quarta-feira, 28 de maio de 2014

Ed. 2298

  1. O PIB dos economistas e o PIB do povo
  2. Vereança
  3. A galope
  4. Lideranças I
  5. Lideranças II
  6. Lideranças III
  7. Cotado
  8. Rusga
  9. Escorpiões
  10. Flagrante
  11. Recluso
  12. ‘EstaTismo’
  13. Blefando
  14. Propina I
  15. Propina II
  16. Afinado
  17. Em foco
  18. Não negue
  19. Aviso
  20. Desprezados
  21. Boataria
  22. Uruguaiana sedia 1º Seminário de Infraestrutura da Amfro
  23. Vereadores embarcam no reajuste do funcionalismo
  24. ACIU não consegue restituir valores e município pede prorrogação de prazo
  25. Cumprimento da lei de utilização do solo é sugerido pelo Parlamento
  26. Prefeitura assina doação de bens móveis e veículos inservíveis
  27. Audiência debaterá logística de Uruguaiana
  28. Servidores Públicos terão horário diferenciado em dias de jogos do Brasil
  29. Bolsa Família terá novas mudanças
  30. Conselho participa de seminário sobre o sistema prisional
  31. Presidente do STJ
  32. Uruguaiana
  33. 168 anos de independência
  34. A Ponte Internacional nos projeta para o mundo
  35. Correntes migratórias nos deixaram por aqui
  36. Climas extremos
  37. Uruguaiana - 3º município do RS em extensão territorial
  38. O arroz, o gado e o transporte internacional
  39. A segurança sob a responsabilidade das polícias e do Exército
  40. Idoso morre atropelado por adolescente de 13 anos
  41. Acusado de matar jovem com tiro na perna é condenado
  42. Policial processada por ex-conselheira é absolvida
  43. Acidentes deixam feridos
  44. Homem arremessa filha de cinco meses contra parede
  45. Realizada audiência contra presidente de escola de samba
  46. Ameaça
  47. Recolhimento de menor
  48. Dano
  49. Reunião trata sobre segurança na Copa
  50. Barra do Quarai receberá recursos para Passe Livre Estudantil
  51. Inscrições para Sisu começam na próxima segunda
  52. Brasil eleva escolaridade e qualidade do ensino na educação básica
  53. Vida da cantora Whitney Houston será tema de filme
  54. True Detective terá três rotagonistas
  55. Frozen’ é a quinta maior da história do cinema
  56. X-Men assume a liderança, comédia com Adam Sandler não empolga
  57. O que é Alimentação Natural crua com ossos para cães
  58. Galvão tem o maior salário da Globo
  59. Boninho prepara atração para substituir Esquenta
  60. Luciana Gimenez desmaia no palco, durante Superpop
  61. Edir Macedo pede para fiéis boicotarem Copa do Mundo
  62. STJD denuncia segurança do Grêmio após confusão
  63. Hexa pode render R$ 1 milhão a cada jogador do Brasil
  64. Inter tem novo reforço

Pré-candidato a deputado federal visita Uruguaiana


Neste domingo, 25/5, e segunda-feira, 26/5, mais um pré-candidato para as eleições de outubro esteve em Uruguaiana, visitando projetos e em busca de uma base.
Deputado estadual por quatro mandatos e ex-secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Ivar Pavan deverá concorrer a uma vaga na Câmara Federal este ano. A visita foi coordenada pelo ex-prefeito da Barra do Quaraí e coordenador regional de Obras, MaherJaber e a agenda incluiu uma reunião com a União Estudantil Uruguaianense e a ACLAN, na Câmara de Vereadores, encontro com a Associação Comercial e Industrial de Uruguaiana (ACIU), com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Cooperativa do Leite, Uma visita a Associação dos Pescadores. Durante a tarde de segunda-feira, a comitiva visitou oprefeito Luiz Augusto Schneider, em seu gabinete e uma visita a Santa Casa de Caridade, que apresentou demandas ao político.
A visita tem como objetivo fixar a base política de Pavan na região e durante os encontros, algumas das ações do Gaúcho, em especial as voltadas para o interior, foram destacadas – uma delas foi a agua encanada instalada em todo o interior da Barra do Quaraí.

