sexta-feira, 13 de junho de 2014

Ed. 2305

  1. Hora de reajustar o modelo
  2. Limitação I
  3. Limitação II
  4. Não vai rolar
  5. Turista
  6. Nova presidência
  7. Karatê
  8. Indesejada
  9. PT
  10. Dança árabe
  11. Em foco: Banda Municipal
  12. Precoce
  13. Retribuindo I
  14. Retribuindo II
  15. Retribuindo III
  16. Corredor para turistas I
  17. Corredor para turistas II
  18. Santander
  19. Padronização
  20. Campus Avançado de Uruguaiana é oficializado
  21. Entregue projeto arquitetônico da nova sede da Secretaria de Ação Social
  22. Vereador cogita a existência de “mercado da multa” em Uruguaiana
  23. Projeto proíbe pesquisas eleitorais fora dos padrões técnicos
  24. Uruguaiana realizou a maior campanha do agasalho dos últimos tempos
  25. Catarina exclui perfil e diz que ‘Hotel Felice’ é apenas ponto de referência
  26. Auditores-Fiscais protestam contra decisão do STJ
  27. Amigo que deu título agora dá atestado a Felice
  28. Ministério da Saúde lança nova campanha de doação de sangue
  29. Mais um barra-brava foi barrado em Uruguaiana
  30. Foi “copar” e levou chumbo
  31. Marido mau é preso por dar tiros a esmo
  32. Cão sem proteção
  33. Arrombamento
  34. Perturbação do sossego
  35. Maria da Penha
  36. Tráfico
  37. Copa de quem?
  38. Santana tem excesso de aluno por turma
  39. Professores online devem incorporar o aprendizado social em suas aulas
  40. Secretarias de educação têm até dia 16 para indicar interlocutores
  41. A Dinâmica Naval no Rio Uruguai
  42. Boa de bola: conheça os benefícios do futebol para o corpo da mulher
  43. Otaviano Costa acerta ladrão com coco e salva turista
  44. Macchi vai concorrer a deputado federal
  45. Marrone expulsa esposa de casa após traição, mas continua vivendo com ela
  46. Grêmio tenta fechar com atacante Fernandinho
  47. Chefe de arbitragem da Fifa diz que pênalti em Fred foi duvidoso
  48. Sonnen agradece a Anderson: ‘Não chegaria até aqui sem você’

Prefeitura quer Mais Médicos na UPA

A Prefeitura quer utilizar médicos do programa federal Mais Médicos para atender na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), em construção.
Durante encontrou com o coordenador do Programa Mais Médicos do Ministério da Saúde, Felipe Proenzo, a secretária de Saúde Saionara Marques entregou um ofício em nome do prefeito, Luiz Augusto Schneider e destinado à presidente Dilma Rousseff, solicitando a autorização para que os profissionais que integram o programa possam atuar na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), cuja construção está em andamento na Rua Marechal Deodoro. 
No documento, o chefe do Executivo destacou o pioneirismo da adesão do município ao Programa e ressalta os benefícios, como a redução no índice de mortalidade infantil, de 20,3 para 13,3 (por mil nascidos).
Atualmente há 17 médicos do Programa, atuando oito horas por dia em unidades básicas de atendimento, onde antes não havia profissionais atuando por mais de duas horas diárias. Conforme Schneider, em 171 anos de história, esta é a primeira vez que há médicos residindo em locais distantes até 75 quilômetros da cidade.
A permissão, de acordo com o chefe do Executivo, pode ser concedida através da emissão de Medida Provisória, o que solucionaria um dos maiores problemas enfrentados ao se tratar de UPAs: a falta de profissionais médicos dispostos a operá-las.

Anunciada a distribuição de mais 7 mil CNH’s


O diretor-geral do Detran/RS, Leonardo Kauer, anunciou a abertura das inscrições para a edição de 2014, que vai oferecer mais 7 mil habilitações gratuitas, mediante sorteio entre os inscritos. A CNH Social é uma política pública que busca oferecer à população de baixa renda mais e melhores oportunidades de trabalho, através do acesso à primeira habilitação, mudança ou adição de categorias. Também é uma política de ação afirmativa, que reserva 15% das vagas para negros e pardos e 50% das vagas de mudança de categoria a mulheres, visando promover a igualdade de acesso aos postos de trabalho.
A Lei 14.029/ 2012, que instituiu a CNH Social, foi aprovada por unanimidade na Assembleia Legislativa em junho de 2012. A primeira edição do programa, em 2013, teve mais de 171 mil inscritos.

