segunda-feira, 26 de maio de 2014

Ed. 2297

  1. Nem frio nem quente
  2. Em foco
  3. Semana Cultural I
  4. Semana Cultural II
  5. Semana Cultural III
  6. Mostra de Cultura
  7. Amfro I
  8. Amfro II
  9. Nota Fiscal I
  10. Nota Fiscal II
  11. Processo seletivo
  12. Bingo da Cova
  13. Motorista I
  14. Motorista II
  15. Aumento
  16. IPTU
  17. Girassol
  18. Programação I
  19. Programação II
  20. Cavalgada
  21. Dom Aloísio: Papa Francisco: A alegria do Evangelho - 1
  22. Câmara debate a situação precária das estradas vicinais
  23. Pré-candidato a deputado federal visita Uruguaiana
  24. Vacinas esgotam no primeiro dia de liberação
  25. Uruguaiana está entre as prioridades
  26. Pagamento do funcionalismo estadual começa na próxima quarta-feira
  27. Licenciamento para placas de final 4, 5 e 6 começa em 1/6
  28. IBGE enfrenta greve de servidores
  29. Bancos se negam a devolver juros e queixas aumentam
  30. Empresas serão punidas por não mostrarem valores de tributos aos consumidores
  31. Crise venezuelana atravessa fronteira para a Colômbia
  32. Acusados de matar apenado e ferir moto taxi são absolvidos
  33. Homem morre em acidente de motocicleta
  34. Adolescente some ao sair para comprar pão
  35. Acidente deixa pessoas feridas levemente
  36. Traficante é preso na Marduque
  37. Ameaça I
  38. Ameaça II
  39. Sem habilitação
  40. Furto arrombamento
  41. Perturbação de sossego
  42. Furto em veículo
  43. Roubo com lesões
  44. Maria da Penha
  45. Enem tem 9,5 milhões inscritos em 2014
  46. Candidatos têm até amanhã para pagar a taxa de inscrição do Enem
  47. MEC recebe prêmio por material de combate à exploração sexual
  48. Prazo para cadastro de escolas é prorrogado até o fim de junho
  49. Livros que todo jovem DEVE LER
  50. Filme celebra centenário de nascimento de Irmã Dulce
  51. Filme secreto da Universal pode ser adaptação de quadrinho da Marvel
  52. Vem aí o ‘American Pie’ brasileiro
  53. Veja Cinco Dicas Para Baixar a Febre Sem Usar Medicamentos
  54. Tina Turner sofre AVC e fica com parte do rosto paralisada
  55. Famosos ficam carecas para campanha de combate ao câncer
  56. Famosos comentam “chupão” de Neymar
  57. Final de semana de Kart em Uruguaiana
  58. Vitor Miranda e Lyoto vencem e finais do TUF são definidas
  59. Pista de Skate é inaugurada
  60. Resultados da Liga Amadora

Vereadores pelotenses visitam Uruguaiana

Dois vereadores da cidade de Pelotas estiveram em Uruguaiana nesta quarta-feira, 21/5, à convite do vereador Marcelo Cardoso Lemos (PDT). Carlos Passos e Ivan Duarte tinham como objetivo conhecer o serviço de esgotamento sanitário e distribuição de água do município. Conforme eles, há interesse do Poder Executivo pelotense em abrir licitação para tratamento de água e esgoto, que hoje é operada pelo próprio município.
O encontro serviu ainda para debater projetos de interesse das duas cidades. “A troca de ideias e o intercâmbio de projetos são indispensáveis para o fortalecimento da democracia, ter a oportunidade de receber em nossa Casa parlamentares de outra cidade dignifica o trabalho que viemos desenvolvendo nesse ano e meio de mandato” declarou o Vereador Marcelo Lemos.

