terça-feira, 10 de junho de 2014

Prefeitura faz treinamento sobre nota fiscal eletrônica

A Prefeitura realizou através da secretaria da Fazenda uma palestra para empresários e profissionais da área contábil, com o tema Nota Fiscal Eletrônica.
O evento ocorreu na tarde de quinta-feira, no salão de atos do Centro Administrativo II. O objetivo era informar e esclarecer os profissionais e empresários a respeito do sistema, implantado em janeiro desde ano, mas que ainda não conseguiu atingir a todos os profissionais.
De acordo com o secretário da Fazenda, Luiz Henrique Fantti, há um número considerável de empresas que ainda não fizeram a adesão e os esclarecimentos tem por finalidade a conscientização para que as empresas implantem o sistema, considerado mais seguro, eficiente e rápido.

Eleições 2014: Procuradoria pede que MPE fiscalize segurança de urnas eletrônicas


Depois de um estudo da Universidade de Brasília (UnB) apontar problemas na proteção ao sigilo do voto e à integridade dos resultados do pleito, o Ministério Público Eleitoral (MPE) recebeu pedido para verificar a segurança das urnas eletrônicas no país.
Em 2012, a equipe da UnB avaliou que o sistema é falho. Para evitar a identificação, os votos são armazenados na urna eletrônica e embaralhados aleatoriamente pelo software do equipamento. Ainda assim, a equipe da UnB conseguiu colocar em ordem 950 registros durante chamada pública do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em 2012.“Com a reordenação dos votos, é possível, sabendo os horários que os eleitores foram a determinada seção, descobrir em quem votaram. Basta que um dos fiscais anote tais horários”, afirma Diego Aranha, responsável pelo relatório.
O TSE não abrirá testes neste ano, como era feito desde 2010, apenas foi criado um grupo de trabalho. Porém, uma resolução do TSE permite que o MPtenha acesso antecipado aos programas de computador utilizados nas eleições.

Consulta Popular: Fronteira Oeste registra 6.755 votos pela internet

A escolha de prioridades para o Orçamento do Estado, que encerou na quarta-feira, 4/6, atingiu 255.751 votos online em todo o Estado; a maior desde o início do processo de consultas à população, iniciado em 2005.A região da Fronteira Oeste registrou 6.755 votos e o maior índice de participação ficou com a região do Corede Médio Alto Uruguai, com 10% do total.
A votação é a quarta etapa de debates sobre o Orçamento Estadual elaborado pela secretaria do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã. A etapa final é um fórum estadual onde será feita Proposta de Lei Orçamentária Anual (Ploa), para encaminhamento à Assembleia Legislativa pelo Governador do Estado.
Neste ano, a Votação de Prioridades disponibilizou R$ 200 milhões para a consulta popular, cifra 21% maior no comparativo com o período anterior, de R$ 165 milhões. Os números da votação presencial, realizada no dia 4, ainda serão computados. A utilização maciça das redes sociais para atrair novos votantes, sob coordenação do Gabinete Digital, foi um dos maiores destaques neste ano.

Câmara segue discutindo o Plano Diretor


Continuou na noite de ontem, 6/6, a audiência pública sobre o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano, Rural e Ambiental de Uruguaiana, que havia sido interrompida na quarta-feira, 4/6, em razão do falecimento da mãe de um vereador.
A exemplo dos outros encontros, o arquiteto Carlos Prudêncio, um dos responsáveis pela elaboração do projeto esteve presente para fazer os esclarecimentos técnicos. A apreciação seguiu do ponto onde parou na quarta-feira, ainda nos primeiros artigos do Módulo 3, intitulado Plano Regulador. Encerrou-se as discussões sobre a entrada de caminhões na cidade e o Plano Regulador foi destacado como ferramenta de estabelecimento de regras para configuração da paisagem urbana, edificada ou não.
Ainda é necessária a realização de outras audiências, pois falta a análise da quarta e última parte do Plano Diretor, que é completa e de acordo com Carlos Prudêncio deverá exigir mais de uma audiência. No entanto, o prazo para o relator do projeto na Comissão Especial criada para sua análise, vereador Marcelo Lemos (PDT), entregar seu parecer encerra na segunda-feira, dia 16/6. Se o prazo não for esticado, não haverá tempo para a análise da última parte. A Comissão deverá se reunir para decidir a questão.