Câmara debate a situação precária das estradas vicinais



De plenário lotado, a Câmara de Vereadores debateu na manhã de ontem, 26/5, a precária situação das estradas vicinais, que há muito vem sendo a questão mais reivindicada por produtores rurais, entidades ligadas ao setor e moradores do interior.
A audiência foi proposta pela Mesa Diretora da Câmara, provocada pela Associação dos Arrozeiros e pelo Sindicato Rural. Membros da diretoria das duas entidades integraram a mesa principal, que não teve a presença do prefeito Luiz Augusto Schneider; o que foi destacado pelo presidente da Casa, vereador Ronnie Mello. “Sei que houve ligações de várias pessoas tentando convence-lo a estar presente, o que certamente enriqueceria os debates, inclusive porque ele é nosso atual secretário de Obras”, disse o Parlamentar.
Antes da audiência, marcada para as 10h, uma manifestação, com maquinas e a presença de um bom número de participantes, foi organizada na frente da Câmara, chamando a atenção para o problema, que segundo líderes dos setores já afeta a toda a população que tem ligação com o interior. “Fora o problema de escoar a produção, temos problemas com os moradores, transporte escolar para as crianças. Apesar do aumento da produção nos últimos dez anos, se mantem a malha viária do mesmo jeito, sem melhorias; sem a aplicação dos impostos que recolhemos para garantir boas condições”, diz o presidente do Sindicato Rural, João Paulo Schneider da Silva. “Já está em estado de calamidade. Afeta nossa estrutura de transporte, de custos; afeta nossos colaboradores. Na localidade do Plano Alto, por exemplo, se leva de duas horas a duas horas e meia para chegar na cidade. Imagina se uma pessoa adoece. Isso é preocupante. Tem lugares que o ônibus escolar não passa mais”, destaca o secretário da Associação dos Arrozeiros, Roberto Fagundes. 
Entre as reivindicações apresentadas pelos produtores, destacou-se a sugestão de que 50% do valor arrecadado através do Importo sobre propriedade territorial rural (ITR) seja revertido para as estradas e que o maquinário adquirido através do Programa de Intervenções Viárias (Provias), seja empregado na zona rural, como prometido à época da aquisição.

Licenciamento para placas de final 4, 5 e 6 começa em 1/6

O prazo final para veículos de placas com finais 4, 5 e 6 circularem com o documento de licenciamento 2013 encerra-se no próximo sábado (31). O proprietário deve quitar, até a data prevista no calendário de licenciamento, IPVA, seguro obrigatório, taxa de expedição do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo) e multas vencidas. As datas para pagamento variam conforme a placa. O documento do exercício 2013, no entanto, é válido até o final do mês. 
O licenciamento do exercício 2014 das placas com finais 7 e 8 passa a vigorar em 1º de julho e o das placas finais 9 e 0, em 1º de agosto. O calendário com as datas finais para pagamento pode ser conferido no site www.detran.rs.gov.br em Veículos/Calendário de Licenciamento. 
O CRLV é documento de porte obrigatório e deve estar, assim como os equipamentos obrigatórios de segurança, rigorosamente em dia. Aquele que circular com o licenciamento vencido estará cometendo infração gravíssima, cuja penalidade é multa de R$ 191,53, sete pontos no prontuário e remoção do veículo a depósito até a regularização dos débitos. 
O Detran/RS também alerta aos proprietários que mantenham o endereço atualizado nos bancos de dados da autarquia, para que recebam todas as comunicações e, inclusive, o próprio documento do veículo. A mudança de endereço deve ser comunicada em um Centro de Registro de Veículos Automotores (CRVAs) do município, com a apresentação de original e cópia do comprovante de residência. 
Se a alteração de endereço incluir o município, deve ser apresentado ainda o CRV (documento de transferência), original e cópia do RG, CPF e comprovante de residência. O veículo ainda passará