Câmara segue discutindo o Plano Diretor

A quarta audiência pública do Plano Diretor foi realizada na noite de quarta-feira, 21/5, na Câmara de Vereadores.
Promovido pela Comissão Especial criada para analisar o projeto, o evento teve início às 19h e se estendeu até cerca de 22h. Assim como na semana anterior, esta foi um fracasso de público, com poucas pessoas acompanhando. A questão foi novamente abordada pelo vereador Marcelo Lemos, relator da Comissão, que ressaltou a importância da participação popular e demonstrou desapontamento com “a falta de interesse, inclusive por parte dos vereadores”.
Ainda assim, os trabalhos foram realizados, com a explicação de mais um dos quatro módulos do Plano Diretor. A assistência técnica para o assunto vem sendo prestada pelo arquiteto Carlos Prudêncio, um dos autores do projeto.
De acordo com Prudêncio, ainda deverão ser realizadas outras três audiências, para debater as últimas duas partes. A próxima está marcada para 4/6. O Plano Diretor está disponível no site da Câmara.

Nomeadas comissões da Semana de Uruguaiana e Sesquicentenário


Na manhã desta quinta-feira, 22/5, ao fazer a abertura da Semana de Uruguaiana, que comemora os 168 anos de emancipação política do município, o prefeito Luiz Augusto Schneider nomeou e empossou, através de decretos, a Comissão Organizadora da Semana de Uruguaiana e a Comissão Organizadora do Sesquicentenário. O evento ocorreu no Salão Nobre do Palácio Rio Branco e contou com a presença de autoridades e membros da comunidade, além dos empossados.
Semana de Uruguaiana
A Comissão Organizadora da Semana de Uruguaiana é formada pelo secretário de Cultura, Paulo Henrique Fernandes Inda, que a preside, por Neli Teresinha Rodrigues Rossini, Fernando Cezar Fagundes Alves, Christian Oliveira Bonilha, Jorge Claudemir Prestes Lopes, e Vanessa Nogueira Pepe.
Sesquicentenário
Já a Comissão Organizadora do Sesquicentenário da Retomada de Uruguaiana na Guerra do Paraguai é presidida por José Alberto Leal e composta ainda por Fernando Cezar Fagundes Alves, Dagoberto Alvim Clós, Francisco Alves, Carlos Fontes, Everton Batista, Iolanda Fiel, Luiz Machado Stabile, Capitão Herenyn Estevam, Eliane Rezes e Ricardo Lima.
A função desta é organizar as comemorações dos 150 anos da Retomada, a serem comemorados em 18 de setembro de 2015. A Comissão utilizará recursos da secretaria de Cultura, para organizar a programação.

Prefeito entrega Medalha de Mérito a Luiz Stábile


Foi com o plenário do Salão Nobre da Prefeitura lotado, que o prefeito Luiz Augusto Schneider entregou ao professor, advogado e político, Luiz Machado Stábile, a mais alta condecoração municipal: a Medalha de Mérito.
Stábile recebeu a homenagem, por escolha do próprio Schneider, como reconhecimento pelos relevantes serviços que vem prestando ao longo dos anos, na área educacional, social, política, cultural e comunitária no município.
Aa homenagem ocorreu nesta quinta-feira, 22/5, às 14h, integrando as atividades alusivas à Semana comemorativa dos 168 anos de Emancipação Política de Uruguaiana. Participaram também a vice-prefeita Neraí dos Santos Kaufmann, o secretário de Cultura, Paulo Henrique Inda e o presidente da Comissão Municipal de Políticas Culturais, José Alberto Leal.
Ao fazer uso da palavra, Stábile emocionou os presentes e arrancou acalorados aplausos dos presentes. Aos 82 anos, ele diz que pretende continuar trabalhando e contribuindo com a comunidade uruguaianense. “82 anos é pouco”, disse. Ele ressaltou a importância da homenagem e se disse surpreso com a escolha. “Uma homenagem como esta faz muito bem a uma pessoa”, disse.
Luiz Machado Stabile é advogado, político, poeta, professor, metodista, radialista e orador. Atualmente, segue leciona na Universidade do Adulto Maior. Foi por muitos anos diretor do Colégio Metodista União e sempre teve uma forte participação junto à comunidade.