Mauro Brum e Clemente fazem nova representação contra Felice

Os ex-vereadores Mauro Brum (PP) e José Clemente Corrêa (PT) encaminharam no último mês, mais uma representação contra o ex-prefeito de Uruguaiana José Francisco Sanchotene Felice (PSDB) por conduta indiciária da prática de crime de responsabilidade e improbidade administrativa.
A representação refere-se a gestão de 2009 a 2012, e além de Felice, o secretário de Educação também foi citado pelos ex-parlamentares. Segundo eles, houve a incidência da Lei de Improbidade Administrativa, decorrente da inobservância de aplicação do percentual mínimo de 25 % da receita em Educação no ano de 2012.
As representações foram feitas ao Ministério Público e ao Ministério Público Federal tiveram grande embasamento na apresentação do relatório sobre a aplicação dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos profissionais da Educação (Fundeb), feito pela presedente do Conselho Regional do Fundo, Dirce Gracioso, à Câmara de Vereadores recentemente.
De acordo com o relatório, Felice nao cumpriu nem o percentual mínimo determinado pela Lei Organica do Município, que é de 35% da receita, nem a determinação da Constituição Federal, que é de 25%. Segundo os dados apresentados à Câmara, apenas 23, 76% da receita foi aplicada em educação.
Outra questão apontada por Clemente e Mauro Brum é o uso indevido da verba do Fundeb. Conforme eles, houve a destinação de recursos do Fundo em gastos que deveriam ser pagos com verbas do próprio município.
No Ministério Público, a representação foi recebida pela promotora Jocelaine Dutra e encaminhada à Promotoria Especializada, aos cuidados do promotor Eduardo Lorenzi. Ele disse que ainda não deve conhecimento do assunto, em razão da demanda de procedimentos, mas disse que o material será analisado e se colocou a disposição dos denunciantes. “Infelizmente ainda nao cheguei a este material, mas eles podem me ligar e vamos conversar sobre o assunto”, disse.

Oposição acaba com eleição d’Os Rouxinóis

A escola de samba Os Rouxinóis continua sendo administrada pelo presidente João Batista Darde Ribeiro. Em maio, antes mesmo da prestação de contas da gestão de João Batista ser avaliada e aprovada pelo Conselho Deliberativo, o presidente anunciava sua saída e declarava não ter a intenção de concorrer à reeleição. Na mesma semana em que a prestação foi aprovada, uma chapa foi apresentada para o pleito, no entanto retirada alguns dias depois, após uma liminar judicial determinar o cancelamento da eleição. O mesmo grupo que fazia oposição a João Batista denunciou a chapa à Justiça, considerando a documentação apresentada durante inscrição como irregular. 
Ao retirar a chapa espontaneamente, o então candidato à presidência Márcio Nunes declarou em nota que a denúncia partiu de “pessoas mal intencionadas, maldosas, que queriam denegrir a imagem de pessoas idôneas, trabalhadoras e cumpridoras de seus deveres inclusive com a escola”. 
A tal denúncia apontava dívidas de componentes da chapa com a tesouraria da escola.

7ª etapa do Freio de Ouro acontece em Uruguaiana

O Freio de Ouro chega a Uruguaiana, município brasileiro com a maior manada de cavalos crioulos. Desde ontem acontece em Uruguaiana a sétima etapa classificatória da maior prova e ferramenta de seleção da raça. As provas acontecem serão realizadas no Parque Agrícola Pastoril.
Serão classificados mais oito finalistas para disputar a grande final, sendo quatro machos e quatro fêmeas. A última decisão será realizada em Esteio durante a Expointer, no dia 31 de agosto. 
O início da competição foi em setembro, quando começaram as etapas credenciadoras. 
Hoje, ocorre o Remate Cabanha Escondida e Convidados, a partir das 21h. O evento é aberto ao público.

