quarta-feira, 25 de junho de 2014

Ed. 2310

  1. O ‘povo organizado’
  2. E aí Bixo!!!
  3. Getúlio
  4. Retomada
  5. Interior
  6. Operação Presença
  7. EM FOCO: Festa Junina
  8. Herdeiros do Samba
  9. Vamos falar de coisas boas!!!
  10. Mostra de Rock
  11. Schneider defende reforma tributária em reunião com os Vereadores
  12. Município utilizará sobras produzidas pela Odebrecht
  13. Exército firma novo convênio para recuperação de estradas vicinais
  14. Prefeitura dá destinação ambiental a quatro mil lâmpadas inservíveis
  15. Câmara realizará sessões no interior
  16. Hipermercado Big é multado por falta de lixeiras seletivas
  17. 6% do rebanho de ovelhas do País está em Uruguaiana
  18. Senac Uruguaiana promove Festa Junina
  19. Teste da linguinha será obrigatório para recém-nascidos
  20. Desligamento do sinal de TV analógico será finalizado em três anos
  21. Concurso da BM foi suspenso
  22. Maio foi o mês mais quente do mundo desde 1880
  23. Nas datas abaixo, os aparelhos analógicos irão parar de funcionar:
  24. Vírus da poliomielite é achado em amostra de esgoto
  25. Consumidores devem encarar aumento na conta de luz até 2018
  26. Família presa em Uruguaiana fez vítimas em Minas Gerais
  27. Onda de roubos preocupa comunidade
  28. Delegada afirma que DPM funciona normalmente
  29. Novos delegados já atuam na Delegacia de Pronto Atendimento
  30. Bilhete premiado
  31. Caroninha do capeta
  32. Vizinhos do mal
  33. Briga entre irmãos
  34. Projeto endurece regra para saída temporária de presos
  35. Justiça Federal manda UFSM manter vestibular tradicional em 2015
  36. No Brasil, 8,5 milhões de alunos estão atrasados duas séries na escola
  37. Sinpro/RS alerta sobre registros escolares
  38. Pais escolhem como serão férias escolares em Cachoeira
  39. Comédia “Pense como Eles Também” lidera bilheterias
  40. Filme do Doutor Estranho mudará universo cinematográfico da Marvel
  41. Daniel Radcliffe revela que gostaria de interpretar Robin
  42. Confira o ranking dos filmes mais vistos no final de semana nos EUA:
  43. ‘Malévola’ é filme de Angelina com maior arrecadação
  44. Quinta-feira, 26/6
  45. Sexta-feira, 27/6
  46. Como cuidar de gatos
  47. Sabrina já tem mais ibope que o Pânico
  48. Guilherme Leicam foi agredido ao beijar aniversariante
  49. Caio Castro volta às novelas como vilão
  50. Inter vasculha o mercado em busca de zagueiros
  51. Camisa aproxima a Alemanha de brasileiros
  52. Grêmio treina novo sistema com Giuliano como titular
  53. Fifa não deixa Brasil treinar no Mineirão para preservar gramado

Dilma vem para formatura do Pronatec

Uruguaiana receberá no próximo 4 de julho, a visita da presidente Dilma Rousseff. Ela estará acompanhada do governador Tarso Genro, e vem para a formatura dos alunos do Pronatec.
No último 13 de junho, em Alegrete, o prefeito Luiz Augusto Schneider, através do governador Tarso Genro, fez o convite à Presidente, para que visitasse as obras realizadas, ou em andamento, por meio da parceria “harmônica e respeitosa” estabelecida entre a Prefeitura e o Governo Federal, tais como: Unipampa, Praça dos Esportes e da Cultura, Conjunto Habitacional João Paulo II, PAR Califórnia, PAR Primavera, Conjunto Habitacional Salvador Faraco, Programa Mais Médicos Mais Saúde e o Instituto Federal Farroupilha.
O prefeito Luiz Augusto Schneider destaca a presença da Presidente Dilma como um “marco histórico e reflexo direto da política transparente, sem rancores e sem preconceitos de seu Governo.”