Combate a tuberculose: Uruguaiana está entre as prioridades


Os agentes da saúde pública gaúcha mobilizam-se para debater o controle da tuberculose durante o “VII Meeting da Sociedade Latinoamericana de Tuberculose e outras Micobacteriosis (Slamtb)”. O evento será realizado de 14 a 17 de setembro, em Canela, na Serra, com apoio da Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde (Fepps). Com inscrições de participantes e de trabalhos científicos no endereço www.slamtb.org/simposio, o encontro vai reunir especialistas e palestrantes do Brasil, da América Latina, Estados Unidos e Europa.
A Slamtb é uma sociedade científica internacional que reúne professores, pesquisadores, clínicos, profissionais de saúde pública, gestores e estudantes com a finalidade de trocar experiências e desenvolver conhecimentos sobre tuberculose, lepra e outras importantes micobacterioses.
Juntamente com o evento internacional, serão realizados O Simpósio Nacional da Rede de Tuberculose e o Simpósio do Programa de Controle de Tuberculose do Rio Grande do Sul, Estado que conta com vários grupos de pesquisa de tuberculose. Eles desenvolvem estudos, que vão desde abordagens clínico-epidemiológicas até pesquisas das bases moleculares de resistência e virulência dos microrganismos.
No Rio Grande do Sul, o aumento na incidência foi observado a partir de 1993. Em Porto Alegre, a prevalência da coinfecção juntamente ao HIV é superior a 30%, de modo que hoje a tuberculose é a principal causa de morte dos pacientes com Aids. São municípios prioritários para as ações Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Gravataí, Guaíba, Novo Hamburgo, Pelotas, Porto Alegre, Rio Grande, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Uruguaiana e Viamão.

Gripe: Vacinas esgotam no primeiro dia de liberação


A secretaria de Saúde do Município liberou ontem ao público em geral, a vacina contra a Gripe. A campanha nacional de combate a gripe encerrou na sexta-feira, mas o Ministério da Saúde determinou aos estados e conseguentemente aos municípios que mantivessem o serviço até o término do estoque. 
A fila no posto de saúde central chegou se manteve com mais de 50 pessoas ao longo do dia. Pelo menos 500 doses foram colocadas a disposição da comunidade. Crianças e adultos dividiram espaço e garantiram a prevenção. Á tarde, por volta das 17h, o estoque terminou. 
Foi confirmada ontem mais uma morte pela gripe H1N1 em Mato Grosso. De acordo com um balanço do Ministério da Saúde, chega a três o número de vítimas fatais da doença este ano no estado. Ao total, foram registrados 28 casos da gripe causada pelo vírus influenza ‘A’ em 2014.
Mesmo o RS não tendo registrado casos em 2014, a Secretaria de Saúde reforça as orientações solicitando a higienização frequente das mãos com água e sabão, principalmente depois de tossir ou espirrar; após usar o banheiro; antes de comer; e antes de tocar os olhos, boca e nariz. Também é recomendado evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies; usar lenço de papel descartável e proteger a boca e o nariz ao tossir ou espirrar.
As pessoas com suspeita de estar com a gripe ‘A’ não deverão sair de casa enquanto estiver em período de transmissão da doença (até sete dias após o início dos sintomas). Aglomerações e ambientes fechados também devem ser evitados. É importante que o ambiente doméstico seja arejado e receba a luz solar. 
Aconselha-se ainda a ingestão abundante de líquidos.

Traficante é preso na Marduque

Carlos Adilson Bueno Goulart, de 29 anos, conhecido como “Baixo” foi preso por uma guarnição do Pelotão de Operação Especiais (POE) no bairro Mascarenhas de Moraes, a Marduque.
A prisão ocorreu no final da tarde e, Carlos foi flagrando traficando drogas na casa onde mora. No local os policiais militares apreenderam cinco tijolos pequenos de maconha, totalizando 183 gramas, 12 papelotes de cocaína, oito pedras de crack, além de aproximadamente R$ 700, quatro telefones celulares, um pote cheio de sementes de maconha e um esmurrugador, usado para triturar a droga. Dos papelotes de maconha, dez foram encontrados escondidos na meia do acusado. A maconha somou 13, 7 gramas r as pedras de crack totalizaram 2, 85 gramas.
Durante a ação também foi apreendido o CRLV de um veículo Toyota Corolla, de cor bege.
Ele foi apresentado na Delegacia de Polícia, onde foi lavrado o flagrante e logo depois foi levado para a Penitenciária Modulada.