Copa do Mundo: Vigilância discute higiene e qualidade

Representantes da Secretaria de Vigilância Sanitária realizaram encontro com representas de hotéis, bares e restaurantes nesta semana. O intuito, segundo a chefe do setor, Raqueli Bitencourt, é preparar e orientar os profissionais que recepcionaram turistas nos próximos dias. 
Segundo o secretário de Indústria, Jorge Prestes, com a Copa do Mundo, cerca de 60 mil turistas ingressarão em Uruguaiana através da Ponte Internacional e muitos deles farão uso de serviços oferecidos no município, como restaurantes, bares e hotéis. Uma das principais pautas da reunião foi a higiene.

Zaccaro continua no comando da onça

A escola de samba Unidos da Cova da Onça continuará sob a administração de José Carlos Zaccaro pelos próximos dois anos. Assim que reconduzido ao cargo, Zaccaro passou usar as mídias sociais para mobilizar novos sócios e atrair público para os eventos da Cova. Ele foi reeleito no último mês com a maioria dos votos e com pleno aval da torcida da escola. A diretoria apresenta novos e antigos nomes. 
Confira a nominata da diretoria eleita:
Presidente: Jose Carlos Barbosa Zaccaro
Vice-Pres. De Administração: Luis Fernando Dos Santos Nunes
Vice-Pres. De Carnaval: Emerson Barreto Ortiz
Vice-Pres. De Finanças: Moacir Lemos Dos Passos
Vice-Pres. Jurídico: Marco Antonio Minim
Vice-Pres. Patrimônio: Manoel Roberto Herrera
Vice-Pres. Social E Cultural: Arlindo Batista
Vice-Pres. Relações Públicas: Kelerson De Paula
Vice-Pres. Musical: Jose Ricardo Alves
Vice-Pres. Marketing: Luciana Fagundes
1º Secretário: Nadir Barragan
2º Secretário: Fernando Camargo Amaral
1º Tesoureiro: Jose Flavio Molinari Flores
2º Tesoureiro: Newton Leonel Goulart De Avila
Conselho Fiscal
Valmir Arruda da Silva
Vera Rodrigues de Camargo
Martha Marsiaj de Oliveira
Suplentes:
Zila Terezinha Fidel e Glênio Marcelo Fonseca Olin

“Dinheiro da UPA está parado no Fundo de Saúde”, diz Conselho

O presidente do Conselho de Saúde, Renato Correia falou ontem a respeito da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Segundo ele, em contato com a secretária Saionara Marquez, o Conselho foi informado que a Unidade só ficará pronta no final do ano, sendo que outras três previsões de término da obra e contratação de médicos já foram dadas ao Conselho e à comunidade pela Secretaria. 
De acordo com Renato, o Município recebeu R$ 1 milhão do Governo Federal nos últimos meses, dinheiro esse dividido em duas verbas – uma de R$ 300 mil no mês de abril e outra de R$ 700 mil no mês de maio. O dinheiro estaria guardado no Fundo Municipal de Saúde. “Para que a UPA seja inaugurada é necessário adquirir equipamentos. O dinheiro está disponível, mas é mal administrado”, disse Renato Correia. 
Conforme o presidente do Conselho, o prefeito Luiz Augusto Schneider não dá autonomia à secretária Saionara, que depende de outras secretarias para que o dinheiro da sua seja liberado para uso. 

Reunião
Na tarde de ontem, o Conselho de Saúde e o Conselho Regional de Enfermagem reuniram profissionais do setor em Uruguaiana, para falar sobre a liminar judicial que deu prazo de 60 dias para Santa Casa de Caridade designar um profissional específico para atividade de dispensação de medicamentos, além de deixar de utilizar enfermeiros para a tarefa.
Dispensação é o ato de fornecer um ou mais medicamentos a determinado paciente, normalmente como resposta à apresentação de receita elaborada por médico ou dentista.
‘‘A prática da conduta pelo profissional ligado à área de enfermagem consubstancia, na prática, desrespeito aos termos da Lei nº 3.820/60 e da Lei nº 5.991/73, diplomas que estabelecem que tal atividade é privativa dos profissionais farmacêuticos, o que confere verossimilhança à alegação do demandante’’, justificou o juiz Aderito Martins Nogueira Júnior, da 2ª Vara Federal de Uruguaiana. Os funcionários foram alertados quanto a determinação e aconselhados a não exercer a função se ordenados. 