Ronnie Mello é lançado oficialmente pré-candidato a Deputado Federal

O presidente da Câmara de Vereadores de Uruguaiana, vereador Ronnie Mello foi lançado pré-lançado a deputado federal na sexta-feira. Ronnie Mello está ao lado da Ana Amélia Lemos, pré-candidata ao governo do Estado e de Aécio Neves, pré-candidato à presidência da República. 
Ronnie Mello agradeceu a presença do grande número de lideranças no evento realizado no Clube da Cohab II e disse que a missão do PP não é apenas ganhar as eleições, mas colocar o Rio Grande do Sul no seu lugar. 
Participaram do evento o pré-candidato a vice-governador na chapa da senadora Ana Amélia, deputado Cassiá Carpes, o chefe de gabinete e coordenador de campanha da pré-candidata Ana Amélia, Marco Aurélio Ferreira, os vereadores de Uruguaiana, Josefina Soares e Irani Fernandes; de Itaqui, Márcio Palma; de Maçambará, Cátia; de Quaraí, Renan Bender; do Alegrete, Míriam Shure, além de autoridades e lideranças de dezenas de municípios da Fronteira Oeste.

Tribunal eleitoral do RS tem o melhor desempenho, segundo ranking do CNJ

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul tem o melhor desempenho entre todos os tribunais eleitorais do país. O dado consta no Relatório Final das Metas Nacionais do Poder Judiciário para o período de 2009 a 2013 disponibilizado na última semana pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Para análise de desempenho, são determinadas algumas metas. Das 16 fixadas, o Tribunal Eleitoral do RS conseguiu cumprir quatro. Durante todo o período avaliado, os índices alcançados pelo Tribunal gaúcho foram destaque na média nacional, especialmente nos anos de 2010 e 2013.
O relatório do CNJ consolida o panorama do cumprimento das metas nacionais estipuladas para o período, envolvendo todos os segmentos da Justiça. No total, foram estipuladas 66 metas. 
O documento foi produzido a partir de números lançados pelos próprios tribunais no sistema de acompanhamento de metas criado pelo CNJ, até o dia 30 de janeiro de 2014.

Uruguaiana terá dois novos museus

O prefeito Luiz Augusto Schneider anunciou a criação do Museu da Califórnia e do Museu da Imagem e do Som, que serão instalados do segundo andar do Palácio Rio Branco.
Os projetos foram aprovados na última sexta-feira, 20/6, sendo que o primeiro Museu, com financiamento privado, contará com grande acervo sobre o Festival Califórnia da Canção Nativa, incluindo fotos, discos e matérias de jornais, entre outros; o segundo reunirá o acervo fotográfico, gravações, entrevistas e material produzido pelas emissoras de rádio e televisão, e jornais locais.
Para o secretário de Cultura, que além de graduado em História, Sociologia e Direito, também é jornalista, o museu permitirá, a partir da Imprensa, destacar fatos importantes da História do município.
Já para a criação do Balé Municipal, um convênio com o Ballet de Brandsen, de Buenos Aires, viabiliza a instalação de uma escola de balé, em estrutura disponibilizada através de convênio com a Sociedade Pró-Arte e Cultura de Uruguaiana. Atualmente, a Prefeitura está fazendo o levantamento de custos do projeto.
Incentivo
As secretarias de Cultura, da Fazenda e do Planejamento ainda analisam a viabilidade da criação do Sistema de Financiamento e Incentivo à Cultura, através da compensação de até 75% do valor aplicado nos impostos devidos ao município.