Em conluio com cc’s de rafael alves: Denúncia contra Schneider foi armação de Felice


O Ministério Público Estadual indeferiu no último dia 14/5, uma denúncia feita pelo ex-prefeito e presidente do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), José Francisco Sanchotene Felice (PSDB), de instaurar inquérito civil para apurar uma suposta coação praticada pelo prefeito Luiz Augusto Schneider contra servidores do município. Segundo Felice, Schneider teria coagido os servidores para que estes participassem de um abaixo-assinado que requeria que fossem prestadas contas pelo Diretório Municipal do PSDB em Uruguaiana, quem tem a presidência do insuperável ex-mandatário, relativamente aos três últimos exercícios, sobre os quais pairam suspeitas de desvio de recursos partidários.
Felice encaminhou a denúncia ao Ministério Público, alegando que cinco pessoas investidas em cargo de confiança no Poder Executivo foram ameaçadas de exoneração caso não assinassem o referido abaixo-assinado. Destes, quatro foram ouvidos pela promotora Jocelaine Dutra Pains, da 2ª Promotoria de Justiça Cível, ainda em janeiro. O outro homem não foi encontrado.
Em depoimento, os ex-servidores afirmaram acreditar que foram exonerados por estarem relacionados ao “grupo político” do vereador Rafael Alves (SDD), o qual deixou o PSDB e passou a ser oposição ao governo municipal. Ao justiçar o porquê de terem assinado declarações dizendo o contrário, os quatro alegaram que o fizeram a pedido de Felice, em razão do sentimento de gratidão que nutrem para com ele, que os nomeou quando era o chefe do Executivo.
Além das declarações das supostas vítimas, a Promotora entendeu que o fato deles terem sido exonerados, mesmo tendo assinado o documento, rechaça a tese de Felice. Diante disso, ela optou por não instaurar o inquérito e determinou o arquivamento do experiente.
A decisão pode ser reformada, uma vez que as partes tem prazo para recorrer, pedindo uma nova análise. As declarações assinadas pelos ex-funcionários, e retificadas durante os depoimentos poderão ser apreciadas na esfera criminal, a fim de averiguar se houve o cometimento de algum delito por parte dos ex-servidores.

Carnaval: Crise na comissão provoca transferência do Seminário


O Seminário de Carnaval de Uruguaiana previsto para acontecer nesta semana foi transferido pelo prefeito municipal Luiz Augusto Schneider para o mês de junho. Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura, o momento conturbado enfrentado pela comissão de carnaval poderia mudar os rumos do encontro que tem como principal objetivo discutir melhorias para o evento que a cada ano ganha maior importância no município. Então, Schneider decidiu marcar nova data.
Na semana passada, o atual presidente da comissão, Eloi Trojan confirmou a existência de denúncias de irregularidades que causaram prejuízos financeiros à Câmara, porém disse tratar-se de assunto interno e que somente seria divulgado após constatação. Ainda, foi apurada a existência de uma ocorrência policial quanto ao desaparecimento de cheques. 
Está prevista para ontem, a divulgação da prestação de contas do evento, porém até o fechamento desta edição, o prefeito Luiz Augusto Schneider não havia atendido a reportagem, tampouco encaminhado o material à imprensa.

Uruguaiana obtém 92,5% de acordos em rodada de conciliação

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscon) da Justiça Federal de Uruguaiana (RS) realizou, na quarta-feira (21/5), mais um mutirão de conciliação. As ações em pauta tratavam de matéria previdenciária.
Dos 54 casos levados à mesa de negociação, 50 resultaram em acordo, o equivalente a 92,5% do total. Os valores negociados atingiram R$ 557.724,14. 
Os processos em que não houve consenso serão devolvidos às varas de origem para prosseguimento da tramitação usual.