Entidades ocupam tribuna livre na Câmara de Vereadores


O Grupo de Trabalho Amor Especial (GTAE) utilizou o espaço da tribuna livre para destacar a importância do trabalho da instituição no atendimento a ex-usuários de drogas para a continuidade do tratamento de recuperação da dependência de entorpecentes. 
Na ocasião, os representantes explanaram sobre o apoio técnico disponibilizado na casa com equipe de enfermeiro, psicólogos, técnicos em enfermagem, monitores que são ex-internos e dos próprios pacientes que trabalham na manutenção do local. A principal dificuldade enfrentada é a capacidade de energia elétrica do local que impede a instalação de equipamentos elétricos para qualificação profissional e para melhorias na infraestrutura.
SOS Mulher 
O trabalho desenvolvido de prevenção à exploração sexual e à prostituição de crianças e adolescentes pelo SOS Mulher também ocupou a tribuna. A proposta do vereador Egídio Carvalho possibilitou a explanação da presidente da Organização Não Governamental, Carol Guimarães, sobre as atividades realizadas há cerca de 20 anos com jovens de 4 a 18 anos.
Na ocasião foi anunciado o reconhecimento do Governo do Estado pelos serviços prestados da instituição como destaque em Direitos Humanos recebido esta semana em Porto Alegre. “Buscamos proporcionar educação para garantir qualidade de vida a essas meninas”, afirmou Carol ao relatar as ações de reforço escolar, oficinas de artesanato e leitura. A instituição recebe doações através do telefone (55) 3412 3954. “Estamos de portas abertas para visitação e recebermos doações na Domingos de Almeida, 3593”, finalizou.

Negociação busca entregar o patrimônio público para desfrute da AFMU


Durante a tarde da última terça-feira, 10/6, o prefeito Luiz Augusto Schneider recebeu em seu gabinete os secretários Vicente Majó da Maia, de Esportes e Lazer e Diego Roque, de Planejamento, acompanhados pelo presidente da Associação dos Funcionários do Município (AFMU), Arlindo Cunha Brasil e pelos diretores Luis Brites e João Pedro Gonçalves Espíndola.
O objetivo do encontro era alinhar um convênio entre a Prefeitura e a AFMU para melhorias e manutenção de parte da área do antigo Juventude Atlético Clube, incluindo as piscinas do local, e entregando definitivamente boa parte da estrutura que foi desapropriada pelo Executivo para uso privativo dos funcionários municipais sócios da Entidade.
A idéia é que a Associação custeie melhorias no local que lhe seria destinado, como pintura e reativação das piscinas, mediante um termo de cessão do espaço. O convênio não incluirá a área ocupada pela secretaria de Esporte e Lazer, que terá o direito de permanecer no local, e de graça.
Durante a reunião, o Prefeito ressaltou a importância de reativar o espaço que não está sendo utilizado em razão de dificuldades financeiras enfrentadas pelo Executivo.

Assembleia Legislativa paga salário de R$ 4 mil para funcionária do Hotel Felice


O perfil da assessora parlamentar Catarina Silveira Pimentel está chamando a atenção em uma rede social.
Catarina, que mora em Uruguaiana e é companhia contumaz do ex-prefeito Sanchotene Felice quando este comparece às audiências afetas às ações judiciais que responde na Comarca, é servidora da Assembleia Legislativa Gaúcha lotada no gabinete da esposa do ex-mandatário, deputada Elizabete Felice, mas apresenta-se como funcionária do Hotel Felice. Pela frequência com a qual faz carga de processo nos órgãos judiciais locais, comenta-se nos meios que também atua como assistente jurídica do advogado CacianoSgorla Ferreira, seu colega de assessoria no mesmo gabinete. Ela percebe remuneração bruta superior a R$ 4 mil mensais.
Contatada via telefone celular por nossa reportagem, Catarina disse estar desenvolvendo um trabalho naquele momento, sem dizer onde poderia ser encontrada. Ficou de retornar assim que tivesse concluído seus afazeres, mas não retornou mais nossas ligações.

Convênio com o Executivo: Pastoral quer verduras na mesa do preso


O prefeito Luiz Augusto Schneider, acompanhado do secretário de Ação Social e Habitação, Elton da Rocha, manteve audiência na manhã de terça-feira, com o coordenador diocesano da Pastoral Carcerária, Fábio Santos e com o padre Alvano Tadeu S. Freitas. A pauta da reunião foi à realização de um convênio entre a Pastoral e a Prefeitura, que proporcionará a retomada da Horta na Penitenciária Modulada. Conforme Santos há uma doação de mudas por parte do Banrisul, mas existe a necessidade do preparo da terra e esta será a contrapartida do município. “Vamos disponibilizar o maquinário necessário para realização deste trabalho”, garantiu o Prefeito.
A nova horta deverá ser implantada no mesmo local da antiga. O Prefeito aguarda agora a entrega do projeto por parte da Pastoral Carcerária.
A intenção é que os alimentos plantados na horta integrem a alimentação dos presos e agentes.a