Prefeitura investe mais de R$ 240 mil em nova fábrica de bueiros

O prefeito Luiz Augusto Schneider assinou na manhã de ontem, 23/6, a compra de uma nova fábrica de bueiros para a secretaria de Obras e Serviços Urbanos. Os novos equipamentos permitirão um grande aumento na produção diária de tubos de canalização.
Com estrutura da atual fábrica de bueiros, que funciona na sede da Secretaria, é possível a produção de 25 tubos de 60 cm por dia; com o novo equipamento a capacidade passa para 180 tubos, do mesmo tamanho, por dia.
A nova fábrica inclui uma prensa vibratória para confecção dos tubos, diversos moldes, uma esteira transportadora dois carrinhos de transporte e uma betoneira. O equipamento pode produzir tubos de concreto de 60 cm e de 40 cm e custará R$ 241.344,67.
A nova fábrica deverá ser instalada no prazo de 30 dias depois da assinatura do empenho, mas segundo Schneider, que também é secretário de Obras, a atual fábrica não será desativada e continuará operando, inclusive no mesmo local.

Confirmada candidatura de Lasier, Vieira da Cunha e Marcelo Lemos


Ocorreu neste sábado, 21/6, a convenção do Partido Democrático Trabalhista (PDT), que confirmou o nome do vereador Marcelo Lemos como candidato a deputado estadual. Lasier Martins foi confirmado como candidato do Partido ao Senado e o deputado Vieira da Cunha concorrerá ao cargo de governador do Estado.
Entre os nomes para a Câmara dos Deputados se confirmou a candidatura de Afonso Motta, que deverá ter o apoio de Lemos, e do vereador são-borjense Tiago Cadó.
No entanto, ainda resta definir quem será o candidato a vice-governador e quem serão os suplentes de Martins. O primeiro suplente deverá ser do Democratas, em razão da coligação e, o nome mais cotado para ocupar o posto é o do uruguaianense Marcelo de Carvalho Ribeiro, que concorreu a uma vaga na Assembleia Legislativa no pleito de 2010. O PDT ainda aguarda negocia com outros partidos que poderão vir a integrar a chapa majoritária.
Cerca de dois mil militantes estiveram presentes na convenção, realizada no exato dia em que completou dez anos da morte do fundador da sigla, Leonel Brizola. 
Houve uma missa em homenagem ao ex-Governador e, após a cerimônia, 12 rosas vermelhas, símbolo do Partido, foram deizadas sobre o Memorial Getúlio Vargas, projetado por Oscar Niemeyer e que guarda os restos mortais do ex-presidente. Do centro da cidade, os militantes foram até o cemitério Jardim da Paz, onde estão sepultados Brizola e o ex-presidente João Goulart.

Abonos do PIS e do Pasep começam a ser pagos em julho


Os trabalhadores com carteira assinada que recebem até dois salários mínimos terão um dinheiro extra a partir de julho. O Diário Oficial da União publicou nesta segunda-feira, 23, o cronograma de pagamento do abono do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep).
Os empregados da iniciativa privada que fazem aniversário em julho, agosto e setembro começam a receber o PIS mês que vem. O pagamento será feito nos dias 15, 22 e 31 de julho, respectivamente. Para os nascidos em outubro, novembro e dezembro, o abono será pago em 14, 21 e 28 de agosto.
Quem nasceu em janeiro, fevereiro e março receberá em 16, 23 e 30 de setembro. O quarto lote, para quem faz aniversário em abril, maio e junho, será pago em 14, 21 e 31 de outubro. O abono, que vale um salário mínimo, poderá ser sacado nas agências da Caixa Econômica Federal.
Os correntistas da Caixa terão uma vantagem. O benefício será depositado na conta-corrente em 15 de julho (para os nascidos em julho, agosto e setembro), 14 de agosto (nascidos em outubro, novembro e dezembro), 16 de setembro (nascidos em janeiro, fevereiro e março) e 14 de outubro (nascidos em abril, maio e junho).
Pago apenas aos servidores públicos concursados, o Pasep poderá ser sacado nas agências do Banco do Brasil. O pagamento será feito em 15 de julho para os beneficiários com final de inscrição 0 e 1, 14 de agosto (finais 2 e 3), 16 de setembro (finais 4 e 5) e 14 de outubro (finais 6, 7, 8 e 9). Os clientes do banco terão o benefício depositado automaticamente.
Quem não retirar o dinheiro até 30 de junho de 2015 perde o benefício. Têm direito a receber o abono os empregados cadastrados no PIS-Pasep há pelo menos cinco anos que tenham recebido, em média, até dois salários mínimos nos meses trabalhados. Para sacar, o trabalhador deve apresentar carteira de identidade, carteira de trabalho ou o cartão do PIS/Pasep.