Acidente deixa pessoas feridas levemente

Um acidente envolvendo uma motocicleta e uma caminhoneta deixou uma pessoa ferida na tarde de domingo, 25/5, por volta de 18h20min.
De acordo com a vítima, “E”, que trafegava na Rua Borges da Costa, em sentido centro-bairro, quando teve a frente cortada uma caminhoneta GM Blazer, que se deslocava pela mesma rua em direção à Rua Jacarandá, em sentido bairro-centro.
A motociclista não se feriu, mas “J”, que estava na carona da moto, ficou lesionada e foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O motorista da Blazer teve ferimento leve. Os dois veículos tiveram dano.
Na manhã de ontem, 26/5, uma colisão entre dois carros causou prejuízo ao trânsito na esquina das ruas Domingos de Almeida e Dr. Maia. Um veículo Corsa, que trafegava pela rua Dr. Maia, conduzido por uma senhora foi atingido por um Fox, conduzido por um rapaz, que cruzou o sinal vermelho. Ninguém se feriu, mas os dois veículos ficaram com grandes danos.
Um dos carros ficou atravessado na pista e causou transtornos ao fluxo de veículos. A Brigada Militar foi chamada.
A jovem Caroline Becker, vítima de um grave acidente na última semana, segue internada em estado grave na Santa Casa.

Adolescente some ao sair para comprar pão

A família de uma adolescente de 13 anos levou um surto quando a menina desapareceu, no sábado, 24/5, depois de sair de casa para ir à padaria. A menina deveria comprar pão e retornar para a casa, no centro da cidade; ela inclusive deixara o computador ligado, pois logo voltaria. Mas não voltou.
A família, bastante conhecida na comunidade, logo passou a procurar a jovem, que retornou para casa, sã e salva, no fim do dia.

Homem morre em acidente de motocicleta

Um acidente deixou uma vítima fatal neste domingo, 25/5, na Rua Santos Dumont.
Paulo César de Lima retornava de um baile na Cohab II, por volta de 5h, quando perdeu o controle da motocicleta que pilotava e bateu em um poste de concreto, na esquina do condomínio Village Santos Dumont. Ele morreu na hora. Uma amiga de Paulo, Renata, que estava na carona da moto também se feriu gravemente. Ela foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), e encaminhada ao Pronto Socorro da Santa Casa de Caridade. De acordo com a assessoria de imprensa do Hospital, Renata está estável e não corre risco de vida, mas sofreu vários ferimentos. Ela segue internada e ao longo da semana será submetida a vários procedimentos em razão de várias fraturas, inclusive fratura exposta na perna.
A Brigada Militar atendeu a ocorrência, que e, seguida foi entregue a Polícia Civil. As informações dão conta de que, em razão do frio, Paulo dirigia somente com a mão no bolso e atingiu uma pedra na pista, momento em que perdeu o controle e acabou se chocando contra o poste.

Acusados de matar apenado e ferir moto taxi são absolvidos

Dois homens foram a júri popular nesta segunda-feira, 26/5, acusados de homicídio qualificado. Taunay Guimarães Moraes e Selmar Garcia foram acusados de ter matado a tiros Ivo Pedro da Silva Lamaison e tentado matar Luiz Eduardo da Silva dos Santos.
O crime ocorreu na noite de 16 de agosto de 2012, por volta de 18h45min, na Rua Gregório Beheregaray Filho. Lamaison, que tinha saído da Penitenciária Modulada poucos dias antes e cumpria pena em regime semi-aberto, no Instituto Penal, retornava para a casa prisionalem uma moto taxi, conduzida por Luiz Eduardo. Eles passaram a ser perseguidos por outra moto, guiada por Taunay e com Selmar na carona. Em seguida, Selmar passou a efetuar disparos contra as vítimas.Os dois foram socorridos. Luiz ficou ferido em dos braços e nas costas e Ivo foi levado à cirurgia, mas não resistiu aos ferimentos e morreu naquela madrugada.
Conforme o Ministério Público, pouco mais de um mês depois da morte de Ivo, no dia 3/9/12, Taunay, juntamente com um adolescente, ateou fogo na casa da companheira da vítima,Déborah Moreira Conte, localizada na Rua General Hipólito.
O Ministério Público sustentou que o crime foi cometido mediante recurso que dificultou a defesa das vítimas e por motivo torpe. Os dois planejaram matar Ivo em razão de ameaças feitas por ele, em represália a agressão que Taunay teria cometido contra sua companheira.
Selmar foi representado pela Defensoria Pública, enquanto a defesa de Taunay ficou a cargo do advogado Marco Aurélio Costa.Os dois negaram as acusações e os jurados acolheram suas teses de defesa, no referente ao crime de homicídio qualificado. Taunay Guimarães Moraes, no entanto, foi condenado pela acusação de incêndio. O juiz Ricardo Petry Andrade, que presidiu a sessão fixou a pena em cinco anos e quatro meses de reclusão em regime semiaberto. O Magistrado não concedeu ao acusado o direito de recorrer em liberdade. Logo após o julgamento, o juiz também expediu o alvará de soltura para Selmar, que respondeu preso ao processo.
A decisão ainda poderá ser reformada.