Arte Sesc e PMU promovem show beneficente

O Arte Sesc – Cultura por toda parte, em parceria com a Prefeitura Municipal, traz a Uruguaiana, no dia 1º de junho, o show gratuito de César Oliveira & Rogério Melo. A apresentação, em comemoração aos 168 anos de emancipação política do município, está confirmada para as 19h, no Parque Dom Pedro II. Em caso de chuva, o evento será realizado no Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa.
Amigos há mais de 25 anos, criados juntos na cidade de São Gabriel, César Oliveira & Rogério Melo dividem o mesmo apreço pela arte e pelo folclore da pampa gaúcha. Honrar, valorizar e celebrar a força desta cultura é o objetivo de ambos. Atuando como uma dupla desde 2001, já gravaram doze CDs e três DVDs. A cada trabalho, o dueto consolida seu prestígio perante a crítica, o mercado e seus admiradores e deixa uma marca indelével na história da música gaúcha. 
Em 2012 foram indicados, pela terceira vez, para o Prêmio da Música Brasileira, o maior do cenário musical do país, do qual já foram vencedores, em 2008, na categoria de melhor dupla regional do Brasil. 
César Oliveira & Rogério Melo recentemente lançaram o 12º CD de sua carreira, intitulado “Era assim naquele tempo...!”. O álbum traz 16 faixas, distribuídas entre chamames, vaneras, chamarras, chamarritas, xotes e polcas, mantendo a diversidade de ritmos que caracteriza a discografia da dupla. Entre as músicas que se destacam estão Amanhecido e No Rastro da Lua Grande.

Prefeitura de Uruguaiana adere ao RS na Paz

O prefeito Luiz Augusto Schneider assinou o termo de cooperação que confirma à adesão do município de Uruguaiana ao Programa Estadual de Segurança Pública com Cidadania, o RS na Paz. O RS na Paz é um conjunto de políticas públicas baseadas no diálogo entre ações sociais e policiais, fundamental para a redução dos índices de violência e criminalidade e da vulnerabilidade das pessoas. As atividades do RS na PAZ começam com o diagnóstico das áreas de maior concentração de violência e criminalidade. A etapa seguinte é a ação policial intensa e qualificada contra o crime. A partir daí, a permanência da polícia nos locais críticos garante a ordem pública e possibilita a implantação de ações sociais que materializem a presença dos órgãos de segurança nessas áreas. O programa trabalha prioritariamente com jovens entre 12 e 24 anos, faixa etária em que é possível trabalhar com a prevenção do uso e dependência de drogas e também envolvimento com o tráfico de entorpecentes. O vereador Gilberto Risso; e o secretário de cultura e coordenador do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), Paulo Henrique Inda, estiveram presentes no ato que insere oficialmente a cidade de Uruguaiana no programa.

Auditores fiscais se unem pela Indenização de Fronteira


Mais de 10.000 cidadãos apoiaram o pedido de uma Audiência Pública no Senado Federal, com o intuito de que o Governo seja chamado a explicar o porquê não regulamentou ainda Lei de sua própria iniciativa.
O pedido de Audiência partiu de um Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil de Uruguaiana utilizando-se do Portal e-Cidadania do Senado Federal.
A Indenização de Fronteira, instituída pela Lei 12.855, de 02/09/2013, carece de regulamentação, por inércia do Poder Executivo. No entanto, a Lei é iniciativa do próprio Executivo que assim consignou, quando do envio do PL ao Congresso: “A referida indenização é imprescindível para reduzir os óbices para a fixação e ampliação do quantitativo de servidores em localidades estratégicas”. 
Na tramitação do PL várias vezes o Governo, principalmente por intermédio do Ministro da Justiça Eduardo Cardozo, pressionou os deputados e senadores para a rápida aprovação da Lei, que inclusive tramitou em regime de urgência. Por sua vez, o Ministro da Fazenda, Guido Mantega, encaminhou à Ministra do Planejamento, Miriam Belchior, em 19/03/2014, um Aviso Ministerial onde afirma “que se faz imperativo o pagamento da indenização de fronteira, de forma a minimizar os óbices inerentes à retenção de efetivos naquelas localidades” e pede “empenho no sentido de que seja diligenciada providência em direção à regulamentação em causa”.
Agora a matéria receberá um número e seguirá o trâmite de uma proposição legislativa, como “Sugestão”. A presidência do Senado encaminhará para uma Comissão, onde deverá ser distribuída para um relator. 
Este, por sua vez, emitirá um parecer acerca da realização da Audiência, indicando o dia e os convidados a debaterem.