Aposentados e Pensionistas recebem a partir de hoje


O pagamento da folha de junho dos segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem início nesta terça-feira (24). Os depósitos começam a ser liberados nessa data para quem recebe até um salário mínimo e possui cartão com final 1, desconsiderando-se o dígito. Para quem recebe acima do mínimo, o pagamento começa a ser depositado no dia 1º de julho. O pagamento de junho será depositado até o dia 7 de julho. 
A folha de pagamento do INSS paga atualmente mais de 31 milhões de benefícios e injeta na economia do país mais de R$ 29 bilhões todos os meses. 
Extrato- O Extrato de Pagamento de Benefícios já está disponível para consulta dos segurados nos terminais de autoatendimento dos bancos pagadores. A consulta ao extrato permite ao segurado visualizar o valor do pagamento dos benefícios. O serviço é decorrente do contrato firmado entre o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e as instituições financeiras que pagam, todos os meses, mais de 31 milhões de benefícios.

Dança Árabe fez sucesso no Teatro Municipal


Na sexta-feira, no Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa, um público de 650 pessoas, prestigiou o Gala Show das Estrelas e do Ballet da VI Expo Árabe de RADAM, evento que reuniu 250 bailarinos, em sua primeira apresentação no Brasil, com orquestra ao vivo Al-Hijaz.
A apresentação denominada Elementos na Noite Árabe, contou com bailarinos de Jaguarão, Santana do Livramento, Uruguaiana; República Oriental do Uruguai; e argentinos de Santiago del Estero, Rio Negro, Córdoba, Santa Cruz, San Juan, La Pampa, Missiones, Neuquén e San Luiz. A Expo tem como principal objetivo a difusão da milenar cultura árabe na América do Sul, focando na dança, usos e costumes, culinária, história e folclore. 
A organizadora do evento, que está na sexta edição, é a professora Sharon Ali, descendente de libaneses que, no ano de 2009, decidiu criar a R.A.D.A.M para continuar na tarefa de difundir a cultura de seus ancestrais, principalmente a dança e a música árabe. 
A sigla RADAM significa Rede de Academias de Danças Árabes do Mundo. 
Participaram do espetáculo as bailarinas internacionais Bettiana Torres, Celina Schilder, Ana Janina Solis Torres, Baida Gatica, Ornella Bonn, Paula Coloma, Romina Romero, Sandra Albeche, Mariela Dal Santo, Marina Barrionuevo, Laura Silva, Maria Eugenia Vicentini Anub, Elisa Donzelli, Florência Ximena Corneli Alluz e Silvana Fredes. 
O evento teve entrada franca.

“Cavalinho” está de volta ao xadrez


Um bom filho a casa torna e “Cavalinho” está de volta ao xadrez. O sujeito com várias passagens pela Polícia foi preso na tarde de ontem, no bairro Areas Verdes, portando revolver calibre 32, municiado com sete munições. Ele foi abordado pelos policiais militares em atitude suspeita, reconhecido e apresentado na Delegacia de Polícia. “Cavalinho” está na Modulada.

Trio fazia disparos pela rua

Um veículo Fiat Uno foi abordado na Rua Duque de Caxias com Dr. Maia na noite de domingo, após denúncia feita por populares via Ciosp. 
Conforme a denúncia, os passageiros efetuavam disparos ao longo do percurso e ameaçavam atirar sempre que avistavam alguém em via pública. Ao abordar o trio, a Brigada localizou no porta-malas, um revolver calibre 38, sem procedência. A numeração estava raspada. 
O proprietário do carro foi preso por porte ilegal de arma.