MME busca retomar operação da UTE Uruguaiana

O Ministério de Minas e Energia (MME) está em processo de discussão com a Argentina para retomar a operação da termelétrica Uruguaiana (640MW) com um novo fornecimento de gás natural. O gás utilizado para geração esgotou-se antes do prazo de 60 dias estipulado no memorando de entendimento entre os países, devido ao aumento do despacho termelétrico em alguns dias.
“Tendo em vista a limitação da malha de gasodutos da Argentina, o prazo fixado de 60 dias foi definido em função do despacho de 244MW médios, ou 1,2 milhões de m³ /dia. Como ao longo do processo foi possível aumentar o consumo em alguns dias para 2,4 milhões de m³/dia, o volume contratado esgotou-se antes do período”, informou o MME através em nota.
O fornecimento de gás natural para a usina foi estabelecido em março deste ano através de um aditivo ao memorando de entendimento que os países têm desde 2013. O termo é passível de renovação, mas depende das condições da malha de gás argentina.
Assim, um novo acordo é buscado como alternativa para aumentar a frequência de utilização da termelétrica Uruguaiana. Apesar de as condições de operação neste ano serem as mesmas do ano anterior, o MME esclarece que “o despacho realizado neste ano foi por ordem de mérito, uma vez que seu Custo Variável Unitário (CVU) é inferior ao atual Preço de Liquidação das Diferenças (PLD)”.
A usina retomou a operação em caráter de urgência desde o mês de fevereiro deste ano, e estava gerando 490MW. A importação do gás da Argentina era feita através da Sulgás, e limitada até 2,8 milhões de metros cúbicos. 
O transporte do combustível utilizava o trecho 1 do Gasoduto Uruguaiana-Porto Alegre (Gasup), pertencente à Transportadora Sulbrasileira de Gás (TSB).
Sobre a questão, a AES Uruguaiana responsável pela operação da usina, esclarece que a toda a carga de gás disponibilizada já foi consumida, e que o retorno da usina a operação depende das determinações do MME.

SOS Mulher assina convênio com a secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos

A Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos (SJDH) assinou convênios do Fundo Estadual da Criança e do Adolescente, com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Santana do Livramento e SOS MULHER de Uruguaiana. O Fundo, integrante do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedica/RS) é gerido pela Secretaria, com o intuito de beneficiar as entidades conveniadas que trabalham com a prevenção da violência e a garantia de direitos dignos para crianças e adolescentes vulneráveis.
A presidente do Cedica/RS, Dalva Franco, agradeceu a parceria da SJDH e afirmou que é importante existir a caridade, mas que sem recursos não existe trabalho que sobreviva. “É um sonho poder finalizar o edital 2013, é uma vitória para a secretaria e para o Cedica. Vamos buscar recursos para o próximo ano para melhorar o trabalho das pontas, por que sabemos que a caridade é importante, mas é preciso recursos para que as entidades possam desempenhar os trabalhos com toda qualidade que as crianças e adolescentes merecem”, afirmou. A secretária da Justiça e dos Direitos Humanos, Juçara Dutra Vieira, participou da solenidade de assinatura dos convênios e falou sobre a importância das entidades trabalharem lado a lado com os órgãos públicos. “As Políticas Públicas não se estabelecem apenas nos entes públicos; é de suma importância que os entes governamentais reconheçam as entidades que desenvolvem trabalhos em prol dos mais vulneráveis.

Liminar impede fiscais federais de realizarem operação padrão


Os Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil e Fiscais Agropecuários fizeram uma manifestação na manhã de terça-feira, em frente ao Porto Seco Rodoviário de Uruguaiana, o maior da América Latina. O ato era pra marcar o início de uma Operação Padrão por tempo indeterminado, em prol da regulamentação da Indenização de Fronteira. A manifestação contou com o apoio das demais categorias de servidores abrangidos pela Indenização. A Operação Padrão, em Uruguaiana, consistiria uma rigorosa fiscalização de todas as cargas que passarem pelo Porto Seco Rodoviário, já que os servidores estão indignados por anos de espera pela Indenização de Fronteira. Esta indenização visa minorar os problemas que passam, pois trabalham, na maioria das vezes, longe de suas famílias, em locais com infraestrutura deficiente e a centenas de quilômetros de distância dos grandes centros urbanos; visa, também, diminuir a grande rotatividade de servidores que acaba prejudicando a política de segurança destas áreas estratégicas para o país.
Liminar do STJ
À tarde, os servidores foram surpreendidos por uma informação de que a AGU (Advocacia Geral da União) conseguiu no STJ (Superior Tribunal de Justiça) uma liminar proibindo que os auditores da Receita Federal realizem operação padrão durante a Copa do Mundo. Os servidores aguardam uma posição da Direção Nacional do sindicato da categoria para decidir que medidas irão tomar em relação à decisão judicial.
Histórico
Depois de anos reivindicando, em 2012 o Poder Executivo Federal encaminhou um Projeto de Lei ao Congresso Nacional com o objetivo de instituir a Indenização de Fronteira. Nos debates travados no Congresso sobre o projeto, em várias oportunidades o governo, principalmente por intermédio do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, pressionou os deputados e senadores para a rápida aprovação da matéria. Até uma comissão geral na Câmara foi realizada. E a proposição tramitou em regime de urgência. Depois de aprovada na Câmara e no Senado e transformada na Lei 12.855, de 02/09/2013, com a sanção presidencial, a Indenização de Fronteira ainda não é paga, pois carece de regulamentação. Até mesmo o Ministro da Fazenda, Guido Mantega, encaminhou à ministra do Planejamento, Miriam Belchior, em 19 de março de 2014, Aviso Ministerial em que afirma que “se faz imperativo o pagamento da indenização de fronteira, de forma a minimizar os óbices inerentes à retenção de efetivos naquelas localidades” e pede ainda “empenho no sentido de que seja diligenciada providência em direção à regulamentação em causa”.