Falta de enfermeiros
Ainda na reunião, os profissionais analisaram a falta de profissionais nos postos de saúde de Uruguaiana.
Segundo Renato Correia, a Prefeitura se omite da contratação de novos enfermeiros, deixando comunidade e médicos desassistidos. “No interior do município tem médico atendendo sem enfermeiro. É o próprio médico que verifica pressão, aplica injeções”, relatou Renato.

Mega-Sena acumula, e prêmio pode alcançar R$ 32 milhões no sábado


Nenhuma aposta acertou as seis dezenas sorteadas no concurso 1.605 da Mega-Sena realizado nesta quarta-feira (4), Osasco (SP).Veja as dezenas: 
09 - 19 - 21 - 30 - 31 - 42.
A Quina teve 87 acertadores e cada um vai levar R$ 34.579,33. Já a Quadra paga R$ 642,02 para cada um de seus 6.694 ganhadores.A previsão é de que a Mega-Sena pague R$ 32 milhões no sorteio do sábado (7), segundo a Caixa Econômica Federal.

Minha Casa, Minha Vida terá mais 3 milhões de casas

A presidente Dilma Rousseff prometeu nesta quinta-feira, 5, entregar pelo menos mais 3 milhões de novas moradias por meio da terceira etapa do programa Minha Casa, Minha Vida. O anúncio foi feito a membros do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, o chamado Conselhão, para quem discursou por quase uma hora no início desta tarde. O programa é um dos carros-chefe de sua gestão e está em fase final de elaboração, para que seja lançado possivelmente na próxima semana.
Segundo Dilma, o governo deverá ter como meta para o programa habitacional, a princípio, 3 milhões de casas – número sugerido pelo empresariado, com quem a presidente teve conversas nas últimas semanas. Ela não descarta, porém, que o governo amplie a meta para até 4 milhões de unidades habitacionais.
Nós achamos que é possível definir um montante inicial, tal qual nós fizemos lá em 2010 e 2011 quando definimos 2 milhões [de casas]. Nós estamos propondo uma definição de 3 milhões, (...) e nós podemos chegar a 4 milhões, o que daria 1 milhão de moradias/ano, disse a presidente. É possível chegar a esse número, mas não colocamos como meta.

Senado adia discussão sobre liberação de inibidores de apetite no Brasil


A análise do projeto de decreto legislativo que suspende a resolução da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) que proibiu, no final de 2011, o uso de inibidores de apetite foi adiada por um pedido de vista coletiva e deve retornar à pauta na próxima reunião da CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania) do Senado. 
A proposta é defendida pela maioria dos senadores, mas a base governista pediu mais tempo para analisá-la. O projeto, já aprovado pela Câmara dos Deputados, é de autoria do deputado Beto Albuquerque (PSB-RS) e recebeu relatório favorável da senadora Lucia Vânia (PSDB-GO).
Na avaliação dela, a Anvisa errou por fazer um decreto generalizado, com o intuito de evitar os abusos, sem ouvir os médicos. 
— A comunidade científica entende que a proibição não pode prejudicar o tratamento dos que têm obesidade mórbida. 
Vários parlamentares se manifestaram lembrando que os inibidores de apetite são as únicas opções de pessoas que não podem esperar, por exemplo, por uma cirurgia bariátrica.
O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) afirmou que, se não são ideais, os medicamentos são o que há de melhor em terapia farmacológica para tratamento da obesidade. O presidente da CCJ, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) disse que a resolução da Anvisa é muito restritiva.
— A proibição fecha a porta do tratamento e abre a porta para a morte. E a comunidade médica não foi consultada. Roberto Requião (PMDB-PR) observou ainda que a própria Anvisa poderia rever a resolução, já que há o risco de o projeto em análise liberar todos os medicamentos, quando, em sua opinião, há alguns que realmente mereceram a proibição do consumo.