Rio Grande do Sul não bate meta e vacinação contra Gripe A pode ser prorrogada


O Estado ainda espera orientação federal para prorrogar a vacinação pela segunda vez em maio. O prazo original da campanha terminou no dia 9 sem que a cobertura de 80% tenha sido atingida. No dia do encerramento estendido da campanha, a cobertura era ontem à tarde de 78,39%. Porto Alegre vacinou 79,01% do público alvo e já decidiu manter a campanha por tempo indeterminado, até que meta seja atingida.
Em nível estadual, as gestantes foram, até agora, as que menos se protegeram: 65,5%. O índice também não foi alcançado entre as crianças de seis meses a menores de cinco anos (71,26%) e entre os trabalhadores de saúde (77,3%). Já entre as puérperas (mulheres que deram à luz há menos de 45 dias), os indígenas e os idosos, mais de 80% do público alvo já se imunizou.
O Rio Grande do Sul espera vacinar 2,5 milhões de pessoas entre os grupos prioritários, mas até agora só aplicou 1,96 milhão de doses. Já entre os doentes crônicos (cardíacos, diabéticos, obesos, pessoas com problemas respiratórios ou outra doença crônica com risco de complicação por influenza), a estimativa inicial era proteger mais um milhão de pessoas, mas até agora só 670 mil procuraram os postos de saúde.
A vacinação só não é recomendada para pessoas que tenham manifestado reação alérgica em aplicação anterior ou que sejam alérgicas a ovo de galinha.
Neste ano, o Ministério da Saúde assegurou 3,8 milhões de vacinas para o Estado, 700 mil a mais que em 2013.
No ano passado, a gripe matou 73 pessoas no Rio Grande do Sul, das quais 58 vítimas do vírus A (H1N1). Mais de 500 casos foram registrados em todo o Estado em 2013, contra só três até agora, em 2014.

Finalmente: Delegacia da Mulher será inaugurada em 21 de junho


É em clima de mutirão que os preparativos para o recebimento da Delegacia da Mulher estão sendo realizados. A inauguração está confirmada para o próximo dia 21/6, mas muito ainda falta para ser feito.
A implantação, conforme a delegada Caroline Huber, que chefiará o órgão, não é mérito somente da Polícia Civil. A Prefeitura Municipal cedeu a mão de obra; a tinta foi doada, também pela Prefeitura e pelo Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro), que está doando também o material básico para o funcionamento.
Ainda faltam aparelhos de ar-condicionado e a brinquedoteca não começou a ser montada ainda. Ela é necessária, por orientação da secretaria de Segurança Pública, pois as crianças não devem acompanhar as mães durante o registro das ocorrências e demais procedimentos.
A Delegaciaserá instalada no terceiro piso do prédio da Polícia Civil, ao lado da sala do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). Uma das salas estava destinada à Brigada Militar, mas era utilizada para depósito, e foi esvaziada e cedida à PC; o espaço irá abrigar dois cartórios e a sala para registro das ocorrências.

Funcionamento
A partir da implantação da Delegacia da Mulher, o registro de ocorrências de Maria da Penha, em horário de expediente, passará a ser feito na especializada, que contará com quatro policiais. Já de início, cerca de três mil procedimentos estarão em andamento. “Os inquéritos de Maria da Penha, que hoje estão distribuídos entre a 1ª e a 2ª Delegacia, serão remanejados para a Delegacia da Mulher, que já vai entrar em atividade com uma grande demanda”, diz a Delegada. Segundo ela, a média de ocorrências registradas diariamente é de quatro a seis.

BM registra vários roubos a pedestre

Três ocorrências de roubo a pedestre foram registradas nas últimas horas pela Brigada Militar. Uma delas ocorreu na esquina das ruas XV de Novembro com Rodrigues Portugal. A vítima relatou que estava com a irmã e com um colega, quando foram abordados por dois homens, um deles portando um revólver calibre 32. O homem armado ameaçou os três, que acabaram entregando três mochilas com diversos objetos e um telefone celular.
Pouco antes das 23h de quinta-feira, 22/5, no bairro Promotor, um adolescente que voltava para casa foi assaltado e teve os tênis, um boné e um suéter roubados. Cerca de 40 minutos depois, na Rua Dr. Maia, uma mulher teve a bolsa roubada. Nos dois casos, as vítimas foram abordadas por duas pessoas, que estavam em uma bicicleta. O adolescente relatou que os acusados eram morenos e magros.