Refeição envenenada em escola leva à condenação do Estado

A Turma Recursal da Fazenda Pública do TJRS condenou, de forma unânime, o Estado do Rio Grande do Sul a pagar indenização por danos morais a uma mãe cuja filha comeu refeição envenenada em escola estadual.
Em agosto de 2011, uma servidora estadual, que trabalhava como merendeira na Escola Estadual de Ensino Fundamental Doutor Pacheco Prates, localizada em Porto Alegre, colocou veneno de rato em almoço que foi servido a professores e alunos da escola, entre eles a filha da autora da ação. Em razão do envenenamento, a menina permaneceu em atendimento médico por um final de semana.
Julgamento
O Juiz de Direito Ricardo Bernd, relator do processo, condenou o Estado do RS a indenizar a autora em danos morais no valor de R$ 2 mil. Entendeu o julgador tratar-se de responsabilidade objetiva do ente público, pois o evento danoso decorreu de ato comissivo de seu servidor no exercício da função pública, devendo, assim, o Estado responder pelo dano causado, segundo o artigo 37, parágrafo 6º, da Constituição Federal, que dispõe:
Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

Fabricante de fraldas deve indenizar clientes

A 4ª Turma Cível do TJDFT manteve, em grau de recurso, a condenação da Kimberly Clark Kenko Indústria e Comércio ao pagamento de indenização por danos morais a duas crianças que tiveram infecção pelo uso das fraldas descartáveis de sua fabricação. De acordo com a decisão colegiada, “comprovado pelo consumidor o uso do produto e o dano, presume-se o defeito, recaindo sobre o fabricante/fornecedor o ônus de provar sua inexistência ou alguma das outras excludentes legais, o que não aconteceu neste caso”. 
Segundo as mães das crianças, o uso das fraldas ocasionou assaduras e irritação e, posteriormente, infecção bacteriana. Na 1ª Instância, a juíza da 3ª Vara Cível de Taguatinga julgou procedentes os pedidos. Segundo a magistrada, o nexo de causalidade entre a alergia/infecção sofrida e o uso das fraldas ficou devidamente demonstrado nos autos por meio dos relatórios médicos juntados”.
A empresa recorreu da sentença, repisando os argumentos da contestação de que a infecção teria acontecido por mau uso do produto e que a reação se deu por dermatite oriunda do prolongado contato da pele com urina e fezes, o que pode ensejar infecções secundárias por bactérias. Ao analisar o recurso, porém, a Turma Cível manteve o mesmo entendimento da juíza de 1º Grau.