IPCA desacelera a 0,46% em maio com alimentos e transportes

A inflação oficial brasileira desacelerou a 0,46 por cento em maio beneficiada pelos preços de alimentos e transportes, dando força às expectativas de que o Banco Central não deve voltar a elevar os juros tão cedo num cenário também de atividade fraca.
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) chegou em 12 meses a 6,37 por cento, acima dos 6,28 por cento em abril e a maior variação desde junho de 2013 (6,70 por cento), informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira. O número aproximou-se ainda mais do teto da meta do governo, de 4,5 por cento, com margem de dois pontos percentuais para mais ou menos. Em abril, o indicador havia registrado alta mensal de 0,67 por cento. Pesquisa da Reuters apontava expectativa de alta de 0,43 por cento na comparação mensal e de 6,34 por cento na base anual, na mediana das projeções. Segundo o IBGE, os grupos que mais contribuíram para a desaceleração do IPCA em maio foram Alimentação e Bebidas e Transportes.
No primeiro caso, os preços registraram alta de 0,58 por cento no mês passado, desacelerando ante 1,19 por cento em abril. Ainda assim, o grupo teve o maior impacto no índice, de 0,15 ponto percentual.
Após a forte alta vista no começo do ano devido à seca em várias regiões do país, a pressão sobre os alimentos já vinha enfraquecendo, como esperado por agentes econômicos e pelo próprio BC.
O IBGE informou ainda que o grupo Transportes teve deflação de 0,45 por cento em maio, após alta de 0,32 por cento no mês anterior. O resultado foi influenciado principalmente pela queda de 21,11 por cento nas tarifas aéreas, sendo o principal impacto negativo no IPCA do mês, de -0,11 ponto percentual.
Na semana passada, o BC interrompeu o ciclo de aperto monetário iniciado em abril de 2013 ao manter a Selic em 11 por cento ao ano. Ao explicar a decisão, por meio da ata do Comitê de Política Monetária (Copom) divulgada na véspera, passou a ver menos crescimento econômico neste ano, além de ter reduzido as expectativas de inflação em 2014 e 2015, sinalizando que deve manter a taxa básica de juros no patamar atual por mais tempo do que muitos agentes econômicos viam até então. A economia brasileira iniciou o ano desacelerando, com o Produto Interno Bruto (PIB) crescendo apenas 0,2 por cento no primeiro trimestre. A expectativa de economistas ouvidos na pesquisa Focus do BC é de que o país cresça apenas 1,5 por cento neste ano, abaixo dos 2,5 por cento do ano passado, num momento em que a presidente Dilma Rousseff tenta a reeleição. Dirigentes do BC vêm argumentado que os efeitos da política monetária ocorrem com “defasagens” e que a recente inflação nos preços dos alimentos era temporária. Mas, por outro lado, o BC demonstra forte preocupação com a inflação de preços administrados e calcula que ela ficará em 5 por cento neste ano.
Em maio, segundo o IBGE, esses preços monitorados subiram 0,59 por cento, desacelerando sobre 0,77 por cento em abril, porém energia elétrica representou o maior impacto no IPCA do mês, de 0,10 ponto percentual, ao subir 3,71 por cento no mês passado.
A pesquisa Focus do BC aponta que a expectativa de economistas é de que o IPCA encerrará este ano a 6,47 por cento.

Painel Ed.2302

Em foco

O estoque do Banco de Sangue de Uruguaiana não anda dos melhores. De acordo com o responsável, Elton Parraga, a época é caracterizada pela queda nas doações. Uma das medidas adotadas é a realização de coletas externas. Nesta sexta-feira, a Unidade Móvel do Banco esteve frente ao Unificado Z. somente no período da manhã, dez unidades haviam sido coletadas. Conforme Parraga, o local foi escolhido em razão de uma parceria com o Curso, que anualmente realiza a campanha “Unificado Sangue Bom”, em toda sua rede.

Transferido I
O sorteio público para o curso de informática para internet, através do Pronatec, que ocorreria hoje, 7/6, na 10ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) foi transferido para o dia 10/6, às 17h, no mesmo local.