Acidente deixa jovem entre a vida e a morte



Um acidente de carro deixou duas pessoas feridas, uma delas em estado grave, na noite de quinta-feira, 22/5, na Rua Flores da Cunha, cruzamento com Monte Caseros.
Uma motocicleta que trafegava no local, conduzida por Robson Stanley e que trazia na carona, Caroline Becker, foi atingido por um veículo Ford Fusion, que fugiu do local depois da colisão, sem prestar socorro as vítimas.
As duas vítimas estão internadas na Santa Casa de Caridade. Robson está em estado estável, na área Amarela do Hospital. Caroline sofreu os maiores danos; ela inclusive teve a cabeça raspada no chão durante o acidente e teve traumatismo craniano. A moça passou por uma neurocirurgia que durou cerca de cinco horas e, nas próximas 72h estará sob monitoramento intensivo, devido ao estado crítico.

Homem com passagens pela polícia é executado

Um homem foi encontrado morto na localidade do Itapitocai, na quarta-feira, 21/5, por duas pessoas, que acionaram a Brigada Militar. O cadáver não possuía identificação e a Polícia Civil foi chamada, assumindo a ocorrência.
Posteriormente, a família o identificou como sendo André Marcelo Batista, que estava desaparecido desde o dia 6/5, quando saiu de casa para jogar cartas na casa de amigos. Ele nunca chegou no destino.
De acordo com o delegado que investiga o crime, Vilmar Schaefer, da 2ª Delegacia de Polícia, o corpo provavelmente foi desovado no local. Marcelo estava de bruço, sem camisa, e o corpo já estava em decomposição. A Polícia acredita que ele tenha sido morto na mesma noite em que desapareceu.
A vítima apresentava perfurações de disparo de arma de fogo. Embora o laudo pericial ainda não tenha sido concluído, a Polícia acredita que Marcelo foi vítima de três disparos; um em casa pé e um na nuca.
André Marcelo tinha várias passagens pela polícia, mas o Delegado prefere não detalhar as ocorrências, pois é possível que Marcelo tenha sido morto em razão dos crimes que cometera.

190 em ação

Dano
A escola Embaixador João Batista Luzando, o Ciep, foi alvejado por pedradas na noite de quinta-feira, 22/5. Alguns vidros ficaram quebrados em razão do dano, cometido por um grupo de jovens.

Atropelamento
Um homem foi atropelado na Rua Pinheiro Machado. Ele disse não lembrar o que houve, pois estava bêbado. Ele teve escoriações e uma fratura na clavícula. O motorista do carro alegou que não deu tempo de parar.

Maria da Penha I
Uma mulher acionou a Brigada Militar e relatou que o ex-companheiro, R.R.S. esteve em sua casa paga pegar o filho e que a ameaçou, pois a criança não queria ir com ele. 

Maria da Penha II
Uma mulher foi agredida com socos e pontapés, pelo ex-companheiro, na tarde de quinta-feira, 22/5, por volta de 14h, na Rua Julio de Castilhos. A Brigada Militar esteve no local e encaminhou a vítima e o agressor para a Delegacia, onde foi feito registro.

Maria da Penha III
Um homem foi preso depois de agredir a mulher. Os dois tiveram uma discussão e o homem ‘perdeu a cabeça’. Ele foi conduzido à Delegacia pela Brigada Militar e preso em flagrante.

Acidente I
Um acidente na esquina das ruas Treze de Maio e General Canabarro deixou uma pessoa ferida. A colisão foi entre uma motocicleta e uma caminhoneta Hillux. O motociclista foi encaminhado ao pronto socorro com ferimentos na perna. O condutor da caminhoneta disse não ter visto a moto.

Acidente II
No cruzamenro das ruas Bento Martins e Venâncio Aires, outra colisão foi registrada. Uma pessoa ficou ferida levemente e foi encaminhada ao Pronto Socorro.

Perturbação
Um morador do Loteamento Olga Ibarra acionou a Brigada por conta do barulho de uma igreja da vizinhança. Ela contou aos policiais que pediu para que baixassem o volume do som e, como não foi atendida, acabou apedrejando a igreja. Segundo ela ‘ninguém mais aguenta’ a situação.