Dois ladrões baleados pelas vítimas

Um homem foi baleado pela vítima ao tentar assaltar a sua casa. Segundo a vítima, ao sair para averiguar barulhos vindos do pátio constatou a presença de um sujeito desconhecido com uma faca da mão. O bandido que partiu em direção ao dono da casa anunciando assalto foi surpreendido por um balaço. Por sorte, o tiro atingiu apenas o pé do ladrão que logo após ser atendido no Pronto Socorro, foi encaminhado à Penitenciária de Uruguaiana. 
Na outra ocorrência, dois abordados na Promorar II por um sujeito armado. As vítimas reagiram e a arma que estava na mão do bandido acabou disparando. O tiro foi justamente em sua direção. O bandido de azar foi encaminhado ao Pronto Socorro e depois foi fazer companhia ao outro baleado na Penitenciária

Continuam as inscrições para Curso de Saúde da BM

Estão abertas as inscrições para o ‘concurso público’ de provas e títulos para ingresso no Curso Básico de Oficiais de Saúde (CBOS), que dá acesso à Carreira de Militares Estaduais de Nível Superior da Brigada Militar. O concurso destina-se ao preenchimento de 20 vagas e outras que vierem a ser autorizadas no período de validade do mesmo. Entre as exigências para o ingresso no CBOS está o diploma de nível superior na respectiva área da Saúde e registro no respectivo Conselho de Classe. Após a conclusão do curso, o aluno-0ficial, se aprovado, será promovido ao posto de ‘capitão’, ingressando no Quadro de Oficiais Especialistas em Saúde (QOES), com remuneração de R$ 7.502,21 e demais vantagens, e jornada de 40 horas semanais. As inscrições deverão ser feitas até o dia 16 de julho.

Mais um esfaqueado no final de semana

Um homem foi atendido no Pronto Socorro da Santa Casa de Caridade no final de semana, com ferimentos provocados por arma branca. 
Segundo a Brigada, no momento em que uma guarnição atendia ao caso de tentativa de homicídio ocorrido em São Marcos, em que as vítimas foram trazidas para o hospital, outra vítima deu entrada, porém não sabia informar a autoria do fato. 
A sobrinha da vítima compareceu ao local e a Polícia Civil foi acionada. Conforme os relatos, os ferimentos foram adquiridos numa briga com desafeto.

Posto de gasolina é assaltado

Um posto de gasolina foi assaltado em Uruguaiana na manhã de domingo. O fato aconteceu por volta das 8h, quando três homens chegaram armados, anunciando assalto e rendendo funcionários.
Eles estavam num veículo com placas da Argentina e ameaçavam efetuar disparos, caso o local onde estava o dinheiro não fosse revelado. 
Conforme a ocorrência da Brigada Militar, os bandidos teriam arrombado o cofre e levado certa quantia em dinheiro
A Polícia Civil esteve no local, ouvidos depoimentos e coletou materiais que possam ajudar a identificar os bandidos.

Dois homens foram esfaqueados em São Marcos

A Brigada Militar foi acionada na localidade de São Marcos para atender ocorrência de tentativa de homicídio na noite de domingo. Segundo a ocorrência, dois homens foram atacados por um grupo quando saiam de um baile no piquete da localidade. 
Uma das vítimas sofreu cortes na cabeça e braço. O outro homem foi esfaqueado na perna e tórax. As vítimas foram atendidas na Santa Casa de Caridade e liberadas logo após. 
O caso foi passado à Polícia Civil. Os autores não foram identificados pela Polícia.