Dilma sanciona lei que reserva a negros 20% das vagas em concursos


Em cerimônia fechada à imprensa, a presidente Dilma Rousseff sancionou segunda-feira, 9, projeto de lei que reserva a negros 20% das vagas oferecidas nos concursos públicos da administração pública federal. A lei entra em vigor a partir da data de sua publicação, o que deve ocorrer na edição desta terça do Diário Oficial da União.
As reservas de vagas terão vigência pelos próximos dez anos e valem para cargos da administração pública federal, autarquias, fundações e empresas públicas e sociedades de economia mista controladas pela União. As cotas não se aplicarão a concursos cujos editais já tenham sido publicados antes da entrada em vigor da nova legislação. 
De autoria do Executivo, o projeto sancionado por Dilma também prevê que, em caso de “declaração falsa”, o candidato será eliminado do concurso e, se já tiver sido nomeado, ficará sujeito à anulação da sua admissão ao serviço público, após procedimento administrativo “em que lhe sejam assegurados o contraditório e a ampla defesa”. 
Poderão concorrer às vagas reservadas a negros aqueles que se declararem pretos ou pardos no ato da inscrição no concurso público, conforme definição de cor e raça utilizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
“Vocês não tenham nenhum temor à possibilidade de que se crie algum tipo de instância que pejorativamente tem sido chamada de tribunal racial, porque nós vamos obviamente ter de produzir um documento que fale sobre a interpretação requerida para essa lei, porque é uma lei para ser aplicada por várias instituições, ministérios”, comentou a ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros. “Temos de ter a certeza de que a intenção do legislador deverá ser efetivamente preservada.”
De acordo com a ministra, o governo não teme a má aplicação da legislação. “Quero acreditar que o Congresso Nacional aprovou esse projeto porque a sociedade brasileira está madura para entender a sua dimensão e principalmente a sua intenção de superar desigualdades raciais”, disse a ministra.
“Nós temos em relação, por exemplo, às universidades, alguns casos no Brasil de denúncias de declaração falsa da identidade racial. O que temos agora é consultar os Ministérios Públicos, coletar estratégias que estão sendo utilizadas para que essa experiência seja aproveitada no governo federal.”
Segundo levantamento de 2012 da Secretaria-Geral da Presidência da República, cerca de 34% dos servidores da Presidência se declaram negros ou pardos, proporção inferior a de autodeclarados pretos e pratos (51,28%), conforme o último Censo do IBGE.
Oportunidade. Para a presidente Dilma Rousseff, a sanção da lei de cotas no serviço público federal é uma oportunidade para o Brasil mostrar ao mundo “o respeito e o orgulho que nós temos pela diversidade da nossa nação”. “Ela é uma celebração da diversidade racial de nosso País”, disse Dilma, que agradeceu o Congresso Nacional pela rapidez com que o projeto tramitou. 
“O sistema que está sendo implantado por essa lei assegura que o mérito continue a ser condição necessária para o ingresso no serviço público federal. Os candidatos negros deverão ser aprovados segundo os critérios definidos em edital, alcançando a pontuação estabelecida e outros requisitos. Tal sistema altera apenas a ordem de classificação, privilegiando os candidatos negros”.

Homem morre atropelado na BR 290

Um homem de 51 anos morreu atropelado na noite de terça-feira, no quilometro 661, da BR 290, próximo ao Plano Alto. Antonio Alberto Antunes Filho desceu do ônibus que dá acesso ao Distrito, quando ao cruzar a via foi atropelado por um veículo Gol, com placas de Quarai. A vítima foi socorrida sem vida. A vítima que tinha apenas a mãe como familiar, foi sepultada na tarde de ontem.

Homicídio culposo: Delegado concluiu o caso da morte de ancião

O delgado de Polícia, Vilmar Alaídes Schaefer concluiu na terça-feira, o inquérito da morte de Manoel Fragoso César, de 82 anos, atropelado na manhã do dia 28 de maio por um menor de idade. 
Manoel atravessava a rua quando foi atropelado por um veículo conduzido por W. e que tinha outros dois menores como carona. O veículo que estava em alta velocidade pela Rua Benjamin, segundo o delegado, pertencia ao primo do autor do fato e sequer possuía ignição. 
O menor assumiu estar na condução do automóvel quando o acidente ocorreu e disse estar fugindo da polícia quando o acidente aconteceu. Também, relatou ter pegado o carro emprestado com o primo que conforme o delegado, também teve seu nome citado no inquérito como participante, devido ter entregado a direção a pessoa não habilitada. 
No inquérito, delegado concluiu que o menor foi autor de homicídio culposo. O procedimento já foi encaminhado à Justiça, restando a ela a decisão de inocentar ou não o menor.

Polícia deporta barra-brava argentino em Uruguaiana


As autoridades brasileiras confirmaram a deportação do segundo barra-brava argentino. O caso ocorreu nesta semana em Uruguaiana. Os próprios torcedores violentos reconhecem que se locomover pelo território brasileiro será algo complicado. Isso por causa da lista de de 2100 barras que as autoridades da Argentina enviaram ao Brasil. Todos são torcedores já impedidos de frequentar os estádios em seu país de origem.
Segundo publicou o diário argentino “La Nación”, os grupos de torcedores violentos tinham duas rotas alternativas para fugir das autoridades de fronteira brasileiras. Uma seria justamente por Uruguaiana e a outra atravessando o território paraguaio, fazendo a entrada por Ciudad del Este.
Nesta segunda-feira, em São Paulo, havia sido confirmada a primeira deportação. A identidade do deportado é Daniel Attardo, residente na cidade de Rosário.