Transferido II
De acordo com a coordenadora regional do Pronatec, Vivianne Lisboa, um dos motivos da transferecnia foi o atraso na entrega das inscrições por parte de algumas escolas.

Luto
A audiência pública sobre o Plano Diretor de Desenvolvimento, marcada para a noite de quarta-feira, 4/6, e a sessão ordinária da Câmara de quinta-feira, 5/6, foram suspensas em razão do falecimento da professora Gonçalina Alves, mãe do vereador Rafael Alves.

Divididos I
Falam as más linguas que Vieira da Cunha, pré-candidato do PDT ao Governo do Estado, não anda tendo grande apoio na região, nem mesmo dos proprios correligionários. Ao menos dois municípios governados pelos trabalhistas não o apoiarão.

Divididos II
Parece que como castigo, a convecção nacional, que deve confirmar o nome de Vieira como candidato, será realizada em uma cidade da região: São Borja.

Marketing
A página da Polícia Civil de Uruguaiana na rede social Facebook há quase um ano não é atualizada sobre suas ações. Mas um recente compartilhamento da página pessoal do delegado Thiago Albeche causou estranheza.

Agasalho I

A Campanha do Agasalho da Prefeitura segue até o próximo dia 13/6, quando ocorre a entrega dos agasalhos, no Ginásio Municipal. De acordo com o secretário de Ação Social e Habitação, Elton Rocha, os portões serão abertos às 8h e a entrega das peças acontece a partir das 9h. Para receber as doações é necessário possuir o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

Agasalho II
Nos próximos dias, as doações continuam sendo aceitas nos vários postos de coleta, entre eles a Casa do João de Barro, instalada na Praça Barão do Rio Branco. Até o momento, foram arrecadadas 40 mil peças de roupa e 1,2 mil cobertores.

Agasalho III
Empresas e instituições bancárias vem colaborando com doações. Esta semana, Vanialice Azevedo, gerente geral da agência Uruguaiana de um banco fez a entrega de 186 cobertores para a Campanha.

Judiciário I
O Poder Judiciário terá horário especial nos dias de jogo do Brasil pela Copa do Mundo. Nos dias 12 e 23 o expediente ocorre das 8h às 15h e no dia 17 das 8h às 14h, de forma ininterrupta. Caso a Seleção Brasileira venha a jogas nos dias 4, 8 ou 9/7, o expediente também será das 8h às 15h.

Judiciário II
Será efetuado regime de plantão para os casos de emergência e serão prorrogados os prazos processuais que vierem a vencer nas datas em questão.

Judiciário III
Nos dias 18, 25 e 30/6 não haverá expediente no Tribunal de Justiça e nos Foros da Capital, em razão dos jogos que ocorrem no Estádio Beira-Rio.

Prefeitura
O expediente da Prefeitura Municipal será especial nos dias de jogo da Seleção Brasileira pela Copa do Mundo. As repartições funcionarão das 8h às 14h. Nos jogos de outras seleções o expediente será normal.

Estabelecimento comercial é arrombado

Um estabelecimento comercial localizado na Rua Tiradentes foi alvo de um furto arrombamento durante a madrugada de quarta-feira, 4/6.
O crime foi constatado por um funcionário do local, quando este chegou para trabalhar, por volta de 8h. Primeiro a chegar, ele percebeu que a porta da frente do estabelecimento foi arrombada e acionou a Brigada Militar.
O funcionário fez o registro da ocorrência dizendo que foram furtados dois notebooks, uma televisão de 47 polegadas e um cofre digital metálico. O conteúdo do cofre não foi revelado pela Brigada Militar.
Ele disse não ter suspeitos e, até o momento, a autoria não foi desvendada.

Jovens são flagrados com drogas escondidas nos tênis

Uma pessoa foi flagrada com uma porção de maconha escondida dentro do tênis. J.M.G.F. estava na Praça Duque de Caxias quando foi abordado por uma viatura da Brigada Militar. Quando os policias militares solicitaram que que ele tirasse os calçados, encontraram a droga escondida dentro da meia do pé esquerdo. Ele disse ser usuário de maconha e que guardou a substância para fazer uso mais tarde.
Já na Rua Sete de Setembro cinco jovens foram abordados, nas proximidades da Estação Rodoviária. Com um deles, V.M.M. os policiais encontraram uma trouxinha de maconha com 1,8 grama da droga. A substância também estava escondida no tênis do rapaz. Próximo ao grupo os policiais encontraram ainda um facão que estava jogado ao chão.