Argentinos são impedidos de entrar no Brasil


Mais dois barravas foram impedidos de entrar no Brasil através da ponte internacional de Uruguaiana/Paso de los Libres na manhã de segunda-feira. O primeiro deles tentou entrar no posto de fronteira de Uruguaiana, ás 5h30min, sendo barrado ao ser identificado pelo sistema. 
O torcedor teria se envolvido em uma briga em um jogo de futebol em La Plata e por isso faz parte da lista dos argentinos proibidos de entrar no país da Copa do Mundo. 
O segundo barrabrava foi interceptado na aduana, às 11h. Ele viajava com outras duas pessoas que foram liberadas para cruzar a fronteira, mas todos optaram por voltar. 
O torcedor barrado é morador de Santiago del Estero e é torcedor do Boca Juniors. Após o impedimento, eles foram conduzidos até o limite brasileiro da ponte internacional Uruguaiana e Paso de los Libres.
Ainda, dois ônibus com torcedores argentinos foram impedidos de entrar no Brasil por Uruguaiana. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, um deles foi barrado por não possuir o seguro necessário para ingressar no país. Já no outro foi constatada falta de equipamentos obrigatórios.
De acordo com a PRF, 90% dos argentinos que estão nos ônibus barrados não têm ingresso para o jogo da seleção do país em Porto Alegre. 
Neste fim de semana, 3,9 mil estrangeiros entraram no país pela aduana brasileira. Desses, 3,5 mil são argentinos. A previsão da PRF é que até amanhã, quarta-feira (25), dia do jogo entre Argentina e Nigéria no estádio Beira-Rio, entrem por Uruguaiana 17 ônibus e 2.500 carros, totalizando mais de sete mil pessoas.

Plantão Policial

Maria da Penha
Uma mulher foi agredida e presa no banheiro pelo ex-companheiro. O caso ocorreu na Rua Ramão Prunes de Oliveira. O sujeito fugiu antes que a BM chegasse. 

Penha II
A Brigada Militar atendeu a mais uma ocorrência de Maria da Penha do final de semana. Desta vez o registro foi feito pela mãe da vítima que ao ver a filha ser retirada a força pelo ex, decidiu pedir ajuda. A BM foi a casa do homem e encaminhou as partes à DP. 

Penha III
Uma menor de idade foi agredida a socos pelo namorado. O registro foi feita pela mãe da vítima que comprovou não ser aquele um bom partido para a filha.

Furto 
Na manhã de domingo, um morador da Rua Adir Mascia constatou que bandidos haviam o visitado durante a madrugada. Eles levaram um tanque elétrico do pátio.

Visite a Biblioteca e o Centro Cultural


A Biblioteca Pública Municipal Luiz Guilherme do Prado Veppo, localizada na rua Santana esquina XV de Novembro, abre de segundas às sextas-feiras, das 8h às 12h, e das 14h às 18h. Aos sábados e domingos funciona das 17h às 21h. Para se associar a pessoa tem que apresentar a Carteira de Identidade ou qualquer documento com foto. O usuário pode levar um livro por 14 dias. A Biblioteca com acervo de 25 mil livros, também abriga Biblioteca General Valentim Benício da Silva, que pertenceu ao Clube Caixeiral. Também, no prédio da Biblioteca o professor Augusto Naziazeno dá aulas de animação e arte digital. Informações pelo telefone 3411-3752. O Centro Cultural Dr. Pedro Marini, localizado na rua Santana esquina Duque de Caxias também abre de segundas às sextas-feiras, das 8h às 12h, e das 14h às 18h. Aos sábados e domingos funciona das 17h às 21h. O Centro Cultural tem como patrono o médico, musicólogo e humanista, Pedro José Vicente Marini e foi inaugurado em 14 de maio de 1978, na administração Antônio Augusto Brasil Carús. O prédio pertenceu ao empresário Baldomero Barbará, foi inaugurado em 1913, depois adquirido pelo Exército Brasileiro, sediou o Quartel General (QG) e foi doado a Prefeitura Municipal de Uruguaiana. O Centro Cultural Dr. Pedro Marini abriga o Museu Crioulo Júlio Machado da Silva; o Arquivo Raul Pont; o Arquivo Histórico Municipal (criado em 1983, e conta com jornais datados de 1880) e a Galeria de Prefeitos. Atualmente, estão expostos quadros dos artistas plásticos uruguaianenses Marília de Carvalho, Dorothea Schneider e Leopoldo Nereo Romero Filho; peças do escultor Lupe Barbosa e uma seleção de fotos antigas da cidade de Uruguaiana. A visitação é gratuita. Escolas podem agendar visita pelo telefone 3412-1633.