Briga
Em um estabelecimento comercial, no centro da cidade, dois funcionários acabaram discutindo e entraram em vias de fato, na manhã de quinta-feira, 22/5. Eles não ficaram lesionados, mas causaram alguns danos ao patrimônio do patrão.

Menor baleado
Mais um menor de idade foi baleado, na quarta-feira, 21/5, à noite. O adolescente levou um tiro no abdômen.

Uruguaianenses participam de evento em Artigas


Atletas da academia Universo do Corpo estarão representando Uruguaiana neste fim de semana, num evento de boxe na cidade de Artigas (Uruguay). Integram a equipe o boxeador peso meio médio Diogo Fernandes, a boxeadora peso pena Amanda Lopes e os boxeadores pesos pesados Alexandre Almeida e Robson Alves. Eduardo Milder é o técnico.

Equipes do Bola Bairros tem novos desafios


Após a rodada do último final de semana, o Bola Bairros (Campeonato de Futebol entre as Associações de Moradores de Bairros de Uruguaiana) definiu as partidas das semifinais, que serão realizadas neste domingo, dia 25 de maio. Jogarão no campo do Cacau, na Rui Ramos, as equipes do Pró-Ficar contra Nova Esperança. No campo do Centro Esportivo Zona Leste, Ipiranga contra Profilurb (Associação José Gomes de Souza). Os vencedores disputarão o título no dia 01/junho. As partidas terão início às 10h. O Campeonato Bola Bairros foi criado na administração Luiz Augusto Schneider com o objetivo de descentralizar, democratizar e incluir através do esporte. 
O vencedor representará a cidade no Gaúchão de Várzea, organizado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Neste domingo tem prova de Kart


No próximo domingo, acontecerá no Kartódromo Internacional de Uruguaiana, a prova de kart alusiva ao aniversário de Emancipação Política. Prevista a presença de pilotos de toda a região, que disputarão em três baterias as categorias: kadet, Pr-400 e Speed RD. A prova faz parte do calendário do Campeonato Uruguaianense de Esportes e será organizada pela Associação de Kartistas de Uruguaiana (AKU).

Painel Ed. 2296

Em foco

Integrando as comemorações dos 168 anos de Emancipação Política de Uruguaiana, estão havendo apresentações da peça infantil “As fantásticas aventuras do menino que lia”, no Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa. O prefeito Luiz Augusto Schneider e a vice-prefeita, Neraí dos Santos Kaufmann prestigiaram uma das apresentações.

Conselho
No próximo dia 3/6, o Conselho da Comunidade na Execução Penal explanará sobre suas ações, na Câmara de Vereadores, a convite do vereador Luís Gilberto de Almeida Risso (PMDB). Um dos principais assuntos deverá ser o projeto que utiliza bicicletas apreendidas para construção de cadeiras de roda.

Processo seletivo I
Estão abertas as inscrições para dois processos seletivos simplificados da Prefeitura Municipal. O primeiro deles visa o preenchimento de vagas para agentes de combate à endemias e supervisores, e o outro busca médicos de várias especialidades.

Processo seletivo II
As informações e respectivas fichas de inscrição estão disponíveis no site da Prefeitura (www.uruguaiana.rs.gov.br). As inscrições encerram na segunda-feira, 26/5.

Cejuscon I
O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscon) da Justiça Federal de Uruguaiana realizou, na quarta-feira, 21/5, mais um mutirão de conciliação. As ações em pauta tratavam de matéria previdenciária.

Cejuscon II
Dos 54 casos levados à mesa de negociação, 50 resultaram em acordo, o equivalente a 92,5% do total. Os valores negociados atingiram R$ 557.724,14. Os demais, serão devolvidos às respectivas Varas para seguirem o andamento normal.

Show I
No domingo, 1/6, às 19h, o Sistema Fecomércio-RS e a Prefeitura promovem um show com a dupla César Oliveira e Rogério Melo, no Parque Dom Pedro II, em comemoração aos 168 anos de Emancipação Política de Uruguaiana.

Show II
Em caso de chuva, o show será realizado no Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa.