PM acusado de tortura recebe honras militares do 1º BPAF

Em alusão ao aniversário de 86 anos do 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira (BPAF), cinco policiais militares, considerados de destaque no trabalho, receberam uma homenagem do Batalhão. Entre eles está o soldado Julio Cesar Alves Barbosa, condenado em primeiro grau a 11 anos de prisão por crime de tortura. Ele aguarda julgamento de um recurso, mas surpreendentemente, mesmo depois da sentença condenatória publicada em 2012, continua exercendo uma função estratégica dentro do Batalhão, no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp).

Os outros
Os outros quatro policias homenageados são o 3º Sargento Valentim Miotto, a soldado Deise Daniele da Rosa Silva, o soldado HertonOnel Lemos Teixeira e o soldado Adahyr da Silva Comaru Neto. O último é o policial que estava em um ônibus da São João quando homens anunciaram um assalto aos passageiros. Ele reagiu e conseguiu evitar o crime.

Acidentes deixam quatro pessoas feridas

Uma pessoa foi atropelada quando atravessava a Rua Brasil Lago. A mãe da vítima relatou que a filha foi atingida por um veículo Renault que trafegava em sentido bairro-centro. A vítima teve escoriações no rosto, nas pernas e nos braços. Ela foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O carro era conduzido por uma mulher, ,que ao tentar desviar e um caminhão acabou atropelando a menina, que estava acompanhada de outra jovem.
Na Avenida Presidente Vargas uma mulher que trafegava de bicicleta foi atropelada, também ao tentar atravessar a via. Ela disse não ter visto o carro que se aproximava, trafegando em sentido bairro-centro o motorista do carro contou que a vítima estava com fone de ouvido e cortou sua frente. Ela teve ferimentos leves nos joelhos e mãos.
Na Rua Andradas, uma mulher ficou com vários ferimentos depois de perdeu o controle do veículo ao tentar desviar de buracos na via e colidir com outro veículo. Ela teve escoriações nas mãos, cortes nos pernas, braços e lábio. Outra mulher, que trafegava na carona do carro também teve vários ferimentos.
Já na Ria Gregório Beheregaray, esquina com Duque de Caxias, uma motocicleta Honda Fan preta envolveu-se em acidente com um Ford Ka,, que segundo o motociclista, saiu de um treiler naquele local e não deu sinal ao dobrar na Rua Gregório. Não houve feridos.

Tiro acidental: Pai de adolescente morta pelo irmão fala sobre o acidente



O procedimento que apura a morte da menina Ketelin Gabriela Puck Machado, de 12 anos, segue em andamento na Delegacia de Proteção à Criança e Adolescente (DPCA) aos cuidados do delegado Vilmar Schaefer. As oitivas tiveram início nesta quinta-feira, 5/6, e muitas informações estão chegando aos policiais, inclusive apontando uma história diferente da contada pelo irmão da menina, autor do disparo que a matou.
W.M. o irmão de 16 anos contou que o tiro que acertou a cabeça da irmã foi acidental e ocorreu quando ela manuseava a arma, um revólver Rossi calibre 22, que encontrou na rua no domingo anterior. Ele foi ouvido e liberado e responde a um boletim de ocorrência circunstanciado por homicídio culposo, o equivalente a um inquérito policial.
Mesmo abalado com os acontecimentos, o pai Paulo Machado, conversou com a reportagem do Jornal CIDADE e contou que a família está dando total apoio ao adolescente. Para ele, o ocorrido foi uma tragédia. Machado diz que estava em casa no momento do tiro. No mesmo terreno da residência funciona o estabelecimento de trabalho dele, uma lavagem de carro, onde estava quando ouviu o disparo e foi ver o que ocorrera. De luto, a família ainda não conseguiu retomar a rotina normal.
Desde a quarta-feira toda a família está recebendo acompanhamento psicológico, inclusive com prescrição de medicamentos calmantes.