190 em ação

Ameaça I
No bairro Cidade Nova, uma mulher acionou a Brigada Militar depois de ter sido ameaçada pela ex-mulher de seu atual companheiro. Segundo ela, há dias vem recebendo ameaças via telefone, de um número que pertence a uma amiga da acusada e na noite de sábado, 24/5, a acusada e sua amiga passaram na casa da vítima, momento em que a acusada, armada com um pedaço de pau tentou lhe agredir e danificar o carro da vítima.

Ameaça II
Um morador da vila Anita Garibaldi relatou à Brigada Militar que estava em casa, quando um homem, que conhece como “V” lhe ameaçou de morte e disse que, junto com o filho, irá lhe dar um tiro.

Sem habilitação
Um homem não habilitado foi flagrado dirigindo um veículo Astra GL, na Rua Adir Mascia. O dono do veículo, que é irmão da vítima, esteve no local e relatou ter emprestado o carro, mesmo sabendo que o irmão não possui CNH.

Furto arrombamento
Na Rua Ramão Prunes de Oliveira, uma casa foi arrombada. A Brigada Militar esteve na residência a, depois de conversar com as vítimas, fez buscas na região, encontrando dois indivíduos que carrearam uma pia de mármore. Eles foram abordados e, levados à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA). A vítima reconheceu o objeto como sendo seu.

Perturbação de sossego
Um morador do bairro João Paulo II acionou a Brigada Militar por conta do vizinho que, segundo ele, escuta som alto durante o dia todo, perturbando a vizinhança.

Furto em veículo
Um veículo Marajó, que estava estacionado na Rua Santana foi arrombado na madrugada de segunda-feira, 26/5. De acordo com o proprietário, o vidro do lado direito traseiro foi quebrado. Foi furtada a bateria do veículo e uma carteira com documentos pessoais do proprietário.

Roubo com lesões
Um adolescente foi assaltado nas proximidades do Parque Dom Pedro II, o “Parcão”. A vítima contou que foi alvejada por pedradas na cabeça por três indivíduos. o menor foi encaminhado ao pronto socorro consciente.

Maria da Penha
Na Rua Venâncio Aires, uma mulher chamou a Brigada Militar depois de ser agredida pelo ex-companheiro. O homem alegou a ex-companheira vem lhe perturbando e que não a agrediu. Os dois foram levados à Delegacia de Polícia.

Resultados da Liga Amadora:

Liga da Primavera
1ª Rodada
Milan 2 X 1 esportivo
Olimpike0 X 0 13 de abril
Botafogo 4 X 2 Camarões

Quarentões
4ª Rodada
Uruguaiana 1 X 1 Palmeiras
Caçula 1 X 4 Santa Cruz
Abanf1 X 2 Camarões
Ruim Ramos 2 X 2 Sindivur

Super Master
6ª Rodada
Caçula 1 7 Benfica
Uruguaiana 0 X 0 Nova Esperança
Corinthans1 X 1 Grêmio Uruguaianense
Futsal – Categoria de Base

Sub 13
AEU 5 X  2 Brilhante/Pelotas

Sub 15
AEU 3 X 5 Brilhante/Pelotas
Estadual Feminino – Série Ouro
Celemaster/Uruguaiana 6 X 3 São Lourenço do Sul
Gaúcho