Amadorismo


Campeonato dos Quarentões
7ª Rodada
Uruguaiana 1 X 1 Santa Cruz
Rui Ramos 6 X 0 Abamf
Caçula 1 X 0 Palmeira
Sindivur 1 X 1 Guarani

Classificação
Santa Cruz- 12
Camarões – 11
Palmeiras – 10
Guarani – 10
Sindivur – 9
Caçula – 8
Rui Ramos – 6
Uruguaiana – 5
Abamf – 1

Melhores Ataques – Santa Cruz e Sindivur – 17 gols
Melhor Defesa – Santa Cruz – 7 gols
Gols marcados - 111

Futsal Estadual Feminino – Série Ouro
Chimarrão (Estância Velha) 2 X 4 Celemaster (Uruguaiana)

Estadual – Categoria de Base
Categoria Sub 13
A.F.S. (Alegrete) 2 X 4 Bola Brasil
Categoria Sub 13
A.E.U – 7 X 2 Real (Encruzilhada do Sul)

Categoria Sub 15
A.E.U – 7 X 8 Real (encruzilhada do Sul)

Arbitragem
Vinicíus, Tarcísio, Bangu e Goubert

Uruguaiana participou da corrida em Curuzú


Uruguaiana esteve representada na Prova Atlética Tudo por Curuzú, na cidade de Curuzú Cuatiá, Província de Corrientes, República Argentina. O evento ocorreu no domingo. Uma delegação composta por atletas da ACORU e da equipe Amigos da Corrida participou da prova que foi disputada na distância de 8 km para o percurso principal e distâncias menores para crianças e jovens de 6 a 14 anos.

Os resultados mais expressivos, conquistados por nossos atletas foram os seguintes:
- Menores – 9 e 10 anos – 400 metros – Rafael dos Santos Salles Teixeira – 4º lugar;
- Menores – 13 e 14 anos – 1.200 metros – Gabriel dos Santos Salles Teixeira – 4º lugar;
- Juvenil – 15 a 19 anos – Jean da Silva Carvalho – 1º lugar (Jean foi também o 3º lugar Geral);
- Maiores 20 a 24 anos – Wesley Tainã da Costa e Silva Pinto – 3º lugar;
- Veteranos A – 40 a 44 anos – Cedenir Rosa Apestegui – 2º lugar;
- Veteranos B – 45 a 49 anos – Antonio Vanderlei dos Santos Soares – 3º lugar;
- Veteranos C – 50 a 54 anos – Sérgio Aquino Pereira – 1º lugar;
- Veteranos E – 60 a 64 anos – José Vicente Pereira Dias – 1º lugar;
- Veteranos F – 65 anos em diante – Selmar Salles Teixeira – 1º lugar;
- Damas B – 25 a 34 anos – Letícia de Barcellos Neiva – 1º lugar.

Painel Ed.2309

Em foco: Cemitério

A Prefeitura construirá vários drenos para escoamento do pátio do Cemitério Municipal Senhora Sant’Ana. Durante a manhã de ontem, 23/6, o prefeito Luiz Augusto Schneider esteve no local, juntamente com o administrador do local, Iedemar Colomby Filho, fazendo a medição do terreno e determinando os locais onde haverá a implantação.

Passagem

Thietelina Lunardini não resistiu ao Câncer e faleceu no último domingo. Presidente do Guapa e da Sociedade Ítalo Brasileira José Garibaldi, Thietelina dedicou boa parte de sua vida para cuidar dos portadores de HIV e suas famílias. A professora, sem dúvida, deixa um legado. O sepultamento ocorreu ontem, às 17h.

Te cuida I
O ex-prefeito de Janduís (RN) foi condenado por improbidade administrativa por causa da contratação de um escritório de advocacia sem licitação – o mesmo que fez Sanchotene Felice quando contratou a Bernardo &Vidal Advogados, que responde a mais de 50 processos pelo Brasil adentro.