Pai vai a desforra contra defensor do assassino do filho

Edson da Silva, pai do adolescente Fernando Israel da Rosa da Silva, morto em um tiroteio durante uma festa de 15 anos foi acusado pelo advogado Ramão Larré de ter invadido seu escritório e tentado lhe agredir.
Conforme Larré, o homem entrou no escritório, localizado na Rua General Vitorino, lhe agredindo verbalmente e partiu para cima dele, sendo contido pelo filho de Larré, Rodrigo, que também é advogado. Nenhum dos dois ficou ferido durante o incidente, ocorrido na manhã de ontem, 6/6.
Acompanhado da mulher, Zilá, Edson conversou com o Jornal CIDADE e disse que não tinha a intenção de machucar ninguém. “Posso ter perdido o controle, mas agredir não era minha intenção. Eu vim dizer que o homem que defende um assassino é mais assassino ainda”, disse ele, referindo-se ao Profissional.
Ele contou que discutir com o Advogado quando o filho deste surgiu e lhe agarrou. Os dois então entraram em luta corporal. Edson ficou com ferimentos leves. A Brigada Militar foi acionada e confeccionou um Termo Circunstanciado. Edson terá de se apresentar em juízo no próximo dia 11, para uma audiência a respeito do fato.

Motivo
O motivo da visita dos pais de Fernando foi o resultado obtido pelo Advogado em recurso ao Tribunal de Justiça (TJ).
Os irmãos Charles e Alan César Cruz da Motta, acusados pelo crime, que resultou na morte do adolescente, com então 17 anos, e deixou outras três pessoas feridas, foram a júri popular em dezembro de 2013. Em sentença proferida pelo juiz Ricardo Petry Andrade acabaram condenados. O primeiro, apontado como autor dos disparos foi sentenciado a 45 anos de prisão e Alan a 40 anos.
Ramão Larré recorreu ao TJ, pedindo um novo júri. No último dia 30/5 o recurso foi julgado e os desembargadores entenderam que a decisão dos jurados foi contraria a proa do processo, no que se refere a Alan, anulando completamente o julgamento dele. Quanto a Charles, a condenação foi mantida, nas a pena reduzida para 26 anos.
Ao saber da decisão através de uma emissora de rádio, o Pai, transtornado foi tirar satisfação com o Larré.

190 em ação

Furto em veículo
Uma carteira contendo documentos pessoais e R$ 200 foi furtada de dentro de um caminhão que estava estacionado frente ao Supermercado Super Útil, no bairro Proficar no início da noite de quarta-feira, 4/6.

Dano I
Um estabelecimento localizado na Rua José Garibaldi foi alvo de dano. Um homem que trabalha como fiscal no local contou à polícia que viu dois indivíduos cortando a cerca. Nada foi levado do local. Os dois acusados optaram por não se manifestar.

Dano II
Na travessa Elautério Flores, uma mulher acionou a Brigada Militar na madrugada de sexta-feira, 6/6, porque seu vizinho jogos várias pedras em sua casa, quebrando o vidro da porta da frente da residência.

Cumprimento de mandado
Um homem de iniciais M.L.G.F. foi preso na Rua Fernando Ferrari, no início da manhã de quinta-feira, 5/6, em cumprimento de mandado de prisão. Ele foi apresentado na DPPA e posteriormente encaminhado ao sistema prisional. A Brigada não divulgou o nome do homem.

Direção perigosa
Dois veículos foram flagrados durante a preparação de um racha, na madrugada de sexta-feira, 6/6, na travessa Elautério Flores. Uma viatura da Brigada conseguiu abordar um veículo Fusca, que era conduzido por E.S.A. O outro veículo fugiu do local.

Ameaça
Um homem relatou à polícia que foi ameaçado de morte um indivíduo que conhece como D. Segundo a vítima, o homem lhe ligou de um número não identificado e dizendo que passaria em seu estabelecimento comercial no final da tarde para lhe bater.