Sub 17
Associação Rosário 1 X 2 E.C. Ferro carril
E. C. Ferro Carril 1 X 1 Flamenguinho/Alegrete

Sub 15 - Em Passo Fundo
Passo Fundo 1X 0 E.C. Uruguaiana

Pista de Skate é inaugurada



No domingo, o prefeito Luiz Augusto Schneider, acompanhado da vice-prefeita: Neraí Santos Kaufmann; do secretário municipal de Esportes e Lazer, Vicente Majó da Maia; do secretário de Segurança e Trânsito, Vitor Manoel Machado Gediel; do secretário de Transportes, Eloy Trojan; do secretário de Planejamento, Diego Xavier Roque, fez a reinauguração do Skate Park, a denominada Pista de Skate Pedro Armiliato Segabinazi, no Parque D. Pedro II. A pista foi totalmente reformada e ampliada, com verba de emenda parlamentar do deputado federal Nelson Marquezan Júnior. A pista passou por modificações, aperfeiçoamentos e ampliação, estando apta a sediar eventos nacionais de skate. A obra foi realizada pela empresa Henzek Engenharia de Uruguaiana. A federação Gaúcha de Skate foi representada pelo diretor Jacson Brilhante. Para marcar a entrega da pista, foi realizada uma competição de skate, organizada pela Capeta Surf & Skate, dos irmãos Jorge e Fábio Machado. O resultado segue:
INICIANTES
1° Lugar: Rafael Moreira ‘’Sapinho’’ (53,5)- Uruguaiana
2° Lugar: Diego ‘’Maradona’’(46,4) - Livramento
3° Lugar: Igor Galvão ‘’Mulita’’(44,9) -Livramento
4° Lugar: Jeferson Shesse -(42,3) São Borja
5° Lugar: Gabriel Freitas -(40,5) Uruguaiana
 
AMADORES
1° Lugar: Jhonatan Alves ‘’Tigrão’’ (48,4) - Uruguaiana
2° Lugar: Dylan Pedroso (42,8) - Uruguaiana 
3° Lugar: Matheus Amaral ‘’Abu’’ (40,4) - Uruguaiana
4° Lugar: Diego Calibare ‘’Figão’’ (38,6) - Itaqui
5° Lugar: Juan Monteiro (36,5) – Uruguaiana.

Final de semana de Kart em Uruguaiana

Dentro da programação do Campeonato Uruguaianense de Esportes, tivemos no domingo, dia 25 de maio, no Kartódromo Internacional de Uruguaiana, localizado em anexo ao Aeroclube, etapa do Kart Oeste, edição 2014. A prova comemorativa ao aniversário de Emancipação Política de Uruguaiana (168 anos) teve o apoio da Prefeitura Municipal. O evento foi organizado pelo Uruguaiana Kart Clube (UKC), contou com a presença de pilotos de Uruguaiana e região. A prova teve três baterias e o resultado final segue:
1 - Alfredo Martini (26) - 31 Pontos
2 - Rafael Telles (00) - 30 Pontos (29 +1 Pole)
3 - Lucas Telles (07) - 24 Pontos
4 - Carlos Flores (18) - 19 Pontos
5 - Renato Terroso (25) - 18 Pontos
6 - Renato Rescke (71) - 12 Pontos
7 - Marcelo Peres (11) - 7 Pontos
8 - Rodrigo Rosina (05) - 6 Pontos
9 - Ricardo Silva (06) - 5 Pontos
10 - Claudio Telles (47) - 4 Pontos
11 - Gilmar Morin (21) - 3 Pontos
12 - Guilherme Bueno (10) - 3 Pontos
13 - Atos Parra (1) - 2 Pontos
14 - Rodrigo Pessano (46) - 0 Pontos
15 - Diego Rosina (34) - 0 Pontos

Painel Ed.2297

Em foco

Foi inaugurada neste domingo, 25/5, a nova pista de skate do Parque Dom Pedro II, o “Parcão”. O espaço passou por reforma e ampliação nos últimos meses, realizada pela Prefeitura, através da secretaria de Esporte e Lazer.