Aluno é esfaqueado dentro de escola

Os pais de um menor de idade registraram ocorrência na Brigada Militar, após o filho ser ferido com um golpe de faca no abdômen. Conforme o registro o fato ocorreu no interior da escola Roberval Beheregaray, às 20h50min de terça-feira. O golpe teria sido praticado por outro aluno do educandário, o qual já vem o ameaçando há algum tempo. O rapaz foi encaminhado ao Pronto Socorro da Santa Casa de Caridade, onde foi atendido e liberado após tratamento. 
Tentamos contato com a escola na tarde de ontem, mas não obtivemos sucesso.

Mais um acidente envolvendo caminhão do Exército


Mais um acidente envolvendo um caminhão do exército foi registrado em Uruguaiana. Desta vez a responsável teria sido a motorista do outro veículo envolvido, um Gol de cor branca e placas de Guaíba. Vera Salbego ao se sentir mal ao volante cruzou a preferencial do caminhão que estava carregado de cimento. O Gol chegou a capotar, provocando escoriações nas vítimas. Por sorte, ninguém sofreu ferimentos graves. O caso aconteceu na Rua Andradas com Júlio de Castilhos, próximo a escola de samba Deu Chucha na Zebra. 
O acidente colocou a comunidade daquela área da cidade em pânico.

Exploração sexual mantinha o vício de mãe drogada


Três pessoas foram presas na última sexta-feira, acusadas de abuso e exploração sexual. A denúncia foi encaminhada inicialmente ao Conselho Tutelar que ao ser informado da existência de uma menina em situação de vulnerabilidade, acionou a Brigada Militar. A Polícia Civil assumiu o caso logo em seguida, prendendo os três envolvidos no caso e encaminhando a criança a um local seguro. 
Os fatos apontam para uma verdadeira monstruosidade. Ao chegar ao local denunciado, uma revenda de móveis na Rua Joaquim Murtinho, o Conselho encontrou uma menina de nove anos sob os “cuidados” de dois homens. A situação revelava o abuso sexual da menor que ao ser indagada confirmou o crime. 
Os homens, um deles dono da revenda, contou que a própria mãe costumava deixar a menina no local. Seu amigo, já com passagens por exploração sexual confirmou a história e disse que a mulher era usuária de drogas. 
Conselho Tutelar e Brigada foram então ao encontro da mãe drogada que ao ser localizada não negou os fatos e disse utilizar o dinheiro da prostituição para comprar crack. 
Antes mesmo dessa denúncia chegar ao Conselho, a família de Edna (mãe) já era acompanhada pelas conselheiras já a menina não vivia num ambienta saudável para sua formação. A criança chegou a ser retirada do convívio de Edna que ao descobrir o paradeiro da menor conseguia convencer o familiar que a cuidava de que estava curada e já podia cuidar da filha. 
A denúncia feita por um morador das imediações da revenda foi fundamental para que a menina fosse retirada definitivamente do convívio da mulher. Agora a menina ficará sob a guarda da avó materna que já cuida de outro filho de Edna. 
Segundo o Conselho, apesar do crime hediondo, o amor da filha pela mãe era impressionante. A menina de nove anos conseguia perceber a gravidade do crime com tamanha maturidade, porém pedia que a mãe não fosse presa e demonstrava sofrimento com a separação. 
O dono da revenda, Miguel e seu amigo, Hermes, estão presos, assim como Edna.

190 em ação

Furto I
Um homem foi preso pela Brigada Militar, após arrombar uma residência na noite terça-feira, na Rua Prado Lima. Ele furtou um notebook do local, sendo flagrado em via público logo em seguida. O sujeito está preso na Modulada.

Furto II
A escola Antonio Moacyr Pereira Jacques foi arrombada na terça-feira. Do interior os bandidos levaram uma picareta, uma pá de corte e um carro de mão. Para ter acesso ao educandário, os bandidos arrombaram o portão. 

Furto III
Na Rua Marechal Deodoro, uma residência também foi arrombada. Os ladrões levaram notebook, microondas e celular. 

Furto IV
Por volta das 9h30min de terça-feira, uma dona de casa da Rua Iris Valls foi surpreendida pela ação rápida dos bandidos. Os meliantes furtaram dois cobertores que ela havia colocado em frente a casa para pegar sol. 

Arma branca 
Ao ser revistado em via pública na terça-feira, um sujeito foi preso por porte ilegal de arma. Os policiais encontraram com ele uma faca. O preso disse que a carregava por estar sendo ameaçado de morte. A prisão ocorreu por volta da 1h. 

Apreensão 
A Brigada apreendeu em via pública, uma televisão. Ela havia sido furtada de uma das bancas do mercado público na madrugada de segunda-feira. A policial que recuperou a televisão perseguiu o bandido que ao abandonar o produto, fugiu. 

Amor bandido
Uma mulher foi vítima de furto cometido pelo ex-marido. O caso aconteceu no João Paulo II, onde um homem invadiu a casa da ex-companheira e furtou sua jaqueta. Ao chegar a casa, ela avisou o sujeito fugindo com o agasalho.