Te cuida II
A contratação resultou em uma dívida de mais de R$ 11 milhões para o município de Uruguaiana.A contratação foi apontada pelo Tribunal de Contas do RS e, para se defender, Sanchotene apresentou um decreto, jamais publicado,considerando a empresa inidônea.

Te cuida III
Lá, o ex-Prefeito foi condenado a suspensão dos direitos políticos por três anos e pagamento de multa equivalente a cinco vezes o salário do prefeito.

Promessa I
Neste domingo, 22/6, um idoso de 70 anos, único ganhador do concurso da Mega Sena realizada no dia 16/4, doou 10% do prêmio de R$ 37.626.306,90 a três hospitais, sendo dois deles de tratamento para o câncer e um do município que vive, Figueirão (MS).

Promessa II
A doação, segundo o ganhador do prêmio, que é três vezes maior que o orçamento anual da administração município, é o pagamento de uma promessa feita ao pai, já falecido. O pai e uma sobrinha dele morreram de câncer. A doação foi feita durante um leilão.

Ex-varejistas
Erramos: Ao longo de 30 anos de gestão, Cordenonsi deixou nos cofres do Sindicato dos Varejistas, hoje Lojistas, R$ 4 milhões. Ninguém corre atrás de mixaria.

Exercícios físicos I
Uma pesquisa feita na Espanha descobriu que crianças que praticam exercícios físicos tem melhor desenvolvimento escolar. Os cientistas analisaram dados sobre rotina de exercícios, composição corporal e desempenho escolar de mais de duas mil crianças e adolescentes de seis a dezoito anos.

Exercícios físicos II
O resultado apontou que os participantes com boa capacidade cardiorrespiratória e habilidade motora tiravam melhores notas do que os voluntários com desempenho inferior nesses quesitos. A força muscular não mostrou relação com o boletim.

Imagem e Som I
Voto livre, povo bem informado e Imprensa forte e independente são pilares da democracia. Uruguaiana é ponto fora da curva quando comparada a outras cidades gaúchas. É preciso mudar isso.

Imagem e Som II
Em um cenário no qual o Executivo aposta em duvidosas mídias eletrônicas como principal ferramenta de comunicação, a criação do Museu da Imagem e do Som é um avanço e tanto. Lá estará reunida a produção da Imprensa local e que registra, de forma idônea e imparcial, a História do município.

Imagem e Som III
Mas a medida será inócua se não houver estímulo à visitação e uso do Museu pela população e, principalmente, pela comunidade escolar. Museu para fazer número e ficar às moscas, não serve.

Medicina I
O deputado federal Paulo Pimenta está engajado na implantação do curso de medicina no campus Uruguaiana da Universidade Federal do Pampa. Na quinta-feira, 19/6, ele falou por telefone no programa A voz de Uruguaiana com o prefeito Luiz Augusto Schneider sobre o assunto.

Medicina II
Pimenta noticiou a negociação para realização de uma audiência pública em Uruguaiana com a presença do ministro da Educação e Cultura, José Henrique Paim, para debater a questão.

Feira do Livro
A Feira do Livro será realizada na Praça Barão do Rio Branco de 30 de novembro a 07 de dezembro de 2014.

Doações I
No comparativo de poder econômico x doações, não foi somente a CDL a comedida. O mais suntuoso Sindicato da cidade, onde o presidente recebe um pró-labore superior a R$ 30 mil mensais, num esforço, conseguiu juntar grana pra doar 62 cobertores.

Doações II
A propósito, segundo o diretor Clarindo Barbosa, a doação da CDL não foi da CDL, mas uma contribuição pessoal dos diretores. Atender os necessitados não é prioridade dos associados.

‘BARBAridade’
A macaquice dos meliantes não tem tamanho. Em plena luz do dia, uma quadrilha passou a tarde para carregar uma piscina do interior do Jardim do Salso, e tudo isso na barba dos moradores e trabalhadores do local.