Girassol

Durante as atividades do Festival da Sanchuri, realizado entre os dias sexta-feira, 23/5 e domingo, 25/5, a ONG Girassol esteve instalada na Barragem, desenvolvendo trabalho de prevenção e orientação.

Semana Cultural I
Acontece hoje, 27/5, o projeto “A Cultura vai à Escola”, na 5ª Semana Cultural de Uruguaiana. O evento ocorre das 8h30min às 12h, no CTG Patrulha do Oeste.

Semana Cultural II
Na programação está incluído apresentação de trabalhos realizados por escritores poetas convidados; ente eles Luiz Stábile, Sílvio Genro e Ricardo Duarte. E apresentação de poetas compositores.

Semana Cultural III
A Escola Estadual de Ensino Médio Uruguaiana foi a escolhida para participar do projeto e os alunos do educandário apresentarão trabalhos de declamação de poesias, inclusive de autoria própria e apresentação de composições musicais.

Mostra de Cultura
Ocorreu nesta sexta-feira, 23/5, a 1ª Mostra de Cultura Gaúcha, no CTG Sinuelo do Pago. A programação contou com palestra com o professor Edson Rebés, apresentação e degustação e janta com os próprios produtos da mostra.

Amfro I
Acontece hoje, 27/5, a partir das 8h3min a reunião da Associação dos Municípios da Fronteira Oeste (Amfro), no Salão Nobre da Prefeitura Municipal. O evento deve contar com a presença dos prefeitos das cidades que integram a região e outros representantes do Poder Executivo.

Amfro II
Na ocasião deve ser realizado ainda um seminário sobre o desenvolvimento da região Fronteira Oeste.

Nota Fiscal I
A secretaria da Fazenda estará realizando um treinamento sobre a Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e), no próximo dia 5/6 às 15h.

Nota Fiscal II
O evento ocorre no auditório do Centro Administrativo II, na Rua Santana, antigo Fórum e é direcionado à contadores e empresários.

Processo seletivo
Encerrou ontem, 26/5, o prazo para inscrição nos processos seletivos simplificados do muncipio, para preenchimento de vagas para agentes de endemias e supervidores, e para médicos de várias especialidades.

Bingo da Cova
R$ 300, 12 cartelas e leva um acompanhante. De lambuja, ganha um mês de assinatura do CIDADE, o seu jornal. Ligue 3402-2782.

Motorista I
Ocorre nesta sexta-feira, 30/5, o Encontro de Motoristas do Transporte Internacional de Cargas, em São Borja, organizado pelo Sindimercosul. O evento inicia às 9h e terá como principal tema as alterações na Lei 12.619/12, conhecida como Lei do Motorista.

Motorista II
Além dos debates promovidos pelo Sindimercosul, o SestSenat promoverá uma palestra aos presentes. O encontro ocorre na Perimetral, frente ao Supermercado Silveirense.

Aumento 
A quantidades de julgados em que o Conselho Nacional de Justiça está no polo passivo no STF em 2014 já quase se igualou à de 2013 inteiro. E a proporção de ações originárias aumentou significativamente. Quanto ao CNMP, 2014 já representa metade de todo o ano anterior.

IPTU
A quinta parcela do IPTU 2014 vence no próximo dia 12/6. Informações estão disponíveis na secretaria da Fazenda.

Programação I
Além de seminário de Infra-estrutura da Amfro, a programação de hoje da Semana de Uruguaiana inclui o 12º Ciclo de Debates de Administradores (Cidead), que ocorre às 19h no Teatro Rosalina Pandolfo Lisboa e sessão solene na Câmara de Vereadores.

Programação II
Amanhã, às 9h haverá Ação Global do Exército Brasileiro no Parque Dom Pedro II, o “Parcão”; Hora do Conto Boneca Viva Lindona, no Caminhão da Cultura Sesi às 14h; palestra Leonardo da Vinci, na sede da secretaria da Cultura, às 18h30min e às 19h30min ocorre a Noite Afro, na Biblioteca Municipal.

Cavalgada
Está em andamento a 11ª Cavalgadada Integração Distrital e Municipal. Acavalgada percorrerá os distritos de Barragem Sanchuri, João Arregui e São Marcos. O evento faz parte das comemorações da Câmara alusivas aos 168 anos de emancipação política de Uruguaiana.