Estudo analisa qualidade de méis produzidos no Bioma Pampa

Uma pesquisa realizada com apoio da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Campus São Gabriel, analisou a qualidade do mel produzido no Bioma Pampa e os seus potenciais efeitos benéficos à saúde humana. A investigação foi conduzida pela mestre em Ciências Biológicas Litiele Cezar da Cruz, bióloga egressa da Instituição, sob orientação do professor Jeferson Luís Franco. Um dos resultados é a indicação do efeito hipoglicemiante das amostras, ou seja, a sua capacidade de diminuir os níveis de glicose (açúcar) previamente elevados no sangue. Essa característica sugere o potencial de uso do mel em terapias contra doenças crônicas, como o diabetes. 
A pesquisa começou em 2011 e resultou na dissertação intitulada Caracterização Físico-Química do Mel do Bioma Pampa Brasileiro e Estudo do seu Potencial Antioxidante in vitro e in vivo em modelo de Drosophila melanogaster. O estudo comparou dez amostras de mel em relação aos níveis de glicose, com experimentos in vivo e in vitro. Apesar do alto teor de açúcar do tipo sacarose no alimento, grupos de moscas-das-frutas (Drosophila melanogaster) que ingeriram amostras de mel não tiveram seus níveis de glicose alterados, em comparação com as cobaias alimentadas com açúcar comercial. Dez diferentes amostras de mel foram fornecidas pela Cooperativa Apícola do Pampa Gaúcho (COOAPAMPA), retiradas a partir de produtos vindos dos municípios de Viamão, São Borja, Uruguaiana, Alegrete, Cacequi, São Gabriel, Vila Nova, Quaraí, Rosário do Sul e Santana do Livramento. 
O mel apresenta efeito anti-hipertensivo, anti-inflamatório, protege órgãos como o fígado e o estômago e previne a infecção por micro-organismos. A pesquisadora explica que o potencial hipoglicemiante do mel já é conhecido pela literatura, porém o fator que confere esse efeito ao alimento ainda é desconhecido.
- Alguns autores trazem a hipótese da frutose presente do mel fornecer esse efeito; outros falam do efeito compensatório do mel, ou seja, por ele possuir diversos compostos, ao mesmo tempo em que ele aumentaria a glicemia [açúcar no sangue] devido à quantidade de açúcar nele presente, compensaria os danos com outros componentes, como os compostos antioxidantes. O que leva a esse efeito, quais compostos, ou se é o próprio complexo do mel que fornece esse potencial hipoglicemiante, está sendo o tema trabalhado em minha tese – afirma Litiele, que cursa o doutorado no PPG Ciências Biológicas: Bioquímica Toxicológica na Universidade Federal de Santa Maria. Testes de qualidade realizados nas amostras ainda apontaram valores quase indetectáveis de outra substância produzida durante o envelhecimento natural do mel, o aldeído hidroximetilfurfural. O composto serve como um sinalizador da qualidade do alimento, é desnecessário e indesejável para o ser humano e só pode ser detectado com exatidão através de análises laboratoriais. A legislação brasileira permite uma quantidade de 60 miligramas de HMF por quilo de mel, e o valor encontrado nas amostras variou de 1,6 a 17,8 miligramas do composto por quilo. Os resultados ajudam a caracterizar o mel produzido na região do Pampa, o que pode levar a mais conhecimento sobre os compostos presentes e seus efeitos e quais fatores concedem essa qualidade aos méis da região.

Painel Ed.2304

Em foco

A Campanha do Agasalho segue arrecadando. Durante o dia, várias doações são encaminhadas à Prefeitura, além daquelas que são deixadas nos postos de coleta, principalmente na Casinha do João de Barro. O Piquete Lourival Dias de Freitas fez sua parte. A entrega foi feita pelo patrão, José Olimpio de Freitas Casagrande, ao prefeito Luiz Augusto Schneider, ao secretário de Ação Social, Elton da Rocha e à vice-prefeita Maria Rita Schneider.

Expediente I
Nesta quinta-feira, 12/6, o expediente em todos os setores e órgãos da Prefeitura acontece das 8h às 14h, em razão do jogo da Seleção Brasileira pela Copa do Mundo 2014.

Expediente II
O Poder Judiciário também funcionará em horário especial, das 8h às 15h. Será efetuado regime de plantão para os casos de emergência e serão prorrogados os prazos processuais que vierem a vencer nas datas em questão.

Dança
No próximo dia 27/6 acontece a II Mostra de Dança e Ginástica Aeróbica da Escola Estadual de Ensino Médio Dom Hermeto. O evento ocorrerá no Teatro Rosalina Pandolfo Lisboa.