Piso
O Senado aprovou projeto de lei que regulamenta piso salarial e plano de carreira dos agentes de saúde e de endemias. A proposta determina uma jornada de 40 horas semanais e fixa o piso em R$ 1.014, além de estabelecer a forma de reajuste anual. O projeto segue para sanção presidencial.

Menos Impostos
A CDL foi às ruas mostrar a alta carga tributária. Mostrar o lucro, nem pensar. Vender sem lucro, como fizeram alguns empresários em Porto Alegre, muito menos.

Interrupção de trânsito
Das 9h às 12h deste sábado, 24/5, o trânsito estará interrompido sobre a ponte do Rio Ibicuí, que liga Uruguaiana e Itaqui. O Dnit estará trabalhando na manutenção do pavimento. Em caso de chuva, a medida não ocorrerá.

Sanchuri
Acontece até amanhã, 25/5, o Festival da Sanchuri, com o Canto e Pesca à Palometa, o 7º Festival Internacional da Palometa e o 3º Festival do Canto e Pesca da Canção Nativa.

Sumidão
Numa cidade do interior, um cidadão apontado como próspero empresário desfilava por eventos e rádios, acompanhado de sua equipe de mídia: rádio, jornais e tv. Meses depois, sumiu do mapa e nem era visto na cidadela, onde o povo repetia uma pergunta: Onde estará o JC?

Emoção
Longo discurso do secretário Jorge Prestes Lopes, em recente encontro na ACIU, emocionou os presentes pelos repetidos elogios ao prefeito Schneider.

Posse
Colmar Pereira Duarte, que escolheu o nome “Califórnia” da Canção Nativa, será empossado na Academia Rio-Grandense de Letras, em sessão solene às 18h de terça-feira, 27/5. Colmar ocupará a Cadeira 40, cujo patrono é o poeta uruguaianense Alceu Wamosy.

Saravá
A candidata encomendou um trabalho para uma macumbeira. Pagou a metade e deu calote na outra. Resultado: ficou de suplente.

Detran I
Saiu a primeira leva de 29 condenação pelo esquema Detran, por crimes de dispensa indevida de licitação; corrupção ativa e passiva; peculato; concussão; extorsão; falsidade ideológica; supressão de documento e formação de quadrilha.

Detran II
Importante destacar que nosso deputado Frederico Antunes, e pré candidato à reeleição,não é réu nessa ação, mas em outra, junto com Yeda Crusius, José Otávio Germano, João Luiz Bargas, Luiz Fernando Zachia e Delson Martini.

Senado I
Até a semana passada eram pré-candidatos ao Senado pelo Rio Grande do Sul: Beto Albuquerque (PSB), Emília Fernandes (PC do B) e Lasier Martins (PDT). O senador Pedro Simon (PMDB) desistiu de tentar o que seria o seu quinto mandato. Está há quase 32 anos no Senado.

Senado II
Nesta semana foi levantado o nome do ex-governador Olívio Dutra, em substituição a Emília Fernandes.

Recordando
Algumas pessoas têm memória curta, mas vamos relembrar. Em 2010, antes da conclusão da apuração do pleito, o ex-prefeito Sanchotene Felice foi até a Rádio Charrua e começou a se exibir e dizer que agora Uruguaiana teria um “deputado para lutar pela terra”, numa crítica direta ao progressista Frederico Antunes (PP). Minutos depois, Elisabete Felice, sua esposa, ficou na suplência. Fiasco e castigo.

Saúde
No próximo sábado, 31/5, das 9h às 17h a Unidade Móvel da secretaria da Saúde estará instalada na Praça Barão do Rio Branco, realizando exame preventivos ao câncer bucal. A ação é alusiva ao Dia Estadual de luta contra o Câncer Bucal

Orquestra
Neste domingo, 25/5, a Orquestra Folklorica de Corrientes se apresenta no Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa. A apresentação ocorre às 21h e a entrada é franca. O evento integra a programação da Semana de Uruguaiana.

Bocha
A segunda fase do Campeonato de Bocha acontece nesta segunda-feira, 26/5, e as semifinais e final estão previstas para os dias 29 e 30. A competição é organizada pela Liga Uruguaianense de Bocha e pela Prefeitura Municipal de Uruguaiana.