Stábile receberá do prefeito Luiz Augusto Schneider a Medalha de Mérito pelos relevantes serviços prestados na área educacional, social, política, cultural e comunitária.

Medalha II
A entrega acontece no Salão Nobre da Prefeitura e integra as comemorações dos 168 anos de Emancipação Política de Uruguaiana. O objetivo do Prefeito é homenagear pessoas que tenham dado uma expressiva contribuição ao Município.

Repique
A sentença condenatória de quatro réus da chamada Operação Repique foi publicada na sexta-feira, 16/5. Mas a denúncia do Ministério Público incluía ainda outra pessoa. A denúncia contra o “quinto elemento” foi aceita. No entanto, pouco depois o juiz “se retratou” através da chamada absolvição sumária.

Curso
Estão abertas pré-inscrições para o projeto Novos Horizontes, que oferta vagas para curso gratuito de marceneiro a jovens de ambos os sexos, com idade entre 15 e 17 anos. Maiores informações estão disponíveis na Rua Domingos de Almeida ou pelo telefone 3413 4698.

Lei Kiss
O Tribunal de Justiça do RS suspendeu liminarmente parte da Lei que estabelece regras de segurança e prevenção contra incêndio no Estado, a Lei Kiss. A decisão permite aos Municípios que, observadas as regras locais existentes sobre o tema, concedam aos estabelecimentos autorizações ou renovações precárias ou provisórias, enquanto se aguarda a confecção e entrega do Alvará de Prevenção e Proteção Contra Incêndios (APPCI) definitivo.

Processo Seletivo I
Estão abertos dois processos seletivos da Prefeitura Municipal. As informações, bem como formulários de inscrição estão disponíveis no site da Prefeitura (uruguaiana.rs.gov.br).

Processo Seletivo II
O primeiro edital visa preenchimento de vagas para agentes de combate às endemias e supervisores, ambos vinculados à secretaria de Saúde. Já o segundo busca a contratação de médicos, de diversas especialidades. As incrições podem ser feitas até o próximo dia 26.