Emissária?
Embora não recebida pelo Prefeito, a ida da assessora Alessandra Bianchi à Prefeitura foi comentada. Levaria um pedido?

GTAE I
O Grupo de Trabalho Amor Especial (GTAE) faz uma explanação de seus trabalhos, no estaço de tribuna livre desta terça-feira, 10/6. A instituição trabalha no atendimento a ex-usuários de drogas para a continuidade do tratamento de recuperação da dependência de entorpecentes.

GTAE II
Na ocasião, os representantes explanaram sobre o apoio técnico disponibilizado na casa com equipe de enfermeiro, psicólogos, técnicos em enfermagem, monitores que são ex-internos e dos próprios pacientes que trabalham na manutenção do local.

Clientela
O processo Repique teve rápido julgamento em primeiro grau, mas a famosa e ‘gloriosa’ Operação Clientela segue sem recentes movimentações, à espera do cumprimento de precatórias. A rapidez do Repique foi tanta que deixou os clientes curiosos e pedindo informações. O juiz negou.

Agasalho I
Acontece amanhã, a entrega das doações da Campanha do Agasalho 2014, no Ginásio Municipal. Os portões serão abertos às 8h e, a entrega inicia às 9h.

Agasalho II
Para receber doações é necessário possuir o Cadastro Único para programas sociais do governo federal. A Banda Municipal irá participar do evento.

Radicci
O Teatro Rosalina Pandolfo Lisboa recebe nesta sexta-feira, 13/6, o espetáculo Radicci Stand UpComedy, com o humorista Carlos Henrique Iotti. O evento tem início às 20h e os comerciários com cartão Sesc/Senac tem valor especial.

Plenária
No domingo, 15/6, acontece Plenária Pública para Construção e Criação do Conselho Municipal dos Povos de Terreira de Uruguaiana. O evento no Salão Nobre da Prefeitura e é aberto ao público.

Regimento para quê? I
GTAE, Sindimercosul e SOS Mulheres apresentaram suas ações. O trabalho de prevenção à exploração sexual e à prostituição de crianças e adolescentes pelo SOS foi exposto pela presidente da Organização Não Governamental, Carol Guimarães, que disse que as atividades são realizadas há cerca de 20 anos com jovens de 4 a 18 anos.

Regimento para quê? II
O Sindimercosul foi representado pelo presidente, Jorge Frizzo, que relacionou a falta de iluminação e o estado da vegetação nos acessos ao Porto Seco aos frequentes furtos ocorridos às cargas.
Regimento para quê? III
Tanto bate-papo, no entanto, não agradou a todos, principalmente porque a pauta da sessão deixou de ser cumprida e houve adiamentos, como a apreciação de projetos.

Karatê
A secretaria de Esportes e Lazer (Smel) segue realizando o projeto Karatê Além do Esporte. As aulas ocorrem em quatro pólos: Centro Esportivo Zona Leste, Ginásio Municipal, Escola de Samba Cova da Onça e Escola de Samba Ilha do Marduque, em vários horários.

Lembranças do Pampa
Iniciou ontem, 11/6, a exposição Lembranças do Pampa, do artista plástico e professor na Escola Livre de Belas Artes (Elba), Hermes Alejandro Arnutti Dela Porta. A exposição está ocorrendo n o Sesc Uruguaiana e se estenderá até 4/7, de segundas às sextas-feiras, das 17h às 22h; e aos sábados, das 8h às 12h e das 14h às 19h.

Tarifas postais I
O Ministério das Comunicações estabeleceu a partir desta quarta-feira, novos valores tarifários para serviços nacionais e internacionais dos Correios. O primeiro porte de carta comercial, com peso até 20 gramas, passou de R$ 1,20 para 1,30.

Tarifas postais II
A carta não comercial, sem serviços adicionais, foi reajustada de R$ 0,80 para R$ 0,85. Entre os serviços adicionais estão registro da carta, aviso de recebimento e mão própria. A Carta Social, destinada a pessoas de baixa renda, permanecerá em R$ 0,01. O último reajuste havia sido feito em junho de 2012.

Desemprego
O RS registrou a menor taxa de desemprego dos últimos 22 anos. A Região Metropolitana apresentou o menor índice, de 3,7%, do país. O Estado é referência na captação, através da busca ativa.

Envenenamento I
O Tribunal de Justiça condenou o Estado do RS a pagar R$ 2 mil de indenização por danos morais a uma mãe cuja filha comeu refeição envenenada em uma escola estadual. Bastante conhecido, o caso ocorreu em agosto de 2011.

Envenenamento II
Uma merendeira da Escola Estadual Doutor Pacheco Prates, em Porto Alegre, colocou veneno de rato em almoço que foi servido a professores e alunos da escola, entre eles a filha da autora da ação. Em razão do envenenamento, a menina permaneceu em atendimento médico por um final de semana.